30 OUTUBRO 2010 · 2013. 7. 2. · Outubro 2010 BMun. nº99 + AMun. nº47 direcção Carlos Manuel...

19
Boletim e Agenda Municipal OUTUBRO 2010 30 [ um ] concelho

Transcript of 30 OUTUBRO 2010 · 2013. 7. 2. · Outubro 2010 BMun. nº99 + AMun. nº47 direcção Carlos Manuel...

  • Boletim e Agenda MunicipalOUTUBRO 201030

    [ um ] concelho

  • página nº 3 página nº 3

    18 de Setembro fica a constituir uma data memorável para Torres Vedras e para todos nós. Desde há deze-nas de anos que se constatava a necessidade de um novo mercado municipal. O existente não apresentava já condições para servir a população de Torres Vedras, perdendo rapidamente clientes para as grandes su-perfícies. Mas, ei-lo aí, depois de removidos todos os grãos de areia, funcional, esteticamente enquadrado no ambiente circundante e, como tive ocasião de dizer na sua inauguração, também um farol de luz para o centro histórico da cidade.É um edifício construído de raiz (e não uma “requalificação” como a definiu um órgão de comunicação no pouco espaço que lhe dedicou) e que, do meu ponto de vista, tem um valor incalculável para a economia local, em especial para os nossos produtores. É uma obra que nos orgulha a todos e a que os torrienses aderiram e acarinharam desde o primeiro minuto da sua abertura, dotado dos mais modernos equipamen-tos, destinados a um serviço de qualidade e de conforto para todos quantos dele usufruem. Aos torrienses em geral e, em particular, aos comerciantes das zonas envolventes e aos operadores, a autarquia reconhe-ce a enorme paciência que tiveram com os naturais incómodos que as obras provocaram mas que agora, e muito justamente, poderão colher os frutos.Pelo segundo ano consecutivo, Torres Vedras foi distinguida com o título “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, atribuído pelo Observatório das Autarquias Fami-liarmente Responsáveis. Depois de 13 autarquias em 2009, em 2010 foram dis-tinguidas 17 e Torres Vedras esteve sempre na linha da frente. A selecção teve por base as políticas de família das autarquias em nove áreas de actuação - apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, servi-ços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social. Esta é também a nossa missão, pelo que o nosso empenhamento é total nesta como noutras áreas.

    divulgação, sugestõese/ou reclamações

    Os agentes culturais interessadosna divulgação das suas actividadespara o mês de Dezembro, devem remetera informação para: [email protected] até ao dia 15 do corrente mês. A Câmara Municipal de Torres Vedrasreserva-se no direito de seleccionara informação a incluir, de acordo comos critérios editoriais. A programaçãopoderá sofrer alterações por motivosimprevistos.

    Porque a sua opinião é importante,envie-nos as suas sugestõese/ou reclamações àcercada [um] concelho atravésdos seguintes contactos:Gabinete de Comunicação Câmara Municipal de Torres VedrasAvenida 5 de Outubro2560-270 Torres Vedrastlf: 261 320 [email protected]

    Mercado Municipalno coração da cidade e dos torrienses

    O presidente da Câmara Municipal de Torres VedrasCarlos Manuel Soares Miguel

    ficha técnica

    [um] concelho nº30Outubro 2010BMun. nº99 + AMun. nº47

    direcção Carlos Manuel Soares Miguel

    edição Câmara Municipalde Torres Vedras

    coordenação Rui Penetra

    textosAndreia CorreiaPedro FortunatoTiago Oliveira

    fotografiaAndreia CorreiaPedro FortunatoRui Penetra Tiago Oliveira

    projecto gráficoFilipa Baptista

    paginaçãoAna Rita Couto

    ISSN1646-9917

    impressãoGráfica Torreana

    depósito legal275859/08

    tiragem32 000 exemplares

    publicação mensaldistribuição gratuita

    Sabia que...O Mercado Municipal de Torres Vedras está no “coração” da cidade:

    Terça a sábado, das 07h00 às 20h00 Domingo, das 07h00 às 14h00.

