2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na...

37
1

Transcript of 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na...

Page 1: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

1

Page 2: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

2 3

Edição_Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

ProjEto Gráfico_Área de Comunicação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território | IGOT

IGOT - ULisboa 2019

Page 3: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

4 5

o iGot

o iGot - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território constitui uma unidade orgânica da Universidade de Lisboa (ULisboa), criada pela revisão estatutária aprovada pelo Despacho Normativo nº36/2008 de 21 de julho, nos termos do Artigo 2º do Anexo dos Estatutos da Universidade de Lisboa. Os Estatutos do IGOT foram publicados em 10 de dezembro de 2013, na sequência da fusão entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica.

o iGot tem como missão promover um ensino superior de qualidade, ao nível da graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, desenvolver atividades de investigação e desenvolvimento, difundir conhecimento e prestar consultoria técnica e científica especializada à Comunidade, nos domínios da geografia, do ordenamento e gestão do território, das políticas de desenvolvimento e da coesão territorial, do urbanismo, do ambiente, das alterações climáticas, dos recursos e dos riscos, das dinâmicas e organização sócio-espacial, e do turismo. A missão do IGOT articula assim as três funções da Universidade: ensino, investigação e ligação à sociedade, de modo a estimular a inovação, difundir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento social e económico de país.

o iGot pretende afirmar-se como o polo de competências da ULisboa no domínio da investigação e do ensino superior nas áreas da Geografia e do Ordenamento do Território, funcionando como plataforma de articulação de saberes relevantes para o estudo e para a definição de políticas de intervenção no território.

o iGot privilegia uma visão integrada do conhecimento assente numa ligação estreita entre ensino, investigação e vida profissional, estabelecendo, sempre que possível, parcerias de colaboração no quadro da ULisboa e com outras instituições nacionais e estrangeiras. Cultivando a transversalidade da formação, o IGOT dispõe de profissionais qualificados e oferece formação de nível superior para vários públicos, centrada na valorização das competências e em métodos de aprendizagem orientados para a resolução de problemas.

o iGot é a única faculdade portuguesa especializada em Geografia e Planeamento do Território, estando instalado na Cidade Universitária de Lisboa, num edifício moderno e funcional, que garante todas as condições para o desenvolvimento do ensino e da investigação de excelência.

APrESENtAção

MISSÃO / VISÃO

Page 4: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

6 7

o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking of World Universities e QS World University Rankings).

o iGot é membro da AESOP – Associação das Escolas Europeias de Planeamento e tem um corpo docente e de investigadores altamente qualificado, com valências científicas muito diversas, elevada internacionalização e forte orientação para a investigação, e com competências para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.

o iGot é reconhecido internacionalmente também pela elevada procura de alunos de nacionalidade estrangeira, que representam cerca de 25% dos mais de 800 alunos que frequentam o Instituto.

o iGot é uma escola virada para a investigação, que integra o Centro de Estudos Geográficos (CEG), fundado em 1943 por Orlando Ribeiro. O CEG tem uma equipa com cerca de 160 investigadores e é o mais conceituado centro de investigação científica da Geografia portuguesa, tendo sido sistematicamente avaliado, nos últimos 20 anos, por painéis internacionais com classificação de Excelente (segundo a Fundação para a Ciência e Tecnologia).

o iGot articula sistematicamente o ensino e a investigação de modo a permitir aos alunos alargar a sua formação e adquirir competências numa perspetiva interdisciplinar, um aspeto central e indispensável para garantir o acesso a um vasto leque de profissões, em empresas, na Administração Pública e nas ONG.

iNfrAEStruturA

Para além das salas de aula devidamente equipadas e dimensionadas com os recursos necessários para a lecionação das disciplinas específicas, o IGOT possui ainda as seguintes instalações físicas que são utilizadas regularmente pelos seus estudantes: Biblioteca, Mapoteca, Fototeca, Sala de Doutorandos, 3 salas de Sistemas de Informação Geográfica, com 114 postos de trabalho individuais, e um laboratório de deteção remota, análise e modelação espacial (GEOMODLAB). A Biblioteca possui bibliografia de referência para as matérias lecionadas, sendo a melhor Biblioteca de Geografia do país e uma das melhores da Europa. Para além dos títulos existentes

na Biblioteca, a Universidade de Lisboa participa em redes bibliográficas on-line que permitem alargar consideravelmente o espectro de obras, principalmente de periódicos, a que os estudantes têm acesso. A Mapoteca reúne um valioso espólio com cerca de 50 000 documentos, entre os quais mapas topográficos, hidrográficos e temáticos, atlas e boletins meteorológicos. A Fototeca dispõe de um arquivo fotográfico com mais de 50 000 imagens originais, ilustrando fundamentalmente temas ligados às várias áreas de investigação, tanto em Geografia Física como em Geografia Humana, sendo possível encontrar imagens obtidas em inúmeros países do mundo, com particular destaque para Portugal e para os países de Língua Portuguesa.

Aos estudantes do IGOT são garantidas as melhores condições de acesso às tecnologias de informação, não só nas salas de aula totalmente equipadas com computadores de uso individual, como através do acesso gratuito a licenças para uso nos seus computadores pessoais do Microsoft Office, do software de sistemas de informação geográfica ARCGis e do pacote estatístico SPSS.

O GEOMODLAB

O GEOMODLAB é uma infraestrutura tecnológica de apoio à investigação em análise espacial nas seguintes áreas:

i) observação e monitorização da Terra e sociedade; ii) análise estatística de fenómenos societais;iii) novas tecnologias – cartografia e modelação espacial.

O GEOMODLAB proporciona aos investigadores do Centro de Estudos Geográficos, aos estudantes de pós-graduação do IGOT e aos investigadores visitantes, os meios tecnológicos para desenvolver investigação e aplicações competitivas internacionalmente ao nível das ciências geográficas.

Esta é uma infraestrutura interdisciplinar, que aproveita as sinergias nas fronteiras entre a Geografia Física, Geografia Humana, Planeamento e Tecnologias de informação geográfica, aplicando-as à investigação científica e ao ordenamento do território. O IGOT dispõe também de veículos aéreos não tripulados (VANT/Drones) para apoio ao ensino e à investigação.

Page 5: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

8 9

Page 6: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

10 11

M E S T R A D O

GEoGrAfiA HuMANA:GLoBALiZAção, SociEdAdE E tErritÓrio

APrESENtAção E oBjEtiVoS

O Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território assume uma orientação eminentemente crítica na abordagem dos processos espaciais, acrescentando ao cruzamento da Geografia Social com a Geografia Política (em articulação com a dimensão económica), o olhar da Geografia Cultural, tornando mais completo o modo de analisar os problemas e de lhes dar resposta. Ao reforçar a formação em métodos (qualitativos, quantitativos e cartográficos) e introduzir a possibilidade de realização de estágios curriculares em alternativa às teses, reforça as competências práticas dos alunos e apoia a sua experimentação em contexto de trabalho.

