1238

16
As relações entre pessoas de diferentes gerações nem sempre são fáceis e parecem se tornar mais agudas as desavenças, na medida em que o mundo se modifica rapidamente. Eric Hobsbawn, aponta para os dois mundos. Além dos ganhadores em cada segmento, algumas empresas de comunicação serão contempladas com o Mérito Imprensa, de- vido ao crescimento tido neste ano com jornalismo local. A Folha de Vilhena foi contemplada. Marciano Zonoecê foi primeiro habitante de Vilhena. Chegou acompa- nhando o desbravador Ma- rechal Cândido Rondon. Ele foi o principal guia e defensor do desco- brimento das novas terras da região amazônica. Foi o pivô das demarcações dos municípios com o apoio de outros habitantes que por aqui chegavam. Trabalhou e lutou pelo nosso estado bravamente. O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) reúne, nesta quinta-feira (18) e na sexta (19), re- presentantes de empresas prestadoras de serviços na área de informática e contadores de prefeituras e câmaras. TCE: novidades do Sigap para contadores municipais Página 07 Velho, meu querido velho: artigo do Prof. Ivanor Guarnie- Página 03 Chacareiro é assassinado a facadas na área rural de Vilhena No dia 23 de Novembro de 1977, a cidade de Vilhena era emancipada, mas a sua história não começou ai. A história de Vilhena começa bem antes, por volta de 1910, com a passagem da expedição chefiada pelo Tenente Coronel Cândido Marechal da Silva Rondon, quando foi fixado um dos postos telegráficos que ligava Cuiabá a No mês de janeiro do ano de 1975 foi publica- da a 1° edição do primeiro jornal de Vilhena “O Jornal da Morcegada”, tinha como slogan “Morcegada, fofoca mais não custa nada”. Terezinha Gonçal- ves Wobeto foi criadora do jornal e disse que o nome veio da palavra morcego, pois todos os dias a noite um dos organizadores fi- cava vigiando a cidade e relatando os acontecimen- Vilhena-RO, de 19 a 25 de novembro de 2010 Diretor responsável: Osias Labajos Contato: (069)8454-6909/9957-2377/3321-5713 ANO XXVI Nº 1238 R$ 1,50 Página 04 Página 03 Página 05 “O Jornal da Morcegada”: primeiro jornal impresso de Vilhena foi publicado em 1975 Página 05 Família Zonoecê primeiro moradores de Vilhena ainda cultiva costumes e tradições “Noite da Seres- ta” acontecerá no dia 26 na Haus Bier Página 06 Página 06 Cahulla recebe governador eleito e abre as portas para a transição site: www.folhadevilhena.com.br Página 06 IRPE divulga eleitos do TOP 100/2010 de Vilhena Guajará Mirim é uma ci- dade que ainda precisa ser desvendada em seus muitos aspectos. Cada rua, esquina, praça, igaraé, lago, cachoeira e avenida, guar- dam uma história diferente, a cidade realmente pulsa, reverberando histórias. Guajará Mirim “A Pérola do Mamoré”: Prof. Emmanoel Gomes Página 07 Vilhena o “Eldorado Amazônico” comemora 33 anos de progresso

description

Jornal impresso da Folha de Vilhena

Transcript of 1238

Page 1: 1238

As relações entre pessoas de diferentes gerações nem sempre são fáceis e parecem se tornar mais agudas as desavenças, na medida em que o mundo se modifica rapidamente. Eric Hobsbawn, aponta para os dois mundos.

Além dos ganhadores em cada segmento, algumas empresas de comunicação serão contempladas com o Mérito Imprensa, de-vido ao crescimento tido neste ano com jornalismo local. A Folha de Vilhena foi contemplada.

Marciano Zonoecê foi primeiro habitante de Vilhena. Chegou acompa-nhando o desbravador Ma-rechal Cândido Rondon. Ele foi o principal guia e defensor do desco-brimento das novas terras da região amazônica. Foi o pivô das demarcações dos municípios com o apoio de outros habitantes que por aqui chegavam. Trabalhou e lutou pelo nosso estado bravamente.

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) reúne, nesta quinta-feira (18) e na sexta (19), re-presentantes de empresas prestadoras de serviços na área de informática e contadores de prefeituras e câmaras.

TCE: novidades do Sigap para contadores municipais

Página 07

Velho, meu querido velho: artigo do Prof. Ivanor Guarnie-

Página 03

Chacareiro é assassinado a facadas na área rural de Vilhena

No dia 23 de Novembro de 1977, a cidade de Vilhena era emancipada, mas a sua história não começou ai. A história de Vilhena começa bem antes, por volta de 1910, com a passagem da expedição chefiada pelo Tenente Coronel Cândido Marechal da Silva Rondon, quando foi fixado um dos postos telegráficos que ligava Cuiabá a

No mês de janeiro do ano de 1975 foi publica-da a 1° edição do primeiro jornal de Vilhena “O Jornal da Morcegada”, tinha como slogan “Morcegada, fofoca mais não custa nada”. Terezinha Gonçal-ves Wobeto foi criadora do jornal e disse que o nome veio da palavra morcego, pois todos os dias a noite um dos organizadores fi-cava vigiando a cidade e relatando os acontecimen-

Vilhena-RO, de 19 a 25 de novembro de 2010 Diretor responsável: Osias Labajos Contato: (069)8454-6909/9957-2377/3321-5713 ANO XXVI Nº 1238 R$ 1,50

Página 04

Página 03

Página 05

“O Jornal da Morcegada”: primeiro jornal impresso de Vilhena foi publicado em 1975

Página 05

Família Zonoecê primeiro moradores de Vilhena ainda cultiva costumes e tradições

“Noite da Seres-ta”

acontecerá no dia 26 na Haus Bier

Página 06 Página 06

Cahulla recebe governador

eleito e abre as portas para a

transição

site: www.folhadevilhena.com.br

Página 06

IRPE divulga eleitos do TOP 100/2010de Vilhena

Guajará Mirim é uma ci-dade que ainda precisa ser desvendada em seus muitos aspectos. Cada rua, esquina, praça, igaraé, lago, cachoeira e avenida, guar-dam uma história diferente, a cidade realmente pulsa, reverberando histórias.

Guajará Mirim “A Pérola do Mamoré”: Prof. Emmanoel Gomes

Página 07

Vilhena o “Eldorado Amazônico” comemora 33 anos de progresso

Page 2: 1238

FOLHA DE VILHENAVilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

*** Após anunciar o noivado com o príncipe William, a ple-béia Catherine Middleton decla-rou que aceitará o convite para ser rainha da bateria da Unidos da Tijuca no carnaval de 2011. “Será uma ótima oportunidade para eu ir me acostumando com esse negócio de rebolar com uma coroa na cabeça”, esclareceu a futura princesa.

*** Kate, como é conhecida, tem uma breve passagem pelo Brasil. A noiva real esteve aqui em 2005, ocasião em que participou de uma micareta em Recife e foi flagrada com Dado Dolabella. “Sim, eu já dei uns tabefes nela”, confirmou o galã.

*** Dilma Rousseff celebrou o fato de Catherine ter escolhido um vestido da estilista brasileira Daniela Issa para oficializar o noivado. Emocionada, creditou o sucesso da estilista ao êxito da política externa brasileira. “Até 2012, vamos abrir um SENAC em cada país Europeu”, prome-teu a presidente eleita.

*** Catherine Middleton encer-rou a entrevista dizendo-se muito lisonjeada com a notícia de aca-bara de ser eleita a “Princesa do Góis”. Ruborizada, disse: “Espe-ro estar a altura da Globeleza.”

*** O príncipe William fez cara de quem duvida um pouco.

*** O universo musical acordou de luto com a confirmação da morte de Bono Vox, falecido ontem, às 22h37, por falência múltipla de órgãos. O músico foi encontrado inconsciente, no quarto de um hotel cinco estrelas de Nova York, ao lado de 48 pacotes vazios de barrinhas de cereal. Suspeita-se de overdose de glúten.

*** “É estarrecedor”, declarou o guitarrista Keith Richards ao diário britânico “The Guardian”. “Que sirva de exemplo para as gerações futuras. Hoje o gluten, amanhã o própolis, as frutas secas, o mel orgânico - para não falar da granola, essa calamidade dos nossos tempos”, completou.

*** No seu site, Axl Rose, dos Guns ‘n Roses, exigiu que a in-dústria das barras de cereal seja submetida a uma fiscalização mais rigorosa. “O Bono é apenas mais uma vítima da campanha insidiosa levada adiante por companhias inescrupulosas que só pensam no lucro. Homens e mulheres perfeitamente dro-gados são levados a se perder num regime de cereais e hidro-ginástica.”

*** A notícia foi recebida com pesar no Brasil. Nelson Motta, que já está gravando um docu-mentário sobre a morte de Bono Vox, alertou para o fato de que

CNPJ: 34.721.266/0001-45Fundado em 10 de outubro de 1984 Sede: Rua 735, nº 418 Bairro Bodanese - Vilhena - Rondônia CEP: 78.995-000 Osias Labajos Cel: 9957-2377 - Wilmer G. Borges Cel. 9955-0386

e-mail. [email protected]

Circulação do jornal em: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Chupin-guiaia, Pimenta Bueno, Cacoal, Porto Velho e Brasília (DF).

Os artigos e colunas com assinatura dos autores não traduzem necessariamente a opinião do jornal. (Tiragem 3.000 exemplares).

DIRETOR RESPONSÁVELOsias Labajos DIRETOR COMERCIALWilmer G. BorgesCONSELHO EDITORIAL* Osias Labajos * Tania Cristina Mathias

Representante ComercialLabajos & Cia LtdaRegistro de Imóveis e Anexo: Nº 011, Livro “B” protocolado sob o Nº 778, fls. 051 do Livro “A”Editoração Gráfica: Folha de VilhenaDiagramação: Nano Labajos / Willian Santos

Filiado: Adjori e Abrajori e Abrarj nº 436-RO.

Um lugar cheio de oportunidades para todos aqueles que buscam o crescimento econô-mico e pessoal. Vilhena tem tudo para dar certo. Seu destino é o sucesso. O projeto para convertê-la em Zona de Livre Exportação já tramita pelo senado e atrairá investimentos de grande porte que transformarão sua realidade. Isso somado à ferrovia Leste-Oeste que ligará Vilhena à Bahia, escoando produtos daqui até o Atlântico para exportá-los. Entrando no clima de festa, nossa reporta-gem procurou e indagou registros históricos que ilustrem esta data especial. Encontramos apenas um fio desse tecido cheio de histórias ainda por descobrir que envolvem os 33 anos da cidade Clima da Amazônia. A família do primeiro morador revelou nuances dos primeiro dias do nosso município. Esquecido, Zonoecê morreu pobre, sem receber o reconhecimento merecido. Assim como ele a Casa Marechal Rondon, onde ele morou foi fada-da ao ostracismo. O ex-museu faz parte da nossa capa. No local só existe mato. Um lugar que já foi um ponto turístico onde inclusive existiu um zoológico. Investigando nossa história mais profun-damente, encontramos o precursor dos jornais impressos de Vilhena. Na verdade, o primeiro veículo de comunicação do Cone Sul, o “Jornal da Morcegada” era mimeografado. Os dados foram narrados gentil e amavelmente por dona Terezinha Wobeto, uma das fundadoras. Fatos importantíssimos que não fazem parte de livro algum e que deveriam entrar na programação de estudos das nossas escolas. Na foto da capa há trechos do Hino de Vilhena. As fotos procuram dar vida à letra, ilustrando sua mensagem. Achamos necessário buscar e compilar a história vilhenense, pois há a necessidade de encontrar uma identidade cultural que nos una como irmãos e que nos caracterize a nível na-cional. A identidade vilhenense é um mosaico composto de todos os cantos do Brasil. Mas não há uma cultura que nos integre no uníssono. A Folha de Vilhena homenageia assim à população vilhenense. Feliz aniversário Vilhena.

