1ª revisão

10
PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. 1ª Revisão 1. (Unicamp simulado 2011) Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que a) o CO 2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose. b) a matéria precursora da vida só poderia ter se formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva. c) as substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos. d) os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas. 2. (Unesp 2011) Municípios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenças O fim das enchentes não significa que o perigo acabou. Cresce o risco de proliferação de doenças nos 95 municípios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municípios a rede de abastecimento de água foi destruída. O contato direto da população com a água e a lama deixa os sanitaristas preocupados. (www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.) Na situação colocada, dentre as doenças que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar a) difteria, tifo e tuberculose. b) tétano, giardíase e leishmaniose. c) leptospirose, hepatite e diarreia. d) hepatite, difteria e leishmaniose. e) diarreia, dengue e toxoplasmose. 3. (Ufu 2010) Nos dias atuais, nota-se que a liberdade sexual é algo comum e que vem sendo disseminada em várias culturas. É importante ressaltar que, além de uma gravidez indesejada, o risco de se adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aumenta quando a prática sexual acontece de maneira desprotegida. Tendo em vista que as DSTs são tratadas de diferentes maneiras, analise as tabelas a seguir e assinale a opção que, corretamente, as correlaciona. Tabela 1 DST A Aids B Sífil is C Herpe s genit al Tabela 2 REINO A QUE PERTENCE O AGENTE CAUSADOR 1 Monera 2 Fungi 3 Protista Tabela 3 TRATAMENTO I Aguardar a reação do sistema imunológico sem uso de medicação I I Administração de soros e vitaminas I I I Antibiótico Professor Marcus Magarinho Página 1

Transcript of 1ª revisão

Page 1: 1ª revisão

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ

CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

1ª Revisão

1. (Unicamp simulado 2011) Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que a) o CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se

originado da degradação aeróbica da glicose. b) a matéria precursora da vida só poderia ter se

formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.

c) as substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.

d) os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.

2. (Unesp 2011) Municípios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doençasO fim das enchentes não significa que o perigo acabou.Cresce o risco de proliferação de doenças nos 95 municípios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municípios a rede de abastecimento de água foi destruída.O contato direto da população com a água e a lama deixa os sanitaristas preocupados.

(www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.)

Na situação colocada, dentre as doenças que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar a) difteria, tifo e tuberculose. b) tétano, giardíase e leishmaniose. c) leptospirose, hepatite e diarreia. d) hepatite, difteria e leishmaniose. e) diarreia, dengue e toxoplasmose. 3. (Ufu 2010) Nos dias atuais, nota-se que a liberdade sexual é algo comum e que vem sendo disseminada em várias culturas. É importante ressaltar que, além de uma gravidez indesejada, o risco de se adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aumenta quando a prática sexual acontece de maneira desprotegida. Tendo em vista que as DSTs são tratadas de diferentes maneiras, analise as tabelas a seguir e assinale a opção que, corretamente, as correlaciona.

Tabela 1DSTA AidsB Sífilis

C Herpesgenital

Tabela 2

REINO A QUE PERTENCE OAGENTE CAUSADOR1 Monera2 Fungi3 Protista

Tabela 3TRATAMENTO

IAguardar a reação dosistema imunológico semuso de medicação

II Administração de sorose vitaminas

III

Antibiótico

a) C – 3 – I b) A – 2 – II c) B – 1 – III d) A – 3 – I 4. (Enem 2ª aplicação 2010) A tabela apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo. Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa é Falsa ou Verdadeira. Nas três colunas da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre essas afirmativas.

% respostas certas

Pesquisa Brasileiros Norte-americanos

Europeus

Os antibióticos matam tanto vírus quanto bactérias. (Falsa)

41,8 51,0 39,7

Os continentes têm mudado sua posição no decorrer dos milênios. (Verdadeira)

78,1 79,0 81,8

O Homo sapiens originou-se a partir de uma espécie animal anterior. (Verdadeira)

56,4 53,0 68,6

Os elétrons são menores que os átomos. (Verdadeira)

53,6 48,0 41,3

Os primeiros 61,2 48,0 59,4Professor Marcus Magarinho Página 1

Page 2: 1ª revisão

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ

CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

1ª Revisão

homens viveram no mesmo período que os dinossauros. (Falsa)

“Percepção pública de ciência: uma revisão metodológica e resultados para São Paulo”. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. São Paulo: Fapesp, 2004 (adaptado).

