25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 25 de abril de 2015 REPRODUÇÃO Manchas na pele Saiba qual é a melhor época para tratar o problema Páginas 4 e 5 Os vegetais a seu favor Página 8 Dicas deliciosas para variar com saúde seu cardápio

description

25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

Page 1: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

Bento Gonçalves :: Sábado :: 25 de abril de 2015

REPRODUÇÃO

Manchas na peleSaiba qual é a melhor épocapara tratar o problema

Páginas 4 e 5

Os vegetais a seu favor

Página 8

Dicas deliciosas para variar com saúde seu cardápio

Page 2: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

2 Sábado | 25 de abril de 2015

REPRODUÇÃO

Fonte: minhavida.com.br

Até quem não treina precisa dar uma esticadinha, prevenindo lesões e garantindo a elasticidade necessária aos músculos

Entenda porque alongar o corpo é importante

Quem faz exercícios aeró-bios ou musculação tem o alongamento como

parte obrigatória do treino. Afinal, eles protegem a mus-culatura contra muitas lesões. Mas, mesmo se você não pra-tica atividades físicas regular-mente, deveria incluir sessões de estica e puxa na sua rotina. Os alongamentos preparam a musculatura para exercer quaisquer movimentos, sem tensões desnecessárias.

Antilesões

A ciência ainda não com-prova. Mas a experiência prá-tica indica que se alongar com regularidade diminui a pre-disposição às lesões. Isso sem esquecer que alongar, além de fortalecer a musculatura, au-menta o gasto calórico. Numa aula mais prolongada, você ainda sente os efeitos da libe-ração de substâncias ligadas ao bem-estar, como a endorfina.

Respire fundo

Não segure a respiração enquanto estiver alongando. Se uma determinada posição provocar tensão, inspire para aumentar o ciclo de oxigênio e relaxar o músculo. Aos pou-quinhos, você vai sentir o mo-vimento mais fluido, mesmo que sem aquela elasticidade exibida pelas ginastas.

Faça em dupla

Os alongamentos podem ser divididos em ativo e passivo. O primeiro é feito sozinho, sendo conhecido por autoalongamento. Já o alongamento passivo é feito com ajuda de outra pessoa e, normalmente, tem uma ação muito mais intensa. Só tome cuidado para não ir muito além dos seus limites e acabar se machucando. Na dúvida, peça orientação de um professor.

Suavidade é o segredo

Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. Preste atenção para não deslocar demais o quadril ou pressionar as vértebras. Seu corpo merece respeito. Os músculos têm capacidade de adaptação a qualquer tipo de treino. Mas é preciso ira avançando com calma. Para isso, segure pelo menos um minuto em cada uma das po-sições realizadas.

Corpo feliz

Com o alongamento fre-quente, você tonifica a mus-culatura, oxigena melhor todas as células e a queima de calorias ocorre com mais eficácia. Sua postura também melhora, pois para cada mo-

vimento são solicitados mús-culos específicos, sem com-pensações. O alongamento reduz as tensões articulares, muitas vezes responsáveis por lesões, principalmente em pessoas idosas e sedentárias.

Pela ordem

O alongamento deve ser feito na seguinte sequência:

1. Mobilidades articula-res: ombros, punhos, dedos, quadril, pé e pescoço ;

2. Pequenos grupos mus-culares: bíceps, tríceps, an-tebraço, panturrilha;

3. Grandes grupos muscu-lares: quadríceps, peitoral, grande dorsal e coluna.

Sinta na pele

Esquecer o alongamento depois do treino é certeza de músculos tensos. Sem ele, há aumento na com-pressão dos tendões e dimi-nuição da mobilidade para realização dos exercícios. O estresse contínuo, ao longo do tempo, pode acarretar uma lesão. Comece a pra-ticar o alongamento e sinta a melhora na agilidade, na força e na velocidade dos seus exercícios, além da sig-nificativa melhora na saúde.

