257_EXPOSAFRA

10
40 Caminhoneiro 13.ª Exposafra Todo mun Com o pátio de triagem do Porto de Paranaguá lotado, a 13.ª Por: Graziela Potenza Fotos: Rodrigo Leal H á 13 anos a Exposafra vem inovando. Por um lado, ganha o principal astro do evento, o ca- minhoneiro, que tem a possibilidade de obter informações, usufruir de prestação de serviços e conferir os produtos top do mercado. Por outro lado, os expositores podem encaminhar negócios, criar oportunidades de promover suas marcas e produtos e, ainda, ouvir a opinião de quem realmente está na estrada. A Exposafra aconteceu entre os dias 11 e 14 de maio, no pátio de triagem do Porto de Paranaguá, (PR), considerado reduto dos caminhoneiros que transpor- tam grãos em geral. O balanço do evento foi positivo, afinal, durante os quatro dias foram registrados um público geral de 11 mil pessoas, 6 mil caminhoneiros, sendo 4.120 cadastrados. Neste tipo de evento, o ponto alto é a grande rotatividade de caminhoneiros que passam pelo pátio para descarregar nos portos da Admi- nistração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), vindo de diferentes regiões do País. Daniel Lúcio Oliveira de Souza, supe- rintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) visitou a Exposafra e ressaltou a importância desse evento. “A feira é a oportunidade que os motoristas têm para interagir com outros profissionais, saber das no- vidades do setor e atualizar-se quanto às tendências e tecnologias aplicadas à sua atividade. A cidade toda ganha porque a feira emprega mão-de-obra local, movimenta o comércio e destaca o Porto de Paranaguá nacionalmente. Para a Appa é muito bom manter esse contato direto com a revista Caminho- neiro, que promove esse importante evento, e principalmente com os cami- nhoneiros, profissionais que merecem todo respeito. Para o superintendente da Appa, os caminhoneiros são partes integrantes de todo o complexo portuário e podem contribuir com o bom andamento desse sistema agindo conforme as programa- ções e normativas que influenciam sua atividade. “Ao chegar ao porto, o moto- rista deve obedecer à logística adotada e no pátio de triagem a estrutura pre- parada para ele deve ser mantida e pre- servada. A luta contra a pedofilia, contra

description

13.ª Exposafra 40 Caminhoneiro Por: Graziela Potenza Fotos: Rodrigo Leal Exposafra registrou grande rotatividade de caminhoneiros. 41 Caminhoneiro

Transcript of 257_EXPOSAFRA

Page 1: 257_EXPOSAFRA

40Caminhoneiro

41Caminhoneiro

13.ª Exposafra

Todo mundo ganhaCom o pátio de triagem do Porto de Paranaguá lotado, a 13.ª Exposafra registrou grande rotatividade de caminhoneiros.

Por: Graziela PotenzaFotos: Rodrigo Leal

Há 13 anos a Exposafra vem inovando. Por um lado, ganha o principal astro do evento, o ca-

minhoneiro, que tem a possibilidade de obter informações, usufruir de prestação de serviços e conferir os produtos top do mercado. Por outro lado, os expositores podem encaminhar negócios, criar oportunidades de promover suas marcas e produtos e, ainda, ouvir a opinião de quem realmente está na estrada.

A Exposafra aconteceu entre os dias 11 e 14 de maio, no pátio de triagem do Porto de Paranaguá, (PR), considerado reduto dos caminhoneiros que transpor-tam grãos em geral.

O balanço do evento foi positivo, afinal, durante os quatro dias foram registrados um público geral de 11 mil

pessoas, 6 mil caminhoneiros, sendo 4.120 cadastrados. Neste tipo de evento, o ponto alto é a grande rotatividade de caminhoneiros que passam pelo pátio para descarregar nos portos da Admi-nistração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), vindo de diferentes regiões do País.

Daniel Lúcio Oliveira de Souza, supe-rintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) visitou a Exposafra e ressaltou a importância desse evento. “A feira é a oportunidade que os motoristas têm para interagir com outros profissionais, saber das no-vidades do setor e atualizar-se quanto às tendências e tecnologias aplicadas à sua atividade. A cidade toda ganha porque a feira emprega mão-de-obra

local, movimenta o comércio e destaca o Porto de Paranaguá nacionalmente. Para a Appa é muito bom manter esse contato direto com a revista Caminho-neiro, que promove esse importante evento, e principalmente com os cami-nhoneiros, profissionais que merecem todo respeito.

