28 agosto 15

24
Notícias da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia AG 2015 28 GRATUITO - VENDA PROIBIDA

description

 

Transcript of 28 agosto 15

Page 1: 28 agosto 15

Notícias da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia

AG201528

GRATUITO - V

ENDA PROIBID

A

Page 2: 28 agosto 15

Ficha Técnica

Propriedade: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia

Diretor: Pedro Manuel Marques Margarido (Presidente)

Publicação: Gratuita - Venda Proibida

Distribuição: Via Electrónica

Composição: Comunicação e Imagem da Un-ião de Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

Page 3: 28 agosto 15

Caro concidadãos

Estamos na recta final do Verão de 2015 e é a altura de, infelizmente, dizer até breve aos nossos familiares e amigos que tiveram de emigrar e que agora fazem a sua vida noutros países.

É também a altura de desejar uma boa viagem aos muitos turistas que no verão dão mais alegria e vida ao Concelho.

Despeço-me destes com a convição de que os verei, a todos, em breve, e de que com certeza para o ano serão mais. O Concelho tem vindo a criar condições de excelência para o Turismo e os empresários do ramo hoteleiro e restauração tem apostado num serviço de alta qualidade, o que em conversa com turistas, nota-se que há um grande grau de satisfação.

Também apreciam a limpeza dos espaços públicos e das praias, fruto de um grande investimento das autarquias, a segurança e a hospitalidade da população.

Este verão decorreu dentro da normalidade, embora por vezes um pouco cinzento, em não houve problemas de maior e apenas temos de lamentar alguns pequenos incidentes que foram prontamente resolvidos pelos nadadores-salvadores e populares.

Aos que ficam por mais uns dias e aqueles que chegam agora não posso deixar de recomendar as festas anuais das aldeias da Freguesia que de ano para ano tem crescido em espaço e em qualidade: a festa da Zambujeira, a de Atalaia, e do Seixal.

O mês de setembro marca também o arranque do ano escolar. Devido às mudanças com a introdução da nova escola de Miragaia e o encerramento da escola João das regras, o ano escolar inicia-se na Lourinhã até ao dia 21 de setembro. Relativamente à revisão da carta educativa, promovida pelo Município, esta ainda não foi aprovada pelo Ministério da Educação, pelo que se mantém a mesma configuração dos anos transactos com excepção de que todos os que estavam na escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira passam para a nova escola de Miragaia e os que estavam na escola Dr. João das Regras passam para a Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

A Junta da Freguesia de Lourinhã e Atalaia está atenta e a colaborar com a Câmara Municipal da Lourinhã e com os Agrupamentos Escolares para que este arranque de ano letivo decorra dentro da normalidade e pede aos encarregados de educação, pais e comunidade escolar tranquilidade e compreensão.

Por fim faço votos a todos os emigrantes uma boa viagem de regresso e aos que ficam, e que estão agora a chegar, continuação de uma boa estadia e que aproveitem as festas das aldeias para se divertirem,

Um amigo sempre ao vosso dispor,Pedro Margarido

Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia

Foto de Capa - Promenor do arco 2015 da festa anual de Zambujeira em honra de N. Sra. das Dores e de N. Sra. da Conceição.

5

18

21

Atividades Culturais na Praia

Reunião de Balanço

Reunião sobre o Arranque do Ano Letivo

Page 4: 28 agosto 15
Page 5: 28 agosto 15

PRAIAAtividades Culturais na

Page 6: 28 agosto 15

No dia 19 de agosto, teve lugar no passeio junto à foz do Rio Grande na Praia da Areia Branca, um espectáculo de concertinas, com um pequeno grupo de 3 elementos denominados “3Concertinas”.

Este espectáculo organizado pela Junta da Freguesia de Lourinhã

e Atalaia, com o apoio do bar Aquaris e do Restaurante Foz, trouxe à Praia da Areia Branca três elementos, de um grupo de 17, tocadores de concertina da região de Porto de Mós.

Durante aproximadamente duas horas estes artistas tocaram vários

Page 7: 28 agosto 15

temas populares para gáudio dos muitos espectadores que se deslocaram nesta noite para conhecerem ou matar saudades deste instrumento, do qual se perdeu a sua tradição na zona Oeste.

PRAIAAtividades Culturais na

Page 8: 28 agosto 15
Page 9: 28 agosto 15

Ainda no decorrer das Atividades Culturais na Praia, realizou-se na Praia de Porto de Barcas no passado dia 21 de agosto, um espetáculo de acordeão e concertina com o acordeonista Lourinhanense Rodrigo Maurício e da zona Ourém o tocador de concertina Amaro Ferreira. Por motivos de logística e de conforto este evento realizou com a colaboração do “Bar PB”, o bar da Esmeralda.

Page 10: 28 agosto 15

PRAIAAtividades Culturais na

Page 11: 28 agosto 15
Page 12: 28 agosto 15
Page 13: 28 agosto 15

No Sábado, dia 22 de agosto, realizou-se na Praia da Areia Branca, a última atividade programada, este verão, com um concerto da Banda Filarmónica da Associação Musical Artistica lourinhanense, que brindou o

imenso público com várias peças musicais do famoso compositor internacional “Ennio Morricone”.

