2. Tecido epitelial

11
2. Tecido epitelial Neste tipo de tecido as células epiteliais encontram-se organizadas muito próximas umas das outras, constituindo os epitélios, que participam: do revestimento de superfícies, como pele, ou do revestimento do intestino e ductos, separando o meio interno do meio externo; como unidades funcionais das glândulas. As células de um tecido epitelial são mantidas em íntimo contato por uma pequena quantidade de material intercelular e por funções celulares. Quase todas as células epiteliais estão situadas sobre uma membrana basal , rica em glicoproteínas e serve para ancorar as células epiteliais ao tecido subjacente. O tecido epitelial pode ser subdividido em: 1. tecido epitelial de revestimento 2. tecido epitelial glandular 3. tecido epitelial especial 2.1. Tecido epitelial de revestimento Forma uma barreira que cobre as superfícies do corpo e o revestimento dos tubos e ductos que se comunicam com a superfície. Também reveste as cavidades corporais, isto é, as cavidades pleural, pericárdica e peritoneal, formando ainda o revestimento do coração, vasos sangüíneos e linfáticos, trato digestivo e geniturinário. Classificação A classificação dos diferentes tipos de epitélio baseia-se em diversos parâmetros, como a forma da célula e o número de camadas . Há três grupos principais de células de acordo com a forma celular: células pavimentosas, cúbicas e cilíndricas. As células epiteliais podem se dispor em uma única camada (epitélio simples), ou organizar-se em várias camadas, onde a camada mais inferior entra em contato com a membrana basal (epitélio estratificado). No epitélio pseudo-estratificado as

Transcript of 2. Tecido epitelial

Page 1: 2. Tecido epitelial

2. Tecido epitelial

Neste tipo de tecido as células epiteliais encontram-se organizadas muito próximas umas das outras, constituindo os epitélios, que participam:

do revestimento de superfícies, como pele, ou do revestimento do intestino e ductos, separando o meio interno do meio externo;

como unidades funcionais das glândulas.

As células de um tecido epitelial são mantidas em íntimo contato por uma pequena quantidade de material intercelular e por funções celulares. Quase todas as células epiteliais estão situadas sobre uma membrana basal, rica em glicoproteínas e serve para ancorar as células epiteliais ao tecido subjacente.

O tecido epitelial pode ser subdividido em:1. tecido epitelial de revestimento 2. tecido epitelial glandular 3. tecido epitelial especial

2.1. Tecido epitelial de revestimento

Forma uma barreira que cobre as superfícies do corpo e o revestimento dos tubos e ductos que se comunicam com a superfície. Também reveste as cavidades corporais, isto é, as cavidades pleural, pericárdica e peritoneal, formando ainda o revestimento do coração, vasos sangüíneos e linfáticos, trato digestivo e geniturinário.

 Classificação

A classificação dos diferentes tipos de epitélio baseia-se em diversos parâmetros, como a forma da célula e o número de camadas.

Há três grupos principais de células de acordo com a forma celular: células pavimentosas, cúbicas e cilíndricas.

As células epiteliais podem se dispor em uma única camada (epitélio simples), ou organizar-se em várias camadas, onde a camada mais inferior entra em contato com a membrana basal (epitélio estratificado). No epitélio pseudo-estratificado as células epiteliais parecem dispor-se em camadas, mas todas estão em contato com a membrana basal, porém nem todas alcançam a superfície livre.

O epitélio de transição é um tipo especial de epitélio restrito ao revestimento das vias urinárias, e suas células variam sua morfologia dependendo do grau de estiramento. Alguns autores consideram este tipo de epitélio como uma variedade do epitélio pseudo-estratificado.

Além da análise que leva em consideração o número de camadas e o formato celular, os epitélios ainda podem ser classificados observando-se a presença de especializações de superfície livre, como microvilosidades, cílios, estereocílios. Em microscopia óptica, deve-se chamar a atenção do termo a ser utilizado para indicar a presença de microvilosidades na superfície apical das células epiteliais. No intestino, elas

Page 2: 2. Tecido epitelial

são referidas como planura estriada, enquanto no rim se refere às microvilosidades como borda em escova.