Para o superintendente da Appa, os caminhoneiros são partes integrantes de todo o complexo portuário e podem contribuir com o bom andamento desse sistema agindo conforme as programa-ções e normativas que influenciam sua atividade. “Ao chegar ao porto, o moto-rista deve obedecer à logística adotada e no pátio de triagem a estrutura pre-parada para ele deve ser mantida e pre-servada. A luta contra a pedofilia, contra

Page 2: 257_EXPOSAFRA

40Caminhoneiro

41Caminhoneiro

Todo mundo ganhaCom o pátio de triagem do Porto de Paranaguá lotado, a 13.ª Exposafra registrou grande rotatividade de caminhoneiros.

o excesso de velocidade e até mesmo contra a derrubada de produtos nas vias são bandeiras que juntos defendemos”, diz o superintendente da Appa.

Eduardo Requião, secretário de Re-presentação do Paraná, em Brasília, (DF) e ex-superintendente da Appa também visitou a Exposafra e afirmou que as ações no porto de Paranaguá continu-am com o superintendente Daniel, que irá torná-lo um porto exemplar.

A Flamma esteve no estande da revista Caminhoneiro e quem fez assi-natura, durante o evento, ganhou um vale brinde. No final de cada dia esse vale brinde dava direito a sorteios de trava de baú, anti-furto de combustível, trava de roda, anti-furto de estepe, trava de carreta e trava de quinta roda.

Page 3: 257_EXPOSAFRA

42Caminhoneiro

43Caminhoneiro

13.ª Exposafra

FORD

Devido ao seu design moderno, o estande da Ford chamou a atenção de todos os visitantes. Nele foram expostos um cavalo-mecânico 4532e, ideal para o perfil do público do evento e um Cargo da Fórmula Truck. A Ford também parti-cipou do test drive disponibilizando dois modelos 4532e que estavam equipados com caçambas. Os instrutores puderam conversar com o motorista e dar todas as dicas sobre os caminhões.

IVECO

A Iveco apresentou o seu mais novo lançamento no mercado, o Iveco Tec-tor na versão 6x2, além do caminhão extrapesado Stralis 6x2, ideais para o transporte de grãos. Além da exposição estática dos modelos, a Iveco também participou da exposição dinâmica do Stralis para que o estradeiro avaliasse toda a tecnologia presente nesses equi-pamentos e seu desempenho. O Iveco Stralis estava acoplado a uma carreta lastreada. Além dos caminhoneiros ob-terem informações sobre os modelos ou até mesmo adquirí-los, podiam ir até o estande da Iveco para falar com profis-sionais do Consórcio Nacional Iveco, do Banco Iveco Capital e da Florença Cami-nhões, representante Iveco no Paraná.

MERCEDES-BENZ

A montadora demonstrou as van-tagens dos caminhões pesados Axor para o transporte de produtos agríco-las. Em seu estande, a marca expôs os caminhões Axor 2044 4x2 e 2640 6x4, disponibilizando também, para test drive, os modelos Axor 2544 6x2 e 2644 6x4. Esses caminhões podem tracionar mul-ticomposições, como bitrem e rodotrem. Entre os componentes dos caminhões

Axor estão freios a disco, exclusivo freio-motor Top Brake, freio ABS, computador de bordo com indicador de consumo e de manutenção, diagnose de falhas on board, piloto automático com limitador de velocidade, coluna de direção regulá-vel em ângulo e altura e parassol externo. No seu estande também estavam expos-tos produtos Mobil Delvac.

SCANIA

A Scania do Brasil e a Battistella Veícu-los Pesados mostraram os produtos das áreas de Seminovos e Peças e Serviços. As empresas receberam doações de alimentos. Ao doar, a pessoa recebia um brinde, que foi encaminhado à Apae de Paranaguá. A linha de caminhões Super Zerado e o caminhão G 380 (estático) também foram outras atrações. A Scania aproveitou para enfatizar o conceito GPS Scania - Gente, Produtos e Serviços, que tem como objetivo mostrar que os três elementos são de igual importância para se alcançar a excelência na prestação de serviços de qualidade. Uma equipe da Fabet ofereceu aos caminhoneiros uma série de palestras sobre direção defensiva.

