16ª Hora Santa Missionária -...

4
1 Preparar o ambiente com sinais missionários: Globo, panos com as cores dos continentes, terço missio- nário, plantas ou algo que lembre o cuidado com a natureza... Animador: Acompanhando o tema da Campanha da Fraternidade deste ano fa- remos nossa “Hora Santa Missionária”, rezando e meditando sobre a Mis- são na Ecologia. Ecologia é “arrumação da casa”. Missão na ecologia é “ar- rumação da casa para os filhos e filhas de Deus”. Abramos o nosso coração para escutar o grito que sobe da terra e dos seus habitantes. Canto: (à escolha, preferivelmente um canto missionário) 1. Acolhida e saudação inicial Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Presidente: Irmãos e irmãs, o Se- nhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e para a constância de Cristo este- ja convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. (Segue-se com uma acolhida es- pontânea, introduzindo a apresen- tação do Vídeo do Dom Walmor.) Presidente: Oremos Deus-Pai, Criador do céu e da terra, Enviai, por meio do vosso Filho, O Espírito que renova todas as coisas, Para que, no respeito e cuidado com a natureza, Possamos recriar novos céus e nova terra, E a Boa-Nova, que bri- lhou na Criação, Seja conhecida até os 16ª Hora Santa Missionária “A Boa Nova, que brilhou na criação, seja reconhecida até os confins do universo”

Transcript of 16ª Hora Santa Missionária -...

1

Preparar o ambiente com sinais missionários: Globo, panos com as cores dos continentes, terço missio-nário, plantas ou algo que lembre o cuidado com a natureza...

Animador: Acompanhando o tema da Campanha da Fraternidade deste ano fa-remos nossa “Hora Santa Missionária”, rezando e meditando sobre a Mis-são na Ecologia. Ecologia é “arrumação da casa”. Missão na ecologia é “ar-rumação da casa para os filhos e filhas de Deus”. Abramos o nosso coração para escutar o grito que sobe da terra e dos seus habitantes.

Canto: (à escolha, preferivelmente um canto missionário)

1. Acolhida e saudação inicial

Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Presidente: Irmãos e irmãs, o Se-nhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e para a constância de Cristo este-ja convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Segue-se com uma acolhida es-pontânea, introduzindo a apresen-tação do Vídeo do Dom Walmor.)

Presidente: Oremos Deus-Pai,

Criador do céu e da terra,Enviai, por meio do vosso Filho,O Espírito que renova todas as coisas,Para que, no respeito e cuidado com a natureza,Possamos recriar novos céus e nova terra,E a Boa-Nova, que bri-lhou na Criação,Seja conhecida até os

16ª Hora Santa Missionária16ª Hora Santa Missionária16ª Hora Santa Missionária

“A Boa Nova, que brilhou na criação, seja reconhecida até os confins do universo”

2

confins do universo.Amém.

2. Liturgia da Palavra

Preparar uma entrada do Evange-liário. Onde não for oportuno, po-de-se prever um lugar de destaque desde o início da celebração.

Canto: Aleluia.

Proclamação do Evangelho de Mateus 9,35-38 (ou Mateus 25,31-46)

(Breve Homilia. Conclua-se com os trechos a seguir, extraídos da Men-sagem do Papa Bento XVI para o dia Mundial das Missões. Depois de cada trecho canta-se: É missão de todos nós! Deus chama quero ouvir a sua voz. Caso não seja co-nhecido, substitua-se por um canto similar.)

Leitor 1: Todos os povos são des-tinatários do anúncio do Evangelho. A Igreja «por sua natureza é missioná-ria, visto que, segundo o desígnio de Deus Pai, tem a sua origem na missão do Filho e na missão do Espírito Santo». Esta é «a graça e a vocação pró-pria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar» . Conseqüentemente, nun-ca pode fechar-se em si mesma. Enraíza-se em de-terminados lugares para ir além. A sua ação, em adesão à palavra de Cris-

to e sob a influência da sua graça e caridade, faz-se plena e atualmente pre-sente a todos os homens e a todos os povos para conduzi-los rumo à fé em Cristo.

Todos: É missão de todos nós! Deus chama quero ouvir a sua voz.

Leitor 2: Não podemos permane-cer tranqüilos, ao pensa-mento que, depois de dois mil anos, existem povos que não conhecem Cristo, e ainda não ouviram a sua mensagem de Salvação.

Todos: É missão de todos nós! Deus chama quero ouvir a sua voz.

