19/10/2013 - Regional - Edição 2970

4
Bento Gonçalves :: Sábado :: 19 de outubro de 2013 R gional a Cachos mais vistosos BURATI ESTEFANIA V. LINHARES Sadi Concen realiza vistorias nos parreirais para garantir melhor qualidade das uvas Pág. 3 Encontro com o CICs Serra foi realizado por grupo de empreendedores do município Pág. 2 Empresários se mobilizam para fundar associação PINTO BANDEIRA Ovos são chocados e, após nascimento, as aves são criadas e serem comercializadas Pág. 2 Produtor investe na criação de codornas BURATI Estudos estão sendo realizados com produção de uva, maçã e outras espécies de frutas Pág. 3 Embrapa realiza pesquisa em pomares FARROUPILHA

description

19/10/2013 - Regional - Edição 2970 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 19/10/2013 - Regional - Edição 2970

Page 1: 19/10/2013 - Regional - Edição 2970

Bento Gonçalves :: Sábado :: 19 de outubro de 2013

R gionala

Cachos mais vistosos

BURATI

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Sadi Concen realiza vistorias nos parreirais para garantir melhor qualidade das uvas Pág. 3

Encontro com o CICs Serra foi realizado por grupo de empreendedores do município

Pág. 2

Empresários se mobilizam para fundar associação

PINTO BANDEIRA

Ovos são chocados e, após nascimento, as aves são criadas e serem comercializadas

Pág. 2

Produtor investe na criação de codornas

BURATI

Estudos estão sendo realizados com produção de uva, maçã e outras espécies de frutas

Pág. 3

Embrapa realiza pesquisa em pomares

FARROUPILHA

Page 2: 19/10/2013 - Regional - Edição 2970

2 R gionalSábado | 19 de outubro de 2013

a

Comissão irá debater criação de associação

A Prefeitura de Santa Tere-za juntamente com alunos e professores realizou diversas atividades pertinentes aos cui-dados que devem ser tomados relacionados a água.

Entre as ações desenvolvidas esteve a promoção de um pe-dágio educacional nos trevos de acesso ao município. Na ati-vidade, foi entregue um folder, uma lembrança com um dos 10 mandamentos da água e uma planta para cada condutor de automóvel que parasse no pe-dágio. Também ocorreu a cole-ta de lixo na beira da ERS-444.

Os alunos e professores participaram de uma palestra show e várias exposições de materiais informativos sobre a

O agricultor Elias Bortolon se dedica a criação de codor-nas, no Burati, em Pinto Ban-deira. Os ovos são adquiridos de um produtor da Linha Ze-mith, em Bento e chocados em uma estufa. Após 16 dias nascem as primeiras aves.

A última ninhada acabou sendo menor e apenas descas-caram cerca de 60 codornas, que já estão prontas para se-rem carneadas e comerciali-zadas. Bortolon realiza o pro-cedimento e comercializa os animais limpos, pronto para o consumo.

Conforme o criador, a pro-cura é grande pelas codornas.

A união e o fortalecimento da classe empresarial de

Pinto Bandeira está sendo de-batida. Cerca de 100 empreen-dedores do município foram até o salão paroquial para as-sistir à palestra “A Importân-cia do Associativismo para o Desenvolvimento da Socie-dade”, na segunda-feira, 14. O palestrante foi o presiden-te da Associação das Entida-des Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), Ademar Petry.

A reunião serviu como uma forma de mobilização para a criação de um centro, câmara ou associação dos três setores. Petry apresentou os requisitos básicos para o associativismo e as vantagens da criação da entidade classista. O tema ge-rou bastante interesse entre o público.

O evento contou com a pre-sença do prefeito João Pizzio, presidente da Câmara Mu-nicipal de Vereadores, Adair Rizzardo; secretário de Desen-volvimento Econômico, An-

Encontro de lideranças contou com uma palestra e constituiu um grupo provisório

Foram avaliadas 257 espumantes de 68 vinícolas brasileiras de cinco estados

Após comercializar as aves, Bortolon planeja colocar novos ovos para chocar

Entre as ações esteve o recolhimento de resíduos depositados na ERS-444

FOTOS DIVULGAÇÃO

Comunidade se mobiliza para preservar a água

Agricultor investe na criação de codornas

SANTA TEREZA

BURATIPinto Bandeira Empresários debatem instalação de entidade ESTEFANIA V. LINHARES

No entanto, ele alerta que se as aves demoram para nasce-rem, elas podem acabar fican-do tortas. Na propriedade são criados dois tipos, um mais carijó e o outro um pouco mais marrom. Bortolon tam-bém esclarece que é bem fá-cil identificar os machos das fêmeas, pois eles possuem o peito com uma tonalidade marrom mais escura.

