2º ANO E.M. HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos · PDF fileExplique as ideias de Adam...

3
2º ANO E.M. HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos LISTA DE EXERCÍCIOS nº 6 Tema: Iluminismo, Liberalismo econômico e Despotismo esclarecido 1. Por que podemos afirmar que as ideias iluministas refletiam o pensamento burguês? Responda dando exemplos. 2. Por que a razão é tão importante para o pensamento iluminista? 3. Quais as críticas que os iluministas fizeram ao Antigo Regime? 4. Faça uma tabela como esta abaixo em seu caderno, completando com as informações necessárias: VOLTAIRE MONTESQUIEU ROUSSEAU Data de nascimento e morte Livro principal Ideias principais 5. Os filósofos do liberalismo econômico eram contra a prática mercantilista. Explique por que, na visão deles, o mercantilismo atrapalhava a dinâmica do mercado. 6. Explique as ideias de Adam Smith e de David Ricardo para a economia capitalista. 7. O que é o despotismo esclarecido? VESTIBULARES 1. (UFJF, 2016) Observe a imagem: O Iluminismo foi o movimento cultural europeu ocorrido entre a revolução inglesa (1688) e a Revolução francesa (1789). Acerca desse movimento assinale a alternativa INCORRETA: a) Em política atacava-se o poder absoluto dos governantes e propunha governos constitucionais. b) Criticava-se a Igreja Católica, sustentáculo ideológico do Antigo Regime e propunha a separação Igreja Estado. c) As propostas do Liberalismo, tais como a não intervenção na economia, eram opostas ao Mercantilismo dos Estados Absolutistas. d) A representação da luz o sol símbolo da razão, deveria nortear a construção de uma nova sociedade capitalista e dissipar a treva identificada com o Absolutismo. e) O movimento iluminista defendia a manutenção do direito divino dos soberanos em oposição ao obscurantismo da tradição. 2. (IFCE, 2016) No século XVIII a Europa foi marcada por um movimento intelectual que configurou a nova ordem das relações sociais no mundo ocidental. Dentre as ideias políticas e sociais do Iluminismo, apareceram as bases do que se denomi nou “liberalismo”. Destacou- se nessa corrente o autor inglês Adam Smith, que em 1776 escreveu uma importante obra que defendia os princípios das doutrinas liberais. Este manual de comportamento liberal, que colocava os princípios básicos do sistema capitalista, foi denominado a) A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. b) A Riqueza das Nações. c) A Evolução das Espécies. d) O Capital. e) O Mal Estar na Modernidade.

Transcript of 2º ANO E.M. HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos · PDF fileExplique as ideias de Adam...

Page 1: 2º ANO E.M. HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos · PDF fileExplique as ideias de Adam Smith e de David Ricardo para a economia capitalista. 7. O que é o “despotismo esclarecido”?

2º ANO E.M.

HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos

LISTA DE EXERCÍCIOS – nº 6 Tema: Iluminismo, Liberalismo econômico e Despotismo esclarecido

1. Por que podemos afirmar que as ideias iluministas refletiam o pensamento burguês? Responda dando exemplos. 2. Por que a razão é tão importante para o pensamento iluminista? 3. Quais as críticas que os iluministas fizeram ao Antigo Regime? 4. Faça uma tabela como esta abaixo em seu caderno, completando com as informações necessárias:

VOLTAIRE MONTESQUIEU ROUSSEAU Data de nascimento e morte

Livro principal Ideias principais

5. Os filósofos do liberalismo econômico eram contra a prática mercantilista. Explique por que, na visão deles, o mercantilismo atrapalhava a dinâmica do mercado. 6. Explique as ideias de Adam Smith e de David Ricardo para a economia capitalista. 7. O que é o “despotismo esclarecido”?

