21 01 2018 - tibbh.com · recursos para realizar a “Marcha para Jesus” durante alguns anos. Com...

8
Sementeira 01 ANO: 51 Nº. 03 DATA: 21/01/2018 A perseguição religiosa não é algo novo. O primeiro caso de perseguição religiosa se deu logo no princípio da história humana e resultou na primeira morte mencionada na Bíblia – e morte por assassinato. Mas, pode-se dizer que foi uma perseguição religiosa? Sim. Cla- ro que houve inveja, houve ódio, mas o texto de 1 João 3.12 é claro quando diz: “... não segundo Caim que era do Maligno e assassinou o seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, boas”. Vê- -se claramente a perseguição religiosa aí, pois Abel era de Deus e Caim era do Maligno. E é natural que os do Maligno persigam os que pertencem a Deus. A perseguição religiosa, em se tra- tando de família, não para por aí. Ou- tro exemplo claro é o de Esaú e Jacó. Jacó era o escolhido de Deus e foi per- seguido por seu irmão. Não houve mor- te, mas durante um bom tempo Esaú tencionou matar Jacó. E a perseguição religiosa continuou durante a história do povo de Israel, que sempre foi perseguido pelos inimi- gos. No Egito, Israel ficou 40 anos como escravo. E, quando em sua terra, já com a nação dividida em duas, há um exem- plo clássico de perseguição: Jezabel. Essa mulher, esposa de Acabe, es- tabeleceu em Israel o terror contra os que serviam o Senhor. Perseguia-os até à morte, e Elias sofreu de perto essa perseguição. Sempre houve e sempre haverá per- seguição aos que servem a Deus. Os Is- raelitas, os judeus foram perseguidos, e não podia ser diferente com a Igreja. O Senhor Jesus advertiu os discípulos de que seriam perseguidos. Quando os enviou a pregar, disse: “eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos”. Em outra ocasião Ele afirmou que chegaria o tempo em que aqueles que matassem os seus seguidores estariam julgando pres- tar culto a Deus com essa atitude. E Paulo afirma que, aquele que qui- ser viver piedosamente em Cristo so- frerá perseguição. Mas o Senhor Jesus disse que, quando alguém fosse perse- guido, deveria se alegrar – isso aconte- ceu também com os profetas. A perseguição pode ser ostensiva ou velada. A perseguição ostensiva provo- ca uma reação. Para a perseguição ve- lada, todavia, é necessário que o per- seguido tenha discernimento, perceba e saiba como agir e procurar meios de se defender. E, apesar das persegui- ções, nenhum salvo é aconselhado a fechar sua boca, mas a pregar com ou- sadia o Evangelho. Pr. João Leão DESDE CAIM

Transcript of 21 01 2018 - tibbh.com · recursos para realizar a “Marcha para Jesus” durante alguns anos. Com...

Sementeira 01

ANO: 51 Nº. 03 DATA: 21/01/2018

A perseguição religiosa não é algo novo. O primeiro caso de perseguição religiosa se deu logo no princípio da história humana e resultou na primeira morte mencionada na Bíblia – e morte por assassinato. Mas, pode-se dizer que foi uma perseguição religiosa? Sim. Cla-ro que houve inveja, houve ódio, mas o texto de 1 João 3.12 é claro quando diz: “... não segundo Caim que era do Maligno e assassinou o seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, boas”. Vê--se claramente a perseguição religiosa aí, pois Abel era de Deus e Caim era do Maligno. E é natural que os do Maligno persigam os que pertencem a Deus.

A perseguição religiosa, em se tra-tando de família, não para por aí. Ou-tro exemplo claro é o de Esaú e Jacó. Jacó era o escolhido de Deus e foi per-seguido por seu irmão. Não houve mor-te, mas durante um bom tempo Esaú tencionou matar Jacó.

E a perseguição religiosa continuou durante a história do povo de Israel, que sempre foi perseguido pelos inimi-gos. No Egito, Israel fi cou 40 anos como escravo. E, quando em sua terra, já com a nação dividida em duas, há um exem-plo clássico de perseguição: Jezabel.

