30 de outubro, homenagem às merendeiras...f A melhor fotografia de 2008, Professor Sucha com o 3º...

38
30 de outubro, homenagem às merendeiras 129

Transcript of 30 de outubro, homenagem às merendeiras...f A melhor fotografia de 2008, Professor Sucha com o 3º...

30 de outubro, homenagem às merendeiras

129

Confraternização dos Professores

Um almoço, muito descontraído, foi oferecido

pela direção do Colégio “Alfredo” a todos os seus

professores em homenagem ao “Dia do Professor”. Esse

encontro permitiu momentos de descontração e

troca de ideías, coisas que não são possíveis no dia a dia em sala de aula. O bate

papa se estendeu até a noite. Só quem não foi, perdeu

ESSA!

130

Um momento muito especial de confraternização. “Celebridades do Colégio “Alfredo”. Essa é a melhor foto de 2009. Da esquerda para a direita, Professora Clarice de Fátima Fragoso, Pedagoga e ex-diretora ( dois mandatos)do Colégio Alfredo; Professora Aleçandra de Fátima Ferreira Schier, trabalhou até 2008 na Secretaria Municipal de Educação de Piên, atualmente é Pedagoga no Colégio Alfredo; Professora Joelma Maria Uhlig, ex-diretora do Colégio Alfredo por três mandatos, já concluiu o PDE, atualmente é professora de Educação Física do Colégio Alfredo e a Professora Cleudane Andrade Hornick, professora de história, já foi diretora auxiliar e é a atual diretora do Colégio Alfredo.

Melhores “fotografias” do ano

131

f

A melhor fotografia de 2008, Professor Sucha com o 3º ano do ensino médio noturno de 2008, na nova sala de informática durante aula de sociologia.

O Projeto de um “Concurso de FOTOGRAFIAS” será lançado

no próximo ano no Colégio “Alfredo” que vai fazer parte do

acervo de registros da Revista “Alfredo”, permitindo assim

que se dê continuidade ao registro de nossa história.

Verdadeiros cartões postais são registrados com esse trabalho, esse material passa a ser parte

de um acervo do Colégio para pesquisa e também um

documento visual do nosso tempo e espaço no contexto da

história do nosso lugar.

Quando recebemos a visita de um (a) colega de trabalho

aumenta a satisfação de fazer parte dessa “Grande Família”

que é o Colégio “Alfredo”. Na foto acima a visita da Ângela que trabalhou no

Colégio em 2008.

132

Essa primeira

foto da esquerda é a

origem da capa da Revista

“Alfredo” que foi tirada no

primeiro dia de aula em

fevereiro de 2009.

Depois temos as amigas do 2º

ano diurno posando na

biblioteca do Colégio.

Na festa junina as duplas caipiras

registram momentos

inesquecíveis com a presença

do Iraldo que nos deixou em 21 de outubro,

falecendo inesperadamen

te. E as

“comilonas” do 3º ano,

parecem famintas !

O que é isso ? Sarau em sala de aula ? Não,

foi só a festa de final de ano do 3º ano no dia

do amigo secreto.

Veja a coluna da direita. Se

você aparece aí, o que escreveria

sobre esse momento da

sua história ?

133

Que aula foi essa aí em cima ? 50, 54, 62, ... Vecês duas aí se lembram desse momento ? E aí em baixo “As três amigas do Col. Alfredo” na abertura dos Jogos lá em Piên no dia 7 de abril.

134

Valores ocultos; qualidade de vida

“A qualidade da nossa água é responsabilidade de todos” A qualidade da água que bebemos é fundamental para a nossa saúde. Trigolândia é atendida pela SANEPAR que tem um escritório para atendimento ao público na Av. Paraná.