VESTIBULARES

1. (UFJF, 2016) Observe a imagem:

O Iluminismo foi o movimento cultural europeu ocorrido entre a revolução inglesa (1688) e a Revolução francesa (1789). Acerca desse movimento assinale a alternativa INCORRETA: a) Em política atacava-se o poder absoluto dos governantes e propunha governos constitucionais. b) Criticava-se a Igreja Católica, sustentáculo ideológico do Antigo Regime e propunha a separação Igreja – Estado.

c) As propostas do Liberalismo, tais como a não intervenção na economia, eram opostas ao Mercantilismo dos Estados Absolutistas. d) A representação da luz – o sol – símbolo da razão, deveria nortear a construção de uma nova sociedade capitalista e dissipar a treva identificada com o Absolutismo. e) O movimento iluminista defendia a manutenção do direito divino dos soberanos em oposição ao obscurantismo da tradição. 2. (IFCE, 2016) No século XVIII a Europa foi marcada por um movimento intelectual que configurou a nova ordem das relações sociais no mundo ocidental. Dentre as ideias políticas e sociais do Iluminismo, apareceram as bases do que se denominou “liberalismo”. Destacou-se nessa corrente o autor inglês Adam Smith, que em 1776 escreveu uma importante obra que defendia os princípios das doutrinas liberais. Este manual de comportamento liberal, que colocava os princípios básicos do sistema capitalista, foi denominado a) A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. b) A Riqueza das Nações. c) A Evolução das Espécies. d) O Capital. e) O Mal Estar na Modernidade.

Page 2: 2º ANO E.M. HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos · PDF fileExplique as ideias de Adam Smith e de David Ricardo para a economia capitalista. 7. O que é o “despotismo esclarecido”?

2º ANO E.M.

HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos

3. (ESPCEX-Aman, 2016) Observe as ideias de três pensadores da Idade Moderna. - Adam Smith (escocês), em sua obra A riqueza das nações, afirmava que a única fonte de riqueza era o trabalho, e não a terra. - A ideia central da doutrina de Karl Marx (alemão) é que a “história das sociedades humanas é a história da luta de classes”. - Thomas Malthus (inglês), em sua obra Ensaio sobre o princípio da população, escreveu que a natureza impõe limites ao progresso material, já que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética. Pode-se afirmar que a) os três pensadores defendem o liberalismo clássico. b) as três ideias propõem a ditadura do proletariado. c) Adam Smith propõe o liberalismo clássico, Thomas Malthus e Karl Marx, o socialismo utópico. d) Thomas Malthus e Adam Smith defendem o pensamento liberal clássico e Karl Marx foi um dos autores do socialismo científico. e) Karl Marx e Adam Smith são considerados anarquistas, e Thomas Malthus, socialista utópico. 4. (PUC-RJ, 2016) O Iluminismo, como movimento intelectual, reuniu pensadores que abordaram a política, a organização social e a natureza de formas distintas. Podemos, no entanto, encontrar um conjunto de princípios comuns que dão identidade ao pensamento iluminista europeu do século XVIII. Sobre esse movimento, analise as alternativas abaixo: I. As ideias Iluministas estão associadas às críticas ao Antigo Regime, em particular ao direito divino dos reis e aos privilégios hereditários, entendidos como contrários ao direito natural do homem. II. Os iluministas defendiam que as sociedades humanas tendiam para um estágio inevitável de progresso material e espiritual que levaria à regeneração do homem e que seria guiada por Deus. III. A defesa da razão como principal recurso humano para conhecer e explicar os fenômenos sociais e naturais estava no centro da atitude intelectual dos filósofos iluministas. IV. A igualdade e a liberdade são, para os pensadores do século XVIII, valores fundamentais e naturais, que constituem a base política do nascente Estado Absolutista. São corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) I e IV. 5. (FGV, 2016) “O gênero humano é de tal ordem que não pode subsistir, a menos que haja uma grande infinidade de homens úteis que não possuam nada.” (Dicionário filosófico, verbete Igualdade)