    Visite-nos!

    índice

    destaque do mês

    notícias cultura“ educação “ juventude “ assuntos sociais“ obras“ e mais“ desporto“ projecto

    à conversa com...

    agenda teatro“ cinema“ dança“ música

    “ bicentenário das linhas de torres vedras“ festas, feiras e outras iniciativas“ oficinas, debates e seminários“ exposições e leituras“ desporto“ ambiente“ infanto-juvenila voz dos partidos

    deliberações de câmara

    info e contactos

    pág.

    46799

    101012

    1416

    18

    181819

    20

    22

    232324242425

    28

    29

    35

    A [um] concelho é uma publicação mensal da Câmara Municipal de Torres Vedras e tem como objectivo informá-lo do trabalhorealizado pela mesma. Prestigia o Município e dá-lhe a conhecer a oferta cultural, desportiva e de lazer existente no concelho- promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pelas Associações do concelho.A fixe é parte integrante da [um] concelho e orientá-lo-á no seu dia-a-dia mensal.

    [ um ] concelho

  • página nº 4página nº 4 página nº 5 página nº 5

    destaque do mêsdestaquedestaque do mêsdestaque do mês

    Novo Mercado Municipal, um anseio da populaçãotornado realidade…

    O novo Mercado Municipal de Torres Vedras, um dos investimentos públicos mais onerosos realizados até à data no concelho e uma obra bastante ansiada pela população, foi inaugurado no dia 18 de Setembro, uma semana depois de ter aberto as suas portas ao público.Na cerimónia inaugural deste equipamento, que abrange uma área de cerca de 17 mil metros quadrados, estiveram presentes várias individualidades, de entre as quais o Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, José Vieira da Silva, o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, o Governador Civil de Lisboa, António Galamba, e a autora da obra Sr. Vinho (que embeleza a praça do referido empreendimento), Joana Vasconcelos. Do programa inaugural do novo Mercado Municipal, que foi presenciado por milhares de pessoas, constou um espectáculo audiovisual nocturno em técnica de mapping, da autoria de Rui Gato, que contou com a participação da banda de música da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e arran-jos musicais de Carlos Garcia (a quem a Câmara Municipal agradece a colabo-ração), a que se seguiu um concerto do grupo GNR (que na ocasião recebeu a medalha da Cidade de Torres Vedras).Ainda no âmbito da inauguração daquela obra teve lugar uma interpretação de ópera (durante a visita às instalações) e o descerramento da placa alusiva à instalação do Sr. Vinho (após os discursos).

    De referir que o edifício do novo Mercado Municipal, situado no centro de Torres Vedras (tal como o antigo, na Avenida Tenente Coronel João Luís de Moura), mo-derno e adaptado às exigências actuais, possui três pisos acima do solo onde se encontram 56 bancas (em que se vendem produtos como pão, fruta, legu-mes, peixe, flores, artigos de agricultura biológica e artesanato), 31 lojas (talhos, bares, uma papelaria, duas padarias/cafetarias e uma mercearia), um espaço infantil, um outro destinado à área da saúde, para além de áreas técnicas.Nos dois pisos subterrâneos do novo Mercado Municipal existe um parque de estacionamento público com capacidade para 320 viaturas, que funciona de Segunda-feira a Sábado, das 7h às 20h, e ao Domingo e feriados, das 7h às 14h.Recorde-se que no Mercado Municipal é disponibilizado um serviço gratuito de entrega de produtos ao domicílio em Torres Vedras, devendo os interessados em usufruir desse serviço contactar o fornecedor do respectivo produto.Aquele novo equipamento – o primeiro inaugurado no âmbito do programa de regeneração urbana Torres ao Centro – constitui-se como um pólo de comercia-lização dos produtos de excelência da região e uma referência em matéria de qualidade e diversidade. O novo Mercado Municipal funciona de Terça-feira a Sábado, entre as 7h e as 20h, e ao Domingo e feriados das 7h às 14h. Visite este novo espaço construído a pensar em si!

