2010 · toramento do SARESP e os instrumentos e materiais que serão enviados às Diretorias de...

39
SARESP 2010 Manual de Operações e Logística

Transcript of 2010 · toramento do SARESP e os instrumentos e materiais que serão enviados às Diretorias de...

S

AR

ES

P20

10

Manual de Operações e Logística

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

2010

Sumário

3 Introdução

5 Características do SARESP 2010

7 Cronograma

9 Equipes

13 Materiais e Instrumentos

21 Rotas de Entrega e Retirada

23 Controles

27 Relatórios

29 Suporte e comunicação

31 Anexo I - Planilhas dos Formulários de Entrega e Devolução dos Materiais de Avaliação

Introdução

O Manual de Operações e Logística apresenta às equipes do SARESP 2010, de forma muito sucinta, as ações referentes ao recrutamento e seleção de Fiscais, alocação de Professores Apli-cadores, à movimentação e conteúdo dos pacotes e caixas contendo os materiais e instrumentos da avaliação, aos procedimentos de cadastro das equipes e de registro do recebimento, entrega, devolução e recolhimento dos volumes, e aos meios de suporte e comunicação colocados à dis-posição do projeto.

A leitura do Manual de Orientação e da Agenda de Trabalho é essencial para que as infor-mações e instruções dispostas neste Manual sejam compreendidas no contexto dos objetivos e procedimentos do SARESP 2010.

O leitor encontrará neste Manual as datas e períodos em que se realizarão as principais atividades do SARESP.

O Manual apresenta os perfi s e atribuições dos profi ssionais de Apoio Regional, Agente VUNESP, Fiscal e Professores Aplicadores, e os procedimentos de recrutamento, seleção e cadastro das equipes no Sistema Integrado do SARESP - SIS, ferramenta essencial para a execução e o moni-toramento do SARESP e os instrumentos e materiais que serão enviados às Diretorias de Ensino e às Secretarias Municipais de Educação (G13) que também funcionarão como polos de distri-buição e recolhimento dos instrumentos de avaliação. Os municípios (G13) com mais de 8.000 alunos nas séries avaliadas, que disporão de locais próprios para o recebimento e devolução dos materiais do SARESP 2010, são: Cotia, Guarujá, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Praia Grande, Santana de Parnaíba, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Soro-caba e Taubaté.

O Manual detalha os procedimentos de controle e monitoramento do SARESP: a alocação dos aplicadores nas turmas e dos fi scais nas escolas que participam da avaliação; o registro do rece-bimento das caixas de materiais e instrumentos nas Diretorias de Ensino e nas Secretarias Mu-nicipais de Educação (G13), da entrega das caixas para os Diretores das escolas e a conferência dos pacotes, da devolução das caixas e pacotes nas Diretorias de Ensino, e o recolhimento de todo o material para o processamento.

Finalmente, são apresentados os meios de suporte e comunicação colocados à disposição das equipes do SARESP, para a coordenação dos trabalhos e resolução dos eventuais problemas.

A VUNESP – Fundação para o Vestibular da UNESP agradece o empenho de todos os Professo-res, Técnicos, Diretores, Coordenadores e Dirigentes das redes de Educação Básica do Estado

de São Paulo para a realização da 13ª edição do SARESP, um exemplo de cooperação entre edu-cadores, das mais variadas trajetórias profi ssionais, em favor da escola e do direito à educação no Brasil.

Características do Saresp 2010

Considerando as principais atividades relativas aos processos de organização e execução do SA-RESP 2010, a seguir estão discriminadas as datas e os períodos dos principais eventos e ações.

Calendário de Provas – Ensinos Fundamental e Médio

Data Prova Ano/Série Rede de Ensino

17/11

Língua Portuguesa 3º, 5º ano EF

Estadual, Municipal e Particular

Redação 5º ano EF

Língua Portuguesa e Matemática

7º, 9º ano EF e 3ª série EM

18/11

Matemática 3º, 5º ano EF

Redação 7º, 9º ano EF e 3ª série EM

Ciências 7º, 9º ano EF

EstadualCiências da Natureza (Biologia, Física, Química)

3ª série EM

Questões Abertas de Matemática (amostra)

5º, 7º, 9º ano EF e 3ª série EM

Horário das Provas – Ensinos Fundamental e MédioO horário de início das provas é o mesmo do início das aulas. A duração das provas é de 3 horas.

