15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 15 de março de 2014 REPRODUÇÃO A LightShape é uma clínica completa, moderna e com tecnologias de última geração e agora oferece muitas novidades em tratamentos estéticos faciais e corporais Estética avançada Páginas 4 e 5 Página 8 Desça do salto Matéria aborda os riscos do uso prolongado do salto alto

description

Bento Gonçalves/RS

Transcript of 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

Page 1: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

Bento Gonçalves :: Sábado :: 15 de março de 2014

REPR

ODU

ÇÃO

A LightShape é uma clínica completa, moderna e com tecnologias de última geração e agora oferece muitas novidades em tratamentos estéticos faciais e corporais

Estética avançada

Páginas 4 e 5

Página 8

Desça do saltoMatéria aborda os riscos do uso prolongado do salto alto

Page 2: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

2 Sábado | 15 de março de 2014

Uma castanha-do-pará por dia, não mais do que isso, garante as doses

de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possí-veis substâncias tóxicas e vi-ver mais.

Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamen-te importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente ne-cessária para dar combate ao envelhecimento celular, cau-sado pela formação natural daquelas incansáveis molécu-las que danificam as células, os radicais livres.

A recomendação é de que um adulto consuma, no míni-mo, 55 microgramas de se-lênio por dia, diz a nutricio-nista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma uni-dade da nossa castanha já é

possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 mi-crogramas do bendito. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgra-mas, portanto, não vá com muita fome ao pote.

Os benefícios

O selênio se liga a algu-mas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes que combatem os radicais li-vres. O mineral da castanha também teria um papel espe-cial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radi-cais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neu-rodegenerativas com a idade.

A tireoide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expul-sar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Sem excesso

Apesar de tudo isso, o bada-lado selênio deve ser aprecia-do com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca. Acredite: o conselho não é nem um pouco mesquinho. Esse consumo ide-al e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada, diz Bárba-ra. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde,

o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade.

É o que acontece se a pes-soa ingerir mais de 800 mi-crogramas por dia, adverte Silvia Cozzolino. É que o se-lênio tem efeito cumulativo, emenda Christine Thomson. Isso não significa que abusar de vez enquando das delicio-sas castanhas em uma happy hour com amigos traga gran-des ameaças. O perigo é co-mer essas oleaginosas além da conta todo santo dia.

Quem experimentar ata-ques sucessivos de gula pode-rá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, em ge-ral, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã, usa a lógica a expert em nutrição Silvia Co-zzolino. No máximo, o preço desse pecado será um mau hálito parecido com o bafo de alho. Acredite!

A castanha-do-pará pode ser consumida pura ou como ingrediente para diversas re-ceitas, pois nem o fogão nem a geladeira conseguem deto-nar as reservas de selênio.

Fazendo a conta

Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha--do-pará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média,

o equivalente a... 3 filés de frango (100 gra-

mas cada um) 16 pães franceses (50 gra-

mas cada um) 100 copos de leite (200 mi-

lilitros por copo) 10 ostras (33 gramas cada

uma) 3 latas de sardinha em con-

serva (130 gramas cada uma).

Benefícios de comer uma

castanha por dia

REPR

ODU

ÇÃO

Fonte: mdemulher.com.br

Page 3: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

3Sábado | 15 de Março de 2014

Convulsão: quais as causas e como reagir a uma crise

Muita gente confunde as convulsões com crises de epilepsia. Mas exis-

te uma diferença entre os dois problemas e é importante saber diferenciá-los. “A convulsão é um distúrbio que se caracte-riza pela contração muscular involuntária de todo o corpo, ocasionada por aumento exces-sivo da atividade elétrica dis-criminada em específicas áreas cerebrais”, explica o professor da USCS William Malagutti.

Causas da convulsão

Nem sempre é possível pre-ver qual foi a causa da convul-são. Em alguns casos, pode ser desencadeada por fatores como febre alta em crianças meno-res de cinco anos; distúrbios metabólicos; pancadas na ca-beça; traumas cranianos; fal-ta de oxigenação no cérebro; doenças como tétano, tumores cerebrais, HIV, meningites; abs-tinência após uso prolongados de álcool e outras drogas; e até mesmo o efeito colateral de determinados medicamentos. Além da já citada epilepsia, que pode desencadear a convulsão mesmo sem que a pessoa apre-sente um dos problemas acima.

