12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e...

8
12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso Distribuição Gratuita

Transcript of 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e...

Page 1: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

12 Setembro a 12 Outubro 14Ano XVI - Nº 190 - ImpressoDistribuição Gratuita

Page 2: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

12 de Setembro a 12 de outubro/14Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.2

CNPJ - 16.505.554/0001-80IE - 002.088.863-0042Praça Amador Álvares, 12235.620-000 - Abaeté - MGGeral: (37) 3541-5454Atendimento ao Cooperado:(37) 3541-5437e [email protected]

COOPERABAETÉ

DisTRiBuiçãO GRATuiTA

CONsELHO DE ADMiNisTRAçãO

Presidente: Eustáquio Márcio de OliveiraDiretor Administrativo:José Soares dos SantosDiretor Comercial: Rogério Lage de OliveiraConselheiros Vogais: Arnon José de AraújoEugênio Antônio da Costa Filho Geraldo Magela de CarvalhoJosé Eustáquio Marcelino

CONsELHO FisCAL

Abaeté - R. Francisco Antônio Rodrigues, 90 - (37) 3541-5456Paineiras - R. Orestes Cordeiro, 69 Fone (37) 3545-1014Biquinhas - R. Goiás, 1015 Fone (37) 3546-1145Morada Nova de MinasAv. Arnaldo Xavier Cordeiro, 231Fone (38) 3755-2119R. João Dayrell P. Ferreira, 518 B Fone (38) 3755-1273

FiLiAis:

Jornalista Responsável: Christiane Ribeiro - MTb 4815/MGIMPRESSãO: Fumarc TIRAGEM: 2.800 exemplares

Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e

Região Ltda.

João Mendes Souza FilhoMaria Matilde de SalesSilvano Lourenço da SilvaSuplentes:Elismar Noronha de LimaGeraldo José CorreiaJosé Pereira dos Santos

Neste mês de setembro, o principal assunto desta nossa co-municação rotineira, sem dúvida, é o Dia de Cooperar, que já se tornou parte importante do calen-dário de ações das cooperativas de Minas Gerais e que, agora, é um evento nacional, porque as cooperativas de outros estados aderiram ao movimento, em ra-zão da sua pertinência.

Neste ano, conforme ampla-mente divulgado, o tema esco-lhido em nossa cooperativa é a preservação do Meio Ambiente, com foco principal na coleta e destinação correta do lixo.

Este mesmo tema foi adotado pela Prefeitura Municipal de Aba-eté durante o desfile comemora-tivo da Independência do Brasil.

Para ser fiel ao espírito do

Volto este mês aos causos ru-rais, para contar uma história verda-deira sobre a dura rotina dos boia-deiros que conduziam o gado antes da era do transporte motorizado.

Há muitos anos, quando eu era um jovem e vivia no meio ru-ral, costumava ajudar em todas as lidas da fazenda, como capinar ro-ças, colher algodão, alimentar os animais, etc.

Mas o que mais agradava aos meus irmãos e a mim era, sem dú-vida, a lida com o gado, porque ela nos dava oportunidade de andar a cavalo, nosso esporte favorito.

Naquela época, meu pai cria-va gado de corte, que costumava vender aos grandes clientes da região. O meu irmão mais velho, Ailton, nosso empregado e eu, quase sempre, éramos os encar-regados de conduzir o rebanho até a propriedade do comprador, independentemente da distância.

Esta história aconteceu exata-mente num momento em que meu pai vendeu um lote de novilhas

bravas, mestiças, de dois anos de idade, ao Zé Vieira, invernis-ta, cuja fazenda ficava na Santa Cruz, mais de 30 quilômetros de distância da nossa casa.

Zé Preto, nosso empregado, Ailton e eu saímos de madruga-da, pelas estradas estreitas, que ziguezagueavam entre cerrados fechados, campinas imensas e que não eram embecadas como as atuais, para fazer a entrega do gado ao comprador.

Eu montava um cavalo jovem, muito ruim de sela, chamado “ro-sio”, por mais estranho que possa parecer esse nome, “queixo duro”, isto é, não obedecia bem aos co-mandos do cavaleiro, principal-mente o meu comando, que era de um cavaleiro “pouca prática”. Mas, em compensação, era muito ligeiro e bom na lida com o gado.

Depois de uma saída muito difícil da sede da fazenda, con-seguimos colocar as novilhas na estrada e seguir viagem com cer-ta tranquilidade, até o momento

em que cruzamos com um auto-móvel, que naqueles tempos era novidade para nós e para o gado. O condutor do veículo acionou a buzina, para nos cumprimentar, sem se lembrar que o ruído pode-ria assustar o rebanho.