Page 3: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

3Sábado | 25 de abril de 2015

Saiba como controlar as doenças hereditárias Previna as doenças

sexualmente transmissíveis

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Sempre ouvimos falar que doenças como diabetes, hi-pertensão, colesterol alto, en-xaqueca são hereditárias. Mas como podemos driblar algo que está no gene para não se mani-festar em nosso organismo?

De início, é preciso enten-der como a genética influencia o organismo. Todo ser possui seu DNA, que são moléculas que carregam o material gené-tico vindo do pai e da mãe. É o DNA que determina caracterís-ticas como cor dos olhos, dos cabelos, altura e até doenças.

Mas há uma diferença entre doença genética e doença he-reditária. Todas as doenças he-reditárias são genéticas, mas nem todas as doenças genéti-cas são hereditárias. As doen-ças genéticas podem aparecer pela primeira vez na família, como a síndrome de Down.

Já as doenças hereditá-rias mostram a tendência de uma pessoa ter a doença, mas isso não quer dizer obrigato-riamente que ela a terá. Por exemplo, se na família do pai e da mãe existem casos de dia-betes, hipertensão ou asma, é mais provável que o filho pos-sa ter essas doenças. Por ou-tro lado, a probabilidade de elas se manifestarem também pode depender da interação com o ambiente e hábitos.

A boa notícia é que existem

As DSTs, doenças sexu-almente transmissíveis continuam trazendo

muitos transtornos. É pre-ciso conhecer as formas que permitem evitar estas tragédias. No passado eram conhecidas como doenças venéreas. Na antiguidade eram tidas como doença da deusa grega do amor, a Vênus. Para se ter ideia da sua anti-guidade, basta observar que a gonorreia já foi descrita em alguns textos com mias de dois milênios. Na verdade, de amor estas doenças nada tem, an-tes pelo contrário, geralmen-te são responsáveis por uma tremenda encrenca dentro de casa e, antes da descoberta dos antibióticos, muitas vezes chegavam ate a matar.

Nos dias de hoje, com o uso generalizado dos anti-concepcionais orais e o pou-co uso de preservativos, as DSTs voltam a assolar nossos ingênuos brasileiros. Pouca coisa se pode fazer para que estas doenças possam ser su-peradas e deixem de infectar tantas pessoas de pratica-mente todas faixas etárias.

É importante que se diga que sua transmissão ocorre por meio de relações sexu-ais anais, vaginais e orais. A presença de secreções puru-lentas no pênis ou na vagina, a sensação de ardência ao urinar ou ainda a presença de bolhas ou feridas nos gê-nitas costumam ser indicati-vos de doenças sexualmente transmissíveis. Existem DSTs, como a sífilis, a hepatite B e a AIDS, que podem ser trans-mitidas através do sangue infectado ou da mãe para o filho, durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

Também aqui o melhor tra-tamento é a prevenção. Hoje há unanimidade em se afir-mar que o uso do pre-servativo, em todas as relações sexuais ,

Fonte: portalvital.com

Texto: Ivan SeibelFonte: Folha do Mate

As doenças hereditárias são aquelas transmitidas genéticamente de pais para filhos

O uso do preservativo é importante na prevenção das DSTs e da gravidez indesejada

é o método mais eficiente de combate as DSTs. Entretanto contra o vírus HPV, respon-sável por milhares de mortes por câncer, em mulheres jo-vens, m a camisinha pouco protege. Porém, é importan-te modificar o comportamen-to de risco das pessoas, para evitar novas exposições e a incidência de outras doenças que podem ser mortais como hepatite B ou que são mortais como a AIDS. A frequente tro-ca de parceiro ou de parceira e o relacionamento concomi-tante com múltiplos parceiros ou parceiras por mais tenta-dor que possa parecer para os sexomaníacos, costuma ser responsável por mui-tas encrencas.

