3 (1)

1
Quantidade Económica Encomendada (QEE) – identificar modelo e a sua importância : Importância - Permite responder à questão fulcral em Gestão de Stocks: Que quantidade de bens / produtos se deve encomendar num determinado período de tempo? Quando o gestor pretende adquirir e fazer stock de um produto, i.e., aprovisionar um produto, procura ter o menor preço de custo, os quais se devem a: Custo de encomenda – aprovisionar o menor número de vezes E Custo de posse – armazenando o menor nr de produtos. Este modelo permite responder a duas questões fundamentais: Quando aprovisionar ? Quanto aprovisionar? Pressupostos do modelo: Preço constante ou custo independente da quantidade encomendada; Tempo de aprovisionamento constante e conhecido; Taxa de procura contínua, constante e conhecida; Satisfação da procura; Disponibilidade de capital não está limitada; Esta responsabilidade poderá não ser do gestor de stocks; Não há inventário em trânsito (uma só entrega num único momento, os produtos não transitam de um ponto para outro); Horizonte infinito de planeamento; Um item do inventário ou nenhuma interacção entre os itens; O modelo QEE analisa dois custos: Custos de encomenda e Custos de posse. Definição Just in time e just in case e a sua aplicação na indústria Just in case - Estabelece uma produção de acordo com um máximo de recursos,• Objectivo: antecipar a procura do produto ou bem alimentar. • Influencia a quantidade de stocks da empresa. Objectivo: produzir na máxima capacidade. Just in time- Criam uma filosofia: Produzir apenas o que o mercado solicita. Just in Time passa a ser uma filosofia de gestão, incluindo gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O sistema característico do Just in Time produz: somente de acordo com a procura; em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário.

description

Quantidade Encomendada

Transcript of 3 (1)

Page 1: 3 (1)

Quantidade Económica Encomendada (QEE) – identificar modelo e a sua importância : Importância - Permite responder à questão fulcral em Gestão de Stocks: Que quantidade de bens / produtos se deve encomendar num determinado período de tempo? Quando o gestor pretende adquirir e fazer stock de um produto, i.e., aprovisionar um produto, procura ter o menor preço de custo, os quais se devem a: Custo de encomenda – aprovisionar o menor número de vezes ECusto de posse – armazenando o menor nr de produtos. Este modelo permite responder a duas questões fundamentais:Quando aprovisionar ? Quanto aprovisionar?Pressupostos do modelo: Preço constante ou custo independente da quantidade encomendada; Tempo de aprovisionamento constante e conhecido; Taxa de procura contínua, constante e conhecida; Satisfação da procura; Disponibilidade de capital não está limitada; Esta responsabilidade poderá não ser do gestor de stocks; Não há inventário em trânsito (uma só entrega num único momento, os produtos não transitam de um ponto para outro); Horizonte infinito de planeamento; Um item do inventário ou nenhuma interacção entre os itens; O modelo QEE analisa dois custos: Custos de encomenda e Custos de posse.

Definição Just in time e just in case e a sua aplicação na indústria Just in case - Estabelece uma produção de acordo com um máximo de recursos,• Objectivo: antecipar a procura do produto ou bem alimentar. • Influencia a quantidade de stocks da empresa. Objectivo: produzir na máxima capacidade. Just in time- Criam uma filosofia: Produzir apenas o que o mercado solicita. Just in Time passa a ser uma filosofia de gestão, incluindo gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalhoe gestão de recursos humanos. O sistema característico do Just in Time produz: somente de acordo com a procura; em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário.