2017 - Ano Internacional Coimbra · A seguir, desce a Rua da Infantaria 23, vira à esquerda e sobe...

8
2017 - Ano Internacional do Turismo Sustentável À descoberta de coimbra Aqui vais poder passear por jardins e parques, visitar edifícios e monumentos cheios de história e conhecer a mais antiga Universidade de Portugal! Vem descobrir Coimbra, uma bela cidade cheia de história e de conhecimento! Coimbra Universidade de Coimbra

Transcript of 2017 - Ano Internacional Coimbra · A seguir, desce a Rua da Infantaria 23, vira à esquerda e sobe...

2017 - Ano Internacional do Turismo Sustentável

À descoberta de

coimbra

Aqui vais poder passear por jardins e parques, visitar edifícios e monumentos cheios de história

e conhecer a mais antiga Universidade de Portugal! Vem descobrir Coimbra, uma bela cidade

cheia de história e de conhecimento!

Coimbra

Universidade de Coimbra

Percurso 1os jardins de coimbra

fácilLocalização: CoimbraInício: Jardim Av. Sá da BandeiraPercurso: LinearDistância: 2 KmDuração: 1h30Época aconselhada: Todo o ano

Para além de ter muita história, Coimbra também é conhecida por ser uma cidade bastante verde, com muitos parques e jardins bonitos e agradáveis. Por isso, propomos-te uma caminhada pelas principais zonas verdes da cidade. Começa por subir a Avenida Sá da Bandeira, onde vais reparar nas muitas árvores que encontras de ambos os lados da rua.

Quando chegares ao cimo, podes entrar no Parque de Santa Cruz. Este parque também é conhecido como “Jardim da Sereia”, porque lá dentro existe uma fonte com uma estátua de um tritão, criatura lendária dos mares, de onde sai água para dentro de uma concha com a figura de uma sereia. Aproveita para dar uma volta pelo parque, onde existe muita vegetação própria desta região do país.

A seguir, desce a Rua da Infantaria 23, vira à esquerda e sobe ao Penedo da Saudade, onde, para além do parque, encontras ainda um belo miradouro que te dá uma excelente vista da cidade e do Rio Mondego.

Depois, podes seguir para a etapa final desta caminhada verde pela cidade. Visita o Jardim Botânico, onde encontras espéciesde flores e plantas de várias partes do mundo!

os jardins de coiMbra

Avenida Sá da Bandeira

Parque de Santa Cruz( Jardim da Sereia)

Penedo da Saudade

Jardim Botânicoda Universidade de Coimbra

1

2

3

4

Percurso 2reserva natural do paul de arzila

fácilLocalização: ArzilaInício: Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul de ArzilaPercurso: CircularDistância: 1,9 KmDuração: 1h30Época aconselhada: Todo o ano

Este percurso dá-te uma oportunidade de entrares em contacto com a natureza e conheceres melhor esta região. Nos arredores de Coimbra existe o Paul de Arzila, uma zona pantanosa perto do Rio Mondego que serve de lar a muitas espécies de animais e plantas. Um conselho antes de te fazeres ao caminho: leva bastante água e repelente de mosquitos!

Começa a caminhada no Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul de Arzila. A primeira paragem é uma ruína de um antigo edifício conhecido como Igreja dos Mouros. O local tem este nome porque se pensa que há muito tempo, na época medieval, este edifício era um templo islâmico.

O caminho segue mata a dentro. No Paul vais encontrar árvores como o pinheiro-bravo, o eucalipto e o sobreiro. Perto da zona pantanosa, há plantas típicas deste tipo de terreno, como o junco e o caniço.