Convém esclarecer que a cadeia de t r a n s m i s -são só é

interrompida quando se trata o doente e este passa a usar preservativo em todas as re-lações sexuais. O parceiro ou parceira também devem se tratar, senão uma volta a reinfectar o outro. Não se deve tomar nem aceitar re-médios por conta própria. Só um médico pode indicar o tratamento correto. Vale o alerta: Prevenir sempre será mais barato e mais saudável do que tratar estas doenças, depois que estas lhes estive-rem complicando a vida.

meios de tornar a manifestação dessas doenças menos graves ou mantê-las sob controle. Exis-tem características específicas e singularidade de cada mal, porém uma vida saudável ajuda no âmbito geral. E mais: saber que existe a predisposição da doença pode até levar as pesso-as a terem uma vida mais saudá-vel. Se existe uma chance de a criança ter asma, os pais podem colocá-la na natação. Sabendo do diabetes, os hábitos alimen-tares devem ser mais controla-dos, sem consumo excessivo de açúcar. Assim, a pessoa pode ter a doença, mas não haver mani-festação grave, porque foi bem orientado. Ela pode morrer com diabetes, não do diabetes.

Confira as dicas

- Reduza o consumo de ali-

mentos calóricos, com muito açúcar ou gordura

- Mantenha as taxas de gli-cose, colesterol e triglicérides equilibradas

- Evite o estresse- Não fume e evite o consu-

mo de bebidas alcoólicas- Pratique exercícios físicos

regularmente- Peça orientação sobre a

doença ao seu médico e não se automedique

Page 4: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

4 Sábado | 25 de abril de 2015

Melhor época para tratar manchas na pele

A médica Andressa Pauletto fala sobre os tipos de manchas e de tratamentos

DIVULGAÇÃO

As manchas estão entre as maiores preocupa-ções das mulheres que

procuram cuidar da pele. Não é à toa: elas podem sur-gir muito antes de você vi-rar a casa dos 30. Aos 20 e poucos, manchas castanhas, pequenas e irregulares (as melanoses solares) apare-cem em quem abusou do sol. Mulheres jovens que tomam pílula anticoncepcional e gestantes podem notar o sur-gimento de manchas que ge-ralmente marcam a maçã do rosto, testa ou buço por cau-sa da ação dos hormônios (os melasmas). E quem nasceu com a pele morena pode per-ceber, de repente, uma nova marquinha escura depois de tomar uma picada de mos-quito ou da cicatrização de uma espinha bem inflamada. Sorte nossa que existem boas soluções para deixar a pele mais uniforme. As man-chas são resultado da produ-ção exagerada de melanina, um tipo de pigmento que dá cor à pele. O sol é um dos principais responsáveis por

esse descontrole. Até nos melasmas, em que o gran-de gatilho é o hormônio, os raios ultravioleta agravam a situação. “Por isso, FILTRO SOLAR é palavra-chave na prevenção e, também, no tratamento desse proble-ma”, explica a médica der-matoesteticista, Andressa Frare Pauletto.Outro tipo de mancha é a queratose ou ceratose solar é uma lesão que surge nas áreas da pele continuamen-te expostas ao sol e causam atrofia do tecido. Estas me-recem mais cuidados, pois tendem a malinizar.

Manifestações clínicas

As lesões aparecem prin-cipalmente na face, couro cabeludo (homens calvos) e dorso das mãos, o “V” do de-cote e do antebraço”. Podem ter vários aspectos: averme-lhadas e descamativas, man-chas de cor escura discreta-mente elevadas e rugosas ou lesões ásperas, bastante ele-vadas e endurecidas.

Tratamentos

A médica explica que prefe-re conciliar o tratamento no consultório com tratamen-tos em casa. “É o conjunto de cuidados que vai resultar numa pele bem tratada”, explica. Segundo a médica, o primeiro passo é a avalia-ção da pele. Em seguida o diagnóstico e o tratamento. “Em todos os casos é preciso que o paciente use filtro so-lar, com o fator solar de pelo menos 30 e reaplique no mí-nimo duas vezes ao dia”, lembra. Na clínica o trata-mentos mais usados é o pee-ling químico – superficial ou profundo -, com luz pulsada ou laser. A melhor época do ano para fazer o tratamento é de abril a outubro, quando a incidência de raios sola-res é menor. “Nada impede de se fazer em outra época, mas neste caso os cuidados precisam ser redobrados”.