Essa mulher, esposa de Acabe, es-tabeleceu em Israel o terror contra os

que serviam o Senhor. Perseguia-os até à morte, e Elias sofreu de perto essa perseguição.

Sempre houve e sempre haverá per-seguição aos que servem a Deus. Os Is-raelitas, os judeus foram perseguidos, e não podia ser diferente com a Igreja.

O Senhor Jesus advertiu os discípulos de que seriam perseguidos. Quando os enviou a pregar, disse: “eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos”. Em outra ocasião Ele afi rmou que chegaria o tempo em que aqueles que matassem os seus seguidores estariam julgando pres-tar culto a Deus com essa atitude.

E Paulo afi rma que, aquele que qui-ser viver piedosamente em Cristo so-frerá perseguição. Mas o Senhor Jesus disse que, quando alguém fosse perse-guido, deveria se alegrar – isso aconte-ceu também com os profetas.

A perseguição pode ser ostensiva ou velada. A perseguição ostensiva provo-ca uma reação. Para a perseguição ve-lada, todavia, é necessário que o per-seguido tenha discernimento, perceba e saiba como agir e procurar meios de se defender. E, apesar das persegui-ções, nenhum salvo é aconselhado a fechar sua boca, mas a pregar com ou-sadia o Evangelho.

Pr. João Leão

desde CaiM

Sementeira 02

Pastor Állan desPede-se de MaravilhasNo sábado, dia 13, foi realizado, na

cidade de Maravilhas, o culto de despedida do Pastor Állan Jean. Ele e sua família estão naquela cidade há mais de nove anos, dando assistência à Missão do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

O Pastor Állan fez um bom trabalho em Maravilhas durante esses anos que tem

estado ali.A irmã Maria Aparecida (Cida, como é conhecida) tem tido bastante

problemas em sua saúde. Com a vinda do casal para Belo Horizonte haverá mais facilidade de atendimento médico para ela. Nos últimos tempos estava sendo difícil para ela vir sempre à Capital para fazer os exames necessários. O casal está providenciando o aluguel de uma casa pertencente a um pastor da Assembléia de Deus, seus conhe-cido, na região do Bairro Lagoa em Venda Nova.

Ao culto de Despedida compareceram o Pastor João Leão e irmã Elzimar, acompanha-dos do Pastor Murilo Rodrigues e uma de suas filhas. O Pastor Murilo foi quem indicou o Pastor Állan para aquela Missão.

O Culto foi realizado no Centro Social da Cidade e estiveram presentes diversos pasto-res e obreiros como se pode ver na foto acima. Também estiveram presentes um vereador crente, membro de uma igreja da cidade e o vice-prefeito.

Um padre carismático, recém chegado a Maravilhas chegou no meio do culto para prestigiar o Pastor Állan, de quem se tornou amigo. Ele, como alguns dos pastores, deu bom testemunho do trabalho do Pastor Állan. Um dos destaques do trabalho do Pastor Állan em Maravilhas foi o fato de ele ter conseguido agregar o grupo de pastores da cidade, onde foi organizada a AMEM – Associação dos Ministros Evangélicos de Maravilhas. O Pastor Állan, através da AMEM conseguiu recursos para realizar a “Marcha para Jesus” durante alguns anos.

Com a vinda do casal para Belo Horizonte, a filha Rízia passará a residir em Sete Lagoas onde está cursando a faculdade. A transferência dela para BH se tornou impossível, tendo em vista que naquela outra cidade ela desfruta de uma bolsa de estudos, o que não teria aqui e sua transferência seria dispendiosa. Pedimos que os irmãos orem por essa família e pelas atividades que terão no seu novo domicilio.

Sementeira 03

MinistÉriosAlguns dos nossos Ministérios, que

são tão importantes como os demais, não aparecem na lista da liderança da Igreja.

Destaquemos aqui o ministério do Porteiro e do Introdutor. Já no tem-po de Moisés Deus mandou que se estabelecessem guardas e porteiros para o templo.

