27/6/2011 -...

6
27/6/2011 1 Dendrometria Definição O diâmetro consiste na medida de comprimento de uma linha reta que, passando através do centro de um círculo ou esfera, termina ao atingir seus limites externos. (Finger, 1992). Diâmetro O ponto de medição do diâmetro varia de acordo com a circunstância. Se a árvore estiver em pé toma-se a medida a uma altura de 1,30 m do nível do solo, sendo está definida como a altura do peito (DAP Diâmetro a Altura do Peito). Ponto de Medição Figura 01: Ponto de referência para a medição do DAP em relação ao nível do solo. Se o tronco apresentar alguma irregularidade na altura do DAP, a medição deverá ser realizada logo a baixo ou a cima do ponto de medição, devendo-se optar pela posição que mais se aproxima da real. Figura 02: Ponto de referência para a medição do DAP em troncos irregulares. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Transcript of 27/6/2011 -...

27/6/2011

1

Dendrometria – Definição

O diâmetro consiste na medida decomprimento de uma linha reta que,passando através do centro de um círculoou esfera, termina ao atingir seus limitesexternos. (Finger, 1992).

•Diâmetro

O ponto de medição do diâmetro varia deacordo com a circunstância. Se a árvoreestiver em pé toma-se a medida a uma alturade 1,30 m do nível do solo, sendo estádefinida como a altura do peito (DAP –Diâmetro a Altura do Peito).

Ponto de Medição

Figura 01: Ponto de referência para a medição do DAP emrelação ao nível do solo.

Se o tronco apresentar alguma irregularidade naaltura do DAP, a medição deverá ser realizadalogo a baixo ou a cima do ponto de medição,devendo-se optar pela posição que mais seaproxima da real. Figura 02: Ponto de referência para a medição do DAP em

troncos irregulares.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

27/6/2011

2

Aparelhos para medição

Suta ou cálibreAs sutas ou calibres são utilizados para medir

diâmetros quando estes são menores que 60 cm, pois semaiores ficam de difícil manuseio por causa do tamanhodo aparelho.

A suta consiste de um braço fixo perpendicular àrégua graduada e um braço móvel perpendicular aobraço fixo.

Fita

A fita métrica consiste de uma fita flexível graduada em centímetros coma qual obtem-se a circunferência.

Denominada de Circunferência a Altura do Peito (CAP), sendo necessário asua divisão por π para a obtenção do DAP.

d = C / π

Onde:d = diâmetro;C = circunferência;π= constante de valor 3,1416.

Principais erros de medição nadeterminação do diâmetro

Figura 04: Inclinação da suta.

Figura 05: Inclinação da suta.

SITUAÇÕES PRÁTICAS DE CAMPO

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

27/6/2011

3

ALTURA

a) Altura total: é a distância entre o chão e o final da copada árvore. A altura total é uma variável independente emmuitas tabelas de volume, bem como usada para adeterminação da qualidade do local;

b) Altura da copa: é a distância entre o começo e o finalda copa da árvore, em que o começo da copa é definidopela inserção do primeiro galho vivo ou bifurcação. Estaaltura normalmente é utilizada para a definição daintensidade da desrama em árvores destinadas àprodução de madeira serrada.

c) Altura comercial: é a distância entre algum ponto naparte inferior do fuste (tronco) e um diâmetro comercial,definido por determinado uso; ou é a distância entrealgum ponto na parte inferior do fuste e algum defeito oubifurcação do fuste da árvore. Em povoamentos naturais,nos países tropicais, este ponto na parte inferior do fustegeralmente é definido imediatamente acima dedeformações na sua base.

d) Altura do fuste (tronco): é a distância entre o chão e ocomeço da copa da árvore. Em certas circunstâncias, aaltura do fuste coincide com a altura comercial.

Representação de diferentes alturas das árvores.

ESTIMAÇÃO DE ALTURAS

A estimação da altura das árvores é feita utilizando-seinstrumentos denominados de hipsômetros.