O Eldorado Amazônico completa 33 anos

o consumo de glúten é cada vez mais frequente no mundo do rock engajado. “O Tim Maia já dizia: ‘Não bebo, não fumo, não cheiro, não como glúten e não minto’.” Já o psicanalista Flávio Gikovate, da novela Passione, definiu a overdose como “uma declaração inconsciente, de Bono Vox, de que nem mesmo ele era perfeito”. Gilberto Gil deu uma declaração incompre-ensível.

*** O ativista Bono Vox se tornou mundialmente conhecido por lutar contra a fome na África, as usinas nucleares na Europa, o trabalho escravo na Ásia, a pesca de baleias na Oceania, o plantio de soja na América e a instalação do Instituto Europeu de Design na Urca. Nas horas vagas, participava de uma banda chamada U2.

*** Chocada com os baixos sa-lários pagos aos ministros, Dilma acrescentou - de última hora - mais uma cláusula pétrea ao seu plano de governo. Trata-se da criação do Bolsa-Ministro. “Para garantir os recursos, criaremos a Contribuição Provisória para Mi-nistros Emergentes, ou CPME. Paralelamente, estabeleceremos um fundo composto de uma cesta de moedas, incluindo dólar, ien e dinheiro do Banco Imobiliário. Caso alguma coisa dê errado, Silvio Santos será o fiador”, explicou Guido Mantega.

*** Dilma também pretende equiparar os benefícios concedi-dos a homens no Congresso aos percebidos pelas parlamentares mulheres. “O auxílio paletó não atende às mulheres. Criarei o auxílio laquê para ajudar as nossas irmãs que optaram pela árdua batalha política e precisam ficar irretocáveis ao discursar na Câmara”, explicou a presidente eleita. Michel Temer protestou exibindo notas fiscais dos cus-tos diários em que incorre para esculpir sua mecha. Dilma cogita abrir exceções na lei.

*** Como Lula está no exterior, José Alencar está hospitalizado e o presidente da Câmara Michel Temer também não está no país, o presidente-em-exercídio José Sarney enviou uma medida pro-visória, em caráter de urgência, implementando o programa Meu Bigode Minha Vida.

*** Três deputados foram presos tentando vender uma costeleta e dois cavanhaques para o diretor dos Correios.

*** Por decisão unânime do Co-mitê de Crédito do Banco Cen-tral, Silvio Santos terá de passar por uma gincana para conseguir a liberação de recursos do Banco Central essenciais à sobrevi-vência do banco Panamaricano. “Precisamos comprovar que

não se trata de uma pegadinha”, explicou Henrique Meirelles. Durante as provas, Silvio poderá pedir ajuda aos universitários aprovados no Enem, às placas e ao Roque. Terá também de garantir que paga em dia as mensalidades do carnê do TCU.

*** Em ritmo de festa, Silvio será obrigado a girar o peão da causa própria. Henrique Meirel-les fará o mesmo. Caso Silvio tire um número maior, o seu banco receberá aportes públicos em barras de ouro. Roberto Jefferson, com um peixe espada pintado na bochecha, entoará as primeiras notas de dez obras do cancioneiro popular. Silvio terá que dizer o nome da música e do autor. A cada acerto, uma remessa em aviõezinhos de 50 reais será feita para seu banco.

*** Perguntado se tinha conhe-cimento das fraudes aplicadas no banco Panamericano, Silvio respondeu: “Sinceramente, eu não sabia. Mas a minha filha número cinco, quando viu, ficou muito chateada.”

*** Um show de solidariedade para arrecadar fundos para Silvio Santos reunirá imitadores do apresentador neste domingo, na Avendia Paulista. O presidente Lula se ofereceu para animar os programar de auditório do SBT caso Silvio tenha que passar um período de exílio em Miami.

*** Henrique Meirelles deixou claro que só se disporá a ajudar o banco se for selecionado para participar da Casa dos Artistas em 2011. “Se Silvio Santos não me prender naquele casarão junto com a Barbara Paz, as perspectivas de liquidação do banco dele aumentarão muito.”

*** Para garantir o alto padrão de qualidade que vem carac-terizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos anos, o ministro Fer-nando Haddad convidou Tiririca para coordenar a correção das provas. “Mais do que avaliar o conhecimento de cada estu-dante, precisamos prepará-los para a vida. E a vida é cheia de surpresas, injustiças e osci-lações”, explicou o ministro, deixando claro que Tiririca corrigirá também as provas de inglês e francês, “idiomas que ele domina tão bem quanto o português”.

*** O deputado federal Tiririca aceitou o convite. “Coube a esta ironia anátema desenhar um si-mulacro da contemporaneidade: um mundo que nos espreita cada vez mais incontrolável e abesta-do. Não sei se fui levado a esta tarefa pelo inquestionável hu-mor presente nas fatalidades ou pela reconhecida jurisprudência que tenho para tratar assuntos

desta natureza”, reconheceu Tiririca, citando Gilberto Gil.

*** Em seguida, o deputado explicou quais serão os seus critérios de correção: “Para os que receberam cartões de res-posta com cabeçalhos errados, vamos aplicar o gabarito da prova do Detran de 2006. Nas provas que tinham questões faltando, desenharemos uma praia e dois coqueiros. Pelo menos, ficará mais bonito do que um espaço em branco. Por fim, o presidente Lula dará as respostas para as perguntas que continham ambigüidades. Suas respostas passarão a valer a partir do momento que forem publicadas no Diário Oficial.”

*** Para tornar o processo ain-da mais imprevisível, Haddad informou que todas as provas oriundas do Nordeste serão cor-rigidas pela estudante paulista de direito Mayara Petruso.

*** Depois de ganhar 42 prê-mios literários, 19 Festivais da Canção, 15 Grammys, 8 Tony Awards, 18 “Inquilino do Ano” e um Oscar especial de “Criatura Mais Sublime que Jamais Trabalhou em Cinema”, Chico Buarque foi autuado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) por formação de monopólio na área de prêmios, comendas, honrarias e afins.

*** Na ocasião, o CADE conce-deu a Chico Buarque o prêmio de Monopolista Mais Adorável do Ano.

*** O CADE também investi-gará como Chico Buarque con-seguiu paquerar 379 mulheres no mês de setembro sem levar um único fora.

*** Chico anunciou alterações na letra de uma de suas canções mais famosas, que agora deverá ser cantada da seguinte maneira: “Todo dia ela faz tudo sempre igual / Me laureia às seis horas da manhã / Me traz um troféu sensacional / E me brinda tiran-do o sutiã”. Instantaneamente, a ABL lhe concedeu o 1º Prêmio Nacional de Paródias.

*** Em sua coluna dominical, Caetano Veloso comentou que “Chico Buarque é mesmo essa coisa linda”.

*** Ainda não se confirmou a informação de que, em reunião da FIA, Bernie Ecklestone teria defendido que, se a corrida final de domingo que vem for tão chata quanto a de Interlagos, os três pilotos que disputam o título serão desclassificados e Chico Buarque será declarado Campeão de Fórmula 1 de 2010.

Page 3: 1238

No dia 23 de novembro de 1977, a cidade de Vilhena era emancipada, mas a sua história não começou ai. A história de Vilhena começa bem antes, por volta de 1910, com a passagem da expedição chefiada pelo Te-nente Coronel Cândido Marechal da Silva Rondon, quando foi fixado um dos postos telegráficos que ligava Cuiabá a Porto Velho. E a partir daí, foram construindo pequenas vilas em torno desses postos. O nome Vilhena, veio de uma homenagem ao ex-chefe Álvaro Coutinho de Melo Vilhe-na, nascido no Maranhão, enge-nheiro chefe de da Organização da Carta Telegráfica Pública, que em 1908, foi nomeado pelo Presidente da República, Diretor Geral dos Telégrafos. Foi aqui, um singelo posto telegráfico durante 50

Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010FOLHA DE VILHENA

Av. Capitão Castro, N° 3434, Centro - Fone: (69) 3321-2994

Cidade/Artigos

Tem aquela história do jovem que, ao recriminar um idoso, diz a ele: “você está por fora. Você foi criado num mundo sem computador, sem DVD, sem internet, um mundo atrasado...” e quando o jovem falante deu uma pausa o Senhor disse-lhe: “Exatamente, não havia nada disso, pois Nós, os Mais Velhos, estávamos construindo esse mundo que agora você, seu petulante, está usufruindo”. As relações entre pessoas de diferentes gerações nem sempre são fáceis e parecem se tornar mais agudas as desavenças, na medida em que o mundo se modifica rapida-mente. Em entrevista à revista Veja, de muito tempo atrás, Eric Hobsbawn, o Velho Historiador inglês, apontava para os dois mundos: um aquele onde viveram os velhos, outro o mundo em que vivem os jovens e, sendo mundos diferentes, os fazem ter dificuldades de compreensão mútua. Os jovens parecem ter muito mais futuro pela frente, enquanto, os velhos olham para trás, para o estoque do passado, de onde, às vezes, se inspiram para dar conselhos aos jovens sobre coisas que deveriam ter feito na juventude. ‘Ah, se eu tivesse sua idade e o conhecimento que tenho hoje’ costumam dizer alguns. A juventude, onde estará a tão decantada fonte da juventude? Juventude, esse período maravilhoso da vida que a natureza desperdiça com os jovens, como ironiza Bernard Shawn. Alguns jovens, sempre prontos e desafiadores, querem parecer como a Sarça Ardente. Brilhantes, fortes, invencíveis. Mas o tempo, do qual ninguém escapa, vai esculpindo rugas, desenhando manchas na pele de uns, derrubando os cabelos de outros e a velhice chega. Venturoso aquele que não perdeu a vida antes da velhice chegar. A questão é saber o que fazer com a velhice, na velhi-ce, ou com os velhos. No Brasil do século XIX era comum os filhos, ao perceberem o envelhecimento dos pais, separarem um aposento da casa onde os velhos ficariam. Nasce daí a expressão aposentado tão comum atualmente. A senilidade poderia vir acompanhada de doenças mentais que, na falta de um nome mais científico eram classificadas como caduquice. Estar caduco que inicialmente definia um estado mental de quem está alienado da realidade, como o tempo passou a significar também algo ultrapassado, fora de moda. Claro que asilos existiam. Há notícias na Europa que o Papa Pelágio II que viveu entre 520 e 590 teria criado o primeiro asilo, ao receber velhos para serem cuidados em sua própria casa, que, assim, se tornou uma espécie de hospital para idosos. No Brasil, já em 1794 começou a funcionar uma casa que servia de abrigo para ex-militares de avançada idade, para os quais se planejou um lugar de descansar da tarefa de defender a Pátria, quando as forças já se esgotavam. Também para velhos, mas não necessariamente mi-litares, passou a funcionar por volta de 1890 o Lar ou Asilo São Luis, no Rio de Janeiro. Ir para lá era romper os laços com a família. Nesse quesito a história parece não ter mudado muito. A reportagem da Folha de Vilhena sobre a situação no Lar dos Idosos de nossa cidade faz um levantamento de velhos problemas bem conhecidos: abandono dos filhos, irri-tação dos anciões, agressividade. O trabalho árduo apontado pelo administrador do lugar poderia ser amenizado, talvez, por um pouco de afeto trazido por familiares que, em muitos casos, insistem em permanecer ausentes. Compromissos, trabalhos, vida atarefada e o tempo passando. Os Pais, vão ficando esquecidos para ‘quando der tempo’. A ingratidão ajuda mais um pouco e a morte abrevia a culpa. Convém, porém, não culpar os outros por atitudes que em outras circunstâncias poderiam ser nossas. Cada filho tem suas razões (ou desrazões) para o que faz ou deixa de fazer. Talvez um desses anciões que se sentem abandonados no Lar dos Idosos, pudesse mandar um cobertor para o filho ou filha que insistem em não visitá-lo. Junto com esse cobertor poderia escrever um bilhetinho: “Filho, estou te mandando este presente, para que você possa usá-lo quando teu filho também te internar aqui. Com carinho Teu Pai, ou o que restou Dele”.