  • página nº 6página nº 6 página nº 7 página nº 7

    notíciasnotícias notíciasnotícias

    Biblioteca de Praia continua a proporcionar animação e cultura aos veraneantes

    O serviço educativo da Biblioteca Municipal mudou-se de “malas e bagagens” durante o Verão para a Biblioteca de Praia de Santa Cruz.Neste espaço foram narrados e representados contos e outras histórias, para além de terem sido realizadas oficinas temáticas de ci-ência e de expressão plástica. Ao todo, contabilizaram-se nessas ac-ções 568 participações.De referir também que os serviços da Biblioteca Municipal dinamiza-ram durante o Verão duas feiras do livro no centro de Santa Cruz que contaram com as presenças da Li-vraria Gráfica Torriana, da Livraria União, da Livraria O Mundo faz de Conta, da Casa Ruim e com edi-ções da Câmara Municipal.As acções mencionadas integra-ram-se no programa Onda de Ve-rão.A Biblioteca de Praia de Santa Cruz esteve aberta entre os dias 1 de Julho e 15 de Setembro, tendo nes-se período se registado na mesma 7161 entradas, 921 empréstimos domiciliários, 1496 utilizações do seu ponto de acesso à Internet e 559 da sua rede wireless.

    Paços - Galeria Municipal acolheu os melhores trabalhos da segunda edição do Ando a Ler

    Pôr em diálogo as artes da fotogra-fia e da literatura é o objectivo do concurso fotográfico Ando a Ler. Os melhores trabalhos da segunda edição desta iniciativa estiveram patentes na Paços - Galeria Muni-cipal (piso 2) entre os dias 16 de Julho e 31 de Agosto.Recorde-se que alguns trabalhos dessa segunda edição daquele concurso, que se subordinou ao tema Ler nas Entrelinhas, tinham já sido expostos em Maio nas esta-ções de caminho-de-ferro de Torres Vedras e das Caldas da Rainha.De referir que no âmbito da edição deste ano do Ando a Ler foram atri-buídos prémios a trabalhos de Ana Sousa Dias e de Ana Almeida (nas categorias de preto e branco e cor, respectivamente) e menções hon-rosas a trabalhos de Carla Sousa Dias, de Letícia Ferreira e de Ana Almeida e a um outro de Ana Sousa Dias.

    A segunda edição do Ando a Ler re-lacionou-se com o Plano Nacional de Leitura, integrou-se no progra-ma comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras pro-movido pelo Município e foi orga-nizado pela Escola Secundária de Henriques Nogueira com o apoio da Câmara Municipal.

    Static trouxe milhares de pessoas ao centro de Santa Cruz

    Santa Cruz foi a capital das artes performativas com a realização do Static - Concurso de Homens-Estátua. De 16 a 21 de Agosto as noites foram anima-das pelas várias propostas a concurso, que cativaram milhares de visitantes na zona pedonal da localidade.Os trabalhos apurados ao longo da semana foram apresentados na final de Sábado, dia 21, no Largo Jaime Baptista da Costa, onde o júri avaliou a quali-dade da execução plástica e a originalidade, atribuindo o prémio ao trabalho Pedra de Amolar, de Sandra Bernardo e Elizabeth Nóbrega. Foram ainda atri-buídas menções honrosas aos trabalhos Justiça, de João Sequeira, Aguadei-ra, de Mécia Soares, e Sem Tempo, de Carlos Ferreira.Esta quarta edição do Static integrou-se no programa comemorativo do Bi-centenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município, tendo por isso sido atribuído um prémio à melhor performance alusiva a esta temática. Esse prémio foi atribuído à performance A Dor da Partida, de Maria Silva & Mécia Soares.À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, os presentes foram chamados a votar para atribuir o prémio do público ao trabalho O Beijo, de Ana Lopes e João Pereira.Dinamizar culturalmente o núcleo urbano de Santa Cruz e fomentar a criação na área das artes performativas são os principais objectivos deste concurso organizado pela Câmara Municipal e que se integra no programa Onda de Verão.

