20090401 Palestra Capm Grupo Yahoo V01

21
Grupo (Yahoo) Certificação CAPM PMI Certifica Certifica ç ç ão CAPM ão CAPM Um Um diferencial diferencial no Mercado no Mercado Carlos Augusto V. Freitas, CAPM, ITIL (10/03/09 – v01) © Apresentação livre para distribuição aos membros do Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI – Brasil © All rights reserveds.

description

Palestra - Certiifcação CAPM Um Diferencial no Mercado.

Transcript of 20090401 Palestra Capm Grupo Yahoo V01

Grupo (Yahoo) Certificação CAPM PMI

““CertificaCertificaçção CAPM ão CAPM –– Um Um diferencial diferencial no Mercadono Mercado””

Carlos Augusto V. Freitas, CAPM, ITIL(10/03/09 – v01)

© Apresentação livre para distribuição aos membros do Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI – Brasil© All rights reserveds.

Professor Autor

Carlos Augusto Vieira de Freitas, CAPM, ITIL

• Graduação em Tecnologia de Sistemas(2004); Especialização e Extensão em Redes de Telecomunicações(2003) e Gerência de Projetos de SW(2005) pela PUC-Rio e, Gerência de Projetos com CMMI(2006) e Modelagem de Processos(2006) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;

• Certificado ITIL Fondations pela EXIN(2006) e como CAPM(Certified Associate in Project Management) pelo PMI, desde 2007, sendo um dos primeiros a obtê-la na América Latina.

• 07 anos de experiência com implementação de Projetos de soluções de Impressão, pela XEROX em clientes como: Vale, Coca-Cola, Infoglobo, PUC e Golden Cross e, 05 anos na Golden Cross tendo atuado em gerencia de projetos de TI: Infraestrutura e Desenvolvimento de Sistemas;

• Atualmente trabalha como Gerente de Projetos em uma Multinacional, prestando consultoria em PMO departamental de um cliente no setor de Oil&Gas;

• Professor Tutor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Online ), onde ministra disciplinas de Gerenciamento de Projetos.

• Membro-voluntário, Instrutor e Palestrante da Diretoria de Desenvolvimento Profissional do PMI-Rio responsável pelo Projeto Orientação a Certificacão CAPM e Workshop CAPM.

• Membro fundador e responsável pelo Grupo Certificação CAPM do PMI no Brasil.

Revisores

Patrícia Passos de Paula

• Atua em Escritório de Projetos em empresa de Telecom. É graduando do Curso de Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Veiga de Almeida. Possui experiência no Gerenciamento de Projetos na área de TI e atua como membro voluntário da Diretoria de Desenvolvimento Profissional do PMI- Capítulo Rio de Janeiro no Projeto Workshop CAPM. Participa de Projetos do Terceiro Setor na gestão da militância negra do PRB Rio de Janeiro. É membro-fundador e Coordenadora do Projeto RenovAfro.

Carlos Nogueira Prado Neto

• Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Comunitária de Campinas, cursando pós-graduação MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IBTA Campinas. Possui a certificação ITIL pelo EXIN. Ampla experiência em gerenciamento de projetos, e melhoria de processos. Trabalhando atualmente como Analista de Projetos em Excelência Operacional no CSC da Camargo Correa. Gerenciou projetos na IBM Brasil como SDM (Service Delivery Manager) para o cliente Perdigão e atuou como Gerente de Situações Críticas também na IBM Brasil Hortolândia para diversos clientes.

01. Objetivo.01. Objetivo.

02. Introdu02. Introdu çção.ão.-- CenCenáário: Projetos no mundo.rio: Projetos no mundo.-- O que O que éé o PMI ? o PMI ? -- Programa CertificaPrograma Certificaçção PMI.ão PMI.

03. Certifica03. Certifica çção CAPM.ão CAPM.-- O que O que éé a Certificaa Certificaçção CAPM ?ão CAPM ?-- Como faComo façço para obter a Certificao para obter a Certificaçção CAPM ?ão CAPM ?-- InformaInformaçções / dicas sobre a Prova CAPM.ões / dicas sobre a Prova CAPM.-- ManutenManutençção da Credencial.ão da Credencial.