A Professora Clarice de Fátima Fragoso quando diretora do Colégio “Alfredo” no ano de 2000, conquistou uma parceria com o “Projeto Despertando Estrelas” aos alunos de 5ª a 8ª séries (fundamental) o qual é mantido até os dias de hoje, com atividades de contra turno, atribuindo atividades complementares fora da Escola aos alunos. Esse trabalho do Projeto Despertando Estrelas atua na comunidade beneficiando jovens e adultos permitindo muitas vezes a qualificação para o trabalho.

135

Projeto da Professora Jacilda, de ARTE; Painel no muro do Colégio

Em 2009 a Professora Jacilda de Arte, com alunos da 1ªA e 1ªC do ensino médio, investiram em um projeto mural com dois mosaicos de retalhos de pastilhas cerâmicas, que retrata a ocupação regional e os costumes da comunidade, fixado no muro frontal do Colégio, virado para o pátio internoos . O projeto foi desenvolvido em sala de aula e colocado em prática. Trabalho este que nos traz a lembrança dos murais do artista paranaense Poty Lazzaroto. Além da espreriência fantástica de produzir a arte, o trabalho mesmo antes de concluído já é no Colégio, ponto de referência para registrar com fotos os bons momentos de convivência.

136

“Dia do Pedagogo”, homenagem muito especial dos alunos aos profissionais do Colégio “Alfredo”.

Com tanto carinho e

atenção dedicada inúmeras vezes aos nossos alunos, não

poderiam eles, deixar de prestar uma

homenagem muito especial ao dia da

Pedagoga. Parabéns à Clarice e à Aleçandra, que são reconhecidas

pelo trabalho, desempenho e apoio

que nos dão a toda equipe do “Alfredo”.!

Momentos registrados com a Pedagoga, Professora Clarice, quando era homenageada pela turma 5ªB do período vespertino.

137

“Dia da Secretária” do Colégio “Alfredo”

Dia 30 de setembro, o dia da “Secretária” A secretária do Colégio “Alfredo” é a Andressa Taschek, ela trabalha como secretária do Colégio desde fevereiro de 2006, quase sempre ela esta lá na secretaria atrás do balcão atendendo a tudo e a todos, mas a função dela vai muito alem do que muita gente pensa, pois não se resume em apenas atender telefone, tirar cópias e imprimir boletins, a Secretária de Colégio é como se fosse uma escrivã do Colégio, toda a documentação escolar e sua legalidade é de sua responsabilidade que é determinada por decreto. Ela esta desde os primeiros dias do ano no Colégio, providenciando as matriculas e organizando as listas de chamada, respondendo também pela documentação escolar ao Núcleo Regional, entre outras inúmeras atividades previstas no calendário escolar. Parabéns Andressa, pelo seu dia !

138

Projeto “Viva a Escola”

Núcleo de conhecimento: Científico Cultural Título: Mala de Leitura Nome do Profissional: Scheila F. D. Zappe Participantes: Alunos do ensino fundamental , 6ª, 7ª e 8ª séries e alunos da 1ª série do ensino médio.

Mala De

Leitura

O Projeto “Mala de Leitura” surgiu da necessidade de práticas de leitura literária na escola. Sabe-se que muitas vezes, as atividades de leitura literária desenvolvidas no contexto escolar evidenciam, sobretudo, aspectos gramaticais, de caráter moral, com propósitos pedagógicos, sem a preocupação com a linguagem literária ou a função poética dos textos apresentados pelos professores. Por outro lado, aponta-se “como é importante para a formação de qualquer criança ou indivíduo ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem; para ser um bom leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.

139

A implementação de um projeto de incentivo à leitura literária teve como referência as malas de livros, que através do ler e ouvir histórias possibilitam ao sujeito desenvolver sua sensibilidade, seu gosto artístico, como também ampliar sua maneira de ver e entender o mundo.

O Projeto pretende

formar alunos

monitores, multiplicado

res da paixão pela

leitura r também

contadores de histórias.