Nos próximos dias, o agri-cultor pretende adquirir no-vos ovos e colocá-los para chocar. Assim, vai preparar uma nova criação de codor-nas, pois a última foi inferior ao esperado.

Concurso avalia melhores espumantes GARIBALDI

O 8º Concurso do Espu-mante Brasileiro foi sediado de quarta-feira, 16, à quinta--feira, 17, em Garibaldi. O evento, promovido pela Asso-ciação Brasileira de Enologia (ABE), integra a programação paralela da Fenachamp 2013. Os espumantes foram degus-tados por um painel compos-to por 68 degustadores, entre enólogos, jornalistas, enófilos e sommeliers.

Para o concurso foram ins-critos 257 espumantes de 68 vinícolas brasileiras das regiões produtoras de Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catari-na. Conforme o regulamento, somente participam espuman-tes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, em duas

categorias: espumantes de se-gunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (mosca-tel). Os espumantes inscritos já estão em comercialização.

O concurso segue as normas da Organização Internacio-nal da Uva e do Vinho (OIV)

e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Além da qualidade dos espumantes na-cionais, a diversidade de estilos do produto também foi des-taque, mostrando que o setor vem apostando na bebida com uma ampla oferta para o con-sumidor.

derson Zanella; presidente do Centro de Indústria e Comér-cio de Bento Gonçalves (CIC--BG), Jordano Zanesco; e o presidente da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), Mar-cos Salton, além de empresá-rios dos setores do comércio, indústria e serviços.

Por sugestão do prefeito João Pizzio, foi criada uma comissão provisória com re-

presentantes dos diversos seg-mentos. O grupo de trabalho ficou constituído pelos empre-sários Marcos Salton, Julio Bal-disserotto, Diogo Tumelero, Hermes Ferrari, Felipe Tondo, Jorge Tondo, Tatiana Proven-si, Valério Pavan, Cezar Palma, Tailor Rigon, Flávio Dallé e Sirlei Lorenzatti. A primeira reunião da comissão será rea-lizada na segunda-feira, 21, às 20h, na Câmara de Vereadores.

origem da vida e preservação da água no mundo. A apresen-tação ficou a cargo do profes-sor Hernan Mostejo, diretor do Observatório Bioastronô-mico Cosmos de Santa Maria.

Page 3: 19/10/2013 - Regional - Edição 2970

R gional 3Sábado | 19 de outubro de 2013

a

Sadi Concen retira folhas em excesso para controlar o tamanho dos cachos

As pesquisas são desenvolvidas com uvas, maçãs e frutas de clima temperado

Lixo eletrônico será coletado hoje em pontos

Produção de frutas é tema de estudo pela Embrapa

CPU, monitor, teclado, mouse, caixa de som, placas, fontes, HDS, processador, fios, tonner, cartu-chos, aparelho de som, telefones, celulares, nobreaks, estabilizador, ventilador, microondas, geladei-ra, forno elétrico, ferro de pas-sar, calculadoras, liquidificador, batedeira, cafeteira, fax, rádios, impressoras, entre outros.

Tipos de resíduos

Materiais

MONTE BELO DO SUL

FARROUPILHA

A coleta de lixo eletrônico estará sendo realizada hoje, 19, em Monte Belo do Sul. O recolhimento acontece de casa em casa, na sede, e nas comu-nidades a orientação é que os materiais sejam depositados na lixeira indicada para o lixo reciclável.

Os resíduos serão destina-dos a uma empresa licenciada em Porto Alegre para que seja dado um destino adequado. Não serão recolhidos pneus, baterias e lâmpadas. A ação está sendo desenvolvida pela prefeitura em parceria com o Movimento de Cursilho.

A Secretaria de Agricultu-ra de Farroupilha juntamente com a Emater apoia ação rea-lizada pela Embrapa, que de-senvolve pesquisas com uva, vinho, maçã e outras fruteiras de clima temperado.

Há dois meses, o grupo reali-za atividades de estudos dos cus-tos de produção, do plantio, da mão de obra e maquinários em

Os viticultores estão com os cuidados redobrados

com os parreirais neste pe-ríodo. Os primeiros cachos já estão formados. Com isso, é necessário acompanhar o seu desenvolvimento.

Nos parreirais de Sadi Con-cen, localizado no Burati o trabalho está direcionado ao monitoramento do mofo e no tratamento. São retiradas algumas folhas para que não cubram totalmente os cachos. “O mofo acaba acontecendo em virtude das quedas de tem-peraturas e do registro de chu-vas. Uma hora dá sol, e outra chuva”, esclarece.

