2015 Comércio Internacional a Apresentação

download 2015 Comércio Internacional a Apresentação

of 18

Transcript of 2015 Comércio Internacional a Apresentação

  • COMRCIO INTERNACIONAL AProfa. Dra. Ma. de Ftima Sales WesterenI Semestre/[email protected]

  • OBJETIVOS DA DISCIPLINA

  • Contedo Programtico3.1 Teorias do Comrcio Internacional3.1.1.Teorias clssicas do comrcio internacional3.2.1.1.David Hume3.2.1.2.Teoria das vantagens absolutas Adam Smith3.2.1.3.Teoria das vantagens comparativas David Ricardo3.1.2.A teoria neoclssica do comrcio internacional3.2.2.1.Teorema de Heckscher-Ohlin3.2.2.2.Teorema da equalizao dos Preos dos Fatores3.2.2.3.Teorema de Stolper-Samuelson3.2.2.4.Teorema de Rybczynski3.1.3.Economias de escala, concorrncia monopolstica e comrcio intra-industrial.3.2. Protecionismo e Polticas Comerciais3.2.1. Instrumentos de poltica comercial3.2.2. Poltica comercial nos pases avanados e em desenvolvimento3.2.3. Organismos internacionais3.4. Discusso de temas recentes em economia internacional

    CONTEDO PROGRAMTICO

  • Contedo Programtico

    1o. Bimestre:Prova Escrita 8,0 pontosTrabalho Escrito 2,0 pontos

    2o. Bimestre:Prova Escrita 6,0 pontosSeminrio 4,0 pontos

    CRITRIOS DE AVALIAO

  • Contedo Programtico

    KRUGMAN, Paul R. & OBSTFELD, Maurice. Economia Internacional - Teoria e Poltica. So Paulo: Addison Wesley, 2010.

    BIBLIOGRAFIA BSICA

  • Do que trata a Economia Internacional?A economia internacional trata das interaes econmicas que ocorrem entre naes independentesO papel dos governos em regular o comrcio internacional e o investimento substancialAnaliticamente, os mercados internacionais permitem que os governos discriminem de acordo com cada subgrupo de companhias.Os governos controlam tambm a oferta de moeda corrente.

  • Do que trata a Economia Internacional?Ganhos do Comrcio:Quando os pases vendem bens e servios uns aos outros, essa troca e quase sempre um benefcio mtuo.Comrcio e Distribuio da rendaO comrcio internacional pode afetar negativamente alguns subgrupos dos pases.Comrcio, tecnologia, e salrios de trabalhadores com altos e baixos nveis de habilidades.

  • Do que trata a Economia Internacional?Quanto comrcio permitir?Muitos governos tentam proteger certas indstrias do comrcio internacional.Isto criou o debate que trata dos custos e dos benefcios da proteo relativos ao livre comrcio.As polticas dos pases avanados engajam-se na escolha de objetivos industriais.As polticas de desenvolvimento de pases promovem a industrializao:Substituio de importaes versus promoo da exportao de produtos industrializados

  • Do que trata a Economia Internacional?Balano de pagamentosAlguns pases possuem grandes supervits comerciaisPor exemplo, em 1998 ambas, China e Coria do Sul tiveram supervits comerciais cerca de US$40 bilhes cadaEnto bom apresentar um supervit comercial e desfavorvel apresentar um dficit comercial?

    Determinao da taxa de cmbioO papel da mudana das taxas de cmbio est no centro da economia internacional

  • Do que trata a Economia Internacional?Coordenao das polticas econmicas internacionaisUm problema fundamental em economia internacional como produzir um grau aceitvel de harmonia entre o comrcio internacional e as polticas monetrias de diferentes pases sem um governo mundial que lhes diga o que fazer.

    Mercado Internacional de capitaisH riscos associados com o mercado internacional de capitais:Depreciao da moeda correnteInadimplncia das naes

  • Do que trata a Economia Internacional?Coordenao das polticas econmicas internacionaisUm problema fundamental em economia internacional como produzir um grau aceitvel de harmonia entre o comrcio internacional e as polticas monetrias de diferentes pases sem um governo mundial que lhes diga o que fazer.