Olheiras

Outro tipo de mancha que incomoda muito, principal-mente as mulheres, são as olheiras. “Elas podem deixar o visual cansado e pesado”, lembra. Estas manchas acon-tecem devido ao aumento de melanina e a alterações nos pequenos vasinhos que irri-gam esta região, mas que po-dem ser causadas também por noites mal dormidas, algumas doenças (respiratória e tireoi-de), excesso de sol, genéti-ca, retenção de líquido por exemplo. “Para tratar usamos cremes para a área dos olhos, luz pulsada, carboxiterapia e preenchimento com ácido hialurônico”, destaca.

De olho na pele

O cuidado com a pele incluí também diagnosticar ou des-cartar o câncer de pele. Ele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anor-mal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo exis-tem diversos tipos de câncer de pele. O dermatologista está na linha de frente na preven-ção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do pro-blema. “Se for diagnosticado

Page 5: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

5Sábado | 25 de abril de 2015

Melhor época para tratar manchas na pele

FOTOS REPRO

DUÇÃO

O filtro solar deve ser aplicado todos os dias: mesmo com chuva há incidência de raios solares

Depois do tratamento os pacientes melhoram a autoestima

algum caso de câncer de pele, encaminho para um especialis-ta dessa área que irá prosseguir com o tratamento indicado”.

Autoestima renovada

Os cuidados e tratamentos com a pele, muito mais do que beleza, proporcionam a melhora da autoestima. Para isso, é preciso escolher um bom profissional e dar sequ-ência no tratamento indicado. “Todo mundo merece se olhar no espelho e ficar satisfeito, isso vai se refletir no convívio social e até na vida profissio-nal”, destaca Andressa.

Filtro Solar: umgrande aliado

Um grande aliado para uma pele saudável é o filtro solar. Ele é uma substância destina-da a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, ele protege a pele de queimadura e alergias solar e, a longo prazo, de en-velhecimento precoce e câncer de pele. Um bom filtro solar deve agir de duas maneiras: através da absorção dos raios ultravioletas, impedindo assim que a pele seja atingida. “O filtro deve ser aplicado pelo menos três vezes ao dia, mais frequente após exercícios físi-cos, mergulhos e transpiração excessiva”, ensina. Os filtros solares são para uso na praia e na cidade. “Devemos utilizá-los sempre, já que não é somente o

sol o transmissor das radiações ultravioletas, mas também as lâmpadas, as telas de televiso-res e computadores”.O valor do FPS é determinado pela razão entre o tempo de exposição até o início de eri-tema (vermelhidão) na pele com filtro solar e o tempo de exposição até o início de erite-ma na pele sem filtro solar. O Fator de Proteção Solar (FPS) está diretamente relaciona-do à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de prote-

ção. “Existem muitas marcas de protetor solar no mercado, devemos buscar marcas mais conhecidas, que indiquem Proteção UVA e UVB e FPS de pelo menos 30”.Existem filtros solares, que se adaptam a cada tipo de pele, seja ressecada ou oleosa. Para cada pele existe um filtro que ficará confortável e seguro. A médica Andressa Frara Pau-letto atende na Clínica Médica Visualitè, que fica localizada na rua General Osório, 238 em frente à Farmácia Tacchimed. O telefone para mais informa-ções é o 3055-4405.

Page 6: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

Fonte: mdemulher.abril.com.br

REPRODUÇÃO

6 Sábado | 25 de abril de 2015

Em casa, no trabalho, com o seu namorado... Tudo parece ser uma carga exa-

gerada pra você? Será que o seu corpo está tentando te alertar de que é muita coisa?

