21.ª SEMANA DA ENGENHARIA -...

8
Boletim Informativo do Instituto de Engenharia do Paraná - Ano 43 - Nº 694 - janeiro de 2016 IEP IEP News Educação do futuro A palestra magna “Inova- ção em Educação”, ministra- da por Alexandre Campos Sil- va, integrante do time Google for Education responsável pela área de Educação do Google para a América Latina, abriu a 21.ª Semana da Engenharia. O evento foi realizado entre 7 e 12 de dezembro de 2015 no Centro de Eventos do IEP. A mesa de abertura foi composta por Nelson Luiz Gomez, presidente do Institu- to de Engenharia do Paraná; Sérgio Luiz Antoniasse, Se- cretário Municipal de Obras Públicas (Representando o Prefeito Gustavo Fruet); Joel Krüger, presidente do CREA- -PR; Mário Pereira, presi- dente em exercício do Pró- -Paraná (Ex governador do estado); Luiz Fernando Vian- na, presidente dos Institutos Lactec; Jackson Pitombo Ca- valcanti Filho, assessor espe- cial da Casa Civil (Represen- tando o chefe da Casa Civil, Deputado Eduardo Sciarra); Luciano Carstens, Diretor do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universida- de Positivo e o palestrante Alexandre Campos Silva. O Presidente Nelson Luiz Gomez deu as boas vindas aos presentes e falou das re- alizações do IEP em 2015. Em sua palestra, Silva apresentou alguns projetos em desenvolvimento pelo Google para melhorar o ensino em todo o mundo, levando internet e tecnologia para a sala de aula até nos lugares mais remotos. Entre os projetos apre- sentados o destaque foi para o Loon, que pretende levar internet às comunidades iso- ladas através de balões, e o Cardboard que proporcio- na passeios virtuais usando apenas um óculos de pape- lão e um smartphone. Para o palestrante o maior desafio da atualida- de não é levar a tecnologia para a sala de aula, mas sim modificar a maneira como o conhecimento é transmitido. “Muitas escolas possuem sa- las de computadores tranca- das e sem uso, nosso papel não é só oferecer instrumen- tos, mas também contribuir para a modificação do ensi- no como um todo”, destaca. Palestra do Google abriu 21.ª Semana da Engenharia

Transcript of 21.ª SEMANA DA ENGENHARIA -...

Boletim Informativo do Instituto de Engenharia do Paraná - Ano 43 - Nº 694 - janeiro de 2016

IEPIEPNewsEducação do futuro

A palestra magna “Inova-ção em Educação”, ministra-da por Alexandre Campos Sil-va, integrante do time Google for Education responsável pela área de Educação do Google para a América Latina, abriu a 21.ª Semana da Engenharia. O evento foi realizado entre 7 e 12 de dezembro de 2015 no Centro de Eventos do IEP.

A mesa de abertura foi composta por Nelson Luiz Gomez, presidente do Institu-to de Engenharia do Paraná; Sérgio Luiz Antoniasse, Se-cretário Municipal de Obras

Públicas (Representando o Prefeito Gustavo Fruet); Joel Krüger, presidente do CREA--PR; Mário Pereira, presi-dente em exercício do Pró--Paraná (Ex governador do estado); Luiz Fernando Vian-na, presidente dos Institutos Lactec; Jackson Pitombo Ca-valcanti Filho, assessor espe-cial da Casa Civil (Represen-tando o chefe da Casa Civil, Deputado Eduardo Sciarra); Luciano Carstens, Diretor do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universida-de Positivo e o palestrante

Alexandre Campos Silva.O Presidente Nelson Luiz

Gomez deu as boas vindas aos presentes e falou das re-alizações do IEP em 2015.

Em sua palestra, Silva apresentou alguns projetos em desenvolvimento pelo Google para melhorar o ensino em todo o mundo, levando internet e tecnologia para a sala de aula até nos lugares mais remotos.

Entre os projetos apre-sentados o destaque foi para o Loon, que pretende levar internet às comunidades iso-ladas através de balões, e o

Cardboard que proporcio-na passeios virtuais usando apenas um óculos de pape-lão e um smartphone.

Para o palestrante o maior desafio da atualida-de não é levar a tecnologia para a sala de aula, mas sim modificar a maneira como o conhecimento é transmitido. “Muitas escolas possuem sa-las de computadores tranca-das e sem uso, nosso papel não é só oferecer instrumen-tos, mas também contribuir para a modificação do ensi-no como um todo”, destaca.