Horário de Início das Aulas Período de Aplicação

Turmas que iniciam entre 6h45 e 10h59 Manhã

Turmas que iniciam entre 11 horas e 16h59 Tarde

Turmas que iniciam a partir das 17 horas Noite

| 6 |

Atenção!Foi adotado como referência neste Manual que as provas serão aplicadas considerando o Ensino Fundamental de nove anos. Para os alunos que estão frequentando o regime de oito séries, será necessário fazer a correspondência entre ano e série, a seguir:

Ano 3º 5º 7º 9º

Série 2ª 4ª 6ª 8ª

Cronograma

Principais Atividades

No ATIVIDADES2010

AGO SET OUT NOV DEZ

1. Cadastramento dos Agentes VUNESP 27

2. Reunião Técnica – Agentes VUNESP 31

3. Divulgação do período de inscrição para Fiscal 01 a 10

4. VUNESP entrega os Questionários na DE 08 a 10

5. Diretor da Escola retira os Questionários na DE 13 a 15

6. Período de inscrição para Fiscais 13 a 30

7. Aplicação dos Questionários 20 a 27

8. Cadastramento dos Diretores de Escola 27 a 30

9. Cadastramento dos Apoios Regionais 27 a 30

10. Indicação de apoio para atuar na DE (entrega e retirada de material de aplicação) 30

11. Alocação dos Fiscais nas Escolas 04 a 06

12. Encontro com os Coordenadores de Avaliação 05 e 06

13. Cadastramento dos Aplicadores 08 a 15

14. VUNESP entrega material de treinamento na DE/SME 13 a 15

15. VUNESP recolhe os Questionários na DE 13 a 15

16. Treinamento – Apoios Regionais 18 ou 19

17. Treinamento de Fiscais 20 a 22

18. Alocação dos Aplicadores nas Escolas 27 a 29

19. Treinamento de Professores Aplicadores 03 a 09

20. VUNESP entrega o material de aplicação 10 a 12

21. Diretor retira o material de aplicação na DE 16

22. APLICAÇÃO DAS PROVAS 17 e 18

23. Diretor entrega o material de aplicação na DE 19

24. VUNESP recolhe material de aplicação dos 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM 22 a 26

25. VUNESP recolhe Folhas de Respostas – corretores dos 3º anos EF 7 a 9

Apresentam-se a seguir o perfi l, as atribuições, os procedimentos de recrutamento e seleção, as atividades de treinamento, e o cadastro das equipes de Apoio Regional, Fiscal e Aplicador. Estas três equipes integram a organização do SARESP, nos níveis regional e local, e o recrutamento e seleção de seus componentes se realizará sob a coordenação da VUNESP e do Coordenador de Avaliação, no caso dos Aplicadores.

O Sistema Integrado do SARESP - SIS, desenvolvido pela VUNESP, reúne uma série de funciona-lidades para apoiar os procedimentos de cadastro e alocação, especialmente dos Fiscais e Apli-cadores, essenciais para o acompanhamento do projeto, o registro e o pagamento das atividades realizadas, quando for o caso. É a principal ferramenta de controle da aplicação dos instrumentos de avaliação.

Caberá ao Diretor selecionar, indicar os Professores Aplicadores para as turmas de 3º ano, solici-tar que se cadastrem no SIS e informar à Diretoria de Ensino.

O Diretor deverá, também, indicar os Professores Aplicadores dos demais anos/séries para apli-car as provas do SARESP, em número superior ao de turmas avaliadas em sua escola e solicitar que se cadastrem no SIS

AGENTE VUNESP

Foram selecionados 104 Agentes VUNESP para a prestação de serviços de apoio às atividades do SARESP, conduzidas em nível regional, contratados para atuar com o Coordenador de Ava-liação da DE e dos 13 munícipios polos e o Apoio Regional desde treinamentos até recolhimento dos pacotes de provas do 3º ano do Ensino Fundamental, quando se encerram as atividades de aplicação e correção de provas no âmbito das Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação.

Perfi l: profi ssional do rol de Supervisores e Coordenadores da Vunesp com escolaridade em nível de graduação.

Equipes

| 10 |

Treinamento: o treinamento dos Agentes VUNESP foi realizado em 31/08, na capital de São Pau-lo, no auditório do Instituto de Física Teórica da UNESP, às 14h.

Atribuições:

• Ser o elo entre a Diretoria de Ensino e a VUNESP nas questões relativas à logística dos mate-riais e no funcionamento do SIS.

• Atuar na DE, auxiliando o Coordenador de Avaliação, nas etapas de treinamento, distribuição e recolhimento do material de aplicação das provas.

• Treinar o Coordenador de Avaliação e o Apoio Regional no uso do SIS.

• Colaborar na divulgação, à comunidade local, das informações necessárias ao recrutamento e seleção dos profi ssionais requisitados para a avaliação.

• Selecionar, alocar, treinar os Fiscais e supervisionar os seus trabalhos.

• Monitorar e prestar orientações sobre os procedimentos para inscrição do Aplicador e do Fiscal.