04. Um diferencial no Mercado. 04. Um diferencial no Mercado. -- Profissionais Certificados CAPM nas OrganizaProfissionais Certificados CAPM nas Organizaçções.ões.-- NNúúmeros de Profissionais CAPM no Mundo.meros de Profissionais CAPM no Mundo.-- Outras credenciais do PMI.- Referências da Palestra.- Perguntas e dúvidas- Encerramento.

05. Encerramento.

ProgramaProgramaççãoão

1. Ob1. Objetivojetivo

Fornecer instrução e apoio aos candidatos à Certificação CAPM, apresentando o processo de elegibilidade junto ao PMI, e apresentar quais benefícios profissionais certificados podem oferecer às organizações.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

2. Introdu2. Introduççãoão

Atualmente, estima-se que movimenta-se em Projetos, 25 Trilhões de Dólares por ano, quecorresponde cerca de 25 % no PIB mundial, de acordo com estudos do Project ManagementInstitute (PMI, 2007).

Uma das principais tendências do mercado será a percepção de que as Organizações deverão seestruturar e melhorar e eficácia do gerenciamento de seus PROJETOS. Especificamente na área de Tecnologia da Informação(TI), a estrutura encontra-se mais a frente, o setor que suporta as áreas de negócio fim das organizações, quando não TI seja o foco principal da Empresa,encontra-se cada vez mais orientada a Projetos, e o principal: AGREGANDO VALOR ao negócio.

Tendência: GP ser utilizadaem novas áreas e industrias:

TI / Telecom e Engenharia detêm a maior parte de números em Projetos / setor:

TITelecom

Eng

enha

ria

- Marketing & Propaganda- Produção cultural / Eventos- Moda (coleções)- Terceiro Setor- Meio Ambiente / Sustentabilidade- Fusão e Transição de empresas

Concentração Atual Crescimento Futuro

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

Fonte: 6º Congresso Nacional de Profissionais de Gerenciamento de Projetos. PMI – RJ ,2008

2. Introdu2. Introduççãoão

2.2 O que é o PMI ?

• O PMI - Project Management Institute - é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao progresso da profissão de Gerenciamento de Projetos. Criada em 1969, conta atualmente com mais de 250.000 membros em todo o mundo, espalhados por mais de 160 países. Além da sede mundial em Newtown Square, Pennsylvania (Estados Unidos), a organização conta com cerca de 260 capítulos distribuídos por 67 países.

• O Instituto mantém o Guia PMBOK® (atualmente em sua quarta edição, lançada em dezembro de 2008), onde compila-se as melhores práticas de Gerenciamento de Projetos distribuídas em nove Áreas de Conhecimento e, o programa de certificação: CAPM(2003), PMP(1984), PgMP(2007), PMI-SP(2008) e PMI-RMP(2008) que jácertificou mais de 340.000 profissionais em todo o Mundo.

• No Brasil o PMI conta com 13 capítulos. Os capítulos (também chamados de seções) buscam promover a missão e objetivos do PMI através da promoção de práticas e padrões profissionais de Gerenciamento de Projetos. A possibilidade de obter um desenvolvimento profissional contínuo é um dos principais benefícios oferecidos aos membros e é promovida no nível dos capítulos através de atividades, reuniões e programas educacionais.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.1 O que é a Certificação CAPM ?

A Credencial CAPM® - Certified Associate in Project Management, criada em 2003,especificamente para membros de equipes de projeto, tem como objetivo melhorar osucesso total do projeto e assegurar o conhecimento em gerência de projeto. Para seobter a Credencial CAPM, é necessário estudo nos “guidelines” específicos desenvolvidospara medir objetivo e experiência, a instrução e o conhecimento profissional e passar noexame de Certificação que avalia seu conhecimento no "Guia do Conjunto deConhecimentos em Gerência de Projetos(PMBOK® Guide).