Você está tão cansada que você não

consegue dormir

Outra razão legítima de es-tresse é acordar já se sentindo cansada: você passou a noite anterior se revirando e pedindo que seu cérebro simplesmente se desligasse. Foram tantas ati-vidades durante o dia que, na hora de dormir, você está exaus-ta. Papo sério: essa sensação pode ser sinal de que os hormô-nios responsáveis pelo estresse estão afetando o seu corpo em níveis nada saudáveis. Talvez seja a hora de encontrar uma brecha pra sua agenda e acabar com as noites mal-dormidas.

Vira e mexe você está doente

Quando você está operando em modo de muito estresse, seu sistema de imunidade pode ter sua capacidade reduzida em até 30%, o que te deixa mais propen-sa a contrair resfriado ou gripe. Então se você já ficou doente muitas vezes este ano, pode ser um sinal de esgotamento.

Seu cérebroainda funciona?

A parte engraçada: um pe-queno choque de estresse em determinadas situações pode despertar ações incríveis – até super-humanas. Mas e quando cada projeto, trabalho, exer-cício etc., etc., etc., está te ocupando a ponto de você se sentir empacada? Aí então sua memória se torna confusa, seu foco passa a não existir e sua

habilidade de ouvir de fato de-saparece. É assim que o estresse sequestra seu cérebro.

Parece que sua cabeça está a ponto de explodir

OK, pense na última vez em que alguém te assustou: seus ombros instantaneamente se encolheram e os músculos do seu pescoço endureceram, cer-to? A resposta ao perigo é ins-tintiva. Mas a parte traiçoeira é que seu cérebro não conse-gue distinguir entre um tigre se aproximando ou a vaga consta-tação de que você tem milhões de coisas pra fazer esta sema-na. E se você não prestar aten-ção, você pode andar por aí em modo constante de alerta má-ximo. Para evitar esta rigidez e a dor de cabeça causadas pelo estresse, tente este truque al-gumas vezes ao dia: sente-se com a coluna ereta, respire fundo, encoste o queixo no seu peito e gire sua cabeça para o lado esquerdo e depois repita a ação para o lado direito. Você vai se sentir bem melhor!

A libido já era

Você ainda consegue se lem-brar do tempo em que ficava sonhando acordada pensando em como seria quente a noite? Não acontece com todo mundo, mas algumas mulheres podem sentir a perda de apetite sexual quando estão sobrecarregadas com trabalho, família, proble-mas financeiros... enfim, a vida. Mas não se preocupe, o desejo deve voltar em breve - que tal se exercitar um pouco para ali-viar o estresse, hein?

Qualquer coisa te deixa emotiva

Tem dias que todo mundo sente vontade de chorar com

qualquer vídeo aleatório do YouTube. Mas se você tem sido uma bomba de sentimentos in-tensos, explodindo a cada co-mentário do seu namorado ou se irritando exageradamente com coisas pequenas, algo não está funcionando bem. Nestas horas, você pensa sobre você mesma: “Quem era aquela pes-soa?”. É que o estresse desliga seu filtro e aciona a tendência a agir instintivamente, fazendo com que seu monstro interior tome conta em situações com as quais você lidaria bem.

Sua barriga anda fazendo barulhos estranhos

Talvez seja gás ou dor de estômago ou você não tem ido ao banheiro o suficiente. E isso tudo pode estar sendo causado por sentimentos ordinários de pressão e preocupações diárias. As células nervosas estão espa-lhadas por todo o nosso organis-mo e, em algumas pessoas, esta energia se concentra toda no in-testino. Pesquisadores ainda es-tão tentando descobrir como os hormônios do estresse causam esse desarranjo, mas eles sabem que há um vínculo definitivo en-tre os sistemas.

Então o que você deve fazer

Primeiro: certifique-se de ter tempo suficiente para descan-sar e respirar profundamente, com frequência. É importante criar espaços no seu dia para que o seu corpo e a sua mente estejam relaxados, o que evita a pilha do stress. E se os sinto-mas do estresse não desapare-cerem, procure ajuda para en-contrar um jeito de aliviar sua carga diária e lidar com esta pressão toda.