Considera-se também a importância da leitura na formação integral do sujeito, o projeto atua na comunidade, cujas condições de acesso ao livro é mais restrito. Por isso, uma ação de forma sistemática, nas instituições públicas e comunitárias, proporcionando momentos de leitura literária, onde ler, ouvir, observar e manusear livros são ações que consolidam essa proposta.

140

Relato de experiências

das atividades

do programa

Viva Escola “Mala de Leitura”

-O programa de complementação curricular Viva Escola atendeu de forma significativa as necessidades de meus alunos. Como se esperava do projeto, muitos alunos apesar de mostrarem interesse pelos livros, a maioria não tinha tempo específico para realizar a leitura efetiva. -Durante o ano , acompanhei e observei o interesse dos alunos envolvidos e percebi que os alunos visitavam a biblioteca com mais freqüência, lendo livros que durante as aulas eram indicados, ou que, fazia parte do conteúdo aplicado. -No início, desenvolvi a leitura individual, depois em grupos e também em outros ambientes, oferecendo a eles um novo acervo de livros e conteúdos, sendo que os participantes tinham livre acesso aos exemplares e a leitura era exclusiva, permitindo assim sentirem-se valorizados. -Num segundo momento, convidei um profissional da área de contação de história do município, e durante um mês ele repassou conhecimentos básicos da arte de contar histórias, técnicas, formas e principalmente dinâmicas de auto-controle e concentração.

-Depois complementei o que eles haviam aprendido com outros meios (DVDs e multimídia) que orientavam como desenvolver a contação de história. Esse momento foi um dos mais gratificantes pois, alguns alunos mostraram muito interesse na oratória, destacando-se como “contadores”. Outros porém, ficaram envolvidos e mesmo não atendendo às expectativas, insistiam em fazer, tendo como modelo os próprios colegas que se destacavam. -Quando possível, visitamos outras bibliotecas da região, tendo contato com livros diferente, desenvolvendo a leitura fora do ambiente escolar. O que eles mais gostaram foi de conhecer um livro tamanho “gigante”, que estava exposto em uma das bibliotecas. Também foi oportuno a carteirinha para empréstimo de livros na biblioteca municipal, onde foram orientados a emprestar livros quando quisessem. -Além da leitura e contação de história, também foram proferidas palestras que envolviam as técnicas básicas do teatro. Alguns alunos demonstraram bastante interesse nesta fase do trabalho, aprenderam a manipular fantoches e na mostra pedagógica do Colégio “Alfredo”, evento de pré-seleção de trabalhos para o “FERA”, apresentaram três peças, com bonecos, utilizando contação de história e teatro. -O processo de desenvolvimento das atividades seguiu uma ordem onde primeiramente eram lidas as histórias, interpretadas, depois ensaiadas, criadas e recriadas e finalmente eram socializadas a um público, ora com alunos do próprio Colégio, ora com alunos de outros colégios do município. Enfim conseguimos desenvolver contadores de histórias e de peças de teatro, inclusive participando com boa “performance” do FERA COM CIÊNCIA no município da Lapa. Um trabalho que foi desenvolvido pelos participantes com prazer e segurança do que estavam fazendo.

Professora Scheila F.D. Zappe

141

142

A Bandeira, o brasão e o Hino de Piên

Hino de Piên Autor – Sebastião Lima Tu nasceste querida cidade Do labor do audaz pioneiro Neste solo onde a fertilidade Nos transforma em rico celeiro Tu que és testemunha primeira Dos albores do nosso porvir Viu crescer nesta terra hospitaleira Nova estrela no céu a luzir. Estribilho: O Rio Negro sempre a irrigar Meu Piên, adorado torrão. Com mil riquezas, a aflorar. Deste sempre amado rincão És Piên, a divisa primeira. Que nos liga a um povo irmão Porta aberta, alvissareira. Acolhendo com calor e afeição Nossa Senhora das Graças Padroeira Protegei a este povo de valor E que nossa gente brava e altaneira Ame sempre esta terra de esplendor Que a beleza e a altivez dos pinheirais Simbolizem toda grandeza que há. E que a fartura dos teus milharais Enobreçam o meu Paraná

