20150119_br_metro campinas

16
Inovação ‘made in’ Unicamp gerou R$ 2 bilhões em 2014 Conhecimento à prova. No total, Universidade de Campinas tem hoje 326 empresas-filhas, que são aquelas que têm como donos os sócios empresários que foram ligados à instituição. Empregos gerados somam 16.610, de acordo com balanço da agência Inova PÁG. 03 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_CPS Debbie Harry (Malin Akerman) e Iggy Pop (Taylor Hawkins) no templo do punk-rock RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR São Paulo e Corinthians avançam na Copinha Tricolor enfrentará o Atlético-MG e Timão pegará o São Caetano nas quartas de final PÁG. 14 Hotéis ficam mais caros em janeiro Cantareira cai a menos de 6% Medição de site comparador de preços mostra que variação maior se deu nas cidades litorâneas do País PÁG. 08 Governador Geraldo Alckmin (PSDB) já avalia captar os 41 bilhões da terceira cota do volume morto PÁG. 02 LUIS MOURA/WPP/FOLHAPRESS ERIK DE CASTRO/REUTERS CHRIS MCGRATH/GETTY IMAGES PHILIPPINE AIR FORCE/REUTERS Francisco, apelidado de ‘lolo Kiko’(vovô Kiko), teve que abreviar a visita ao país por conta do mau tempo Segundo o Vaticano, público foi recorde PAPA REÚNE 6 MILHÕES DE PESSOAS Sob chuva intensa, fiéis tomaram parque em Manila, nas Filipinas. Em universidade católica, discurso foi sobre machismo PÁG. 07 A FESTA NUNCA TERMINA IGNORADO NO CINEMA, FILME QUE TRAZ A HISTÓRIA DO MÍTICO CLUBE CBGB ESTREIA DIRETO NA TV PÁG. 11 MÍN: 24°C MÁX: 35°C CAMPINAS Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 Edição nº 1.165, ano 5 MÍN: 24°C MÁX: 35°C CAMPINAS Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 Edição nº 1.165, ano 5

description

 

Transcript of 20150119_br_metro campinas

Page 1: 20150119_br_metro campinas

Inovação ‘made in’ Unicamp gerou R$ 2 bilhões em 2014Conhecimento à prova. No total, Universidade de Campinas tem hoje 326 empresas-filhas, que são aquelas que têm como donos os sócios empresários que foram ligados à instituição. Empregos gerados somam 16.610, de acordo com balanço da agência Inova PÁG. 03

REC

IC

LE

A

IN

FO

RM

ÃO

: PA

SSE

ESTE

JO

RN

AL PA

RA

O

UTR

O LE

ITO

R

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_CPS

Debbie Harry (Malin Akerman) e Iggy Pop (Taylor Hawkins)

no templo do punk-rock

REC

IC

LE

A

IN

FO

RM

ÃO

: PA

SSE

ESTE

JO

RN

AL PA

RA

O

UTR

O LE

ITO

R

São Paulo e Corinthians avançam na CopinhaTricolor enfrentará o Atlético-MG e Timão pegará o São Caetano nas quartas de fi nal PÁG. 14

Hotéis ficam mais caros em janeiro

Cantareira cai a menos de 6%

Medição de site comparador de preços mostra que variação maior se deu nas cidades litorâneas do País PÁG. 08

Governador Geraldo Alckmin (PSDB) já avalia captar os 41 bilhões da terceira cota do volume morto PÁG. 02

LUIS

MOU

RA/W

PP/F

OLH

APRE

SS

ERIK

DE

CAST

RO/R

EUTE

RS

CHRI

S M

CGRA

TH/G

ETTY

IMAG

ES

PHIL

IPPI

NE

AIR

FORC

E/RE

UTER

S

Francisco, apelidado de ‘lolo Kiko’(vovô Kiko), teve que abreviar a visita ao país por conta do mau tempo

Segundo o Vaticano, público foi recorde

PAPA REÚNE 6 MILHÕES DE PESSOAS Sob chuva intensa, fiéis tomaram parque em Manila, nas Filipinas.

Em universidade católica, discurso foi sobre machismo PÁG. 07

A FESTA NUNCA TERMINAIGNORADO NO CINEMA, FILME QUE TRAZ A HISTÓRIA DO MÍTICO CLUBE CBGB ESTREIA DIRETO NA TV PÁG. 11

MÍN: 24°C

MÁX: 35°C

CAMPINAS Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015Edição nº 1.165, ano 5

sunny

hazy

snow rain

partly

sunny

cloudy sleet thunder part sunny/

showers

showers

thunder

showers

windy

MÍN: 24°C

MÁX: 35°C

CAMPINAS Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015Edição nº 1.165, ano 5

Page 2: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com |02| {FOCO}

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 18 milhões

de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação

e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta

em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC,

Santos, Campinas e Grande Vitória, somando 513 mil exemplares diários.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A.

Endereço: avenida Engenheiro Antonio

Francisco de Paula Souza, 2799, Jardim São

Gabriel, CEP 13045-541, Campinas, SP.

Tel.: 019/3779-7421. O jornal Metro é

impresso na Plural Editora e Gráfica Ltda.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145)

Editor Chefe: Luiz Rivoiro (MTB 21.162). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini

Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Tecnologia e Operações: Luiz Mendes Junior

Gerente Executivo: Ricardo Adamo

Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso

Metro Campinas. Editora-Executiva: Zezé de Lima (MTB: 16.231)

Editor de Arte: Cláudio Machado. Gerente Comercial: Simone Monfardini

Grupo Bandeirantes de Comunicação Campinas - Diretor Geral: Rodrigo V. P. O. Neves

A tiragem e distribuição

desta edição são

auditadas pela BDO.

30.000 exemplares

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]

019/3779-7518

COMERCIAL: 019/3779-7421

A Corregedoria da Funda-ção Casa irá investigar a rebelião ocorrida na últi-ma sexta-feira, na unidade Jequitibá, do Jardim São Vicente, um dos cinco cen-tros em Campinas. A uni-dade abriga atualmente 73 internos e não está super-lotada, segundo a direção, já que o local pode abrigar 82 jovens.

O motim começou às 21h, após os internos simu-larem uma briga durante o jantar para distrair a aten-ção dos policiais. Em segui-da, renderam os guardas.

Os internos queimaram roupas e cobertores e des-truíram uma área que ha-via sido reformada há pou-co tempo.

Dois adolescentes fugi-ram, mas foram recaptu-rados pela Polícia Militar. As ruas que cercam o lo-cal foram bloqueadas pa-ra facilitar o trabalho da polícia. Depois de uma ne-gociação com os funcioná-rios do centro socioeduca-tivo, a rebelião chegou ao fim às 23h40.

Todos os jovens que par-ticiparam da rebelião pas-sarão pela CAD (Comissão de Avaliação Disciplinar) do centro socioeducativo, que irá estipular sanções admi-nistrativas. METRO CAMPINAS

Fundação Casa. Corregedoria investigará rebelião

Sem chuvas, o Cantareira ontem caiu 0,1% pelo séti-mo dia consecutivo e ope-rava com 5,9% do volume armazenado. O governador de São Paulo, Geraldo Alck-min (PSDB), já avalia a pos-sibilidade de captar a água da terceira cota do volume morto do sistema que fica abaixo das tubulações de captação.

Na quarta-feira, o pre-sidente da Sabesp, Jerson Kelman, afirmou que o uso da terceira cota é pos-sível, mas só como último recurso.

CalorOntem, a temperatura má-xima em Campinas chegou a 37ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Me-teorologia). Hoje, a previsão é de forte calor, com tempe-raturas entre 23ºC e 35ºC e pancadas de chuva durante a tarde.