APOIO REGIONAL

Serão selecionados, no mínimo, 104 Apoios Regionais para a prestação de serviços de apoio às atividades do SARESP conduzidas em nível regional, contratados para atuar com o Coordenador de Avaliação da DE, o da SME (G13) e o Agente VUNESP desde treinamentos até recolhimento dos pacotes de provas do 3º ano do Ensino Fundamental, quando se encerram as atividades de aplicação e correção de provas no âmbito das Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação.

Perfi l: profi ssional externo às redes públicas de ensino, com escolaridade média, selecionado pela DE/SME e contratado pela VUNESP.

Atribuições:

• Apoiar o trabalho do Coordenador de Avaliação da DE/SME (G13) nas etapas de distribuição e recolhimento do material de aplicação das provas.

• Atuar no plantão da DE/SME (G13).

• Auxiliar o Agente VUNESP no cadastramento de informações no Sistema Integrado do SA-RESP – SIS, e na emissão de relatórios relativos à logística dos materiais.

Os Apoios Regionais de Avaliação indicados pelas respectivas DE/SME (G13) deverão se cadastrar no Sistema Integrado do SARESP, seguindo os procedimentos fornecidos pela VUNESP.

Treinamento: o treinamento dos apoios regionais será realizado em 18 ou 19/10 nas DE/SME (G13), em data e local a serem defi nidos, oportunamente, com o Agente VUNESP e o Coordena-dor de Avaliação. Na ocasião receberão treinamento para o uso do Sistema Integrado de Avalia-ção e orientações sobre como exercer suas atividades.

| 11 |

FISCAL

Serão selecionados fi scais para atuar em todas as escolas participantes do SARESP 2010, con-tratados para prestar serviços nos dias de aplicação das provas, em 17 e 18 de novembro. A participação nas atividades de treinamento é condição obrigatória para o exercício da função. É vedada a contratação de profi ssionais que possuam vínculo de trabalho, de qualquer natureza, com as redes de ensino do Estado de São Paulo que serão avaliadas. O candidato a fi scal deve-rá dispor de endereço eletrônico para fi ns de comunicação com as equipes de coordenação do Projeto e acesso a computador com conexão à internet.

Perfi l: profi ssional com escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de formação, ou cursando o último ano do Ensino Superior, contratado pela Vunesp.

Atribuições:

• O Fiscal será o elo entre a escola, a Diretoria de Ensino e a VUNESP.

• O Fiscal terá atribuição de fi scalizar as aplicações nas escolas e preencher o Formulário do Fiscal, de acordo com as especifi cações estabelecidas no treinamento e no Manual do Fiscal.

• O Fiscal terá a responsabilidade, quando for o caso, de informar o Diretor da Escola, na data de aplicação, quais são as turmas que comporão a amostra para correção das Redações e, portanto, orientá-lo a separar os pacotes de Folhas de Redação que serão encaminhados à DE/SME (G13). O Fiscal receberá a informação sobre as turmas que comporão a amostra, diretamente da VUNESP.

Recrutamento e Seleção:O recrutamento dos Fiscais se fará por meio de inscrição pública, realizada pela internet no Siste-ma Integrado do SARESP. A seleção será realizada pela VUNESP, a quem caberá alocar o inscrito em uma escola do município e Diretoria de Ensino de sua opção.

A documentação comprobatória da formação – diploma de graduação ou certifi cado compro-batório de estar cursando o último ano da faculdade – e a declaração de não manter vínculo trabalhista de qualquer natureza, nas redes de ensino do Estado de São Paulo que passarão pela avaliação, deverão ser enviadas para a sede da VUNESP, em São Paulo no endereço:

Fundação VUNESPRua Dona Germaine Burchard, 515 – Água Branca, São Paulo, SP.CEP: 05002-062

As inscrições ocorreram no período de 13 a 30/09/2010.

A seleção será realizada pela VUNESP e o resultado divulgado, diretamente ao Fiscal, por meio de correspondência eletrônica (e-mail), de 07 a 08/10/2010.

Treinamento: os Fiscais participarão de um programa de treinamento organizado pelos Agentes VUNESP, em local e horário a serem informados por meio de correspondência eletrônica.

APLICADOR

Serão selecionados aplicadores para todas as turmas e escolas participantes do SARESP 2010.

Perfi l: professor do quadro do magistério que leciona nas redes de ensino avaliadas, de acordo com a Resolução SE nº 48/2010.

| 12 |

Atribuições

• O Professor será o responsável pela aplicação dos instrumentos de avaliação às turmas para as quais for designado.

• O Professor Aplicador deverá participar do treinamento, na escola onde leciona, comparecer à escola de aplicação com no mínimo uma hora de antecedência do horário de aplicação, entregar ao Diretor da Escola a Carta de Apresentação, assinar Termo de Compromisso e aplicar as provas seguindo os procedimentos do Manual do Aplicador e as orientações do treinamento.

Recrutamento e Seleção:O Diretor da Escola selecionará dentre os seus professores (em número superior ao de turmas avaliadas em sua escola) os que irão participar da aplicação do SARESP 2010 e, entregará a cada selecionado código de acesso ao SIS de modo a permitir o seu cadastramento.

O Coordenador de Avaliação e os Diretores das Escolas utilizarão as planilhas do Plano de Ava-liação e os relatórios do Sistema Integrado do SARESP para realizar a alocação dos professores, conforme orientações constantes do Manual do SIS.

Os professores aplicadores das redes estadual e municipal serão convocados, pelas respectivas autoridades educacionais, conforme Plano de Aplicação elaborado pela DE/SME.

Treinamento: o treinamento será oferecido pelos Diretores, nas datas e horários programados, para os Professores que lecionam nas suas escolas, tenham se cadastrado e alocados para apli-car as provas SARESP 2010.

Os materiais e instrumentos do SARESP 2010 serão distribuídos, pela VUNESP, para as Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação embalados em pacotes reutilizáveis, com duplo lacre, acondicionados em caixas de papelão. Os pacotes e caixas serão etiquetados, conforme os modelos, sendo que as cores das etiquetas permitirão a identifi cação da Rede de Ensino:

Rede Estadual – Amarela

Rede Municipal – Verde

Rede Particular – Rosa

Rede Paula Souza (ETE) - Marfi m

Materiais e instrumentos

Caixa de prova

| 14 |

Os materiais e instrumentos do SARESP 2010 serão enviados e recolhidos nas Diretorias de Ensino e nas 13 Secretarias Municipais de Educação (SME/G13) em três momentos, conforme o segue:

Entrega

1º momento: Questionários de Pais e AlunosCaixa por escola – pacote por turma

Conteúdo: Questionário de Pais e Alunos e Folhas de Respostas

As caixas foram entregues nas Diretorias de Ensino no período de 08 a 10 de setembro de 2010 e retiradas pelo Diretor de Escola na Diretoria de Ensino no período de 13 a 15 de setembro de 2010.

O Diretores deverão entregar na DE/SME (G13) as folhas de respostas do Questionário no período de 04 a 06 de outubro de 2010. Os Questionários de Pais e Alunos não serão reco-lhidos, devendo permanecer na escola.

Cadernos de Prova

Folhas de Respostas

| 15 |

Segue modelo de controle para entrega e retirada dos Questionários – VUNESP/DE/Escola – Es-cola/DE/VUNESP:

| 16 |

2º momento:a) Escola – caixa por escola

Materiais de Treinamento Escola

Manual de Orientação acompanhado dos modelos: carta de apresentação do Fiscal e do Aplicador, formulário de verifi cação das atividades do Fiscal, relatório de observação dos pais e folhas de respostas.

1

Manual do Aplicador do 3º ano do EF, acompanhado dos modelos: Formulário de Controle da Aplicação e Lista de Presença dos alunos.

1 por turma

Manual do Aplicador do 5o, 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM, acompanhado dos mo-delos: carta de apresentação do aplicador, Folhas de Resposta, Formulário de Controle da Aplicação, Lista de Presença dos alunos e Termo de Compromisso do Aplicador.

1 por turma

Manual de Redação. 3 por escola

Manual de Operações e Logística. 1

Manual do Agente VUNESP e do Apoio Regional. 1

Manual do Fiscal. 1

Manual do SIS - Sistema Integrado do SARESP. 1

Agenda de Trabalho. 1

Vídeo de Treinamento. 1

As caixas serão entregues nas DE/SME(G13) no período de 13 e 15 de outubro de 2010, confor-me programação a ser divulgada, e serão retiradas pelo Diretor de Escola nas DE/SME (G13) no período de 18 a 20 de outubro de 2010.

b) DE/SME – caixa por DE/SME

Materiais de Treinamento DE SME

Manual de Orientação acompanhado dos modelos: carta de apresentação do Fiscal e do Aplicador, formulário de verifi cação das atividades do Fiscal, relatório de observação dos pais e folhas de respostas.

5 2

Manual do Aplicador do 3o ano do EF, acompanhado dos modelos: Formulário de Controle da Aplicação e Lista de Presença dos alunos.

5 2

Manual do Aplicador do 5o, 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM, acompanhado dos mo-delos: carta de apresentação do aplicador, Folhas de Resposta, Formulário de Controle da Aplicação, Lista de Presença dos alunos e Termo de Compromisso do Aplicador.

