1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de...

16
º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar ao cidadão. Moderador: Jorge Fernandes Unidade de Missão Inovação e Conhecimento / 26 de Março 2004 II ENCONTRO NACIONAL DOS ESPAÇOS INTERNET MUNICIPAIS

Transcript of 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de...

Page 1: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais

apresentação geral da iniciativa;

fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar ao cidadão.

Moderador: Jorge FernandesUnidade de Missão Inovação e Conhecimento /

26 de Março 2004

II ENCONTRO NACIONAL DOS ESPAÇOS INTERNET MUNICIPAIS

Page 2: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA

um computador do espaço internet adaptado para pessoas com deficiência espaço físico livre de barreiras

objectivo

foi enviada uma carta a todas as Câmaras Municipais recomendando a adaptação de um posto de trabalho dos espaços internet (feito pelo Programa ACESSO) foi enviada uma carta a todas as Câmaras Municipais recomendando a eliminação de barreiras arquitectónicas do espaço físico (feito pelo SNRIPD)

estratégia

Março/2001

Page 3: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA

Impressora braille

linha braille

sintetizador de fala

Software de ampliação de caracteres

Deficiência visual

Page 4: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA

Deficiência motora

Teclado virtual de ecrãTeclado de conceitos

Manipulos/switch

sistema apontador

Page 5: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA

Situação em Abril 2003Análise dos dados, feita pelo Programa ACESSO da UMIC, às candidaturas aprovadas

60% dos espaços internet têm pelo

menos um computador adaptado

27 linhas braille7 impressoras braille

50 monitores de 21”21 sintetizadores de fala

25 teclados de conceitos

19 sistemas apontadores54 manipulos/switch

29 softwares de ampliação de caracteres

Page 6: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Boas práticas referenciadas na imprensa

"Com o objectivo de dar a conhecer aos idosos do concelho de Pombal as novas tecnologias, a respectiva Câmara Municipal, em colaboração com as instituições particulares de solidariedade social do concelho, está a promover a realização de visitas ao Espaço Internet, localizado no Centro Cultural de Pombal." (JN, 17/03/2004).

Espaço Internet entusiasma as pessoas da terceira idade do concelho de Pombal

Boa prática: Promoção de visitas e acções conjuntas com instituições de/para pessoas idosas e com deficiência

Page 7: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

utilizador com deficiência visual

(...) gostaria de lhe deixar aqui algumas notas (...) o espaço disponibilizado pela câmara municipal de Portalegre. (...) O computador adaptado tem o Jaws e o Orpheus instalado. (...) Quanto ao Jaws que utilizo, tem ainda todos aqueles menus em inglês, sem estarem adaptados para a lîngua portuguesa.

(...) ou é gente que teve preparação na informática e têm porventura computador próprio ou se não o têm, terão dificuldade com a configuração do computador de acesso público.

(...) os horários foram extremamente reduzidos e, ao contrário do que acontece num fim-de-semana qualquer onde o espaço está aberto sábados de tarde, em épocas de férias isso não aconteceu.

Victor Calha, fórum acessibilidade, 25/03/2004Porque os Equipamento estão mal instalados?(fornecedores não instalaram convenientemente o material)

Porque são precisas configurações personalizadas?(os monitores precisam de o saber fazer)

Porque os Horários são reduzidos?(acham que sim? O que deve ser feito?)

Page 8: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

Victor Calha, fórum acessibilidade, 25/03/2004(continuação)

(...) Outra questão é a burocrática (...). É que a documentação que é necessária para a inscrição e utilização do espaço é vasta (...) Penso que a utilização destes espaços deveria ser mais facilitada, (...).

Quanto ao acesso físico do espaço: (...) está situado numa praça central, onde, para se aceder, é necessário subir vários degraus.

(...) acima de tudo, não passe pela cabeça de ninguém, com base no argumento de pouca utilização, de acabarem com a existência de computadores com acessibilidade aos deficientes nos espaços internet. Victor Calha, fórum acessibilidade, 25/03/2004

Porque o processo de utilização é burocrático?(o que é necessário para ser utilizador?)

Porque existem Barreiras Arquitectónicas?(será esta a explicação para a fraca utilização?)

Devem continuar? Os

utilizadores dizem que

sim.(e as Câmaras Municipais?)

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Page 9: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

Armando Baltazar, fórum Rede Solidária, 25/03/2004Presidente da Associação de Surdos do Porto (ASPorto)

(...) vou tentar dar uma pequena resposta: Penso que essencialmente é por uma questão de nesses espaços não existirem condições básicas de apoio às pessoas portadoras de deficiência. Dado que o Espao Internet da ASPorto, a funcionar desde Janeiro, tem tido uma crescente procura pela População Surda.http://www.asurdosporto.rcts.pt

Porque os Espaços Internet não têm condições básicas de apoio?(deveriam funcionar dentro das inst. de/para pessoas com deficiência?)

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

Devem os Espaços Internet

ser transferidos para as

Instituições de/para pessoas

com deficiência?