O resultado foi imediato. Todo o gado se espalhou pelo cerrado, e tivemos que iniciar um árduo traba-lho para reconduzi-lo ao caminho.

Eu cutuquei o valente cavalo rosio nas esporas e me segurei bem nos arreios para resistir aos impactos daquele galope em zi-guezague entre árvores e arbus-tos, cuja direção era determinada pelas rezes fujonas.

Numa tentativa de se livrar de um obstáculo, o cavalo saltou sobre uma grande moita (grupo espesso de arbustos ramosos) e ficou preso sobre ela, com as pa-tas suspensas.

Eu percebi que não consegui-ria sair daquela situação sozinho e pedi socorro aos companheiros de aventura.

Missão CuMprida!

CAVALEIRO POUCA PRÁTICAEustáquio Márcio de Oliveira

Uma das equipes de coleta do lixo nas estradas rurais: vivenciando a alegria de participar de uma campanha em prol do meio ambiente.

Meu irmão, depois de achar muito engraçada a cena, solici-tou ao Zé Preto que o ajudasse a resolver o problema. O rapaz não teve dúvida, sacou o facão e cortou o cipó que prendia a árvore principal que estava sob o animal.

Aquele ato provocou um efei-to catapulta (engenho concebido e construído com objetivo bélico, que servia para lançar projéteis a longas distâncias, cuja criação é atribuída aos gregos, no reinado de Dionísio). Ou seja, lançou ca-valo e cavaleiro aos ares.

O cavalo, por ser mais pesado, caiu primeiro, de pé, a uns vinte metros de distância do local da decolagem, enquanto eu, que era muito magro na época, aterrissei bem mais longe, de costas sobre uma moita de cambaúba, cheio de escoriações e com muitas dores por todo corpo.

Não houve tempo para lamen-tações, o dever nos chamava, montamos e partimos, de novo, no encalço do rebanho.

empreendimento preconizado pela OCEMG, foi privilegiada a participação de voluntários, sob a coordenação da Cooperabaeté e do Sicoob São Francisco, em parceria com as Prefeituras Mu-nicipais da região, Polícia Militar Ambiental, Emater e IEF.

É importante ressaltar, tam-bém, que o planejamento prevê uma sequência de ações educa-

tivas sobre o evento durante um ano, através de anúncios pelo rá-dio e no jornal da Cooperativa.

Vale destacar e agradecer a importante participação do Núcleo de Mulheres, Núcleo de Jovens e dos Colaboradores da Cooperativa, bem como, a ade-são das comunidades, em todas as fases da campanha. A coope-rativa somos todos nós.

Page 3: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

3Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de setembro a 12 de outubro/14

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Se-nar) é uma instituição de direito privado, vinculado à Confederação da Agri-cultura e Pecuária do Bra-sil (CNA) e às Federações de Agricultura. Administra-da por um Conselho, com representantes da classe patronal rural, do governo e dos trabalhadores rurais, tem como missão desen-volver ações de Formação Profissional Rural e ativi-dades de Promoção So-cial voltadas às pessoas do meio rural, contribuin-do para a sua profissiona-lização, integração social, melhoria da classe patro-nal, do governo e dos tra-balhadores rurais.

Seus objetivos são or-ganizar, administrar e exe-cutar a Formação Profis-sional Rural e a Promoção Social dos trabalhadores rurais e de suas famílias.

A atual gestão da Coo-perabaeté tem sido cobra-da pelos cooperados pela execução de cursos profis-sionalizantes da área rural, isto é, que a parceria com o Senar seja retomada.

Porém, a estruturação das ações do Senar é feita pelos Sindicatos dos Pro-dutores Rurais de cada re-gião. Só em regiões onde não há sindicatos que outras instituições como a

nossa cooperativa podem fomentar esta estratégia de trabalho.

Há mais de um ano, a diretoria da Cooperabaeté não tem medido esforços para retomar esta parce-ria, o que, por vários moti-vos, não fora possível até agora.

Enxergo nossa região com uma forte aptidão agrária, devido à ausência de recursos minerais e de indústrias. Porém, acredi-to que devemos potencia-lizar esta aptidão e inves-tir no que sabemos fazer e não denegrir a imagem agrária, pois o potencial do Agronegócio Brasileiro é uma realidade.

De acordo com dados do Instituto Mineiro de Agropecuária, mostramos na tabela abaixo os núme-ros efetivos de criadores de bovinos e o efetivo do rebanho de nossa região.