“O risco de novas crises convulsivas diminui nos ca- Fonte: bolsademulher.com

FOTOS REPRODUÇÃO

Nutricionista ClínicaPós - Graduanda em

Nutrição Estética e Funcional aplicada à Clínica

CRN 7880P54. 2621-3433

Michele Reginatto

Você sabe a quais alimentos é alérgico ?

Artigo | Nutrição

Cada pessoa apresenta respostas diferentes aos alimentos

Se considerarmos o con-sumo de 1 kg de alimen-to por dia, em 70 anos o

consumo passa de 25 tonela-das ao longo da vida.

Em um trato gastrointesti-nal saudável 2% de macromo-léculas chegam à circulação sistêmica, 500 kg chegam ín-tegros a circulação – sobre-carga imunológica.

O que acontece com os alimentos que chegam na forma de macromolécula na circulação? Os alimentos tem a mesma ação para to-dos os indivíduos?

Sabemos que os alimen-tos e os hábitos alimentares geralmente têm influência significativa sobre doenças crônicas e as reações imu-nológicas contra alimentos estão potencialmente envol-vidas nesse processo.

Cada pessoa apresenta respostas diferentes aos ali-mentos, a mesma proteína alimentar pode causar urti-cária em um indivíduo, rini-te alérgica em outro, consti-pação intestinal crônica em outra e nenhum sintoma em uma quarta pessoa... Mas como isso acontece?

Nossas células precisam de nutrientes e alimentos mal digeridos devido a al-terações na capacidade de digestão acabam lesionando as membranas intestinais possibilitando a passagem de toxinas e macromolécu-las de alimentos para a cir-culação sanguínea iniciando o quadro alérgico.

Assim o alimento é consi-derado um invasor pelo sis-tema imunológico (conjunto de células, órgãos e estru-turas especializadas e não especializadas, com função de identificar os invasores estranhos antes que causem danos ao organismo).

Essa é a alergia alimentar, uma reação sintomática a

uma substancia normalmen-te inofensiva, cuja tolerabi-lidade pode ser imediata ou tardia.

Você sabe a quais alimentos é alérgico ou hipersensível?

Existem exames que po-dem detectar alergias ali-mentares. Em nosso consul-tório temos um exame para alergias alimentares que faz o rastreamento de 130 tipos de alimentos. Temos também exames para metais tóxicos, parasitas intestinais, minera-lograma e vitaminalograma.

O tratamento da alergia ou hipersensibilidade ali-mentar é realizado por Nu-tricionista Especializada.

sos ocasionados por drogas, álcool, efeito de medicação ou distúrbios metabólicos quando esses problemas são tratados ou corrigidos. Nos demais casos, existem medi-camentos indicados de acordo com o tipo de convulsão para controlar as crises e evitar o retorno delas”, diz.

Como agir diante de uma convulsão

Ao presenciar uma convul-são, o atendimento médico deve ser acionado o mais rápido possível. Enquanto o socorro não chega, é im-portante manter a tranquili-dade e saber o que pode ou não ser feito. Algumas dicas podem ajudar.

• Deite a pessoa de lado para que ela não engasgue com o próprio vômito ou saliva;

• Levante o queixo da pessoa para facilitar a pas-sagem do ar;

• Retire de perto dela to-dos os objetos que possam oferecer risco de machuca-dos ou lesões;

• Não tente puxar a língua para fora nem insira qualquer objeto na boca.

Nem sempre é possível saber qual foi a causa da convulsão

Page 4: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

4 Sábado | 15 de março de 2014

Inovações em tratamentos faciais e corporais na LightShape

Profissionais da LightShape Cláudia Reolon, Leticia Bortolotto, Emilaine de Morais e Elisa Biasoli

Cliente Lúcia Regina Chagas dos Santos realizando um Peeling Regenér

FOTOS ANDREIA DE DEUS

A Clínica LightShape é especializada em tra-tamentos estéticos

avançados, com tecnologias consagradas nos países de primeiro mundo.