São objetivos específicos do curso de mestrado proporcionar, a estudantes de várias disciplinas, a obtenção de competências específicas e integradas no âmbito de formação avançada, com uma forte componente teórica, metodológica e de reflexão crítica, eventualmente em contexto prático de aplicação, privilegiando os seguintes domínios:

- As dinâmicas da organização espacial contemporânea em contexto de globalização e as relações global-local;

- Os processos e expressões da injustiça espacial e da segregação em meio urbano;

- As transformações da economia e do ambiente e as suas repercussões territoriais a diversas escalas;

- Os conflitos associados a alterações na geopolítica e nos processos de competição pelos diversos recursos;

- As tendências da mobilidade e migração da população e a construção de territórios culturalmente diversos;

- A produção cultural das paisagens nas suas dimensões materiais, textuais e performativas, e os sentidos simbólico, experiencial e emocional de espaço e lugar;

- O modo como se articulam as alterações na organização social e na organização espacial.

SAÍdAS ProfiSSioNAiS

No curso de Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território a formação está orientada para dois tipos de saídas profissionais: de investigadores e de profissionais com sólida formação teórica, atentos à diversidade cultural das sociedades contemporâneas e com elevado sentido de responsabilidade social nas práticas de intervenção no território.

Os empregadores habituais são: i) os centros de investigação; ii) os organismos públicos (da administração local, regional e central) e privados nas áreas de estudo e consultoria em planeamento e ordenamento do território, iii) as ONG.

O IGOT possui um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas, que proporcionam estágios profissionais.

EStruturA curricuLAr

No 1º ano (60 ECTS), o curso contempla 7 unidades curriculares obrigatórias e 3 unidades curriculares optativas. No 2º ano (60 ECTS), a estrutura curricular do curso permite optar entre:

(i) Seminário de orientação + Estágio de Investigação + Dissertação

(ii) Seminário de orientação + Estágio Profissional + Relatório de Estágio

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território todos os que estejam nas seguintes condições:

> Sejam titulares de uma formação de 1º ciclo na área da Geografia ou afim;

> Sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.

Page 7: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

12 13

cANdidAturA E docuMENtAção

> Candidatura através do portal académico. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt;

> Certidão de licenciatura ou de grau académico equivalente;

> Curriculum Vitae (científico e/ou profissional) e documentos comprovativos;

> Carta de Motivação, explicitando os objetivos da candidatura (máx. 3000 caracteres);

> Documentos de identificação do(a) candidato(a) e outros documentos que este(a) considere relevantes.

MAiS iNforMAçÕES

[email protected]

PLANO DE ESTUDOS

MEStrAdo EM GEoGrAfiA HuMANA

1º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Perspetivas Criticas em Geografia 6

Recursos, População e Conflitos 6

Geopolítica e Globalização 6

Tendências de Transformação das Cidades e Regiões 6

Opção I 6

oPçÕES 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Aprendizagem Baseada em Problemas 6

Habitação: Políticas e Experiências 6

Políticas Públicas e Ordenamento do Território 6

Outras UC definidas anualmente pelo IGOT 6

Page 8: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

14 15

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Metodologias em Geografia 6

Migrações e Espaços de Diversidade 6

Geografias Culturais 6

Opção II 6

Opção III 6

oPçÕES 2º SEMEStrE

oPção ii (EScoLHEr 1 oPção) EctS

Desenvolvimento Rural e Território 6

Geografia Turística Internacional 6

Instrumentos, Métodos e Técnicas de Ordenamento Biofísico do Território

6

Metodologias de Avaliação de Políticas e de Programas de Desenvolvimento

6

Outras UC definidas anualmente pelo IGOT 6

oPção iii (EScoLHEr 1 oPção) EctS

Desenvolvimento Rural e Território 6

Geografia Turística Internacional 6

Instrumentos, Métodos e Técnicas de Ordenamento Biofísico do Território

6

Metodologias de Avaliação de Políticas e de Programas de Desenvolvimento

6

Outras UC definidas anualmente pelo IGOT 6

2º Ano

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES ECTS

Seminário de Orientação 6

Estágio de Investigação ou Estágio Profissional 6

Dissertação ou Relatório de Estágio 18

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES ECTS

Dissertação ou Relatório de Estágio 30

Page 9: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

16 17

M E S T R A D O

GEoGrAfiA fÍSicA E ordENAMENto do tErritÓrio

APrESENtAção E oBjEtiVoS

O Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território recupera a tradição da investigação científica qualificada nos diferentes ramos da Geografia Física e aprofunda as aplicações ao ordenamento biofísico e gestão do território com recurso a técnicas analíticas modernas.

São objetivos do Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território fornecer conhecimentos avançados em geografia física, ordenamento biofísico do território, deteção remota e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e métodos e técnicas de ordenamento do território, promovendo:

- O conhecimento do território e das suas componentes físicas e biofísicas;

- O aprofundamento e discussão dos conceitos, teorias e métodos em Geografia Física teórica e aplicada ao Ordenamento Físico e Biofísico do Território;

- O conhecimento das técnicas, instrumentos e ferramentas usados nos estudos de Geografia Física e sua aplicação ao Ordenamento do Território, incluindo instrumentação usada na monitorização de campo, na deteção remota e sistemas de informação geográfica;

- A avaliação da dinâmica dos diferentes sistemas físicos e biofísicos;

- O conhecimento das técnicas de monitorização do território;

- O conhecimento das metodologias de avaliação e gestão de recursos naturais e de riscos naturais e ambientais;

- O conhecimento dos instrumentos de ordenamento do território nas mais diversas escalas;

- A contribuição para o ordenamento e gestão sustentável do território.

SAÍdAS ProfiSSioNAiS

O Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território proporciona dois tipos de saídas profissionais: de investigadores e de técnicos de ordenamento e gestão territorial, ambos pautados pelo rigor científico e o espírito de inovação e empreendedorismo. Os empregadores habituais são: i) os organismos públicos (da administração local, regional e central) e privados nas áreas de estudo e consultoria em planeamento e ordenamento do território, ii) as ONG; iii) os centros de investigação.O IGOT possui um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas, que proporcionam estágios profissionais.

EStruturA curricuLAr O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ordenamento do Território e Urbanismo (120 ECTS) tem uma duração normal de quatro semestres curriculares, integrando: i) Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares denominado curso de mestrado (60 ECTS); ii) Seminário de investigação + Dissertação ou Estágio + Relatório de Estágio (60 ECTS).

Os conhecimentos científicos e técnicos de carácter especializado são assegurados por um conjunto de seis seminários que visam: aprofundar os conceitos, os métodos e as técnicas específicas em áreas fundamentais da Geografia Física (Climatologia, Geomorfologia, Hidrogeografia, Geopatrimónio), em ambientes tão variados como o rural, urbano, litoral, de montanha e polar; reforçar as competências nos domínios da Deteção Remota e dos Sistemas de Informação Geográfica, como instrumentos privilegiados na aplicação da Geografia Física ao Ordenamento do Território; desenvolver os conhecimentos sobre as principais ferramentas metodológicas e instrumentais do Ordenamento Biofísico; e incrementar a aplicação integrada dos saberes da Geografia Física no Ordenamento do Território, orientada sobretudo para duas vertentes: valorização dos recursos e minimização dos riscos.

