3 ª ReplicaçãO Leitura2

18
3.ª Replicação 10-03- 2010 Formandos: Ana Fonte Max Teles Curso de Formação Implementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico

description

 

Transcript of 3 ª ReplicaçãO Leitura2

Page 1: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

3.ª Replicação 10-03-2010

Formandos: Ana FonteMax Teles

Curso de FormaçãoImplementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico

Page 2: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

A educação literária

• A disciplina de Português, quer pela sua transversalidade, quer pelo seu elevado grau estruturante, contribui significativamente para as três grandes funções da educação básica:• Função Cultural;• Função Socializadora;• Função Personalizadora.

Page 3: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

A educação literária• Tendo em conta essas funções e o

desenvolvimento dos vários domínios de transversalidade na educação, destaca-se o papel da leitura no processo de comunicação.

• O leitor, que se constrói ao longo de múltiplas e diversificadas leituras, dispõe de uma competência comunicativa, que englobará uma competência literária adequada ao trabalho de recepção.

Page 4: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

A educação literária

• Objectivos da leitura literária A leitura literária em contexto

escolar pretende estabelecer pontes entre a dimensão, a recepção e a fruição estética do texto literário.

Page 5: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

A educação literáriaAssim, consideram-se como objectivos da leitura literária:

1. formar uma cultura literária;2. fruir a dimensão estética do texto literário;3. capitalizar a experiência humana presente na obra literária;4. reconstruir, no acto da recepção, a significação do texto literário;5. contextualizar a linguagem literária em função de marcos

temporais e culturais;6. apreciar criticamente um texto literário;7. conhecer autores representativos da literatura portuguesa e da

literatura universal;8. tomar consciência das especificidades dos diferentes modos de

literatura – lírico, narrativo e dramático;9. aceder às mundividências e mundivivências proporcionadas pelo

texto literário.

Page 6: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

A educação literária

• Só com o contacto permanente do aluno com textos que alimentem e potenciem as suas capacidades será possível construir uma consciência metalinguística e metaliterária, indispensável a uma mais ampla fruição estética.

Page 7: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

O lugar dos textos literários

• A visão do mundo que o texto literário proporciona é, ao nível do imaginário, insuperável. A imaginação permite a conquista do real e intervém em processos complexos como o da elaboração da linguagem. Assente em múltiplas actividades de leitura, a competência literária vai-se formando progressivamente, arrastando consigo a capacidade de o leitor compreender e poder agir sobre a realidade.

Page 8: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

O lugar dos textos literários

• A leitura de textos literários permite ao jovem leitor elaborar sentidos de profundidade cada vez mais complexa; trata-se de um olhar novo sobre a realidade, decantando-a, transformando-a, reconfigurando-a, de forma a descobrir nela a dimensão humana que dá razão à vida.

• No texto literário, convivem modelos simbólicos de uma cultura que interpela o leitor, sujeito que não se pode alhear do seu estatuto de ser social e, consequentemente, de agente de transformações ideológicas.

Page 9: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

O lugar dos textos literários

• A literatura oferece prazer no acto de ler, na medida em que promove um jogo intelectual que assenta nos pólos da realidade e da ficção. Trabalhar os textos literários, promovendo a construção de sentido, permite a conformação de novos olhares e a convalidação de valores que garantem, numa perspectiva dinâmica de Futuro, a coesão social - universal, nacional e regional.

Page 10: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

Plano Nacional de Leitura

"O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus." PNL

Page 11: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

Plano Nacional de Leitura

• Os Programas de Português do Ensino Básico são muito claros, considerando que os textos literários terão de integrar o processo de ensino e aprendizagem de forma inequívoca e culturalmente consequente.

• O PNL sugere um conjunto de obras a serem exploradas com carácter diário no primeiro ciclo e semanal nos ciclos seguintes.

Page 12: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

Plano Nacional de Leitura

• http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/pnltv/index.php

• Apresentação do vídeo• Apresentação do site• Apresentação de listas• Biblioteca Digital

Page 13: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2
Page 14: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

• O Plano Regional de Leitura articula-se com o Plano Nacional de Leitura e filia-se no Currículo Regional da Educação Básica da Região Autónoma dos Açores.

Page 15: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2
Page 16: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

FundamentaçãoO Plano Regional de Leitura, designado por Projecto A LER Açores, decorre da necessidade de desenvolvimento de hábitos de leitura junto dos açorianos, com destaque para a população estudantil da Educação Básica, em articulação com a implementação do novo Programa de Português, a entrar em vigor no ano lectivo de 2010/2011, e do Currículo Regional.

Page 17: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

Objectivos1. Promover o gosto e o hábito de leitura nos Açores, com

destaque para os alunos das escolas açorianas.

2. Dar a conhecer temas universais e autores portugueses e estrangeiros de referência, no âmbito da literatura infanto-juvenil.

3. Divulgar temas transversais da açorianidade em obras de literatura infanto-juvenil de autores açorianos residentes nos Açores ou nas comunidades açorianas de emigrantes.

4.Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e eficazes ao nível da leitura.

Page 18: 3 ª ReplicaçãO    Leitura2

Objectivos

5. Facultar uma listagem de obras literárias para acesso das famílias, dos professores e dos alunos açorianos.

6. Divulgar, através da Internet, e de outros meios tidos por convenientes, um conjunto de actividades de promoção da leitura na Região Autónoma dos Açores.

7. Promover, no âmbito da leitura, aprendizagens significativas que explorem os contextos culturais de referência.

8. Sensibilizar os açorianos para a valorização da leitura e do seu património literário.