Uma proposta de Complementação Curricular do Programa Viva a Escola que visa englobar os estudantes que pretendem cursar o ensino superior. O Programa têm por objetivos: ampliar os conhecimentos dos educandos sobre o ensino superior e seu ingresso; orientar os educandos com relação à escolha de instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC; esclarecer as dúvidas que os educandos tenham referente aos cursos de interesse; orientar os educandos quanto aos processos seletivos que ocorrem em diferentes universidades; esclarecer sobre as diferentes modalidades de bolsas de estudo e de financiamento disponíveis em cada instituição; estudar os editais de inscrição; revisar os principais conteúdos estudados no Ensino Médio; analisar, discutir e resolver diferentes provas de ENEM e concursos vestibulares de instituições variadas, preparando o educando para a resolução das mesmas; e ainda quando possível, visitas a Instituições de Ensino Superior.

PROGRAMA VIVA A ESCOLA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR

Núcleo de conhecimento: Integração Comunidade e Escola Título: Entendendo e se preparando para o vestibular Nome do Profissional: Claudia Dums Schmidt Participantes: Alunos do 3º e do 2º ano do Ensino Médio interessados em se preparar para o Enem e para o vestibular.

143

DEPOIMENTOS

PROGRAMA VIVA A ESCOLA

ENTENDENDO E SE PREPARANDO PARA O

VESTIBULAR

Professor responsável: CLAUDIA DUMS

SCHMIDT

“O programa é muito

importante para ter como

preparativo para o vestibular, não só

estudar só mas em grupos e com

professores qualificados para nos das

os ensinamentos. Pretendo cursar

medicina ou odontologia na UFPR.

Adoro vir no programa porque cada

vez que se vêem se aprende mais.

Sentimo-nos preparados para prestar

um vestibular.” (Letícia de Assis –

aluna da 2ª série do EM)

“Na minha opinião o Programa Viva a Escola é um

modo de se aprender cada vez mais. Ele ajuda a nós,

estudantes, a conhecer o mundo, para que cada dia que se

passa nós aperfeiçoamos mais sobre o mundo atual. Com

relação ao preparatório para o vestibular além da

professora nos orientar e nos ajudar a compreender as

questões que não sabíamos. Pretendo cursas administração

na UFPR, ou conseguir uma bolsa de estudo na Unerj.”

(Carla Priscila Ripka – aluna da 2ª série do EM)

“Eu acho muito importante,

principalmente agora no final do ano,

é vestibular, enem, ou até um curso

técnico chegando. Rever coisas que

não lembro mais, ou não aprendi.

Pretendo ano que vem fazer um curso

que é mais rápido, para começar a

trabalhar e depois quando estiver

trabalhando fazer uma faculdade.”

(Géssica Aparecida Bineck Lisboa –

aluna da 3ª série do EM)

144

“Percebo muitas vezes, em grande parte dos alunos de nossa escola

uma falta de perspectiva de futuro, muitos pensam somente em terminar o

Ensino Médio, encerrar os seus estudos e ir trabalhar, dentro de fábricas

ou mesmo na lavoura. São poucos que almejam um futuro melhor, com

melhores condições sociais e econômicas, e que visam buscar isto através

de um curso superior ou mesmo curso técnico. Ou seja, tem-se muito

trabalho a fazer, muita conscientização, mas o que importa é que algumas

sementes já germinaram e estão crescendo, alguns alunos já conseguem se

imaginar cursando o ensino superior em instituições muito reconhecidas,

como a UFPR por exemplo. O que nós sabemos que se deve a força de

vontade e ao esforço próprio dos alunos e também ao Preparatório para o

vestibular do Programa Viva a Escola que possibilita aos interessados

além das clássicas revisões dos conteúdos de todas as disciplinas e

simulados, também visitas a instituições de ensino superior para que os

mesmos conheçam o que é uma universidade e tudo o que elas têm a

oferecer. Almeja-se que este Programa consiga cada vez mais abrir as

portas para que nossos alunos busquem sempre ir mais além.”