Tive um pastor que declarou que, se não fosse pastor, ele queria ser porteiro. Ele achava muito impor-tante essa função – no nosso caso, incluímos junto com os porteiros os introdutores.

Esse trabalho, ajuda no recebi-mento das pessoas na Igreja. A por-taria, muitas vezes, tem a ver com a segurança dos membros que estão participando do culto. E os introdu-tores fazem um trabalho muito im-portante, encaminhando as pesso-as que entram no templo, diversos deles pela primeira vez. E, uma vez sendo bem recebidos, eles voltarão.

Você pode se candidatar a ser um porteiro ou um introdutor. E seu tra-balho fará diferença.

venha estUdar na ePoNo próximo mês de fevereiro

a nossa ESCOLA PREPARATÓRIA DE OBREIROS (EPO) iniciará suas atividades.

É uma ótima oportunidade para você que deseja se preparar melhor para ser um/a obreiro/a mais preparado/a para trabalhar na Obra do Senhor.

Procure a irmã Marília ou entre em contato com a secretaria da Igreja para fazer a sua inscrição.

As aulas acontecem às quartas feiras, das 19h às 21h15.

CUrso Fonte de lUZUm curso bíblico de ex-

celência. Pode ser feito por recém convertidos, crentes antigos e mesmo por quem

ainda não é crente. FAÇA E DIVULGUE!

A Bíblia edição Comemorativa dos 80 anos de nos-sa Igreja está sendo vendida ao custo de r$ 20,00. Esta Bíblia traz um resumo da história desses 80 anos

de vida da Terceira Igreja Batista. Além de ser uma Bí-blia com encadernação de Luxo e Letra Gigante, o que facilita a leitura. Então, adquira sua Bíblia para seu uso pessoal ou para oferecer de presente a outras pessoas.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Você já levou sua Bíblia para a escola? Em muitas esco-las, em nosso mundo, é proibido levar a Bíblia ou orar. É o caso do país chamado COREIA DO NORTE.

Aqui no Brasil, temos liberdade de levar a Bíblia aon-de quisermos. Aproveite uma oportunidade e, de vez em quando, leve sua bíblia para a sala de aula. Apresente para sua professora e colegas e conte alguma história bíblica que você mais gosta para eles.

Aproveite também e peça a mamãe para comprar uma bíblia e dê de presente para a sua professora.

Diga a seus colegas que a Pa-lavra de Deus nos ensina que so-mos valiosos aos olhos de Deus. Diga também que ler a Bíblia é como comer: ela nos ensina e nos alimenta.

a BÍBlia na esCola (ProvÉrBios 8.33-34)

oração: Senhor Jesus, peço pelas crianças da Coreia do Norte, que tu as abençoes e as ajudes a aprender a tua Palavra. Ajuda-me a também compartilhar a tua Palavra em minha escola.

Sementeira 05

Como crentes nós cremos em milagres. A Bíblia é um livro de milagres. E, desde os tempos mais remotos da história bíblica, milagres aconteceram.. e muitos deles no seio das famílias.

Lembremos Abraão. Era já idoso, assim como Sara, sua mulher. No entanto, Deus havia dito a eles que seriam pais. Apesar de terem tentado resolver o problema da falta de fi lhos à maneira humana e carnal, Deus cumpriu sua promessa e realizou o milagre de Sara engravidar de Abraão e ter o seu único fi lho – Isaque.

Pode-se considerar que a mudança de atitude de Esaú em relação a seu irmão Jacó foi um milagre. Jacó temia encontrar-se com seu irmão, mas depois de passar uma noite em luta com Deus, encontrou um Esaú mudado, pronto a ajudá-lo.

Foi um milagre também a preservação de Moisés quando ainda era muito pequeno e estava condenado à morte pelo governo do Egito – todo fi lho do sexo masculino que nascesse aos israelitas deveriam ser mortos. Mas o Senhor o preservou exatamente através da fi lha do Faraó.