Este quadro ilustra o potencial que existe para explorar, na região, no que se refere à colocação de mão de obra, haja vista que é uma unanimidade, a falta de mão de obra es-pecializada no meio rural.

Neste sentido, pare-ce mais interessante que houvesse uma política de instalações de agroindús-trias e de aperfeiçoamento da mão de obra da região nessa área de atuação, para melhor aproveitar a vocação da economia lo-cal.

Até porque um traba-lhador rural bem qualifi-cado, além de influenciar no desenvolvimento da produção, atinge um nível salarial e condições gerais de vida muito superiores ao do trabalhador urbano.

Portanto, sem dúvida, o Senar tem um papel fun-damental para fomentar a melhoria na qualidade da mão de obra no meio rural e, consequentemen-te, melhorar as condições de vida e de renda do tra-balhador rural, além de inserir mão de obra qua-lificada, em benefício da produção, o que resultaria

em melhor integração entre as partes da cadeia produtiva.

No dia 1º de Setembro de 2014, o Sindicato dos Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o Sr. Bráulio Eustáquio de Lis-boa (37 9942 1171), com todo o apoio da Coopera-baeté, para que se possa alavancar este grande instrumento social, que é o aprendizado!

A seguir, o Portfólio de cursos de Formação Pro-fissional Rural do Senar:

Linha de ação I: Agricultura (Trabalha-

dor no cultivo)• Café;• Cana de açúcar;• Olericultura;• Fruticultura;• Floricultura;• Plantas medicinais e

especiarias.

Linha de ação II: Pecuária• Bovinocultura / Lei-

te e Corte (Alimentação/Casqueamento/Prepa-ro de Animais/Vaqueiro/

Qualidade de Leite/Cria e Recria de Bezerras/Inse-minação Artificial);

• Equideocultura (Equi-tação/Aparação de Cas-cos e Ferrageamento/Alimentação/Preparação e Apresentação de Animais em Pista/Doma Racional);

• Suinocultura;• Caprinocultura / Leite

e Corte;• Ovinocultura;• Avicultura / Postura e

Corte;• Apicultura;• Minhocultura.

Linha de ação III: Silvicultura• Florestamento e reflo-

restamento.

Linha de ação IV: Aquicultura:• Criação de animais

aquáticos (Tanque esca-vado / Tanque rede / Pei-xes Ornamentais / Benefi-ciamento de Tilápia).

Linha de ação V: Agroindústria:• Processamento dos

diversos produtos de ori-gem vegetal e animal;

• Boas práticas de fa-bricação.

Linha de ação VI: Atividades de apoio

agrossilvipastoris:• Mecanização / Opera-

ção e manutenção de Tra-tor agrícola; Colhedoras automotrizes; Máquinas Florestais; Motosserras; Roçadora / Derriçadora / Podadora / Motocoveador; Outras máquinas (Moto niveladoras/Retroescava-deira/Empilhadeira/Orde-nhadeiras mecânica/.....).

- Aplicação de Agrotó-xicos;

• Irrigação e Drenagem – Trabalhador na opera-ção de sistemas conven-cionais, micro aspersão, gotejamento, pivô central e auto propelido;

• Administração rural;

Linha de ação VII: Atividades relativas à

prestação de serviços:• Construções rurais –

Cerqueiro / Cercas Elétri-cas / Carpinteiro / Pedreiro / Saneamento Rural;

• Prestação de servi-ços – Seleiro / Fabricação e conservação de peças trançadas em couro, seda e nylon / Jardineiro / Trata-mento de madeiras / San-grador de seringueira;

• Turismo Rural.

Interessados podem procurar o Bráulio, ou o Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté, ou a nossa Cooperativa, atra-vés do Marcos,

Vamos valorizar o aprendizado rural!

“A educação é a arma mais poderosa para se mudar o mundo” Nelson Mandela

Participe dos Cursos Profissionalizantes do SenarRogério Lage de Oliveira, Zootecnista, Diretor Comercial Cooperabaeté

AbaetéPaineirasBiquinhasMorada Nova de MinasCedro do AbaetéTotal

Número de criadores

Rebanho bovino efetivo

985408377373

932.236

102.47339.46326.25548.69510.045

226.931

Cidade / IMA

Interessados em participar dos cursos profissionalizantes do Senar já podem entrar em contato com o Sindicato dos Produtores Rurais, a Cooperabaeté ou com o mobilizador Bráulio Eustáquio de Lisboa, pelo celular (37) 9942 1171