Os hipsômetros podem ser divididos em duascategorias, de acordo com o seuprincípio de construção:

a) Os que se baseiam no princípio geométrico (relaçãoentre triângulos);

b) Os que se baseiam no princípio trigonométrico(relação entre ângulos e distâncias).

a) Princípio Geométrico

Entre os hipsômetros baseados neste princípio deconstrução, tem-se o hipsômetro de Christen, com asvariações de Christen I e Christen II.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

27/6/2011

4

A principal característica deste instrumento é que, para a suautilização, não há a necessidade de conhecer a distância entre oobservador e a árvore.Para exemplificar o princípio de construção deste instrumento, sejaa figura abaixo:

BD = altura total da árvore;BC = comprimento da baliza auxiliar apoiada na parte inferior do fuste da árvore;bd = tamanho do hipsômetro (30cm);c = escala do instrumento

.

Desta forma, tem-se a seguinte relação, por semelhança de triângulos:

bcBC

bdBD

=

b)Princípio Trigonométrico

Entre os principais hipsômetros que utilizam esteprincípio de construção, tem-se o Nível de Abney, oBlume-Leiss, o Haga e o Suunto Clinômetro, os quaissão apresentados a seguir:

Nível de Abney Blume-Leiss Haga

Clinômetro Vertex

Para a utilização correta destes instrumentos deve-se conhecer a distância entre o observador e a árvore,para que as leituras no instrumento - uma na base daárvore e outra no topo da árvore ou em qualquer outroponto superior - sejam feitas corretamente.

As figuras a seguir ilustram as situações mais comuns naestimação de altura das árvores, em que os olhos do observadorestão visando algum ponto do segmento do fuste (caso A) ouvisando um ponto abaixo da base da árvore (caso B) ou acima dotopo da árvore (caso C).

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

27/6/2011

5

Área Basal

A área da secção de um plano, cortando otronco de uma árvore a altura do dap é definidacomo área de secção transversal ou área basalindividual.

A área basal é uma variável importante,pois é uma medida da densidade da floresta e, édiretamente relacionada com o volume porhectare.

Determinação da área basal

• a) Medição direta de todos os diâmetros comcalculo da área transversal de cada árvore e,somatório das mesmas, expressa em m² / ha;

• b) Através de fotografias aéreas (escalas 1:10.000e 1: 8.000) onde se procura relacionar o diâmetroda copa com o dap, ou a superfície da copa com aárea basal;

• c) Relascopia. Através da contagem das árvoresem relação a uma determinada banda ouunidade relascópica, com o uso do relascópico deBitterlich.

Calculo da área basal

g = ð . d²4

g = C²4.Ð

g = área de secção transversal em m²;d = diâmetro ao nível do dap em metros;c = circunferência a altura do peito em metros;ð = constante de valor 3,1416

Volume

A determinação do volume pode ser realizadacom a árvore em pé ou com ela abatida.

Quando se quer determinar o volume de umaárvore em pé é necessário que seja utilizado umfator de correção, o qual reduz o volume da árvore,pois temos apenas o dap não sendo possível amedição do diâmetro na ponta fina do tronco, oque não ocorre na determinação do volume com aárvore abatida, pois desta forma temos como obtero diâmetro na ponta grossa e na ponta fina da tora.

Cubagem por Smalian

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

27/6/2011

6

O volume total da árvore é dado por:

vt = v0 + vi + vc

Onde: vo = g0 + l0 => volume do toco.

g0 = área basal do cilindro (m²);l0 = comprimento da secção (m).

vi = (gi + gi+1) . li => volume das secções intermediárias.2

gi = área basal da ponta grossa da secção;gi+1 = área basal da ponta fina da secção;li = comprimento da secção

vc = 1/3 gn . ln => volume do cone.• gn = área basal do cone;• ln = comprimento da secção.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.