O nascimento de Sansão foi um milagre anunciado. O anjo veio e falou com a esposa de Manoá que eles teriam um fi lho. E, como predito, sucedeu. Ela, que era estéril, teve um fi lho. Esse tipo de milagre além de ter acontecido com Sara e a esposa de Manoá, também aconteceu com Raquel, no Velho Testamento e com Isabel, mãe de João Batista, no Novo Testamento.

Mas o maior milagre do nascimento de uma criança foi o nascimento do Senhor Jesus, o Filho de Deus que se fez homem e nasceu de uma virgem. Que milagre maravilhoso!

Nós também podemos experimentar milagres em nossas famílias, e muitos de nós já têm experimentado. São milagres de cura, de libertação, de bênçãos materiais. Mas o maior milagre está prometido no livro de Atos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. (16.31). A salvação continua sendo, e sempre será o maior milagre que as nossas famílias podem experimentar.

Josué experimentou grandes milagres no seu ministério como líder do povo israelita. Mas, chegado o fi m de sua carreira, ele tinha uma mensagem: se todos voltassem as costas para Deus – podia ele dizer: ”Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Servir a Deus em família, dedicarmo-nos inteiramente ao Senhor, consagrando-nos e aos nossos fi lhos ao nosso Deus fará com que experimentemos grandes milagres de Deus em nossas vidas e nas nossas famílias.

Há muitas famílias em que há problemas, que necessitam de milagres. Cônjuges, fi lhos, pais precisando de um milagre. Nós temos um Deus de milagres. Confi emos nEle e Ele trabalhará em nosso favor – mesmo se necessitarmos de um milagre.

MilaGres eM FaMÍlia

Sementeira 06

CalendÁrio eClesiÁstiCo

a oração e o avivaMento na iGreJa

A nossa igreja tem orado durante longos anos por um avivamento em nosso meio. Não devemos desistir e sim continuar orando, e o ideal é que todos os ministérios da igreja se envolvam nessa busca.

Também a nossa igreja é respon-sável pela literatura “Folhetos de Poder”, onde é citado vários de tipos de avivamentos em igrejas e pessoas buscando ardentemente esse mover do Espírito Santo.

Por que não começarmos a orar ardentemente por um avivamen-to em nossas células? Quem sabe através das células, pode-se “in-cendiar” a nossa igreja, no poder do Espírito Santo?

Temos muitos folhetos que tra-tam desse tema. Temos também na biblioteca muitos livros que tra-zem exemplos muito inspirativos sobre a atuação de Deus na vida de pessoas e igrejas que estejam dispostas a pagar o preço para ter uma vida transbordante do Espírito Santo. A sua célula está disposta a pagar esse preço?

Miss. Vera Lúcia Rocha

Janeiro

Dia 21• Ceia do Senhor pela manhã e à

noite.

Fevereiro

Dias 10 a 13• Feriado dos dias de carnaval

Dia 18• Ceia do Senhor pela manhã e à

noite

Março

Dia 03• Reunião/retiro da Liderança da

Igreja. Pedimos que os irmãos se preparem para este dia. Nós nos reuniremos na Igreja, das 9h às 12h. para orar, para buscarmos a Deus. (Observe que a data dessa reunião foi alterada. Passou do dia 24/2 para 03/03).

Sementeira 07

Pedidos de oração Para a seMana

aniversariantes loUvor

Portaria

introdUtores (culto à noite)

aniversariantes de CasaMento

dia Pela iGreJa Pelo FUndo Pela PatrÍa/oUtros

21/01Dom

Ore por um espírito de evangelização e conversão de pessoas em nossa Igreja.

Ore pelo Pr. Állan e sua fa-mília, em sua mudança para Belo Horizonte

Ore pelos nossos irmãos que estão sofrendo perseguição na Bolívia

22/01Seg

Ore pelos irmãos que estão em viagem de férias.

Ore pela saúde da irmã Ma-ria Aparecida, esposa do Pr. Állan.

Ore por outras pessoas (não crentes) que estão sendo perseguidos na Bolívia

23/01Ter

Ore pelos nossos jovens e adolescentes – por firmeza espiritual.