Outros reservatóriosNo geral, os seis reservató-rios de água que abastecem a Grande São Paulo e regu-lam a vazão dos rios da Ba-cia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) começaram a se-mana em queda.

Entre os principais para a Grande São Paulo, o Al-to Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas, re-cuou 0,1%, e possui 10,5% da capacidade. Já o Guara-piranga, responsável pe-lo abastecimento de 4,9 milhões, caiu 0,4%, e está com 39,3%.

Os sistemas Rio Gran-de e o Alto Cotia caíram 0,3%, operando com 69,4% e 29,1%, respectivamen-te. Juntos, eles abastecem 1,6 milhão de pessoas. O mais afetado foi o siste-ma Rio Claro, que recuou 0,6% e possui 23,9% do volume.

METRO COM METRO CAMPINAS

Crise hídrica. Governador cogita utilizar terceira camada do volume morto do sistema

Com poucas chuvas, nível do Cantareira cai 7 dias seguidos

E O CA

NTAREIRA?

choveunão

caiu

nível5,9%

Represa Jaguari-Jacareí, pertencente ao sitema Cantareira | LUIS MOURA/FOLHAPRESS

1FOCO

PENA DE MORTENão é de causar tanto espanto a execução do brasileiro Mar-co Archer, na madrugada deste domingo (horário local), na Indonésia. Primeiro: quando ele entrou naquele país com treze quilos e meio de cocaína escondidos na armação tu-bular de uma asa delta, já deveria saber que a pena para es-se tipo de crime, ali, era a morte por fuzilamento.

O novo governo do país foi eleito com uma plataforma de tornar ainda mais sério o combate contra narcotrafican-tes. Por isso que as gestões do governo brasileiro, e da pró-pria presidente Dilma Roussef, não deram em nada.

Foi cumprida a lei e ponto final.Pena de morte, que já existe no Brasil: está na mão dos

bandidos, que decidem se você vai viver ou não numa ação criminosa, em fração de segundos. São juízes e executores ao mesmo tempo.

Se você me perguntar se sou a favor da adoção da pe-na de morte no Brasil, digo, como venho falando há muito tempo, que sou contra. Com um sistema falho de leis po-de-se induzir a Justiça aplicar a pena capital a gente ino-cente. Agora, é claro que gostaria de ver leis mais pesadas

contra quem comete crimes hediondos, tipo estupro, pe-dofilia, sequestro e, obviamente, tráfico de drogas. Isso ar-rebenta com a nossa sociedade.

Boa parte dessas decisões está nas mãos do Congres-so brasileiro que, por covardia, incompetência ou falta de vontade mesmo (geralmente dos mesmos) não muda nada.

Há casos em que nem o ultrapassado Código Penal pode ser aplicado pelos nossos juízes. Clássica frase do juiz que julgou Mizael Bispo pelo assassinato de Mércia Nakashima: “Gostaria de ter aplicado uma pena maior, mas pelas leis vigentes seria impossível.”

O importante é a sociedade cobrar cada vez mais de quem foi eleito para governar mais pelo povo e para o po-vo, que nos dê não só mais segurança, mas saúde, educa-ção e nos assegurar o princípio básico e constitucional de ir, vir e de estar no seu trabalho, lugar de lazer ou na pró-pria casa, sem ter sua vida invadida ou levada por ladrões cada vez mais ousados e assassinos.

Quando essas mortes diárias de cidadãos brasileiros, que trabalham dura e honestamente para ganhar a vida, chocarem a população da mesma maneira que a execução do brasileiro na Indonésia chocou as autoridades brasilei-ras, quem sabe o país melhore.

Olhar cidadão

JOSÉ [email protected]

Dólar - 0,79%

(R$ 2,62)

Bovespa + 2,06% (49.016 pts)

Euro - 0,53%

(R$ 3,02)

Selic (11,75% a.a.)

Salário mínimo(R$ 788)

Cotações

Zilda Arns

BeatificaçãoO processo para tornar

santa a pediatra catarinense Zilda Arns (1934-2010),

fundadora da Pastoral da Criança, recebeu

260 mil assinaturas. A Arquidiocese de Curitiba

foi encarregada na semana passada de

defender a beatificação da médica junto ao

Vaticano. Não há prazo para o reconhecimento,

que ainda deve ser atestado por um milagre

por intercessão dela.

Page 3: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com {FOCO} |03|◊◊

Responsáveis pela geração de 16.610 postos de traba-lho, as empresas-filhas da Unicamp fecharam 2014 com um faturamento esti-mado de mais de R$ 2 bi-lhões, segundo levantamen-to da Agência de Inovação Inova Unicamp.

A universidade detém 326 empresas cadastra-das junto à Inova, sendo que 254 delas estão ativas. A maior parte é formada por micro e pequenas em-presas (68% e 17%, respec-tivamente). Contudo, há casos de companhias que faturam mais de R$ 300 mi-lhões ao ano.

Do total, 171 empre-sas funcionam em Campi-nas, 39 estão na capital e outras 12 na RMC (Re-

gião Metropolitana de Campinas).

Segundo Milton Mori, diretor-executivo da Ino-va Unicamp, elas atuam de diversas formas, inclu-sive ajudando grandes em-presas. “Existem potências que acabam aproveitando a ideia de uma startup e fa-zendo uma parceria saudá-vel para as duas empresas”, exemplifica.

Mori lembra que a cida-de contribui para atrair as empresas. “É um ecossiste-

ma muito interessante, que atrai pessoas empreende-doras. Isso também porque contamos com uma univer-

sidade renomada, bons cen-tros de pesquisa, isso conta muito na hora de abrir um negócio”, explica.

O diretor também lem-bra da importância em se aliar o conhecimento da universidade ao cotidiano

das empresas. “É impor-tante que os empreende-dores busquem conheci-mento para aprimorarem seus negócios. O preparo é capaz de influenciar na taxa de mortalidade de no-vas empresas”, comenta. “Esperamos que esse nú-mero evolua ano a ano”, completa.

Empresas-filhasSão consideradas empre-sas-filhas aquelas cujo só-cio fundador ou sócio atual são pessoas relacio-nadas à Unicamp – ex-alu-nos, professores ou ex--professores, funcionários ou ex-funcionários e em-preendedores que tenham estudado na universidade.

METRO CAMPINAS

Bons frutos. Maior parte das empresas é do setor de tecnologia de informação, seguido por consultoria e também engenharia

Unicamp: empresas-filhas geraram R$ 2 bi em 2014

254empresas-filhas estão ativas hoje, do total de 326

Levantamento foi feito pela Inova, da Unicamp | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

Page 4: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com |04| BRASIL

“O Ministério da Cultura está de volta para o futuro”, decla-rou o novo ministro, Juca Fer-reira, ao assumir o cargo na semana passada. As circuns-tâncias porém, não são tão amistosas. O cargo lhe foi en-tregue sob acusações da ex--ministra Marta Suplicy (ler matéria acima) de irregulari-dades contratuais quando ele ocupou o posto entre 2008 e 2010. Além das alfinetadas, os desafios são maiores den-tro do próprio MinC. A inten-ção do novo gestor é voltar o foco da pasta a antigos proje-tos, como o Plano Nacional de Cultura e a Lei do Direito Autoral – e aprová-los. Mas o caminho será longo.

