15 dicas para não errar no ponto de venda

17
15 dicas para não errar no ponto de venda Dicas importantes preparadas pelo Sebrae para evitar erros nos pontos de venda

description

Dicas importantes preparadas pelo Sebrae para evitar erros nos pontos de venda

Transcript of 15 dicas para não errar no ponto de venda

Page 1: 15 dicas para não errar no ponto de venda

15 dicas para não errar no ponto de venda

Dicas importantes preparadas pelo Sebrae para evitar erros nos pontos de

venda

Page 2: 15 dicas para não errar no ponto de venda

1 - Sucesso x Fracasso

Uma boa localização pode representaruma grande variação no volume denegócios e ser determinante entre osucesso e o fracasso de umempreendimento.

Page 3: 15 dicas para não errar no ponto de venda

2 - A importância do “P” de ponto

A questão da localização não pode serdissociada dos outros componentes domarketing. Considerando os 4 PS, deve-sebuscar a coerência entre o PONTO(localização), o PREÇO, o PRODUTO e aPROMOÇÃO. O P de Ponto tem caráter de vidalonga, enquanto os outros “Pês” podem sofrerajustes e serem reorientados de forma táticamais facilmente.

Page 4: 15 dicas para não errar no ponto de venda

3 - Ponto ideal

O ponto ideal é o que fica mais próximodo seu público-alvo e que mais se ajustaà proposta do negócio. Uma loja que nãoatenda a essas características requerinvestimento de muito tempo e dinheiropara garantir a sua presença no mercado.

Page 5: 15 dicas para não errar no ponto de venda

4 - No caminho do cliente

O bom ponto é aquele que fica no caminho docliente”. É preciso analisar o traçado das ruas eavaliar se o trânsito é compatível com aatividade. Grandes avenidas com retornos eestacionamentos proibidos afastam ocomprador. De modo geral, viasmovimentadas adaptam-se às compras porimpulso e as mais calmas à venda de produtosespecializados.

Page 6: 15 dicas para não errar no ponto de venda

5 - Facilidade de acesso

O sucesso também depende da facilidadede acesso. “Uma padaria, por exemplo,deve se instalar no sentido centro-bairro,para que as pessoas possam estacionarna volta para a casa”.

Page 7: 15 dicas para não errar no ponto de venda

6 - Aspectos legais

No caso de imóveis usados é bom avaliarse a área permite a montagem de umaloja e se a reforma é viável do ponto devista arquitetônico e financeiro. Procureinformar-se detalhadamente sobre aslimitações para a construção.

Page 8: 15 dicas para não errar no ponto de venda

7 - Lojas em shopping

Lojas em shopping centers pedem umaanálise do perfil do público, do mix deempresas e das exigências impostas pelaadministração. “Uma ótima ideia emlocal inadequado não vinga”.

Page 9: 15 dicas para não errar no ponto de venda

8 - População

Considerem os seguintes itens:

- Verificação da renda da população;- Consumidores em potencial;- Nível de hábitos e comportamento de compra;- Locais onde são realizadas às compras- Grau de fidelidade com estes locais- Frequência- Motivos que os levam até os locais- Quais são os pontos fortes e fracos destes locais.

Page 10: 15 dicas para não errar no ponto de venda

9 - Concorrência - Algumas explicações necessárias

A concorrência, neste momento, deve ser avaliadaem razão das suas estratégias de localização, isto é,deve ser entendida para onde tem sidogeograficamente, a expansão, ou mesmofechamento, das lojas dos seus principaisconcorrentes.

Cabe destacar também que aquilo que às vezesparece ser, de fato não é. Por exemplo, aproximidade de lojas com produtos semelhantes -concorrentes diretos – pode ser benéfica para váriossegmentos do varejo.

Page 11: 15 dicas para não errar no ponto de venda

10 - O Imóvel - Considere

- Indique a área ideal para sua loja em m2. - O imóvel tem ____ m2.- Térreo é melhor que sobrado ou prédio.- Fachada livre para ser explorado visualmente - sem

postes, árvores, etc.- Salão fácil de ser dividido para encaixe da planta de

sua loja.- Imóvel limpo, arejado, com pintura nova.- Bem iluminado internamente.- Não deve ser área considerada perigosa no período

noturno.- Com bom fluxo de pessoas em frente a loja.

Page 12: 15 dicas para não errar no ponto de venda

11 - Projeto da loja

Projetar uma loja implica na seleção de várias informações:- área total;- volume de mercadorias;- apresentação;- público-alvo;- tipo de expositores;- iluminação;- espaços para circulação;- acesso;- vitrine.

Page 13: 15 dicas para não errar no ponto de venda

12 - Pensar como investimento

Pense no projeto como um investimentoe não apenas como mais uma despesapara embelezar o local. Escolha oprojetista por sua experiência e nãoapenas por seus valores estéticos.

Page 14: 15 dicas para não errar no ponto de venda

13 - Ser funcional

Um projeto deve ser funcional e atraente paraprovocar impacto da fachada ao interior doespaço. Funcionalidade se obtém com umaboa distribuição da área, respeitando-se acirculação do cliente e a exposição dosprodutos. Enquanto o impacto visual égarantido pela decoração e coordenação doselementos.

Page 15: 15 dicas para não errar no ponto de venda

14 - Qualidade é fundamental

O critério na escolha dos materiais e da mãode obra refletirá na percepção da qualidadedos produtos vendidos. “Um bom design podesubstituir detalhes rebuscados, mas mesmo assoluções mais simples precisam ser muitobem acabadas”, avisa o arquiteto JoséHumberto de Oliveira.

Page 16: 15 dicas para não errar no ponto de venda

15 - Identificação com o público-alvo

O objetivo deve ser o de criar ambientes que estabeleçam uma identidade com o público-alvo. Ninguém escolhe uma loja por acaso. O consumidor vai à busca de um conceito e é isso que o projeto deve refletir.

Fonte: http://sebrae.ba/11C1ftZ

Page 17: 15 dicas para não errar no ponto de venda