2018 RAIOX ENEM SOCIO - portalsas.com.br · Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor...

16
RAIO X Sociologia

Transcript of 2018 RAIOX ENEM SOCIO - portalsas.com.br · Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor...

RAIO X

Sociologia

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 1 13/06/2018 18:39:23

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 2 13/06/2018 18:39:24

3

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 01Em um dos dias, o funcionário disfarçado e seus

colegas foram obrigados a passar a madrugada marcando pontos de encaixe em placas de iPhone, usando uma espécie de tinta à base de óleo, tudo muito rápido para que nada desse errado na esteira onde passava o material. Era comum, nesse processo, os supervisores gritarem com os operários que colocavam muita tinta nos pequenos pontos, ou com os que eram lentos demais. Essa tarefa era normalmente dada a mulheres, por serem mais delicadas e terem mãos e dedos menores. Como muitas haviam pedido demissão, os operários homens ficaram com a incumbência.

ALVES, Paulo. Conheça a péssima experiência de um operário na fábrica do iPhone 5. In: Techtudo.

Disponível em: <http://www.techtudo.com.br>.

Esse relato descreve uma fábrica funcionando segundo o modelo produtivo conhecido como toyotismo. cooperativismo. fordismo. produtivismo. distributivismo.

QUESTÃO 02Um trabalhador em tempo flexível controla o local

do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.

SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que as tecnologias de informação sejam usadas para

democratizar as relações laborais. as estruturas burocráticas sejam transferidas da

empresa para o espaço doméstico. os procedimentos de terceirização sejam aprimorados

pela qualificação profissional. as organizações sindicais sejam fortalecidas com a

valorização da especialização funcional. os mecanismos de controle sejam deslocados dos

processos para os resultados do trabalho.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 3 13/06/2018 18:39:25

4

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 03

NEVES, E. Engraxate. Disponível em: <www.grafar.blogspot.com>.Acesso em: 15 fev. 2013.

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à ideia de progresso. concentração do capital. noção de sustentabilidade. organização dos sindicatos. obsolescência dos equipamentos.

QUESTÃO 04Mas plantar pra dividirNão faço mais isso, não.Eu sou um pobre caboclo,Ganho a vida na enxada.O que eu colho é divididoCom quem não planta nada.Se assim continuarvou deixar o meu sertão,mesmo os olhos cheios d’águae com dor no coração.Vou pro Rio carregar massaspros pedreiros em construção.Deus até está ajudando:está chovendo no sertão!Mas plantar pra dividir,Não faço mais isso, não.

VALE, J.; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com a distribuição desigual da produção. os financiamentos feitos ao produtor rural. a ausência de escolas técnicas no campo. os empecilhos advindos das secas prolongadas. a precariedade de insumos no trabalho do campo.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 4 13/06/2018 18:39:26

5

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 05Leia as frases a seguir escritas no livro Abelhas

rainhas e aspirantes, de Rosalind Wiseman, cientista política que analisou o comportamento de pais e adolescentes nos Estados Unidos:

— “Em muitos lares modernos, os filhos acabam recebendo dos pais apoio incondicional, inclusive para os maus modos e os eventuais episódios de agressão que protagonizam fora de casa”.

— “As meninas se policiam umas às outras o tempo todo e costumam ser implacáveis com quem transgride. Praticam uma agressão de fundo mais psicológico, mas profundamente doloroso”.Sobre tais comentários e posicionamentos, é correto afirmar que tais comportamentos são exclusivos de jovens

americanos, não tendo a mesma sistemática em países como o Brasil.

o policiamento entra meninas é raro, pois os grupos (conhecidos aqui como “panelinhas”) acabam dando a essas jovens o poder de ser receptivas com outras adolescentes.

o apoio incondicional dos pais acaba dando ao jovem um respaldo que tira dele, por muitas vezes, a noção do que é verdadeiramente o certo ou o errado, por analisar atitudes de forma pessoal e não social.

muitos jovens hoje sofrem de bullying exatamente porque essas práticas de grupos fechados criam guetos de separação de ideologias.

a escola é um dos raros lugares onde essas práticas não têm espaço, por deixar os jovens agregados a sistemas de valores diferenciados dos tradicionais.

QUESTÃO 06O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros

ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia de arquitetura!

BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos religiosos, que se constituem como um olho divino

controlador que tudo vê. ideológicos, que estabelecem limites pela alienação,

impedindo a visão da dominação sofrida. repressivos, que perpetuam as relações de

dominação entre os homens por meio da tortura física.

sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.

consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 5 13/06/2018 18:39:28

6

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 07Existe uma cultura política que domina o sistema

e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira a conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.

NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado).

A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da dispersão regional do poder econômico. polarização acentuada da disputa partidária. orientação radical dos movimentos populares. condução eficiente das ações administrativas. sustentação ideológica das desigualdades existentes.

QUESTÃO 08O Maranhão vive a expectativa da implantação de

um grande polo siderúrgico. De um lado, o discurso afirma que os maranhenses terão um momento de desenvolvimento com a geração de emprego e renda. Do outro, o discurso versa sobre o impacto ambiental para a população. Ambos os discursos são ideológicos, embora diferentes, pois há vários sentidos para a palavra ideologia que, segundo Karl Marx, adquiriu um sentido negativo, como instrumento de dominação, que tem como função produzir uma divergência entre as classes. enfatizar as diferenças, como as de classe, e de

fornecer aos membros da sociedade um sentimento de identidade social.

desenvolver consciência crítica na relação dos homens entre si e em suas condições de existência.

dar aos membros da sociedade dividida em classes um sentido de desigualdade entre todos.

dar aos membros da sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e econômicas.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 6 13/06/2018 18:39:29

7

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 09

PEST

ANA.

Des

enho

orig

inal

.

Uma História do Brasil através da caricatura: 1840 – 2006 / Renato Lemos (org.). – 2. Ed – Rio de Janeiro: Bom Texto, 2006. Pg. 124

No que concerne à historicidade cidadã, inferimos que o passado desigual está sendo corrigido e o Brasil já

emerge como uma potência socioeconômica nesse novo século.

o presente da sociedade brasileira está em consolidar sua organização corrigindo os abusos sociais do passado.

o futuro da sociedade brasileira já pode ser desenhado com exatidão e está fundamentado na correção dos desvios de seu passado imperial.

o futuro da sociedade brasileira passa necessariamente pelo debate acerca da questão racial e combate à miséria e exclusão.

o futuro da geração de brasileiros será permanentemente marcado pelo desigual tratamento entre os grupos sociais.

QUESTÃO 10Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor

conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses

tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática

das atividades políticas”.VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra “Política”, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania possui uma dimensão histórica que deve ser criticada,

pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.

tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 7 13/06/2018 18:39:30

8

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 11A vida “boa”, como Aristóteles qualificava a vida do

cidadão, era, portanto, não apenas melhor, mas livre de cuidados ou mais nobre que a vida ordinária, mas possuía qualidade inteiramente diferente. Era “boa” exatamente porque, tendo dominado as necessidades do mero viver, tendo-se libertado do labor e do trabalho, e tendo superado o anseio inato de sobrevivência comum a todas as criaturas vivas, deixava de ser limitada ao processo biológico da vida.ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

Os parâmetros definidos para o exercício da prática cidadã, na Grécia Antiga, de acordo com a análise de Hannah Arendt, resultam da liberdade para agir sem precisar responder pelos

seus atos. prevalência das atividades manuais no ambiente

político. despreocupação com as imposições morais do corpo

político. permanente dedicação dos cidadãos a questões

espirituais. condição socialmente favorecida dos que possuíam

tempo livre.

QUESTÃO 12Passamos de uma sociedade política a uma

sociedade organizacional, entendida esta última como uma sociedade de gestão sistêmica e tecnocrática que serve de legitimação e referência aos direitos da pessoa e, portanto, define uma liberdade de maneira totalmente privada. Tudo se reduz ao exercício pragmático do controle e da influência. A referência à cidadania não desaparece, mas reduz-se à participação nas eleições, numa sociedade de massa totalmente aberta à propaganda e amplamente entregue às solicitações mercantis e às modas.

DUPAS, Gilberto. Atores e poderes na nova ordem global: assimetrias, instabilidades e imperativos de legitimação. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Segundo o texto, a cidadania no século XXI passa por um processo de vinculação a um ambiente politicamente democrático

e liberalizante. substituição do seu sentido ampliado pelo modelo

individualizado. reconhecimento da importância do marketing político

nas campanhas. enfraquecimento da legitimidade dos processos

decisórios pelo voto. valorização das ações coletivas no processo de

construção societária.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 8 13/06/2018 18:39:32

9

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 13Em 1961, o presidente De Gaulle apelou com êxito

aos recrutas franceses contra o golpe militar dos seus comandados, porque os soldados podiam ouvi-lo em rádios portáteis. Na década de 1970, os discursos do aiatolá Khomeini, líder exilado da futura Revolução Iraniana, eram gravados em fita magnética e prontamente levados para o Irã, copiados e difundidos.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

Os exemplos mencionados no texto evidenciam um uso dos meios de comunicação identificado na manipulação da vontade popular. promoção da mobilização política. insubordinação das tropas militares. implantação de governos autoritários. valorização dos socialmente desfavorecidos.