Palestra do Google abriu 21.ª Semana da Engenharia

Publicação Oficial do Instituto de Engenharia do ParanáRua Emiliano Perneta, 174Centro - Curitiba - PRCEP: 80010-050Fone: (41) 3068-9850www.iep.org.brE-mail: [email protected]

Conselho Diretor

PresidenteNelson Luiz Gomez

Vice-PresidenteJosé Rodolfo de Lacerda Vice-Presidente AdministrativoJhony Möller

Vice-Presidente Administrativo AdjuntoFlávio H. Gaspar

Vice-Presidente Financeiro:José Orlando Pereira

Vice-Presidente Financeiro Adjunto:Ubiraitá Antônio Dresch

Vice-Presidente Técnico:Itacy de Amoedo Canto

Vice-Presidente Técnico Adjunto:Marinice Skalski Costa

Conselho ConsultivoVenevérito da CunhaMario De MariVéspero MendesCássio Bittencourt MacedoNey Fernando Perracini de AzevedoGilberto PivaLuiz Cláudio MehlJaime Sunye NetoCassio José Ribas Macedo

Conselho DeliberativoEFETIVOSMauro Fortes CarneiroPaulo Roberto Santos NascimentoRui Rótolo de MoraesHarry KormanWaldemiro de Toledo PizaHelio Haruo MaedaRui MedeirosWaldir Pedro Xavier TavaresEuclésio Manoel FinattiHoracio Hilgenberg GuimarãesCelso Fabrício de Melo JúniorSuely Terezinha Vivan Taniguchi

SUPLENTESNiromar Alvez de RezendeLuiz Mauricio Faria M. de Albuquerque

Conselho FiscalPedro Anselmo Scaramella Beppler – TitularPaulo Rafael Câmara Folador – Suplente

Iuri Luiz da Silva – TitularKelso Krieger Gomes – Suplente

Teichum Hiramatsu – TitularJoão Augusto Barão Michelotto – Suplente

Jornalista ResponsávelAlexandro Kurovski - DRT 6430/PR

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do IEP.

Apoio:

Expediente

Tiragem: 3.000 exemplares

2

21.ª SEMANA DA ENGENHARIA

Na tradicional Semana de Engenha-ria do IEP, realizada no período de 7 a 12 de dezembro, foram realizadas apresentações e discussões abordando temas atuais da Engenharia.

A programação com aproximada-mente 900 participantes, reuniu enge-nheiros, arquitetos, agrônomos, acadê-micos, empresários, empreendedores, representantes do governo e formadores de opinião que durante seis dias troca-ram informações e conhecimento sobre debates que permeiam a engenharia, os avanços técnicos ademais de aprimorar a gestão de empreendimentos.

Concomitantemente as palestras que aconteceram à noite, durante o dia foram realizadas visitas técnicas a empresas e locais que visaram mostra aos inscritos a prática produtiva, bem como soluções técnicas e inovadoras bem sucedidas.

No evento foi galardoado o engenhei-ro civil Raul Ozório de Almeida com o título de Engenheiro do Ano, também recebeu o prêmio a engenheira civil Conradine Taggesell agraciada com o Troféu Enedina Alves Marques. Já o en-genheiro civil e arquiteto Lineu Borges de Macedo, representado por seu filho Luiz Alberto Borges de Macedo, foi ho-menageado com o troféu In Memoriam.

Durante a 21ª Semana de Engenha-ria a Diretoria apresentou um relato condensado das ações realizadas em conformidade com o Planejamento Estratégico do IEP, tendo sido realça-da a quantidade de eventos realizados, que atingiu a expressiva marca de 102

eventos dentre eles: 39 palestras; 25 cursos; 10 visitas técnicas; 7 cafés da manhã; 5 gestões com pipoca. A reati-vação das Câmaras Técnicas que dis-cutem e apresentam proposições de in-teresse da sociedade e da engenharia. De modo idêntico foi reativado o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho em Convênio com a Universidade Positivo. Ademais, o IEP firmou Convênio com a UP, IDD e MundoGeo e esteve representado e participou de mais de uma centena de eventos realizados por entidades congêneres que defendem o interesse público fundamentado nos pilares: téc-nico; econômico e ético.

Os Patrocinadores participaram ati-vamente da 21ª Semana de Engenha-ria, sendo sua presença fundamental para o sucesso do evento que encerrou as atividades do IEP em 2015.

A Diretoria retoma as atividades técnicas e sociais com evento que mar-cará os 90 anos de existência e atuação do IEP no dia 20 de fevereiro de 2016.