5 2

Manual de Redação. 5 2

Manual de Operações e Logística. 1 1

Manual do Agente VUNESP e do Apoio Regional. 1 1

Manual do Fiscal. 1 1

Manual do SIS - Sistema Integrado do SARESP. 5 1

Agenda de Trabalho. 5 2

Vídeo de Treinamento. 2 1

Estes materiais deverão permanecer na DE/SME (G13) para a utilização durante os treinamentos oferecidos em nível regional.

| 17 |

3º momento: Material de Aplicaçãoa) Escola – Caixa por data de aplicação

Data Ano/Série

Rede Quantidade Embalagem

17/11

3º EF

Estadual, Municipal

e Particular

- Cadernos de Prova de Língua Portuguesa: 1 por aluno

- Exemplar da Prova do Professor de Língua Portu-guesa: 1 por turma

- Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Língua Portugue-sa; Exemplar da Prova do Professor de Lín-gua Portuguesa; Lista de Presença dos alu-nos e Formulário de Controle da Aplicação

5º EF

Estadual, Municipal

e Particular

- Cadernos de Prova de Língua Portuguesa: 1 por aluno

- Cadernos de Redação: 1 por aluno- Folha de Respostas: 1 por aluno - Folha de Redação: 1 por aluno- Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Língua Portugue-sa

b) Pacote cinza: Caderno de Redaçãoc) Pacote transparente: Folhas de Respostas

para as questões de múltipla escolha (pré-identifi cadas); Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação

d) Pacote transparente: Folhas de Redação (pré-identifi cadas)

7º e 9º EF e 3ª

EM

Estadual, Municipal

e Particular

- Caderno de Provas de Língua Portuguesa e Mate-mática: 1 por aluno

- Folha de Resposta: 1 por aluno- Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Língua Portugue-sa e de Matemática

b) Pacote transparente: Folhas de Respostas para as questões de múltipla escolha (pré-identifi cadas); Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação

18/11

3ºEFEstadual, Municipal

e Particular

- Cadernos de Prova de Matemática: 1 por aluno- Exemplar da Prova do Professor de Matemática:

1 por turma- Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Matemática; Exemplar da Prova do Professor de Mate-mática; Lista de Presença dos alunos e For-mulário de Controle da Aplicação

5º EFEstadual

- Cadernos de Prova de Matemática: 1 por aluno- Cadernos de Questões Abertas de Matemática: 1

por aluno da amostra- Folha de Respostas: 1 por aluno - Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Matemáticab) Pacote transparente: Folhas de Respostas

para as questões de múltipla escolha (pré-identifi cadas); Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação

c) Pacote cinza: Caderno de Questões Abertas de Matemática (amostra)

5º EFMunicipal

e Particular

- Cadernos de Prova de Matemática: 1 por aluno- Folha de Respostas: 1 por aluno - Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Matemáticab) Pacote transparente: Folhas de Respostas

para as questões de múltipla escolha (pré-identifi cadas); Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação

7º e 9º EF e 3ª

EMEstadual

- Cadernos de Prova de Ciências/Ciências da Na-tureza: 1 por aluno

- Cadernos de Redação: 1 por aluno- Cadernos de Questões Abertas de Matemática: 1

por aluno da amostra- Folha de Respostas: 1 por aluno - Folha de Redação: 1 por aluno- Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Ciências / Ciên-cias da Natureza

b) Pacote cinza: Caderno de Redaçãoc) Pacote cinza: Caderno de Questões abertas

de Matemática (amostra)d) Pacote transparente: Folhas de Respostas

para as questões de múltipla escolha (pré-identifi cadas), Lista de Presença e Formulá-rio de Controle da Aplicação

e) Pacote transparente: Folhas de Redação (pré-identifi cadas)

7º e 9º EF e 3ª

EM

Municipal e Particular

- Cadernos de Prova de Redação: 1 por aluno- Folha de Redação: 1 por aluno- Formulário de Controle da Aplicação: 1 por turma- Lista de Presença por turma

a) Pacote cinza: Caderno de Redaçãob) Pacote transparente: Folhas de Redação

(pré-identifi cadas); Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplica-ção

| 18 |

Há também, nos respectivos pacotes, no mínimo dois Cadernos de Provas/Redação e duas Folhas de Respostas/Redação, reservas.

As provas em Braille ou ampliadas estarão em pacotes específi cos, devidamente identifi cados, separadas dos demais Cadernos de Prova (1 por aluno – conforme informação constante do banco de dados).

A escola receberá também, em pacotes transparentes, o que segue:

1. Relatório de Observação dos Pais – 3 por período e data de aplicação + 2 por escola2. Termo de Compromisso do Aplicador – 1 por turma e data de aplicação3. Formulário do Fiscal4. Formulário de Controle da Aplicação – 2 por período5. Termo de Compromisso do Aplicador: 1 por turma e dia de aplicação6. Reserva Técnica: Exemplares de Prova do Professor do 3º ano EF: 2 exemplares (Língua Por-

tuguesa e Matemática), por período (manhã e tarde).