Velho, meu querido velhoVilhena o “Eldorado Amazônico” comemora 33 anos de progresso

Nan

o La

bajo

s

Por Ivanor Luiz Guarnieri Professor de Filosofia da UNIR – Universidade Federal de Rondônia, Campus de

Comércio Vilhena tem uma economia dinâmica e em desenvolvimentoanos, onde o homem denomi-nado civilizado apenas passava por aqui. No final da década de 50, o Presidente Juscelino Ku-bitscheck iniciou a construção da BR-29, atual BR-364, com a principal intenção de ligar o

norte ao restante do país. Essa novidade trouxe muitos be-nefícios para Vilhena, assim como toda a região e mudou a realidade do posto fiscal Vilhenense. Em 1964, através

do IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária), e depois o INCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária) a distribuição de ter-ras, esta foi a grande razão do enorme fluxo de pessoas. Essas pessoas, saiam de grandes cen-tros em todos os cantos do país, deixando tudo por lá, e vieram para o imaginário “Eldorado Amazônico”. Nesta mesma ocasião, chegaram as primeiras cabeças de gado. Um fator muitas vezes esquecido na história Vilhenen-se, e que foi muito bem lem-brada pelo presidente da Liga de Futebol de Vilhena, Samir Abdalla, era o esporte na época. Não era nada necessariamente organizado, segundo Abdalla, era uma reunião da comunida-de, que aos fins de semana se reunia na praça apenas para se divertirem. “O esporte reunia as pessoas. Nos anos 70, o campo ficava na Praça Ângelo Spadari, era o momento de lazer das pes-soas, onde elas se encontravam (...). Existiam duas equipes, o misto e o comercial. O esporte era a maneira de unir a comu-nidade.” contou o Abdalla, morador da época. Depois da revolução trazida pela BR-29 e a distribui-ção de terras, chegou o 5° BEC ( Quinto Batalhão de Polícia de Engenharia e Construção), que trabalharia na conservação da estrada, com o Comandante Todeschini à frente do Batalhão. Na mesma época foi construída a primeira Igreja Católica da Cidade. Um fato interessante sobre o 5° BEC, segundo mo-radores da época, a cidade era fechada no perímetro urbano todos os dias às 19h. Existia uma barreira, todas as noite ela se fechava ninguém entrava e ninguém saia no perímetro urbano de Vilhena. Só abria no outro dia de manhã. Tinha dos dois lados da BR. Até o ano de 77 mais ou menos. No dia 01 de abril de 1969, Vilhena se torna um distrito de Porto Velho, pelo Decreto n° 565, ficando criado o Cartório de Registro Civil e o Juizado de Paz. Na época, Vilhena possuía apenas 160 casas e cerca de 800 habitantes. Já existiam as avenidas: Mare-chal Rondon, Major Amarantes e também a Capitão Castro. Só em 1973 o distrito tem seu primeiro Administrador, Sr. Gilberto Barbosa de Lima, que ficou na administração até o ano de 1977, quando a cidade foi emancipada. Já emancipada, oem 1980, o primeiro prefeito foi

eleito, Sr. Renato Coutinho dos Santos, nomeado pelo governa-

dor de Rondônia Humberto da Silva Guedes no dia 3 março. Entre 1980 e 1983, Vilhena passou por quatro gestões de prefeitos nomea-dos. Renato Coutinho (3 de março a 3 de abril de 1980), Bonifácio Almodóvar (4 de abril a 15 de maio de 1980), Arnaldo Lopes Martins (16 de maio a 23 de março 1982) e por fim, Albino Afonso Wobeto (24 de março a 31 de março de 1983). E logo depois, foi eleito o primeiro prefeito eleito por voto popu-lar de Vilhena. Em uma entrevista exclusiva dada à reportagem do Folha de Vilhena, Samir Abdala, presidente da Liga de Futebol de Vilhena, que é nascido em Guajará-Mirim, mas que já haviam se muda-do para São Paulo, e voltou para Rondônia, exatamente para Vilhena, em meados dos anos 60, nos contou como era a vida de quem morava em Vilhena na época em que ela ainda era um distrito. Ao ser questionado sobre as principais dificul-dades, ele não hesitou em dizer, e não foi apenas uma citada, foram várias. “Falta de médico, falta de estradas, que

não existiam. Também faltavam muitas coisas devido a distancia, 700 km de Cuiabá e outros 700 de Porto Velho. Havia uma gran-de dificuldade de quando uma pessoa ficava doente, a gente ficava sem saber pra onde ir. A gente usava a FAB. O sargento Aimoré que realizava esse tra-balho social, e mandava ou pra Cuiabá ou pra Proto Velho. Sem esse trabalho, muitas pessoas teriam morrido aqui. Era muito dificultoso mesmo. A falta de água também, a gente ia pegar água no igarapé Pires de Sá (...) No caso dos estudos, só haviam classes até a sétima serie. Só chegou a oitava no outro ano. Nós fomos os primeiros forman-dos da oitava serie, no Wilson Camargo”.

Quando perguntado sobre os motivos que fizeram que sua família se fixasse em Vilhena, ele foi bem claro ao dizer que o que fez seu pai pensar que Vilhena cresceria era base da FAB. “Ele tinha razão”, afirmou Abdalla. Hoje,com uma qua-lidade de vida comparada com a do sul do Brasil, mais do que nunca, Vilhena é considerada o eldorado amazônico. É a metró-pole dos criadores de gado. Seus pastos e os dos sete municípios do entorno alimentam 2,5 mi-lhões de reses. Centro regional de serviços, Vilhena também é o principal destino dos fazendeiros de outras cidades. Eles gastam, em média, 30 milhões de reais por ano na feira agropecuária local. Mesmo que não morem nos limites do município, depen-dem de Vilhena para o dia-a-dia. Lá compram veículos, roupas e fazem supermercado. Vão ao médico, ao banco e põem seus filhos na escola. Apesar de ter apenas 67.000 habitantes, Vilhe-na já mantém três instituições de ensino superior. Não falta traba-lho e os salários são superiores aos de Porto Velho, a capital do estado. A regra vale até para o

futebol. Na temporada passada, o atacante Souza, um dos arti-lheiros do campeonato estadual, defendia as cores da cidade de Ji-Paraná. Virou a casaca para ganhar 30% a mais no Vilhena Esporte Clube. A estrada deu novo im-pulso ao comércio. A BR-364 é cortada diariamente por 700 ca-minhões de soja, que se dirigem a Porto Velho, onde embarcam o grão nas barcaças que cruzam

Casa Marechal Rondon primeira casa habitada de Vilhena

Nan

o La

bajo

s

Page 4: 1238

04 FOLHA DE VILHENAVilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

Polícial

Operação Sentinela da PRF prende 03 kg de Pasta Base de Cocaína

Polaco e Cara de Cavalo são presos por porte ilegal de arma no Cristo Rei Nano Labajos

Jovem é baleado em tiroteio

Chacareiro é assassina-do a facadas na área ru-ral de Vilhena

“Matei o cara e fui dormir. Ficar bravo para quê?”, disse friamente o assassino (foto a cima). O homicídio aconteceu por volta das 01h43 desta terça-feira, 16 de novembro, na chácara localizada na Linha 130, Sítio Água Viva. Por volta das 21h30 da segunda-feira, 15 de novembro, o chacareiro Nilson Pereira de Oliveira, 42 anos, conhecido como “Cuiabano” (foto abaixo), estava na sua residência na Linha 130, Sítio Água Viva, ingerindo bebida alcoólica e assistindo televisão junto com Jovelino Silva Alves, 52 anos.

Passadas umas horas, às 01h43 desta terça-feira, 16 de novembro, um elemento invadiu a residência de posse de uma faca e desferiu uma facada na mão direita de Nilson. Seguidamente foi atrás de Jovelino que saiu correndo, o agressor conseguiu derrubá-lo e desferiu um golpe de faca na axila e antebraço esquerdo. Uma última facada atingiu as costas ocasionando a morte.

A polícia militar foi acionada por Nilson. Após uma exaustiva procura, devido ao local afastado, conseguiu localizar o local dos fatos e seguidamente chegaram até a casa do homici-da. Tratava-se de Jadair Freitas dos Santos, 30 anos. Ele estava dormindo tranquilamente e apresentava cortes em três dedos da mão direita. “Matei o cara e fui dormir. Ficar bravo para quê? Tí-nhamos brigado, ai cheguei logo para não ter muito problema”, disse friamente Jadair à nossa reportagem. Segundo Jadair, ele e a vítima haviam se desentendido no sábado e brigaram após tomar

Eram aproximadamen-te 01h10 da madrugada desta útima terça-feira, 16, quando a Polícia Militar prendeu em uma casa, no Bairro Cristo Rei, travessa 1518, acusado de porte ilegal de arma, Claudemir Weiris Fogaça, conhecido como “Polaco” e Adriano de Oliveira, 23 anos, “Cara de Cavalo”( à direita na foto). Segundo testemunhas, Cara de Cavalo e Polaco, foram vistos andando pela Rua 1509 exibindo uma arma de fogo. As mesmas testemunhas acionaram a central de operações da PM,

que foi até o local indicados, e encontrou, Cara de Cavalo e Polaco, em uma residência pertencente a Adriano, com um trabuco. A PM fechou um cerco ao redor da casa e abordou os acusados. Nesta abordagem foi localizada uma garrucha calibre 20, com dois cartuchos carrega-dos. Interrogado sobre a posse da arma, Polaco admitiu ser o dono e disse ter comprado a uns 3 meses pela quantia de R$ 250. Ambos os acusados já têm passagens pela polícia por roubo. Eles foram apresentados no comissariado da Polícia Civil,

Ao ser transformada a droga valeria R$20 mil. É inusi-tado ver que a droga venha para dentro do Estado. Repressão feita pela Operação Sentinela na

Um ônibus que fazia a rota Cuiabá/Porto Velho foi abordado pela Polícia Rodovi-ária Federal. Em revista, os po-liciais encontraram a droga envolta na jaqueta de uma capa de chuva que estava embaixo do banco do morador de Rolim de Moura, Gelson Negri dos Santos, 24 anos.

Num primeiro instante ele negou seu proprietário dos três pacotes de pasta base, cada um pesando 1kg, mas nas suas pertences foi encontrada a calça que faz parte do conjunto da capa de chuva. Junto com ele estava o matogrossense, Marcos da Silva Souza, 21 anos. Ambos foram presos e encaminhados às dependências da Polícia Federal.

Tentativa de homicídio aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 15 de novembro, por volta das 01h00 na Rua 830 N°831 em Vilhena. Josué Vicente de Lima, 23 anos, morador do Bairro Nova Vilhena, levou um tiro que passou de raspão pela cabeça. Segundo ele, viu

um indivíduo, trajando camisa preta e shorts, armado e cor-rendo atrás de outra pessoa. Ao passar perto dele, Josué pulou em sua direção e entrou em luta corporal. Houve uma sucessão de disparos. Foram cinco tiros, um deles o atingiu na cabeça de raspão, ele sofreu também escoriações no joelho esquerdo. Foi encaminhado ao Hospital Regional e está fora de perigo.

fronteira faz com que a rota da droga realiza o caminho inverso. A apreensão aconteceu por volta das 21h desta segunda-feira, 15 de novembro, no Km 0 da BR-364 na divisa RO/MT.

A polícia militar reali-zou diligências para encontrar o autor dos disparos. Horas mais tarde, no mesmo local, os agen-tes avistaram um sujeito com as características descritas pela vítima. Ao ver a viatura, tentou se esconder no banheiro externo da danceteria. Ao ser revistado, foi encontrado um revolver calibre 38 na sua cintura, com

quatro munições intactas. Tratava-se de Cheyeni Taylor da Silva Naré, 21 anos. Ele confessou que a arma foi usada na tentativa de homicídio e teria sido entregue para ele por “Tiago” no Setor 08. Cheyeni é figura conhe-cida da polícia, já teve diversas passagens por furto e é irmão do “Narezinho”, que foi assassinado dentro da Casa da Cidadania.