    Primeiro-Ministro inaugurou Creche de São José 66 crianças de Torres Vedras, en-tre os 0 e os 3 anos, têm uma nova escola.A Creche de São José foi inaugu-rada no dia 1 de Setembro pelo primeiro-ministro, José Sócrates, numa cerimónia em que também esteve presente a ministra do Tra-balho e da Solidariedade Social, Helena André, e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel.A construção deste equipamento social foi apoiada em 282.890 eu-ros pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e representou um inves-timento global de 920.000 euros. Foi ainda assinado um Acordo de Cooperação entre a Creche de São José e a Segurança Social que se repercutirá em 190.000 euros/ano de apoio, o que permitirá o funcionamento sustentável da in-fra-estrutura.A inauguração da Creche de São José representa o culminar de um processo que se iniciou no dia 11 de Maio de 2008, data da celebra-ção do contrato, e cujo lançamento da primeira pedra teve lugar a 15 de Maio de 2009.A Câmara Municipal apoiou a reali-zação desta obra.

  • página nº 8página nº 8

    notíciasnotícias

    página nº 9página nº 9

    notíciasnotícias

    400 profissionais da educação deram boas-vindas ao novo ano lectivo

    Foi na presença de cerca de 400 profissionais da área da educação que de-correu no dia 7 de Setembro a sessão de abertura do ano lectivo 2010/2011 promovida pela Câmara Municipal, na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Santa Cruz.A vereadora da educação da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, desejou aos presentes um bom ano de trabalho e enfatizou a recuperação da escola de Santa Cruz, que constitui agora um mo-derno equipamento educativo com con-dições para servir 150 alunos. A verea-dora agradeceu também aos parceiros da Câmara Municipal, no que respeita às actividades de enriquecimento curri-cular, área em que a autarquia investiu cerca de dois milhões de euros no ano lectivo passado, e deu a conhecer três novas actividades de enriquecimento que estão a ser implementadas.Para 2010/2011 o objectivo a cumprir é o de acrescentar qualidade ao traba-lho que tem vindo a ser desenvolvido, seja ao nível das quatro mil refeições servidas diariamente nas escolas do concelho, seja no acompanhamento de crianças com necessidades especiais, seja na formação dos próprios encarre-gados de educação.Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, salien-tou a existência de um conjunto de serviços educativos/pedagógicos disponi-bilizados pela autarquia, que devem ser um recurso utilizado pelos professo-res durante todo o ano lectivo, e realizou um ponto da situação relativamente às obras no parque escolar do concelho. O edil garantiu que “a fábrica das escolas” está a funcionar e que o ensino público no concelho tem elevada qualidade pedagógica, também acompanhada por uma rede de equipamen-tos que auxiliam neste desígnio e por profissionais muito competentes.

    Tempo de Férias e Férias Desportivas proporcionaram muita animação à “criançada”

    Mais de duas mil crianças partici-param nos dois programas de ocu-pação de tempo de férias propor-cionados este Verão pela Câmara Municipal: Tempo de Férias e Fé-rias Desportivas. Das diversas actividades destes programas destaque-se os despor-tos de mar, os jogos tradicionais, a canoagem, os passeios pedestres, a orientação, o slide, o rappel, a es-calada, o BTT, a caça ao Tesouro na Serra de Sintra e a visita à Base Aé-rea de Monte Real. Foram dezenas de actividades que preencheram os tempos livres dos mais novos. O Tempo de Férias decorreu de 21 de Junho a 30 de Julho e de 30 de Agosto a 10 de Setembro, com um total de 1151 participações de crianças residentes no concelho. O programa Férias Desportivas realizou-se de 21 de Junho a 30 de Julho nas freguesias de Maxial, Matacães, Monte Redondo, S. Pe-dro da Cadeira, Ramalhal e Vento-sa, tendo no mesmo se contabiliza-do 907 participantes. A iniciativa foi organizada com a parceria das respectivas juntas de freguesia.