Adequar o Direito AutoralFilmes, músicas e livros es-tão disponíveis na internet a poucos cliques – e muitas vezes ilegalmente. A pro-posta é modernizar a Lei do Direito Autoral, de 1998, pa-ra a era on-line. A proposta

de Juca é ir além das poucas mudanças que o texto teve em 2013, mas ele já afirmou que os esforços serão para “garantir, de fato, os direi-tos dos autores no Brasil.”

Fortalecer o Vale-CulturaO Vale-Cultura foi aprova-do em 2012 no Congresso. O projeto que concede um crédito de R$ 50 mensais a trabalhadores para serem gastos com programas e produtos culturais, porém, ainda gera dúvidas. Um nú-mero baixo de empresas se cadastrou para conceder o benefício. O objetivo de Ju-ca é fazer uma “aceleração do processo de implanta-ção.” A proposta é que 12 milhões de pessoas sejam beneficiadas com o progra-ma até 2020. Em dezembro passado, eram 264 mil.

Aprovar o ProCulturaO ProCultura foi pensado para substituir a Lei Roua-

net de incentivo a cultura. A intenção é retirar o foco dos projetos beneficiados do eixo RJ-SP, que atual-mente abocanha a 70% da

verba, fortalecendo a dis-tribuição para o Norte e Nordeste. O ProCultura aguarda parecer do Sena-do. No discurso de posse,

Juca Ferreira cobrou cele-ridade na análise.

Conseguir verbaEm meio a seguidos cortes

no orçamento, o ministro negociará com o Congresso a aprovação da PEC da Cul-tura para conseguir dinhei-ro para a pasta. A proposta define os repasses anuais de orçamento para a cultura: 2% na escala federal, 1,5% nos estados e 1% nos muni-cípios. Sem a verba, será di-fícil conseguir cumprir as metas do Plano Nacional de Cultura, como construir 15 mil pontos de cultura (hoje são 4 mil) e a criar de 1,5 mi-lhão de empregos no setor.

Melhorar a relação sindicalOs servidores do Ministério da Cultura publicaram carta em dezembro criticando as ações no governo Dilma: “a política estagnou”, afirmava o documento. As demandas por “melhoria nas condições de trabalho e remuneração” foram citadas pelo ministro no discurso, prometendo lu-tar para “modernizar a ges-tão”. METRO BRASÍLIA

Cerimônia de posse do ministro teve benção de religiosos indígenas | PEDRO LADEIRA/FOLHAPRESS

A cúpula do PT já decidiu qual será a postura da le-genda em relação às recen-tes críticas feitas pela sena-dora Marta Suplicy (PT-SP) à condução da política econô-mica pela presidente Dilma Rousseff e à escolha de Juca Ferreira para o ministério da Cultura: “deixar o tempo passar e acalmar a fera”.

A afirmação foi feita por líderes do partido em São Paulo, na semana passada.

Até mesmo os alvos dos ataques foram orientados a afirmar, caso sejam ques-tionados, que tudo já pas-sou e ressaltar o trabalho da senadora à frente da pas-ta da Cultura e da Prefeitura de São Paulo. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, um dos alvos da fúria da se-nadora, teria aceitado “rele-var” os ataques sofridos.

Durante um encontro em São Paulo, articulado pelo ex-presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva, os petis-tas avaliaram que as criticas são consequência da deci-são do partido de apoiar a reeleição de Fernando Had-dad (PT) na capital paulista.

“Ela acredita que, após com-pletar 70 anos (em março) ficaria impossível disputar um novo cargo majoritário

depois de 2016, mas vamos mostrar que isso não é ver-dade”, disse um dirigente petista ao Metro Jornal.

Edinho de Souza, presi-dente do PT em São Paulo, foi o escolhido para “acal-mar a fera’. Ele buscará con-vencê-la a esperar 2018 e disputar o governo de São Paulo.

O PT acredita que, sem a possibilidade de transfe-rência para uma legenda de “peso”, Marta concluirá que o melhor caminho é seguir no partido, ao qual é filiada desde 1981.

Visto como o caminho mais provável da senadora, o PMDB de São Paulo já avi-sou os petistas que não pre-tendem acolhê-la. Os pee-medebistas já convenceram Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Federação das Indús-trias de São Paulo), a não disputar a prefeitura em 2016 e, em troca, ganharam mais espaço na administra-

ção Fernando Haddad, in-cluindo a nomeação do de-putado Gabriel Chalita para a secretaria da Educação. A aposta é de que a chapa à Prefeitura de São Paulo em 2016 será Haddad/Chalita.

AssédioRelegada a um papel secun-dário no PT, Marta Suplicy é o ‘plano A’ dos partidos de oposição na corrida à Pre-feitura de São Paulo no que vem. O presidente do Soli-dariedade, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), mar-cou para esta semana uma conversa para levar à Marta a ficha de filiação e o com-promisso de apoio de PPS, PV e PSB na disputa de 2016. O deputado Cândido Vacca-rezza (PT-SP) também segui-rá o caminho de Marta.

O PSB já consultou o go-vernador de São Paulo, Ge-raldo Alckmin (PSDB), que vê em Marta um nome com prestígio e não impôs restri-ções à filiação.

‘Acalmar a fera’. Partido deve oferecer à senador vaga de candidata ao governo do Estado nas eleições de 2018

Marta receberá proposta do Solidariedade |SERGIO LIMA FOLHAPRESS

PT quer deixar o tempo passar e ‘segurar’ MartaJá podem se candidatar a

vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) os estu-dantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensi-no) de 2014 e não obtive-ram nota zero na redação. As inscrições são pela inter-net e podem ser feitas até o dia 22.

A relação de cursos ofer-tados está disponível no site do Sisu. São 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 ins-tituições de ensino superior público.

O resultado sai no dia 26 e as matrículas ocorrem en-tre 30/01 e 2/02. Os que não forem chamados poderão se inscrever em uma lista de espera, que acontece da da-ta do primeiro resultado até 6/02. A convocação dessa lis-ta sai no dia 11.

Pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), as instituições devem reservar, no mínimo, 37,5% de vagas para os estu-dantes de escolas públicas. O MEC informou que 68 das 99 instituições federais par-ticipantes reservam 50% ou mais vagas para esses candi-datos. METRO

Sisu. Inscrições pela internet começam hoje

22De janeiro é a data limite para inscrições no Sisu, que podem ser feitas pela internet

1981Foi o ano em que Marta Suplicy se filiou ao PT

Os próximos desafios de Juca Ferreira

DAVI FRANZON EMARCELO FREITASMETRO

Page 5: 20150119_br_metro campinas
Page 6: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com |06| {BRASIL}

CÚPULA DO PARTIDO SOLI-DARIEDADE É BARRA PESA-DA. A Executiva do Soli-dariedade (SD), partido criado por Paulinho da Força (SP), é autêntica “lista negra” de enro-lados em escândalos. A começar pelo fundador: já foi flagrado em inves-tigação da Polícia Fede-ral sobre fraude na li-beração de recursos do BNDES e, desde agosto, responde a inquérito por corrupção e venda de cartas sindicais. O 2º secretário do SD é nin-guém menos que o de-putado Luiz Argôlo (BA), sócio do doleiro Alberto Youssef, fisgado na Ope-ração Lava Jato.

CONDENAÇÃO. Paulinho foi condenado por im-probidade e desvio de recursos públicos, em setembro passado, pelo Tribunal Regional Fede-ral (TRF-3).

SEU NOME É PROBLEMA. O secretário jurídico do Solidariedade é Tiago Cedraz, cujo pai preside o Tribunal de Contas da União, onde ele já admi-tiu atuar – e muito.

REPUTAÇÃO. Personagem

da Operação Voucher, da Polícia Federal, Tia-go Cedraz é também ci-tado na Lava Jato. É jo-vem, mas sua reputação o precede.