Page 5: 1238

FOLHA DE VILHENA

Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010Cidade / Artigos

José de Souza Jú[email protected]

No mês de ja-neiro do ano de 1975 foi publicada a 1° edi-ção do primeiro jornal de Vilhena “O Jornal da Morcegada”, tinha como slogan “Morcega-da, fofoca mais não custa nada”. T e r e z i n h a Gonçalves Wobeto foi criadora do jornal e disse que o nome veio da palavra morcego, pois todos os dias a noite um dos organiza-dores ficava vigiando a cidade e relatando os acontecimentos, assim como o morcego vigia durante a noite. “Eu achei que nossa cidade estava precisando de um meio de comunicação inte-

“O Jornal da Morcegada”: primeiro jornal impresso de Vilhena foi publicado em 1975

Nan

o La

bajo

s

Conferindo no dicionário Houaiss, a palavra humo-rista é conceituada assim: “que ou aquele que, sem seus ditos, escritos, desenhos, interpretações cênicas etc., manifesta humor (‘comicidade’, ‘expressão irônica’); que ou aquele que é capaz de perceber e manifestar a comicidade de situações, falas etc”. Agora me diga um humorista brasileiro? Tiririca! Pensou nele? Ele é deputado federal Tiririca. O xodó da mídia em Brasília. Não faço ideia como vai ser o seu mandato. Porém não entendo essa caçada contra ele. Analfabeto ou não? Ou será que sem Tiririca a Casa [Assembleia] terá uns deputados do PT a menos? Pode ser isso, tirá-lo e tirá-los. Seja qual for o significa dos votos do deputado Tiririca ele acabou recebendo mais de um milhão. E só depois disso os ‘doutores’ vão se preocupar com a leitura dele. Se fosse para fazer teste de leitura deveria ser antes das eleições. Sabe o que fica representando? Incompetência. De ‘senhores’ que ganham muito bem e ignoram a democracia. Se o voto é o valor supremo da democracia, o 1,3 milhão de votos do Tiririca viraram palha-çada. É o que parece. Querer barrar um eleito é tarde demais. Deveriam ter parado antes de ser candidato. Quando permitiram sua candidatura o verdadeiro humorista não foi o Tiririca. E depois de eleito, o humorista não continuou sendo o Tiririca. Quem esta fazendo palhaçada não é o deputado Tiririca. Como a moda é de ex-jogadores saírem candidatos, quero só ver quando realmente a Vaca do Tabajara F.C. sair can-didata no Rio. Aposto que só depois de eleita os cariocas – e os ‘doutores’ e ‘senhores’ – vão querer barrar o mandato dela. Ah! Você pode estar pensando que não tem nada haver. Então isso foi uma piada sem graça. Tudo bem, não sou humorista. Confesso que já assisti o Tiririca na TV. Mas não sou fã dele e nem ligava a televisão por sua causa. Também não votei nele e nem condeno quem votou. Só penso que é tarde demais querer ler a Constituição agora. Ou antes das eleições ‘eles’ não sabiam ler? Além do mais o presidente Lula sempre se orgulhou de nunca ter estudado na vida. Que em lágrimas (14/12/2002 e 14/12/2006) recebeu seu diploma. Sendo que, na primeira ocasião falou estar recebendo seu primeiro diploma. E em 1986, quando eleito deputado federal ele não foi diplomado? Será que não existia isso? Comprometo-me de pesquisar. Os humoristas brasileiros poderão querer imitar e ninguém será parecido com o evento Tiririca. Talvez nem ele consiga tal eleição. Como diz Heráclito de Éfeso “tudo flui”. Que segundo o próprio filósofo nem um banho no mesmo rio e mesmo horário será igual, pois o rio não possuirá as mesmas águas. Assim, com outro humorista candidato teremos uma piada velha ou sem graça. Enquanto analfabetos ou não, esses poderão ser fatos e realidades em todas as eleições. Afinal, o requisito para ser candidato tem que ser falido ou sonhador, sobretudo, ser famoso. Principalmente que atraia votos. Então, depois de Enéas Carneiro, Clodovil Hernandes e Tiririca, o Silvio Santos poderá ser um forte nome a ganhar mais de um milhão de votos em São Paulo.

Humorista

ressante, que pudesse infor-mar as pessoas sobre todos os acontecimentos, isso deu certo na época”. Relatou Terezinha. E l e s s e r e u n i a m todos os dias às 11:00 horas da manhã, antigamente no Moveis Carcil, uma fábrica de móveis cujo dono era Carlotto um grande amigo. Localizado anti-gamente ao lado do atual banco

“Morcegada, fofoca mas não custa nada”

Dona Terezinha o jornal mantinha as pessoas atuali-

Nan

o La

bajo

sFamília Zonoecê ainda cultiva costumes e tradi- Marciano Zonoecê foi primeiro habitante de Vi-lhena. Chegou acompanhan-do o desbravador Marechal Cândido Rondon. Ele foi o principal guia e defensor do desco-brimento das novas terras da região amazônica. Foi o pivô das demarcações dos municípios com o apoio de outros habitantes que por aqui chegavam. Trabalhou e lutou pelo nosso estado bravamen-

Bradesco. Eles chamavam de “A Hora do Chimarrão”, todos contavam as histórias e acon-tecimentos que acontecera no dia anterior. Reuniam as infor-mações e publicavam as noti-cias, sobre todos os assuntos. Aniversários, noticias fofocas quentes, acontecimentos atuais e assuntos do momento. As notícias eram feitas com mimeógrafo. Um instru-

mento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande es-cala era utilizado na re-produção de um tipo de papel chamado estêncil. O jornal era composto por apro-ximadamente 15 pes-soas, foi um vitória e conquista muito grande para aquela época. “ U m a v e z escrevi para o Minis-tro sobre umas propa-gandas e matérias que informavam o uso da camisinha, era muito constrangedor a manei-ra que era posto as in-formações, isso deixou as crianças chocadas. O Ministro recebeu e mandou parar com a circulação das infoma-ções, tudo por causa da minha carta”, contou Terezinha.

Eram distribuidos cerca de 50 a 60 exemplares para toda cidade e até para o Sul, os organiza-dores mesmo distribuiam. As pessoas gostavam muito, pois era uma forma de comunicação social. O Jornal da Morce-gada publicou poucas edições. Após o surgimento de um outro

jornal, chamado Impacto, o Jornal da Morcegada parou de publicar suas edições, por volta de 1974. Foi mais ou menos um ano de publicação. Em 1973 Terezinha era Técnica Contábil, em 1976 foi diretora do Wilson Camar-go, foi Presidente do Lions Clube e editora do Jornal Olho Vivo que pertencia também ao Lions Clube. Esposa do ex-prefeito de Vilhena Albino Alfonço Wobeto. Hoje ela é formada em pedagogia, possui curso técnico em Jornalismo expedido pela FENAJ. Tem certificado em Jornalismo Impresso e Radio-jirnalismo emitido em dezem-bro de 1998 pela Federação Nacional dos Jornalistas.

te.O índio aculturado Marciano Zonoecê, do estado do Mato Grosso, era telegrafista. Ele e sua mulher, Maria Augusta, viveram e administraram a estação telegráfica durante 26 anos, a partir de 1943. Che-gou à região a cavalo, pela única ligação entre Cuiabá e o então Território do Gua-poré. A ligação não poderia ser considerada uma estrada, pois não passava de pequeno trieiro no meio da floresta

amazônica. Seus sete filhos nas-ceram no local. Antes deles, outras pessoas estiveram à frente da estação, mas não deixaram registros e, por isso, os Zonoecê são os primeiros moradores conhecidos oriun-dos das aldeias. Atualmente estão vivos cinco filhos e todos continuam morando em Vilhena. Segundo um dos filhos de Zonoecê, Luiz An-tônio Zonoecê eles moravam, onde é hoje o museo abando-

nado. “Meu pai fechou a casa com todos nossos pertences, arquivos de tudo que ele tinha feito em Vilhena, ficou tudo lá. Aí entraram lá e levaram tudo e queimaram muitos objetos, hoje não resta nada do que meu pai fez por essa cidade, nenhuma lembrança”, disse Antônio Zonoecê muito triste. Marciano Zonoecê morreu aos 85 anos de ida-de, no dia 05 de fevereiro de 1997 em decorrência de uma pneumonia. Porém sua

Pat

rícia

Roc

ha

Zonoecê junto com a família, foi o primeiro morador de Vilhena

família vive até hoje em Vi-lhena e continuam cultivando os costumes e tradições da família Zonoecê. Ele foi enterrado no cemitério Cristo Rei. Ele trabalhou mui-tos anos ao lado de Ron-don, porém não havia sido devidamente reconhecido assim como Marechal. Hoje podemos dizer que já existem algumas homenagens ao seu nome. Nossa história também

deve-se a ele. Segundo os parentes de Zonoecê tinha apenas um acervo em sua homenagem na Câmara dos Vereadores. Existem duas ruas com nomes de familiares de Zonoecê. “Era muito difícil naquela época, tinha que ter peito para entrar na mata e desbravar. Meu pai lutou muito pela cidade e sofreu muito também, fomos ataca-dos várias vezes pelos índios

Pat

rícia

Roc

ha

Mérito Marechal Rondon entregue pelo govenador coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o “Teixeirão”

Page 6: 1238

FOLHA DE VILHENAVilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

Cidade

IRPE divulga eleitos do TOP 100/2010

Residência em alvenaria. Rua: Professor Ulisses Rodrigues, nº 5151, Bairro Jardim Eldorado, Conten-do: 02 suítes, 02 quartos, 01 wc social, 01 cozinha, 01 sala de estar, 01 área de serviço, 01 garagem, 01 dispensa. Área construída 160m Escriturada. Valor R$ 220.000,00. Telefone

O jantar de entrega será no dia 18 de dezembro, no salão de convenções do hotel Portinari O resultado da pesquisa TOP 100/2010 já se encontra no site do IRPE (www.irpe-ro.com.br). A pesquisa deste ano se estendeu um pouco mais em relação à pesquisa realizada nos anos anteriores. Foram ouvidas cerca de 3.000 pessoas em seis setores da cidade, conforme mapa geopolítico desenvolvido pelo IRPE. Cada um dos entrevistados respondeu apenas as questões relacionadas à sua atividade social ou profissional. Além dos ganhadores em cada segmento, algumas empre-sas de comunicação serão contempladas com o Mérito Imprensa, devido ao crescimento tido neste ano com jornalismo local. Essas empresas tiveram o reconhecimento de uma considerável porcen-tagem dos entrevistados. Assim também se procedeu com relação ao mérito político. Para se escolher os políticos ganhadores não foram levadas em consideração as críticas contrárias a eles, apenas fatos relevantes para o município. A quantidade de méritos foi feito de acordo com o número de destaques. O jantar de entrega será no dia 18 de dezembro no Hotel Portinari. Os ganhadores serão contatados pelos organizadores para adquirirem os convites, mas isso não é uma condicional para ganhar a premiação. Estarão disponíveis apenas 200 lugares. O IRPE também estará lançando a edição 2010 da revista IRPE onde apresentará os ganhadores. Serão 1.000 exemplares distribuídos gratuitamente.