Obs.: As turmas que pertencerão à amostra defi nida para a correção das Redações serão infor-madas ao Diretor da Escola pelo Fiscal, na data de aplicação.

Os Diretores das Escolas deverão entregar na DE/SME (G13) o material de aplicação nas caixas em que foram encaminhadas, inclusive as Provas Especiais, impreterivelmente, em 19 de novem-bro de 2010.

b) Material de Aplicação para a DE/SME – pacotes e caixa

Ano / Série

Material Quantidade DE Quantidade SME

3º EF

- Caderno de Língua Portuguesa 2 1

- Exemplar da Prova do Professor de Língua Por-tuguesa

5 por período 1

- Roteiro de Correção da prova de Língua Portugue-sa

8 + 3 por escola que tem esse ano

2 + 3 por escola que tem esse ano

- Folhas de Respostas de Língua Portuguesa – cor-retores

1 por aluno + 2 por turma

1 por aluno + 2 por turma

- Caderno de Matemática 2 1

- Exemplar da Prova do Professor de Matemática 5 por período 1

- Roteiro de Correção da prova de Matemática8 + 3 por escola que

tem esse ano2 + 3 por escola que tem

esse ano

- Folhas de Respostas de Matemática – corretores1 por aluno + 2 por

turma1 por aluno + 2 por

turma

-- Planilhas de Controle da Escola (recebimento e

devolução)1 1

Todos os

anos/ séries

- Cadernos de Prova 5 pacotes com 40

cadernos por ano/série (reserva)

- Folha de Respostas5 pacotes por ano/

série (reserva)

Os pacotes contendo os Roteiros de Correção da prova do 3º ano do Ensino Fundamental so-mente poderão ser abertos após a aplicação das provas.

| 19 |

c) Material de Aplicação – Reserva Técnica para SEE/FDE – pacotes e caixa

20 conjuntos contendo os instrumentais na avaliação e uma cópia, em CD-ROM, de cada cader-no de prova de cada ano e disciplina.

As caixas serão entregues nas DE/SME(G13) no período de 10 a 12 de novembro de 2010, con-forme programação a ser divulgada, e serão retiradas pelos Diretores de Escola na DE/SME (G13) em 16 de novembro de 2010.

Recolhimento

1º momento: Questionário dos pais e alunos• Pacotes contendo as Folhas de Respostas dos Questionários dos Pais e Alunos, utilizadas

ou não.

• As caixas serão recolhidas, pela VUNESP, nas DEs no período de 13 a 15 de outubro de 2010, conforme programação a ser divulgada.

2º momento: Material de aplicação do 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM• Pacotes com os Cadernos de Provas por disciplina e ano (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM)

utilizados ou não, devidamente lacrados por turma.

• Pacotes com os Cadernos de Questões Abertas de Matemática da amostra.

• Pacotes das Provas Especiais (braile e ampliadas) quando houver.

• Pacotes com as Folhas de Respostas dos alunos (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM) utilizados ou não, os Formulários de Controle da Aplicação e a Lista de Presença, devidamente lacrados por turma.

• Pacotes com as Folhas de Redação da amostra.

• Pacotes com as Folhas de Respostas dos Relatórios de Observação dos Pais, e as Folhas dos Formulários dos Fiscais, preenchidos ou não.

Atenção!• Todos os Cadernos de Redação deverão permanecer na Escola, inclusive os pertencen-

tes às turmas da amostra.

• Os Cadernos de Prova de Língua Portuguesa e Matemática das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental fi carão na DE/SME (G13) para correção.

• As caixas serão recolhidas, pela VUNESP, na DE/SME (G13) no período de 22 a 26 de novem-bro de 2010, conforme programação a ser divulgada.

3º momento: Material de aplicação depois da correção• Pacotes contendo as Folhas de Respostas das provas do 3º ano EF, o Formulário de Controle

da Aplicação e a Lista de Presença.

• As caixas serão recolhidas, pela VUNESP, nas DE/SME (G13) no período de 7 a 9 de dezem-bro de 2010, conforme programação a ser divulgada.

Rotas de entregae retirada

A VUNESP distribuirá e recolherá os materiais referentes aos três momentos por meio de rotas pré-estabelecidas, utilizando veículos fechados e monitorados.

As DE/SME-G13 receberão informação sobre as rotas, com antecedência pela SEE/FDE, como modelo a seguir:

Plano de Distribuição – 2º MomentoSARESP 2010

ROTA 21

Motorista: CPF: Celular:

Auxiliar: CPF: Celular:

Dados do Veículo: Caminhão Toco Placa:

Data de entrega: 13/10/2010 Previsão de chegada:

Campinas Oeste (5 P / 138 Cx) das 8h às 10h

Campinas Leste (3 P / 88 Cx) das 10h às 12h

Sumaré (3 P / 55 Cx) das 13h às 17h

O Sistema Integrado do SARESP é a ferramenta para a realização de cadastros referentes às equipes, alocação de Fiscais e Professores Aplicadores, registros da aplicação, registros de movimentação de caixas, e produção de relatórios.