Sinais de que você anda muito estressada

A massagem relaxante nos pés ajuda a relaxar e a descon-trair, como depois de um dia cansativo e estressante no tra-balho ou na escola, por exem-plo, conferindo bem-estar físi-co e mental.

Esta massagem nos pés pode ser feita por uma pessoa ou pelo próprio, pois é muito simples e fácil de fazer, bas-tando ter um óleo ou creme de massagem em casa.

Desta forma, para fazer uma massagem relaxante nos pés siga os seguintes passos:

Passo 1: Lavar e secar muito bem os pés, incluindo entre os dedos;

Passo 2: Colocar uma pe-quena quantidade de óleo ou creme em uma das mãos e aquecê-lo, passando-o entre as duas mãos. A seguir, espa-lhar o óleo sobre um pé até ao tornozelo;

Passo 3: Pegar no pé com as duas mãos e puxar para um lado com uma das mãos e empurrando para o ou-tro lado com a outra mão, como mostra a imagem. Começar desde a ponta do

Faça uma massagemrelaxante nos pés

pé até ao calcanhar e subir novamente à ponta do pé, repetindo 3 vezes;

Passo 4: Colocar os polega-res de ambas as mãos sobre a ponta dos dedos e massagear de cima para baixo. Depois de terminar os dedos do pé, massagear todo o pé, com mo-vimentos de cima para baixo, até ao calcanhar;

Passo 5: Colocar uma das mãos debaixo do tornozelo e com o polegar e o indicador da outra mão, massagear de cima para baixo o tendão de Aquiles em direção ao calcanhar. Repe-tir o movimento 5 vezes;

Passo 6: Massagear, em forma de círculos, a região dos tornozelos com ambas as mãos abertas e os dedos es-ticados, fazendo uma ligeira pressão, percorrendo lenta-mente a parte lateral do pé até aos dedos do pé;

Passo 7: Massagear a parte de cima do pé, fazendo movi-mentos para trás e para a fren-te durante cerca de 1 minuto;

Passo 8: Torcer e puxar len-tamente cada dedo do pé, co-meçando pela base do dedo;

Fonte: tuasaude.com

Page 7: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

Você sabia que o número de mortes relacionadas ao sedentarismo é duas

vezes maior do que as ligadas à obesidade? É o que aponta um estudo feito na Universidade de Cambrigde, na Inglaterra.

Outro estudo publicado levanta que o sedentarismo pode ser o principal fator de risco ao coração da mulher, elevando as chances de uma doença cardíaca de forma mais intensa do que tabagis-mo, obesidade e a hiperten-são, por exemplo.

Deu para perceber que não adianta ser magra se o seu hábito de se exercitar é nulo. Muitas pessoas ainda acredi-tam que o único benefício de praticar exercícios é perder peso. No entanto, as pesqui-sas indicam que pessoas, ma- Fonte: vilamulher.com.br

Sedentarismo é mais perigoso que obesidade

Estudos mostram que um gordinho ativo é mais saudável que um magro sedentário, tonando o sedentarismo mais perigoso que a obesidade

FOTOS REPRO

DUÇÃO

7Sábado | 25 de abril de 2015

Cuidado com o consumoexcessivo de açúcar

Não é nenhuma novidade que consumir açúcar em ex-cesso faz mal à saúde, além de levar ao aumento de peso. E a recomendação diária da Organização Mundial de Saú-de (OMS) está ainda menor. A nova proposta é que o con-sumo de açúcar represen-te menos de 5% da ingestão energética total, o equiva-lente a apenas 25 gramas (ou seis colheres de café). Essa nova proposta foi formula-da com base em análises de estudos científicos sobre a relação entre o consumo de açúcares e o ganho de peso

Fonte: bolsademulher.com

1 lata de refrigerante contém 40g de açúcar, ultrapassando o valor diário considerado saudável

em adultos e crianças, além do surgimento da cárie den-tária e do risco para desen-volvimento de diabetes.