Cahulla recebe governador eleito e abre as portas para a transição

Dejanir Haverroth

O governador João Cahulla recebeu o governador eleito Confúcio Moura, em seu gabinete, no Palácio Presidente Vargas, para discutir a transição de Governo e outros adminis-trativos. Numa conversa de mais de uma hora, Cahulla assegurou ao futuro governador que as portas estarão abertas e que todas as informações necessárias serão repassadas à equipe de transição indicada pelo governador eleito. “Até 31 de dezembro, governarei com pulso firme e austeridade. Desde já, estou abrindo as portas do Governo para que a equipe de transição trabalhe em conjunto, para que o novo governador assuma o mandato sem sobressaltos, sem desconhecimento da máquina pública”, disse Cahulla, durante

Decom entrevista à imprensa, ao final do encontro. A transposição dos ser-vidores, a continuidade as obras e ações, saúde, sistema peniten-ciário e o Iperon foram alguns dos temas discutidos durante o encontro, além da transição. O governador eleito afirmou que foi “alertado preventivamente” por Cahulla por questões espe-cíficas das pastas. “Foi um encontro pro-veitoso, fui recebido com muita atenção e respeito pelo atual go-vernador que me alertou sobre contratos que se encerram no final do ano, sobre outras situ-ações que precisam ser tocadas, para que a máquina não fique engessada. É bom isso, pois as-sim assumo o mandato sabendo onde devo cuidar primeiro. Foi uma atitude ba-cana do governador fazer esse alerta”, declarou Confúcio, que ainda elogiou a reforma que foi

feita pela atual gestão no Palá-cio. “O prédio foi reformado e ficou bonito e bem cuidado”. Cahulla informou que todas as questões técnicas e administrativas serão tratadas entre a equipe de transição do Governo, comandada pelo ad-junto do Planejamento, Luciano Guimarães, e a equipe do gover-nador eleito. “As questões polí-ticas, serão tratadas diretamente comigo, que estou à disposição

para novas reuniões e consultas se assim forem necessárias”, completou. João Cahulla garantiu os salários e o 13º dos servidores em dia e também o pagamento de fornecedores. “Vou entre-gar o Estado melhor do que recebemos e torço que o futuro Governo possa dar continuidade e fazer uma boa administração”, finalizou.

Corrida de rua Portal da Amazônia acontece no dia 23 de novembro

Corrida de Rua, sor-teio de prêmios e show são algumas das atividades co-memorativas aos 33 anos de Vilhena celebrado na próxima terça-feira, 23 de novembro. As comemorações especiais estarão concentradas na Praça Nossa Senhora Aparecida. A programação de aniversário começa às 16h30 com a realização da 1ª Corrida de Rua Portal da Amazônia, nas categorias: Industriários masculino e feminino (16 a 29 anos – 30 a 45 anos – 46 anos acima), percurso de 8 Km/ Comunidade masculino e feminino (de 16 anos acima), percurso de 8Km/ Infanto Juvenil masculino e feminino (de 13 a 15 anos), percurso de 3 Km. Premiação: Troféus e Medalhas, e dinheiro para categoria adulto geral. Interes-sados podem realizar a inscri-ção na secretaria de Esportes e Cultura (Semec), Ginásio de Esportes Jorge Teixeira de Oliveira, e Sesi Lazer. A partir das 19h acon-tece o sorteio de prêmios que contemplará os contribuintes que estão com o Imposto Predial e Territorial Urbano

Assessoria O SESI- Serv iço Social da Indústria de Vi-lhena em parceria com a Prefeitura Municipal de Vi-lhena, estará realizando neste dia 23/11/2010, a partir das 16h00min, a Corrida de Rua Portal da Amazônia, em Co-memoração ao 33º Aniversá-rio de Vilhena. Esta Corrida de rua terá início e término em fren-te a Praça Nossa Senhora Aparecida,será disputada nas categorias Adulto: Co-munidade e Industriário,com premiação em dinheiro de 1º a 5 º colocados, classificação geral. Na categoria Infanto Juvenil de 13 a 15 anos, com premiação em medalha. A

Confira a programação das atividades para o aniversário de VilhenaAssessoria

(IPTU) em dia. Dentre os prê-mios destacam-se 1 Moto 125 cc, 1 Geladeira e 1 Televisor 32’’. Após a premiação a população vilhenense poderá prestigiar um grande show com a banda ‘A Hora Na-cional’, de Toledo-PR, que promete sacudir a cidade. Uma grande queima de fogos marcará o encerramento das comemorações O prefeito de Vilhe-na, José Rover (PP), afirma que a cidade comemora seu aniversário com grandes ex-pectativas de desenvolvimen-to. Grandes obras estão sendo realizadas e também há mui-tos projetos e programas em andamento que representam um avanço para o município. “Vilhena é uma cidade que está crescendo e se desen-volvendo com qualidade. O nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, ampliar as estruturas e os ser-viços oferecidos à população, conquistar melhorias na área da saúde, educação, lazer, economia, e nos diversos ou-tros setores. Isso nós estamos conseguindo. Então, temos que parabenizar a cidade e a todos os cidadãos que aqui

largada será às 16h30min. As inscrições poderão ser fei-tas no Sesi Lazer, Prefeitura de Vilhena/Semec e Ginásio de esportes Jorge Teixeira. Os industriários mas-culino e feminino de 16 a 29 anos, 30 a 45 anos e 46 anos acima correrão 8 Km. Para a comunidade masculino e feminino de 16 anos acima percorrerão também 8 km. Os infanto juvenis masculino e feminino de 13 a 15 anos percorrerão apenas 3 km. Premiação, classifica-ção geral para adultos: 1º lugar R$ 500,00, 2º lugar R$ 300,00, 3º lugar R$ 200,00, 4º lugar R$ 150,00 e 5º lugar R$ 100,00. Mais informações nos telefones Sesi (69) 3321 2894, Semec (69) 3991 7006

A tradicional Noite da Seresta organizada pela Secretaria de Esporte e Cul-tura terá sua última e sétima edição nesta sexta-feira, 26 de novembro, a partir da

Noite da Seresta será no dia 26 de novembro na Haus Bier

Nano Labajos 21h na Haus Bier. Os art is tas que já participam da grande Noite, estão convidados para fechar o ano com suas apresentações que congrega um considerá-vel público no município de Vilhena.

Page 7: 1238

FOLHA DE VILHENAVilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

Guajará Mirim: A pérola do Mamoré

Autor: Emmanoel Gomes professor e historiador

membro da Academia Vi-lhenense de Letras

Cultura

.

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Goethe)

A vista Panorâmica de Guajará Mirim em 2006.

Mapa de Guajará Mirin

Guajará Mirim é uma cidade que ainda precisa ser desvendada em seus muitos aspectos. Cada rua, esquina, praça, igaraé, lago, cachoeira e avenida, guardam uma história diferente, a cidade realmente pulsa, reverberando histórias fantásticas que somente uma localidade com contornos mágicos da misteriosa selva amazônica pode revelar. As-sentar os seus dormentes na etapa final da construção de uma ferrovia localizada em uma das mais inóspitas regiões do mundo foi o objetivo de mi-lhares de homens que ficaram tragicamente para trás. Era a grande conquista almejada por aqueles que, trezentos e sessenta e seis quilômetros anteriores, iniciaram a gran-

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) reúne, nesta quinta-feira (18) e na sexta (19), representantes de empresas prestadoras de serviços na área de informática e contadores de prefeituras, câmaras, institutos e fundos dos 52 municípios ron-donienses para apresentar as novidades do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap), que passam a valer a partir de 2011. Com duração de quatro horas (das oito ao meio-dia), as oficinas serão ministradas para duas turmas: uma nesta quinta-feira e outra na sexta. Todo o evento será realizado no auditório do TCE, em um trabalho conjunto entre a Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) e a de Informática (SGI), com o apoio do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP). As inscrições podem ser feitas no site do TCE (http://www.tce.ro.gov.br/sigiep). De acordo com Marcelo Rech, técnico da SGI, uma das novidades que será apresentada aos participantes é a unificação das informações do Sigap com as do LRF-Net, sistema que facilita o trabalho do controle externo na análise das prestações de contas, pois aperfeiçoa ainda mais o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal. “É um processo que resultará na incorporação do LRF-Net pelo Sigap”, explicou o técnico do TCE, ressaltando que esse procedimento será feito de forma gradual. “Ao final de 2011, não haverá mais LRF-NET, pois ele estará totalmente unificado ao Sigap, o que vai facilitar ainda mais para os órgãos jurisdi-cionados e as empresas prestadoras de serviços nas prestações de contas junto ao Tribunal”, disse. Outra novidade, de acordo com Rech, é o aprimoramen-to no envio das informações relativas à gestão de pessoal. A partir de 2011, todos os entes municipais terão de enviar mensalmente os arquivos com os nomes dos seus servidores. “Essas informações vão auxiliar o TCE no cruzamento de dados, visando à constatação de algum tipo de irregularida-de nos quadros funcionais dos órgãos”, disse o técnico. Dessa forma, a Corte poderá identificar, por exemplo, se há servidor (efetivo ou comissionado) extrapolando os limites legais de horas trabalhadas.

TCE explica novidades do Sigap a contadores municipais e prestado-res de serviço

Estação Ferroviária da Madeira Mamoré em Guajará Mirim,hoje transformado em museu.

Locomotiva 17. Pátio do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Guajará Mirim. Foto Nazaré, 2008.

Porto de Guajará Mirim na década de quarenta, a Pérola do Mamoré..

de batalha contra o infinito e oculto espaço amazônico. Guajará, como meta a ser alcançada, foi uma espécie de prêmio dos homens de on-tem aos homens de hoje. Não

é exagero cobrar de todos que ali queiram se aventurar, que respeitem a terra, as pes-soas, as tradições, a floresta e as águas do Mamoré que se esfrega freneticamente na cidade, pois, se tudo foi tão doloroso, difícil e louco como todos contam sobre a

Madeira Mamoré, Guajará é sem dúvidas o grande e verdadeiro símbolo da con-quista humana amazônica no extremo oeste Brasileiro. A cidade, mais que

o Teatro Amazonas é o ver-dadeiro símbolo de vitória do homem sobre o absurdo abismo amazônico do final do século XIX, até porque, a cidade inexplicavelmente existe no extremo do mundo, sendo construída por homens e mulheres diferentes, fortes, pobres e simples, pessoas de todas as partes do mundo. É a conquista de um

novo espaço para a civilização moderna, moldada em valores culturais dist intos. Que as almas dos que se foram, em função da medonha empreitada, possam descansar em paz, pois foram personagens de um épi-co, inigualável, que causa um sentimento de espanto, gran-

diosidade e orgulho para seus filhos e a todos que conhecerem sua trajetória. Guajará, antes da cons-trução da ferrovia Madeira Mamoré, se chamava Porto Es-

piridião, e já se constituía como importante entreposto comer-cial, onde os seringalistas se instalaram para dar seguimento aos negócios da borracha. É uma cidade que faz fronteira com a Bolívia, ganhou impulso com a construção da Estrada de Ferro, tem sua ver-dadeira origem em 1912, ano da conclusão da Madeira Mamoré.

Foi elevada a con-dição de município no dia 12 de julho de 1928 e em 13 de setembro de 1943 se tornou município do Terri-tório Federal do Guaporé ao lado de Santo Antônio das Cachoeiras, Porto Velho e Lábrea, tendo como primeiro prefeito, que na época era chamado de Superintendente, o médico dr. Boucinhas de Meneses. Guajará, que rece-beu o título carinhoso de “Pérola do Mamoré”, guarda mitos, lendas e segredos, personagens históricos que saltaram da realidade para tornarem-se lenda, como o caso do Capitão Alípio e as histórias que o envolve. Tam-bém possui características que merecem comentários e elogios. É provavelmente o município mais verde do Brasi l e do mundo, pois possui noventa e cinco por cento de suas florestas de pé, é rodeada por parques de pre-servação ambiental, reservas de conservação extrativista e ainda reservas indígenas. Em

época de aquecimento global, onde profundas criticas sobre o desmatamento da Amazônia se massificam na mídia regional, nacional e internacional, se torna um exemplo para todos. Guajará Mirim des-monta a tese de que os brasilei-ros não conseguem preservar a floresta amazônica. Podemos sim, cuidar da rica floresta tropical. Guajará está bem ali, para provar nossa tese. Um outro aspecto é seu potencial turístico, quando devidamente traba-lhado se tornará referência na Amazônia, pois une várias questões como: patrimônio histórico, que está preser-vado, rios maravilhosos, a serra do Pacaás, culinária regional, a visita à Bolívia, música, dança e a possibi-lidade da pesca, além do turismo de aventura.