Page 10: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

18 19

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território todos os que estejam nas seguintes condições:

> Sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área da Geografia;

> Sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.

cANdidAturA E docuMENtAção

> Candidatura através do portal académico. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt;

> Certidão de licenciatura ou de grau académico equivalente;

> Curriculum Vitae (científico e/ou profissional) e documentos comprovativos Carta de Motivação, explicitando os objetivos da candidatura (máx. 3000 caracteres);

> Documentos de identificação do(a) candidato(a) e outros documentos que este(a)considere relevantes.

MAiS iNforMAçÕES

www.igot.ulisboa.pt

[email protected]

PLANO DE ESTUDOSMEStrAdo EM GEoGrAfiA fÍSicA E ordENAMENto do tErritÓrio

1º ano 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Geomorfologia Aplicada ao Ordenamento e Gestão do Território 6

Climatologia Aplicada ao Ordenamento e Gestão do Território 6

Deteção Remota, SIG e Ordenamento do Território 6

Opção 6

Opção 6

oPçÕES 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Criação e Estruturação de Bases de Dados em SIG 6

Dinâmica e Gestão Costeira 6

Geocomputação 6

Geoestatística e Ambiente 6

Geomorfologia Cársica Aplicada 6

Políticas Públicas e Ordenamento do Território 6

Recursos, População e Conflitos 6

Outras UC definidas anualmente pelo IGOT 6

Page 11: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

20 21

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Avaliação, Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais 6

Perigosidade, Vulnerabilidade e Riscos no Território 6

Instrumentos, Métodos e Técnicas de Ordenamento Biofísico do Território 6

Opção 6

Opção 6

oPçÕES 2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Análise Espacial e Avaliação de Riscos 6

Deteção remota e modelação espacial com veículos aéreos não-tripulados

6

Geopatrimónio e Geoturismo 6

Metodologias em Geografia 6

Trabalho de campo em Geografia 6

Modelação Tridimensional e Ecologia Urbana 6

Metodologia do Ensino da Geografia 6

Metodologias de Avaliação de Políticas e de Programas de Desenvolvimento

6

WebSIG 6

Outras UC definidas anualmente pelo IGOT 6

2º Ano 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Investigação ou Estágio Profissional 12

Dissertação ou Relatório de Estágio 18

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Dissertação, Relatório de Estágio 30

Page 12: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

22 23

M E S T R A D O

ordENAMENto do tErritÓrio E urBANiSMo Parceria entre IGOT, IST e FA

APrESENtAção E oBjEtiVoS

O Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo (MOTU) resulta da articulação de esforços entre três escolas da Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto Superior Técnico (IST) e Faculdade de Arquitetura (FA), que se caracterizam por uma longa tradição e experiência no ensino e inovação neste campo partilhado do saber. O curso funciona rotativamente em cada uma das escolas.

O MOTU visa fornecer formação avançada na reflexão crítica e na prática do planeamento e da gestão do território, dando resposta a uma procura efetiva e potencial por parte de todos os agentes no domínio do urbanismo e do ordenamento do território. Os alunos do MOTU ficam habilitados a intervir ativamente, de modo qualificado e inovador, na formulação de estratégias e soluções concretas para os problemas que se colocam no planeamento, na construção, na requalificação e na gestão de espaços urbanos e metropolitanos. De entre as competências a adquirir, destacam-se:

- Refletir criticamente a relação entre a sociedade e o território;

- Aplicar técnicas avançadas e inovadoras de tratamento de informação na análise de problemas e respostas no âmbito do ordenamento do território e do urbanismo;

- Contribuir para a conceção, implementação e avaliação de estratégias e políticas territoriais integradas de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável;

- Conceber planos de incidência territorial, bem como os respetivos documentos de acompanhamento, monitorização e avaliação;

- Formular soluções inovadoras, integradas e participadas no âmbito do ordenamento do território e do respetivo processo de planeamento e gestão;

- Avaliar os custos e benefícios das soluções e dos projetos, identificar e gerir os conflitos na fase de conceção e implementação e apoiar a tomada de decisão;

- Comunicar de forma eficiente e inovadora os problemas identificados e os resultados e propostas de intervenção territorial.

SAÍdAS ProfiSSioNAiS

O MOTU proporciona dois tipos de saídas profissionais: de investigadores e de técnicos de ordenamento e gestão territorial, ambos pautados pelo rigor científico e o espírito de inovação e iniciativa.

Os empregadores habituais são: i) os organismos públicos (da administração local, regional e central) e privados, nas áreas de estudo e consultoria em planeamento e ordenamento do território, ii) as ONG; iii) os centros de investigação.As três escolas envolvidas no Mestrado recorrerão aos protocolos de cooperação celebrados com diversas entidades públicas (autarquias e instituições da administração regional e central) e privadas tendo em vista a disponibilização de informação e oferta de estágios.

EStruturA curricuLAr

As áreas científicas que concorrem para o MOTU são: Sistemas Urbanos e Regionais, Urbanismo e Planeamento Territorial.

O MOTU é constituído por um tronco comum, com a duração de dois semestres. No 2.º ano, são oferecidos dois ramos distintos: i) Projeto Urbano e ii) Gestão do Território. Para a conclusão do Mestrado, a estrutura curricular permite optar entre: i) Dissertação; ii) Estágio + Relatório de Estágio; iii) Projeto.

Page 13: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

24 25

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao MOTU todos os que estejam nas seguintes condições:

> Possuam uma formação superior em Geografia, Arquitetura, Engenharia Civil, do Território ou do Ambiente, Arquitetura Paisagista, Economia, Sociologia ou outras áreas afins que partilhem, pelo menos em parte, preocupações com o desenvolvimento e qualificação do território.

> Sejam detentores de um currículo vitae, científico e/ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.

cANdidAturA E docuMENtAção

> Candidatura através do portal académico. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt;

> Certidão de licenciatura ou de grau académico equivalente;

> Curriculum Vitae (científico e/ou profissional) e documentos comprovativos;

> Carta de Motivação, explicitando os objetivos da candidatura (máx. 3000 caracteres);

> Documentos de identificação do(a) candidato(a) e outros documentos que este(a) considere relevantes.