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Page 10: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

Marciano Amaral, fórum Rede Solidária, 24/03/2004ANEA – Viseu / Associação Nacional de Espondilite Anquilosante.

Na minha opinião o grande problema da pouca utilização devem ser os horários em que esses espaços estão disponíveis. Felizmente muitas das pessoas com necessidades especiais trabalham e depois querem ir para casa tratar dos seus assuntos domésticos, (...)

Porque não têm Horários pós-laborais?

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Page 11: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

José Pedro Amaral, fórum Acessibilidade, 25/03/2004

"(...) Quanto à tua questão (...) estou em crer que peca por uma quase inexistência de informação da existência dos mesmos como também do facto de o seu uso ser gratuito.

Os próprios sítios das autarquias não o referem, o que faria passar a mensagem por outros visitantes que não os CNE's.

Porque não há divulgação?

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Page 12: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

Susana Cordeiro, fórum Acessibilidade, 26/03/2004(...) Eu resido no concelho de Odivelas e confesso que nunca tinha ouvido falar nestes espaços. Mas ao ver o email, conversando com uma amiga, de facto ela disse-me que na Biblioteca do concelho parece que existe lá algum equipamento tiflotécnico. De qualquer modo, confesso que considero que a biblioteca do concelho não fica num lugar muito acessível em termos de transportes.

Assim, junta-se ao meu desconhecimento (que provavelmente é partilhado por alguns outros munícipes deficientes) a questão da acessibilidade em termos de transporte. (...)

Porque não há divulgação?

Porque os locais são inacessível?

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Page 13: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

Materiais de ApoioPorque faltam Kits de informação e de adaptações?

O Kit ACESSO e Kit para Necessidades Especiais são exemplos de kits.

São 33 softwares com diversas aplicações que possibilitam às pessoas com deficiência aceder ao computador.

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Page 14: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

• Instalação/configuração dos equipamentos?Verifica-se que em alguns casos os fornecedores não chegaram sequer a instalar os equipamentos. Noutros, para além da instalação os fornecedores chegaram mesmo a dar formação. Deveria ser promovido pelos fornecedores acções de formação dedicados aos monitores dos espaços internet.

• Falta de Formação dos monitores?Esta foi a principal queixa. A mesma deve ser colmatada com acções de formação de formadores. Nessas acções deverão ser chamados os fornecedores dos respectivos produtos.

• Falta de materiais de Apoio?Até hoje os materiais de apoioforam inexistentes. O Kit para Necessidades Especiais é um bom exemplo do que é preciso. Os manuais de aprendizagem devem também existir em formatos alternativos.

• Divulgação?Falta divulgação. Deve ser feita divulgação junto às associações, junto às escolas (equipas de ensino especial). O site dos espaços Internet deve ser construído de acordo com as regras de acessibilidade e deve conter um inventário rigoroso dos equipamentos disponíveis para pessoas com deficiência.

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

Síntese/Conclusões resultantes do Debate

Page 15: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

• Acordos com instituições locais?Esta é uma estratégia a seguir. Durante o encontro ficou evidente que os espaços internet com maior sucesso são aqueles que baseiam a sua acção, não na tecnologia, não no uso puro e simples da Internet, mas em actividades de interesse para os utilizadores. Acções como: entrega de IRS, procura de emprego, redacção de um CV, trabalhos escolares, acção de formação em áreas específicas como processamento de texto, etc. O Diploma de Competências Básicas é uma das actividades a incrementar no curto prazo. É importante não esquecer em dotá-lo de formatos alternativos para que possa também ser tirado por pessoas com deficiência.

• Horários?Não parece ser problema. Os horários são bastante alargados.

• Burocracia?Não parece ser problema. É pedido o BI e pouco mais.

• Barreiras Arquitectónicas?Não foi possível chegar a grandes conclusões a respeito.

Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência?

Síntese/Conclusões resultantes do Debate (II)

Page 16: 1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

Ficha Técnica e Agradecimentos

AgradecimentosAgradeço aos participantes do Fórum Acessibilidade ([email protected]) e ao Fórum da Rede Solidária ([email protected]).Agradeço também à minha colega Cláudia Cardoso, a recolha dos equipamentos nas candidaturas ESPAÇOS INTERNET aprovadas do Programa Operacional Sociedade da Informação.

Ficha TécnicaJorge FernandesPrograma ACESSO da UMIC/Março [email protected]. http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt .http://www.umic.pcm.gov.pt .http://www.espaçosinternet.pt .

AgradecimentosAgradeço aos participantes do Fórum Acessibilidade ([email protected]) e ao Fórum da Rede Solidária ([email protected]).Agradeço também à minha colega Cláudia Cardoso, a recolha dos equipamentos nas candidaturas ESPAÇOS INTERNET aprovadas do Programa Operacional Sociedade da Informação.

Ficha TécnicaJorge FernandesPrograma ACESSO da UMIC/Março [email protected]. http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt .http://www.umic.pcm.gov.pt .http://www.espaçosinternet.pt .