Page 8: 1238

Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 201008 FOLHA DE VILHENA

Ligue: (69) 3321-1500e venha dirigir esta novidadeConcessionária Fiat - Vilhena e Região Av. Celso Mazuti, 6643 - Vilhena - RO

Page 9: 1238

A Mega Operação Justiça Rápida Itinerante, do Poder Judiciário de Rondônia, iniciou hoje, em mais uma comarca, a triagem dos conflitos de menor potencial que podem ser resolvidos de maneira mais rápida. Em Cerejeiras, na região sul do Estado, o serviço de seleção das reclamações

Estradas eram um areião. Há dez anos que as estradas não recebiam tratamento. A obra terá uma durabi-lidade de 06 anos, apenas trabalhos de manutenção serão realizados periodicamente. Pontes intransitáveis foram

Desde o início de 2010, o município de Vilhena regis-trou 1.229 casos de dengue. Preocupado em frear as estatísticas da doença, o MP-RO realizou reunião com representantes da área de saúde, em que foram definidos compromissos quanto às ações de combate.

Na tarde desta quarta-feira, 17, o avião da Polícia Fe-deral, pousou em Vilhena trazendo dois apenados do presídio de Mossoró. Euzébio Gemes e Ronizamar Antonio Souza Aredes, estavam na cadeia de Mossoró, Rio Grande do Norte, onde cumpriam regime fechado.

Cascalheira e São Lourenço recebem mais de R$800 mil de investimento

Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010 Diretora responsável: Jesica Cristina Mathias Labajos Nº 0088ANO llI

e-mail: [email protected] Fone:(69) 3321-5713R$. 1,50

Página 04

Presos enviados a Mos-soró retornam a Vilhena

Página 03

Dengue: Promotoria deter-mina ação contra imóveis abandonados

Página 06

Operação da Justiça faz triagem no município de Ce-rejeiras

Página 03

Page 10: 1238

02 RONDOSULVilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

CNPJ: 63.772.347/0001-72Fundado em 26 de julho de 2007 Sede: José do Patrocínio 2426 - Bairro São José - Vilhena - Rondônia CEP: 78.995-000 Cel: 84248967 / 9964-3414 [email protected]

DIRETORA RESPONSÁVELJesica Cristina Mathias LabajosDIRETOR COMERCIALOsías Hernán Labajos LagosDIRETOR ADMINISTRATIVOAngélica Carolina Mathias Labajos

CONSELHO EDITORIALJésica C. M. Labajos - Osias Hernán Labajos L. - Angélica C. M. LabajosEditoração Gráfica: RondoSulImpressão: Grafica Futura de CerejeirasTiragem 3.000 Exemplares

Circulação do jornal em: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Chupin-guiaia, Pimenta Bueno, Cacoal, Porto Velho e Brasília (DF).

Os artigos e colunas com assinatura dos autores não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

Page 11: 1238

03RONDOSULVilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

Notícias

Prefeitura municipal de Cerejeiras inaugura hoje nova biblioteca

Será inaugurada nesta sexta-feira, 19/11/10 às 19h00 na Avenida São Paulo a nova biblioteca do Município de Cerejeiras. O prédio terá o nome de Joel Gonçalves Freire em homenagem a um aluno que morreu a caminho da escola. Dotada de, sala de leitura e banheiros de ambos os sexos. O novo prédio conta com um amplo espaço totalmente mo-dernizado onde colocará a disposição da população itens como: tele-centro, sala de ví-deo sala de leitura e um acervo com mais de 3.000 títulos entre obras de escritores renomados do mundo literário, obras pe-dagógicas e técnicas. E títulos infantis atualizados e contem-porâneos, proporcionando aos alunos e a população em geral, maior conforto, para a realiza-ção de seus trabalhos. A área construída é de 376,51 m, num valor total de 252,858,59 (duzentos e cin-qüenta e dois mil, oitocentos e cinqüenta e oito reais, e cin-qüenta e nove centavos), sendo

que 220,000,00 (duzentos e vinte mil reais) é uma emenda da Senadora Fátima Cleide (PT) liberado pelo Ministério da De-fesa, através do programa Calha Norte, e a contrapartida do mu-nicípio é de 32,858,59 (trinta e dois mil, oitocentos e cinqüenta e oito reais e cinqüenta e nove centavos). O prefeito Kleber Ca-

Assessoria

Presos enviados a Mossoró retornam a Vilhena

Pâmela Fernandes Na tarde desta quarta-feira, 17, o avião da Polícia Fe-deral, pousou em Vilhena trazendo dois apenados do presídio de Mossoró. Euzébio Gemes e Ronizamar Antonio Souza Aredes, estavam na cadeia de Mossoró, Rio Grande do Norte, onde cum-priam regime fechado. Eles foram transferidos de Vilhena para lá, no mês março. Doze condenados já haviam retornado à cidade, no dia 06 de outubro, e apenas Euzébio e Ronizamar retornaram à cidade dessa vez. A transferência dos 23 presos, que ocorreu exatamente no dia 18 de março, ainda traz sérios questionamentos sobre o assunto. Ouvia-se dizer que era pela super lotação do presídio vilhenense, outros diziam que era pelo grau de periculosidade dos detentos. Os detentos retornaram para Vilhena, pelo mesmo mo-tivo dos outros 12. Foi por uma decisão do Juiz de Mossoró, que determinou que todos os apenados de outras cidades e estados, retornassem para seu local de origem. Copa Cidade Campo 2010 reúne valores do futebol vilhenense

Operação da Justiça faz triagem em Cerejeiras

A Copa Cidade Campo 2010, teve inicio no último dia 13 de novembro. Com 18 equipes participantes.As equipes são: VIPAL/COM.MARIANO, UNIVERSITÁRIO, LAVADOR PARAD. GRANDE, SOCIEDADE, AJAX PARAD. GRANDE, BOA VISTA, UNIÃO, JBS FRIBOI, SEMELHANTES, CARRO-CERIAS PARANÁ, PATO BRANCO, PORTAL S/A AMIG DA TERÇA, BOCA JUNIOR, MOVEIS GAZIN, AJAX/ BOM DE BOLA, JUVENTUS, OTICA SOL ATLÉTICO VILHENENSE. No dois primeiros jogos, as primeiras equipes que se enfrentaram, foram, VIPAL/COM. MARIANO contra SOCIE-DADE ESPORTE CLUBE, jogo que ficou empatado em 1X1. Já entre MOVEIS GAZIN e OTICA SOL, a equipe Gazin ficou na frente, com o placar de 1X0 a seu favor. Já na segunda rodada, no domingo, 14, foram 3 jogos. Foi este o placar das equipesJBS FRIBOI 03 X 02 AJAX PARADA GRANDECARROCERIAS PARANÁ 01 X 03 BOCA JUNIORSBOA VISTA 00 X 01 SEMELHANTES. No próximo sábado, 20, o primeiro jogo começa às 15h, AJAX BOM DE BOLA X ATLÉTICO VILHENENSE. O jogo das 16h15m fica por conta das equipes SOCIEDADE ESPOTE CLUBE X UNIÃO. E para fechar a tarde de jogos, às 17h30m, que joga são LAV. PARADA GRANDE X SEMELHANTES. A 4ª acontece no domingo, 21, nos mesmo horários do sábado, 20. As equipes que se enfrentaram são JUVENTUS X BOCA JUNIOR, UNIVERSITÁRIO X POSTO PARADA

Ede

blan

des

Orti

s

listo de Souza o vice-prefeito Pedro José Alves e o Secretário Municipal de Educação José Carlos Valendorf receberão para a inauguração diversas autoridades do município e da responsável pelas bibliotecas e museus do Estado de Rondônia Sra. Maria de Nazaré Figueiredo da Silva, além de todos os vere-adores do município, que tem

sido parceiros da Administração no desenvolvimento dos projetos a eles encaminhados. “Entrega-remos à população de cerejeiras esta Casa de Letras, pois é atra-vés da leitura, aprimoramento e expansão do conhecimento que enriquecemos o nosso SABER, único bem que é genuinamente nosso e que ninguém jamais nos tirará”, enfatiza o prefeito.

A Mega Operação Jus-tiça Rápida Itinerante, do Poder Judiciário de Rondônia, iniciou hoje, em mais uma comarca, a triagem dos conflitos de menor potencial que podem ser resol-vidos de maneira mais rápida. Em Cerejeiras, na região sul do Estado, o serviço de seleção das reclamações das pessoas da comunidade serão recebidas do dia, 16, até esta sexta-feira, 19; mesmo dia em que ocorre a triagem na comarca de Jaru. Em ambas as comarcas as audiên-cias estão agendadas para o dia 3 de dezembro. De acordo com a ju-íza coordenadora da operação em Cerejeiras, Márcia Regina Gomes Serafim, tanto as audi-ências quanto a triagem serão realizadas no fórum da cidade, na avenida das Nações, no cen-tro. O início do atendimento ao público será às 9h. Já em Jaru, conforme informação do juiz que coordena a operação do Judiciário no município, Elsi Antônio Dalla Riva, o atendi-mento no dia 19/11 para a coleta de reclamações será das 8h às

TJ-RO

Pâmela Fernandes

13h e das 14h às 18h, no Fórum Ministro Victor Nunes Leal, na rua Raimundo Cantanhede, 1080, no Setor 2 do município. As pessoas interessa-das em procurar a Justiça para resolver conflitos devem ir aos fóruns dessas comarcas de posse dos documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de residência e outros documentos que comprovem o direito que será reclamado.

Competência Por meio da Mega Operação Justiça Rápida Itine-rante são resolvidos casos de Direito de Família: Conversão de Separação Judicial em Divór-cio, Divórcio Imediato (Emenda Constitucional 66/2010), Pen-são Alimentícia, Execução de Pensão Alimentícia, Revisão e Exoneração de Pensão Alimen-tícia, Oferta de Alimentos, Re-conhecimento de Paternidade, Justificação de União Estável, Restabelecimento de Sociedade Conjugal, Dissolução de Socie-dade de Fato e Guarda entre Pais (Poder Familiar). E outros mais simples,

como a Justificação de Registro Tardio de Nascimento, Mudança no Registro Civil por erro gráfi-co, nome ridículo ou vexatório, inclusão/retificação de filiação e descendência/ascendência genealógica; Enquadram-se ainda a reintegração de Posse, Rescisão/Revisão Contratual, Obrigação de Fazer/Não Fazer/Dar (Cum-primento Contratual ou Repa-ração de Danos), Reparação de Danos Decorrentes de Acidente de Trânsito, Cobrança de Alu-

guéis, Cobranças e Execuções em geral (cheques, promissórias, ‘notas de venda’, ‘dívidas de caderneta de taberna’), Questões de Direito do Consumidor (apa-relhos defeituosos, telefonia, faturas de energia elétrica, água e telefone). Há ainda competência para instruir e julgar delitos de menor potencial ofensivo, com pena até 02 anos de detenção.