Ao longo do percurso, passas por dois “Observatórios”, pequenas casinhas que podem ser usadas para observar as aves que vivem aqui. Quando fizeres a curva que te leva de novo para norte, passas por uma Torre de Observação feita de madeira que também te permite ver os animais e observar a paisagem. Perto da torre, encontras uma azenha e outros instrumentos de elevação de água, que eram usados pelos antigos povos para retirar água das valas e poços perto do Paul. Aproveita bem esta bela paisagem antes de voltares ao início do percurso!

reserva natural do paul de arzila

Centro de Interpretaçãoda Reserva Natural do Paul de Arzila

Igreja dos Mouros

Observatório 1

Observatório 2

Torre de Observação

Instrumento de elevação de água 1

Instrumento de elevação de água 2

2

1

36

55

4

CURIOSIDADES DE COIMBRA- Como já percebeste, Coimbra está cheia de jardins e parques. Para além de sítios bem bonitos como o Jardim da Sereia e o Jardim Botânico, também podes visitar o Jardim da Casa do Sal ou o Jardim da Quinta das Lágrimas, inspirado pela lenda medieval de D. Pedro e D. Inês. Fora da cidade, podes fazer caminhadas na Reserva Natural do Paul de Arzila ou conhecer a beleza natural da Serra do Buçaco.

- A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e é uma das mais antigas universidades do mundo! Além disso, durante muitos séculos, foi a única universidade do país e por isso é uma parte muito importante da cidade. Todos os anos muitos jovens vêm aqui estudar para serem médicos, cientistas, professores, advogados ou seguir muitas outras profissões. Muitos dos estudantes andam vestidos com o traje académico tradicional, um fato com capa negra. No final do ano letivo há muitas festas na rua e a mais conhecida é a “Queima das Fitas”!

- A Sé Velha é um bairro muito antigo e o centro histórico de Coimbra. Aqui podes visitar locais especiais como a Sé Velha de Coimbra, uma igreja medieval que foi crescendo ao longo dos séculos. Para entrar ou sair do bairro podes ir pelas Escadas do Quebra Costas, que fazem parte das antigas muralhas medievais. As ruas são estreitas e cheias de edifícios antigos e muito bonitos!

- Vai ao Largo do Rossio de Santa Clara e faz uma visita ao Portugal dos Pequenitos, um parque de diversões com casas tradicionais em miniatura que representam as diferentes regiões de Portugal!

- O escultor Joaquim Machado de Castro (1731-1822) nasceu em Coimbra e é considerado um dos artistas portugueses mais importantes da sua época. É conhecido por ter trabalhado para o Marquês de Pombal na reconstrução de Lisboa depois do terramoto

de 1755. Em Coimbra, podes também visitar o Museu Nacional Machado de Castro para conhecer melhor

o seu trabalho!

Sé Velha de Coimbra

Universidade de Coimbra

Como corre a tua viagem? Que tal descansar um pouco? Enquanto recuperas forças aproveita para comer qualquer coisa e fazer uma atividade para descontrair!

- A Canção de Coimbra é o estilo de música tradicional da cidade. É também conhecida como Fado de Coimbra e surgiu das canções populares da região e da música criada por estudantes e professores da Universidade.

Costuma ser tocada por guitarristas que acompanham um cantor, mas também é tocada de outras formas. Durante a “Queima das

Fitas”, os estudantes fazem a “Serenata Monumental”, um concerto de Canções de Coimbra com muitos cantores e músicos no Largo da Sé Velha!

- E que tal saber melhor como se vivia no tempo do Império Romano? A sul de Coimbra, no concelho de Condeixa-a-Nova, podes visitar Conímbriga! Esta antiga cidade foi criada em 139 A.C. quando os romanos conquistaram a Lusitânia (antigo nome dado à

região que hoje corresponde a Portugal!). Hoje, ainda sobram muitos edifícios e vestígios. Podes visitar as ruínas e o museu para

ficares a saber mais sobre a nossa história.

1 23

45 6

Fado de Coimbra

No teu passeio vais encontrar várias espécies de animais e plantas. Toma nota de todas as que encontrares e não te esqueças de tirar fotos!