Arquivo Cooperabaeté

Page 4: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

12 de Setembro a 12 de outubro/14Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.4

sucesso do dia c 2014 na região de abaetéMobilização popular, campanha de conscientização, mutirão de limpeza e rede de parcerias garantem o

duas mil cartilhas educativas enfocando pequenas atitudes que podem ser tomadas no dia a dia para garantir a preservação do meio ambiente foram distribu-ídas aos alunos da zona rural de abaeté, biquinhas, Paineiras e Morada nova de Minas.

este tema foi amplamente debatido nas escolas da zona ur-bana de abaeté, culminando na bela apresentação dos estudan-tes no desfile de 07 de setembro, promovido pela Prefeitura Muni-cipal e assistido por um público estimado em 3.000 pessoas.

nos postos de combustíveis, ruas centrais e saídas das cida-des, cerca de duas mil lixeirinhas para carros foram distribuídas pelas equipes da cooperabaeté e sicoob são Francisco, em um trabalho de conscientização am-biental que deve se prorrogar por mais 12 meses, sobretudo com divulgação nas rádios.

com participação de integran-tes do núcleo de Jovens, núcleo de Mulheres, associados, Polí-cia Militar ambiental, Prefeituras Municipais de abaeté e Morada nova de Minas e colaboradores da cooperabaeté e sicoob são Francisco, foram promovidos mutirões de limpeza em algumas estradas, margens dos principais rios, córregos e mananciais dos

municípios, além da construção de barraginhas nas fazendas de Juraci Maria de Jesus e Marinho amaro gomes Filho.

Pontos de coleta seletiva de Lixo começaram a ser construí-dos e instalados na zona urbana, na campanha para incentivar os produtores rurais a levarem o lixo reciclável para a cidade. e boa parte da equipe participante do dia c marcou presença na passeata em comemoração à in-dependência do brasil, que teve como tema a responsabilidade socioambiental.

Valdelina Maria da silva, da Fazenda Macaúbas, em Painei-ras, fez questão de participar das atividades do dia c, juntamente com as filhas Débora, Daiane e adriana. “Participei do mutirão de limpeza na represa, ajudei a entregar lixeirinhas de carro e folhetos educativos no posto e fiz parte do desfile da equipe no dia 07 de setembro. Achei bom demais participar e espero que cada um faça a sua parte para cuidarmos bem do meio ambien-te”, declara.

Pelo engajamento da equipe, a participação de muitos voluntá-rios e a formação de uma forte rede de parcerias, o dia de co-operar 2014 foi considerado um sucesso pela equipe organizado-

ra. “o balanço é absolutamente positivo e o mais importante é que não se encerra aqui a cam-panha. nós queremos continuar e ampliar esse trabalho de cons-cientização ambiental, vamos instalar pontos de coleta seletiva de lixo em Paineiras, biquinhas e Morada nova e desenvolver novas ações até a campanha de 2015”, assegura o presidente da cooperabaeté, eustáquio Márcio de oliveira, agradecendo a parti-cipação de todos.

Para a secretária Municipal de educação, ivanete soares de souza Lima Zica, “esse projeto desenvolvido entre a coopera-baeté e a Prefeitura Municipal foi muito importante para a mobili-zação e conscientização da res-ponsabilidade com o ambiente em que vivemos, com a qualida-de de vida e com o desenvolvi-mento da sociedade”.

assim como a equipe da coo-perabaeté, ela acredita que o tra-balho de conscientização é o pri-meiro passo para a preservação do meio ambiente. “com a união de todos e a prática das ações, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais é que alcançaremos a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser huma-no”, defende ivanete.

Dentro da Campanha do Dia C, a Responsabilidade Socioambiental foi o tema do desfile promovido pela Prefeitura Municipal de Abaeté dia 07 de setembro, que envolveu cerca de 3.000 pessoas.

o dia c promoveu a construção de barraginhas, mutirão de limpeza em estradas, distribuição de lixeirinhas para carros e cartilhas educativas. as pri-meiras lixeiras para a coleta seletiva já foram instaladas em abaeté.

na campanha de conscientização nas escolas, os alunos aprenderam como pequenas atitudes podem trazer grandes resultados na questão ambiental.

Page 5: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

5Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de setembro a 12 de outubro/14

A equipe de Futebol de Sa-lão ou Futsal da Cooperabaeté é a vice-campeã do XI Coops-portes, uma Olimpíada orga-nizada pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), para promover a confraternização entre colaboradores, associa-dos e gestores das cooperati-vas e também os familiares.

Este ano, o evento acon-

teceu entre os dias 22 a 24 de agosto no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, e reuniu mais de 450 participantes de 20 coopera-tivas mineiras, que disputaram 10 modalidades.

