3 ano-Revisão-Final

29
PROF. JOÃO PAULO Revisão Final- ENEM 2015 Geografia do Brasil

Transcript of 3 ano-Revisão-Final

Page 1: 3 ano-Revisão-Final

PROF. JOÃO PAULO

Revisão Final- ENEM 2015Geografia do Brasil

Page 2: 3 ano-Revisão-Final

05. (Uepa 2012) O capitalismo, em sua crescente penetração no mundo rural mediante modos de produção que se desenvolvem por meio da demanda de mercado externo (exportações), tem capitalizado cada vez mais a renda da terra. Os efeitos mais marcantes têm sido a geração ou aprofundamento da desigualdade social, evidenciando uma forma de violência, e a diferenciação quanto aos lucros oriundos da exploração da terra. Neste contexto, é verdadeiro afirmar que: a) os pequenos agricultores brasileiros constituem uma exceção no contexto rural do mundo, pois têm facilidade de inserção no mercado moderno, face às aplicações de políticas públicas que favorecem a aquisição de maquinário e estímulos financeiros que induzem à modernização agrícola e uma nova forma de apropriação do espaço agrícola. b) na maioria dos países latino-americanos a modernização da agricultura segue os moldes capitalistas e tende a beneficiar apenas determinados produtos e produtores. Com a modernização ocorre a chamada “industrialização da agricultura”, tornando-a uma atividade nitidamente empresarial, com fortalecimento das cooperativas agrícolas que administram grande parte dessas empresas. c) no mundo rural dos países capitalistas tecnologicamente desenvolvidos, o uso de novas técnicas e equipamentos modernos, faz com que o produtor dependa cada vez menos da “generosidade” da natureza, adaptando-a mais facilmente, de acordo com seus interesses. Tal fato aumentou percentualmente a produção agrícola, eliminando desses países a pobreza alimentar, a exemplo de que ocorreu na Índia nos últimos anos. d) o processo de capitalização do campo tem provocado gradualmente a mercantilização da vida social no campo, pois, de forma lenta, a autonomia que a agricultura (atividades agrícolas) até então tinha, tem sido levada a atender a uma subordinação de novos interesses, formas de vida e de consumo típicos de áreas urbanas. e) a revolução verde, presente na chamada agricultura modernizada no espaço rural capitalista, modelo baseado no uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura, tem evitado o aumento da concentração da terra e a exploração da mão de obra no campo.

Page 3: 3 ano-Revisão-Final

a) INCORRETO. Embora tenha havido o desenvolvimento de programas para agricultura familiar, a pequena propriedade no Brasil segue exclusa do cenário da produção agrícola modernizada, haja vista que, nesse caso, impera o fator investimento, ao passo que na pequena propriedade, o fator trabalho. b) INCORRETO. No cenário descrito ocorre o fortalecimento de grandes grupos empresariais e não de cooperativas agrícolas.c) INCORRETO. Embora a teoria descrita na afirmativa esteja correta, a Índia não pode ser usada como exemplo, porque não eliminou a pobreza alimentar e por utilizar predominantemente a agricultura de jardinagem.d) CORRETO. A afirmativa descreve o processo de subordinação do campo à cidade, onde a agricultura deixa de ser produtora de alimentos, passando a ser produtora de insumos para a indústria.e) INCORRETO. Os investimentos e insumos característicos da produção agropecuária moderna têm promovido o aumento da concentração fundiária.

Page 4: 3 ano-Revisão-Final

06. (Unioeste 2012) Nos últimos anos o Brasil tem registrado mudanças significativas em suas taxas de crescimento vegetativo. Em 1960 a taxa de crescimento da população era de 2,99% e em 2010, de 1,17%. Várias teorias procuram entender e explicar as mudanças populacionais registradas nos diferentes países e/ou sociedades. Quanto às teorias populacionais e suas tentativas em explicar o desenvolvimento da população brasileira, assinale a afirmativa correta. a) A Teoria Reformista preconiza que, com maior acesso à educação, saúde, emprego e distribuição de renda, as taxas de crescimento vegetativo começarão a diminuir como consequência da melhor qualidade de vida da população brasileira. b) Segundo as fases de desenvolvimento da população, o Brasil está na primeira fase, registrando elevadas taxas de natalidade e mortalidade, que resulta em sua baixa taxa de crescimento vegetativo. c) Segundo os econeomalthusianos é necessário ocupar a Amazônia brasileira para que a população não padeça por falta de comida. d) A teoria neomalthusiana explica bem o desenvolvimento populacional do Brasil ao indicar que um país se torna rico quanto mais população houver, pois haverá mão de obra excedente para a produção de riquezas. e) A teoria populacional de Malthus, de 1789, se aplica bem ao Brasil, já que vivemos atualmente a chamada “explosão demográfica” e temos uma das maiores populações absolutas do mundo, tornando-nos um dos países com maior densidade demográfica.