42Caminhoneiro

43Caminhoneiro

Page 4: 257_EXPOSAFRA

42Caminhoneiro

43Caminhoneiro

VOLKSWAGEN

Os caminhões da Volkswagen, tanto no estande como no test drive, chama-ram muita atenção dos caminhoneiros. No estande estiveram expostos cinco modelos Constellation: VW 19.320, VW 25.370 6x2 (vermelho), VW 24.250 6x2, o Worker 15.180 e o caminhão Cons-tellation carreta Volkswagen. Para o test drive estiveram disponíveis mais três modelos Constellation VW 19.320, VW 24.250 e VW 25 370, todos lastreados. Equipes técnicas da área de treinamento das concessionárias Vercodil e Servopa, ambas da região de Curitiba, deram total suporte para os caminhoneiros. O Feirão de Caminhões Novos, Seminovos e Usa-dos também foi um sucesso.

VOLVO

No estande da montadora acon-teceram apresentações teatrais da Caravana Ecológica, retratando temas relacionados ao meio ambiente. Os caminhoneiros puderam conferir todas as tecnologias dos caminhões VM Eco e do caminhão seminovo FH 12 380 (Viking). O VM Eco possui motor de 260 cv, configuração de eixos 6x2, cabine leito na cor verde metálica, caixa de câmbio de 9 marchas, eixo traseiro de simples velocidade, parassol externo, faixa decorativa exclusiva nas laterais da cabine. O modelo une economia de com-bustível e respeito ao meio ambiente. A concessionária Nórdica Veículos esteve esclarecendo todas as dúvidas sobre os produtos e forma de aquisição.

APPA

Para o Porto de Paranaguá sempre é muito importante manter esse contato direto com os caminhoneiros e fazer desse evento um período de congra-çamento entre o Porto e os motoristas. No estande da Appa foram distribuídos materiais informativos sobre os portos públicos do Paraná e exibido vídeo institucional da autarquia. A presença da Appa na Exposafra foi também, uma

forma de disseminar informações sobre os terminais portuários e mostrar aos caminhoneiros os principais projetos voltados à categoria, como os que es-tão sendo realizados no pátio público de triagem para melhorar o conforto e atendimento a esses profissionais.

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Toda a segurança do evento ficou por conta do policiamento ostensivo.

PASTORALRODOVIÁRIA

A diocese de Paranaguá, criada pelo padre Adelir de Carli esteve presente no evento, dando sequência ao projeto de evangelização de caminhoneiros que trafegam pela BR-277, no Paraná.

FRUMApresentou boa parte de sua gama de

produtos, entre os quais cubos de roda, suportes, braços de suspensão, discos e tambores de freio. Para assegurar a sua performance e durabilidade, os produtos Frum são testado e aprovados segundo

42Caminhoneiro

43Caminhoneiro

Page 5: 257_EXPOSAFRA

44Caminhoneiro

45Caminhoneiro

13.ª Exposafra

os mais rigorosos padrões internacionais. Um dos destaques foi o tambor de freios Linha High Performance que possuem janelas de ventilação que reduzem a temperatura de trabalho.

LOCOMOTIVA

A Locomotiva montou, pela primeira vez, seu estande em uma grande carroce-ria (10 x 5 metros) e apresentou, além das tradicionais Lona 8 (encerado), Lona Leve e a linha Locomotiva Lonil em PVC, mais uma opção: a Locomotiva Lonil com nova fixação de argolas costuradas e a tecnolo-gia Hals, da Ciba Especialidades Químicas, que proporciona maior proteção anti-UV (raios ultravioletas) e durabilidade da cobertura. Preocupada com a questão da sustentabilidade e meio ambiente, a Lo-comotiva, além de desenvolver produtos que associam tecnologia, durabilidade, qualidade e, ainda, ecologicamente corretos, promoveu a campanha “Lo-comotiva cuidando do meio ambiente como cuida da sua carga”.

SEST/SENATOs caminhoneiros que passaram

pelo estande do Sest/Senat puderam cortar o cabelo e verificar sua pressão arterial. Caso fosse diagnosticada al-guma alteração na pressão arterial, ele era devidamente orientado. A atividade

da roleta, que incentiva o conceito de direção preventiva, também foi um su-cesso entre os caminhoneiros. Durante os quatro dias foram ministradas pales-tras, entre as quais empregabilidade, recolocação no mercado de trabalho e câncer de pele.