    Mercado Internacional de capitaisH riscos associados com o mercado internacional de capitais:Depreciao da moeda corrente;Inadimplncia das naes...

  • O Estudo da Economia Internacional abrange:A Teoria Pura do Comrcio, que examina as bases para o comrcio e os benefcios que dele decorrem.A Teoria da Poltica Comercial, que estuda as razes e os resultados dos obstculos ao livre intercmbio comercial.O Balano de Pagamentos, que examina os pagamentos e as receitas totais de uma nao para com o resto do mundo. Estes fatos envolvem a troca da moeda de um pas pelas de outrosO Ajustamento do Balano de pagamentos, que trata do mecanismo de ajustamento dos balanos desequilibrados sob diferentes sistemas monetrios internacionais.

  • ECONOMIA INTERNACIONAL: TEORIA E POLTICAQuestes do Comrcio Internacional:Parte I: Teoria do Comrcio InternacionalParte II: Poltica Comercial Internacional

    Questes monetrias internacionais:Parte III: Taxas de Cmbio e Macroeconomia das Economias AbertasParte IV: Poltica Macroeconmica Internacional

  • O Ponto de Vista Mercantilista Quanto ao ComrcioO ponto de vista mercantilista, popular entre os sculos XVI e XVII em pases como a Gr-Bretanha, Espanha, Frana e Holanda, era de que a maneira mais importante para uma nao tornar-se rica e poderosa era exportar mais do que importava. A diferena seria saldada por um influxo de metais preciosos, principalmente ouro. Quanto mais ouro uma nao possusse, tanto mais rica e poderosa seria. Por isso, os mercantilistas pregavam que o governo deveria estimular as exportaes e restringir as importaes. Uma nao somente poderia ganhar s expensas de outras.

  • David Hume: Specie Flow-price hypothesis (hiptese do preo-fluxo de metais preciosos) Acreditava que o Supervit Comercial levaria necessariamente transferncia de metais preciosos ou moedas metlicas do pas deficitrio para o pas superavitrio; Essa transferncia provocaria no pas superavitrio no o crescimento de sua riqueza, mas sim a alta nos preos dos produtos produzidos internamente; Essa alta nos preos atingiria o preo dos produtos a serem exportados, fazendo com que tais produtos fossem menos procurados no exterior;J o pas deficitrio, perderia metais preciosos, o que reduziria o nvel dos preos internos, aumentando, conseqentemente, a procura de produtos desse pas no exterior.

  • David Hume e a hiptese do preo-fluxo de metais preciososEnquanto os mercantilistas argumentavam que, sem restries severas ao comrcio e aos pagamentos internacionais, o pas se tornaria mais pobre e sem uma oferta adequada de ouro monetrio circulando, por causa dos dficits do balano de pagamentos, Hume demonstrou que o balano de pagamentos se auto-regularia, para assegurar uma oferta adequada de dinheiro em todos os pases.

  • David Hume: Specie Flow-price hypothesis (hiptese do preo-fluxo de metais preciosos)O raciocnio de Hume mostrou que um supervit contnuo impossvel: uma vez que os fluxos de entrada de espcie aumentam os preos domsticos e restabelecem o equilbrio do balano de pagamentos, qualquer supervit por fim eliminado.

    Similarmente, uma escassez da moeda leva a uma queda dos preos domsticos e a um supervit dos pagamentos internacionais que traz ao pas tanto dinheiro quanto necessrio. Hume argumentou que a interferncia do governo sobre as transaes internacionais prejudicaria a economia, sem considerar o aumento crescente de riqueza e tesouro que os mercantilistas aprovavam.

  • PRINCIPAIS AUTORES DA TEORIA CLSSICA DO COMRCIO INTERNACIONALOs principais autores da Teoria Clssica do comrcio internacional foram David Hume, Adam Smith e David Ricardo.