Page 5: 3 ano-Revisão-Final

Comentários

A Teoria Reformista foi formulada por intelectuais de centro e de esquerda, críticos dos preceitos malthusianos e neomalthusianos. Os reformistas defendem o combate à pobreza e investimentos em educação e saúde para as populações carentes. Como consequência, as famílias reduzem o número de filhos, sem a necessidade de políticas autoritárias de controle de natalidade defendidas pelos neomalthusianos. No Brasil, a aplicação política neomalthusiana não faz sentido, visto que houve uma substancial queda da taxa de natalidade, sendo imprescindível melhorar os níveis de saúde e educação.

Page 6: 3 ano-Revisão-Final

07. (Fgvrj 2013) Examine o gráfico.Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar: a) A elevada taxa de incremento populacional registrada entre 1900 e 1920 resultou do aumento da natalidade, associado ao processo de urbanização. b) Na década de 1960, o crescimento da população pode ser associado à revolução sexual, que provocou um aumento substancial das taxas de fecundidade. c) Se persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. d) Na década de 1940, o crescimento da população resultou da combinação entre a baixa fecundidade e a baixa mortalidade. e) Desde a década de 1960, registra-se uma tendência de queda do ritmo de crescimento da população, devido ao recuo da fecundidade.

Page 7: 3 ano-Revisão-Final

Comentários

a) INCORRETA – O incremento populacional no período resultou basicamente da imigração estrangeira.

b) INCORRETA – Na década de 1960 ocorre a queda do incremento populacional.

c) INCORRETA – A tendência registrada nas últimas décadas é a de queda do incremento, não de estagnação.

d) INCORRETA – A década de 1940 marca o início da revolução médico-sanitária, cujos efeitos serão a queda da taxa de mortalidade mantendo, contudo, as elevadas taxas de natalidade.

Page 8: 3 ano-Revisão-Final

Tipos de Desemprego

Os tipos de desemprego são caracterizados dependendo do período em que os trabalhadores ficam afastados do trabalho, ou seja, o período entre o afastamento do antigo trabalho e a sua recolocação. Os desempregos de curto prazo, em que os trabalhadores ficam sem trabalho por algumas semanas, são caracterizados como circunstanciais. Por sua vez os desempregos que duram meses são de longo prazo e trazem enfrentamentos econômicos e psicológicos ao trabalhador, e também problemas para a economia.

Page 9: 3 ano-Revisão-Final

Desemprego friccional ou normal: é considerado como períodos de desemprego relativamente curtos os quais o trabalhador aproveita para fazer cursos de aperfeiçoamento em tempo de se recolocar com a nova qualificação profissional. Resulta do processo de combinar trabalhadores com empregados, quando a informação entre oferta e demanda torna-se simétrica para ambas as partes, ou seja, os trabalhadores ofertando e os empregados demandando se identificam por serem informados uns dos outros.Desemprego sazonal: ocorre em certos setores da economia como a agricultura, hotelaria e comércio varejista. É limitado a certas épocas do ano por não haver oferta homogênea de emprego durante o ano inteiro. Por exemplo, o período de safra da cana-de-açúcar demanda os trabalhadores que se dispõem a trabalhar temporariamente na colheita do produto agrícola. Outro exemplo é o período de férias em locais turísticos que necessita trabalhadores especializados em receber hóspedes em hotéis e restaurantes.Desemprego estrutural ou tecnológico: o número de empregos disponíveis no mercado de trabalho é insuficiente para dar ocupação a todas as pessoas que o desejam. Ou seja, a quantidade de mão-de-obra ofertada supera a quantidade demandada. Explica longos períodos de desemprego. Esta situação se configura em decorrência do avanço tecnológico que altera a combinação dos fatores de produção capital humano e capital físico. O aumento da mecanização e da automação gera mudanças na tecnologia de produção e também os padrões de demanda dos consumidores tornam obsoletas certas indústrias e profissões que deixam de existir e são superadas por novas.