O viticultor está empolgado com o desenvolvimento dos cachos, e assim projeta que será uma boa safra. “A expec-tativa é que a safra seja boa, os cachos que estão sendo forma-dos estão grandes”, analisa.

A família cultiva em cer-ca de oito hectares. Para dar conta do trabalho, Concen conta com o auxílio da es-posa e do pai, além de dois funcionário contratados. O

EMBRAPA UVA E VINHO, DIVULGAÇÃO

ESTEFANIA V. LINHARES

Viticultor vistoria as parreirasBurati Nesta epóca, além do tratamento os produtores estão controlando a umidade no local

produtor explica que onde pega umidade e o tratamento não chega acaba ocasionando alguns pontos de mofo.

Nesta época, é necessário o auxílio do sol para que os parreirais continuem se de-senvolvendo bem. Segundo Concen, a própria mufa é seca pelo sol. “É como o alho e o feijão dá aquele sol e fica bonito, se só dá chuva e ve-neno não resolve, porque ele

vai mofar”, compara. O tra-tamento também é realizado de forma continua daqui para frente, porém os períodos chuvosos acabam atrapalhan-do esse processo.

A colheita deverá iniciar em fevereiro ou março, porém a variedade Chardonnay vem mais cedo e a Isabel vem um pouco depois. Também, o vi-ticultor cultiva a variedade Moscatel e um pouco da uva

rosada, as de mesa, que é co-mercializada nos mercados e fruteiras, e algumas destinadas a produção de suco e vinho. A colheita é entregue para uma cooperativa de Bento Gonçal-ves. Concen explica que com o controle em relação às folhas é possível incentivar que se for-mem cachos grandes, pois o resultado final da produção em quilos é o mesmo que se fosse com cachos menores.

O viticultor enxertou uma variedade que é cultivada em estufas, as uvas de mesa, que estão se desenvolvendo bem. O enxerto foi dado por um primo. Para ele, o crescimen-to da parreira está bom, e as folhas estão bem verdes e são diferentes de outros tipos. A variedade está sendo testada e será destinada ao consumo. As uvas de mesa produzem ca-chos grandes e bonitos.

A família também trabalha com citros, como laranjas e bergamotas, além de cuidarem de figueiras para a produção de doces. Os figos são colhidos na mesma época das uvas.

locais de plantações. A investiga-ção tem como objetivo promo-ver o conhecimento e a prática de planejamento nos negócios, aos profissionais da área. Para a pesquisa foram selecionados dez produtores, a partir de crité-rios de diversidade de produção, como uvas viníferas, comum, de mesa, e tipos de cultivo, como o uso ou não de estufa.

Page 4: 19/10/2013 - Regional - Edição 2970

4 R gionalSábado | 19 de outubro de 2013

a

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

Churrasqueiros preparando o almoço festivo em honra a Santa Teresa realizado no domingo, 13, no salão paroquial

Festa A festa em honra a Nossa

Senhora do Rosário de Pompéia acontece

amanhã, 20, na Linha 130 da Leopoldina, em Santa Tereza. A programação

inicia às 10h30min, com a celebração da missa

pelo padre Tadeu Antônio Libardi. Ao meio dia haverá almoço festivo. A diretoria é composta por Vanderlei

Panizzi e esposa, Aldir Sperotto e esposa, e Janio

Sperotto e esposa.

Rio das AntasA Paróquia Nossa Senhora do Rosário, 3ª Secção do Rio das Antas realiza no domingo, 27, a festa em honra a Nossa Senhora da Natividade, a partir das 10h30min, com

celebração da missa. Após, às 12h, será realizado o almoço festivo no salão

da comunidade. Os ingressos estão sendo

comercializados ao valor de R$ 30, com a comissão

organizadora da festa.

Nilva Zorzetto esteve acompanhada do filho Tiago Zorzetto em festa em honra a Nossa Senhora do Rosário realizada

no domingo, 6, no Distrito de Faria Lemos

Estefania V. Linhares

[email protected]

As pessoas que não abrem mão de tomar um chimarrão diaria-mente acompanharam nesta semana as discussões na Câmara

dos Deputados, em Brasília referente ao custo da erva-mate. Os consumidores sentiram no bolso o aumento no preço do produto. Durante a audiência, os empresários do ramo ervateiro, o principal ponto debatido foi a isenção do PIS/Confins. No entanto, o preço

do produto poderá sofrer um novo aumento. Um dos fatores que tem acarretado no valor é que as plantações de erva estão perdendo espaço para outras culturas. Ainda, a produ-tividade média das áreas cultivadas também diminuiu. No contra-ponto, a demanda para as indústrias de cosméticos, farmacêuticos e bebidas fez com que o preço aumentasse, deixando o consumo do chimarrão inviável para muita gente que aprecia a bebida. No

último ano, a alta chegou a 100%, sem a alíquota dos PIS/Confins é possível uma queda de até 5% ao consumidor. O Ministério da Fazenda já descartou qualquer possibilidade de redução para esse

ano e segue a negociação segue para 2014.