Agradeça pelo registro da ata de eleição da Diretoria do FMABJ para 2019/2019.

Ore pelo julgamento do ex--presidente Lula amanhã. Por paz no Brasil

24/01Qua

Ore pelos porteiros e os ca-sais de Introdutores.

Ore por recursos financeiros para manutenção e expan-são da Obra do FMABJ.

Ore pelos crentes e outras pessoas que estão sendo perseguidas na Venezuela

25/01Qui

Ore pelos pastores e obrei-ros da Igreja e por todos os irmãos em posição de lide-rança na Igreja.

Ore para que Deus nos orien-te sobre aonde realizar a Viagem Missionária deste ano no feriado de C. Christi

Ore pela conversão dos go-vernantes e por todos que estão em autoridade em nosso País.

26/01Sex

Ore pelo irmão Rafael Sou-sa, sua família e o ministério deles com Atletas em Ação.

Ore pelo Pr. Pedro S. Neto, sua saúde, família e Igreja.

Oremos por mais segurança em nossos bairros e cidade.

27/01Sáb

Ore por um grande aviva--mento em nossa Igreja neste ano.

Ore por um avivamento es-piritual nas missões do Fun-do Missionário.

Ore por um grande e pode-roso avivamento na Pátria Brasileira.

dia 22/01 – Pr. José Ramos CostaNilce Léa de Oliveira Ribeiro

dia 24/01 – Eliane Maria Alves BissoliElias Eli Santos (Gou)

dia 25/01 – Adão Juventino DamascenoMarcone Alves (Gou)

dia 27/01 – Tânia Roselly Moreira OberdáFábio Henrique Nunes Araújo (Gou)

dia 21/01 – Lília e Joaquim José Ináciodia 25/01 – Durvalina e Sebastião L. dos Reis

Mª Auxiliadora e Luiz André S. Planasdia 27/01 – Camila e Joeliton Mendes Aguilar

“Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem” (Salmo 103.17).

hoJe, dia dia 21/01/2018Manhã: Luciana Mendes e Elbert noite: Deives

PrÓXiMo doMinGo, dia 28/01/2018Manhã: Raquel Paula e Isabela noite: Maurício e Miriam Paula

hoJe, dia 21/01/2018Manhã: Antônio Francisco

PrÓXiMo doMinGo, dia 28/01/2018Manhã: Mário Lúcio

hoJe, dia 21/01/2018Cleonice e Mário Lúcio

PrÓXiMo doMinGo, dia 28/01/2018Cristiano e Isabel

Sementeira 08

sede e seCretaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereço Para CorresPondÊnCia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

teMPlo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

horÁrio de atendiMento da seCretaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atividade PerManentes

doMinGo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUarta Feira:• 15h - União Feminina

todo terCeiro doMinGo:• Ceia do Senhor

QUinta-Feira:• 19h30 - Culto

seXta Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sÁBado: • 19h30 - Culto Jovem

toda ÚltiMa 6ª Feira:• 19h30 às 24h - Vigília

FUndo MissionÁrioaChilles BarBosa e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MissionÁrios:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

“Mas os que esperam no Se-nhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; ca-minharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40.31).

Com o entusiasmo e disposição peculiares da juventude, acha-mos que podemos fazer tudo com a força dos nossos braços e com o destemor inerentes ao nosso espírito, mas nem tudo é assim. Às vezes esquecemos que devemos pedir orientação ao Es-pírito Santo para nos conduzir a tomar as decisões corretas, a fi m de evitarmos frustrações desne-cessárias.

Os jovens também se casam e se fadigam (Isaías 40.30). Não tem como fazer tudo com ape-nas a nossa força e vontade. Temos as nossas limitações que também devem ser entregues a Deus.

Devemos sempre caminhar debaixo da poderosa mão do Se--nhor, seguir o exemplo de Cris-to, relacionar diariamente com o seu Santo Espírito e assim tere-mos as nossas forças renovadas manhã após manhã e as nossas limitações fortalecidas n’Ele.

Aguinaldo dos Santos

nossas liMitaçÕes