MAiS iNforMAção:

academicos@igot.ulisboa.ptwww.igot.ulisboa.ptwww.tecnico.ulisboa.ptwww.fa.ulisboa.pt

PLANO DE ESTUDOSMEStrAdo EM ordENAMENto do tErritÓrio E urBANiSMo

1.º ANo 1.º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Fundamentos do Planeamento Territorial 6

Teorias Urbanísticas 6

Cidades, Metrópoles e Regiões 6

Gestão Urbanística e Economia do Imobiliário 4,5

Direito do Território e do Urbanismo 1,5

Lições de Experiência em Ordenamento do Território e Urbanismo 3

2.º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Métodos e Técnicas em Planeamento Territorial 6

Estratégias Regionais e Governança Territorial 4,5

Forma e Organização do Território 4,5

Planeamento e Gestão da Mobilidade 4,5

Competências Transversais 1,5

Opção I (Área científica - Sistemas Urbanos e Regionais) 3

Opção II (Área científica - Urbanismo) 3

Opção III (Área científica - Planeamento Territorial) 3

Page 14: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

26 27

oPçÕES 2º SEMEStrE

oPção i (árEA ciENtÍficA: SiStEMAS urBANoS) – EScoLHEr 1 oPção EctS

Operações Urbanísticas e Avaliação do Imobiliário 3

Planeamento e Gestão de Equipamentos Coletivos 3

oPção ii (árEA ciENtÍficA: urBANiSMo) – EScoLHEr 1 oPção EctS

Projeto Urbano 3

Novos Desafios Urbanos 3

oPção iii (árEA ciENtÍficA: PLANEAMENto tErritoriAL) – EScoLHEr 1 oPção EctS

SIG e Deteção Remota 3

Planeamento Estratégico 3

2º ANo

1º SEMEStrE rAMo ProjEto urBANo

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Laboratório de Projeto Urbano 9

Seminário de Investigação 12

Opção (escolher 2 opções) 9

oPçÕES– EScoLHEr 2 oPçÕES EctS

Avaliação de Planos e Decisão Pública 4,5

Avaliação Ambiental 4,5

Infraestruturação do Território 4,5

Reabilitação Urbana 4,5

rAMo GEStão do tErritÓrio

uNidAdES curricuLArES EctS

Avaliação Ambiental 4,5

Planeamento Biofísico e Ordenamento do Território 4,5

Seminário de investigação 12

Opção (escolher 2) 9

oPçÕES – EScoLHEr 2 oPçÕES EctS

Avaliação de Planos e Decisão Pública 4,5

Políticas e Gestão da Habitação 4,5

Infraestruturação do Território 4,5

Reabilitação Urbana 4,5

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Dissertação/Relatório de Estágio/ Projeto 30

Page 15: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

28 29

M E S T R A D O

SiG E ModELAção tErritoriAL APLicAdoS Ao ordENAMENto

APrESENtAção E oBjEtiVoS

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) fazem parte, cada vez mais, do quotidiano daqueles cuja ocupação se prende com o território e as relações deste com o Homem. Com a emergência das tecnologias de informação geográfica, o mercado de trabalho nas empresas e instituições ligadas ao ramo tem crescido proporcionalmente mais rápido do que as respostas dadas pelas universidades públicas e privadas, em matéria de formação e competências. Em virtude deste desfasamento entre a oferta e a procura, tem-se assistido à proliferação de diversos cursos técnicos, geralmente de baixa qualificação e nem sempre providos de corpo teórico e científico suficiente, que têm sido os principais responsáveis pela formação dos que atualmente trabalham na área dos SIG.

O Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento visa proporcionar formação geral em Sistemas de Informação Geográfica através de:

- Formação avançada nos domínios da informação geográfica;

- Metodologias de aquisição, armazenamento e análise quantitativa de dados geográficos;

- Representação cartográfica e gráfica;

- Análise espacial;

- Modelação territorial aplicada ao ordenamento.

SAÍdAS ProfiSSioNAiS

Os empregadores são organismos públicos e privados no âmbito da aquisição de informação espacial, dos sistemas de informação geográfica e da cartografia, mas também todas as entidades que trabalham com informação geográfica digital, quer no âmbito académico (por exemplo, centros de investigação) quer no âmbito empresarial (empresas de consultadoria), nas quais os processos de trabalho em SIG são fundamentais. Em qualquer dos contextos é comum a integração dos mestrandos em equipas multidisciplinares e em projetos de natureza muito variada, mas com incidência especial nos estudos territoriais.

O IGOT possui um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas, que proporcionam estágios profissionais.

EStruturA curricuLAr

O Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial possui uma matriz interdisciplinar e enfatiza uma Geografia aplicada, cujos conhecimentos científicos e técnicos assentam num conjunto de saberes adquiridos que resultam da ampla experiência do IGOT em estudos territoriais.

O curso (120 ECTS) inclui no seu plano curricular domínios-chave dos estudos e da prática da Geografia, como o Ordenamento e Planeamento do Território, o Ambiente, a Geografia Física e a Geografia Humana, e ainda o eixo de estudos urbanos e estudos regionais, mediante o uso intensivo, mas crítico, de tecnologias de informação geográfica. A aquisição e aprofundamento dos conhecimentos de base (conceitos, bases de dados, análise em ambiente matricial e vetorial, conceção de projetos) são assegurados por seminários do 1.º semestre, incidindo os do 2.º semestre em matérias mais específicas e em métodos mais complexos. Existem ainda três seminários opcionais, que podem ser de SIG ou de temáticas pertencentes a outros mestrados do IGOT.

No 2º ano do Mestrado a estrutura curricular do curso permite duas opções:i) Seminário de Orientação + Dissertação ; ii) Estágio Profissional + Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto.

Page 16: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

30 31

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento todos os que estejam nas seguintes condições:

> Sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área da Geografia;

> Sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.

cANdidAturA E docuMENtAção

> Candidatura através do portal académico. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt

> Certidão de licenciatura ou de grau académico equivalente.

> Curriculum Vitae (científico e/ou profissional) e documentos comprovativos

> Carta de Motivação, explicitando os objetivos da candidatura (máx. 3000 caracteres)

> Documentos de identificação do(a) candidato(a) e outros documentos que este(a) considere relevantes.

MAiS iNforMAçÕES

www.igot.ulisboa.pt [email protected]

PLANO DE ESTUDOS

MEStrAdo EM SiG E ModELAção tErritoriAL APLicAdoS Ao ordENAMENto

1º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Ciência de Informação Geográfica 6

Criação e Estruturação de Bases de Dados em SIG 6

Projeto SIG em Planeamento Territorial 6

Geo-estatística e Ambiente 6

Opção 6

Opções 1º semestre (1 OpçãO)

oPçÕES EctS

Deteção Remota, SIG e Ordenamento do Território 6

Geocomputação 6

Políticas Públicas e Ordenamento do Território 6

Outras UC definidas anualmente pelo IGOT 6

Page 17: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

32 33

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Análise Espacial e Avaliação de Riscos 6

Modelação Tridimensional e Ecologia Urbana 6

Modelos Geográficos e Sistemas Urbanos Complexos 6

Opção 6

Opções 2º semestre (1 OpçãO)

uNidAdES curricuLArES EctS

Deteção remota e modelação espacial com veículos aéreos não-tripulados

6

Geomarketing 6

Metodologias de Avaliação de Políticas e de Programas de Desenvolvimento

6

Perigosidade, Vulnerabilidade e Riscos no Território 6

WebSIG 6

Outras UC definidas anualmente pelo IGOT 6

2º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES ECTS

Seminário de Orientação ou Estágio Profissional 12

Dissertação ou Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto 18

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES ECTS

Dissertação ou Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto 30

Page 18: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

34 35

APrESENtAção E oBjEtiVoS

O Mestrado em Ensino de Geografia resulta de uma parceria entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, beneficiando de uma longa experiência destas duas instituições na formação de professores. Este é um mestrado profissionalizante, exigido a todos os que pretendam ser professores de Geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Constitui, ainda, uma mais-valia para os que desenvolvem a atividade docente em escolas profissionais ou outras.