CONTINENTAL

A Continental Pneus, em parceria com a Pneumar, apresentou a linha de pneus de carga de General Tire, marca do Grupo Continental já em comercialização no Brasil. São três modelos para médias e longas distâncias: D445, S360 e S370, todos construídos com a mais alta tec-nologia. Também esteve em exibição a linha completa de pneus da Continental: o LSR1, para o transporte de cargas leves, o supersingle HDL1, específico para o eixo de tração, além dos modelos HSR1 e HDR1, equipamento original dos ca-minhões Iveco, Volkswagen, Mercedes-Benz e Scania, no Brasil.

DESPOLUIRDurante o evento ocorreu a conscienti-

zação dos caminhoneiros para que adotem atitudes em prol do meio ambiente. Para tal, foram promovidas ações educativas e ao mesmo tempo feitas aferições veicula-res para reduzir a emissão de poluentes e a consequente melhoria da qualidade do ar e do uso racional de combustíveis. Equipa-

da com opacímetro – aparelho que mede nível de poluentes emitido pelos motores a diesel – a unidade móvel foi operada por técnico especializado.

GOODYEAR

Expôs a sua linha completa de pneus. O destaque ficou por conta da Série 600 que incorpora as mais avançadas tecno-logias de produção criadas e testadas pela Goodyear. Os pneus da Série 600 representam um salto de qualidade em relação ao que existe hoje no mercado. Os revendedores Barão Pneus e a DPas-choal (PR) estiveram com equipes de vendas, fornecendo todo suporte técni-co aos caminhoneiros. Em parceria com a Volkswagen, a Goodyear ministrou palestras enfatizando toda essa nova tecnologia incorporada na Série 600, como exemplo a tecnologia Duralife™, exclusiva da Goodyear, que proporciona vida mais longa para o pneu.

NICOLININo seu estande foram expostos

acessórios para caminhões, como ca-lota três pontas – aro 20 pontas, calota americana, ponteira, tubo lateral, roda de alumínio, calotinhas, corote, gancho de lona, entre outros. A empresa atua no segmento de peças e acessórios para caminhões e ônibus. A Nicolini está

Page 6: 257_EXPOSAFRA

44Caminhoneiro

45Caminhoneiro

sempre inovando e lançando produtos com alta tecnologia.

CUMMINS

Foram expostos produtos que aten-dem as necessidades dos caminhonei-ros, principalmente no que tange ao biodiesel. Os motores já são aprovados para utilização do B5 (mistura de 5% de biodiesel no diesel) e também algumas tecnologias novas, como o sistema Pro que é um sistema de filtragem de combustível que tem vários benefícios. Um deles, o motorista pode ver o com-bustível que está sendo colocado no caminhão, graças ao visor transparente, chamado de sistema Ver para Crer. Entre as vantagens está a prolongação da vida útil do filtro de combustível já que você pode verificar as condições do diesel e proporciona uma visão do fluxo e da condição do combustível, entre outras. A Cummins Filtration mostrou ainda linhas de filtros que atendem diversifi-cadas marcas.

ROTA VERDE E REVISTA CAMINHONEIRO

A decoração do estande foi composta por produtos recicláveis. Entre as ações ocorreu distribuição de folhetos, orien-tando práticas socialmente responsáveis em relação ao meio ambiente. Foram promovidas, ainda, palestras sobre queimadas, emissões de gases, desen-volvimento sustentado, efeito estufa, crescimento populacional, escassez de água, extinção de espécies, risco de no-vas doenças, Protocolo de Kyoto, idéias para salvar o planeta, biocombustíveis e outros assuntos ligados ao tema. Já no estande da revista Caminhoneiro era possível fazer assinatura.

AON AFFINITYDO BRASIL

A Aon Affinity é a única empresa do País especializada em gestão de seguros massificados. Graças ao conhecimento acumulado em mais de uma década de atuação no mercado brasileiro, a corre-tora garante inovação em suas soluções para veículos e diversos outros tipos de proteção securitária. Na 13.ª Exposafra ela patrocinou o credenciamento dos caminhoneiros e para eles ofereceu o seguro Auto Caminhoneiro em parceria com a Pamcary.

ORIGINALACESSÓRIOS

A bikedoor circulou toda a 13.ª Ex-posafra mostrando o seu mais recente lançamento: o apoio de braço para caminhões.