Possui um ambiente agra-dável, de fácil acesso, aten-dimento personalizado e profissionais qualificados, para proporcionar aos seus pacientes a realização de ter uma pele mais lisa, suave, jovem e renovada.

Na clínica LightShape to-dos os pacientes passam por uma avaliação dermato fun-cional realizada por fisiote-rapeutas e esteticistas espe-cializadas na área Estética. A avaliação acontece para identificar a necessidade de cada paciente, indicação do melhor método, e de possí-veis contra indicações.

De acordo com a sócia Cláudia Magro Reolon, “os tratamentos não invasivos apresentam um excelente resultado e conforto aos pa-cientes. Isso ocorre por eles serem realizados com tec-nologias minimamente in-vasivas sem causar maiores danos, e ao longo de um tra-tamento nota-se que é possí-vel sim ficar com pele bonita e renovada sem intervenção cirúrgica”, afirma.

Ainda de acordo com Cláudia, os tratamentos tra-zem muitos benefícios para as pessoas.

“Além de resultados esté-ticos e que também contri-buem com a saúde, os tra-tamentos ajudam na parte mental e psicológica, como

na autoestima das pessoas. A fotodepilação é um bom exemplo, pois elimina tan-to os pelos gerados de for-ma natural de um organismo com hormônios equilibrados, quanto reduz os derivados de alterações hormonais, como hirsutismo e hipertricose. Exemplo: os pelos em exces-so na face feminina, aréola mamária,” complementa.

Peeling até no verão

Quem disse que os peelin-gs podem ser feitos só no in-verno? Existem peelings su-perficiais e avançados, que utilizando os cuidados ne-cessários podem ser feitos o ano todo. Confira as opções:

Peeling Clay Iluminador (manchas, olheiras)

É o único que atua em seis pontos do clareamento das manchas. Tem resulta-dos com 100% de inibição da enzima tirosinase (inibe a produção de melanina).

Atua em várias etapas, antes, durante e depois da produção de melanina. O tratamento potente clareia, devolve brilho e vitalida-de à pele, o uso de ativos é eficaz, comparado a hidro-quinona. É superficial, não escama a pele, deve ser re-alizado uma vez por semana e o filtro solar precisa ser usados todos os dias.

Ativos: Argila Branca, Ex-tratos de uva ursi, de atheia, de ferola, fosfato magnésio.

Peeling Regenér (Rugas e linhas de expressão)

É realizado com ácidos orgânicos, dinamiza a reno-vação celular, suaviza rugas finas, melhora a textura e poros dilatados, cicatriza e tem ação antiacne. A aplica-

ção promove a dispersão da melanina, clareando a pele. Tem efeito potencializado pela associação de peelings fisicos, químicos, biológicos e enzimáticos. É superficial, não escama a pele. É rea-lizado uma vez por semana e o uso do filtro solar deve

ser diário. Ativos: Vitamina B3, arbutin, algas marinhas, zinco, cálcio e sódio, ácido glicólico, lático, mandélico, cítrico, ferúlico, salicílico, elágico e argila amarela.

Peeling Acne Skin (Acne e oleosidade excessiva)

Estimula a renovação ce-lular e a cicatrização. Tem ação antibacteriana. Con-trola o brilho e a oleosidade excessiva, auxilia na con-tração de poros dilatados, promover hidratação, atua nos poros dilatados, pode ser feito em acne de todos os graus I , II, III, IV, é um tratamento superficial e não escama a pele.

Pode ser feito em média, duas vezes por semana, de-pendendo do grau de acne.

O uso do sabonete, do tônico e do filtro solar precisa ser feito todos os dias. Ativos: ácidos gli-cólico, lático, nano partículas de melaleuca, própolis, vitamina E.