“O comércio, que enriqueceu os cidadãos na Inglaterra, contribuiu para os tornar livres, e essa liberdade deu por sua vez maior expansão ao comércio; daí se formou o poderio do Estado.” (Cartas inglesas) Sobre os trechos de Voltaire, é correto afirmar que o autor a) define, com suas ideias, os interesses da burguesia como classe, no século XVIII: o comércio como condição para a acumulação de capital, a riqueza como fator de liberdade e do poder de Estado e a propriedade ligada à desigualdade. b) crê, como filósofo iluminista do século XVIII, nas igualdades social e política, pois a filosofia burguesa elabora uma doutrina universalista que confunde a causa da burguesia com a de toda a humanidade. c) critica a centralização do poder na medida em que ela breca a liberdade, impedindo o progresso das técnicas e a expansão do comércio que geram riqueza, e, ao mesmo tempo, aceita a propriedade como fundamento da igualdade. d) considera que a burguesia não se constitui em uma classe no século XVIII, e ela precisa do poder do Estado centralizado para garantir a sua riqueza e, nessa medida, aproxima-se da nobreza para obter apoio político. e) defende, como representante da Ilustração, a liberdade ligada à ausência da propriedade e elabora princípios universais, com direitos e deveres para todos os homens, o que faz a igualdade econômica ser o fundamento da sociedade. 6. (UPE, 2016) O Princípio de Separação dos Poderes, embora tenha sido positivado por meio da revolução constitucionalista do final do século XVIII, tem raízes muito mais profundas, tendo em vista que a preocupação de atribuir as funções fundamentais do estado a órgãos distintos é objeto de reflexão e discussão desde os primórdios da organização estatal. A separação dos poderes do Estado tem suas bases definidas por meio de uma teoria, que se desenvolveu ao longo do tempo, mediante a reflexão de filósofos que remontam à Antiguidade, consagrando-se efetivamente após a análise de Montesquieu, no século XVIII.

BARBOSA, Marília Costa. Revisão da Teoria da Separação dos Poderes do Estado. Escola Superior do Ministério Público do Ceará.

(Adaptado)

Diante do contexto explicado, qual a principal característica da separação dos poderes no pensamento de Montesquieu? a) Combater a expansão dos ideais socialistas. b) Possibilitar a exploração dos trabalhadores. c) Garantir a manutenção do Antigo Regime. d) Propiciar a expansão da industrialização. e) Assegurar a liberdade dos indivíduos.

Page 3: 2º ANO E.M. HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos · PDF fileExplique as ideias de Adam Smith e de David Ricardo para a economia capitalista. 7. O que é o “despotismo esclarecido”?

2º ANO E.M.

HISTÓRIA - Prof. Glauco Santos

7. (UEPB, 2014) O século XVIII europeu foi marcado pela crise do Antigo Regime” e pelo advento do Iluminismo - um movimento intelectual e político favorável ao uso da razão como forma de se alcançar a liberdade, a felicidade e o bem-estar social. Analise as assertivas abaixo: I. Enquanto movimento intelectual, o Iluminismo pretendia divulgar o conhecimento até então produzido pela humanidade. Foi por isso que se produziu, entre 1751 e 1780, uma Enciclopédia (composta de 35 volumes). A ideia dos enciclopedistas era travar uma batalha permanente contra a ignorância e a favor da educação popular. lI. A base ideológica do Antigo Regime, assim chamado por se inspirar na elaboração aristotélica, era a crítica ao poder absolutista e a defesa da soberania popular. Filosoficamente, se filiava à elaboração de enciclopedistas como Voltaire, d’Alembert, Montesquieu e Rousseau. III. As sociedades europeias do Antigo Regime eram estamentais e o poder político e econômico estava nas mãos da nobreza e da Igreja. Mas a educação ficava a cargo dos enciclopedistas, que fundaram universidades para lecionar aos filhos da elite um tipo de conhecimento laico, científico e comprometido com a reestruturação social. IV. Enquanto movimento político, o Iluminismo criticava as sociedades estamentais baseadas no Antigo Regime. Os “homens da ilustração” questionavam a influência política e cultural da Igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo e a censura às chamadas ideias perigosas”. Assinale a alternativa correta: a) I, II e III corretas, enquanto IV incorreta. b) IV correta, enquanto I, II e III incorretas. c) II e III corretas, enquanto I e IV incorretas. d) II correta, enquanto I, II e IV incorretas. e) I e IV corretas, enquanto II e III incorretas.