O Mestrado em Ensino da Geografia visa proporcionar a formação de qualidade em Ensino de Geografia através da frequência de unidades curriculares da área educacional geral, área da docência, iniciação à prática profissional e na área científica específica. Pretende-se proporcionar aos formandos o conhecimento científico, as técnicas e os métodos pedagógico-didáticos de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função, o que se concretiza através de:

- Uma formação sólida, quer na sua área de especialidade e de didática, quer de área educacional geral;

- Vivência de experiências relevantes de iniciação à prática profissional docente, articuladas com a área educacional geral e didática;

- Uma reflexão crítica sobre as experiências escolares, de forma a contribuir para a formação de profissionais responsáveis, autónomos e eticamente exigentes;

- Adoção de metodologias e técnicas de investigação educacional adequados.

SAÍdAS ProfiSSioNAiS

O Mestrado em Ensino da Geografia (120 ECTS) orienta-se essencialmente para a docência ao nível do ensino básico e secundário, em instituições públicas e particulares ou cooperativas.

EStruturA curricuLAr

Os alunos frequentam diferentes tipos de Unidades Curriculares (UCs) ligados à:

- ÁREA DA GEOGRAFIA: visando aprofundar a sua formação científica específica, de forma a apoiar a futura lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de Geografia;

- ÁREA EDUCACIONAL GERAL: visando o domínio das questões centrais em Ciências da Educação;

- DIDÁTICA ESPECÍFICA DA GEOGRAFIA: visando apoiar a reflexão sobre o valor formativo da disciplina, a planificação e a construção de recursos educativos que apoiem o desenvolvimento de experiências educativas significativas;

- INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DA GEOGRAFIA: no âmbito das quais desenvolvem trabalho de observação, planificação e lecionação em escolas básicas e secundárias, apoiados por docentes experientes destes graus de ensino. O IGOT-ULisboa possui protocolos de cooperação com diversas escolas da área de Lisboa, onde esta formação se desenvolve.

M E S T R A D O

ENSiNo dA GEoGrAfiA Parceria entre IGOT e IE

Page 19: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

36 37

PLANO DE ESTUDOSMEStrAdo EM ENSiNo dA GEoGrAfiA

1º ANo 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EtcS

Tendências de Transformação das Cidades e Regiões 6

Recursos, População e Conflitos 6

Didática da Geografia 6

Currículo e Avaliação 6

Opção 6

oPçÕES 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES (EScoLHEr 1 oPção) EtcS

Aprendizagem Baseada em Problemas 6

Novas Tecnologias No Ensino Das Ciências Sociais 6

Organização e Gestão de Projetos Educativos em Geografia 6

Outra UC a definir pelo Conselho Científico do IGOT 6

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Mestrado em Ensino da Geografia todos os que reúnam as seguintes condições:

> Possuir uma licenciatura com pelo menos 120 ECTS em Geografia. Podem ainda candidatar-se ao Ciclo de Estudos: (i) os licenciados que tenham apenas obtido 75% dos créditos em Geografia; (ii) os detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelos Conselhos Científicos do IGOT e do IE.

> Obter aprovação numa prova escrita de língua portuguesa, realizada expressamente para o acesso ao Ciclo de Estudos.

> Realizar uma entrevista de admissão.

cANdidAturA E docuMENtAção

> Candidatura através do portal académico. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt

> Certidão de licenciatura ou de grau académico equivalente;

> Curriculum Vitae (científico e/ou profissional) e documentos comprovativos;

> Carta de Motivação, explicitando os objetivos da candidatura;

> Documentos de identificação do(a) candidato(a) e outros documentos que este(a) considere relevantes.

MAiS iNforMAçÕES

[email protected] www.ie.ulisboa.pt

Page 20: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

38 39

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Metodologia do Ensino da Geografia 6

Trabalho de Campo em Geografia 6

Escola e Sociedade 6

Processo Educativo: Desenvolvimento e Aprendizagem 6

Iniciação à Prática Profissional I - Geografia 6

2º ANo 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Opção de Formação na Área da Docência - Geografia 6

Opção de Formação em Didática Específica 6

Opção na Área Educacional Geral 6

Iniciação à Prática Profissional II - Geografia 12

oPçÕES 1º SEMEStrE árEA ciENtÍficA | docÊNciA

uNidAdES curricuLArES – EScoLHEr 1 oPção EctS

Deteção Remota e SIG aplicados ao Ordenamento do Território 6

Geopolítica e Globalização 6

Outra UC a definir pelo Conselho Científico do IGOT em cada ano 6

árEA ciENtÍficA | didáticA ESPEcÍficA

Opções – escOlher 1 OpçãO EctS

Educação e Multiculturalidade 6

Organização e Gestão de Projetos Educativos em Geografia 6

Outras UC a definir pelo Conselho Científico do IGOT em cada ano 6

árEA ciENtÍficA | forMAção EducAcioNAL GErAL

Opções – escOlher 1 OpçãO EctS

Educação e Formação de Adultos 6

Educação e Media 6

Educação para a Cidadania 6

Educação para a Saúde 6

História da Educação em Portugal 6

Indisciplina e Violência na Escola 6

Iniciação à Investigação Educacional 6

Necessidades Educativas Especiais 6

Outras UC a definir pelo Conselho Científico do IE em cada ano 6

2.º SEMEStrE

uNidAdE curricuLAr EctS

Iniciação à Prática Profissional III - Geografia 30

Page 21: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

40 41

APrESENtAção E oBjEtiVoS

A criação do Mestrado em Turismo e Comunicação justifica-se, desde logo, porque o turismo é hoje um dos pilares mais relevantes e sustentáveis da economia mundial e nacional e uma atividade com crescente valor social e com diversos impactes no território.

O Mestrado é um programa conjunto do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e da Faculdade de Letras (FL) - ambos da Universidade de Lisboa (ULisboa) - e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

O curso tem os seguintes objetivos específicos:

- Responder aos novos desafios e exigências que o setor do turismo enfrenta;

- Valorizar e atualizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos percursos académicos e/ou profissionais dos discentes;

- Contribuir para a adequação do turismo nacional a uma realidade em constante mudança;

- Compreender as dinâmicas atuais da atividade turística e as suas tendências conjunturais, tendo em vista viabilizar a atividade profissional, num mundo e num sector onde a realidade está em permanente evolução;

- Explicitar a importância do turismo, enquanto fator de desenvolvimento dos territórios, identificando e analisando os seus elos de ligação;

- Sensibilizar para a necessidade da durabilidade dos processos turísticos e para a sustentabilidade dos destinos;

- Aprofundar métodos e técnicas de intervenção para melhorar o desempenho no setor turístico;

- Induzir as capacidades de diálogo com os agentes do setor público e privado.