Page 14: 28 agosto 15

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia presta um sentido agradecimento a todos os artistas, músicos, colaboradores e instituições pela disponibilidade e apoio na realização destas inciativas ao longo dos meses de

julho e agosto, das quais se destaca a o Intermarchê da Lourinhã, o Aquarius Bar, o Restaurante Foz, a Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca, o bar da Peralta e o Bar de Porto das Barcas.

Page 15: 28 agosto 15

PRAIAAtividades Culturais na

Page 16: 28 agosto 15
Page 17: 28 agosto 15
Page 18: 28 agosto 15

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e a Câmara Municipal de Lourinhã promoveram uma reunião de Balanço sobre a presença de empresas do Concelho da Lourinhã na festa da Sardinha da Associação Cordas e Tradições, em Deuil-la-Barre, França.

Os presentes foram unânimes em considerar esta presença como positiva, destacando a importância da

internacionalização dos nossos produtos locais e da criação de ligações, com a Vila Francesa, em termos comerciais, turísticos e culturais.

Os empresários louvaram o dinamismo das autarquias, da Lourinhã e de Deuil-la-Barre, em querer realizar atividades em parceria.

REUNIÃO DE BALANÇO DA REPRESENTAÇÃO EM DEUIL-LA-BARREREUNIÃO DE BALANÇO DA REPRESENTAÇÃO EM DEUIL-LA-BARRE

Page 19: 28 agosto 15

O Concelheiro Municipal de Deuil-la-Barre e emigrante Lourinhanense, Alberto Pereira, comunicou aos presentes a intenção das duas instituições Francesas de repetir no próximo ano a exposição de empresas e instituições do Concelho da Lourinhã, na Festa da Sardinha.

No fim houve a entrega de diplomas de participação, assinados pela Presidente da autarquia de Deuil-la-Barre e pelo Presidente da Associação Cordas e Tradição, às empresas que estiveram representadas na exposição.

REUNIÃO DE BALANÇO DA REPRESENTAÇÃO EM DEUIL-LA-BARREREUNIÃO DE BALANÇO DA REPRESENTAÇÃO EM DEUIL-LA-BARRE

Page 20: 28 agosto 15
Page 21: 28 agosto 15

REUNIÃO SOBRE O ARRANQUE DO ANO LETIVO

REUNIÃO SOBRE O ARRANQUE DO ANO LETIVO

O Município da Lourinhã em parceria com a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia promoveu uma reunião de esclarecimento sobre o inicio do ano letivo 2015 / 2016, no passado dia 27 de agosto de 2015, na Associação Marítimo de Atalaia.

Esta reunião foi dirigida a encarregados de educação, pais e demais interessados da

comunidade educativa, com o objectivo de esclarecer eventuais dúvidas relativas ao início do ano escolar, que arranca até ao dia 21 de setembro, informando as alterações com a entrada em funcionamento da nova escola em Miragaia e informando também do ponto de situação da revisão da Carta Educativa Municipal.

As dúvidas mais preponderantes prendiam-se com os alunos das escolas

Page 22: 28 agosto 15

de Atalaia pois de acordo com as propostas da revisão da Carta Educativa Municipal, que foi aprovada pelos órgãos autárquicos mas que ainda tem de ser aprovada e homologada pelo Ministério da Educação, estes transitavam de agrupamento. Mas como a carta educativa ainda não está aprovada, as escolas de Atalaia mantém-se na mesma situação dos anos transactos, conforme explicado pelo Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, Fernando Oliveira.

Explicou ainda, que começando já a funcionar a nova escola de Miragaia com a passagem do corpo docente, administrativo, alunos e auxiliares da

escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira, de acordo com a decisão da DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar), os alunos de Atalaia podem ainda assim frequentar a Escola Preparatória de Ribamar e que se por algum motivo não houver vagas podem pedir transferência para a Escola João das Regras. Disse ainda que por motivos de estabilidade pedagógica alguns alunos terão mesmo de frequentar a nova escola de Miragaia, devido a pertencer a turmas que não existem no outro agrupamento, como é o caso de turmas de ensino

Page 23: 28 agosto 15

de via profissional. O Sr. Vereador descansou os encarregados de educação afirmando que em qualquer dos casos o transporte dos alunos serão assegurados.

Referiu ainda que estas situações não foram esclarecidas mais cedo devido a uma decisão tardia da DGAE, o que prejudicou a coordenação das turmas e as transições entre os diversos espaços escolares.

Sobre a continuação dos professores, nas escolas de Atalaia, o Diretor do Agrupamento, o Prof.

Bruno Santos, disse que estes vão se manter exceptuando os que entretanto entraram em processos concursais ou que solicitaram outras tarefas, estando ainda estes processos a decorrer.

O Presidente da união de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, o Sr. Pedro Margarido, apelou à calma e à compreensão dos encarregados de educação, pais e comunidade educativa, para este processo que não depende somente da Câmara Municipal nem dos Agrupamentos e dizendo que estes estão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas e arranjar soluções para os casos particulares.

Page 24: 28 agosto 15

RECUPERAÇÃO DE LAVADOUROSRECUPERAÇÃO DE LAVADOUROS

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia tem levado a cabo a recuperação e manutenção dos lavadouros nas aldeias, conforme programado no seu plano de atividades anuais.

Estes são pequenos investimentos que visam manter o património, a história, as tradições e as memórias colectivas das populações das aldeias e lugares.