Page 12: 1238

Vereador Garcia (DEM) quer avaliação oftalmológica e auditiva para alunos da rede municipal O vereador cobrou na sessão de hoje, terça dia 16 de novembro, através de indica-ção a Lei n° 1.387/2001 que determina a Obrigatoriedade da Realização Anual de Avaliação Oftalmológica e Auditiva nos Alunos da Rede Municipal de Ensino. Os exames previstos nesta Lei serão realizados por médicos visando avaliar as con-dições clínicas dos estudantes para que não haja comprometi-mento no desenvolvimento das atividades escolares. Mais de 90% dos problemas oftalmológicos dos

Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010RONDOSUL04

Geral

Cascalheira e São Lourenço recebem mais de R$800 mil de investimento

Sessão da Câmara entra em discussão sobre regulamentação de terrenos no Setor 13 Estradas eram um areião. Há dez anos que as estradas

não recebiam tratamento. A obra terá uma durabilidade de 06 anos, apenas trabalhos de manutenção serão realizados periodicamente. Pontes intransitáveis foram renovadas. Recursos do Fundo Para Infra-Estrutura de Transportes e Habitação – FITHA no valor de mais de R$800 mil foram investidos na recuperação e cascalhamento das estradas da zona rural de Vilhena nos distritos de Cascalheira e São Lourenço. Benefício do Governo Estadual conta com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Vilhena. O distrito de Cascalheira recebeu 33 Km de cascalho. O trecho que inicia na antiga RO-399 e termina na divisa com o município de Corumbiara, beneficiará o escoamento da produção de mais de 200 famílias da área rural. As máquinas que realizam as obras são da prefeitura. O cascalho foi cedido por Ivaldir Zonta, dono da Líder Mineradora, localizada no trecho que recebeu o benefício. Faltam apenas 04 km para concluir a obra.

alunos podem ser evitados ou minorados com educação, saúde, assistência curativa e detecção do problema com a realização do exame de vista no início da fase escolar. Para o vereador o impor-tante também é realizar palestras de orientação conferidas por médicos especialistas na área de oftalmologia aos pais, alunos e professores da rede municipal de ensino. De acordo com Garcia, são exames simples que podem fazer toda diferença no desempe-nho escolar. Muitos alunos que fre-quentam as escolas da Rede Municipal de Ensino não estão

habituados a exames médicos periódicos e apresentam um baixo rendimento escolar,

motivado, muitas vezes, por problemas oftalmológicos e

Na manhã de terça-feira, 16 de novembro na Câma-ra dos Vereadores o Presidente Carmozino iniciou a sessão com a leitura da nota de pesar ao pai do publicitário Carlos da Alpha Produções o senhor Pedro Costa, que faleceu este último dia 15. Todos os vereadores lamentaram muito o fato ocorrido e prestam apoio a família do mesmo. A sessão deu conti-nuidade com várias discussões e aprovações de projetos. No entanto os mais discutidos foram a regulamentação dos terrenos do Setor 13, na área do SAAE e também a falta de energia no local. H á a l g u n s anos isso vem sendo discutidos, porém, nada ainda foi resolvido, como disse o Vereador prof. Ronaldo. Ainda completou fa-lando que teriam que exigir essa regulamentação do Prefeito, pois o fato já teria sido aprovado nas últimas sessões da Câmara. Vereador Ronaldo ainda em seu discurso pediu desculpas aos brigadistas, pois na sessão anterior juntamente com Corpo de Bombeiros eles receberiam moção de aplausos, porém os brigadistas não re-ceberam, foram simplesmente esquecidos. Sobre a questão da falta de energia do Setor 13, Eliane da Emater relatou que a possível solução, seria enviar um oficio para CERON para que eles acelerem a obra nos setores, pois nada mais impede que esta regulamentação aconteça.Veja os projetos discutidos e

aprovados:Leis e Projetos3.446/2010Dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 219.000,00 no vigente Orçamento Programa e dá outras providên-cias. SEMED p/ manutenção do transporte escolar dos alunos da rede municipal.3.449/2010Revoga o artigo 9º e altera a redação dos artigos 1º e 2º da Lei nº 1.804, de 07 de maio de 2004 e dá outras providências. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de ex-cepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Artigo 37 da Constituição Federal.3.450/2010Dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional su-plementar no valor de R$ 9.000,00 no vigente Orçamento Programa e dá outras providências. SEMED para aquisição de grade de pro-teção para a E. M. E. F. Ângelo

Mariano Donadon.3.451/2010Dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 16.500,00 no vigente Orça-mento Programa e dá outras providências. SEMEC para comemoração do aniversário de Vilhena, e SEMAS para pagamento de conta tele-fônica e outras despesas de manutenção.3.452/2010Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Especial de R$ 14.542,50 no vigente Orçamento Programa Câmara de Vereadores para pagamento de despesas de exercícios anteriores com pessoal.3.453/2010Dispõe a autorização para abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 192.400,00 no vigente Orça-mento Programa e dá outras providências. Câmara de Ve-readores para pagamento de

pessoal e encargos.DECRETO20.880/2010Altera e aprova o novo quadro de atividades e atribuições de cargos em Comissão e Função Gratificada, pertinentes à Es-trutura Administrativa do Mu-nicípio de Vilhena e dá outras providências.056/2010Requer ao Prefeito Munici-pal que informe se está sendo cumprido o previsto na Lei Municipal nº 2.669/2009, que dispõe sobre a realização de consulta e exames médicos nos alunos das creches e escolas da rede municipal, com médicos especialistas em oftalmologia e otorrinolaringologia e demais exames.057/2010Requer ao Prefeito Municipal que encaminhe a esta Casa de Leis cópias das notas fiscais da Escola Municipal Castelo Bran-co, referente ao recurso recebido do Governo Federal PDE/2009.

Já no São Lourenço a encarregada é a empreiteira Dallavale, do empresário Luciano Dallavale, a equipe está sob a supervisão de um engenheiro do DER. O distrito foi contemplado com 20 Km do benefício. “São 12 cm de cacalho, base compactado. A pri-meira fase é erguer a estrada 2 cm, passa o rolo e molha. Logo é colocado o cascalho. Hoje para nós é uma emoção falar com os agropecuaristas, sitiantes e fazendeiros que são beneficiados com este trabalho diferenciado. Lutamos pelo homem do campo, para enviar sua produção devemos dar condições”, disse emocionado o prefeito Zé Rover. O prefeito levou uma comitiva da imprensa para conhecer as obras, o acompanharam o secretário de obras, Zé Carroceiro e o secretário de Comunicação, Elton Bit-tencourt.

Page 13: 1238

05RONDOSUL

Espaço SaúdeA Saúde da Familia

CRUZADINHAS 16 Respostas na próxima edição.

RESENHA LITERÁRIA

Vilhena - RO, de 19 a 25 novembro de 2010

GIRANDO PELO MUNDO

Resposta Edição 15

CURIOSIDADES

Momento da Piada e do Adivinha

Prevenir é melhor que remediar. Embora muitos dados ainda sejam preliminares, há cada vez mais evidências de que a quitanda da esquina pode ser uma fonte rica em agentes anticancerígenos. Certas frutas e legumes parecem ter pro-priedades eficazes no combate ao câncer. É exatamente isso que os pesquisadores estão começando a estudar. A seguir, uma amostra da recente safra de descobertas: Tomates- Os cientistas já sabiam há muito tempo que homens que consomem alimen-tos com tomates cozidos, como o molho da macarronada, ten-dem a apresentar índices meno-res de câncer de próstata. Mas um estudo divulgado durante o encontro da Associação Ame-ricana para Pesquisa do Câncer revelou que doses diárias de licopeno - um antioxidante que faz com que os tomates amadureçam e é responsável por sua cor vermelha - podem

Afinal quantos fios de cabelos temos na cabeça? Depende da idade. Os recém-nascidos tem de 100000 a 150000 folículos no couro cabeludo.Entre 20 e 30 anos, a cabeça humana tem, em média, 615 fios por centímetro quadrado, o que quer dizer 150000 fios, aproximadamente. Dos 30 aos 50, o número cai para 485 fios e vai diminuindo lentamente.Um octogenário saudável tem 435 raízes por centímetro quadrado. Isso, é claro não vale para os carecas, em quem já não funciona mais aquele detalhe fundamental: o folículo piloso. Cada folículo piloso produz um fio. eles não desaparecem com a idade, apenas param de produzir cabelos. Esses

O número de mortes pelo cólera no Haiti subiu a 1.110, segundo balanço divul-gado nesta última quarta-feira (17) pelo Ministério da Saúde.Entre terça e quarta, foram re-gistradas mais 76 mortes. O número de interna-ções subiu 1.583, para 18.382, desde o começo da epidemia, em meados de outubro.Na capital, Porto Príncipe, onde ainda existem muitos campos de refugiados de vítimas do terremoto de 12 de janeiro, o número de mortes subiu de 38 para 46. As autoridades temem que a doença se espalhe pela capital, por conta das condi-ções precárias de higiene nos abrigos. Um primeiro caso de

Número de mortos pela epidemia de cólera sobe no Haiti

O fiscal perguntando para o cria-dor de porcos:- O que o senhor dá para seus porcos comerem?- Restos de comida, lavagem.- Tá multado!Tempos depois, vem ele com a mesma pergunta:- O que o senhor dá para seus porcos comerem?- Dou comida fresca, feita na hora.- O quê? Tá multado!Um mês depois e lá vem ele de novo:- O que o senhor dá para seus porcos comerem?- Dou 10 Reais para cada um e eles que se virem!

não apenas prevenir o câncer de próstata, mas também diminuir o tamanho dos tumores já exis-tentes. Homens que ingeriram 30 mg do suplemento (quantidade encontrada em cerca de 1,5 kg de tomates) apresentaram níveis mais baixos de antígeno prostá-tico específico - uma substância que indica o crescimento celular - e tumores menores. Soja- Estudos anterio-res demonstraram que as mu-lheres que consomem produtos derivados da soja, tais como tofu e leite de soja, têm menor probabilidade de desenvolver câncer de mama. Mas nunca se soube o motivo. Agora, um pequeno estudo com 24 mu-lheres pôde indicar a resposta: parece que a soja mantém os níveis de estrógeno no sangue sob controle, inibindo a prolife-ração das células mamárias. As participantes do estudo tomaram mais de quatro copos de leite de soja por dia, durante um mês, e o níveis máximos de estrógeno

encontrados no sangue caíram 40%. Brócolis - Entre todas as verduras que combatem o câncer, o brócolis, a couve-flor e o repolho destacam-se,especialmente quando se fala de câncer de bexiga. Se-gundo um relatório publicado na revista do National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer), num grupo de 48 mil homens voluntários, apenas os que consumiram brócolis e hortaliças da mesma família apresentaram menor risco de câncer de bexiga. Esse tipo de verdura combate o câncer, eliminando organismos pre-sentes no sistema digestivo que poderiam desencadear o Hortelã - é muito usada, em especial pela cozinha árabe, no preparo de molhos, para aromatizar pratos salga-dos. Em bebidas e sobremesas pode dar um sabor especial. Há muitos tipos de hortelã, com sabores e aromes

Beijada por um AnjoChandler, Elizabeth.

“Sei que o perdi... Tristan está morto. Jamais poderá me abraçar novamente. O amor termina com a morte.” Ivy. Ivy e Tristan foram feitos um para o outro. Eles dis-cordavam apenas em um ponto: Tristan nunca acreditou em anjos. Ivy, por sua vez, fez dos anjos seus protetores nos mo-mentos mais difíceis. E quando Ivy sente ter encontrado o amor de sua vida, um acidente muda o rumo desta história, fazendo com que Ivy questione a existência de algo que era certo em sua vida, os anjos. Uma linda história de amor interrompida cedo demais.

Halo-Um Amor que Ultra-passa as Barreiras do Céu e do Inferno. Adornetto, Alexandra. Três anjos são enviados à Terra com planos de se mistura-rem aos humanos para assegurar a paz e trazer a bondade. Gabriel, o Herói de Deus, que se disfarça de professor de música; Ivy, serafim abençoada com poderes de cura; e Bethany, a mais nova e inexperiente do grupo, enviada como uma jovem estudante para aprender sobre a humanidade.

cólera foi detectado na terça na República Dominicana, país vi-zinho ao Haiti, onde há uma forte epidemia da doença, informou o ministro da Saúde Pública, Bau-tista Rojas. O paciente é “Wilmont Lowel, de 32 anos, um haitiano que está internado em um hospital da cidade de Higuey”, no leste do país, a 140 km de Santo Domin-go, declarou Rojas à imprensa. O presidente dominica-no, Leonel Fernández, convocou uma reunião da cúpula do gover-no para avaliar a situação. Há duas semanas, o governo dominicano estabeleceu severos controles para impedir a entrada do cólera no país, limitan-do ao máximo a entrada de haitia-

Fonte: G1

- Porque o louco toma banho com o chuveiro desligado? Por que ele comprou um champô para cabelos secos!