SAÍdAS ProfiSSioNAiS

O Mestrado em Turismo e Comunicação proporciona diversas saídas profissionais ligadas ao turismo, quer em entidades privadas (como empresas e instituições da área do turismo, incluindo ensino), quer públicas (como administração local e instituições de ensino e investigação).

As três escolas envolvidas no Mestrado possuem um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas, que proporcionam estágios profissionais.

EStruturA curricuLAr

O Mestrado em Turismo e Comunicação (120 ECTS) apresenta uma estrutura dividida em duas fases: a primeira é constituída por um conjunto de unidades curriculares e optativas (2 semestres, 60 ECTS); a segunda é orientada para a realização de um trabalho final resultante dos conhecimentos e práticas adquiridas, passando os formandos a assumir de modo mais autónomo e individualizado o seu projeto de estudo (2 semestres, 60 ECTS).

O grau de mestre poderá ser obtido por duas vias: científica e profissionalizante.

A possibilidade de optar por uma ou outra forma de conclusão justifica-se pela diversidade de candidatos que o mestrado contempla, ao instituir-se com combinatórias que respondem a fatias de mercado laboral bem enraizadas, não só em Portugal, como num plano mais global. Assim, no 2º ano do Mestrado a estrutura curricular do curso permite as seguintes opções: i) Seminário de Investigação + Dissertação + Opção; ii) Estágio Profissional + Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto + Opção.

M E S T R A D O

turiSMo E coMuNicAçãoParceria entre IGOT, FL E ESHTE

Page 22: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

42 43

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Mestrado em Turismos e Comunicação todos os que estejam nas seguintes condições:

> Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;

> Os titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este;

> Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos;

> Pré-requisitos de admissão: Nível B 2 de Inglês.

cANdidAturA E docuMENtAção

> Candidatura através do portal académico. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt;

> Certidão de licenciatura ou de grau académico equivalente;

> Comprovativo de competências de nível B2 de inglês;

> Carta de Motivação, explicitando os objetivos da candidatura (máx. 3000 caracteres);

> Documentos de identificação do(a) candidato(a) e outros documentos que este(a) considere relevantes.

MAiS iNforMAçÕES

academicos@igot.ulisboa.ptwww.igot.ulisboa.ptwww.eshte.ptwww.letras.ulisboa.pt

PLANO DE ESTUDOSMEStrAdo turiSMo E coMuNicAção

1º ANo 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Análise Estrutural do Turismo 6

Inglês Para Fins Específicos 6

Recursos Itinerários Turísticos 6

Inovação em Turismo 6

Opção 6

oPçÕES 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Gestão dos Recursos Culturais em Turismo-LAB 6

Outras definidas anualmente pela Comissão Científica do curso

6

Page 23: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

44 45

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Comunicação e Cultura 9

Geografia Turística Internacional 6

Marketing Turístico 6

Inglês (Informação Turística) 3

Opção 6

oPçÕES 2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Comunicação em Turismo 6

Geopatrimónio e Geoturismo 6

Culturas Urbanas e Turismo Sensorial 6

Outras definidas anualmente pela Comissão Científica do curso

6

2º ANo

1º E 2º SEMEStrES

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Investigação 6

Opção 6

Dissertação ou Estágio + Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto

48

oPçÕES 2º ANo

uNidAdES curricuLArES EctS

Definidas anualmente pela Comissão Científica do curso 6

Page 24: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

46 47

Page 25: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

48 49

D O U T O R A M E N T O

GEoGrAfiA

APrESENtAção E oBjEtiVoS

O Doutoramento em Geografia pretende formar especialistas nos domínios da investigação em que o corpo docente do IGOT tem competência reconhecida, nos planos nacional e internacional.

O programa de estudos aprofunda os conhecimentos da área de especialização escolhida, desenvolve as capacidades de utilização de diferentes metodologias e técnicas de investigação, estimula a iniciativa e o sentido crítico e promove a integridade intelectual. Os candidatos admitidos no 3.º Ciclo de Estudos em Geografia deverão ter adquirido capacitações científicas e técnicas de âmbito geral que integram diferentes domínios do saber geográfico: ambiente físico, sociedade e economia.

árEAS dE ESPEciALiZAção

O programa de doutoramento em Geografia confere o grau de doutor nas seguintes especialidades:

- Geografia Física;- Geografia Humana;- Ensino da Geografia;- Geografia Regional;- Planeamento Regional e Urbano;- Ciências da Informação Geográfica.

EStruturA E durAção do curSo

O Programa de Doutoramento em Geografia tem uma duração de 3 anos, sendo que o 1º ano corresponde ao Curso de Formação Avançada. Este é constituído por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias e opcionais, sendo que os créditos correspondentes a estas últimas podem ser obtidos com base em publicações e/ou comunicações em reuniões científicas, de acordo com uma tabela aprovada pelo Conselho Científico do IGOT.

No início do 1º ano é nomeado um tutor para cada estudante e é proposto um plano de estudos personalizado, sujeito a aprovação pelo Conselho Científico do IGOT.

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Geografia todos os que possuam as seguintes condições:

> Grau de mestre ou equivalente com classificação mínima de 15 valores (ou Bom) nos domínios da Geografia, Ordenamento e Gestão do Território, Planeamento Urbano, Estudos Económicos e Sociais, Geociências e Ambiente;

> Grau de Licenciado pré-Bolonha com classificação mínima de 16 valores, nos domínios referidos;

> Grau de licenciado com classificação inferior a 16 valores, mas com um CV académico e/ou profissional relevante.

cANdidAturA

Candidatura através do portal académico do IGOT. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt

MAiS iNforMAçÕES

[email protected]

Page 26: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

50 51

1º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Metodologias, Métodos e Técnicas de Investigação em Geografia 12

Seminário de Pós-Graduação - I 6

Seminário de Pós-Graduação - II 6

Opção 6

oPçÕES 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Teorias em Geografia Física 6

Teorias em Geografia Humana 6

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Investigação 6

Seminário de Pós-Graduação - III 6

Seminário de Pós-Graduação - IV 6

Seminário de Projeto 12

PLANO DE ESTUDOSdoutorAMENto EM GEoGrAfiA

2º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Investigação com supervisão do Orientador - I 6

Elaboração da tese - I 24

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Investigação com supervisão do Orientador - II 6

Elaboração da tese - II 24

3º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Investigação com supervisão do Orientador - III 6

Elaboração da tese - III 24

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Investigação com supervisão do Orientador - IV 6

Elaboração da tese - IV 24

Page 27: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

52 53

D O U T O R A M E N T O

MiGrAçÕESParceria entre IGOT, ICS, FP e IE

APrESENtAção E oBjEtiVoS

O doutoramento em Migrações é um programa conjunto de quatro Escolas da Universidade de Lisboa: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Faculdade de Psicologia (FP) e Instituto de Educação (IE). Confere o grau de doutor nos ramos de conhecimento da Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, Psicologia e Sociologia.

Este programa oferece um curso de doutoramento sobre os processos de mudança socioeconómica associados às migrações nas sociedades contemporâneas e tem associada uma equipa de docentes, de várias formações disciplinares (Geografia Humana, Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Educação e Ciência Política), muito dinâmica, que trabalha em projetos transversais e inovadores. Por conseguinte, os alunos têm acesso a uma investigação de grande qualidade, rica em casos concretos e num ambiente de aprendizagem vibrante e inspirador.