De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre a) a ação dos antibióticos. b) a origem do ser humano. c) os períodos da pré-história. d) o deslocamento dos continentes. e) o tamanho das partículas atômicas. 5. (Unesp 2010) Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não fumantes.Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações:I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido

de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante.

II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.

III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio.

IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto.

V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal.

Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que

a) a afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação III.

b) as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o contido na afirmação V.

c) a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação V.

d) a afirmação IV também está correta e tem por consequência o contido na afirmação V.

e) as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o contido na afirmação V.

6. (Mackenzie 2010) A respeito das consequências do uso do cigarro para a saúde humana, muitas pesquisas têm sido publicadas, muitas delas voltadas ao mecanismo de ação de um dos principais componentes, a nicotina, enquanto outras procuram esclarecer a população a respeito dos efeitos colaterais dos demais componentes do cigarro.A tabela a seguir mostra alguns desses componentes e seus efeitos no organismo humano.

Componente Efeito

Nicotina

Destrói o colágeno da pele; provoca perda de elasticidade dos vasos sanguíneos; tem ação no sistema nervoso central.

AlcatrãoDeposita-se nas vias aéreas; contém várias substâncias cancerígenas

Monóxido deCarbono

Liga-se ao átomo de ferro da molécula de hemoglobina

Amônia Provoca irritações nas mucosas da boca e das vias aéreas

Solventes eMetais pesados

Por serem lipossolúveis, depositam-se no tecido adiposo; juntamente com a nicotina, os solventes têm ação no sistema nervoso central

Assinale a alternativa correta:

a) A nicotina e os solventes causam dependência, por agirem no sistema nervoso central.

b) O monóxido de carbono prejudica o transporte do CO2 produzido nos tecidos.

c) O aumento do risco de desenvolver doenças coronárias se deve ao acúmulo de resíduos tóxicos do cigarro nas paredes dos vasos sanguíneos.

d) O depósito de alcatrão ajuda na filtração do ar que passa pelas vias aéreas.

e) As lesões provocadas pela amônia não podem ser relacionadas aos casos de câncer de laringe em fumantes.

Professor Marcus Magarinho Página 2

Page 3: 1ª revisão

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ

CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

1ª Revisão

7. (Ufla 2010) A doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza H1N1 é caracterizada como PANDÊMICA, porque a) tem se mantido praticamente constante em uma

determinada região. b) provocou um aumento súbito no número de casos

da doença em uma população. c) depende de condições ambientais e do nível

sociocultural da população. d) vem atingindo pessoas em mais de um continente,

podendo constituir‐se em ondas epidêmicas por vários anos.

8. (Enem simulado 2009) O gráfico a seguir ilustra, de maneira hipotética, o número de casos, ao longo de 20 anos, de uma doença infecciosa e transmissível (linha cheia), própria de uma região tropical específica, transmitida por meio da picada de inseto. A variação na densidade populacional do inseto transmissor, na região considerada, é ilustrada (linha pontilhada). Durante o período apresentado não foram registrados casos dessa doença em outras regiões.

Sabendo que as informações se referem a um caso típico de endemia, com um surto epidêmico a cada quatro anos, percebe-se que no terceiro ciclo houve um aumento do número de casos registrados da doença. Após esse surto foi realizada uma intervenção que controlou essa endemia devido a) à população ter se tornado autoimune. b) à introdução de predadores do agente transmissor. c) à instalação de proteção mecânica nas residências,

como telas nas aberturas. d) ao desenvolvimento de agentes químicos para

erradicação do agente transmissor. e) ao desenvolvimento de vacina que ainda não era

disponível na época do primeiro surto. 9. (Puccamp 2016) Há muito, muito tempo, quando ocorreu a origem da vida na Terra, surgiram vários processos biológicos. Tendo em vista condições ambientais existentes então, podemos afirmar que a sequência correta do aparecimento dos processos abaixo foi a mostrada em

a)

b)

c)

d)

e)

10. (Cefet MG 2015) A proteína príon celular é sintetizada pelo gene prinp. Na sua forma normal e saudável, essa proteína participa do processo de diferenciação neural e defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação nesse gene provoca a formação defeituosa

da que se transforma em príon. Essa molécula proteica infectante é capaz de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/bioquimica/prions/>. Acesso em 21abr. 2015. (Adaptado).

Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidas de a) vias de transmissão. b) organização molecular. c) material genético próprio. d) mecanismos de multiplicação. e) capacidade de provocar doenças. 11. (Enem PPL 2015) Um gel vaginal poderá ser um recurso para as mulheres na prevenção contra a aids. Esse produto tem como princípio ativo um composto que inibe a transcriptase reversa viral.

Essa ação inibidora é importante, pois a referida enzima a) corta a dupla hélice do DNA, produzindo um molde

para o RNA viral. b) produz moléculas de DNA viral que vão infectar

células sadias. c) polimeriza molécula de DNA, tendo como molde o

RNA viral. d) promove a entrada do vírus da aids nos linfócitos T. e) sintetiza os nucleotídeos que compõem o DNA viral.

Professor Marcus Magarinho Página 3

Page 4: 1ª revisão

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ

CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

1ª Revisão

12. (Mackenzie 2015)

Com relação ao gráfico acima, é correto afirmar que a) a curva representa uma epidemia, como por

exemplo, a malária. b) a curva representa uma epidemia, como por

exemplo, a doença Ebola. c) a curva representa uma endemia, como por

exemplo a d) a curva representa uma pandemia, como por

exemplo, a gripe. e) e representam, respectivamente, uma

epidemia como a doença Ebola e uma endemia como a esquistossomose.

13. (Enem PPL 2014) No ano de 2009, registrou-se um surto global de gripe causada por um variante do vírus Influenza A, designada A Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que os países intensificassem seus programas de prevenção para que não houvesse uma propagação da doença. Uma das ações mais importantes recomendadas pela OMS era a higienização adequada das mãos, especialmente após tossir e espirrar.

A ação recomendada pela OMS tinha como objetivo a) reduzir a reprodução viral. b) impedir a penetração do vírus pela pele. c) reduzir o processo de autoinfecção viral. d) reduzir a transmissão do vírus no ambiente. e) impedir a seleção natural de vírus resistentes. 14. (Cefet MG 2014) O vírus da AIDS possui RNA como material genético e introduz esse ácido nucleico durante a infecção dos linfócitos TCD4. Além disso, possui a enzima transcriptase reversa que converte o RNA viral em DNA. Se o número de linfócitos reduzir drasticamente, então é necessária a utilização de um coquetel com ação antirretroviral, que consiste em a) inibir a enzima. b) destruir os vírus. c) impedir a infecção.

d) imunizar os pacientes. e) proliferar os linfócitos. 15. (Fuvest 2014) Analise o gráfico abaixo:

Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar, corretamente, que, a) no período de 1986 a 2001, o número de pessoas

com diagnóstico de AIDS diminuiu. b) no período de 1986 a 2001, o número de homens

com diagnóstico de AIDS diminuiu. c) entre pessoas com diagnóstico de AIDS, homens e

mulheres ocorrem com frequências iguais. d) entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o número

de homens e mulheres permaneceu praticamente inalterado a partir de 2002.

e) entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o quociente do número de homens pelo de mulheres tendeu à estabilidade a partir de 2002.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia os versos da música “Águas de Março”, de Tom Jobim, para responder à(s) questão(ões).

É pau, é pedra, é o fim do caminhoÉ um resto de toco, é um pouco sozinhoÉ um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rãÉ um belo horizonte, é uma febre terçãSão as águas de março fechando o verãoÉ a promessa de vida no teu coração

(www.radio.uol.com.br)

O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical

Professor Marcus Magarinho Página 4

Page 5: 1ª revisão

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ

CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

1ª Revisão

16. (Unesp 2014) A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da a) malária, adquirida pela picada de mosquitos que

ocorrem em regiões quentes e úmidas. b) febre tifoide, adquirida por ingestão de água de

poços e açudes que receberam águas trazidas pelas enxurradas e contaminadas por fezes de pessoas infectadas.

c) dengue, adquirida pela picada de mosquitos que são mais numerosos na época das chuvas.

d) esquistossomose, adquirida através do contato com água de lagoas que se formam com as chuvas, nas quais podem ocorrer caramujos vetores da doença.

e) leptospirose, causada por vírus presente na urina dos ratos, que se mistura com as águas de enchentes provocadas pelas chuvas.