Nesse valor estão incluídos os monossacarídeos (como glicose e frutose), dissacarí-deos (como a sacarose ou o açúcar de mesa) e açúcares presentes de forma natural no mel, xaropes, sucos de fru-tas e concentrados de frutas.

Já o açúcar presente na-turalmente nas frutas, ver-duras, legumes e leite fresco não devem ser computados nesta restrição. Ao comprar um alimento, o consumidor deve verificar o rótulo e a tabela nutricional. Alimen-tos que não contêm açúcar, até 100 mg de sódio e acima de 2 gramas de fibra podem ser considerados saudáveis.

gras ou obesas, que não pra-ticam atividades físicas, têm mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Por isso que é surpreen-dente quando se fala em “obesidade metabolicamen-te saudável”, ou seja, os exames laboratoriais de uma pessoa obesa está dentro dos padrões, não apresenta diabetes, hipertensão, entre outros problemas de saúde, já que são obesos ativos, mantendo um peso que não sobrecarrega as articulações e possuem um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios físicos.

Já uma pessoa magra que vive sentada na frente da TV ou do computador, não caminha, não corre, não se movimenta e come bes-

teira o dia todo têm muito mais chances de apresentar um exame laboratorial mais preocupante, com os níveis de colesterol ruim mais al-tos, além do risco de diabe-tes e outras doenças.

Procure adotar um estilo de vida saudável, mas não só na alimentação. Praticar qualquer tipo de atividade fí-sica traz uma série de benefí-cios, entre eles a melhora da resistência do seu corpo, que te deixa mais disposta e com menos cansaço no dia a dia; a melhora do humor e dimi-nuição do estresse; a melho-ra da coordenação motora e, claro, a diminuição do risco de doenças, principalmente doenças cardiovasculares.

Page 8: 25/04/2015 - Saúde - Edição 3.124

8 Sábado | 25 de abril de 2015

Desde restrições alimen-tares à causa animal, passando por questões

religiosas, são diversos os motivos que levam alguém a se tornar vegetariano, mas uma característica é comum à maioria dos adeptos desse estilo de vida: sua alimenta-ção costuma ser mais saudá-vel, por ser bastante rica em micronutrientes, como fibras, vitaminas e sais minerais.

Entre as maiores vantagens de uma dieta desse tipo, que acarreta a redução do con-sumo de gordura saturada e colesterol, estão a preven-ção de doenças cardiovascu-lares, obesidade, problemas digestivos, diabetes tipo II e de câncer, principalmente de intestino e estômago.

No entanto, como aconte-ce com qualquer tipo de há-bitos alimentares, restritivos ou não, é importante priori-zar uma alimentação balan-ceada. Simplesmente parar com o consumo de carne não é garantia de que todos esses benefícios serão alcançados.

Mesmo que o seu intuito não seja adotar uma dieta totalmente vegetariana, nu-trólogos lembram que a in-gestão de alimentos de ori-gem vegetal é fundamental para a manutenção da saú-de, é através deles que ad-quirimos nutrientes essen-ciais ao bom funcionamento do organismo.

Aperitivos

Tábua de aperitivos: para receber e surpreender os amigos, para inovar em pequenos eventos ou para acompanhar num happy hour, a tábua de aperitivos deixa as opções mais tradicionais, como amendoins e frios, de lado e empresta muita cor e sabores inusitados à sua mesa ao combinar vegetais.

Mini bruschettas de to-mate com manjericão e orégano: como entrada ou como aperitivo, as bruschet-

Varie o cardápio com dicas vegetais

Fonte: dicasdemulher.com.br

Com algumas dicas, você pode usufruir de todos os benefícios que uma alimentação vegetariana pode trazer

REPRODUÇÃO

tas são finas e nada traba-lhosas. Nesta receita, é uti-lizado o pão do tipo baguete, mas também é possível pre-parar com pão italiano ou até mesmo reaproveitar pão francês. Para incrementar o sabor, também pode ser acrescentado queijo, palmi-to e azeitonas.

