2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o...

10
2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia Del 5 al 8 de junio de 2006 Asotiation Argentina para el Progressio de las Ciencias

Transcript of 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o...

Page 1: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad

Problemas y Oportunidades

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Museo Argentino de Ciencias Naturales

Bernardino Rivadavia

Del 5 al 8 de junio de 2006

Asotiation Argentina para el Progressio de las Ciencias

Page 2: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

Mauro Oliveira

www.cefetce.br/pirambu/mauro

Quando a universidade piora os bairros periféricos!

Page 3: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

1. Conclusão (slide)2. O bairro PIRAMBU (vídeo)3. Projeto CEFET Pirambu (vídeo)4. Resultados (depoimentos)

CEFET PirambuInclusão Social com Tecnologia Digital

Page 4: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

“A verdadeira inclusão social em países sub-desenvolvidos só se dará mediante a apropriação pelo jovem

do seu entorno afetivo, seu habitat político”

Mauro Oliveira Ex-Secretário de Telecomunicações

do Ministério das Comunicações

O futuro..., esta astronave que tentamos pilotar!

toquinho

Page 5: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

Tem a universidade ....

1) no ENSINO, cumprido sua missão universal e intransferível na formação do cidadão comprometido com a sociedade?

2) na PESQUISA (P&D), contribuído para que o desenvolvimento tecnológico e científico seja a serviço do próximo ... mais próximo, ao lado?

3) na EXTENSÃO, ela tem sido ágil no trato de oportunidades ou na discussão de temas que afetam diretamente o futuro da nação em seus aspectos socio-econômicos?

4) Finalmente, tem efetivamente colaborado para a democratização das oportunidades, melhorado os bairros periféricos em cidades de baixo IDH ?

Page 6: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

Nós achamos que ....

1) no ENSINO, a universidade não cumpre sua missão universal e intransferível na formação do cidadão! Ela sucumbiu ao modelo vigente econômico. A competição é o substrato predominante de sua práxis!

2) na PESQUISA (P&D), ela tem contribuído para que o desenvolvimento tecnológico e científico, MAS não do próximo, mais próximo? Ela está distante dos problemas da sociedade, ao lado.

3) Na EXTENSÃO, ela tem perdido oportunidades históricas por falta de uma leitura política de sua responsabilidade de seu papel social. A TV Digital é um exemplo desta oportunidade histórica.

4) Ela tem piorado os bairros periféricos! Quando ela dá chance aos jovens da periferia, ela os candidata a deixarem o bairro, retirando líderes do seu entorno afetivo, seu habitat político.

Page 7: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

Exemplo do que fazer...

Um Centro de Educação Tecnológica FEZ ...1) no ENSINO:

Escola 24 horas; Sorveteria Zé de William,

2) na PESQUISA (P&D): PODES: Pólo de Desenvolvimento de Softwate FÁCIL: Fábrica de Computadores com Inteligência Local TREVO: Treinamento eEventos NÊGA: Negócios e Administração

3) Na EXTENSÃO: Projeto Escola Fora da Escola Disciplina Curricular (obrigatória) de Formação Cidadã

4) Finalmente,... A metodologia do Projeto CEFET Pirambu

Page 8: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

O Bairro Pirambu ... vídeo

Parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE) e o Movimento EMAÚS, o CEFET Pirambu é um projeto de extensão de “inclusão social com tecnologia digital”.

Com 350 mil habitantes, o bairro Pirambu é a favela de maior concentração urbana do Brasil, com baixa escolaridade e baixo IDH.

Page 9: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

O Projeto CEFET Pirambu? vídeo

Validando uma metodologia baseada na ação criativa e solidária do jovem, permitindo-lhe apropriar-se do seu entorno social.

Provando que a tecnologia digital é fundamental na democratização das oportunidades em comunidades carentes

Quebrando paradigmas...“Desenvolvimento de software, serviços de redes de computadores, etc, pode ser feito em qualquer lugar, desde que haja oportunidade.”

Propondo a produção de software como uma alternativa econômica para regiões com o perfil do Nordeste.

O objetivo é tornar o Pirambu um modelo de inclusão social com tecnologia digital...

Page 10: 2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

RESULTADOS...

PODES: Pólo de Desenvolvimento de Software FÁCIL: Fábrica de Computadores com Inteligência Local TREVO: Empresa de Treinamento e Eventos NÊGA: Empresa de Negócios e Administração

A estratégia, usando tecnologia digital para o objetivo de inclusão social do CEFET Pirambu é a implantação de quatro empresas...