17. (Unesp 2013) Bactéria pode atuar como “vacina” para dengue Pesquisadores anunciaram que a bactéria Wolbachia pipientis pode atuar como uma “vacina” para o Aedes aegypti, bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto. “Quando inoculamos a bactéria no Aedes aegypti, ficamos surpresos ao ver que ela, além de diminuir o tempo de vida do mosquito, também fazia com que o vírus não se desenvolvesse”. A Wolbachia pipientis só pode ser transmitida verticalmente (de mãe para filho), por meio do ovo da fêmea do mosquito. Fêmeas com Wolbachia pipientis sempre geram filhotes com a bactéria no processo de reprodução. “Por isso, uma vez estabelecido o método em campo, os mosquitos continuam a transmitir a bactéria naturalmente para seus descendentes”, disseram os pesquisadores.

(www.jb.com.br. Adaptado.)

De acordo com a notícia, conclui-se corretamente que a) as fêmeas de Aedes aegypti transmitirão aos seus

descendentes a resistência ao vírus da dengue, mas os machos de Aedes aegypti, filhos de fêmeas não resistentes, continuarão transmitindo o vírus da doença.

b) a infecção das pessoas pelo vírus da dengue pode diminuir com o aumento, no ambiente, de Aedes aegypti infectados pela Wolbachia pipientis.

c) os sintomas da doença poderão não se manifestar em pacientes com dengue, pois a Wolbachia pipientis diminui o tempo de vida dos mosquitos e não permite que o vírus se desenvolva.

d) a dengue pode ser erradicada se as pessoas forem vacinadas com uma vacina produzida a partir da Wolbachia pipientis.

e) a resistência ao vírus é geneticamente determinada dentre os mosquitos Aedes aegypti, uma vez que só

pode ser transmitida verticalmente, de mãe para filho.

18. (Mackenzie 2013) Bactérias combatem causador da malária dentro do mosquito

Bactérias que vivem naturalmente no intestino de mosquitos foram modificadas geneticamente para bloquear o desenvolvimento do parasita que causa malária.

O parasita tem um complexo ciclo de vida, tanto no mosquito que transmite a doença quanto no organismo humano. Ele ataca o fígado e os glóbulos vermelhos do sangue humano, e parte do seu desenvolvimento se dá no intestino e nas glândulas salivares das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles.

O Plasmodium convive naturalmente com as bactérias da espécie Pantoea agglomerans. Os cientistas produziram mudanças em proteínas delas que poderiam atacar o parasita. Uma das bactérias modificadas produziu o melhor efeito, reduzindo em 98% a formação de oocistos, os gametas femininos do Plasmodium. Os experimentos envolveram a mais letal espécie de parasita causador da malária em seres humanos, o Plasmodium falciparum.

(FSP-25/07/2012)

Assinale a alternativa correta a respeito de malária. a) Segundo o texto, o mosquito é o hospedeiro

definitivo do Plasmodium. b) A contaminação se dá quando o mosquito defeca

próximo ao local da picada e os parasitas alcançam a corrente sanguínea.

c) O principal sintoma dessa doença é a ocorrência de hemorragias frequentes devido à destruição de glóbulos vermelhos.

d) O Plasmodium é uma bactéria. e) A única maneira do homem se contaminar pelo

Plasmodium é através da picada do mosquito. 19. (Unesp 2013) Em determinada região do nosso país, o sistema de saúde verificou um crescente número de mortes por problemas cardíacos, sobretudo em pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos. Tais mortes não estavam relacionadas a históricos de sobrepeso ou hipertensão. Investigado o problema, verificou-se que há décadas a população não contava com condições adequadas de moradia. Muitas das casas eram de pau a pique e estavam infestadas de insetos. Segundo os sanitaristas, as mortes deviam-se a uma parasitose endêmica na região.Pode-se afirmar que, mais provavelmente, a parasitose em questão é causada por organismos da espécie a) Plasmodium vivax.

Professor Marcus Magarinho Página 5

Page 6: 1ª revisão

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ

CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

1ª Revisão

b) Trypanosoma cruzi. c) Triatoma infestans. d) Taenia solium. e) Schistosoma mansoni. 20. (Mackenzie 2013) Nestes últimos meses, três notícias importantes a respeito de doenças humanas foram veiculadas pela mídia.