Por último deixamos aos Associa-dos, Amigos, Parceiros um Excelente 2016 na esperança que o Brasil supe-re a crise política, econômica e social, confraternizando pujança e otimismo, superando dificuldades; extirpando a corrupção; estimulando talento e inova-ção na construção de um futuro melhor.

Nelson Luiz GomezPresidente do Instituto

de Engenharia do Paraná

PALAVRA DO PRESIDENTE

Deixamos aos Associados, Amigos, Parceiros um Excelente 2016 na esperança que o Brasil supere a crise política, econômica e social, confraternizando pujança e otimismo, superando dificuldades; extirpando a corrupção; estimulando talento e inovação na construção de um futuro melhor.

3IEP News - janeiro/2016

Desempenho acústico de edificaçõesA segunda noite de atividades da

21.ª Semana da Engenharia teve pa-lestras bastante enriquecedoras. A pri-meira delas foi sobre “O desempenho acústico de edificações habitacionais e como a arquitetura pode manipular as variáveis do meio ambiente”.

A palestra foi ministrada pela En-genheira Civil Eliane Jorge dos San-tos, que apresentou formas práticas de se minimizar os ruídos em edifi-cações trabalhando com elementos como tipologia arquitetônica e forma; tecnologia construtiva; relação exte-rior/interior, cheios e vazios; implan-tação e orientação; relação funcional/espacial entre as diferentes ativida-des e espaços.

Ela apontou também as diretrizes da Norma ABNT NBR 15.575, “O foco desta Norma está nas exigências dos usuários para o edifício habitacional e seus siste-mas, quanto ao seu comportamento em uso e não na precisão de como os siste-mas são construídos”, aponta.

A segunda palestra da noite, minis-trada pelo Engenheiro Civil Alex Mar-tins Calcina, membro da equipe de supervisão técnica da INTERTECHNE, apresentou curiosidades e peculiarida-des da execução da “Usina hidrelétrica de Chaglla”, no Peru. A obra se destaca por ser uma barragem de grande altura e estar em um vale profundo.

Localizada entre os distritos de Cha-glla e Chinchao, no Peru, a 420 quilô-metros de Lima, a Usina Hidrelétrica Chaglla foi concluída com nove meses de antecipação em relação ao cronogra-

ma original. É uma das maiores usinas hidrelétricas do Peru e representa quase 8% da energia consumida no país.

A obra da UHE Chaglla é composta pelas seguintes estruturas:

Túnel para desvio do rio de 1,125 metros de longitude e 12,5 metros de diâmetro.

Barragem de 203 metros de altu-ra e uma pequena central hidrelétrica (PCH) ao pé da barragem, que aprovei-ta o fluxo da vazão sanitária de 3,69 metros cúbicos por segundo a ser des-carregado no local da barragem com

uma potência instalada de 6 MW. Vertedouro do túnel composto por

três túneis com comprimento total de 2,838 metros e comportas de 11 X 12,8 metros.

Túnel de adução de aproximada-mente 14,8 quilômetros, com seção ferradura de 7,6 metros de altura, 8 metros de diâmetros e 6,5 metros de base com pendentes de variação de 0.5 a 5%.

Casa de máquinas principal a céu aberto com uma queda bruta de 369 metros e potência instalada de 400 MW.

Usina hidrelétrica de Chaglla

IEP News - janeiro/20164

Segurança de barragensNa terceira noite de ativi-

dades da 21.ª Semana da En-genharia, Rodrigo Moraes da Silveira, Pesquisador sênior dos Institutos Lactec, apre-sentou a palestra “Instrumen-tação e procedimentos para segurança de barragens”. Sensores de fibra óptica ins-talados em barragens, ou mesmo em encostas, são capazes de monitorar altera-ções de compressão e defor-mação. As informações gera-das ajudam na manutenção e na prevenção de acidentes ou colapsos. Um sistema como esse poderia, por exemplo,

“Obras marítimas e por-tuárias” foram tema da se-gunda palestra da noite, mi-nistrada pelo Engenheiro Civil

O quarto dia de evento trouxe palestra sobre “Linhas de crédito habitacional”, com Vilmar José Smidarle, Geren-te Regional de Habitação e Construção Civil da CAIXA, que falou sobre os serviços que o banco oferece para pessoas físicas e jurídicas, com enfase nos créditos disponíveis para incorporadoras e construtoras.

Uma das oportunidades apontadas é a chamada fase 3 do Minha Casa Minha Vida.