Leitor 1: A missão universal envol-ve todos, tudo e sempre. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas é um dom a partilhar, uma boa notícia a comunicar. E este dom-empenho está confiado não só a algumas pesso-as, mas a todos os bati-zados, os quais são «raça eleita... Nação santa, povo adquirido» (1 Pd 2, 9), para que proclame as suas obras maravilhosas.

Todos: É missão de todos nós! Deus chama quero ouvir a sua voz.

Leitor 2: Desinteressar-se dos problemas temporais da humanidade significaria “ignorar a doutrina do

3

Evangelho sobre o amor ao próximo que sofre ou que se encontra em ne-cessidade”. Assim, por meio da participação co-responsável da Missão da Igreja, o cristão torna-se construtor da comunhão, da paz, da solidariedade que Cristo nos concedeu, e colabora para a realiza-ção do plano salvífico de Deus para toda a humani-dade.

Todos: É missão de todos nós! Deus chama quero ouvir a sua voz.

3. Preces

Presidente: Tendo escutado a Pala-vra de Deus, movidos pelo ensinamento de Cristo, apresentemos ao Pai as necessidades do mundo em que vivemos. Rezare-mos juntos: Ajuda-nos Se-nhor a nos comprometer com o teu Reino.

Leitor 1: As ameaças à sobrevivên-cia do homem no planeta ainda são múltiplas e as-sustadoras. O dever mis-sionário compete a todos e a cada um dos cristãos. Permita, ó Deus, que ne-nhum fiel cristão se consi-dere liberado deste dever.

Todos: Ajuda-nos Senhor a nos comprometer com o teu Reino.

Leitor 2: Além da informação, exige-se compromisso.

Se não mudarmos profun-damente nosso estilo de vida, não evitaremos o de-sastre ecológico que co-loca em perigo a própria sobrevivência da espécie humana. Dai-nos, Senhor, o auxílio necessário para convertermo-nos ao vosso Evangelho.

Todos: Ajuda-nos Senhor a nos comprometer com o teu Reino.

Leitor 1: Todos os cristãos são obri-gados a cooperar, segun-do as próprias capacida-des. Com a palavra, com o testemunho, com a parti-lha, e porque não, com a doação da própria vida. Forma em nós, Senhor, ati-tude de responsabilidade frente às necessidades de nosso planeta.

Todos: Ajuda-nos Senhor a nos comprometer com o teu Reino.

Presidente: Escuta, ó Deus de amor, as preces que tra-zemos à vossa presença. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

4. Momento de Adoração

Exposição do Santíssimo Sacramento. (Entoe-se um refrão apropriado.)

Animador: Permaneçamos alguns minutos em silêncio contem-plando Aquele cuja Palavra

4

se fez Pão, que nutre nosso espírito a fim de que perma-neçamos fieis à vocação de “cuidadores e cuidado-ras” da criação, tudo reali-zando em seu Nome.

(silêncio. Conclua-se com um re-frão: Onde reina o amor. Fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está. Em seguida:)

Leitor 1: Ó Cristo, estamos dete-riorando os ecossistemas naturais a um ritmo nunca visto: poluição industrial da terra, da atmosfera e das águas. Um quarto de todas as espécies animais e vegetais, hoje em vida, estarão extintas.

Todos: Aqui estou! Envia-me Na África 400 milhões de

pessoas lutam a cada dia pela sobrevivência contra o avanço inexorável dos quase 7 milhões de Km2 de desertos.

Todos: Aqui estou! Envia-me Ó Cristo, milhões de crian-

ças não podem estudar porque são obrigados a carregar água e lenha para as necessidades da sua família.

Todos: Aqui estou! Envia-me Ó Cristo, milhões de pesso-

as são afetadas pela seca ou têm acesso às fontes de água potável negado.

Todos: Aqui estou! Envia-me Ó Cristo, bilhões de ho-

mens e mulheres esperam saber que são filhos de Deus e por isso muito ama-dos!

Todos: Aqui estou! Envia-mePresidente: Rezemos a oração que

Cristo, Pão da Vida, nos ensinou:

Pai Nosso... pois vosso é o Reino, o poder e a gló-ria para sempre.

Bênção Eucarística

(Todos se ajoelham, canta-se “Tão sublime sacramento.” E logo de-pois reza a seguinte oração:)

Oremos: Ó Deus de bondade, que vos dignais renovar-nos pelos sacramentos,

Enchei os nossos corações com a doçura do vosso amor

E fazei-nos aspirar as ri-quezas do vosso Reino.

Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.(Toma o Ssmo. Sacramento e abençoa o povo silenciosamente, traçando sobre o povo o sinal da cruz. Logo depois faz a reposição do Ssmo. Sacramento, enquanto se canta um hino apropriado.

Canto final: Alma Missionária (ou outro canto à escolha).