PODER COMO META. Tia-go Cedraz é amigo de políticos como Pezão, governador do Rio. Ávi-do por poder, fez de um primo, Luciano, tesou-reiro do Solidariedade.

DONO DO PR, MENSALEI-RO CRIA MAIS DOIS PAR-TIDOS. Ex-inquilino da Papuda, mas ainda em prisão domiciliar, o mensaleiro Valdemar Costa Neto ficou com in-veja de Gilberto Kassab. O ministro de Cidades, animado com a facilida-de para criar seu rentá-vel PSD, recria o Partido Liberal (PL), que já foi de Valdemar. O presidiário, dono do Partido da Re-pública (PR), foi à forra: está criando dois parti-dos: Muda Brasil (MB) e o Partido da Mobilização Popular (PMP).

COM ANA PAULA LEITÃO, TERESA BARROS E TIAGO VASCONCELOSWWW.DIARIODOPODER.COM.BR

PODER SEM PUDORSaída pela direita

O deputado Paes de An-drade (CE) integrava uma missão parlamentar que visitava a então Tcheco--Eslováquia quando re-cebeu a notícia de que o regime militar cassara o mandato do valente de-putado Chico Pinto (BA), seu colega de MDB. Mais tarde, na recepção ofe-recida pelos anfitriões,

Paes de Andrade fez – em francês – um vigoro-so discurso contra aque-la violência da ditadura. Ao final, ele perguntou ao deputado Célio Borja (Arena), sentado ao lado, o que achou do discurso. O governista Borja saiu pela tangente:- Achei o seu francês péssimo...

“ESTAMOS PREOCUPADOS QUE ISSO ACONTEÇA EM TODAS AS PARTES”

SENADOR CRISTOVAM BUARQUE

(PDT-DF) SOBRE O ATAQUE COVARDE AO

“CHARLIE HEBDO”

Política

Paulinho da Força | VAGNER CAMPOS/FUTURA PRESS

CLÁUDIO [email protected]

O corpo do brasileiro Marco Archer, 53 anos, foi cremado na Indonésia. A informação foi dada pelo Itamaraty. Con-denado à morte por tráfico de drogas, Archer foi executado às 15h31 (horário de Brasília) com um tiro no peito. O ex--instrutor de voo foi condena-do em 2004, após ser flagrado com 13,4 kg de cocaína.

As cinzas serão trazidas para o Rio de Janeiro pela tia de Archer, a advogada Maria de Lourdes Archer, que foi a Indonésia e, segundo o Ita-marty, esteve com o sobri-nho antes da execução. Ainda não há confirmação da data de chegada no Brasil, já que é preciso a liberação de um atestado de óbito.

Em nota, a Anistia Inter-nacional classificou a execu-ção de Archer e outros cinco

estrangeiros “um retrocesso”.A presidente Dilma Rous-

seff afirmou estar “consterna-da e indignada” com o fuzila-mento do cidadão brasileiro. Em resposta às recusas de cle-mência por parte do presi-dente Joko Widodo, o embai-xador brasileiro em Jacarta, Paulo Alberto da Silveira Soa-res, retornará hoje ao Brasil. Na diplomacia, a medida é avaliada como um gesto forte.

No entanto, ela não deve durar muito tempo. O diplo-mata voltará ao país asiático para negociar o pedido de cle-mência do paranaense Rodri-go Gularte, 41 anos, também condenado por tráfico de co-caína. A previsão é de que ele seja executado em um mês. O Itamaraty informa que tem oferecido assistência psicoló-gica a Gularte. METRO

Indonésia. Após execução, presidente Dilma declarou estar indignada e consternada

Cinzas de Marco Archer serão enviadas para o RJ

Paraná

Acidente de ônibus na BR-376 tem três mortes

Um ônibus tombou na BR-376, próximo a Pon-ta Grossa, no Paraná, na madrugada de ontem. Três pessoas morreram e 36 ficaram feridas, sen-do nove em estado gra-ve. Segundo a polícia, o motorista perdeu o con-trole da direção em uma curva. Entre as vítimas estava um bebê de dez meses. METRO

Violência

Menina de quatro anos morre com bala perdida

Uma criança de 4 anos morreu após ser atingi-da por uma bala perdi-da em Bangu, no Rio, no sábado. Larissa de Carva-lho chegou a ser levada a um hospital, mas não re-sistiu. Ela saía de um res-taurante com a família quando foi feito o dispa-ro. Ainda não há infor-mações de quem dispa-rou. Ontem, os médicos declararam morte cere-bral. A família decidiu doar os órgãos. METRO

CRONOLOGIA DO CASOSequência de eventos com Marco Archer na Indonésia

AGO/2003Preso no aeroporto de Jacarta com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa-delta. Conseguiu fugir, mas foi detido duas semanas depois JUN/2004Condenado à morte por tráfico de drogas OUT/2004O ministro Nelson Jobim, presidente do STF na época, pede clemência ao presidente da Suprema Corte da Indonésia MAR/2005O presidente Lula pede, em carta, clemência ao presidente da Indonésia OUT/2005Marco Archer pede clemência ao governo da Indonésia

JAN/2006Nova carta com pedido de anulação da sentença é enviada por Lula FEV/2006Pedido do governo brasileiro é negado pela Indonésia ABR/2008Protocolado o segundo pedido de clemência enviado por Archer FEV/2011Presidente Dilma Rousseff envia carta solicitando revisão da decisão para presidente da Indonésia SET/2012Dilma envia outra carta com pedido de clemência SET/2013Novo apelo da presidente em entrevista durante Assembleia Geral da ONU

FONTE: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

JUL/2014Nova carta ao presidente da Indonésia é enviada por Dilma DEZ/2014Governo da Indonésia nega perdão e Dilma envia mais um pedido oficial de apelo ao novo presidente do país JAN/2015A presidente Dilma conversa por telefone com o presidente da Indonésia 17/JAN/2015 Marco é executado às 15h31 (horário de Brasília)

Page 7: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com {MUNDO} |07|◊◊

Uma caminhada do movi-mento alemão anti-Islã Pe-gida (Europeus Patrióticos contra a Islamização do Oci-dente) programada para hoje em Dresden foi cancelada de-vido ao que a polícia da cida-de disse ser uma ameaça con-creta de ataque contra um dos líderes da organização.

Confirmando o anún-cio feito na página do Pe-gida no Facebook, um por-ta-voz da polícia local disse que uma “proibição geral” de qualquer tipo de reunião pública foi imposta na cida-de para hoje, o que inclui a marcha semanal do grupo.

Há “informações concre-tas de ameaça contra a mar-cha semanal do Pegida”, disse a polícia de Dresden em uma nota, citando dados do BKA (Escritório Criminal da Polí-cia Federal alemã) e do escri-tório criminal da Saxônia.

“Assassinos foram convo-cados para misturar-se aos manifestantes e matar um dos indivíduos que lideram a marcha”, disse a polícia. Se-gundo autoridades, o chama-do interceptado era “parecido a um tuíte em árabe classifi-cando manifestantes do Pegi-da de ‘inimigos do Islã’”.

A marcha do grupo reali-

zada na última segunda-fei-ra, a primeira depois do ata-que contra o jornal satírico francês “Charlie Hebdo”, em Paris, reuniu um recor-de de 25 mil pessoas.

