15 ise - livros históricos

14
Introdução à Sagrada Escritura Livros Históricos: Tradição Deuteronomista

Transcript of 15 ise - livros históricos

Page 1: 15   ise - livros históricos

Introdução à Sagrada Escritura

Livros Históricos: Tradição Deuteronomista

Page 2: 15   ise - livros históricos

A HistóriaO AT é primordialmente um livro de história, nele que foi incorporado outros gêneros literários. De fato, a história constitui o tema principal da literatura do Antigo Testamento.

A Bíblia é, em ultima instância, a história da Salvação. A revelação bíblica é essencialmente histórica. Deus se dá a conhecer por meio das palavras dita pelos profetas, mas se revela sobretudo através de suas intervenções a favor do seu povo. O credo israelita não é um profissão de fé abstrata, mas sim uma seqüência de intervenções salvificas de Deus na história. Em suma, a fé bíblica está encarnada na vida.

Page 3: 15   ise - livros históricos

A HistóriaAo chamarmos de livros históricos, podemos facilmente entender que se trata de crônicas ou anais históricos no sentido cientifico da palavra. Mas a história bíblica não é uma crônica ou narração seca dos fatos. Longe disso, os fatos para que sejam acessíveis e inteligíveis devem ser verbalizados e toda verbalização já é uma interpretação. Não existe uma história narrada senão a história interpretada.

Na história bíblica, os acontecimentos cotidiano se abrem a transcendência, dimensão que só se pode conhecer e expressar pela fé e desde a fé.

Page 4: 15   ise - livros históricos

Sentido ConfessionalA história bíblica está enraizada na fé em Deus, que se deu a conhecer ao povo com o nome de “Javé”. Por isso chama-se os relatos de confessional ou sagrado. Os autores descobrem nos acontecimentos uma quarta dimensão que faz referencia a Divindade. Tudo vem de Deus e tudo caminha para Deus.

Page 5: 15   ise - livros históricos

Sentido Kerigmatico

Escrita à partir da fé, a história biblica quer ser proclamação e anúncio da mesma fé. É o que se pode chamar de “histótia kerigmatica”. O credo bíblico está integrado por dogmas de catarer histórico, os artigos da fé israelita não são verdade abstratas, são na verdade intervenções concretas e ações salvifica de Deus em favor de seu povo.

Page 6: 15   ise - livros históricos

Sentido Interpelativo

Ao está escrita a partir da fé e ser uma proclamação de fé, fica claro que a história biblica é um anúncio de boa nova da salvação que pede e espera resposta e assentimento dos ouvintes e leitores. Em suma, é uma história que interpela.

Page 7: 15   ise - livros históricos

Sentido ProféticoOs livros que nós chamamos de histórico recebe o nome no Canon judaico de “profetas”. É sem dúvida um título mais apropriado. Certamente, os livros históricos são leituras profética dá história. Os profetas são teólogos da história, capazes de ler os sinais dos tempos e de descobrir na história nos diversos acontecimentos o designo salvifico de Deus. A presença e atuação de Deus na história, junto com a voz dos profetas que as interpretam, forma a palavra completa de Deus e constitui a sua revelação.

As intervenções de Deus sem a voz dos profetas permanece mudas. As vozes dos profetas sem as intervenções são vazias.

Page 8: 15   ise - livros históricos

Sentido EscatológicoOs povos vencidos, que professavam crenças míticas e naturalista tinham uma concepção cíclica e fechada da história. Criam que esta girava e se repetia sempre em torno do mesmo centro de gravidade, como os ciclos da natureza sem jamais avançar.

Todavia, para os judeus, a história tem seu ponto de arranque um encontro inicial com Deus e caminha para o encontro pleno e definitivo através dos tempos messiânicos e escatológico.

Page 9: 15   ise - livros históricos

Sentido SalvificoUma das característica especifica dá história bíblica é possivelmente seu tom salvifico. A verdade que Deus há desejado imprimir nos livros sagrados é uma verdade destinada a salvar o homem em sua integridade. Por isso os relatos bíblicos não são apenas história da revelação, mas também história da salvação.

São histórias das grandes e pequenas intervenções salvifica de Deus em favor de seu povo. Estas intervenções, contudo, nunca são definitivas. Sempre apontam e anunciam outras novas.

Page 10: 15   ise - livros históricos

Dinâmica DeuteronomistaVeredicto de condenação: o exilio e outros males sofrido pelo povo era consequencia de suas ações desconforme com a vontade de Deus.

Chamado a Conversão: Não bastava apontar a trajetória atrapalhada do povo de Deus, era preciso também lançar luz no momento atual. Olha-se para o passado para caminhar melhor no presente.

Chamado a Esperança: Olhar o passado, compreender o presente. Há uma palavra que condena fazendo memoria das faltas, mas há uma palavra que trás esperança, lembrando da Aliança de Deus com seu povo.

Page 11: 15   ise - livros históricos

Livro de Josué

O livro de Josué se divide em três partes: a conquista da Terra Prometida; a partilha do território entre as tribos; o fim da carreira de Josué.

“O senhor falou a Josué, filho de Num, o auxiliar de Moises e lhe disse: ‘Moises meu servo morreu; agora, levanta-te. Atravessa o Jordão, tu e todo este povo, para a terra que dou aos israelita... Sê firme e corajoso, porque farás esse povo herdar a terra que a seus pais jurei lhe dar’”

Page 12: 15   ise - livros históricos

Livro de Rute

Embora o livro esteja posto no Canon cristão dentro da tradição deuteronomista, este livro é de uma tradição diferente. Todavia, por causa de seu conteúdo, foi posto nessa posição.

Trata-se da história de Rute, a moabita que depois da morte do marido, nascido em Belém e emigrado para Moab, retorna a Judá coma sogra Noemi e casa-se com Booz, parente do marido, em cumprimento da lei do levirato, deste matrimonio nasce Obed que será avô de Davi.

Page 13: 15   ise - livros históricos

Livro de Samuel

O livro de Samuel cobre o período que vai das origens da monarquia israelita ao fim do reinado de Davi. É um livro carregado de um conteúdo político, todavia, é nele que se dá desdobramentos profundamente religiosos.

Personagem principais: Samuel; Saul e Davi. O livro contrasta o fim da era do juízes e a instituição da realeza em Israel com a unificação das tribos sobre um lider.

Page 14: 15   ise - livros históricos

Livro dos ReisAssim como o livro de Samuel, o livro dos Reis forma uma só obra na Bíblia judaica. O seu conteúdo é uma continuação imediata dos relatos do livro de Samuel. Tem uma grande seção dedicado ao reinado do Rei Salomão, fala da época gloriosa do seu reinado.

Também relata o que se segue a morte de Salomão, onde o reinado de Israel é dividido em dois, o reinado do norte e o do sul. À partir da divisão dos reinados e os problemas que se instaura de cunho político-social, floresce o período profético, tendo seu personagem mais proeminente Elias, Eliseu e Jeremias.