(Professora Claudia Dums Schmidt – docente responsável pelo Programa

Viva a Escola: Entendendo e se preparando para o vestibular).

“Eu pretendo cursar engenharia mecânica ou engenharia elétrica

ou sistemas da informação. Espero que após me formar, em qualquer

curso, que tenha uma renda razoável. A importância de se preparar para

um vestibular é muito grande, pois além de obter vantagem sobre os

concorrentes, trás mais conhecimentos do que só ficar estudando em sala

de aula. Os lugares que pretendo fazer um dos cursos é: Curitiba na PUC se

eu passar pelo ProUni, ou UFPR; ou Joinville na Univille; ou Mafra na

UnC.” (Lucas Tiago de Andrade Lima – aluno da 2ª série do EM)

“A importância para mim de me preparar para o vestibular é principalmente ter noção do

que vou fazer no dia da prova e o que eu pretendo para o meu futuro. Com a ajuda do Programa,

hoje pretendo cursar engenharia elétrica, engenharia mecânica, música ou publicidade e

propaganda. Meus objetivos atualmente são: fazer o enem e tentar através do Programa ProUni

entrar em uma universidade particular com interesse na PUC de Curitiba, ou Univille de Joinville,

ou na Unerj de Jaraguá do Sul, ou tentar o vestibular da UFPR em Curitiba.” (Luiz Felipe Bueno

Franco – aluno da 2ª série do EM)

Professora Claudia, idealizadora do Projeto “Entendendo e se preparando para o vestibular” do Viva Escola

145

Hino a Paraná Letra: Domingos Nascimento Música:

Hino a Paraná

Bento Mossurunga Estribilho Entre os astros do Cruzeiro, És o mais belo a fulgir Paraná! Serás luzeiro! Avante! Para o porvir! I O teu fulgor de mocidade, Terra! Tem brilhos de alvorada Rumores de felicidade! Canções e flores pela estrada. II Outrora apenas panorama De campos ermos e florestas Vibra agora a tua fama Pelos clarins das grandes festas!

Letra: Domingos Nascimento Música: Bento Mossurunga Estribilho Entre

Hino do Paraná

Instituído através do Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947.

Hino a Paraná Letra: Domingos Nascimento Música: Bento Mossurunga Estribilho Entre os astros do Cruzeiro, És o mais belo a fulgir Paraná! Serás luzeiro! Avante! Para o porvir! I O teu fulgor de mocidade, Terra! Tem brilhos de alvorada Rumores de felicidade! Canções e flores pela estrada. II Outrora apenas panorama De campos ermos e florestas Vibra agora a tua fama Pelos clarins das grandes festas!

146

III A glória... A glória... Santuário! Que o povo aspire e que idolatre-a E brilharás com brilho vário, Estrela rútila da Pátria! IV Pela vitória do mais forte, Lutar! Lutar! Chegada é a hora. Para o Zenith! Eis o teu norte! Terra! Já vem rompendo a aurora!

Calouros 2009 - O Salão dos Novos do “Alfredo”

Os Novos alunos de 2009 do Colégio “Alfredo” são os que entram na 5ª série, na verdade este ano os alunos voltaram ao espaço físico do Colégio, pois essa turma, em sua grande maioria estudaram na Escola Alminda quando ainda era aqui, junto com o nosso Colégio.

5ªB

5ªA

147

O EJA no “Alfredo”

148

A partir de setembro de 2009, foi implantado no Colégio Alfredo uma nova modalidade de Ensino, o EJA, Educação de Jovens e Adultos:, Hoje nossa escola possui 200 alunos matriculados nessa modalidade. Duas salas de Ensino Médio e uma do Ensino Fundamental em Trigolândia e uma sala do Ensino Fundamental e Médio em Piên . Para essa implantação o Colégio passou por várias análises estrutural, documental e avaliação dos profissionais da educação para atuarem e trabalhar com essa modalidade.