O juramento na abertura do evento foi proferido pelo atleta Júlio Cesar, da Filial Coopera-baeté de Morada Nova de Mi-nas. Em 2014, a Cooperabaeté participou apenas do Futebol de

Salão. O time vice-campeão foi

formado por (da esquerda para a direita, na foto acima) Eider (Chefe da Delegação e Técnico), Daniel Carvalho, Adelmo Alves, Bruno Leão, Luiz Fernando, Júlio Cesar.

Agachados estão Edvânio, José Marconi (Auxiliar Técni-co e Jogador), Cleiton, João Mário, Jheferson e Gleyson

Cooperabaeté é vice campeã no Coopsportes

Há muitos anos, a produto-ra rural Maria Matilde de Sales tem o hábito de separar todo o lixo reciclável produzido na Fazenda Fuzil, em Abaeté, e trazê-lo para a cidade, em sa-cos de ração, onde é recolhido pela Prefeitura Municipal ou pe-los catadores de latinhas, pa-pel, garrafas pet, vidros. “Não custa nada fazer isso. Prendo os sacos de ração em uma cer-quinha de régua no terreiro da cozinha e coloco todo o lixo ali, separando plásticos, metais, papel e vidros. Quando venho pra cidade, trago tudo. Já os restos de comida, cascas de frutas e hortaliças, eu jogo para as galinhas ou ajunto para fazer adubo orgânico”, conta.

Para Matilde, foi uma alegria participar do Dia C e ajudar nes-te trabalho de conscientização sobre a importância da partici-

pação de cada um na preser-vação do meio ambiente. Nesta campanha, ela ajudou a reco-lher o lixo deixado na beira das

A alegria de participar de uma campanha em prol do meio ambiente

estradas, distribuiu panfletos e lixeiras para carros e participou do desfile em comemoração à Independência do Brasil, que

enfocou o tema Responsabili-dade Sócioambiental.

“Gostei demais, quantas ve-zes me chamarem para partici-par dessas campanhas, eu vou. Se dependesse de mim, teria o Dia C todo mês”, declara, entu-siasmada.

“Tem um lugar na estrada para Quartel Geral, que tem tanto lixo, mas tanto lixo, que daria pra encher um caminhão. Tenho vontade de chamar o pessoal que mora ali perto pra gente fazer um mutirão. Este trabalho de conscientização é algo bem profundo e preci-sa ser contínuo, pra promover essa mudança de hábitos em relação ao meio ambiente”, conclui a produtora.

Page 6: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

12 de Setembro a 12 de outubro/14Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.6

ClassifiCadosgrátis para cooperados

Vende-se Uma Fazenda de 125 ha, a 8 km de abaeté. Com infra-estrutura para agropecuária de leite (37) 9123-4114

Vende-se Uma Fazenda de 180 Hectares na região de santa Cruz, toda formada: (37) 9836-4543

Vende-se Uma Fazenda de 60 ha, a 38 Km de abaeté: (37) 8806-0674 ou 9954-4038

Vende-se Uma Fazenda na Re-gião da santa Cruz. Toda formada, com curral pra leite. Ou troca por uma perto do asfalto: (37) 9918-3409 / 9924-1602 (Celmar)

Vende-se Um TeRRenO de 22 ha em Bocainas, a 1 Km do asfalto e a 6 Km de Paineiras: (61) 9847-8304 (Vivo) e (61) 8242-4416 (Tim)

VendO TeRRenO 35 Hectares, a 18 km de abaeté: (37) 9923-9779

Vende-se Um siTiO de 22,5 Hec-tares a 22 Km de abaeté, em santa maria dos Cunha: (37) 3541-3691 / 8805-3626

Vende-se Um siTiO a 5k do asfal-to, toda formada casa e curral, estru-tura para tirar leite: (37) 8843-2018 / 84170735

Vende-se Um TOURO guzerá re-gistrado cinco anos: (37) 9942-3398

Vende-se Um CaValO: (37) 9945-0696 ou 9812-3904 (Valdir)

Vendem-se TOURinHOs RePRO-dUTORes (inseminação) de 02 a 03 anos: (37) 9119-4730 (Geraldo)

Vendem-se: 18 VaCas paridas, 04 VaCas soltei-ras, 01 BOi Gir, 06 COCHeiRas, 01 máqUina com motor, 01 TanqUi-nHO 200 litros e 02 BeBedOUROs: (37) 9952-1174