BANCO ITAÚ

Sempre perto do caminhoneiro e dos frotistas, o Itaú participou da 13.ª Expo-safra, possibilitando o financiamento (novos e usados) ou o refinanciamemto de caminhões e também uma forma de fortalecimento da marca. Foi também uma ótima oportunidade para que o caminhoneiro conseguisse levantar um capital para fazer manutenção no caminhão, comprar pneus, adquirir um novo implemento ou realizar alguma benfeitoria para melhorar ainda mais o seu caminhão, principal instrumento de trabalho. Uma equipe comercial do Itaú ficou à disposição dos visitantes no estande, para esclarecer dúvidas sobre os produtos e serviços mais adequados para cada caso. O Itaú dispõe de um sistema com facilidades operacionais únicas no mercado.

BR PETROBRAS

Page 7: 257_EXPOSAFRA

46Caminhoneiro

47Caminhoneiro

13.ª ExposafraA empresa mostrou sua linha de

produtos, como o Diesel Podium e o lubrificante Top Turbo. O seu conhecido Programa De Olho no Combustível, que é o mais estruturado programa de qua-lidade em postos de serviços também foi enfatizado. De forma descontraída, o caminhoneiro pôde entrar em um simulador de Fórmula Truck e participar de uma corrida virtual. Os caminhoneiros também se cadastraram para obter o Cartão Petrobras.

ZTL DO BRASIL

O destaque foi a Placa Auto Lu-brificante para quinta-roda fabricada pela Optimal Germany e que acaba de chegar ao Brasil, embora seja utilizada amplamente na Europa há sete anos. De tecnologia alemã, a placa é instalada sobre a quinta-roda, eliminando o seu desgaste e dispensando a necessidade de graxa, graças à alta viscosidade. Pro-duzida em polietileno de ultra-alto grau de polimerização, a placa é ecologica-mente correta porque elimina o uso da graxa e dos consequentes resíduos, cujos destinos têm sido amplamente ques-tionados e danosos ao meio ambiente, além de serem causas comprovadas de acidentes nas estradas. Outro diferen-cial é a economia de mão-de-obra nas lubrificações semanais recomendadas pelos fabricantes de quinta-roda. Este fato reduz os tempos de parada e, em decorrência, se traduz em baixo custo de manutenção.

CANTU PNEUSO grupo Cantu tem 40 anos de estrada.

Marcou presença no evento apresentan-do sua gama de pneus importados para caminhões. A Cantu Pneus importa pneus da China, Coréia do Sul, Vietnam, Índia, Tailândia, Uruguai e Indonésia. Um dos destaques foi a sua linha de Pneus Mar-shal que está presente em mais de 100 países. A Marshal tem capacidade para produzir mais de 70 milhões de pneus/ano. Número que a posiciona como 8º maior fabricante de pneus do mundo.

Claudinei de Oliveira, da Minitrucks, levou para o evento em Paranaguá (PR), uma mi-niatura do VW Constellation bitrem.

MOMENTOSEduardo Requião, secretário de Representa-ção do Paraná, em Brasília, ao lado de Saulo Furtado, diretor da TT Editora.

Daniel Lúcio Oliveira de Souza, superin-tendente da Administração dos Portos da Appa fala sobre a relação do porto com os caminhoneiros.

A equipe de reportagem do ‘Na Estrada’, projeto do Canal Rural (patrocinado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus) visitou a 13.ª Exposafra.

O empresário Emílio Dalcoquio, Saulo Fur-tado, diretor da TT Editora e Paulo Nicolini, diretor da Nicolini Acessórios.

As palestras sempre fazem sucesso entre os caminhoneiros.

46Caminhoneiro

47Caminhoneiro

Page 8: 257_EXPOSAFRA

46Caminhoneiro

47Caminhoneiro

MEMORIZE ESSAS DICASCada entrevistado, considerando o segmento no qual atua, deu uma dica para ajudar o caminhoneiro no seu dia-a-dia.

Paulo Lima, diretor da Flamma: “todos que trabalham com transporte tem um problema sério com o roubo de diesel. Utilize o equi-pamento Algemax anti-furto combustível que pode ser instalado em qualquer tanque de combustível de caminhões e ônibus”.

Roberto Del Papa, diretor Comercial da Frum: “a melhor dica em termos de sistema de freios é que ele sempre dirija dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante do veículo. Faça as revisões do sistema de freios conforme o manual do fabricante e utilize produtos originais”.

Hélder Zanata, da área de Comunicação da Iveco:“atente aos caminhões da Iveco. Eles são os mais econômicos do mercado, sem dúvida, isso faz a diferença”.