I. Uma família do sul adquiriu escorbuto com consequências fatais, provavelmente, por ingestão de mortadela contaminada.

II. O Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina mais eficaz contra a poliomielite.III. O Instituto Fiocruz do Rio de Janeiro está testando uma vacina contra a esquistossomose.

Essas três doenças são causadas, respectivamente, por a) vírus, bactéria e um verme platelminto. b) vírus, protozoário e um verme nemátodo. c) vírus, bactéria e um protozoário. d) bactéria, vírus e um verme platelminto. e) bactéria, vírus e um verme nemátodo. 21. (Ufsj 2012) O aparecimento de animais vermiformes em carne durante o processo de decomposição pode ser observado frequentemente. Em 1668, Francesco Redi realizou um experimento para tentar elucidar o fenômeno citado. O experimento, de forma simplificada, consistiu em dois frascos de vidro, onde, em ambos, Redi colocou pedaços de carne. Um dos frascos foi fechado com gaze e o outro mantido aberto, conforme a figura a seguir. Depois de vários dias, Redi encontrou os animais vermiformes.

Com relação ao experimento, analise as afirmativas abaixo.

I. A gaze no frasco B impede a entrada de insetos, mas não impede a entrada de micro-organismos.

II. Os vermes são formas larvais das moscas e por isso só apareceram no frasco A.

III. O frasco A controla experimentalmente o frasco B. IV. Redi não padronizou a quantidade de carne nos

frascos. Com isso, o experimento é inconclusivo.

V. Toda matéria em estado de decomposição produz naturalmente seus vermes. Por isso, os vermes foram observados nos dois frascos.

VI. Os vermes aparecem nos dois frascos, porém aparecem primeiro no frasco A e vários dias depois no frasco B.

De acordo com essa análise, estão CORRETAS apenas as alternativas a) II, III e lV b) l, V e VI c) I, II e III d) IV, V e VI 22. (Eewb 2011) A Teoria da Endossimbiose, criada por Lynn Margulis em 1970, propõe que as organelas que compõem as células eucarióticas tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estável entre organismos. Mais especificamente, esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias têm origem num procarionte autotrófico que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, obtendo proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia necessária para as atividades metabólicas. Deste modo, a célula eucariótica atual seria uma quimera formada por três genomas: o nuclear; o cloroplastidial e o mitocondrial. Sendo assim, podemos concluir que a teoria da endossimbiose propõe uma explicação para: a) o surgimento da célula procarionte. b) o surgimento dos autótrofos. c) o surgimento dos heterótrofos. d) o surgimento da célula eucarionte. 23. (Fatec 2007) Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam ocorrido a síntese protéica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células. Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos

heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos

autótrofos. c) heterótrofos aeróbicos autótrofos

heterótrofos anaeróbicos. d) autótrofos heterótrofos anaeróbicos

heterótrofos aeróbicos.

Professor Marcus Magarinho Página 6

Page 7: 1ª revisão

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL UM PROJETO DA SEMED- MACAÉ

CIDADE UNIVERSITÁRIA A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

1ª Revisão

e) autótrofos heterótrofos aeróbicos heterótrofos anaeróbicos.

24. (Unesp 2005) Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentam-se as afirmações seguintes.

I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que constituiu-se, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.

Em relação a estas afirmações, podemos indicar como corretas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 25. (Ufu 2004) Várias hipóteses foram formuladas para explicar a origem da vida, sendo que a mais aceita é a da evolução gradual dos sistemas químicos. Aceitando-se esta hipótese, e as supostas condições da atmosfera primitiva da Terra, formada de metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapores de água (H2O), assinale a alternativa correta. a) Os primeiros seres vivos eram heterotróficos

aeróbicos porque, com a fermentação de moléculas orgânicas, conseguiam obter energia e também liberar oxigênio suficiente para realizarem a respiração.

b) Os primeiros seres vivos eram autotróficos fotossintetizantes, uma vez que eram capazes de quebrar moléculas de água existentes nos vapores atmosféricos e utilizar o metano como fonte de carbono.

c) Os primeiros seres vivos foram heterotróficos anaeróbicos, porque a atmosfera primitiva não apresentava oxigênio e gás carbônico, essenciais para a respiração aeróbica e a fotossíntese.

d) Os primeiros seres vivos foram formados pela coacervação de moléculas orgânicas encontradas em meteoritos que caíram na Terra primitiva.

Professor Marcus Magarinho Página 7