Vende-se Um COnGeladOR de 6 latas, com guincho: (37) 9801-3027

Vende-se Um TanqUe Plurinox de1500 litros: (37) 9969-4436 / 9906-1628

Vende-se Um TanqUe de 200 litros Plurinox. Ou troca-se por um maior: (37) 9937-1012 (itamar)

Vendem-se: Um TanqUinHO 600 litros Heidel seminovo e Uma PiCa-deiRa capim PP47 (Pinheiro) com-pleta. Ou troca-se por bezerros: (37) 9969-3511 (Raimundo mourão)

Vende-se COnGeladOR de leite de 06 latas: (37) 9923.6584 (Ronal-do)

Vendem-se: Um COnjUnTO de ensiladeiRa Pinheiro p 35 desin-tegrada com Ciclone e Um mOTOR de 7/1/2 CV acoplado na grade se-minovo: (31) 9982-7422 (dirceu)

COmPRO dUas CaRReTas de 4 rodas, para reforma. Pode estar com carroceria no chassis. Para uso transporte cana c/trator. (37) 3541-1218 ou (37) 9194-3217

Vende-se Um CaRRinHO para fazer ração no canavial com motor refrigerado a ar ( agrale) e ensiladei-ra PP35. Ou troca-se por gado: (37) 9941-1164

Vendem-se Um TRaTOR ms 290/ano 93, Uma CaRReTa pinheiro com ensiladeira pp46-10 e Um Va-GãO 11 metros para transporte de silagem: (37) 9927-5715 (marcelo)

COmPRO aRadO santa isabela re-versível: (37) 9831-2231 (sebastião Vicente)

CalçamenTO de CURRais, pas-sarelas e plantação de grama: (37) 9956-4848 / 8814-8544 / 9127-7970

Vende-se Uma GalOneiRa in-dustrial: (37) 9985-7280 (Geralda)

VendO Um CaminHãO modelo 1113 ano 84 com gaiola boiadeira: (37) 9838-8410 / 9919-2495 (Toe Bezerra)

VendO Um GPs miltilaser 4.3” novo: (37) 9987-2213 (aline)

Vende-se Um FUsCa motor 1600 ano 84: (37) 9814-8202 (marcos)

Vendem-se Uma OU dUas Ca-sas de 3 quartos, na Rua dália ál-vares, bairro amazonas, em abaeté: (37) 8833-8213 / 9837-8518

Vende-se Um imóVel na Rua Hamilton josé Ferreira, 96, Bairro Bela Vista, em abaeté: (37) 3541-3691 / 8805-3626

alUGa-se aPaRTamenTO de 03 quartos em Belo Horizonte, Bairro Gutierrez: (37) 9907-9153 ou 3541-1035

Vende-se Uma Casa na Rua 13 de maio, 674, Centro, abaeté: (37) 8806-0674 ou 9954-4038

Vende-se BaRRaCãO no bairro são joão, na Rua Rio Branco, 873. Ou troca-se por terreno na roça: (37) 9969-9640 (Vicente ou nenen)

Vende-se Uma Casa de 2 quar-tos em Betim. Valor R$ 95 mil: (37) 9559-4534

Vende-se Um sOFá de Três lu-gares: (37) 9862-7068

Vende-se Um BeBê COnFORTO Galzerano ótimo estado (37) 9948-6403

Vende-se Uma Cama antiga com colchão novo e 01 criado (madeira de lei): (37) 3541-1191

VendO 2 BalCões de vidro: (37) 3541-2900

nOVOs COnVêniOs médiCOs PaRa assOCiadOsdra. ana luisa César Ginecologista: (37) 3541-1144dr. daniel - Clinica geral e Geriatria: (37) 3541-2093dr. josias Urologista: (37) 3541-1144

BOlO de FUBá COm açúCaR masCaVO

ingredientes:. 3 copos americano de açúcar mascavo;. ½ copo americano de óleo;. 2 copos americano de fubá;. 1 copo americano de fa-rinha de trigo;. 2 ovos;. 1 colher (sopa) de fer-mento em pó;. 1 colher (café) de sal.. leite até encontrar o ponto (mais mole).

modo de Fazer:misture o açúcar, os

ovos, o óleo e o sal. em seguida coloque o

fubá, a farinha de trigo e o leite, mexendo até dar o ponto (mais mole do que massa de bolo comum).

Por último coloque o fermento em pó e misture bem.

Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar por 20 a 30 mi-nutos com forno em 150 graus.