    24 jovens do concelho partiram para estágio profissional na União Europeia

    Partiram no dia 12 de Setembro, os 24 jovens seleccionados para a realiza-ção de estágios profissionais em países da União Europeia, no âmbito do pro-jecto TORRES VEDRAS- EUROFORMAR, levado a cabo ao abrigo do Programa Leonardo da Vinci.Alemanha (Berlim), República Checa (Praga), Espanha (Sevilha), Itália (Pá-dua), Reino Unido (Belfast), Irlanda (Cork) são os países-destino desses jo-vens, com idades entre os 18 e os 30 anos, que partiram por um período de 14 semanas, correspondendo a 2 semanas de formação linguística e 12 semanas de estágio profissional.Diminuir o desemprego entre os jovens do concelho, apoiar a qualificação e aquisição de novas competências, fomentar a consciência da cidadania europeia e, sobretudo, apoiar a igualdade de oportunidades, são alguns dos principais objectivos do projecto TORRES VEDRAS- EUROFORMAR, promovi-do pela Câmara Municipal e co-financiado pela Comissão Europeia em cerca de 108.000 euros.

    Testemunhos dos jovens participantes na iniciativa:

    “Conhecer é a base para escolher e ser mais livre. Esta será mais uma etapa para o meu crescimento.” (Diana Coelho)

    “O Programa Leonardo da Vinci será um excelente programa de inter-câmbio de culturas onde os participantes serão embaixadores da cultura portuguesa, levando a outro país europeu o nome do município de Torres Vedras.” (Bianca Patrício)

    “Tenciono superar as minhas expectativas, alargar a minha rede de amiza-des e preparar um melhor futuro profissional em tempo de crise.” (André Patrocínio)

    “Esta é uma excelente oportunidade para testar a minha capacidade de resposta profissional e adquirir novas estratégias de trabalho para imple-mentar no nosso mercado.” (Márcio Silva)

    “Vou com uma mente aberta e espero ser uma espécie de esponja para absorver tudo à minha volta.”(Kátia Domingos)

    Câmara Municipal continua a apoiaro arrendamento social

    102 munícipes estão a receber desde Agosto e até Julho do pró-ximo ano um apoio financeiro da Câmara Municipal para pagarem a renda do imóvel onde habitam.Esse apoio, que oscila entre os 80 e os 250 euros mensais (corres-pondendo a uma média mensal de 219 euros por beneficiário) e repre-senta para a Câmara Municipal um encargo de 268.478 euros, é atri-buído no âmbito de um programa de apoio ao arrendamento criado o ano transacto.

    De referir que entre Junho de 2009 e Maio deste ano, ao todo, 73 muní-cipes também usufruíram de apoio financeiro concedido ao abrigo des-se programa, o que acarretou uma despesa de 187.885 euros para a Câmara Municipal.O mesmo foi criado pelo facto de se ter constatado no concelho a existência de inúmeras famílias ca-renciadas que vivem em situação de grande precariedade habita-cional e de outras que não conse-guem suportar o custo das rendas estipulado pelos actuais valores de mercado. De realçar que o referido programa constitui-se como uma medida al-ternativa ao realojamento em habi-tação social. Em Janeiro poderão de novo ser apresentadas candidaturas para atribuição de apoio financeiro no âmbito desse programa.