Peeling de Diamante

Remova as células mortas, deixando a pele com efeito aveludado, aumenta a elastici-dade da pele, clareia as man-chas, diminui a oleosidade, estimula a produção de coláge-no, e auxilia no tratamento de estrias. É menos-agressivo que os peelings químicos.

Ele pode ser realizado em todos os tipos e cores de pe-les, em qualquer região do corpo, sem ocasionar man-chas e precisa em média de 15 dias de intervalo.

Page 5: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

5Sábado | 15 de março de 2014

Inovações em tratamentos faciais e corporais na LightShapeDIVULGAÇÃO

Peeling Ácido Retinóico (Estrias)

Estimula a produção de co-lágeno, reorganizando as fi-bras elásticas e diminuindo o comprimento e a largura das estrias amenizando-as, jun-tamente com o peeling de diamante que age na camada superficial facilitando a sua absorção. O tratamento preci-sa de 15 dias de intervalo, em média 6 à 8 sessões, é preciso evitar tomar sol nos dias se-guintes e anteriores, é neces-sário todo dia usar filtro solar fator 30 na área da aplicação.

Tratamentos corporais

A Lightshape oferece tra-tamentos avançados para combater a celulite, flacidez, gordura localizada, estrias e fotodepilação unissex, para se livrar dos pelos indesejáveis, sem dor, eliminando a folicu-lite (pelos encravados).

Todos os equipamentos do local possuem registro na Agência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) , sem riscos a saúde.

A equipe é formada pelas profissionais da área de saúde Emilaine de Morais Fisiotera-peuta Dermato Funcional, res-ponsável técnica e Letícia Bor-tolotto, Tecnóloga em Estética e Cosmética , Graduanda em Biomedicina e a secretária da LightShape, Elisa Maria Biasoli.

Gordura Localizada Entre os tratamentos mais

procurados está o Ultrassom Cavitacional (Lipo Cavita-ção) que age seletivamente nas células adiposas.

A energia ultrassônica emi-tida penetra até a gordura subcutânea, gerando pequenas bolhas dentro das células de gordura - os adipócitos. Essas bolhas aumentam progressiva-mente em número e causam agitação no interior da célula e levam ao seu rompimento.

“A gordura, então, se divi-de em ácido graxo e glicerol: o ácido graxo se liga à uma substância chamada albumi-na e é eliminada pelo fígado, o glicerol é solúvel em água e, por isso, é eliminado pe-los vasos linfáticos e urina, “ afirma Cláudia.

Para flacidez cutânea, celuli-te e estrias, a Radiofrequência Multipolar, ainda é a melhor opção, pois emite ondas que

aquecem a cama mais profunda da pele, estimulando a produ-ção de colágeno e elastina.

Promovendo firmeza e melhora no aspecto da pele, celulite e amenizando es-trias. Pode ser feito, além do corpo, em face, pescoço, colo e mãos, para um efeito Lifting, nas linhas de expres-são. Não deixa marcas nem hematomas, são indolores, e não interferem nas ativida-des rotineiras.

Existe uma grande quanti-dade de tratamentos corpo-rais atualmente, mas nenhum deles age sozinho.

Cláudia lembra que além dos procedimentos, alguns cuidados são extremamente necessários. A atividade fí-sica e alimentação saudável são essenciais para manter um resultado satisfatório. “É preciso compreender que o resultado de uma pessoa para outra, são extremamen-te individuais, assim como a resposta de cada organis-mo”, complementa.

Além disso, na Lightsha-pe o cliente encontra Foto-rejuvenescimento com Luz Intensa Pulsada para ativar colágeno, tratar manchas e olheiras. Endermologia, (vacuoshape), ultrassom de alta frequência, drenagem mecanizada e plataforma vi-bratória como complemento no tratamento de gordura localizada e celulite.

Fotodepilação

A Lightshape é a pioneira na cidade com o método revolu-cionário de fotodepilação.

Esse é um método moderno

e eficiente quando o assunto é eliminação dos pelos inde-sejáveis, Hipertricoses, Fo-liculites e Pseudofoliculites, de forma duradoura e Indolor.