Os temas de investigação são diversos, incluindo, desde a compreensão das causas, características e complexidade dos processos migratórios, até à incorporação dos imigrantes na sociedade e nos territórios de destino e à gestão das suas redes transnacionais.

Numa perspetiva social, o programa proporciona igualmente formação avançada de investigadores e de técnicos numa área de estudo socialmente muito relevante. Além disso, contribui para fortalecer a relação entre a investigação e a formação avançada no domínio das migrações em Portugal, com instituições públicas e ONG, de âmbito local, nacional e europeu, com responsabilidades neste domínio.

O Programa de Doutoramento em Migrações é um Doutoramento FCT.

rAMoS dE coNHEciMENto E ESPEciALidAdES

O programa de doutoramento em Migrações confere o grau de doutor nos seguintes ramos e especialidades:

- Ramo de Geografia, especialidade de Geografia Humana (IGOT);

- Ramo de Psicologia, especialidade de Psicologia Social (FP; ICS);

- Ramo de Sociologia, especialidades de: Sociologia das Desigualdades, das Minorias e dos Movimentos Sociais; Sociologia da Família, da Juventude e das Relações de Género; Sociologia das Políticas Sociais (ICS);

- Ramo de Ciência Política, especialidade de Política Comparada (ICS);

- Ramo de Antropologia, especialidade de Antropologia da Etnicidade e do Político (ICS);

- Ramo de Educação, especialidade de Sociologia da Educação.

EStruturA E durAção do curSo

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Migrações tem a duração de 3 a 4 anos (6 a 8 semestres), correspondente a um total de 180 ECTS, e compreende duas fases:

> A realização de um curso de doutoramento, com a duração de dois semestres, significando uma carga de trabalho do aluno correspondente a 60 ECTS;

> A elaboração da tese de doutoramento, expressamente para esse fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, sua discussão e aprovação, correspondente a 120 ECTS.coNdiçÕES dE AcESSo

Page 28: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

54 55

Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor em Migrações:

> Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal nas áreas de Ciências Sociais ou áreas afins, com classificação mínima de Bom;

> Os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste programa de doutoramento pela Comissão Científica, nas áreas de Ciências Sociais ou áreas afins;

> A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste programa de doutoramento pela Comissão Científica, nas áreas de Ciências Sociais ou áreas afins.

cANdidAturA

Candidatura através do portal académico do IGOT. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt

MAiS iNforMAçÕES

academicos@igot.ulisboa.ptwww.igot.ulisboa.ptwww.ics.ulisboa.ptwww.ie.ulisboa.ptwww.psicologia.ulisboa.pt

1º ANo 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário temático Migrações I 5

Seminário de Investigação I 5

Módulos de formação teórica avançada em Migrações 10

Projeto de Investigação I 10

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário temático Migrações II 5

Seminário de Investigação II 5

Metodologias de Investigação aplicadas às Migrações 10

Projeto de Investigação II 10

PLANO DE ESTUDOSdoutorAMENto EM MiGrAçÕES

Page 29: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

56 57

2º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento I 5

Elaboração da tese 25

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento II 5

Elaboração da tese 25

3º ANo 1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento III 5

Elaboração da tese 25

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento IV 5

Elaboração da tese 25

Page 30: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

58 59

D O U T O R A M E N T O

turiSMoIGOT em colaboração com a ESHTE

APrESENtAção E oBjEtiVoS

A criação do Doutoramento em Turismo justifica-se, desde logo, porque o turismo é hoje um dos pilares mais relevantes e sustentáveis da economia mundial e nacional e uma atividade com crescente valor social e com diversos impactes no território.

O Doutoramento em Turismo é um Programa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), em colaboração com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). O curso conta ainda com a colaboração de professores da School of Hospitality and Tourism Management da University of Surrey.

O curso tem como objetivo central contribuir para a formação de “massa crítica” e capital humano tendo em vista responder aos novos desafios e exigências que o sector do turismo enfrenta, propondo-se, através da utilização de diferentes metodologias e técnicas de investigação e do estímulo da iniciativa e do sentido crítico, valorizar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo dos percursos académicos e profissionais dos seus discentes, contribuindo deste modo não só para a adequação do sector turístico nacional a uma realidade em constante mudança, mas também para o incremento dos seus fatores de competitividade através da elevação da qualidade dos produtos e dos serviços disponibilizados.

O grau de Doutor em Turismo é conferido aos que tiverem obtido aprovação no Curso de Formação Avançada em Turismo (60 créditos), a obtenção de 20 ECTS em seminários doutorais e a elaboração da Tese de Doutoramento, sua discussão e aprovação (100 créditos).

EStruturA E durAção do curSo

O Doutoramento em Turismo estrutura-se em 3 anos, sendo que o 1º é composto por vários seminários e configura o Curso de Formação Avançada em Turismo (60 créditos), e os restantes 2 correspondem à elaboração da Tese de Doutoramento e realização dos respetivos seminários doutorais de acompanhamento (120 créditos).Os créditos obtidos repartem-se por 4 áreas científicas: Turismo; Planeamento e Ordenamento Turístico; Gestão Turística; e Metodologias de Investigação.

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Turismo todos os que possuam as seguintes condições:

> Serem titulares de grau de mestre ou equivalente legal nas áreas de Turismo, Geografia, História, Sociologia, Gestão, Economia ou afins;

> A título excecional, o(a)s titulares de grau de licenciatura ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão legal e estatutariamente competente do IGOT-ULisboa.

cANdidAturA

Candidatura através do portal académico do IGOT. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt

MAiS iNforMAçÕES

[email protected]

Page 31: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

60 61

PLANO DE ESTUDOSdoutorAMENto EM turiSMo

1º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Inovação em Turismo 15

Seminário de Metodologias de Investigação 5

Seminário Temático de Pós-Graduação I (Planeamento de Espaços Turísticos) 10

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário Temático de Pós-Graduação II (Gestão Estratégica de Produtos Turísticos) 10

Seminário Temático de Pós-Graduação III (Turismo, Desenvolvimento e Sustentabilidade)

10

Seminário Temático de pós-graduação IV (Mercados, Destinos e Tendências) 10

2.º ANo1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento de Tese I 5

Dissertação 25

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento de Tese II 5

Dissertação 25

3.º ANo

1.º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento de Tese III 5

Dissertação 25

2.º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Seminário de Acompanhamento de Tese IV 5

Dissertação 25

Page 32: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

62 63

D O U T O R A M E N T O

tErritÓrio, riSco E PoLÍticAS PÚBLicASParceria IGOT-CEG, CES e III (UCoimbra) e DAO (UAveiro)

APrESENtAção E oBjEtiVoS

O Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas é um programa inter-universitário oferecido em conjunto pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e o Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa, pelo Centro de Estudos Sociais (CES) e o Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, e pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

As Ciências do Risco, enquanto área disciplinar, têm adquirido nos últimos anos uma crescente visibilidade e institucionalização, sobretudo em organizações de âmbito internacional como a UNESCO e o Conselho da Europa.