José Carlos Grzybowski, responsável pelas áreas de Vendas e Marketing Caminhões – Escritório regional Curitiba, da Ford: “caminhoneiros continuem batalhando firme e sempre procurando o conhecimento. Com a sua per-sistência, certamente você será um vencedor”.

Lauro Marques, analista de Marketing Comunicação da Mercedes-Benz:“caminhoneiro procure absorver todas as informações que passamos durante esse evento. Pratique uma direção econômica, previna acidentes e cuide bem da manutenção de seu caminhão”.

A. Carlos Cicutt, “Franja”, do Marketing (Feiras e Eventos da Continental): “Os pneus devem ser calibrados regularmente. Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera economia de combustível”.

Antônio Marques, responsável pelo Trade Marketing da Locomotiva: “caminhoneiro valorize a conservação da natureza não jogando lixos nas estradas, como pneus, pára-brisas, etc. Hoje, o caminhoneiro está bem consciente em relação ao seu papel em termos de sustentabilidade”.

Juçara Marques de Negreiros, diretora do Sest/Senat (Curitiba/PR): “durma bem e cuide da sua saúde com uma alimentação saudável. Não se esqueça que a sua família lhe espera em sua casa”

Bento Albuquerque, coordenador de Desenvolvimento de Concessionárias da Volvo: “O motorista não deve dirigir alcoolizado. Ele deve respeitar as leis de trânsito e o limite de velocidade, além de usar o cinto de segurança. Para isso oferecemos treinamentos que visam não apenas o correto uso dos recursos do veículo, mas objetivam também frisar a importância de ter um comportamento seguro”.

Rosana S. Sacramento, coordenadora de Marketing Comunicação Pneus Comerciais da Goodyear:“caminhoneiro verifique regularmente a pressão de ar dos pneus do seu caminhão. Faça o alinhamento e balanceamento para uma melhor performance dos pneus”.

46Caminhoneiro

47Caminhoneiro

Page 9: 257_EXPOSAFRA

48Caminhoneiro

49Caminhoneiro

13.ª Exposafra Por: Graziela PotenzaFotos: Rodrigo Leal

MEMORIZE ESSAS DICAS

Cada entrevistado, considerando o segmento no qual atua, deu uma dica para ajudar o caminhoneiro no seu dia-a-dia.

Rodrigo Vendramini, analista de Marketing Scania Vendas e Serviços: “com intuito de facilitar a vida do caminhoneiro para adquirir produtos ou serviços, utilize o cartão do BNDES. Essa ferramenta ainda não é muito conhecida por parte dos motoristas. Vale a pena obter mais informações.”

Paulo Roberto Nicolini, gerente da área de Marketing da Nicolini:“cada vez deixe o caminhão mais bonito e seguro utilizando acessórios. Afinal, o seu caminhão é a sua casa e um ambiente aconchegante tornará o seu dia-a-dia mais prazeroso”.

Laércio Silva, responsável pelo Marketing da Cummins Filtration:“procure sempre assistir palestras sobre direção econômica, deixar o motor regulado e utilizar produtos recomendados pelos fabricantes. Assim, você terá um caminhão com vida útil do motor maior e mais dinheiro no bolso”.

Marcelo Amaral da Silveira, analista de Marketing Propaganda e Promoção da Volkswagen: “aproveite esse tipo de evento para testar os caminhões da Volkswagen e ouvir as dicas que são ofere-cidas pela fábrica sobre direção econômica e prevenção de acidentes nas estradas.

Humberto Gabriel Cantu, diretor da Cantu Pneus:“sempre verifique a pressão dos pneus”.

Leandro Souza, analista de Marketing da Aon Affinity do Brasil:“melhor dica é fazer o seguro do caminhão que é sua ferramenta de trabalho e, certamente, você viajará com mais segurança e tranquilidade”.

Romeu José Jankowski, gerente da rede de Postos BR-Petobras do Paraná-2:“prefira abastecer nos postos que têm o programa De Olho no Combustível que a qualidade é garantida”.

Rogério Rosendo, gerente de Vendas da ZTL do Brasil: “garanta uma perfeita auto lubrificação da 5.ª roda com a Placa Auto Lubrificante”.