Membros de Equipes de Projetos, candidatos à Certificação, incluem mas não se limitam a:- Coordenadores de Projetos;- Patrocinadores;- Gerentes de Projetos iniciantes(com pouca experiência);- Especialistas técnicos;- Futuros PMP’s,Entre outros ...

*Guidelines – Guias de Conhecimentos em Gerenciament o de Projetos.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.2 Como faço para obter a Certificação CAPM ?

Seguem as passos necessário para Elegebilidade junt o ao PMI:

1º Baixar o arquivo “CAPM Credential Handbook.pdf” , para leitura e concordância, no site:

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

http://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/Obtaining-Credential.aspx

IMPORTANTE !!!

3. Certificação CAPM

3.2 Como faço para obter a Certificação CAPM ?(cont .)

Seguem as passos necessário para Elegebilidade junt o ao PMI:

2º Preencher o “application online” ou baixar os arquivos do “application form”(neste caso as informações deverão ser enviadas pelo correio):

Requisitos para elegibilidade:1º Requisito: Diploma de 2º Grau ou Superior.

e

2º Requisito:- 1500 horas (comprovadas) de trabalho em Projetos;

ou

- Mínimo de 23 horas de treinamento(comprovadas) em Gerenciamento de Projetos;Realizados em instituições:- R.E.P. (Instituição registrada no PMI);- MBA’s;- Cursos: “in company” e/ou Prepatório para Certificação;- Universidades;Entre outras ...

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.2 Como faço para obter a Certificação CAPM? (cont .)

3º Submeter ao PMI as informações solicitadas, através de preenchimento de elegibilidade, para o PMI;

4º Após aprovação e autorização, realizar o pagamento do exame. A taxa do exame é US$225.00(para membros do PMI) e US$300.00.(não-membros do PMI);

5º Após o passo 4, agendar o exame através da “Prometrics”, no site:

www.prometrics.com/pmi

Obs.: Caso o candidato não seja filiado ao PMI, pod erá criar um login para preenchimento do “Application Form” no link:http://www.pmi.org/Pages/default.aspx Clicar em “ New User? Register Now “

Não é necessário ser filiado para realizar o exame ! !!

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.3 Informações / dicas sobre o Exame CAPM:

- O exame possui 3 horas de duração, com 150 questões de múltipla-escolha. Destas 150 questões, 15 são questões que não alteram o resultado do candidato(errando ou acertando) e, estão em avaliação pelo PMI para banco de questões futuros.

- A prova pode ser feita em Português.Dica: Você deverá informar durante o preenchimento de sua elegibilidade junto ao PMI, que irá utilizar outro idioma. Neste caso a opção "portuguese (Brazilian)”.

- A prova avalia o conhecimento do Candidato no PMBOK ®, código de ética e conduta e responsabilidade profissional.

- Pratique bastante simulados e exercícios sobre o PMBOK ®;

- Entenda e conheça os 44 processos sugeridos pelo Guia. Não é necessário decorar as entradas, ferramentas e técnicas e saídas. Basta entender o conceito dos processos que as outras informações serão assimiladas naturalmente.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.3 Informações / dicas sobre o Exame CAPM(cont.):

- Após aprovação no exame, o Candidato receberá o certificado em até 08 semanas após o mesmo.

- O Certificado possui reconhecimento internacional e é ideal para os profissionais que desejam atuar e iniciar na área de Gerência de Projetos, membros de equipes de projetos e, para os futuros PMP’s;

- A certificação atesta o conhecimento profissional em Gerência de Projetos(Guia PMBOK®) e possibilita o desenvolvimento e crescimento profissional.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.4 Manutenção da Credencial:

- O certificado CAPM® terá validade de 05 anos. Dentro deste período, o profissional poderá buscar o crescimento, através da Certificação PMP® ou no final do mesmo, realizar um novo exame CAPM®, ser aprovado e renovar o Certificado por mais 05 anos.

Por exemplo: Um profissional se certifica em 2007, sendo assim sua Certificação estará válida até2012. Quando completar o 4º ano(2011) após a data do Certificado, o profissional está autorizado a iniciar o processo de renovação.