“A política habitacional continua na pauta prioritária do Governo, apesar do mo-mento econômico”, destaca.

ter evitado a tragédia de Ma-riana, onde o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração provocou mortes e uma das maiores catástrofes

ambientais do país.“Segurança de barragens

trata-se de uma preocupa-ção permanente, tanto por sua importância econômica

como pelo risco potencial de ruptura ou outro acidente grave como perda de vidas humanas, impacto ambiental e prejuízos materiais”, alerta.

Obras marítimas e portuáriasRubens Sabino Filho, da Exe Engenharia.

Desde a sua fundação a Exe Engenharia tem atuado

em diversos projetos marí-timos de grande porte em diferentes países e presta serviços de estudos de via-

bilidade; projetos concei-tuais, básicos e executivos; metodologias de constru-ção; planejamento e custos de obras; estruturas provi-sórias e equipamentos de construção e gerenciamento de obras.

Durante a palestra, Sabino Filho apresentou alguns dos projetos com participação da empresa e suas peculiarida-des. Além de apresentar dife-rentes técnicas de construção marítima e fluvial.

Linhas de crédito habitacional

5IEP News - janeiro/2016

Integração empresarialAinda na quarta noite de atividades,

foi ministrada a palestra “Conectando os pontos: uma visão sistêmica sobre inte-gração empresarial e seu valor”, por Do-nald Neumann, doutor em administra-ção e especialista em gestão da cadeia de suprimentos no Grupo O Boticário.

Neumann falou sobre a reestru-turação organizacional realizada no Grupo O Boticário nos últimos três anos e que contribuiu para melhorias de até 30% em diferentes indicadores de atendimento e eficiência com a oti-mização de processos e mudanças na forma de gestão.

Marketing para profissionais de engenharia

O último dia de palestras contou com a apresentação “Uma abordagem de marketing para profissionais de engenharia”, feita por Rogério Mainar-

des, diretor corporativo de marketing do Grupo Positivo e diretor-geral da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo. Ele falou sobre

a responsabilidade de gerir uma mar-ca como a Positivo e deu dicas para que Engenheiros possam agregar va-lor às suas próprias empresas.

Na sequência foi realizada a pa-lestra “Smart Change: fusing the real and digital world”, com o Engenheiro de Produção Evandro Ferretti Manffra, Gerente da Divisão de MACHINE CON-TROL Construction da LEICA Geosyste-

ms para América do Sul e o Engenheiro Cartógrafo Bruno Damas Martins, Busi-ness Unit Manager, Geomatics Division LEICA Geosystems – South America, que mostraram as novidades na área de automação em geoprocessamento.

Smart Change ConvênioDurante a 21.ª Semana da Enge-

nharia foi assinado termo de coope-ração entre o Instituto de Engenha-ria do Paraná e Instituto MundoGeo para realização de eventos conjuntos no setor geoespacial.

6

Visitas técnicas

A Brafer Construções metálicas, na cidade de Araucária, foi o destino da segunda Visita Técnica realizada du-rante a Semana da Engenharia 2015.

Na empresa foi possível ver em de-talhes desde o projeto das estruturas até a pintura e galvanização das peças.

Com um dos parques fabris mais bem equipados da América do Sul, ma-quinário moderno e eletronicamente in-tegrado, a BRAFER têm capacidade no-minal de produção de 4 mil toneladas mensais. A empresa está presente em obras de grande porte, como da Are-na da Baixada, Estádio do Corinthians, Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, entre outras.

Como parte das ativida-des da 21.ª Semana da En-genharia, associados ao IEP tiveram a oportunidade de visitar três empresas. A pri-meira visita foi à Estação de Tratamento de Esgoto Belém da Sanepar, onde foi possível conhecer todo o processo e ver detalhes da obra de am-pliação que irá incluir uma usina para geração de ener-gia a partir da matéria orgâ-

nica gerada no tratamento. Responsável pelo trata-

mento do esgoto gerado por 600 mil pessoas, a Estação irá receber ao todo investi-mentos de R$ 102 milhões.

Ela é uma das maiores es-tações de tratamento do Para-ná e foi projetada no final dos anos 70. O tratamento é por lodos ativados com aeração prolongada, também conheci-do como processo carroussel.

A última empresa a ser visitada foi a Positivo Infor-mática. A visita passou pe-los setor de fabricação de placas para tablets, smar-tphones, desktops e note-books, onde foi possível ver o processo em detalhes. Depois o grupo passou pela área de montagem, onde os produtos são finalizados.