É importante ressaltar que os pagamentos de serviços serão realizados, quando for o caso, por meio do Sistema Integrado do SARESP, sendo, portanto, fundamental que as informações cadastradas estejam corretas.

Para ter acesso ao S.I.S. digite no seu browser o endereço:

www.vunesp.com.br/saresp

O sistema é de fácil utilização e para qualquer dúvida consulte o Manual do Sistema Integrado do SARESP, distribuído com os materiais de treinamento.

Os Agentes VUNESP e os Apoios Regionais receberão um treinamento intensivo para que tenham condições de orientar os usuários.

O sistema entrou em operação para o SARESP 2010 em 13 de setembro.

Controles

| 24 |

SENHAS E ACESSO

A única função do sistema de acesso público é a de inscrição para Fiscal. Todas as demais dependem de o usuário entrar com o seu código de acesso e a senha. Cada usuário tem acesso às funções necessárias ao exercício de suas atividades, e cadastrará uma senha para entrar no sistema e ter acesso apenas às ferramentas que serão úteis em seu trabalho.

O quadro a seguir apresenta, para cada tipo de usuário, quem o cadastrará no sistema, quando e como receberá a senha de acesso e quais são as funções que terá acesso uma vez habilitado.

USUÁRIO QUEM CADASTRA COMO E QUANDO RECEBE A SENHA?

A QUAIS FUNÇÕES TEM ACESSO?

Equipe Central do SARESP VUNESP Por correspondência

eletrônica Todos os relatórios

Coordenadores de Avaliação VUNESP Por correspondência

eletrônica

Todos os relatórios, cadastro de apoio regional, alocação de Professores Aplicadores

Diretores VUNESPPróprio colaborador cadastra senha no sistema

Relatórios da escola Confi rmação de Atividades: aplicação e fi scalização

Apoios Regionais

Coordenadores de Avaliação encaminham indicação

Próprio colaborador cadastra senha no sistema

Todos os Relatórios e Alocação de Aplicadores

Agente VUNESP Vunesp Por correspondência eletrônica

Todos os Relatórios e Alocação de Fiscais

Fiscais Inscrição pública com o CPF

Senha escolhida pelo Fiscal no ato da inscrição

Dados pessoais e confi rmação de atividade realizada

Professores Aplicadores

Diretor entrega código de acesso ao SIS

Senha escolhida pelo Professor no ato do cadastramento

Dados pessoais

| 25 |

ALOCAÇÃO DE FISCAIS

Os procedimentos de alocação dos Fiscais nas escolas serão realizados pela VUNESP e o Agente VUNESP será informado por meio do SIS (relatório de acompanhamento). A alocação consiste em selecionar um grupo de inscritos, por exemplo, segundo o município e Diretoria de Ensino em que podem trabalhar, os horários e dias de aplicação disponíveis, e designar as escolas, dias e turmas em que exercerão as funções de Fiscal.

A alocação efetivada habilita o Fiscal a exercer as atividades, assegura o registro adequado de sua realização, e possibilita o pagamento do serviço.

Assim que a alocação é realizada, o sistema envia um e-mail para o Fiscal alocado, informações como data, horário e local de treinamento, assim como, a escola e os horários em que deverá comparecer para a aplicação das provas. As informações encaminhadas por e-mail estarão, tam-bém, disponíveis no SIS.

ALOCAÇÃO DE APLICADORES

Os procedimentos de alocação dos aplicadores nas escolas serão realizados pelo Coorde-nador de Avaliação da DE/SME (G13) em conjunto com os Diretores da Escola, utilizando o Plano de Aplicação disponibilizado pelo SIS. A alocação consiste em selecionar um aplicador cadastrado, por exemplo, segundo o município e Diretoria de Ensino em que podem traba-lhar, os horários e dias de aplicação disponíveis, e designar as escolas, dias e turmas em que exercerão as funções de Aplicador.

A alocação efetivada habilita o Professor Aplicador a exercer as atividades, assegura o registro adequado de sua realização, e possibilita o pagamento do serviço, quando for o caso.

O Manual do Sistema Integrado do SARESP apresenta passo a passo os procedimen-tos de alocação.

Assim que a alocação é realizada, o sistema envia um e-mail para o Aplicador alocado, in-formações como data, horário e local de treinamento, assim como, a escola e os horários em que deverá comparecer para a aplicação das provas. As informações encaminhadas por e-mail estarão, também, disponíveis no SIS.