Chimarrão

Alimentos (1)Em cinco anos, a renda dos brasileiros teve alta de 8,6%, resultado que tem puxado o

aumento do consumo interno de alimentos com maior valor

agregado, como carnes e derivados do leite, além de

bebidas, como cerveja e vinho. A tendência é de que o aumen-

to do consumo continue na próxima década.

ÁguaO município de Monte Belo

do Sul realiza a I Semana Municipal da Água. A temá-tica será “Cuidar do arroio é proteger a água”. A progra-

mação inicia na segunda-feira, 21, e segue até quinta-feira,

24, com diversas palestras que vão abordar a importância da

preservação da água juntamen-te com a população.

Alimentos (2)Entre os alimentos industrializa-dos que ampliaram as vendas nos últimos cinco anos estão: carne de frango, com alta de 1,87% ao ano (a.a.); carne bovina, 2,77% a.a.; leite de vaca, 2,29 a.a.; io-gurte, 2,97% a.a.; azeite, 3,06% a.a.; e queijo, 3,52% a.a.. Entre as bebidas, destaque para a cer-veja (3,85% a.a.), vinho (3,2%

a.a.) e cachaça (2,11% a.a.).

VinhoMais uma edição do Festival Nacional do Vinho Colonial:

Gastronomia, Vinho e Alegria foi realizada no Distrito de Tuiuty. O objetivo é preservar a identidade e a maneira tradicional da elabo-ração de vinhos, preservando a história, cultura e o saber local. Os distritos do Vale dos Vinhe-dos e Faria Lemos, também já

receberam a atividade.

RotasDois novos roteiros de turismo de vinhos, Compassos da Mérica,

Mérica, de Flores da Cunha, e Caminho do Moscatel, em Farroupi-lha, serão lançados no 2º Salão de Enoturismo, em Gramado. Eles

irão compor com outras 10 rotas o espaço coletivo dos roteiros gaúchos a serem apresentados a operadores, agentes e profissionais de turismo de todo o país. A região da Serra está contemplada com

a Estrada do Sabor e Rota dos Espumantes (Garibaldi), Vale dos Vi-nhedos (Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul), Rota das Cantinas Históricas (Bento Gonçalves); Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves), Vinhos de Pinto Bandeira (Pinto Bandeira), Termas e

Longevidade (Protásio Alves, Nova Prata, Vila Flores, Veranópolis e Cotiporã), Caminhos da Colônia (Caxias do Sul), Caminho do Mos-catel (Farroupilha), Compassos da Mérica, Mérica (Flores da Cunha)

e Vinhos dos Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua).

Agenda

CaminhadaA IIª Mérica Mérica

Magnalonga ocorre amanhã, 20. A saída está prevista para

às 9h, na Comunidade de São Valentim e a chegada na

Comunidade de Tuiuty, às 14h.

Vale AuroraO tradicional Jantar das Codornas será realizado hoje, 19, a partir das 20h,

no Vale Aurora.

GaribaldiA Paróquia São Pedro em Garibaldi promove a festa em honra à Nossa Senhora Aparecida amanhã, 20, às

10h30min, no bairro Cairu.

LeopoldinaSanta Bárbara será

festejada no sábado, 26, na comunidade 6 da Leopoldina. As

comemorações iniciam às 19h30min.

FilóA comunidade da Linha

Paulina promove no sábado, 26, o Filó Italiano.

O evento inicia às 19h.

FestaA 1ª Feira de Natal irá

acontecer na Rua Coberta, no dia 9 de novembro, sábado, das 8h30min às 17h, em Carlos Barbosa.

VeríssimoA Festa de Aparecida será promovida amanhã, 20, na comunidade de Veríssimo

de Matos. Os festejos estão previstos para iniciar às

10h30min.

CampeiraAté amanhã, 20, ocorre

a 3ª Festa Campeira em Santa Tereza, no

CTG Sentinela do Vale.

VinhedosA comunidade de Vinhedos está organizando a festa em honra a Nossa Senhora da Saúde que ocorre no dia 10 de novembro, programa-se!

Festas no interior