Um dos destaques foi o controle de qualidade man-tido pela Positivo, que testa

todas as unidades antes de enviar para as lojas, ao con-trário de outras fábricantes que fazem testes apenas por amostragem.

Com mais de 25 anos de hitória, a Positivo Informáti-ca nasceu em Curitiba e hoje é uma das líderes do seg-mento no país, tendo forte presença de seus produtos em empresas, setor público e principalmente no setor educacional.

7IEP News - janeiro/2016

O Encerramento da 21.ª Semana da Engenharia foi coroado pela entrega do Troféu Paraná de Engenharia, que homenageia os profissionais que se destacam por sua excelência. Nesta edição foram entregues premiações em três categorias: Engenheiro do Ano, Engenheira do Ano e In Memoriam.

Troféu Paraná de Engenharia

Engenheiro do AnoRaul Ozorio de Almeida

Engenheira do AnoConradine Taggesell

O Engenheiro Civil Raul Ozorio de Al-meida, Diretor Técnico da Construtora Roca, foi condecorado com o Troféu de Engenheiro do Ano. Responsável por di-versas obras importantes de infraestru-tura, Almeida fez um breve retrospecto de sua trajetória profissional e agrade-ceu ao IEP pela homenagem. “Fico ain-da mais emocionado por receber esse prêmio do IEP, a minha casa”, disse. Ele tem atuado com destaque na área de construção, recuperação, reforço e res-tauração de pontes metálicas e de con-creto armado e protendido.

O troféu Enedina Alves Marques, de Engenheira do Ano, foi entregue à En-genheira Conradine Taggesell, primeira engenheira do estado de Santa Catarina que atuou por muitos anos na Rede Ferro-viária Federal. Em seu discurso ela falou das dificuldades que enfrentou na época ao escolher o curso de Engenharia Civil e também por morar sozinha em outra cidade para poder estudar, o que para a época era uma grande barreira para uma mulher. “Esses foram os primeiros gran-des desafios de muitos que enfrentei na profissão”, disse emocionada.

In MemoriamLineu Borges de Macedo

O Engenheiro Lineu Borges de Mace-do foi homenageado com o troféu “In Me-moriam”. O prêmio foi recebido por seu filho, Luiz Alberto Borges de Macedo, que leu discurso escrito pelo pai em vida. Ao longo de sua carreira edificou e projetou obras de paisagismo e urbanismo equiva-lentes ao tamanho de mil campos de fu-tebol. Em 6 décadas de atividades, Lineu Borges de Macedo chegou à marca de aproximadamente 8 milhões de metros quadrados construídos. Incluindo igrejas, edifícios ousados e as primeiras sacadas de vidro de Curitiba.

Festa da EngenhariaApós a cerimônia, o jantar

dançante animado pela Banda Toque de Imaginação encerou oficialmente as atividades da

21.ª Semana da Engenharia.

Concurso FotográficoComo parte da programação da 21.ª Semana da

Engenharia foi realizado o 8.º Concurso de Fotografia Engenharia no Brasil. Ao todo foram 61 fotografias inscritas, 16 na categoria P&B e 45 na categoria co-lorida. O juri foi composto por dois representantes do IEP, um professor de fotografia e um fotógrafo profissional. Para a escolha foram avaliados os que-

sitos: estética, criatividade, qualidade técnica e adequação ao tema.

A grande vencedora na categoria colorida foi a foto “Precisão de Pro-jeto” do fotógrafo Alexandre Kroner. A composição com a presença de uma figura humana realmente con-quistou a atenção do juri e ficou com o prêmio de R$ 2.000,00.

Já na categoria Preto e Branco a es-colhida foi a foto “COPAN” do fotógra-fo Ary Attab Filho. A imagem faz uma bela composição usando as linhas cur-vas do edifício emblemático da cidade de São Paulo, que mesmo no detalhe é logo reconhecido. O contraste das linhas claras e escuras também ficou muito bem no P&B. Seu autor também recebeu o prêmio de R$ 2.000,00.

IEP News - janeiro/20168

Devido a qualidade das imagens inscritas, o juri concedeu ainda Menção Honrosa a outras quatro fotografias que se destacaram entre as inscritas.

“Homem de Pedra”Autor: Emerson Mauricio Mercer

“Parque da Imigração Japonesa”Autor: Ruy Gerson Tavares

“Passado e Presente”Autor: Humberto Ribeiro Fontes

“João o Construtor”Antonio Fernando M. Braga Pardal