Filé de TiláPia aO mOlHO ROsé

ingredientes:. 600 gramas de filé de tilápia;. 1 caixinha de creme de leite;. 1 caixinha de molho de tomate pronto;. 100 gramas de mussare-

la em fatias;. 1 xícara de leite.

modo de Fazer:Corte os filés em pe-

daços de mais ou menos 5 centímetros e tempere com sal, alho e limão e coloque em uma assadei-ra.

Bata em um liquidifi-cador o creme de leite, o leite e o molho de tomate.

Coloque o molho so-bre os filés temperados e cubra com as fatias de mussarela.

leve ao forno com temperatura de 150 graus por 25 minutos ou até dourar.

dOCe de PãO COm OVOs

ingredientes:. 1 litro de leite;. 400 gramas de açúcar;. 2 ovos;. 2 pães de sal amanhe-cidos.

modo de Preparar:Coloque o leite e o

açúcar para ferver até en-grossar um pouco.

Bata as claras dos ovos em neve e depois misture as gemas.

Corte os pães em fa-tias de 1 cm de espessu-ra, passe-as nos ovos ba-tidos e coloque na vasilha de leite fervendo e deixe cozinhar por 7 minutos. se desejar, coloque cravo da Índia.

Confira algumas receitas de Celgis César C. marcelino (nêga)

Page 7: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

7Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de setembro a 12 de outubro/14

Contagem de Células SomáticasPRODUTOR (maTRícUla) ccS

Contagem BacterianaPRODUTOR (maTRícUla) cbT PRODUTOR (maTRícUla) % GORDURa

Porcentagem de Matéria Gorda Porcentagem de Proteína TotalPRODUTOR (maTRícUla) % PROTEíNa

Lázaro Caetano da Silva (4017)Gilmar Sousa Machado (3138)João Batista Ferreira (3474)Paulo Roberto F Andrade (2066)Marco Antônio Arruda (677)Adelino José C Sobrinho (1611)Geraldo José Correa (3656)Gaspar Leandro da Silva (3523)Laércio Fernandes Pereira (56)Valdir Vicente de Sousa (3078)Levi Altivo de Paula (1597)José Nazareno Soares (3007)Dirvando de Oliveira Gomes (2535)Eugênio Antônio da Costa Filho (351)Diany Alves Mendonça (430)José Paulino Nunes (2194)Edson Morato (4460)José Gonçalves de Freitas (4602)Geraldo Donizete da Silva (3655)José Vieira de Moura (3657)Maria Alexandrina de Oliveira (423)Torquato Barbosa Tavares (537)Guilherme Antônio Pereira Me (962)João César da Cunha Sobrinho (1574)Elismar Noronha Lima (3459)Sebastião Leodoro da Cunha (3773)Antônio Carlos da Costa (218)Luiz Alberto de Oliveira (811)Felipe Alberto Xavier de Oliveira (358)Geraldo Magela de Carvalho Jr. (3592)

1.4141.7321.7322.4492.8283.1623.1623.4644.0004.0005.4775.4775.4775.6575.6576.0006.0006.0006.0006.0006.0006.0006.3256.3256.3256.3256.3256.3256.3256. 325

44.12563.34069.49871.75080.68581.00082.70486.023

104.000107.149112.810113.000114.000114.018115.477115.724116.932117.000118.085119.059120.000120.433124.515124.700125.499129.476131.385139.395141.000141.873

Agroville Agricultura e Empr (4641)Renato Toledo de Menezes ( 3230)Alcides José Araújo (4320)José Lino da Cunha (1577)Guilherme Antônio Pereira Me (962)Ivair César Damasceno (4113)Emídio Pereira Neto (3660)José Gonçalves Pereira (1552)João Eustáquio de Lima (3130)José Carlos dos Santos (4056)Rafael Romeiro Lopes Cansado (3591)Geraldo Magela Carvalho (2710)Valdir Ferreira de Andrade (2003)Giovanni Nunes de Avelar (86)Luiz Gustavo Garcia Machado (465)Jose Teófilo Pereira (2059)Ricardo Teófilo Pereira (3174)José Ronaldo Pereira (3560)Carlos Pereira Bueno (3169)Laucides Pereira de Almeida (4487)João F de Sousa (2057)Manoel de Souza Machado (4592)Cerenita Cézar da Cunha (402)José Simão Ferreira (1586)Isaelmon César Damasceno (4110)Ronaldo Antonio Silva e Outr (4111)Altamir José T Sousa (3216)Edi Ferreira da Silva (284)Sebastião Lucas Pereira (1403)José Gonçalves de Freitas (4602)

4,874,834,714,664,574,544,474,464,464,444,434,394,384,344,334,284,284,284,274,264,254,254,254,244,244,234,224,224,214,21