O EJA no Colégio “Alfredo” foi uma novidade e modalidade que trouxe a visita de um grupo do Município de Fragosos-SC que é visinho bem próximo de Piên na divisa do Estado do Paraná com Santa Catarina. Eles vieram conhecer as instalações do Colégio em uma noite de expediente normal acompanhados pela pedagoga Professora, e serão multiplicadores dessa nova oportunidade oferecida pelo Colégio “Alfredo” aos que por algum motivo, interromperam ou não puderam estudar em sua época .

Se você deixou de estudar,abandonou seus estudos, não interessa o motivo, quer voltar a estudar? Quer concluir o ensino fundamental ? Precisa terminar o ensino médio para melhorar no seu emprego ou para arrumar um emprego melhor ! O Colégio “Alfredo” está de portas abertas para você. Ligue ou venha visitar o nosso Colégio “Alfredo”! (41) 3632 1193

149

Alunos do EJA desenvolvem suas habilidades na confecção de maquetes durante aula de inglês com a Professora Liliane

Habilidades no EJA

150

Calouros 2009 5ªA vespertino

Professor Regente: Helinton Charles Maahs

151

Calouros 2009 5ªB vespertino

Professor Regente: José Aparecido Moreira

152

Veteranos - 6ªA vespertino - 2009

Professor Regente: Ana Lúcia Zanin Tem-Pass

153

Veteranos 6ªB vespertino - 2009

Professor Regente: Leandro Bineck

154

Veteranos 7ªA matutino 2009

Professor Regente: Scheila F. D. Zappe

155

Veteranos 7ªB vespertino 2009

Professor Regente: Iraci Salete de Carvalho

156

Veteranos 8ªA matutino 2009

Professor Regente: Joelma Maria Uhlig

157

Veteranos 8ªB vespertino 2009

Professor Regente: Mauro Ramos

158

Veteranos 8ªC noturno 2009

Professor Regente: Sérgio Luiz Sucha

159

Veteranos 1ªA matutino 2009

Professor Regente: Alice Cristina Pscheidt Nossol

160

Veteranos 1ªB noturno 2009

Professor Regente: Meriane das Graças Muziol Kurovski

161

Veteranos 1ªC vespertino 2009

Professor Regente: Luzia de Cássia Carvalho

162

Veteranos 2ªA matutino 2009

Professor Regente: Greice Morgana Gassner

163

Veteranos 2ªB noturno 2009

Professor Regente: Cleder Alexandre Somensi

164

É um índice importantíssimo para o futuro de e nosso país, mas apenas 15% dos brasileiros sabem o que é. Vamos aumentar esse número ?

Você sabe o que é IDEB ?

1. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mede a qualidade do ensino público no país.

2. Revela se os alunos de escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa.

3. Indica a qualidade do ensino da escola, do município e do Estado.

4. Toda escola pública tem uma nota de 0 a 10 no IDEB. Quanto maior a nota, melhor a qualidade de ensino da escola.

5. Uma nova nota do IDEB é divulgada a cada dois anos.

6. O ideal seria que toda escola pública tivesse uma nota igual ou superior a 6

7. O resultado mais recente do IDEB aponta uma média de: 4,2 para as séries iniciais do ensino fundamental; para as últimas séries do ensino fundamental a média é 3,8 e para o ensino médio a média nacional é 3,5.

8. Houve uma evolução em relação à nota anterior do IDEB, mas não há o que comemorar. A meta é atingir nota 6 de média em 2022.

9. Toda escola pública possui uma nota individual no IDEB. Precisamos cumprir essa meta.

O MITO

1. Quem tem filhos, ou estuda em escola particular não precisa saber o que é IDEB

Educação pública de qualidade é responsabilidade de todos. Verifique o IDEB de sua cidade !

165

166