QUESTÃO 14TEXTO I

A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade.

GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).

TEXTO IIÉ necessário que haja liberdade de expressão,

fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa.

Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br>. Acesso em: 24 abr. 2010.

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por orientarem os cidadãos na compra dos bens

necessários à sua sobrevivência e bem-estar. fornecerem informações que fomentam o debate

político na esfera pública. apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos. propiciarem o entretenimento, aspecto relevante

para conscientização política. promoverem a unidade cultural, por meio das

transmissões esportivas.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 9 13/06/2018 18:39:33

10

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 15

O papel da TV na vida cotidiana tem sido objeto de análises e questionamentos. A charge chama atenção para esse debate por se referir à influência que a TV exerce sobre as crianças. à condição individualista de quem vê televisão. à pouca consciência crítica dos telespectadores. à presença de conteúdo violento na programação. ao desestímulo ao uso do livro e à prática da leitura.

QUESTÃO 16Quinze minutos de famaMais um pros comerciais,Quinze minutos de famaDepois descanse em paz.

O gênio da última hora,É o idiota do ano seguinteO último novo-rico,É o mais novo pedinteNão importa contradiçãoO que importa é televisãoDizem que não há nada que você não se acostumeCala a boca e aumenta o volume então

“A melhor banda de todos os tempos da última semana”, de Sérgio Britto/Branco Mello. (adaptado)

A música interpretada pela banda Titãs, faz uma crítica a qual característica da televisão contemporânea? Ao caráter elitista das transmissões televisivas. À sua inserção comprometida com a transformação social e com as mudanças de paradigmas culturais. À grande quantidade de comerciais existentes nos programas televisivos, que prejudicam a qualidade dos

programas de domingo. Às contradições próprias de qualquer tipo de instrumento cultural urbano. À forma como ela se apresenta como um produto da indústria cultural, servindo de instrumento de alienação.

QU

INO

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 10 13/06/2018 18:39:34

11

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 17[...]O uso da rede para dormir é bastante antigo, é

um costume herdado dos indígenas brasileiros. Eles chamavam a rede de ini. Foi em 27 de abril de 1500 que Pero Vaz de Caminha, navegante português, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, que sem procurar saber o nome já usado pelos indígenas, chamou pela primeira vez, este tipo de leito, de rede de dormir, pela semelhança com a rede de pescar. [...]

Meio século depois do descobrimento a rede já era usada por colono agricultor e pela maior parte dos jesuítas. No Brasil Colonial a rede foi muito usada também como meio de transporte para longas viagens. Eram colocadas nos ombros dos escravos que a sustentavam, por meio de uma vara. Este tipo de rede era chamada de serpentina.

Nas áreas mais pobres da Região Nordeste, era costume o morto ser transportado em redes, então chamadas de rede de defunto.

A técnica de tecer a rede, foi aperfeiçoada pelas mulheres portuguesas. A rede foi então cada vez mais usada nas vilas, povoados e engenhos de açúcar, principalmente pela facilidade de transporte. Bastava enrolá-las e colocá-la às costas, visto que as camas de madeiras eram mais pesadas e até então não eram fabricadas no Brasil [...].

Hoje apenas em algumas regiões, principalmente do Norte e Nordeste, a rede é usada para dormir.

Nos grandes centros urbanos a rede é mais um objeto de decoração de residências e serve como ponto de referência aos costumes regionais. São armadas em terraços, alpendres e varandas de casas e apartamentos, casas de praia e de campo, geralmente para descansar ou sesta, mas quase nunca para dormir à noite.ANDRADE, Maria do Carmo. Rede de dormir. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim

Nabuco, Recife. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br>. Acesso em: 6 ago. 2010.

A respeito desse aspecto da cultura material do Brasil, pode-se inferir que as redes de dormir adquirem variados significados a

partir dos usos conferidos a elas pelos indivíduos e grupos sociais.

a disseminação do uso da rede de dormir restringe-se apenas a pessoas de baixo poder aquisitivo.

atualmente seu uso sobretudo nas áreas rurais não é prático, mas exclusivamente decorativo.

a rede de dormir configura-se até os dias atuais um autêntico e puro artefato artesanal e indígena.

por ter uma origem não europeia, a rede de dormir tem sido desprezada pelos setores da elite brasileira.