O programa de Doutoramento foi pensado para um público com formação superior, mas diversificado, indo das ciências sociais às ciências naturais e exatas e às tecnologias, permitindo uma visão integrada e a quantificação da capacidade de resiliência e resistência das comunidades e indivíduos, baseada na consideração conjunta de diversas incertezas, e na seleção de variáveis relevantes para a avaliação e perceção do risco nas comunidades humanas.

O curso fornece uma formação científica sólida nas diferentes áreas atinentes à problemática do risco, tanto na vertente de modelação dos processos, na gestão territorial e na mobilização dos indivíduos e comunidades, assim como na articulação e implementação de políticas públicas. Procura-se a definição de fundamentos e de instrumentos de apoio à política de gestão dos riscos, compreendendo, para além das medidas estruturais e sistemas de emergência, medidas de redução da vulnerabilidade social, instrumentos normativos, tendo em conta o enquadramento jurídico e estratégico nacional, assim como as diretivas comunitárias e as estratégias e regulamentos das organizações internacionais.

EStruturA E durAção do curSo

O Doutoramento decorre num total de 4 anos. A estrutura curricular agrega as áreas das Ciências Sociais e do Comportamento, das Ciências Físicas, da Protecção do Ambiente e, de forma mais detalhada, as seguintes áreas de estudo e formação: Sociologia e Geografia Humana, Economia, Direito, Ciências da Terra e Geografia Física, Metalurgia e Metalomecânica, Arquitectura e Urbanismo, e Tecnologias de Protecção do Ambiente.

coNdiçÕES dE AcESSo

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas todos os que possuam nas seguintes condições:

> Titulares do grau de mestre com classificação de Bom ou equivalente legal;

> Titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, bem como os diplomados por universidades estrangeiras com grau e classificação equivalentes, reconhecidos nos termos legais;

> A título excecional, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

cANdidAturAS

Candidatura através do portal académico. Consultar “candidaturas” em www.igot.ulisboa.pt

MAiS iNforMAçÕES

academicos@igot.ulisboa.ptwww.igot.ulisboa.ptwww.ces.uc.ptwww.ua.pt

Page 33: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

64 65

1º ANo

1.º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Estratégias de mitigação do risco 6

Fatores de risco e gestão territorial 6

Métodos e técnicas de avaliação e gestão do risco 6

Ciclo de conferências 8

2.º SEMEStrE uNidAdES curricuLArES EctS

Cidadania e Governação do Risco 6

Ordenamento do território e análise multiescalar do risco 6

Políticas Públicas e Instrumentos de Gestão do Risco 6

Seminário de Investigação 8

PLANO DE ESTUDOSdoutorAMENto EM tErritÓrio, riSco E PoLÍticAS PÚBLicAS

2º ANo E SEGuiNtES

uNidAdES curricuLArES EctS

Tese 60/ano

Page 34: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

66 67

D O U T O R A M E N T O

EStudoS dE dESENVoLViMENtoPhd in development StudiesJoint PhD of ISEG, ICS, IGOT and ISA of ULisboa

PrESENtAtioN ANd oBjEctiVES

The PhD in Development Studies is a joint PhD of ISEG (School of Economics and Management), ICS (Institute of Social Sciences), IGOT (Institute of Geography and Spatial Planning) and ISA (School of Agriculture) of Universidade de Lisboa.

The PhD aims to provide high quality training and produce original research in the area of Development Studies, a field of interdisciplinary research of the process of economic, social and political changes in modern societies.

Research themes for the doctoral thesis and course units are grounded in a broad range of issues related to the development of contemporary societies and its methodological variables and analytical tools. The emphasis is on agriculture and contemporary agrarian transformation; poverty, inequality and equity issues; development economics and aid finance; development cooperation, policy and political issues; geography and urbanization; migration and gender; security- development nexus; sustainable consumption, food production and ecosystem services; and modernity theoretical challenges to development.

As a Development Studies programme, interdisciplinary links are established between economics, sociology, geography, social and economic history, political science and law, thus providing an integrated perspective on development and sustainability issues in contemporary societies. A great attention is paid to the improvement of students´ skills on research methods and techniques required for development studies.One of the programme orientations focuses on development issues in Portuguese- speaking contexts (Portugal, Brazil, East Timor, Portuguese-speaking African countries), given that research in these geographical areas offers a comparative advantage for participation in international research networks.

This programme is lectured in English, but offers tutorial in both Portuguese and English. The PhD thesis may be written in Portuguese or in English.

StructurE ANd durAtioN of tHE courSE

The cycle of studies leading to the PhD in Development Studies corresponds to 180 ECTS and has a normal duration of 6 curricular semesters, integrating:

- A specialization course, consisting of an organized set of curricular units called the PhD Course (60 ECTS);- A work component oriented towards the final work and corresponding to the elaboration of an original Thesis, or equivalent work, its discussion and approval, (120 ECTS).As an alternative to the preparation of the Thesis, it can be considered as equivalent work, which will also be subject to discussion and approval: the compilation of 3 research papers, duly within the framework of a coherent and relevant set of research works already accepted for publication in journals with selection committees of recognized international merit.

ENtrY coNditioNS

> Anyone holding a master’s degree in the areas of economics, management, law, sociology, geography, agronomy and forestry, political science, international relations, history, anthropology, or any other area deemed appropriate can apply;

> Students who obtained a GPA of 16 or more (out of 20) or, in special circumstances, students whose GPA is lower than 16 but have demonstrated appropriate academic training or professional experience may also apply;

> Non-native English speakers must hold a proficiency certificate of a level equivalent to B1 or higher according to the Common European Framework of Reference for Languages.

APPLicAtioN

Application through the academic platform. See “applications” in www.igot.ulisboa.pt

MorE iNforMAtioN

academicos@igot.ulisboa.ptwww.igot.ulisboa.ptwww.iseg.ulisboa.ptwww.ics.ulisboa.ptwww.isa.ulisboa.pt

Page 35: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

68 69

1º ANo

1º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Research Methods in Development Studies 6

Development Policy and Politics 7,5

Theories of Modernity and Development 9

Research Essay 4,5

Research Seminar I 3

2º SEMEStrE

uNidAdES curricuLArES EctS

Development in Transition 12

Elective Modules of Research Methods 6

Research Seminar II 3

Topics in Development Studies 3

Elective Unit 6

PLANO DE ESTUDOS

doutorAMENto EM EStudoS dE dESENVoLViMENto

2º ANo

1º SEMEStrE E 2º SEMEStrES

uNidAdE curricuLAr EctS

Thesis 30 + 30

3º ANo

1º SEMEStrE E 2º SEMEStrES

uNidAdE curricuLAr EctS

Thesis 30 + 30

Page 36: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

70 71

Page 37: 2 3 - IGOT · 2019-07-04 · 6 7 o iGot é uma das melhores faculdades da Europa e do Mundo na área da Geografia, segundo os rankings mundiais por área de estudo (Shanghai Ranking

72