MONITORAMENTO

Outra função muito importante do Sistema Integrado do SARESP é o monitoramento da movimentação das caixas e pacotes de provas, assim como o registro das aplicações e fi s-calizações.

O monitoramento da movimentação das caixas é realizado por meio do registro de sua pas-sagem em pontos de controle previamente defi nidos. Para o SARESP 2010, foram defi nidos os seguintes pontos de controle.

O Manual do Sistema Integrado do SARESP apresenta passo a passo os procedimentos de monitoramento.

| 26 |

Pontos de Controle do SARESP 2010

Ponto de controle Objeto Responsável pelo registro dos dados no Sistema

Chegada às Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação Caixa Apoios Regionais

Retirada pelos Diretores das Escolas Caixa/pacotes Apoios Regionais

Devolução pelos Diretores das Escolas pacotes Apoios Regionais

Recolhimento pela VUNESP pacotes Apoios Regionais

Recebimento na sede da VUNESP pacotes Responsável pelo material

Por meio do registro adequado da passagem dos objetos nos pontos de controle, é possível ras-trear as caixas e pacotes em que as provas foram embaladas, identifi cando-se precocemente os problemas e encaminhando-se as soluções adequadas.

Os Formulários de Entrega e Devolução dos Materiais de Avaliação são planilhas que servem de apoio para a coleta e digitação dos dados no SIS (ANEXO I).

REGISTRO DA APLICAÇÃO E DA FISCALIZAÇÃO

No SARESP 2010, o registro da aplicação será feito em tempo real com ferramentas do Sistema Integrado do SARESP.

Após a fi nalização da aplicação de cada período, o Fiscal deverá registrar informações como nº de turmas avaliadas, quantas tiveram ocorrências que prejudicaram a aplicação.

Logo após a fi nalização da aplicação de cada dia, o Diretor registrará informações como: número alunos presentes por série/turma, e o questionário de avaliação.

O Manual do Sistema Integrado do SARESP apresenta passo a passo os procedimentos de re-gisto da aplicação e da fi scalização.

CONFIRMAÇÃO DA APLICAÇÃO E DA FISCALIZAÇÃO

Os Diretores de Escolas responderão, por meio do Sistema Integrado do SARESP, ao Questioná-rio de Acompanhamento e Controle da Aplicação.

Os Diretores devem confi rmar o total de alunos presentes, em cada dia de aplicação, nas turmas avaliadas de suas escolas, conforme consta nas folhas de rosto dos pacotes entregues pelos Aplicadores ao fi nal de cada aplicação de provas.

Os Diretores deverão também, seguindo as orientações apresentadas no SIS, atestar o trabalho do Aplicador e do Fiscal.

O Sistema Integrado do SARESP oferecerá aos usuários um conjunto de sete relatórios padroni-zados.

Relatórios da Escola

1. Relatório de Alocação dos Meus Professores• Este relatório estará disponível on-line para os Diretores de Escola, informando os dados

referentes às escolas, turnos, turmas e dias de aplicação em que os seus professores estão alocados como aplicadores.

2. Relatório de Alocação na Minha Escola• Este relatório estará disponível on-line para os Diretores de Escola, informando os dados refe-

rentes aos Fiscais e Professores Aplicadores alocados na escola, segundo os turnos, turmas e dias de aplicação.

Relatórios das Equipes Regionais

3. Relatório de Professores Aplicadores Inscritos• Informa os Professores que se cadastraram para a aplicação de provas e a sua disponibilida-

de, segundo o município e escola de origem.

4. Relatório de Fiscais Inscritos• Produz informação semelhante para os candidatos a fi scal.

5. Relatório de Alocação de Fiscais e Aplicadores• Informa os Professores Aplicadores e Fiscais alocados por escola, segundo o dia, turno e tur-

ma. Oferece quadros de totalização por município e DE que possibilitam o acompanhamento do processo de alocação.

6. Relatório de Movimentação de Volumes• Informa o número de objetos que não passaram por um ponto de controle, caracterizando a

existência de objetos perdidos.

7. Relatório da Aplicação e Fiscalização• Informa as turmas em que houve aplicação e as escolas em que houve fi scalização, segundo

a Diretoria de Ensino, a rede de ensino, o município e o dia de aplicação de provas, possibili-tando o acompanhamento em tempo real do SARESP 2010.

Relatórios

Na sede da VUNESP, encontra-se instalada uma Central de Atendimento aos Coordenadores de Avaliação, Agente VUNESP, Apoios Regionais e os representantes das redes municipal e particu-lar.

Número de Telefone: (11) 3874-6311

Suporte e comunicação

| 31 |

ANEXO I Planilhas dos Formulários de Entrega e Devolução dos Materiais de Avaliação

| 32 |

| 33 |

| 34 |

| 35 |

| 36 |

| 37 |