Page 10: 3 ano-Revisão-Final

(Ufpa 2012) “Nos últimos vinte anos o Brasil tem desenvolvido novas formas técnicas e organizacionais, como a informatização e a automação nas atividades agropecuárias, na indústria e nos serviços, os atuais tipos de contratação e as políticas trabalhistas conduziram, entre outros aspectos, a um aumento do desemprego e da precarização das relações de trabalho.”SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 220. (Texto adaptado).A implicação das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho, no Brasil, sugerida no texto, está identificada na alternativa: a) A redução dos postos de trabalho nas atividades agropecuárias e industriais foi compensada pelo investimento dos setores público e privado em postos de trabalho nos grandes centros urbanos. b) As ampliações das necessidades produtivas, sobretudo a partir da revolução das telecomunicações, têm contribuído para o aumento do desemprego no setor informal da economia. c) As novas formas de contratação de trabalho, principalmente a terceirização, são um dos indicadores de que as relações de emprego se tornaram precárias, o que foi acompanhado da redução da renda do trabalhador brasileiro. d) A crescente diversificação das profissões atende às novas necessidades produtivas do mercado, no entanto é responsável pelo crescimento do desemprego no setor de serviços e na economia informal do país. e) O crescimento e a distribuição dos polos regionais de informática pelo território nacional foram responsáveis pela redução dos subempregos, na medida em que se absorveram os desempregados do mercado formal.

Page 11: 3 ano-Revisão-Final

INCORRETO. Não ocorreu o desenvolvimento de setores produtivos capazes de absorver a mão de obra excedente, não havendo, assim, a compensação citada.INCORRETO. O aumento do desemprego resultou da automação dos setores produtivos.CORRETO. Uma das características da 3ª revolução industrial é a flexibilização da produção por meio da terceirização, eliminando o contingente de operários nas fábricas e em outras unidades de produção econômica.INCORRETO. A diversificação das profissões atende à demanda do mercado, não sendo, porém, a causa do desemprego estrutural citado no texto, haja vista que este, ocorre em razão da automação dos setores.INCORRETO. Os tecnopolos reduzem a demanda do emprego formal e, portanto, estimulam o aumento do subemprego.

Page 12: 3 ano-Revisão-Final

09. (Uel 2014) Leia o texto a seguir.É possível identificar no Brasil vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à expansão da fronteira agrícola moderna, formando cidades funcionais ao campo denominadas de “cidades do agronegócio”.(Adaptado de: ELIAS, D.; PEQUENO, R. “Desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio”. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 2007. v.9. n.1. p.25-29.)Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta. a) A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local. b) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural. c) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação. d) As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960. e) Por intermédio da expansão da fronteira agrícola moderna e da criação das cidades do agronegócio, a partir da década de 1950, houve uma difusão do meio técnico-científico-informacional em todo o território nacional.

Page 13: 3 ano-Revisão-Final

Como mencionado corretamente na alternativa [A], o processo de modernização agropecuária na década de 1970 alavancou a expansão da fronteira agrícola sobre as regiões centro-oeste e norte do país. Estão incorretas as alternativas: [B] e [C], porque a expansão da fronteira ocorreu na década de 1970 com o governo militar;[D], porque grande parte das cidades do agronegócio localiza-se na região centro-oeste; [E], porque a difusão do meio técnico científico informacional ocorreu a partir da década de 1990 no Brasil.

Page 14: 3 ano-Revisão-Final

10. Observe a seguinte tabela

Page 15: 3 ano-Revisão-Final

A análise da tabela permite concluir: (A) As regiões hidrográficas do nordeste oriental e nordeste ocidentalsomadas atendem a cerca de 540 mil pessoas aproximadamente. As duas regiões somam mais de 541 mil pessoas.(B) As regiões hidrográficas do Paraguai, Uruguai e Amazônica juntas formam a Bacia Platina, a qual abrange cerca de 20% do território nacional. A Bacia Platina é formada pelos Rios Paraná, Paraguai e Uruguai e não Amazônica, que juntas somam 16.3%. (C) A região hidrográfica Amazônica, além de abranger a maior área do território, também atende a maior parte do total da população brasileira. A maior concentração populacional se encontra na Região Sudeste do Brasil.(D) As regiões hidrográficas do Paraná, Atlântico Sudeste e Atlântico Sul, apesar de abrangerem apenas 15% do território, atendem a mais de 50% da população.

