2 Sertãozinho, setembro de 2015 - Sindicato dos Metalúrgicos de ... METALURGICA... ·...

4

Transcript of 2 Sertãozinho, setembro de 2015 - Sindicato dos Metalúrgicos de ... METALURGICA... ·...

Page 1: 2 Sertãozinho, setembro de 2015 - Sindicato dos Metalúrgicos de ... METALURGICA... · Sertãozinho, setembro de 2015 3 equipalcool SMaR FuSiTec SiMiSa FOTOS: DivulgaçãO Uma outra
Page 2: 2 Sertãozinho, setembro de 2015 - Sindicato dos Metalúrgicos de ... METALURGICA... · Sertãozinho, setembro de 2015 3 equipalcool SMaR FuSiTec SiMiSa FOTOS: DivulgaçãO Uma outra

2 Sertãozinho, setembro de 2015

editorial aTenÇÃo Metalúrgicosnova diretoria não brinca

em serviço

Na Dedini houve um longo processo que ainda não

terminou. A empresa agora passa por uma nova etapa, a de recuperação judicial.

Para os trabalhadores já houve uma grande vitó-ria. Paralisada desde maio a Dedini iniciou um longo pro-cesso com o Sindicato, que demonstrou estar ao lado do trabalhador.

Quando os trabalhado-res entraram em greve em 6 e maio por falta de pagamento e férias atrasadas, o sindicato buscou o Tribunal do Trabalho que determinou que a greve era legítima e a empresa não poderia descontar os dias pa-rados dos trabalhadores, acer-tasse os pagamentos, além de dar garantia de emprego de 40 dias.

A Dedini descumpriu o acordo e os trabalhadores en-

Sindicato faz penhora de verbas e garante pagamento de salários atrasados da Dedini!

A UNIÃO METALÚRGICA é um Jornal Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sertãozinho e Região, com distribuição gratuita.Base Territorial: CAJURU, DUMONT, IGARAPAVA, ITUVERAVA, MORRO AGUDO, PATROCÍNIO PAULISTA, PONTAL E SERTÃOZINHO.Impressão: ColorGraphicTiragem: 7 mil exemplares

Presidente – Samuel MarquetiVice-presidente – Juliano VenturaSecretário geral – Plínio de Souza1º secretário – João Dândaro2º secretário – José Geraldo ElisiárioTesoureiro – Adão Carlos dos Santos1º tesoureiro – José Pedro Plati2º tesoureiro – Valmir Osmar GiorgetiConselho Fiscal – Cláudio TemponeSuplentes – Djalma Pedroso DonderiPedro Rodrigues Cassez

Jornalista Responsável: Adriana Fagundes – MTB: 23.060Peridiocidade: MensalDiagramação: Jefferson Orlandi (16) 9 9204-6744Endereço Sertãozinho: Rua José Bonini, 880Bairro São João - Sertãozinho/SP - CEP: 14170-420 Contato: (16) 3942-5422A UNIÃO METALÚRGICA não se responsabiliza pelos conteúdos dos artigos assinados por seus colaborado-res, informes publicitários e anúncios, sendo de suas inteiras responsabilidades.

Conhecendo a realidade dos trabalhadores, desde

que assumiu a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgi-cos de Sertãozinho e Região não descansou. Foram mui-tas denúncias e constatações dos abusos praticados por alguns empresários.

E, agora, diante da crise econômica brasileira alguns empresários tentam burlar a convenção coleti-va de trabalho e passar por cima dos direitos adquiridos pelo trabalhador, através das campanhas salariais.

Não aceitamos. Tra-balhadores não são mano-bras políticas, devem ser respeitados, principalmente, seus direitos. Devemos fis-calizar e preservar suas con-quistas. É isso que estamos fazendo.

Hoje, sinto que nosso trabalho vem sendo reco-nhecido não só pelo traba-lhador, mas, por toda socie-dade.

Foi assim que con-quistamos o desbloqueio de verbas para o pagamen-to dos salários atrasados na Dedini, na Smar, na Equipal-cool e estamos buscando so-luções para os trabalhadores

da Simisa, Fusitec e de tantas outras, visto que só em Sertão-zinho atendemos aproximada-mente 550 empresas, todas fo-cadas na indústria metalúrgica.

Agora, também esta-mos nos preparando para mais uma negociação, da campa-nha salarial e precisamos do apoio do trabalhador. Só assim conseguiremos a vitória.

Já demos nosso sangue para o crescimento das empre-sas de Sertãozinho e da região, agora chegou a nossa hora e exigir nossos direitos, reposi-ção salarial já. Não podemos deixar que só o trabalhador arque com a crise.

É hora de nos unirmos na busca da reposição da infla-ção com aumento real no salá-rio do trabalhador, estabilidade de emprego, redução da carga horária sem redução de salá-rio, manutenção das cláusulas sociais, saúde e segurança no trabalho através da CIPA, entre outras conquistas.