Pode ser realizada em di-versos tipos de peles e pelos, por quase todo o corpo, tanto masculino como feminino. Este método é mais seguro, mais econômico e higiênico que ou-tros métodos convencionais.

Auxilia em problemas de pe-los encravados e possível clare-amento das áreas tratadas.

São necessárias sessões em média mensais e após em mais tempo, conforme reavaliações feitas.

Tudo depende do fototipo de pele, cor dos pelos, da área tratada, do sexo, idade e fatores hormonais indivi-duais. As sessões são rápidas e os resultados podem apa-recer desde a 1ª sessão.

Após o fim do tratamento é necessário fazer sessões de manutenção 2 vezes ao ano, a fim de aperfeiçoar os resultados e eliminar os pelos novos.

Raramente algumas pes-soas podem sentir um leve desconforto ou vermelhidão durante a aplicação do tra-tamento que desaparecerá em poucos minutos.

A clínica de Bento Gonçal-ves fica no L’América Shop-ping, no térreo.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 9h às 19h30 (sem fechar ao meio dia), e aos sábados das 9h às 15h.

Agende sua avaliação sem compromisso pelo telefone 54 3055.3435, ou pelo site www.lightshape.com.br, em contato.

Page 6: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

6 Sábado | 15 de março de 2014

Estética da atualidade, sem cortes

Antigamente se pensássemos em rejuvenescer a aparência da face ou mesmo tratar uma gordura localizada só tínhamos a possibilidade de tratamentos cirúrgicos, entretanto, atual-mente, temos também a opção de tratar uma gordura localizada e mesmo rejuvenescer a apa-rência da face sem cortes, sem cicatrizes, sem anestesia e sem lhe afastar do trabalho, pois sai-ba que existem tecnologias libe-radas pela ANVISA para este fim.

Nos tratamentos sem cor-tes, saiba que o objetivo prin-cipal é equilibrar um conjunto de linhas imaginárias, as quais se inter-relacionam para for-mar o que estamos chamando de imagem corporal ou facial, visando fazer com que os ou-tros, no caso da face, lhe ve-jam diferente sem identificar o que está diferente, de modo que a pergunta tende a ser: “Como você está bem ou mais bela? Você Fez algo na face”?

A face é o nosso cartão de vi-sita, mantendo um estado de re-lação especial com o seu mundo exterior. Nela expressamos nos-sos sentimentos e emoções, tais como felicidade, tristeza, raiva, preocupação, etc. Por tudo isto a expressão facial tem de ser preservada de forma natural, pois toda aparência artificial tem o risco de trazer prejuízos na autoestima e autoconfiança.

REPRODUÇÃO

Médico

Dr. Cezar

de Moura

A beleza de uma face é dependente do equilíbrio de uma série de linhas imaginá-rias, as quais são delimitadas pelas bochechas, formato do nariz, equilíbrio da linha da testa com o queixo, definição dos ângulos da mandíbula, relação do diâmetro do pes-coço com o tamanho da face, estado da abertura dos olhos, etc. Acharemos bela uma face que se projete sobre um pes-coço mais fino, gerando uma boa definição dos ângulos da mandíbula e assim definindo melhor a linha do queixo. Se o pescoço está com diâme-tro adequado, à papada, se houver, não causará perda da definição do queixo. Os olhos com padrão jovial são mais abertos e com boa definição. Todo o tratamento de embele-zamento de face, sem cortes, não olha parte isolada da face e sim a face como um todo.

Outro ponto importante é o aspecto da pele. É importante equilibrar a coloração das dife-rentes partes da pele da face, reduzindo assim o aspecto das manchas. O equilíbrio da su-perfície da pele a deixa mais brilhante, com aspecto de mais hidratação e menor apa-rência das rugas, pois esta pele e músculo com melhor tônus e mais colágeno terá mais elas-ticidade, o que reduzirá, na-turalmente, os sulcos e rugas, sem a necessidade de preen-chimentos artificiais. Também, saiba que nos tratamentos de embelezamento facial, sem corte, os resultados tendem a aparecer sessão após sessão,

de modo que você pode notar diferenças até mesmo logo após a primeira sessão, o que é útil por permitir a você ir opi-nando onde gostaria de melho-rar a sua aparência na próxima sessão, bem como entender os motivos de melhorar a aparên-cia desta ou daquela parte da face, pois nem sempre a alte-ração está onde imaginamos.