O cancelamento ocorreu depois que autoridades de segurança alemãs disseram ter alertas específicos sobre risco de ataques contra esta-ções ferroviárias centrais em Berlim e Dresden. Uma fon-te de segurança disse à Reu-ters que a marcha do Pegida, realizada perto da estação de

“Infelizmente, temos de cancelar nossa 13ª marcha de-vido a razões de segurança”,

informou o Pegida no Face-book. “Uma ‘ameaça abstra-ta’, como é chamada no jar-gão policial, foi alterada para ‘ameaça concreta de assassi-nato’ contra uma das pessoas em nossa organização”.

PaquistãoOntem uma manifestação contra o “Hebdo” reuniu cerca de 5 mil pessoas em Lahore, no leste do Paquis-tão. O fundador do Lashkar--e-Taiba, grupo banido por ligações com milícias terro-ristas, convocou os manifes-tantes a boicotarem produ-tos franceses. METRO

Alemanha. Segundo a polícia de Dresden, líder do Pegida seria alvo; qualquer tipo de reunião pública está proibida hoje. Assassinos iriam misturar-se a manifestantes

Marcha anti-Islã em Dresden é cancelada por ameaça a grupo

Multidão de 6 milhões lota missa de ‘Lolo Kiko’ em ManilaO papa Francisco, apelidado nas Filipinas de “Lolo Kiko” (Vovô Kiko), reuniu ontem mais de 6 milhões de pessoas em uma missa em Manila, um número recorde, segundo o Vaticano. O pontífice, no detalhe ao lado do cardeal filipino Luis Antonio Tagle, precisou abreviar a visita em função das condições climáticas. Em uma universidade católica da capital das Filipinas, Francisco disse que os homens deveriam ouvir mais as ideias das mulheres e ser menos machistas | GETTY IMAGES E REUTERS

Page 8: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com |08| ECONOMIA

Empreendedorismo

Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP

[email protected]

TENDÊNCIAS PARA AUTO CENTERS E OFICINAS No final do ano passado, o Sebrae-SP, em uma inicia-tiva inédita em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, levou um grupo de empresá-rios e líderes de oficinas mecânicas e autocenters até Las Vegas, nos EUA. Lá, eles participaram de um dos maiores eventos do setor de reparação e serviços auto-motivos do mundo: o AAPEX (Automotive Aftermarket Products Expo) e o Sema Show.

Além de ampliar a capacidade de gestão empresa-rial, aumentar conhecimentos do mercado e aprofun-dar a visão do negócio, os empresários tiveram conta-to com técnicas e conceitos de negócios inovadores.

Uma das principais tendências observadas foi re-ferente ao atendimento e visual merchandising, que são conceitos bem fortes por lá. Diferente da realidade brasileira, os norte-americanos investem maciçamen-te no autosserviço, deixando uma infinidade de pro-dutos à disposição do cliente. O treinamento dos aten-dentes foi outra coisa que também chamou a atenção: como dificilmente perdem vendas, são proativos e não raro refazem e oferecem novos orçamentos para con-quistar os indecisos.

Quem atende precisa estar bem treinado, não po-de agir de maneira mecânica, apenas repetindo pro-cedimentos. Lembre-se: o cliente quer se sentir úni-co. Educação, simpatia, cordialidade, boa vontade e conhecimento daquilo que é oferecido são pontos fundamentais.

Montar seu negócio com o visual mais convidativo também ajuda a aumentar as vendas. Estudo do Sebrae--SP mostra que a loja organizada e com visual bem cui-dado aumenta as vendas entre 12% e 40%. Para quem pensa que dar uma repaginada no estabelecimento re-quer grandes gastos, aí vai a boa notícia: com menos de R$ 1 mil é possível fazer mudanças; em alguns casos, nem há custo, basta uma rearrumação no local.

Atendimento de excelência, oficinas e autocenters bem apresentados são mais do que uma obrigação: são bons negócios, e podem representar um diferencial. Ótimos exemplos merecem ser copiados.  O empreen-dedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com inicia-tiva. É um líder que vai atrás de soluções e está sem-pre atento ao mercado.

Alta na luz pode chegar a 60% no Sudeste, Sul e Centro-OesteA alta na conta de luz em 2015 poderá ser ainda maior do que a estimada nos últimos dias e alcançar entre 50% e 60% nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, se considerados o aumento extraordinário em fevereiro e os reajustes ordinários pa-ra as distribuidoras de ele-tricidade ao longo do ano.

A informação foi obti-da pela agência de notícias Reuters na última sexta-fei-ra com uma fonte do gover-no, que falou sob condição de anonimato.

A fonte teve acesso a si-mulações feitas com base na realidade tarifária de ca-

da região do país e no orça-mento da CDE (Conta de De-senvolvimento Energético), que precisará arrecadar cer-ca de R$ 23 bilhões ao longo deste ano.

Norte e NordesteNo caso das regiões Nor-te e Nordeste, o aumento total da conta de luz nes-te ano ficaria em torno de 25%, segundo a fonte, tam-bém incluindo o aumento extraordinário em fevereiro e o reajuste ordinário.

Os cálculos não consi-deram um eventual alon-gamento do prazo de paga-mento dos empréstimos de

R$ 17,8 bilhões concedidos no ano passado por bancos às distribuidoras de energia elétrica. METRO

Norte e Nordeste poderão ter alta de 25% | LUCAS LACAZ RUIZ/ FUTURA PRESS

Diárias em hotéis brasilei-ros estão até 125% mais ca-ros em janeiro em relação ao mês passado, segundo levan-tamento realizado pelo site comparador de hotéis Triva-go. No caso das capitais, a alta chega a 60%.

De acordo com o TH-PI (Índice de Preços de Ho-téis Trivago), a média das diárias em Maceió, a cida-de com maior variação en-tre as capitais brasileiras, saltou de R$ 243 em de-zembro para R$ 390 em ja-neiro. Porto Seguro, desti-no popular na Bahia, teve a maior variação, 125%, com

Turismo. Levantamento mostra alta maior entre cidades litorâneas; no Rio de Janeiro e em São Paulo, diárias estão entre 4% e 8% mais caras em comparação com dezembro

Porto Seguro (BA) teve maior reajuste em janeiro | LUIZ GOMES/FUTURA PRESS

Hotéis brasileiros estão até 125% mais caros em janeiro

média de R$ 419 nas diárias em janeiro.

O único estado do Nor-deste a apresentar baixas foi o Piauí, que registrou queda de R$ 256 para R$ 239. Ala-goas, por exemplo, teve alta de R$ 240 para R$ 386 em ja-neiro, valores influenciados por destinos como Marago-gi, que variou de R$ 221 pa-ra R$ 354, e Maceió, que saiu de R$ 243 em dezembro pa-ra média de R$ 390.

São Paulo e RioNo Rio de Janeiro e em São Paulo, as médias registradas em janeiro são de R$ 485 e R$ 327, com alta de 8% e 4%, res-pectivamente, em relação a dezembro.

Apesar de altas pouco ex-pressivas, houve variações consideráveis nas regiões li-torâneas. É o que se constata em Caraguatatuba (SP), com diária média de R$ 347 e va-riação de 42%; Ilhabela, com diária média de R$ 412, 23% mais caro; e São Sebastião, com valores 22% mais altos e média de R$ 426.

No Rio de Janeiro, Búzios, com preço médio de R$ 566, a alta foi de 50%, à frente de Paraty (R$ 426 em média, cor-reção de 41%). METRO

Page 9: 20150119_br_metro campinas
Page 10: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com |10| {CULTURA}

2CULTURA

Produção celebra a vida e obra de Sebastião Salgado | EMMANUEL PINHEIRO/METRO BH/ARQUIVO

Oscar. Documentário sobre a trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado concorre na categoria de melhor documentário

Brasil na briga pela estatueta“Estamos especialmente fe-lizes com o fato de Sebastião Salgado ter recebido tanta atenção”, afirmaram o dire-tor alemão Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião Salgado, sobre a indicação do filme ‘O Sal da Terra’ ao Oscar de melhor do-cumentário. O longa é o úni-co representante brasileiro na briga pela estatueta em 2015.