- Porque o louco ficou feliz quan-do montou o quebra-cabeças em 6 meses? Por que na caixa estava escrito: de 4 a 6 anos.

- Que problema tinha o decora-dor quando foi ao médico? Um problema de coração!

- O que o fósforo falou para o cigarro? Por sua causa, perdi a cabeça.

- O que o porco-espinho pergun-tou ao cacto? É você, mamãe?

diferentes. As mais conhecidas no Brasil são a hortelã-pimenta e a hortelã comum. A culinária árabe uso muito a hortelã em seus pratos. O quibe, o tabule e pratos à base de carne de cordeiro são alguns exemplos. Suas folhas frescas dão aroma especial a saladas, caldas e pratos à base de carne e de peixe. O chá de hortelã é in-dicado para ajudar na digestão, na eliminação de gases e de se-creções do pulmão, no combate aos parasitas, cólicas intestinais e no tratamento da diarréia. Pode ainda produzir bons resultados no funciona-mento da vesícula biliar, no tratamento da insônia, de dores de cabeça e da congestão das vias aéreas superiores.

Fonte:www.mulherdeclasse.com.br

Page 14: 1238

06Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

RONDOSULNotícias

COMARCA DE CEREJEIRASCARTÓRIO DA 2ª VARAEDITAL DE VENDA JUDICIALPARA PUBLICAÇÃO NOS TERMOS DO ARTIGO 687, 3º DO CPC.O(a) Juiz(a) de Direito da 2ª Vara torna público que será realizada a venda do bem a seguir descrito e referente à Execução que se menciona.Processo: 0021594-33.2009.822.0013Classe: Cumprimento de SentençaExeqüente: PEMAZA – Pereira Martins da Amazônia Ltda.Advogado: Fagner Aparecido Borges (OAB/RO 3089)Executado: VICENTE CAMPAGNOLLIAdvogado: Não InformadoValor da Ação: R$. 12.583,72DESCRIÇÃO DOS BENS: “01 (um) imóvel urbano, localizado no setor “C”, quadra 84, lote 11, com área de 450 m2 (qua-trocentos e cinqüenta metros quadrados), tendo uma edificação em madeira, em mau estado de conservação, registrado no Cartório de Registro de Imóveis sob no 1953”, avaliado em R$. 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) em 14/09/2010.DATA DA VENDA JUDUICIAL1ª Venda: dia 22/11/2010, às 09 horas2ª Venda: dia 07/12/2010, às 09 horasOBSERVAÇÃO: Não sendo possível a intimação pessoal do executado(a), fica o(a) mesmo(a) intimado(a) por este meio, bem como seu conjugue, se casado(a) for.Sobrevindo feriado nas datas designadas para venda judicial, esta realizar-se-á no primeiro dia útil subseqüente.COMUNICAÇÃO: Se o bem não alcançar lanço igual ou superior à avaliação, prosseguir-se-á na segunda venda a fim de que o mesmo seja arrematado por quem maior preço lançar, desde que a oferta não seja vil.Cerejeiras - RO., 14 de Outubro de 2010-10-26Jonas de LacerdaEscrivão Judicial SubstitutoAssino por Ordem do MM. Juiz de DireitoSede do Juízo: Fórum Dr. Sobral Pinto, Av. das Nações, no 2.225, Centro – Cerejeiras/RO., CEP: 76997-000 – Fone (0xx69) 3342-2283.

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Pro-motoria de Justiça de Cerejeiras, obteve liminar na Justiça deter-minando que o município de Corumbiara, o Estado de Rondônia e a empresa Daniel Rocha-ME façam a adequação de todos os veículos envolvidos no transporte público escolar de Corumbiara, de acordo as responsabilidades de cada um, no prazo de 60 dias. A decisão estabelece que as normas de segurança e tra-fegabilidade deverão ser obedecidas, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000 até o limite de R$ 20 mil. A medida também prevê que seja apresentado relatório de eventuais aulas perdidas pleos estudantes, devido à ausência de tranporte escolar e crono-grama de reposição, se for o caso. A liminar foi concedida em Ação Civil Pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Jarbas Sampaio Cordeiro, em que ele informa que os ônibus terceirizados pelo Estado da Empresa Daniel Rocha ME estão sem combustível, razão pela qual não percorrem o trajeto estabelecido, o que faz com que estudantes, sem transporte, percam aulas. O Promotor de Justiça também detalha as condições inadequadas de segurança dos veículos que transportam alunos de Corumbiara. Os argumentos foram acatados pela Juíza Márcia Regina Gomes Serafim, que concordou que o transporte tem co-locado a vida dos estudantes em risco. Citando vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros, destacou que os ônibus escolares não oferecem condições de uso, pois apresentam problemas tais como a ausência de cinto de segurança, extintor de incêndios, limpador de para-brisas, faróis e piscas danificados, bateria solta, pneus lisos, dentre outros. A Magistrada lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que toda criança tem o direito à educação, lhes sendo assegurada a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola pública e gratuita próxima de sua resi-dência, sendo o dever do Estado assegurar o devido transporte.

Desde a manhã desta quinta-feira, 11, que se estenderá até sexta-feira, 12, na câmara municipal, no gabinete do Vereador Carmozino, está acontecendo a regulamentação de documentos, inscrições para novos exames de ARRAIS, que seria como a CNH, só que para barcos e também a entrega, para quem já havia feito seus exames. Em agosto já havia sido aplicado outro exame para quem utiliza o barco como amadores, ou apenas como esporte. Foram cerca de 300 regulamentações, entre ARRAIS e documentação dos barcos, que também então sendo entregues nesta quinta e sexta, 11 e 12. Para receber a ARRAIS, os pilotos precisam passar por um exame avaliativo. Toda a prova será baseada em uma apostila que eles já têm em mãos. A nova prova acontecerá no próximo sábado, 13, às 9h da manhã. Para o pescador de fim de semana, Levi Hornório, o mais importante na regulamentação dos documentos, tanto do piloto, quando do próprio barco, é a segurança. Para ele, que tem a pesca como lazer, e está sempre com a família, é bom saber que com o próprio barco está tudo certo, e caso encontre outro piloto no rio, saiba lidar com eventuais problemas. O capitão da Marinha, Josenias, concorda com Levi, e diz que esta, a segurança, é o principal foco da marinha. “ O pescador que sabe das regras, vai estar com tudo conforme manda o regulamento, isso traz mais segurança, tanto para ele quando para outro barco que navegar no mesmo rio”, afirmou o capital. O capitão ainda reforça que as habilitações aqui em Vilhena, estão sendo feitas apenas para pescadores esportista. Já em Pimenteiras, estão passando por um curso os pilotos que usam a pesca como profissão. O curso tem duração de 5 dias, e carga horária de 35 horas/aulas. A formatura acontecerá na próxima segunda-feira, dia 15.

Pescadores tiram ARRAIS Amador

Inaugurado novo pavilhão da Feira do BNH

O prefeito José Luíz Rover (PP) inaugurou na ma-nhã deste sábado (13), o novo pavilhão da feira do BNH. O pavilhão conta com 56 boxes e um investimento aproximado de R$ 190 mil, e visa melhor atender os feirantes e vilhenen-ses que vão à feira municipal semanalmente na quinta e sá-bado. Os novos boxes foram construídos ao lado da antiga feira (reformada este ano pelo prefeito Rover), e visa atender a demanda dos pequenos pro-dutores que comercializam a sua

produção na cidade. Segundo o prefeito este tipo de ação visa justamente fomentar ainda mais a cadeia produtiva, “com investimentos neste sentido é possível fo-mentarmos a cadeia produtiva, levando qualidade para os co-merciantes poderem revender sua produção”, disse. Rover além da constru-

ção da feira ressaltou o trabalho desenvolvido na zona rural, “estamos fazendo nas estradas

vicinais um trabalho que não era feito há 12 anos. O que facilita o escoamento da produção do ho-mem do campo, para a cidade”, comentou. Ao finalizar o seu dis-curso o prefeito já deixou uma missão para os feirantes, “quero pedir aos feirantes, para irem pensando onde querem uma nova feira, que vou buscar re-cursos em Brasília para atender ao pedido de vocês”, finalizou. O novo pavilhão da feira foi inaugurado na manhã do sábado (13) e na noite do sá-bado para amanhecer o domingo

(14) já foi assaltada. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), foram roubadas 12 torneiras e uma pia. Segundo informações do secretário Zé Carroceiro a informação foi de que o roubo aconteceu na madrugada, “o guarda disse que apanhou e teve sua mão cortada, por isso não

conseguiu impedir o roubo”, disse.

MP obtém liminar determinando adequa-ção do transporte escolar em Corumbiara

Desde o início de 2010, o município de Vilhena registrou 1.229 casos de den-gue. Preocupado em frear as estatísticas da doença, o Mi-nistério Público de Rondônia realizou reunião com repre-sentantes da área de saúde, em que foram definidos com-promissos quanto às ações de combate ao mosquito aedes aegypti. Uma das determi-nações feitas pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen é que a Secretaria Municipal de Fazenda adote atitude mais incisiva (multa), quanto a proprietários de imóveis abandonados, reinci-dentes. Os casos deverão ser comunicados ao Ministério Público. Conforme estabeleceu o MP, a Secretaria Municipal de Obras deverá fazer limpeza dos imóveis abandonados. Já a Secretaria Municipal de Saúde terá que garantir mais rapidez na realização de exames de sangue, que podem ajudar no diagnósti-co rápido da doença, enquanto se aguarda o resultado da soro-logia do paciente sintomático. Outra medida que de-verá ser adotada diz respeito ao

levantamento epidemiológico, que terá que ser feito mensal-mente. O documento deverá ser encaminhado à Vigilância Sani-tária, Secretaria de Educação, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério Público. Materiais de apoio também terão que ser distribuídos es-trategicamente, no prazo de 10 dias. O Promotor de Justiça fez determinações quanto a ações de educação e conscien-tização ao Núcleo de Educação e Saúde e sobre o trabalho de prevenção à Secretaria Muni-cipal de Educação, Delegacia Estadual de Educação e insti-tuições particulares de ensino. Vigilância Sanitária e Funasa também tiveram ativi-dades indicadas pelo membro do MP-RO, que determinou que seja promovido um arrastão nos bairros onde houver focos do mosquito transmissor da doença, devendo ser adotada medida de providências como pulverização do veneno.

Dengue: Promotoria de Vilhena determina ação incisiva a proprietários de imóveis abandonados

Page 15: 1238

07Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

RONDOSUL Publicidade

Page 16: 1238

Destaque da Semana!!

08Vilhena - RO, de 19 a 25 de novembro de 2010

RONDOSUL

Olhem só quem estará aniversariando nesta

próxima segunda-feira, 22 de novembro. É

nosso querido amigo Manoel da Tv Vilhena. Ele cursa o 4º periodo de jornalismo na Unir. Toda a turma festeja juntamente com ele e deseja muitos anos de

vida. Parabéns!!!

O pequeno Luis Daniel Gauto Labajos está aniversarian-do nesta sexta-feira, 19 de novembro. Filho do nosso

amigo Orlando Caro do Extra de Rondônia e da professora

Eliane Gauto. Toda a família e amiginhos desejam a esse me-nino muitos aninhos de vida.

Parabéns!

Salmo 125Os que confiam no SE-NHOR serão como o

monte de Sião, que não se abala, mas permane-ce para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR

está em volta do seu povo desde agora e

para sempre. Porque o cetro da impiedade não

permanecerá sobre a sorte dos justos, para

que o justo não estenda as suas mãos para a

iniqüidade. Faze bem, ó SENHOR, aos bons

e aos que são retos de coração. Quanto

àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade;

paz haverá sobre Israel.

A linda Polly Tomi-nato Bonfim sopra

velinhas neste dia 25 de novembro, na pró-xima quinta-feira. A família espera ansio-samente pela chegada do mais novo membro

da família. Todos amigos comemoram

ao lado dela e desejam muitas felicidades a nossa nova mamãe.