Este processo garante o conhecimento do Profissional no Guia PMBOK®, atualizado de 4 em 4 anos.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.1 Profissionais Certificados CAPM nas organizaçõe s:

Estudos elaborados pelo PMI(2007) apontam que, após adoção de boas práticas em Gerenciamento de Projetos, comparando os quesitos “benefícios” e “sucesso” em Projetos, somente “benefícios” atingiu um percentual aceitável(aprox. 65%), porém o quesito “sucesso” de Projetos aumentou somente em 15%. Ainda existe uma grande necessidade de melhoria em Planejamento e Comunicação. Um dos principais fatores que podem diminuir as chances de sucesso de Projetos ainda é a Comunicação .

Profissionais Certicados CAPM fortalecem estruturas de Projetos em Organizações, principalmente do quesito Planejamento x Comunicação , pois atuam como facilitadoresentre membros de Equipe e Gerente de Projetos utilizando uma linguagem coesa entre ambos evitando o desgaste do GP em problemas de Comunicação.

Por exemplo :– Membros de equipes de projeto Certificados CAPM são fortes aliados ao Gerente de

Projetos que, através do emprego de uma linguagem coesa, no momento da elaboração do Planejamento, Execução e Controle do Projeto, formam uma sinergiano time.

O conhecimento atestado pela Certificação, possibilita ao profissional apoiar e contribuir em Equipes de Projetos. É importante lembrar, que tais profissionais também pode gerenciar pequenos projetos, que contribuirá para seu desenvolvimento profissional e assim buscar crescimento.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.2 Número de Certificados CAPM no Mundo:

Fonte: PMI Today (Editions: JAN07, JAN08 e JAN09) .

Profissionais Certificados CAPM no Mundo

3.8324.265

7.927

6.428

1.611

4.718

0

1.000

2.000

3.000

4.000

5.000

6.000

7.000

8.000

9.000

Candidatos aprovados CAPM's Ativos

jan/07

jan/08

jan/09

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.3 Outras Credenciais do PMI:

- PMP® (Project Management Professional): (1984)Certificação para profissionais em Gerenciamento de Projetos(Gerente de Projetos).

- PgMP ® (Program Management Professional): (2007)Certificação para Gerente de Programas.

- PMI-SP ® (PMI - Schedulling Professional) (2008)

Certificação para especialistas em Planejamento e Gerência de Cronogramas(Tempo) de Projetos.

- PMI-RMP ® (PMI – Risk Management Professional) (2008)

Certificação para especialistas em Planejamento a Riscos em Projetos.

CAPM®, PMP® , PgMP® e PMI-SP ® são marcas registradas do Project Management Institute,Inc2007

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.4 Referências da Palestra:

Bibliográficas :-Institute, Project Management. Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos – PMBOK® Guide . 3ª Edição. Newtown Square: Project Management Institute, 2004.

- Brasport, Exame PMP A Bíblia – Manual para Certificação – 2ª edição. Muto, Claudio Adonai, 2008

-Institute, Project Management. Estudo de Benchmarking PMI Brasil 2008 . PMI Capítulos Brasil, 2008.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.4 Referências da Palestra(cont.):

Eletrônicas :- Certificação CAPM;Freitas, C. A. ; Artigo sobre a Credencial CAPM do Project Management Institute.www.pmirio.org.brwww.clubegp.com.brhttp://www.tenstep.com.br/br/Newsletter/CertificacaoCAPM.htm

Artigo : Earning an Edge, publicado no Site do PMI, em Março / 2008, sobre profissionais Certificados CAPM no mundo. www.pmi.org/Pages/Earning_an_Edge.apsx

Artigo: Crescimento da Certificação CAPM no Brasil CAPM Credencial Growing in Brazil

http://www.pmitoday-digital.com/pmitoday/200903/?sub_id=C9pdIrO7VCrkj

Página 09 – PMI Today (Edição Março / 2009)

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.5 Perguntas e Dúvidas:

5 minutos

Grupo Certificação CAPM (Yahoo):

Entrar no grupo: [email protected](Grupo): http://br.groups.yahoo.com/group/certificacao_capm/

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

Obrigado(a).

5. Encerramento

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.