Por isto beleza não pode ser conceituada como conjunto de características capazes de agra-dar a maioria, pois a maioria está fora de você e observando em você estruturas diferen-tes das que você observa em si mesmo, assim o conceito de beleza para si tem um valor infi-nitamente maior do que alterar característica da face para agra-dar os outros, pois se procederes desta forma, entenda que o su-cesso do tratamento dependerá do gosto do outro, algo muito impreciso e mutável.

Assim, quando pensares em rejuvenescer a aparência da face ou mesmo melhorar seu desenho corporal, esteja cien-te que poderá fazer isto tam-bém sem cortes, sem cicatri-zes, sem anestesia e sem lhe afastar do trabalho, manten-do a aparência natural, bem como a sua expressão facial e, no caso dos tratamentos cor-porais, são tratados diferen-tes partes de modo conjunto, melhorando o caimento das roupas. Para mais informações busque um profissional da saú-de, que pode ser médico, nu-tricionista, etc, alguém capaz de melhorar a sua autoestima e autoconfiança. Seja feliz!

Page 7: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

7Sábado | 15 de março de 2014

A alimentação é o com-bustível que mantém o corpo em funcionamen-

to, mas também está associa-da a diversos problemas de saúde. Um dos principais pro-dutos ligados a doenças, como aumento das más gorduras no sangue ou maior risco do de-senvolvimento de câncer, as carnes são as fontes mais co-nhecidas de proteínas.

Cada vez mais os alimentos de origem animal ocupam des-taque nas preocupações com a saúde devido aos altos níveis de gordura, bem como aos an-tibióticos e substâncias quími-cas usadas na criação dos ani-mais. “O excesso de alimentos de origem animal, ricos em proteínas e gorduras, e a car-ne vermelha, podem intoxicar o corpo e acidificar o sangue, drenar o cálcio, sobrecarregar o fígado e os rins, estagnar a digestão e destruir as bac-térias benéficas”, escreveu Gillian McKeith no livro Você é o Que Você Come, publicado no país pela editora Campus.

As proteínas são necessárias para formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células e devem corresponder a 15% do valor calórico total consu-mido diariamente. Pois saiba que os cuidados em relação ao consumo de carnes não devem excluí-las totalmente do car-dápio.

Em contrapartida, há tam-bém diversos alimentos, boas fontes de proteínas vindas de cereais e frutas, que fornecem

Fontes de proteínas que podem substituir a carne

Fonte: saúde.terra.com.br

ao organismo as chamadas proteínas completas, fontes dos aminoácidos essenciais ao corpo.

Coco: oito porções de coco, cerca de 80g, correspondem ao consumo proteico seme-lhante a um filé de frango. Os benefícios são obtidos quando se come a fruta ou se toma o leite feito a partir dela. A restrição fica por conta da grande quantidade de gordura saturada contida no alimento. Coco também é rico em fibras.

Arroz integral: boa fonte de proteínas, cerca de 2,5%, mas não na versão completa. Por isso deve ser consumido com outros alimentos ricos em pro-teínas para fornecimento de todos os aminoácidos necessá-rios ao corpo. É ainda rico em fibras e um carboidrato de absorção lenta, que ajuda a dis-parar a liberação de substâncias quí-micas que promo-vam bem-estar, como a sero-tonina.

Sopa tipo Missô: um dos

principais pratos da culiná-ria japonesa é também uma boa fonte de proteínas. Feita a partir de grãos de soja fer-mentados, a sopa tipo Mis-sô contém 12% de proteínas completas. Ainda fornecem ao corpo isoflavonoides, que combatem hipertensão e mau colesterol, e melhoram a di-gestão. Bastam três porções para receber a mesma quan-tidade de proteínas contida num filé de frango.