Alguns tipos de epitélio podem ainda apresentar células epiteliais secretoras de muco. As mucinas (misturas de glicoproteínas e proteoglicanas) tem importantes funções nas cavidades corporais, por exemplo, atua como lubrificante bucal, como lubrificante vaginal e como barreira estomacal. As células caliciformes presentes nos epitélios que revestem o intestino e no trato respiratório são exemplos de células secretoras de muco.

Reunindo os parâmetros acima citados, os epitélios podem ser classificados como:

epitélio pavimentoso simples epitélio cúbico simples epitélio cilíndrico simples epitélio pavimentoso estratificado epitélio cúbico estratificado epitélio cilíndrico estratificado epitélio cilíndrico pseudo-estratificado epitélio de transição

Epitélio pavimentoso simples

Este tipo de epitélio consiste de uma camada única de células planas ou achatadas. O núcleo das células é esférico ou oval, estando centralmente localizado.

O epitélio pavimentoso simples que forma o revestimento do coração e dos vasos sangüíneos e linfáticos, é denominado de endotélio, enquanto que o que reveste as cavidades pleural, pericárdica e peritoneal é chamado de mesotélio.

Fotomicrografia de uma veia (esquerda) e uma artéria de pequeno calibre. Observar endotélio (à) revestindo estes vasos. H&E

 

Page 3: 2. Tecido epitelial

Fotomicrografia do coração, mostrando epicárdio (¬) com revestimento de mesotélio (à) e miocárdio («).tricrômico de Gomori

Epitélio cúbico simples

Consiste em uma única camada de células semelhantes a cubos. Os núcleos das células cúbicas são esféricos e centralmente localizados. Este tipo de epitélio reveste os pequenos ductos, como os túbulos coletores do rim, sendo também observado participando do revestimento da vesícula biliar. As células deste epitélio desempenham funções secreção e absorção.

Epitélio cúbico simplesTecido conjuntivo frouxo subepitelial

vesícula biliar (porco), H&E

Epitélio cilíndrico simples

Este tipo de epitélio consiste em uma única camada de células cilíndricas. A superfície da célula em contato com a membrana basal é denominada região basal, enquanto que a superfície da célula em contato com o meio externo é designada de região apical. O núcleo destas células localiza-se ou no centro ou próximo à base da célula. Este tipo de epitélio constitui o revestimento do estômago e intestinos, e as suas células desempenham funções de secreção e absorção.

Page 4: 2. Tecido epitelial

 

epitélio cilíndrico simples com planura estriada e células caliciformes

Neste tipo de epitélio as células cilíndricas apresentam especializações de superfície livre (região apical) - a planura estriada - que refere-se a microvilosidades visualizadas em microscopia óptica. As células caliciformes são glândulas unicelulares exócrinas envolvidas na produção de muco. O citoplasma é repleto de secreção, estando o núcleo deslocado para a base da célula. Este tipo de epitélio é observado nos intestinos.

Epitélio cilindrico simples com plânura estriada e células caliciformes tecido conjuntivo frouxo subepitelial

material: intestino delgado, H&E

Epitélio cilindrico simples com planura estriada e células caliciformes tecido conjuntivo frouxo

material: intestino grosso, H&E

 

Page 5: 2. Tecido epitelial

epitélio cilíndrico simples muco secretor

Esta designação é conferida ao epitélio onde as células cilíndricas além da função de revestimento, assumem a função de produção de muco, importante na proteção do próprio epitélio. Este tipo de epitélio é encontrado no estômago e no revestimento da trompa uterínica de alguns mamíferos.