Page 16: 3 ano-Revisão-Final

11. (UEPA) O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades     e      segregação         espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbanos-industriais é correto afirmar que:

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.

Page 17: 3 ano-Revisão-Final

b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.Não somente as águas superficiais mas também das águas subterrâneas c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.Os conflitos estão associados a falta de políticas publicas. .d )a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.

Os europeus não tem a cultura da arma e sim os estadunidense. A violência urbana também esta ligada a falta de infra-estrura e a falta de políticas públicas.

e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.Não favorece a fertilização dos solos mas causa problemas ambientais e de saude entre outros problemas.

Page 18: 3 ano-Revisão-Final

12. (UFPA) À medida que a urbanização se intensifica, o modo de viver e de consumir de cada grupo ou classe social gera repercussões na forma de apropriação do espaço urbano. Sobre essas repercussões é correto afirmar que:a) as contradições urbanas fizeram surgir, sobretudo nos grandes aglomerados, uma cidade formal e outra informal que pouco se diferenciam na organização espacial. Porém a precariedade do saneamento básico é um dos itens que as tornam diferentes.b) o aumento da procura por espaços para habitação, em áreas de proteção ambiental, pelas populações pobres em cidades de países periféricos, gera a disseminação de ocupações irregulares com a intensa degradação desse meio ambiente.c) o mercado imobiliário atual, ao transformar a ocupação domiciliar em um produto, uma mercadoria, beneficia tanto as classes economicamente privilegiadas como as menos favorecidas, através do acesso às áreas de melhor localização que, geralmente, são dotadas de serviços de esgotos e água potável.d) em um ambiente urbano ecologicamente equilibrado, tanto as populações pobres como as economicamente privilegiadas vivenciam acesso a moradia de qualidade, o uso sustentável de seus recursos naturais e a redução da poluição a níveis considerados aceitáveis.e) as desigualdades espaciais que ocorrem nas cidades denunciam que as populações pobres têm sido submetidas a processos de segregação voluntária, uma vez que são induzidas a deslocamentos para áreas nobres, tendo como consequência a proliferação de doenças endêmicas.

Page 19: 3 ano-Revisão-Final

a) Na cidade “formal” resulta evidente a predominância de critérios de individualidade, privacidade, egoísmo, arrogância, exclusão e reserva, enquanto na cidade “informal”, prevalecem atitudes de comunidade, solidariedade, participação, autoajuda e descontração. A materialização das arquiteturas e dos espaços identificam os dois modos de vivência social: edifícios fechados e defensivos no primeiro, construções abertas ao espaço público, descontraídas e participativas no segundo. Resulta contraditório comprovar que os valores da civilidade e da convivência social resultam mais efetivos nas urbanizações “informais” e “ilegais”, enquanto na cidade “formal” e “legal” tende a imperar a autodefesa e o “salve-se quem puder”.

Page 20: 3 ano-Revisão-Final

13. Em 2014, faz cem anos do início da 1ª Guerra Mundial (1914-1918). Analisando o conflito, o historiador inglês Eric J. Hobsbawm afirmou:

Parte desse patriotismo era fortemente estimulado pelos governos nacionais, a exemplo do que se pode ver na figura:

Page 21: 3 ano-Revisão-Final

A respeito desse processo de mobilização, é correto afirmar: a) deveu-se ao acirramento de ódios oriundos de séculos de guerras, do processo de fortalecimento dos estados-nacionais e do poderio militar ocioso, configurando um confronto exclusivamente europeu.b) resultou da necessidade de resolver velhas questões oriundas do processo de rearranjo das nações, como, por exemplo, o surgimento do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano. c)deveu-se à xenofobia entre as nações europeias, sentimento que resultava de ódios oriundos de séculos de guerras, do processo de fortalecimento dos estados-nacionais e do imperialismo do século XIX. d) resultou da belle epoque , pois os anos de paz e belle epoque opulência fortaleceram as identidades europeias e o desejo de resolução de questões geopolíticas inconclusas, como a Guerra dos Boers, a Guerra do Chá e as Guerras Médicas. e) foi um conflito inédito no que se refere a mobilização de efetivos, número de mortos e feridos, uso de propaganda de massa e desenvolvimento de tecnologias, como aviões, bombas atômicas, carros blindados e penicilina.