Mamíferos- Lontra - Musaranho de dentes vermelhos - Rato das hortas - Gato bravo

PEIXES- Barbo - Boga - Ruivaco 

anfíbios- Tritão de ventre laranja- Rã de focinho pontiagudo - Sapinho de verrugas verdes

aves- Águia de asa redonda- Caimão- Cegonha branca- Escrevedeira dos caniços- Estrelinha real- Fuinha dos juncos- Galeirão- Galinha d'água- Garça real- Garça vermelha

- Guarda rios - Marrequinha- Milhafre preto- Narceja comum- Papa moscas preto- Pato real- Petinha dos prados- Rouxinol bravo- Rouxinol pequeno dos caniços - Tartaranhão ruivo dos pauis

FAUNAPato real

Guarda rios

Sapinho de verrugas verdes

Musaranho de dentes vermelhos

- Leitão assado- Chanfana (carne de cabra)- Arroz de lampreia

Sabias que em Coimbra se come muito bem? Quando estiveres a passear pela zona, podes provar muitos pratos deliciosos:

- Pastéis de Sta. Clara- Manjar Branco- Arrufadas de Coimbra- Queijadas de Coimbra - Talhadas de Príncipe- Sopa dourada das freiras de Santa Clara

prova também os doces

FLORAÁrvores- Freixo de folha estreita- Ulmeiro - Salgueiro preto- Sobreiros- Amieiros

Vegetação Aquática- Lentilhas de água- Erva pinheirinha- Nenúfares- Caniço - Bunho- Tábua- Junco

Nenúfar

Manjar branco

Estevas

Flores e Arbustos- Estevas - Rosmaninho

PARA OS PROFESSORES

DESAFIOCoimbra é uma cidade universitária, dedicada à ciência e ao conhecimento. Partindo desta temática, pode-se propor aos jovens uma experiência científica, mais especificamente de Física. Talvez esta atividade inspire alguns dos alunos a dedicarem-se às ciências ou à engenharia no futuro!

A experiência tem como objetivo explicar a influência da temperatura no ar e necessita do seguinte material: dois recipientes, um jarro elétrico para aquecer água, cubos de gelo, uma garrafa de plástico e um balão.

No início, convém lançar algumas perguntas aos alunos, para despertar a curiosidade: “O ar quente é igual ao ar frio? O ar quente sobe ou desce? E o que acontece ao ar frio?”

A experiência pode depois ter início, seguindo estes passos:

- Aquecer água no jarro e deitar para um recipiente. - No outro recipiente igual, colocar água da torneira e alguns cubos de gelo, de modo a baixar bastante a temperatura.- Ajustar um balão ao gargalo de uma garrafa de plástico.- Finalmente, criar duas situações contrastantes, que vão demonstrar a diferença entre o ar quente e o ar frio: 1. Colocar a garrafa dentro do recipiente com água quente; isto fará com que o balão encha. 2. A seguir, colocar a mesma garrafa no recipiente com água fria; o balão vai começar a esvaziar, até encolher por completo!

200 g de flocos de aveia25 g de sementes de linhaça25 g de sementes de girassol40 g de creme vegetal

Pede a um adulto que ligue o forno a 180°C.Numa taça, junta os flocos de aveia com as sementes de linhaça e de girassol. Adiciona a canela, o creme vegetal e mistura bem. Acrescenta depois as claras e mistura muito bem até formar uma massa consistente.Pincela um tabuleiro com um pouco de manteiga, forra com uma folha de papel vegetal e volta a pincelar.Espalha a massa preparada sobre o papel vegetal e leva ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, até secar.Retira do forno e, depois de frio, corta em barras. Pincela cada uma com mel e põe por cima frutos secos a teu gosto, picados.Embrulha as barras individualmente em folha de alumínio e guarda-as num recipiente bem vedado.

Barras de aveia e frutos secos2 claras de ovo100 g de frutos secos2 colheres de sopa de mel1 colher de sobremesa de canela em pó

Prepara a tua mochila e não te esqueças de levar muita água e um lanche para quando a fome apertar! Deixamos aqui uma sugestão de uma receita simples e saborosa para completar o teu farnel!