A lista de indicações foi anunciada na última quinta--feira. ‘O Sal da Terra’ con-ta um pouco da longa traje-tória do renomado fotógrafo e apresenta seu projeto ‘Ge-

“Quando terminamos o projeto, Salgado se emocionou bastante ao ver como eu o tinha retratado no documentário”WIM WENDERS, DIRETOR

nesis’, expedição que tem co-mo objetivo registrar, a par-tir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Em comunicado à impren-sa, Wenders e Juliano reforça-ram a alegria com o fato do

longa estar na disputa de um dos maiores prêmios do cine-ma. “Estamos muito satisfei-tos a indicação”, disseram.

O filme vai concorrer com o alemão ‘CitizenFour’ (2014), com o britânico ‘Vi-runga’ (2014), e com os norte--americanos ‘Batendo em Re-tirada’ (2014) e ‘A Fotografia Oculta’, outro documentário sobre um fotógrafo.

A 87ª edição da cerimônia de entrega do Oscar acontece em 22 de fevereiro de 2015, em Los Angeles, nos EUA.

METRO BH

Sebastião Salgado,a mulher, Lélia, e o filho,

Juliano Salgado, naabertura do Festival do Rio

Diretor de ‘O Sal da Terra’, Ju-liano Salgado explica o docu-mentário que une as fotogra-fias e a história de seu pai.

De que forma você retrata a carreira do seu pai no filme?O principal material que ‘Tião’ tinha para passar não era somente as fotografias,

mas as experiências acumu-ladas em 40 anos. Meu pai trata as pessoas de manei-ra muito igual, vira amigo das pessoas e tem uma rela-ção forte com elas. ‘Tião’ é muito humanista. Como já havia feito muitas reporta-gens em lugares duros, tem uma experiência da huma-nidade. Nossa intuição era a de que tínhamos um ma-terial cinematográfico mui-to forte, que misturava as experiências do ‘Tião’ com as fotografias.

O humanismo é caracterís-tica marcante de Sebastião Salgado. Acha que veículos de comunicação estão ca-

rentes de fotógrafos assim?Sempre faltam fotógrafos com esse olhar. Nunca morei no Brasil, não posso dizer se aqui faltam. Acho que há pes-soas capazes de registrar, de fotografar.

Que cena você destaca? Uma cena central é quando ‘Tião’ explica as fotografias. Meu pai numa sala escura, com um teleprompter pas-sando fotografias. Ao olhá--las, ele ia relembrando. Al-gumas eram tão fortes que ele voltava ao passado e não conseguia suportar. É como se esquecesse da câ-mera e viajasse por aqueles lugares. METRO RIO

JULIANO SALGADOEle foi um dos diretores de ‘O Sal da Terra’,

documentário sobre Sebastião Salgado

ADRIANO ISHIBASHI/FRAME/FOLHAPRESS

‘X-Men: Apocalipse’

“Ele vai se debruçar muito na juventude de novos

personagens. Então não acho que nós faremos qualquer aparição.”

PATRICK STEWART, ATOR, DESMENTINDO AO

APRESENTADOR LARRY KING UMA POSSÍVEL

VOLTA SUA E DE MCKELLEN AOS PAPÉIS DE

PROFESSOR X E MAGNETO EM ‘X-MEN’

Page 11: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com {CULTURA} |11|◊◊

PUBLICIDADE

O que bandas como Ramo-nes, Talking Heads, Velvet Un-derground e Stooges têm em comum? Todas despontaram para o sucesso no palco do CBGB, lendário bar aberto em 1973 por Hilly Kristal no East Village, em Nova York.

O nome era uma sigla para os estilos musicais que supos-tamente seriam destacados ali: country, bluegrass e blues. Mas a casa tinha um destino próprio para traçar que seu fundador nem imaginava. Com uma política de apresen-tar apenas artistas com músi-cas autorais, ela se tornou o principal ponto de encontro da geração que inaugurou o punk rock.

Com tantas personalida-des musicais envolvidas, era

questão de tempo para que o lugar se transformasse em filme. O resultado é “CBGB – O Berço do Punk Rock”, lon-ga ainda inédito no circuito comercial brasileiro que será exibido hoje, às 22h, no canal pago Telecine Premium.

Escondido debaixo de uma comprida peruca, óculos es-curos e uma jaqueta de cou-ro, o ator Joel David Moore entrou em contato com suas próprias raízes punks para viver Joey Ramone nas telas. Mas a interpretação não tinha a ver somente com o figurino.

“Ele era um cara muito, muito esperto, mas havia al-guns padrões sociais dele que eram… diferentes. Ele era um pouco introvertido e acho que era isso que se passava. Quan-

do você o vê no palco, ele se transforma um pouco em as-tro do rock, mas, no fundo, ele apenas estava ali balan-çando a cabeça e cantanto sua canção”, explica o ator.

Para Moore, seria difícil ver um movimento como o punk rock nascendo nos dias de hoje. “Naquela época, se você quisesse ir ao CBGB, vo-cê veria uma porção de ban-das diferentes. Era um movi-mento popular. Agora, com as redes sociais, você acaba seguindo apenas uma úni-ca pessoa. É muito fácil ape-nas clicar em algo e ler por um segundo. Naquele tem-po, você tinha que ler artigos de duas páginas para saber o que estava acontecendo.”

METRO SÃO PAULO COM INTERNACIONAL

TV. Filme revive origens do lendário clube nova-iorquino CBGB, onde despontaram nomes como Patti Smith e Iggy Pop

Joel David Moore (esq.) encarna Joey Ramone no longa | DIVULGAÇÃO

Onde o punk nasceu

Junte-se ao clube Conheça personalidades musicais interpretadas no longa

Iggy Pop (Taylor Hawkins) Debbie Harry (Malin Akerman) Hilly Kristal (Alan Rickman) Patti Smith (Mickey Summer) Cheetah Chrome (Rupert Grint) Goldie (Stana Katics)

TV

‘Banshee’ chega à 3ª temporada no Max Prime

O canal pago estreia ho-je, às 21h, o terceiro ano da série dramática ambientada em uma co-munidade amish no es-tado americano da Pen-silvânia. Agora, Carrie Hopewell (Ivana Mi-licevic) precisa se vi-rar após a morte de seu pai, o chefão da gangue local. METRO

Seriados

‘24 horas’ voltará em série derivada sem Jack Bauer

A série ‘24 Horas’ po-de voltar à TV, mas, des-sa vez, sem o agente Jack Bauer. A Fox considera fa-zer um derivado da série sem a participação do ator Kiefer Sutherland. A pro-dução teria apenas uma temporada e focaria nos coadjuvantes. METRO

ANGELO TRANNI/ DIVULGAÇÃO

Desde adolescente, o baixo de Eduardo Magalhães de Carva-lho, o Dadi, fez barulho e cole-cionou histórias por onde pas-sou: Novos Baianos, A Cor do Som, Barão Vermelho ou nas bandas de Jorge Ben, Marisa Monte, Caetano Veloso, numa lista interminável de bons dis-cos e músicas marcantes. Aos 62 anos e músico desde os 13, Dadi resolveu passar sua his-tória a limpo no livro “Meu Caminho é Chão e Céu”.