Page 22: 3 ano-Revisão-Final

A expressão francesa Belle Époque significa “bela época”, e representa um período de cultura cosmopolita na história da Europa. A época em que esta fase era comum foi marcada por transformações culturais intensas que demonstravam novas formas de pensar e viver. Considerada uma época de ouro, beleza, inovação e paz entre os países; a fase trazia invenções que faziam com que a vida se tornasse mais simples para todos os níveis sociais.

Page 23: 3 ano-Revisão-Final

14. (Ufsm 2014) Observe o mapa:

Page 24: 3 ano-Revisão-Final

Aproximadamente uma em seis pessoas no mundo vive em habitações informais, ou seja, habitações improvisadas ou inacabadas, construídas com restos de materiais de alvenaria ou papelão. A ONU (Organização das Nações Unidas) as define como “assentamentos precários” e lista, nas principais características desses assentamentos, o acesso inadequado à água potável, a baixa qualidade estrutural dos domicílios, o adensamento excessivo e a insegurança. TERRA. Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2008. p.404. (adaptado)

De acordo com o texto e com as informações do mapa, é correto afirmar: a) Entre todos os continentes, a África apresenta a melhor situação, ou seja, a menor proporção entre a população urbana total e a população urbana habitante dos assentamentos precários. b) A melhor situação está presente no continente asiático, pois esse continente apresenta elevada proporção entre a população urbana total e a população urbana residente em assentamentos precários. c) A maior proporção entre a população urbana total e a população urbana residente nos assentamentos precários está no continente europeu. d) Na África subsaariana e no sul da Ásia, estão as piores situações, ou seja, essas áreas apresentam as maiores proporções entre a população urbana total e a população urbana habitante de assentamentos precários. e) Ocorre um equilíbrio na proporção entre a população urbana total e a população urbana residente nos assentamentos precários, considerando os diversos continentes.

Page 25: 3 ano-Revisão-Final

A África Negra (Subsaariana) e o Sul da Ásia apresentam grandes porcentuais de população urbana e população rural que moram em assentamentos precários, no Brasil, denominados de aglomerados subnormais em áreas urbanas (favelas).

Page 26: 3 ano-Revisão-Final

15. (Unicamp 2013) A tabela abaixo traz informações sobre a percentagem de pessoas que residem fora de seu Estado de origem, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2001/2007 do IBGE.Pessoas residentes não naturais da Unidade da Federação de residência (em %)

Regiões 2001 2003 2005 2007

Centro-Oeste 37,4 36,3 36,5 35,2

Norte 22,8 23,1 23,1 22,5

Nordeste 7,5 7,8 7,9 7,5

Sul 12,1 12,2 12,2 12,2

Sudeste 18,9 18,7 18,6 17,8

Page 27: 3 ano-Revisão-Final

Com base nas informações da tabela sobre a dinâmica migratória da população brasileira, é possível afirmar que: a) Os Estados da região Nordeste do Brasil apresentaram, no período, a menor percentagem de população nascida em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque os Estados dessa região sempre apresentaram uma elevada taxa de imigração de sua população para outras unidades da federação. b) Os Estados da região Centro-Oeste apresentaram, no período, a maior percentagem de pessoas residentes oriundas de outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados receberam, nas últimas décadas, elevados fluxos migratórios de população brasileira para a ocupação da fronteira agrícola. c) Nos Estados da região Sudeste houve um decréscimo da percentagem de pessoas residentes nascidas em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque todos os Estados dessa região sempre tiveram importantes fluxos emigratórios de população direcionados para a ocupação de outras regiões do país. d) Os Estados da região Sul têm o segundo menor índice de pessoas residentes não naturais dessas Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados, historicamente, apresentam baixos fluxos emigratórios de sua população com destino a outras unidades da federação.

Page 28: 3 ano-Revisão-Final

(UNIMONTES) Observe a figura abaixo.

Page 29: 3 ano-Revisão-Final

Utilizando seus conhecimentos e as informações da figura, assinale a alternativa CORRETA.a) A tundra constitui o bioma mais devastado do mundo, pois seu solo fértil foi muito aproveitado para a agricultura.b) As savanas localizam-se entre o bioma da floresta tropical e a taiga, apresentando reduzida biodiversidade.c) As florestas temperadas, nas áreas próximas ao Equador, apresentam árvores de várias alturas e tipos.d) As formações vegetais estão diretamente ligadas ao clima, que varia de acordo com a altitude e latitude.