QUESTÃO 18Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil,

muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.

SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a formação de uma identidade cultural afro-brasileira. superação de aspectos culturais africanos por antigas

tradições europeias. reprodução de conflitos entre grupos étnicos

africanos. manutenção das características culturais específicas

de cada etnia. resistência à incorporação de elementos culturais

indígenas.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 11 13/06/2018 18:39:35

12

RAIO X

Sociologia

QUESTÃO 19O cidadão norte-americano desperta num leito

construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado).

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da assimilação de valores de povos exóticos. experimentação de hábitos sociais variados. recuperação de heranças da Antiguidade Clássica. fusão de elementos de tradições culturais diferentes. valorização de comportamento de grupos

privilegiados.

QUESTÃO 20Quando nascemos fomos programadosA receber o que vocêsNos empurraram com os enlatados dos USA, de 9 a 6Desde pequenos nós comemos lixoComercial e industrialMas agora chegou nossa vezVamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

“Geração Coca-Cola”, de Renato Russo.

O trecho da letra da canção expressa um comportamento cuja característica é o(a) inconformismo diante da dominação cultural. aceitação dos padrões de consumo externos. insatisfação pelo acesso limitado ao consumo. aculturação dos países de menor força política. desejo de integração aos mercados globalizados.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 12 13/06/2018 18:39:36

13

RAIO X

Sociologia RESOLUÇÃO – RAIO X

Resolução 01Alternativa correta: CO relato está mais próximo ao modelo fordista-taylorista. A produção de iPhone se mostra como uma produção em mas-sa, na qual os trabalhadores executam repetitivamente uma mesma tarefa, de acordo com o ritmo da esteira. Esse modelo de produção surgiu no início do século XX, com Ford e Taylor, no intuito de aumentar a produção, reduzir custos e controlar coercitivamente as atividades dos trabalhadores.

Resolução 02Alternativa correta: ENa década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo toyotista espalhou-se pelo mundo. A ideia principal era produ-zir somente o necessário. As relações de trabalho também fo-ram modi� cadas. Embora possa parecer que o modelo toyotis-ta de produção valorize mais o trabalhador do que os modelos anteriores (fordista e taylorista), tal impressão é uma ilusão. A descentralização física do trabalho e o poder sobre o trabalha-dor são mecanismos de controle que possibilitam o aumento dos resultados do trabalho.

Resolução 03Alternativa correta: AO mundo do trabalho contemporâneo é marcado por uma in-tensa mecanização e por uma crescente robotização que são frutos da Revolução Técnico-Cientí� ca-Informacional (Terceira Revolução Industrial).

O progresso, entretanto, gera o aumento do desemprego es-trutural, em que o homem é substituído pela máquina.

Assim, o progresso é visto de forma pessimista pelos traba-lhadores.

Resolução 04Alternativa correta: AA canção é uma re� exão do trabalhador rural nordestino insa-tisfeito com a distribuição desigual da produção no campo, o que leva a migrar para os centros urbanos em busca de uma melhoria de vida, entretanto sendo explorado novamente dentro da realidade urbana.

Resolução 05Alternativa correta: DLamentavelmente, muitos pais colaboram e reforçam os erros dos seus � lhos por uma sistemática de defesa individual que acaba reforçando os agrupamentos de jovens com pensamen-tos semelhantes, gerando segregação e violência psicológica.

Resolução 06Alternativa correta: DO panóptico enquanto modelo que evidencia o poder da dis-ciplina na sociedade contemporânea, é tipi� cada na � gura do edifício supervisionado através de seu inspetor.

Tem no simbolismo do apartamento do inspetor a representa-ção do instrumento de controle social, que através de sutilezas � scalizatórias sugere regulação do comportamento daqueles que integram a referida comunidade, simbolizada pelos mo-radores do prédio.

Resolução 07Alternativa correta: EA legitimidade está expressa na construção � nal do texto quando se coloca a ideia do “convencer a sociedade” de sua posição conservadora, logo esta condução representa uma ação de imposição de uma ideologia, uma vez que o Estado se faz representante da sociedade.

Resolução 08Alternativa correta: ESegundo Marx, a ideologia serve para ocultar a luta de clas-ses e as contradições inerentes ao sistema capitalista. Ela é uma construção da burguesia e apresenta-se como explicação racional, mesmo sendo fantasiosa. Nesse sentido, somente a alternativa E está correta.