Hever José do Valle, gerente Comercial Itaú - Curitiba:“o transporte rodoviário é muito importante para o desenvolvimento de nosso País e merece total atenção da parte do Itaú. Caminhoneiros, procurem trabalhar seus custos, para obter um equilíbrio financeiro e êxito no seu negócio”.

VolkswagenVinicius Machado é caminhoneiro há dois anos. Atualmente é contratado e trabalha transportan-do cereais em um caminhão Scania 113. “O Constellation VW 25.370 (6x2) é um caminhão “par-rudo” e o seu motor tem força. A tecnologia e o design são de última geração. O espaço interno da sua cabine é fenomenal. Muito fácil de manobrar e a sua embreagem é macia”.

FordCaminhoneiro há 18 anos, Ivan Gonçalves Medeiros é atualmente contratado. Transporta no Scania R 124 grãos para as regiões de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, entre outras. “Meu Deus. O Ford Cargo 4532e é um caminhão excelente e completo. Ele é bom de embrea-gem, seu câmbio é macio e de fácil engate. Não cansa o motorista”.

Mercedes-BenzProprietário de um caminhão Axor 2540, Ricardo Oliveira trabalha por conta própria, trans-portando grãos e cereais. “Sou caminhoneiro há oito anos e percorro todo o Brasil com o meu Mercedes-Benz. Fiz questão de testar o Axor 2544 e achei maravilhoso. Ele está com motor mais potente e também possui um painel de comando que facilita a vida do caminhoneiro”.

Iveco Alessandro Miguel Saskulski, exerce a profissão há seis anos. Hoje é contratado. No caminhão da empresa leva grãos, sobretudo, para as regiões de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. “O Iveco Stralis 420 é um excelente caminhão. Um show de bola. Ele oferece ótima dirigibilidade, bom torque e economia de combustível”.

48Caminhoneiro

49Caminhoneiro

Page 10: 257_EXPOSAFRA

48Caminhoneiro

49Caminhoneiro

VolkswagenVinicius Machado é caminhoneiro há dois anos. Atualmente é contratado e trabalha transportan-do cereais em um caminhão Scania 113. “O Constellation VW 25.370 (6x2) é um caminhão “par-rudo” e o seu motor tem força. A tecnologia e o design são de última geração. O espaço interno da sua cabine é fenomenal. Muito fácil de manobrar e a sua embreagem é macia”.

FordCaminhoneiro há 18 anos, Ivan Gonçalves Medeiros é atualmente contratado. Transporta no Scania R 124 grãos para as regiões de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, entre outras. “Meu Deus. O Ford Cargo 4532e é um caminhão excelente e completo. Ele é bom de embrea-gem, seu câmbio é macio e de fácil engate. Não cansa o motorista”.

Mercedes-BenzProprietário de um caminhão Axor 2540, Ricardo Oliveira trabalha por conta própria, trans-portando grãos e cereais. “Sou caminhoneiro há oito anos e percorro todo o Brasil com o meu Mercedes-Benz. Fiz questão de testar o Axor 2544 e achei maravilhoso. Ele está com motor mais potente e também possui um painel de comando que facilita a vida do caminhoneiro”.

Iveco Alessandro Miguel Saskulski, exerce a profissão há seis anos. Hoje é contratado. No caminhão da empresa leva grãos, sobretudo, para as regiões de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. “O Iveco Stralis 420 é um excelente caminhão. Um show de bola. Ele oferece ótima dirigibilidade, bom torque e economia de combustível”.

Testados e aprovados

Shows renovam as energias

O test drive reuniu os caminhões de ponta que foram testados por 1.200 caminhoneiros.

De acordo com estudos de vários neurocientistas, há muito que se aproveitar da música. A música e a melodia aumentam a liberação de dopamina, um hormônio neu-rotransmissor que incentiva o alerta, o aumento do tempo de concentração, a velocidade de processar as informações, estimulando a memória. Estímulos como esses são essenciais para um profissional do volante revigorar suas energias. Por isso, cada dia da 13.ª Exposafra foi encerrado com um show musical.

Dia 11l Eric & Matheus, patrocinado pela Volkswagen Caminhões.

Dia 12l Nosso Toque, patrocinado pela Equipe da Rádio Ilha do Mel.

Dia 13 l Grupo Garotas 8 Segundos foi patrocinado pela Nicolini Acessórios.

Dia 14 l Dupla sertaneja Beto & Wanderson, patrocinado pela Nicolini Acessórios.

48Caminhoneiro

49Caminhoneiro