Sabemos que não será fácil, a luta será árdua, mas, com o apoio do metalúrgico conquistaremos a vitória. Juntos somos fortes, companheiros!

Samuel MarquetiPresidente Sindicato

DivulgaçãO

FOTOS: DivulgaçãO

traram em greve, terminando em 14 de setembro.

Nesse intervalo, em tor-no de 270 trabalhadores foram demitidos, através de carta, demonstrando total desrespei-to ao trabalhador sertanezino.

Agora, além do Sindica-to a justiça também ESTÁ DE OLHO nas ações da Dedini!

DEMITIDOS E CONTRATADOSA diretoria e o jurídico

do Sindicato não esqueceram dos direitos dos trabalhadores demitidos e contratados. “Con-tinuamos na busca de soluções junto a justiça do trabalho. Sa-bemos de suas dificuldades e não estamos medindo esforços para resolver o mais rápido possível. Dependemos da justiça e con-tamos com sua compreensão”, esclarece Samuel Marqueti, presidente do sindicato.

Page 3: 2 Sertãozinho, setembro de 2015 - Sindicato dos Metalúrgicos de ... METALURGICA... · Sertãozinho, setembro de 2015 3 equipalcool SMaR FuSiTec SiMiSa FOTOS: DivulgaçãO Uma outra

3Sertãozinho, setembro de 2015

equipalcool

SMaR

FuSiTec

SiMiSa

FOTOS: DivulgaçãO

Uma outra conquista da nova diretoria do Sindicato, junto com seu jurídico, foi o pagamento dos trabalhadores da Equipalcool que entraram com ação pelo Sindicato e re-ceberam uma parte da rescisão através de bloqueio de paga-mento.

Depois da ação que a nova diretoria do sindicato le-vou na justiça contra a Smar, a empresa começa a honrar seus compromissos com os traba-lhadores. Atenção trabalha-dores da Smar, ESTAMOS DE OLHO!

A ETN fez auditoria nos equipa-mentos e documentos da Fusitec, ten-do o acompanhamento dos diretores do Sindicato.

Agora a ETN apresentou na

A diretoria do Sindicato não está parada e sim, acom-panhando todo o processo que está aguardando posição do juiz.

De acordo com Samuel Marqueti, presidente do Sin-dicato, “sabemos que o ad-ministrador judicial da Simisa já pediu uma assembleia para a justiça. ´Tanto o sindicato quanto nosso jurídico está acompanhando todos os pas-sos dos processos e assim que tivermos uma posição avisare-mos os funcionários”.

Até o fechamento dessa edição, nada tinha sido defini-do pela justiça.

Demitidos da Simisa se reúnem com diretoria e jurídico do sindicato

justiça seu relatório e tanto a ETN quanto a Fusitec tem prazos para serem cumpridos e só depois disso é que sai a definição de uma nova audiência para definir a situação da rescisão dos demitidos.

“Tanto a diretoria como

nosso jurídico tem acompanhado de perto todo o processo e assim que tivermos novidades comunicaremos aos trabalhadores que foram demiti-dos”, finaliza o presidente, Samuel Marqueti.

Page 4: 2 Sertãozinho, setembro de 2015 - Sindicato dos Metalúrgicos de ... METALURGICA... · Sertãozinho, setembro de 2015 3 equipalcool SMaR FuSiTec SiMiSa FOTOS: DivulgaçãO Uma outra

4 Sertãozinho, setembro de 2015

Você Sabia? ReSponSabilidade Social

beneFÍcioS aoS aSSociadoS

A convenção coletiva dos me-talúrgicos de Sertãozinho e

Região tem garantia de empre-go ao empregado vítima de aci-dente no trabalho

Está no artigo 44 da Convenção Coletiva dos meta-lúrgicos que o empregado víti-ma de acidente de trabalho, e em que razão, exclusivamente do acidente, tenha sofrido re-dução parcial de sua capacida-de laboral, terá garantido sua permanência na empresa, sem prejuízo do salário base antes percebido, desde que atendi-das algumas condições, entre elas: que apresente redução da capacidade laboral; que tenha se tornado incapaz de exercer sua função ou equivalente; que apresente condições de exercer qualquer outra função compatível com sua capacida-

Vem aí, no Clube dos Metalúrgicos12 DE OUTUBRO 2015

Cabeleireiros Masculino

de laboral após o acidente; que as condições supra do acidente do trabalho, garantidoras do benefício, deverão ser atestadas e declaradas pelo INSS, ou de comum acordo, indicarem um especialista ou instituição espe-cializada para arbitrar divergên-cias, correndo as despesas por conta da empresa; entre outras.

Para mais informações, entrar em contato com os dire-tores do Sindicato dos Metalúr-gicos de Sertãozinho e Região.

Salão para as mulheres

Desconto na academia

antes Depois