Resolução 09Alternativa correta: DA situação da população negra brasileira, marcada em sua parcela majoritária, pela miséria e pela exclusão dos direitos sociais básicos, está vinculada à forma como a abolição foi es-tabelecida, havendo necessidade de se intensi� car ações que ampliem o acesso à democracia as populações excluídas vi-sando corrigir as distorções originadas em tempos passados.

Resolução 10Alternativa correta: BApesar de a alternativa correta enfatizar privilégios na partici-pação da vida pública dos “grupos sociais superiores” devido à hierarquização da sociedade ateniense, quando da vigência da democracia na Atenas antiga, em termos práticos todo ho-mem livre, nascido na cidade e � lho de pai ateniense tinha não só o direito como a obrigação de participar da política atenien-se. Assim sendo, a alternativa E também poderia ser validada como correta.

Resolução 11Alternativa correta: EA dedicação às atividades políticas pressupunha a condição privilegiada dos cidadãos, que, em grande parte, possuíam terras, rendas e escravos. Assim, não era necessário preocu-par-se com as funções destinadas à sobrevivência.

Resolução 12Alternativa correta: BDe acordo com o autor, o exercício da democracia reduz-se ao ato de votar, em razão da in� uência da cultura organizacional, tipicamente empresarial, presente na sociedade. Por mais que o exercício cidadão seja � rmado em uma dimensão individual da vida social, a sua condição de existência está intimamente ligada àquilo que pertence ao coletivo. O texto faz uma crítica à perda dessa dimensão, na medida em que sugere a particu-larização e a individualização do senso de cidadania.

Resolução 13Alternativa correta: BO texto faz referência ao uso dos meios de comunicação como fator de controle e domínio de grupos sociais e/ou de indiví-duos. Os líderes citados comumente faziam uso desses meios para atingir seus objetivos de controladoria das massas. No caso apresentado, havia em ambos a necessidade de uma mo-bilização política, na obtenção de conquistas militares e eco-nômicas.

Resolução 14Alternativa correta: BAo povo cabe a informação e especialmente o seu uso cons-ciente, é inerente ao processo democrático a plena participa-ção do povo no debate e na escolha dos caminhos tomados pela sociedade. Os meios de comunicação facilitam ao povo a condição de apoderar-se do conhecimento dos fatos e pos-sibilitam o debate com mais profundidade, dando dados para haver uma escolha de caminhos mais coerentes.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 13 13/06/2018 18:39:49

14

RAIO X

SociologiaRESOLUÇÃO – RAIO X

Resolução 05Alternativa correta: DA discussão sobre a in� uência da televisão na vida social é carregada de contradições. Se por um lado alguns defendem seu caráter educativo, por outro lado torna-se marcante a pre-sença de programas violentos e sensacionalistas, cuja intenção principal é atrair a audiência dos telespectadores pelo conteú-do impactante.

Resolução 16Alternativa correta: EA televisão acaba por massi� car e banalizar as produções artís-ticas, fazendo-as perder a sua aura e contribuindo para a alie-nação e acomodação das pessoas.

Resolução 17Alternativa correta: AOs usos da rede de dormir são variáveis e dependem do grupo social que, no uso, estabelece o sentido e a importância desse objeto.

Resolução 18Alternativa correta: AO Brasil formou-se histórica e culturalmente a partir da mes-cla de vários povos. Ao lado dos elementos europeu/branco e americano/índio, o africano/negro tem enorme importância na compreensão do ser brasileiro. No caso, esses elementos étnicos e culturais negros associam-se à escravidão moderna ou atlântica – entre 8 e 12 milhões de africanos (os números variam) vieram para a América/Brasil. Sendo povos heterogê-neos, que mantiveram muitas de suas diferenças originais da África, os negros no Brasil criaram, recriaram, ressigni� caram e mudaram vários de seus elementos culturais, os quais, mis-turados a outras matrizes (europeias e indígenas), levaram à formação do que se conhece como identidade afro-brasileira.

Resolução 19Alternativa correta: DA questão versa sobre cultura e suas formas de dominação e apropriação, onde um homem americano faz uso de uma gama de elementos culturais de outros povos, readequando valores e signos com o seu uso, neste caso os elementos cul-turais se fundem no uso do homem citado, dando uma nova construção de saberes da cultura.

Resolução 20Alternativa correta: AA análise crítica do processo de dominação sociocultural a que estão expostos desde a infância, por meio do consumo de produtos de um país considerado “imperialista”, desperta nos jovens, segundo o trecho, uma atitude de revolta e insurgência diante desse contexto social.

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 14 13/06/2018 18:39:50

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 15 13/06/2018 18:39:51

2018_RAIOX_ENEM_SOCIO.indd 16 13/06/2018 18:39:55