Por que você resolveu lançar uma autobiografia?Mesmo sendo tímido, eu gos-to de contar histórias. Sempre escutei que deveria escrever sobre as minhas experiências, pois são divertidas. E procurei escrevê-las do jeito que conto para meus amigos.

Como era ser músico nos anos de 1970?A diferença começa pela for-ma como a música chega pa-ra as pessoas. Hoje é com a

DADI CARVALHOInspirador de Caetano Veloso em ‘O Leãozinho’, músico fala dos discos históricos que participou

internet, digitalmente. Na-quela época, a música ti-nha uma importância bem maior em nossas vidas. Ha-via uma ideia de que a músi-ca iria mudar o mundo. Pa-recia que uma galera pelo mundo todo estava conecta-da pela música, como hoje estão pelas redes sociais.

Você foi a inspiração de Caetano Veloso para com-por ‘O Leãozinho’. Como isso aconteceu?Eu sempre fui fã do ca-

ra. Ficamos muito próxi-mos depois que ele voltou do exílio e foi assistir a um show nosso no Teatro Tere-za Rachel, em Copacabana.

E o futuro?A música sempre. Ela é que manda. Estamos gravan-do um novo álbum com o meu mestre Jorge Ben, com canções inéditas. Es-tou produzindo uma canto-ra local. Mas a pintura está cada vez mais forte na mi-nha vida. JULIO CALMON

‘A MÚSICA IRIA MUDAR O MUNDO’

Page 12: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com |12| {PUBLIMETRO}

Leitor fala

FuzilamentoPara nós, soa com uma coisa “exage-rada” e desumana, mas para eles é o cumprir a lei, simples assim. Eu sei que é polêmico, alguns dirão “é isso mesmo, traficante é um pária da socie-dade”, mas pense no caso do trafican-te. Ele pode se arrepender, ele pode ter errado e reconhecer seu erro, não po-derá ter a chance de mudar? Talvez se-jamos mesmo influenciados pela reli-gião e o estado, de uma forma geral no mundo, não é tão laico como deveria ser. Cristão que sou,mas nem tão pra-ticante assim, acho que devemos sem-pre acreditar em outra chance, dar subsídios para que a pessoa saia do cri-me e não punir ceifando sua vida.ADRIANO ARAÚJO – CAMPINAS, SP

Metro Pergunta

O que você acha que deveria ser feito para tentar acabar com as pichações?

@PachecoG7Multa aos pais, se menores, para coibir os gastos com a pintura, e, se maior, multa e restrição de créditos e direitos.

@sergiogomesantuFiscalização mais intensiva. GM e PM deveriam ficar atentos aos prédios que são destruídos por causa das pichações.

Metro web

Para falar com a redação: [email protected] também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Siga o Metro no Twitter:

@jornal_metrocps

Marte – que rege seu signo –

faz conjunção com Netuno,

influência que recomenda

cuidado para não ficar desatento às relações.

O momento favorece integração

com novos contatos que

possam contribuir em suas

atividades, seja nos estudos ou trabalho.

Tenha mais moderação ao

tratar temas que envolvam

o trabalho. Cuide para não

se desgastar com interesses sem importância.

Semana especial para resolver

burocracias relacionadas a

finanças e assuntos materiais.

Propensões a ter mais relações com gente à distância.

Esteja cuidadoso com assuntos

financeiros e materiais devido

a propensões para imprevistos.

Priorize mais a pesquisa nestes temas.

Tendências para um

envolvimento mais intenso com

assuntos culturais e estudos em

geral. Troca de informações contribuirão no trabalho.

Assuntos domésticos são

propensos a tomar atenção

especial. Cuide para não

exagerar em cobranças junto aos familiares.

Momento para mais atenção

com consumo, especialmente

com algo sem tanta

importância. Hora para focar no que é mais essencial. 

Marte faz conjunção com

Netuno – que rege seu signo –

influência capaz de impulsionar

mais disposição e ansiedade ao tratar assuntos. 

Tendências para mudar sua

impressão sobre pessoas

e, consequentemente, suas

condutas diante de relacionamentos.

Uma atenção especial com

o corpo e a saúde será

importante para evitar

desgastes. Decisões especiais marcarão seu trabalho.

Período importante para

exercitar sua criatividade,

seja com hobbies, artes ou

atividades que façam se expressar de forma mais intensa.

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Marte – que rege seu signo –

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Soluções

O CERVERÓ TÁ COM MAU-OLHADO!Bom dia, caros e inflacionados leitores! Colunáticos no ar!Pensamento do dia! Mulher feia é como cheque sem fundo, EU PROTESTO!

E pegaram o Cerveró! Eu acho que esse Cerveró tá com mau-olhado! E a Polícia Federal perguntou pro Cerveró: “Quanto custou a refinaria?” “Os olhos da cara, mas paguei à vista!” hahahaha! E como perguntou o Simão: “Ele vai ficar preso na torre de Notre-Dame? Ou acorrentado no porão, com o gêmeo dele, o Sloth, dos Goonies?” O Cerveró é tão vesgo que assiste partida de tênis sem mexer a cabeça!

E ATENÇÃO! MUNDO CRUEL – PARTE UM! Terroristas matam chargistas geniais na França e ninguém faz nada contra o Maurício Ricardo?! Isso sim é terrorismo! Afinal o BBB tá começando amanhã e ninguém merece aquelas animações toscas e aquelas paródias mais sem graça do que as poesias do Bial! A culpa deve ser do RH da Globo que confundiu os Maurícios! Boninho, o Maurício bom é o Maurício de Sousa! O Ricardo é o Mau...rício. #ficaadica

MUNDO CRUEL - PARTE 2! Traficante brasileiro é executado na Indonésia por tráfico de drogas. E o Luan Santana andando por aqui com uma mala cheia de seus CDs e ninguém faz nada!? Quanta impunidade! E se no mundo ainda cortam a mão de quem rouba, por que no Brasil não cortam a língua de quem desafina?  #ficaadica2

MUNDO CRUEL – PARTE 3! Eu estou em Ubatuba num flat sem ar-condicionado! ESTOU FRITANDO OS MIOLOS! Está tão quente que vou ligar pra minha ex-namorada pra ser tratado com FRIEZA. Está quente até na programação da Globo: Tela Quente, Esquenta e Temperatura Máxima!

PRA TERMINAR! Sabe qual é a diferença entre a Regina Casé e a Miss Universo? A diferença são 10 garrafas de uísque! Hahahaha! E sabe quem expulsou o São Bernardo do Campo? O Juiz de Fora!!!

Por hoje é só! Ciro Botelho e Bernardo Penteado! Os Colunáticos!!!Eu quero praia, ar-condicionado e um diamante cor-de--rosa do Comendador! Zé Alfredo Medeiros de Mendonça e Albuquerque, cadê você?  Twitter: @ciraobotelho/@bernardpenteado

CIRO & BERNARDO

Ciro Botelho e Bernardo Penteado são redatores de humor no programa ‘Pânico na Band’, autores de

sátiras como ‘Video Soul’, ‘Jornal dos Dois Echás’, ‘Jô Suado’, entre outros. Juntos há dez anos na TV,

lançaram os livros ‘Piadas Fantárdigas de Tiririca’ e As Melhores Piadas de Bêbado’ (ed. Matrix).

Também escrevem o blog ‘Colunáticos’ no site do ‘Pânico na Band’ (paniconaband.band.uol.com.br)

Page 13: 20150119_br_metro campinas
Page 14: 20150119_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2015www.readmetro.com |14| {ESPORTE}

Novamente o Bugre saiu der-rotado de um jogo-treino, mas, dessa vez, a diferença é o que chamou a atenção: 3 a 0 para o XV de Piracicaba.

