2º a literatura 3 bimestre realismo naturalismo

21

Transcript of 2º a literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Page 1: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo
Page 2: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

‘’‘’Surge entra 1850 e 1900 nas artes Surge entra 1850 e 1900 nas artes européias, sobretudo na pintura européias, sobretudo na pintura francesa, que se desenvolveu ao francesa, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização lado da crescente industrialização das sociedades. das sociedades. O homem europeu convenceu-se de O homem europeu convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, em suas criações artísticas, deixando de lado as visões deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. subjetivas e emotivas da realidade. ’’’’

Page 3: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

PINTURAPINTURA Características:Características:

* Representação da realidade com a mesma * Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja, o um fenômeno da natureza, ou seja, o pintor buscava representar o mundo de pintor buscava representar o mundo de maneira documental;maneira documental;

* Ao artista não cabe "melhorar" a natureza, * Ao artista não cabe "melhorar" a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela pois a beleza está na realidade tal qual ela é;é;

* Revelação dos aspectos mais * Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.característicos e expressivos da realidade.

Page 4: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Temas da pintura:Temas da pintura: * Politização: a arte * Politização: a arte

passa a ser um meio passa a ser um meio para denunciar uma para denunciar uma ordem social que ordem social que consideram injustas; consideram injustas; a arte manifesta um a arte manifesta um protesto em favor protesto em favor dos oprimidos.dos oprimidos.

Page 5: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

• Pintura social denunciando as injustiças e as Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas tornaram-se pessoas das classes menos favorecidas tornaram-se assunto freqüente da pintura realista.assunto freqüente da pintura realista.

Os artistas incorporavam a rudeza, a fealdade, a Os artistas incorporavam a rudeza, a fealdade, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica. ver com os idealizados heróis da pintura romântica.

Page 6: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo
Page 7: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Foi uma tendência artística Foi uma tendência artística prevalecente em toda a Europa, na prevalecente em toda a Europa, na segunda metade do século XIX, que segunda metade do século XIX, que pretendia imitar a Natureza com exatidão, pretendia imitar a Natureza com exatidão, opondo-se ao idealismo e ao simbolismo.opondo-se ao idealismo e ao simbolismo.

Os pintores foram-se interessando Os pintores foram-se interessando cada vez mais pela representação da vida cada vez mais pela representação da vida quotidiana e dos seus acontecimentos quotidiana e dos seus acontecimentos triviais.triviais.

Page 8: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Procura a inspiração na observação Procura a inspiração na observação direta da Natureza, que é pintada no direta da Natureza, que é pintada no local, e com toda a autenticidade. A local, e com toda a autenticidade. A sua temática é determinada pela sua temática é determinada pela pintura ao ar livre (plein air): a pintura ao ar livre (plein air): a paisagem, cenas da vida e do paisagem, cenas da vida e do trabalho no campo.trabalho no campo.

Page 9: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

ARTISTA EM DESTAQUE:ARTISTA EM DESTAQUE:

Courbet nasceu numa Courbet nasceu numa família de proprietários família de proprietários de terra de Besançon, de terra de Besançon, na França. Depois de na França. Depois de freqüentar um colégio freqüentar um colégio na mesma cidade, na mesma cidade, começou a ter aulas de começou a ter aulas de pintura, que no inicio pintura, que no inicio era forçado a ir, e era forçado a ir, e iniciou seus estudos de iniciou seus estudos de direito em Paris. direito em Paris.

GUSTAVE COURBETGUSTAVE COURBET

Page 10: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Suas primeiras obras foram uma série Suas primeiras obras foram uma série de auto-retratos. Em 1844 expôs pela de auto-retratos. Em 1844 expôs pela primeira vez no Salão de Paris e dois primeira vez no Salão de Paris e dois anos mais tarde apresentou os anos mais tarde apresentou os quadros quadros Enterro em OrnansEnterro em Ornans e e O Ateliê O Ateliê do Artistado Artista, que lhe custaram críticas , que lhe custaram críticas severas e a recusa do Salão de Paris severas e a recusa do Salão de Paris devido aos seus temas devido aos seus temas demasiadamente prosaicos, e com demasiadamente prosaicos, e com isso, construiu um pavilhão perto do isso, construiu um pavilhão perto do Salão, onde expôs quarenta e quatro Salão, onde expôs quarenta e quatro de suas obras, que chamou de realista, de suas obras, que chamou de realista, fundando assim esse movimento.fundando assim esse movimento.

Page 11: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

UM ENTERRO EM ORNANS, 1849

UM ENTERRO EM ORNANS, 1849

Page 12: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

O ATELIÊ DO ARTISTAO ATELIÊ DO ARTISTA

Page 13: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Por volta de 1850, começou a se inspirar Por volta de 1850, começou a se inspirar em uma pintura com conteúdo erótico, de em uma pintura com conteúdo erótico, de figuras femininas. A elas seguiram-se uma figuras femininas. A elas seguiram-se uma série de naturezas-mortas, quadros de caça série de naturezas-mortas, quadros de caça e paisagens marinhas que confirmaram sua e paisagens marinhas que confirmaram sua capacidade criativa e técnica impecável.capacidade criativa e técnica impecável.

Page 14: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Mais ou menos no ano de 1870, foi Mais ou menos no ano de 1870, foi acusado de ter destruído uma coluna acusado de ter destruído uma coluna da praça Vendôme, o que levou o da praça Vendôme, o que levou o pintor a se mudar para Viena. Em pintor a se mudar para Viena. Em Paris, suas obras foram rejeitadas, e Paris, suas obras foram rejeitadas, e o ateliê do artista foi leiloado para o ateliê do artista foi leiloado para pagar a restauração da coluna.pagar a restauração da coluna.

Page 15: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Mais ou menos no ano de 1870, foi acusado de Mais ou menos no ano de 1870, foi acusado de ter destruído uma coluna da praça Vendôme, o ter destruído uma coluna da praça Vendôme, o que levou o pintor a se mudar para Viena.que levou o pintor a se mudar para Viena.

Em Paris, suas obras foram rejeitadas, e o Em Paris, suas obras foram rejeitadas, e o ateliê do artista foi leiloado para pagar a ateliê do artista foi leiloado para pagar a restauração da coluna.restauração da coluna.

Page 16: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

Em 1873, exilou-se na Suíça, onde Em 1873, exilou-se na Suíça, onde faleceu em 31 de dezembro de 1877.faleceu em 31 de dezembro de 1877.

Page 17: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

MULHERES PENEIRANDO TRIGO

MULHERES PENEIRANDO TRIGO

Page 18: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

AAUUTTOO--RREETTRRAATTOO CCOOMM CCÃÃOO

Page 19: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

AAUUTTOO--RREETTRRAATTOO

Page 20: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

CORTADORES DE PEDRASCORTADORES DE PEDRAS

Page 21: 2º a  literatura 3 bimestre realismo naturalismo

CRÉDITOSCRÉDITOS

Professora: Marilei Professora: Marilei

Alunas: Andresa; Gabrieli; Lais; Alunas: Andresa; Gabrieli; Lais;

Sumaia e Tais CarolineSumaia e Tais Caroline

Nº: 05; 13; 20; 31 e 32Nº: 05; 13; 20; 31 e 32

2º ano A - Matutino 2º ano A - Matutino

2° bimestre2° bimestre

TRABALHO

DE LITERATURA