2C16_Dadaismo

23

description

Arte Dadaista

Transcript of 2C16_Dadaismo

Page 1: 2C16_Dadaismo
Page 2: 2C16_Dadaismo

““O vácuo criadoO vácuo criado pela guerra”pela guerra”

Page 3: 2C16_Dadaismo

““A destruição A destruição também é criação". também é criação".

Buscavam a destruição da arte Buscavam a destruição da arte acadêmica e tinham grande acadêmica e tinham grande admiraçãoadmiração pela arte abstrata.pela arte abstrata.

Page 4: 2C16_Dadaismo

““O objetivo máximoO objetivo máximoera o escândalo”era o escândalo”

Buscavam o absurdo,tendências Buscavam o absurdo,tendências anti-racionais e irônicas. anti-racionais e irônicas. Queriam chocar e libertar a Queriam chocar e libertar a imaginação.imaginação.

Page 5: 2C16_Dadaismo

Marcel DuchampMarcel Duchamp(1887-1968)(1887-1968)

Foi um pintor e escultorFoi um pintor e escultor franco – americano , franco – americano , inventor do ready made. inventor do ready made. As obras de Duchamp As obras de Duchamp deixaram um legado deixaram um legado importante para as importante para as experimentações artísticas experimentações artísticas subseqüentes, tais como o subseqüentes, tais como o Dadaísmo, entre outros.Dadaísmo, entre outros.

Page 6: 2C16_Dadaismo

- L.H.O.O.Q, 1919 - Fonte, 1917- L.H.O.O.Q, 1919 - Fonte, 1917

Page 7: 2C16_Dadaismo

- Roda de bicicleta, 1913- Roda de bicicleta, 1913 - - Porta garrafas, 1964 Porta garrafas, 1964

Page 8: 2C16_Dadaismo

- Um Rumor Secreto -Moedor de Chocolate nº 2- Um Rumor Secreto -Moedor de Chocolate nº 2

Page 9: 2C16_Dadaismo

- A Noiva - Nu Descendo a Escada- A Noiva - Nu Descendo a Escada

Page 10: 2C16_Dadaismo

François Picabia François Picabia (1879-1953)(1879-1953) Rico,rebelde,extravagante, Rico,rebelde,extravagante,

pintor e poeta muito pintor e poeta muito imaginativo, Picabia foi imaginativo, Picabia foi grande comunicador , das grande comunicador , das vanguardas que surgiram vanguardas que surgiram no decorrer das primeiras no decorrer das primeiras décadas do século XX. décadas do século XX.

Page 11: 2C16_Dadaismo

- Moça com Sombrinha - O Menino Carburador- Moça com Sombrinha - O Menino Carburador

Page 12: 2C16_Dadaismo

- A Mulher monóculo - Paradoxismo da Dor - A Noiva- A Mulher monóculo - Paradoxismo da Dor - A Noiva

Page 13: 2C16_Dadaismo

Max ErnestMax Ernest (1891-1976) (1891-1976) Pintor alemão, adepto do Pintor alemão, adepto do

irracional e do onírico e do irracional e do onírico e do inconsciente, esteve envolvido inconsciente, esteve envolvido em outros movimentos em outros movimentos artísticos, criando técnicas em artísticos, criando técnicas em pintura e escultura. No pintura e escultura. No Dadaísmo contribuiu com Dadaísmo contribuiu com colagens e fotomontagens, colagens e fotomontagens, composições que sugerem a composições que sugerem a múltipla identidade dos objetos múltipla identidade dos objetos por ele escolhidos para tema. por ele escolhidos para tema.

Page 14: 2C16_Dadaismo

- O Gigante Acéfalo- O Gigante Acéfalo - A Grande Roda Ortocromática que Faz Amor Sob Medida- A Grande Roda Ortocromática que Faz Amor Sob Medida

Page 15: 2C16_Dadaismo

Man RayMan Ray (1890-1976) (1890-1976) Foi um dos nomes mais Foi um dos nomes mais

importantes do movimento importantes do movimento da década de 1920, da década de 1920, responsável por inovações responsável por inovações artísticas na fotografia. Em artísticas na fotografia. Em 1915 conhece o pintor 1915 conhece o pintor francês Marcel Duchamp , francês Marcel Duchamp , com quem funda o grupo com quem funda o grupo dadá nova-iorquino. dadá nova-iorquino.

Page 16: 2C16_Dadaismo

- Le Violon d’ Ingres. - Cadeau- Le Violon d’ Ingres. - Cadeau

Page 17: 2C16_Dadaismo

- Glass Tears - Glass Tears - A I'heure de l' observatoire, les amoreux- A I'heure de l' observatoire, les amoreux

Page 18: 2C16_Dadaismo

Hugo Ball (1886-1927)Hugo Ball (1886-1927)

Foi um poeta e escritor Foi um poeta e escritor alemão. Ele foi um alemão. Ele foi um dos principais artistas dos principais artistas do dadaísmo e do dadaísmo e escreveu o escreveu o manifesto manifesto dadaísta. dadaísta.

Page 19: 2C16_Dadaismo

Tristan Tzara (1896 – 1963)Tristan Tzara (1896 – 1963)Foi um Foi um poetapoeta romeno que romeno que

passou a viver na França, passou a viver na França, tornando-se desta maneira tornando-se desta maneira um escritor francês. tinha um escritor francês. tinha sido escolhido para sido escolhido para protestar o tratamento dos protestar o tratamento dos judeus na Romênia . Poeta judeus na Romênia . Poeta e ensaísta, participou na e ensaísta, participou na fundação do movimento fundação do movimento dadaísta em Zurique, em dadaísta em Zurique, em 1916. 1916.

Page 20: 2C16_Dadaismo

""Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...). Eu redijo princípios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem para nem contra e também, eu não sou nem para nem contra e não explico por que odeio o bom-senso." não explico por que odeio o bom-senso." Tristan Tzara Tristan Tzara

Page 21: 2C16_Dadaismo

Receita para fazer um poema Dadaísta:Receita para fazer um poema Dadaísta: Pegue um jornal.Pegue um jornal.

Pegue a tesoura.Pegue a tesoura.

Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.

Recorte o artigo.Recorte o artigo.

Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.num saco.

Agite suavemente.Agite suavemente.

Tire em seguida cada pedaço um após o outro.Tire em seguida cada pedaço um após o outro.

Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.

O poema se parecerá com você.O poema se parecerá com você.

E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. incompreendido do público.

Page 22: 2C16_Dadaismo

A Diferença entre Dadaísmo e Surrealismo:A Diferença entre Dadaísmo e Surrealismo:

O Surrealismo tem explicação psicológica, o O Surrealismo tem explicação psicológica, o autor teve a intenção de retratar algo que tem autor teve a intenção de retratar algo que tem um significado, mesmo que só faça sentido um significado, mesmo que só faça sentido para ele...para ele...

Já o dadaísmo não tem sentido algum, é a "arte Já o dadaísmo não tem sentido algum, é a "arte pura", feita apenas para ser arte, não para pura", feita apenas para ser arte, não para passar algum tipo de mensagem .passar algum tipo de mensagem .

Page 23: 2C16_Dadaismo

DADAÍSMODADAÍSMOLeonardo Vantini Leonardo Vantini

Renata MurbachRenata Murbach

Carina dos SantosCarina dos Santos

FabioFabio

2C16 2C16