2 entendendo as redes sociais

6
no mundo 2.0 #A comunicação Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Liberdade | www.cruzeirodosul.edu.br

Transcript of 2 entendendo as redes sociais

Page 1: 2 entendendo as redes sociais

no mundo 2.0 #A comunicação

Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Liberdade | www.cruzeirodosul.edu.br

Page 2: 2 entendendo as redes sociais

#2-Entendendo as redes sociais

Page 3: 2 entendendo as redes sociais

#Índice:

2. Entendendo as redes sociais # 2.1-Mídia social não é o mesmo que Redes Sociais?# 2.2-O que é Rede Social?# 2.3-A teoria de groundswell

Page 4: 2 entendendo as redes sociais

#2- Entendendo as redes sociais

Leia mais em: http://www.midiatismo.com.br/comunicacao-digital/qual-a-diferenca-entre-redes-sociais-e-midias-sociais

Leitura sugerida: 3-PDF2

Infográfico Sugerido: 3-IMG1

#1.1- Mídia social não é o mesmo que Redes Sociais?

Passamos por grandes invenções, como o jornal que data o seu primeiro exemplar em 59 A.C., o rádio, com sua primeira transmissão datada de 1.900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas tinham um alcance e velocidade muito superiores; e a televisão, em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, com os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio. Em uma rápida síntese, temos um processo crescente onde o homem desenvolveu a pré-escrita, a escrita, o papel, as impressões manuais e as mecânicas, possibilitando a informação cruzar grandes distâncias geográficas, culturais e cronológicas. Passamos pelos meios de comunicação como jornais e revistas, rádio e televisão e que não param de se multiplicar.

Page 5: 2 entendendo as redes sociais

Para falar sobre o que é rede social, podemos usar a definição de André Telles “os sites de relacionamento ou redes sociais são ambientes que focam reunir pessoas, os chamados membros, que uma vez inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades”. Para que vocês tenham uma ideia sobre essas redes sociais, podemos citar o Twitter, Facebook, Foursquare, Formspring, Linked in, YouTube, Orkut, Bing, MySpace, etc.

#2.2- Então o que é Rede Social?

1-André Telles, A revolução das mídias sociais (São Paulo, SP, MBooks, 2010), 78.

1

Page 6: 2 entendendo as redes sociais

#2.3- A teoria de GroundswellSão muitas as oportunidades e maneiras de usar e aproveitar as mídias sociais, seja a favor dos negócios, como divulgação e/ou relacionamento, mas para isso é preciso entendê-las.O movimento é tão grandioso, que compreende inúmeras maneiras de descrevê-lo, fundamentá-lo, conceituá-lo. Uma delas é a expressão groundswell (ground-swell, em inglês, quer dizer algo como “forte e profunda ondulação no oceano” ou “repentina acumulação de forças”) da especialista em Redes Sociais Charlene Li – que o descreve como sendo espontâneo, vindo de pessoas que conseguem o que precisam umas das outras, graças às novas tecnologias, como as redes sociais, em vez de irem atrás de empresas, instituições ou governos.Agora que vimos o conceito de o que é uma rede social, vamos nos aprofundar mais no assunto e verificar o porque de entrar nesse mundo 2.0!