Epitélio cilindrico simples muco secreto da trompa uterínica de cobaio tecido conjuntivo frouxo subepitelial

material: trompa uterínica (cobaio), tricrômico de Mallory

Epitélio pavimentoso estratificado

Este tipo de epitélio consiste em várias camadas de células superpostas umas às outras. As células superficiais são achatadas, enquanto as células mais profundamente localizadas são mais altas. Neste tipo de epitélio somente as células da camada mais profunda entram em contato com a membrana basal. Por convenção, a classificação do epitélio estratificado, considerando-se o parâmetro "forma celular" é dada pela forma das células mais superficiais. 

epitélio pavimentoso estratificado queratinizado

As células basais do epitélio são ancoradas por hemidesmosomas às membranas basais e por desmosomas à células adjacentes, contendo em seu citoplasma filamentos de citoqueratina. A medida que as células se diferenciam e se deslocam pelo epitélio estratificado as proteínas de citoqueratina mudam de formas de baixo peso molecular para proteínas de mais alto peso molecular, enquanto as células desenvolvem corpúsculos lamelares. Os corpúsculos lamelares são grânulos circundados por membrana contendo fosfolipídeos que são secretados por exocitose para o meio extracelular. Este é o principal fator que impede a evaporação da água sob a pele.

A medida que as células vão sendo queratinizadas, a queratina (uma escleroproteína) vai sendo acumulada no citoplasma das células superficiais. A queratina, além de ser impermeável, proporciona resistência ao atrito e às infecções bacterianas e micóticas. Desta forma, quanto mais queratinizado é o epitélio, mais resistente ao atrito ele é.

Page 6: 2. Tecido epitelial

epitélio pavimentoso estratividado não queratinizadotecido conjuntivo fouxo (sub-epitelial)

material: pele, H&E

epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado

Este tipo de epitélio ocorre nas superfícies úmidas, como na mucosa oral, esôfago e vagina, onde as células epiteliais não acumulam a queratina.

epitélio pavimentoso estratividado não queratinizadotecido conjuntivo (sub-epitelial, em verde)

material: mucosa oral, H&E

Epitélio cúbico estratificado

Este tipo de epitélio é relativamente rato, podendo ser observado em alguns ductos de glândulas.

Page 7: 2. Tecido epitelial

Glândula sudorípara, tricrômico de GomoriObserve o ducto (®) revestido por epitélio, cujas células cúbicas se dispõem em duas

camadas.porção secretora (*); tecido conjuntivo («).

Epitélio cilíndrico estratificado

Este tipo de epitélio é encontrado somente em alguns locais do corpo, como no revestimento dos grandes ductos da glândula mamária e no revestimento de certas áreas da uretra membranosa.

uretra masculina, H&EObservar continuidade do epitélio cúbico estratificado (ð) com o epitélio de transição (Ø) que reveste a

uretra.(«) tecido conjuntivo frouxo

Page 8: 2. Tecido epitelial

Epitélio cilíndrico pseudo-estratificado

Este tipo de epitélio fornece uma falsa idéia de estratificação, mas na realizada todas células estão apoiadas sobre uma lâmina basal. A aparência de estratificação resulta do fato de que as células são de várias alturas e nem todas as células atingem a superfície livre do epitélio. Devido a estes fatos, os núcleos das células localizam-se em diferentes níveis levando a uma ilusão de que o epitélio é estratificado.

 

epitélio cilíndrico pseudo-estratificado ciliado: é observado nas superfícies da parte superior do sistema respiratório.

célula caliciforme (ð) entre as células cilíndricas ciliadas. H&E 

epitélio cilíndrico pseudo-estratificado com estereocílios: é observado no revestimento dos ductos epididimários.

Observar ductos epididimários e tecido conjuntivo intertubular (*), H&E

Epitélio cilíndrico pseudo-estratificado

Page 9: 2. Tecido epitelial

Este tipo de epitélio fornece uma falsa idéia de estratificação, mas na realizada todas células estão apoiadas sobre uma lâmina basal. A aparência de estratificação resulta do fato de que as células são de várias alturas e nem todas as células atingem a superfície livre do epitélio. Devido a estes fatos, os núcleos das células localizam-se em diferentes níveis levando a uma ilusão de que o epitélio é estratificado.

 

epitélio cilíndrico pseudo-estratificado ciliado: é observado nas superfícies da parte superior do sistema respiratório.

célula caliciforme (ð) entre as células cilíndricas ciliadas. H&E 

epitélio cilíndrico pseudo-estratificado com estereocílios: é observado no revestimento dos ductos epididimários.

Observar ductos epididimários e tecido conjuntivo intertubular (*), H&E