Prato principal

Lasanha de abobrinha vegetariana sem glúten: alternativa criativa à mas-sa tradicional, a lasanha de abobrinha é recheada com ri-cota e ganha um toque espe-cial com tomates. A receita pode ser facilmente adapta-da para a quantidade deseja-da e é ótima para ser servida em ocasiões mais intimistas.

Berinjelas à parmegiana: uma versão mais saudável da parmegiana é ensina-da nessa receita, que tem como base fatias de berin-jelas grelhadas. O vegetal é acompanhado por molho de tomate caseiro e bastante queijo. Recomenda-se que

seja utilizada uma berinjela para cada pessoa que for de-gustar o prato.

Risoto de cogumelos e brócolis: para servir um prato principal de dar água na boca e rico em proteínas mesmo sem carnes, invista nos co-gumelos. Nesta receita, um mix de shimeji, shiitake e hiratake foi usado para com-pletar um risoto de brócolis. O preparo demanda bastante tempo, mas o resultado faz o esforço valer a pena.

Frittata de aspargos: al-ternativa ao omelete, a frit-tata pode ser servida desde o café da manhã até o jantar: a finalidade do prato é deter-minada pelo seu acompanha-mento. Feita com vários ovos, a receita combina tomates e aspargos, mas pode ser facil-mente preparada com outros ingredientes à sua escolha, como abobrinha, queijo, pal-mito e cogumelos.

Tortas salgadas

Torta aberta: de encher os olhos, a torta aberta é re-

cheada com vários vegetais — que podem ser selecio-nados de acordo com o seu gosto –, o que a torna muito nutritiva e saborosa. O pro-cesso é um pouco demorado, uma vez que o recheio pre-cisa ser feito separadamente e necessita de cerca de 30 minutos de forno, além do tempo de assamento depois da torta estar montada.

Quiche de legumes: re-cheado com queijo de ca-bra, pimentões, brócolis e abobrinha (courgette), esse quiche ganha uma aparência colorida e muito atrativa. O rendimento da receita é para seis pessoas, o prepa-ro leva cerca de uma hora e a mistura de legumes pode ser incrementada conforme você desejar.

Caldo verde vegetaria-no: para os dias mais frios, a dica é substituir o bacon ou a calabresa do caldo ver por cubos de ricotas defumadas, que dão um sabor especial à sopa de batatas bem tempe-rada e combinada com couve em tirinhas.

Sopa de creme de abóbo-ra: dividida em duas partes, a sopa de creme de abóbo-ra leva poucos ingredientes e pode ser servida acompa-nhada por pães ou torradas. O tempero é selecionado conforme o gosto de quem cozinha e a cremosidade do prato é garantida pelo cre-me de leite.

Como se adaptar à alimentação vegetariana

O maior segredo para o iní-cio de uma vida vegetariana está em querer adotar esse tipo de dieta. Embora pareça difícil no começo, o processo de adaptação não precisa ter início com um corte brusco dos alimentos com carne. A principal dica é mudar gradu-almente, inicialmente aumen-tar o consumo de peixes no seu dia a dia, assim como abu-sar de leguminosas e vegetais coloridos refogados, grelhados ou em sanduíches e massas com pouco molho ou queijos.

Pode ser difícil de acre-ditar, mas o paladar é con-dicionável e diversificar o seu cardápio para introduzir novos alimentos pode ser a melhor maneira de se adap-tar a uma dieta balanceada e mais saudável.

Alguns nutrientes são en-contrados com mais abun-dância em alimentos de origem animal, como a vita-mina B12, o ferro, o cálcio e o zincol. Por isso, faz-se ne-cessário buscar por alimen-tos de origem vegetal que sejam capazes de substituir esses nutrientes, como as leguminosas e oleaginosas. A ingestão de suplementos ali-mentares também pode ser recomendada por profissio-nais em certas situações.

O maior cuidado com o ba-lanceamento da alimentação está relacionado justamente às substituições.