Beterraba: seis unidades pequenas correspondem ao consumo de um filé de frango, considerando-se a quantidade de proteínas completas. É ainda alimen-to de bai-xa caloria, rico em antioxi-dantes, e s p e -cialmen-te os que beneficiam o fígado.

Quinoa: o cereal que vem da região dos Andes é uma das principais fontes de proteínas

entre os grãos. Cada 100g de quinoa contêm 15g de

proteínas. A quantidade pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Disponível no mercado em grãos e até em versões cozidas, é tam-bém excelente fonte de fibras. Duas porções do alimento, cerca de 160g,

contêm o mesmo nível de pro-teínas que um filé de frango.

Pasta de amendoim: pode soar estranho que a iguaria seja boa fonte de proteína, mas é. Contém cerca de 28% dos nutrientes, mas na ver-são incompleta. Além disso, o amendoim é fonte de substân-cias antioxidantes associadas à boa saúde cardíaca e vascular.

Ervilhas: os pequenos legu-mes possuem cerca de 5% de proteínas. Essa propriedade é mantida no alimento fresco, congelado ou em conserva. A proteína contida, no entanto, não é do tipo completo, e por

isso as ervilhas podem ser combina-das com outros ali-mentos fon-tes de pro-teína para fornecimen-

to dos aminoá-cidos necessários ao corpo. As verdinhas

também são ricas em vitaminas C e K e sais minerais.

Abacate: a quantidade de proteína contida na fruta é quase a mesma encontrada no leite integral. Cada unidade oferece cer-ca de 2% de proteínas. Para che-gar à mes-ma quan-tidade de um filé de f r a n g o , seria ne-

cessário consumir cerca de 15 unidades, mas não é essa a recomendação. A combina-ção de alimentos consumidos ao longo do dia é que deve somar a quantidade diária ne-cessária de proteínas. Ele ain-da é rico em fibras e ômega 6 e combate à hipertensão e ao mau colesterol.

Aveia: cada porção forne-ce 3% de proteínas completas ao corpo. Para o organismo receber a mesma quantidade presente em um filé de fran-go seria necessário consumir 11 porções. Não é uma indica-ção, apenas uma comparação. A dieta ao longo do dia é que deve fornecer a quantidade de proteínas necessárias à manu-tenção do corpo. A aveia, na forma de grãos ou farinha, é boa fonte de antioxidantes e de vitaminas do complexo B.

Grão-de-bico: a quantida-de de proteínas contida no ali-mento chega a 23%. Apesar do alto índice, elas não são do tipo completo e, por isso, precisam ser combinados a outros, como arroz integral ou ervilhas, para fornecimento de todas as subs-tâncias que o corpo precisa. Os benefícios do grão-de-bico vão além. É um alimento rico em sais minerais, vitaminas do com-

plexo B, fibras, cálcio, ferro, magnésio, e está associado ao aumento da produção de sero-tonina no organismo.

FOTOS REPRODUÇÃO

Page 8: 15/03/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3010

8 Sábado | 15 de março de 2014

FOTOS REPRODUÇÃO

Desça do salto

Considerado por grande parte das mulheres um item essencial no guar-

da-roupa e aliado da elegân-cia e da sensualidade, o salto alto pode trazer prejuízos à postura, quando usado com frequência. Porém, não é preciso abandoná-lo de vez! Basta seguir alguns cuidados para continuar charmosa, sem causar danos à saúde.

Atenção aos riscos

Quando se usa salto alto,

a pressão de sustentação do corpo, que geralmente se distribui por toda a sola, concentra-se no dedão e no dedo vizinho. “Essa so-brecarga pode causar calos e bolhas na sola, dor e até lesões”, explica o ortopedis-ta Maurício Póvoa Barbosa, membro da Sociedade Brasi-leira de Ortopedia. E como o salto alto altera a forma de pisar, a longo prazo pode ocorrer a mudança na con-formação dos pés.