Dos quatro desafios até agora, o Guarani venceu ape-nas um, o que expõe que o ti-me de Marcelo Veiga ainda

terá de evoluir bastante para começar bem a Série A-2 do Paulista.

Além disso, outra polêmi-ca agita o Brinco. A provável saída de Fumagalli para o fu-tebol dos Estados Unidos. A definição deve sair nos próxi-mos dias. METRO

Guarani. Sinal de alerta ligado para a Série A-2

A nova equipe da Ponte Pre-ta enfrentou ontem, no Cen-tro de Treinamento do Jardim Eulina, o Rio Branco, de Ame-ricana, em jogo-treino pre-paratório para a disputa do Paulistão. Os dois times não marcaram e, mesmo assim, o técnico Guto Ferreira, da Ma-caca, aprovou o teste.

Os onze que começaram o jogo foram: Matheus, Rodi-nei, Pablo, Diego Ivo e Rodri-go Biro; Dedé, Fernando Bob, Thomas e Renato Cajá; Rildo e Fábio Santos. Além desses, o goleiro Marcelo Lomba de-ve ser o titular. No próximo sábado, o teste será contra o Coritiba-PR. METRO CAMPINAS

Ponte. Jogo-treino contra o Rio Branco fica no empate

3ESPORTE

“Fica, Guerrero” gritaram os torcedores presentes no EverBank Field, nos Esta-dos Unidos, durante o jogo contra o Bayer Leverkusen (ALE), válido pela Florida Cup. O Timão venceu o due-lo por 2 a 1, com dois gols do atacante peruano, que foi eleito o melhor jogador da competição.

O fato é que a renovação de contrato do artilheiro es-tá emperrada. Guerrero está valorizado e exige que o Co-rinthians desembolse uma boa quantia para ficar por mais tempo.

O assunto ficou parado desde o fim do ano passa-do, quando o jogador recu-sou proposta que chegava à casa dos R$ 13 milhões em salários e luvas. Ele pede R$ 18 milhões para assinar por mais três anos.

“Conversamos bastante antes do término da tempo-rada, sabemos a posição de-

le, sabemos o que ele quer, ele sabe o que nós quere-mos. Vamos intensificar ain-da mais as coisas. O Paolo está muito tranquilo quan-to a isso e sabe que estamos nos esforçando”, declarou o gerente Edu Gaspar.

A “tranquilidade” de Guerrero não é a mesma do Corinthians. O Timão tem pressa. Desde a última quin-ta-feira, o atacante está li-vre para assinar pré-contra-to com outro clube – está a menos de seis meses do fim do atual vínculo, que vence em 15 de julho.

Artilheiro do Corinthians em 2014, com 16 gols, o pe-ruano é visto como o princi-pal jogador do atual elenco.

“Vamos tentar um acor-do o quanto antes para o atleta ficar tranquilo, nós ficarmos tranquilos e a tor-cida também. Sabemos da importância que ele tem”, disse Gaspar. METRO

Corinthians. Eleito melhor jogador da Florida Cup, atacante ainda não renovou. E já pode assinar pré-contrato com outro time

Guerrero foi o artilheiro do Timão em 2014, com 16 gols | ROBERTO FILHO/FOTOARENA

Luta agora é para segurar Guerrero

Não foi fácil, mas Timão e Tricolor garantiram suas vagas nas quartas de final da Copa São Paulo de Fute-bol Júnior.

O primeiro a entrar em campo foi o Corinthians, na Arena Barueri. E o Ti-mão teve de suar para bater o Goiás por 2 a 0 e carimbar seu passaporte para próxi-ma fase da competição.

Depois de um 1o tempo mais amarrado, com chan-ces de gol escassas, o alvi-negro voltou pilhado para a etapa final. Que o diga Ga-briel Vasconcelos, que aos 7 e aos 9 minutos, mandou a bola para o fundo do gol. Com o placar favorável nas mãos, o Corinthians admi-nistrou o resultado e saiu

classificado. O próximo ad-versário na Copinha será o São Caetano, amanhã.

Mais tarde foi a vez do São Paulo medir forças com o Criciúma, no estádio Mar-tins Pereira, em São José dos Campos. E o Tricolor sofreu, mas conseguiu arrancar a vaga. A vitória por 1 a 0 saiu apenas aos 41 minutos do 2o tempo, com um golaço de Felype Herbert. O rival será o Atlético-MG, que eliminou o Flamengo na disputa de pênaltis. O duelo também acontece amanhã.

Horários e locais ainda serão divulgados pela Fede-ração Paulista. METRO

Copinha. Corinthians e São Paulo avançam às quartas de final Além de cobrar a diretoria pa-

ra reforçar o elenco para 2015 – especialmente em relação dos jogadores que saíram do Santos pela Justiça –, o técni-co Enderson Moreira espera que o problema dos salários atrasados seja solucionado.

O treinador lembrou a di-ficuldade que teve para admi-nistrar o grupo sem receber os vencimentos no final do ano passado e, inclusive, res-saltou que “salário em dia é o mínimo que o empregador deve cumprir.”

“Qualquer profissional precisa receber, independen-te de quanto ganha. Mas a di-reção tem se empenhado pa-ra colocar tudo em dia. Espero que possam cumprir nos pró-ximos meses. Espero que não seja problema. Salário em dia é o mínimo que esperamos, é sagrado.” METRO

O atacante Osvaldo, 27, dei-xou o São Paulo após três temporadas e assinou com o Al-Ahli, da Arábia Saudita. O jogador já se despediu dos companheiros e disse que ain-da espera voltar a vestir a ca-misa do Tricolor.

“Só tenho que agradecer ao São Paulo por tudo o que vivi no clube. Foram três anos muito intensos, que jamais vou esquecer. Foi muito difí-cil segurar a emoção na hora em que me despedi dos com-panheiros e funcionários. Le-varei todos no coração. Na lembrança ficarão os momen-tos felizes e a oportunidade que o clube me ajudou a ter de defender a Seleção. Não sou mais jogador do São Pau-lo, mas serei um eterno torce-dor. Espero não estar dizendo adeus, mas apenas um até lo-go”, disse. METRO

Enderson. ‘Salário em dia é o mínimo’

São Paulo. Osvaldo sai do clube

Pelo Tricolor, foram 121 jogos e 20 gols | MAURÍCIO RUMMENS/FOTOARENA

‘Decisão idiota’

“É uma situação muito constrangedora, e tive de explicar a muitas pessoas que não sou

viciado em cocaína de jeito nenhum, nem

sou usuário frequente. Apenas tomei uma

decisão muito idiota e fui pego de ‘calça

arriada’ nessa situação”

JON JONES, ATUAL CAMPEÃO PESO-

MEIO-PESADO DO UFC, SOBRE O EXAME

ANTIDOPING QUE ACUSOU USO DE

COCAÍNA, EM ENTREVISTA AO CANAL

AMERICANO “FOX SPORTS 1”

“Eu não interfiro. Minha alçada e hierarquia não me permitem. Vai parecer técnico europeu que determina o valor do atleta. E não sou manager. Sou técnico” TITE, TÉCNICO DO CORINTHIANS

Confira os duelos da Copinha em metrojornal.com.br

Page 15: 20150119_br_metro campinas

CAM

PIN

AS - SEG

UN

DA

-FEIRA

, 19 DE JA

NEIR

O D

E 2015

Page 16: 20150119_br_metro campinas