21c

2
48 SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO Rafael Gama, MSc 1 OBJETIVOS Ter a oportunidade de reproduzir ambientes, no caso reservatórios, e gerenciá-los de forma experimental, porém, de maneira realística, podendo assim, examinar as possíveis alternativas, ao passo que qualquer erro de gerência em um reservatório real poderá arruinar todo um projeto. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA Em razão do avanço ocorrido em 1950 nas tecnologias computacionais, agora é possível desenvolver modelos sofisticados para simular processos mais complexos que ocorrem em reservatórios de petróleo (durante a implementação dos processos de recuperação de hidrocarbonetos), tecnologias essas que estão em constante evolução. As técnicas atuais de simulação computacional de reservatórios permitem o estudo detalhado do mesmo, pela possibilidade de sua divisão em inúmeros blocos ou malhas, através do MEF4 aplicado à Mecânica dos Fluidos. Dessa maneira, efetua-se a aplicação da equação fundamental para o fluxo de fluidos em meios porosos, Lei de Darcy5, em cada “bloco”, para posterior análise do reservatório. O principal objetivo do estudo de reservatórios é prever performances futuras do reservatório achando caminhos e significados, almejando assim, o aumento na recuperação final de hidrocarbonetos. A simulação computacional possui grande aplicação na Engenharia de Reservatórios, auxiliando no entendimento da geologia da rocha- reservatório e do escoamento de fluidos ali existentes; elaborando modelagens e simulando previsões do comportamento dos fluidos em meios porosos. Assim, pode-se responder algumas perguntas essenciais na Engenharia de Reservatórios, tais como: 1) Como um campo petrolífero deve ser desenvolvido para que maximize a produção de hidrocarbonetos de forma econômica? 2) Qual o melhor método de recuperação para se ter o maior volume de óleo recuperado? 3) Por que determinados reservatórios não se comportam de acordo com as previsões? 4) Qual o limite para uma produção economicamente viável? 5) De qual parcela do reservatório está vindo a produção? METODOLOGIA A estruturação do trabalho estará dividida em 6 (seis) etapas, a saber: 1) Revisão Bibliográfica 2) Buscar Referencial Teórico 3) Metodologia de simulação 4) Resultados e Discussões 5) Conclusões e Recomendações Finais.. JUSTIFICATIVA No presente trabalho, a simulação será usada para obter um melhor entendimento do ambiente onde os hidrocarbonetos estão contidos, juntamente com a predição do comportamento de fenômenos físicos que são tangenciados pelas leis da natureza, como a permeabilidade e a porosidade rochosa, deformabilidade e o estado de tensões. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ROSA, Adalberto José. [et. al.]. Engenharia de reservatórios de petróleo. Rio de Janeiro, RJ: Interciência, 2006.

description

Mual de Consução em Ao

Transcript of 21c

  • 48

    SIMULAO NUMRICA DE RESERVATRIOS DE PETRLEO

    Rafael Gama, MSc 1

    OBJETIVOS Ter a oportunidade de reproduzir ambientes, no caso reservatrios, e gerenci-los de forma experimental, porm, de maneira realstica, podendo assim, examinar as possveis alternativas, ao passo que qualquer erro de gerncia em um reservatrio real poder arruinar todo um projeto. CARACTERIZAO DO PROBLEMA Em razo do avano ocorrido em 1950 nas tecnologias computacionais, agora possvel desenvolver modelos sofisticados para simular processos mais complexos que ocorrem em reservatrios de petrleo (durante a implementao dos processos de recuperao de hidrocarbonetos), tecnologias essas que esto em constante evoluo. As tcnicas atuais de simulao computacional de reservatrios permitem o estudo detalhado do mesmo, pela possibilidade de sua diviso em inmeros blocos ou malhas, atravs do MEF4 aplicado Mecnica dos Fluidos. Dessa maneira, efetua-se a aplicao da equao fundamental para o fluxo de fluidos em meios porosos, Lei de Darcy5, em cada bloco, para posterior anlise do reservatrio. O principal objetivo do estudo de reservatrios prever performances futuras do reservatrio achando caminhos e significados, almejando assim, o aumento na recuperao final de hidrocarbonetos. A simulao computacional possui grande aplicao na Engenharia de Reservatrios, auxiliando no entendimento da geologia da rocha- reservatrio e do escoamento de fluidos ali existentes; elaborando modelagens e simulando previses do comportamento dos fluidos em meios porosos. Assim, pode-se responder algumas perguntas essenciais na Engenharia de Reservatrios, tais como: 1) Como um campo petrolfero deve ser desenvolvido para que maximize a produo de hidrocarbonetos de forma econmica? 2) Qual o melhor mtodo de recuperao para se ter o maior volume de leo recuperado? 3) Por que determinados reservatrios no se comportam de acordo com as previses? 4) Qual o limite para uma produo economicamente vivel? 5) De qual parcela do reservatrio est vindo a produo? METODOLOGIA A estruturao do trabalho estar dividida em 6 (seis) etapas, a saber: 1) Reviso Bibliogrfica 2) Buscar Referencial Terico 3) Metodologia de simulao 4) Resultados e Discusses 5) Concluses e Recomendaes Finais.. JUSTIFICATIVA No presente trabalho, a simulao ser usada para obter um melhor entendimento do ambiente onde os hidrocarbonetos esto contidos, juntamente com a predio do comportamento de fenmenos fsicos que so tangenciados pelas leis da natureza, como a permeabilidade e a porosidade rochosa, deformabilidade e o estado de tenses. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ROSA, Adalberto Jos. [et. al.]. Engenharia de reservatrios de petrleo. Rio de Janeiro, RJ: Intercincia, 2006.

  • 49

    ___________________ Docente da Escola de Cincia e Tecnologia, UNIGRANRIO

    ROSA, Adalberto Jos; CARVALHO, Renato de Souza. Previso de comportamento de reservatrio de petrleo: mtodos analticos. Rio de Janeiro, RJ: Intercincia, 2002. GILAT, Amos; SUBRAMANIAM, Vish. Mtodos numricos para engenheiros e cientistas: uma introduo com aplicaes usando o MATLAB. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. BURDEN, Richard L.; FAIRES, J. Douglas. Anlise numrica. So Paulo,SP: Cengage Learning, 2008