Outro problema é a difi-culdade na flexão da plan-ta do pé, o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes. E com o calcanhar lá em cima, é comum ocorrer lordoses e alteração da musculatura da perna, tornando os músculos

Fonte: bolsademulher.com

Fonte: portalvital.com.br

Maquiagem não é o bicho de 7 cabeças que mui-tas mulheres imaginam

ser. A editora de beleza da re-vista americana Women’s He-alth Jill Percia elaborou uma lista com 8 produtos de beleza básicos que toda mulher deve ter e que são capazes de rea-lizar verdadeiros milagres no rosto em poucos passos sim-ples. Apenas com esses itens, é possível dar uma bela repa-ginada no visual com o mínimo de trabalho. Confira na galeria abaixo quais são os produtos must-have e comprove que não é preciso gastar rios de dinhei-ro para estar sempre linda.

Batom de cor vibrante: Não importa o tipo de maquia-gem que você estiver usando – o bocão sempre vai dar uma glamurizada instantânea no vi-sual. No dia em que você não estiver disposta a caprichar na make, apenas corrija a pele com um pouco de corretivo, aplique o mínimo de máscara nos cílios e finalize com um batom escuro. O visual está super na moda e fica chique.

Lápis preto: Ele é o item mais básico da nécessaire.

Versátil, serve tanto para des-tacar a linha d’água como para delinear ele é o item mais bá-sico da nécessaire e pode até substituir a sombra preta.

Paleta de sombras neu-tras: Um quarteto com cores terrosas já é mais do que su-ficiente para fazer produções incríveis, das mais básicas às mais sofisticadas.

Iluminador: Menosprezado por muitas, esse acessório ga-rante um brilho instantâneo à pele e cria um efeito de luz e sombra na maquiagem, valori-zando a beleza natural. Aplique nas têmporas e no sulco entre a boca e o nariz.

Bronzer: O pó bronzeador simula uma pele pós-sol e ga-rante um aspecto de saúde e brilho instantâneos. Ele tam-bém pode ser usado para fazer o contorno do rosto, afinando a face, ou como blush.

Rimel: Tão básico quanto o lápis de olho preto, a máscara para cílios é provavelmente o item de maquiagem que mais faz diferença na produção. O rímel abre e destaca o olhar e

pode ser usado em diferentes intensidades para resultados di-versos. Para o look dia, aplique uma ou duas camadas para en-grossar os fios. Já à noite, abu-se do produto para obter o má-ximo de volume e comprimento e conquistar olhos sedutores.

Corretivo: A base é, mui-tas vezes, dispensável, mas o corretivo é imprescindível. Sempre tenha um produto de boa qualidade que tenha a cor exata da sua pele para corrigir manchinhas, olheiras, espinhas ou variações de tons no rosto. Apesar da boa cober-tura, o corretivo garante um resultado mais natural.

Primer com filtro solar: Nem todo mundo aderiu ao pri-mer ainda – mas o produto faz bastante diferença na make. In-vista nas versões com proteção FPS e poupe trabalho pela ma-nhã. Além da saúde e proteção da pele, o primer garante maior durabilidade da maquiagem, redução dos poros, cobertura de pequenas manchas e linhas finas e melhora no aspecto da pele, que ficará impecável.

Produtos de beleza que toda mulher deve ter

mais curtos na parte traseira e mais longos na frente.

Elegante, sem prejudicar a saúde:

• “No dia a dia, opte por saltos de até quatro centíme-tros”, aconselha o ortopedista.

• Em casa, use sapatos baixos, largos e confortáveis.

• Alterne o modelo: se um dia usou salto muito alto, no outro, prefira o mais baixo.

• “Opte por calçados com bico e salto quadrados, que oferecem estabilidade e con-forto”, orienta Maurício.

• Para dirigir ou andar a pé, use tênis ou sapato sem salto.

• Ao final do dia, alongue a panturrilha: apoie metade do pé sobre um degrau e for-ce o calcanhar para baixo. Repita o exercício com o ou-tro pé. Depois, gire os torno-zelos para o lado esquerdo e direito durante 5 minutos. Por fim, faça uma massagem nos pés, para recuperar a circulação e prevenir cãi-bras e dores musculares, e coloque as pernas para cima por alguns minutos.