Rafael Romeiro Lopes Cansado (3591)Geraldo Donizete Mendes (4638)Guilherme Antônio Pereira Me (962)Otacilio Afonso Oliveira (3444)Giovanni Nunes de Avelar (86)José Pereira da Silva (414)Judith Maria Ferreira Mendes (473)Dalbert Rodrigo Chagas (440)Edvar Morato (4018)Fernando de Sousa Benevides (4613)Maria A V De Sousa Cruz e Ou (145)José Vieira de Moura (3657)Edson Morato (4460)Ronei Alves de Castro (1111)Ildeu José Ferreira (235)Joeider Pacífico Cordeiro De (4609)Jane Pedro José de Sousa (4610)Agroville Agricultura d Empr (4641)Geraldo Magela Carvalho (2710)Carlos Pereira Bueno (3169)Celio Cordeiro de Menezes (3166)Cerenita Cezar da Cunha (402)Célio Rodrigues Cesar (214)Efren de Sousa Machado (2018)Sebastião Alves da Silva (772)Agroville Agricultura e Empr (4641)Cleber Fernandes Pio (804)José Gonçalves de Freitas (4602)Luiz Gustavo Garcia Machado (465)

3,713,683,643,643,623,623,623,603,593,593,583,583,573,563,523,523,523,523,513,503,503,503,483,473,473,473,463,463,46

Aloísio Antônio Cunha (3429)José Vicente de Oliveira (2650)Laércio Fernandes Pereira (56)Efren de Sousa Machado (2018)Itair Xavier Borges (4577)Waldemar Rodrigues Pereira (4299)João Leivindo da Cunha (1518)João Batista Ferreira (3474)Altivo Rodrigues Pereira (4234)José Gonçalves de Freitas (4602)José Simão Ferreira (1586)João Gomes de Almeida-1942 (2167)Domício de Campos Maciel (384)Maria Francisca de Jesus (3666)José Romeiro de Menezes (93)Laucides Pereira de Almeida (4487)José Carlos dos Santos (4056)Célio Cordeiro de Menezes (3166)João César da Cunha Sobrinho (1574)Isaelmon César Damasceno (4110)Júlio Ricardo Ferrão (2117)Francisco Brandão (205)José Maria da Silva (3522)Marco Antônio Arruda (677)Salvador Guimarães (1208)Lazarino de Oliveira Silva (2651)Valdemar Pereira da Silva (3520)Paulo Roberto F Andrade (2066)Geraldo Donizete da Silva (3655)Altino de Souza Machado (4591)

OBS: Fabiano de Sousa Machado (4627) empatou em 30º lugar na CCS, com 141.873 ccs/ml. Arnon José de Araújo (4623) também empatou em 29º na Matéria Gorda com 4,21%.

Parabéns aos Campeões em QualidadePelo segundo mês consecutivo e terceira vez no ano, o produtor Aloísio Antônio Cunha, de Morada Nova de Minas (à esquerda), foi o campeão na Contagem de Células Somáticas, desta vez com 44.125 ccs/ml. Em março, ele ficou em primeiro lugar também em CBT.

Em agosto, o campeão na Contagem Bacteriana foi o Sr. Lázaro Caetano da Silva, de Biquinhas, com 1.414 ufc/ml.

Page 8: 12 Setembro a 12 Outubro 14 Ano XVI - Nº 190 - Impresso ... · Produtores Rurais de Aba-eté e região e o SENAR AR/MG nomearam como mobilizador de Cursos de Aprendizagem Rural o

12 de Setembro a 12 de outubro/14Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.8

Certificado de Autorização CAIXA nº 6-1078/2014

Supermercado Cooperabaeté em Morada Nova de Minas, um ano de prestação de bons serviços à comunidade

Diógines Manoel Coelho de LimaSub-gerente Cooperabaeté Morada Nova

O Supermercado Cooperabaeté, filial de Morada Nova de Minas, orgulhosamente, aca-ba de completar um ano de serviços prestados à comunidade moradense.

A equipe do novo supermercado desen-volve esforços para oferecer sempre o melhor atendimento, preços competitivos e produtos de qualidade.

Continuar o bom relacionamento com os clientes desta importante cidade e buscar constantemente melhorar os serviços é o ob-jetivo a ser perseguido.

A Cooperabaeté e toda a equipe que aqui se apresenta agradecem a todos os clientes que, de fato, são a razão deste empreendi-mento e, de alguma forma, fazem parte desta família.

Obrigado, vamos permanecer juntos!