  • página nº 10página nº 10 página nº 11 página nº 11

    notíciasnotíciasnotíciasnotícias

    Ratificação da Convençãosobre os Direitos da Criança assinalada em Torres Vedras

    Foi com várias acções de comuni-cação que a Comissão de Protec-ção de Crianças e Jovens de Torres Vedras em parceria com a Câmara Municipal assinalou no dia 21 de Setembro o vigésimo aniversário da ratificação, por Portugal, da Convenção sobre os Direitos da Criança.Dessas acções refira-se a distribui-ção de flyers alusivos ao concurso Os Direitos da Criança (lançado na-quele dia) junto às escolas secun-dárias de Henriques Nogueira e de Madeira Torres, à Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares e no centro de Torres Vedras; e a divulgação daquele concurso e efe-méride no site da Câmara Munici-pal (com especial destaque) e por correio electrónico.De referir que a Convenção sobre os Direitos da Criança foi adoptada no dia 20 de Novembro de 1989 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, tendo Portugal ratificado esse documento no dia 21 de Se-tembro de 1990.Aquela convenção abrange 54 arti-gos e enuncia um amplo conjunto de direitos civis, políticos, económi-cos, sociais e culturais de todas as crianças do mundo.Mais informações sobre o concur-so Os Direitos da Criança, que é destinado à comunidade escolar do concelho, podem ser consulta-das por meio do endereço electró-nico: www.cm-tvedras.pt/cpcj-direi-tosdacrianca. As inscrições para a participação nesta iniciativa estão abertas até ao próximo mês de Ja-neiro.

    Município continua a apostar na certificação dos seus serviços

    O Município reúne todas as condi-ções necessárias à manutenção/transição da certificação obtida em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2008 do Sistema de Gestão da Qualidade.Esta foi a conclusão obtida pela APCER numa auditoria realizada em Março deste ano.A mesma teve como base a certifi-cação concedida ao Município por esta última entidade a 4 de Julho de 2008.Recorde-se que na altura foram certificados principalmente servi-ços do Município que se prendem com a interacção com o munícipe, nomeadamente procedimentos da Divisão de Gestão Urbanística, da Divisão Administrativa, da Divisão dos Recursos Humanos, da Divisão de Gestão Financeira, da Divisão do Aprovisionamento e Património e do Notariado. A aquisição de meios informáticos necessários à prosse-cução dos objectivos de simplifica-ção e modernização administrati-va, as condições de atendimento proporcionadas no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal e a formação e preparação dos funcio-nários, foram critérios levados em linha de conta nesse processo de certificação.Na sequência do reconhecimento obtido na referida auditoria, relati-vo ao efectivo esforço do Município em assegurar a conformidade dos seus serviços, à satisfação dos ci-dadãos e à melhoria contínua, a APCER entregou no dia 15 de Se-tembro, no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal, o certificado respectivo.

    Onda de Verão trouxe mais uma vez muita animaçãoà zona de Santa Cruz

    Um vastíssimo programa de ini-ciativas culturais, lúdicas, am-bientais, educativas e desportivas levadas a cabo no âmbito do pro-grama Onda de Verão’10 tornou mais agradável e enriquecedora a estadia na zona de Santa Cruz en-tre os meses de Julho e Setembro aos milhares de pessoas que es-colheram essa área para as suas férias ou que simplesmente por aí passaram.Dessas iniciativas destaque-se os concertos de jazz, os teatros, as actuações dos ranchos folclóri-cos e das bandas filarmónicas do concelho, os ateliês de ciência e de expressão corporal e criativa, os workshops de música e de re-laxe, as acções do programa de animação da Biblioteca de Praia de Santa Cruz, o 4.º Encontro de Automóveis Antigos e Clássicos, as acções da iniciativa Sopas de Pedra, a etapa do concurso Cons-truções na Areia, as acções de sensibilização ambiental relacio-nadas com o Programa Bandeira Azul, as acções pedagógicas na Azenha de Santa Cruz, as feiras de Verão, o Carnaval de Verão de

    Santa Cruz, o III Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz, as feiras oitocentistas, o Cortejo Etnográfico de San-ta Cruz, o Static, as duas edições do befashion@santacruz2010 e o 15º Festival da Sapateira.Na vertente desportiva da edição deste ano do programa Onda de Verão refira-se os passeios pedestres e de BTT, ou-tras actividades de desporto informal, o Santa Cruz Ocean Spirit e os concursos de saltos do Vimeiro.O programa Onda de Verão’10 foi organizado pela Câmara Municipal e teve como parceiro-media a Radioeste.

    Câmara Municipalrealizou intervenções no parque escolar do concelho

    Para além da remodelação e da construção de estabelecimentos de ensino que tem levado a cabo, a Câmara Municipal realizou recen-temente um conjunto de interven-ções de dimensão mais reduzida no parque escolar do concelho.Dessas obras, saliente-se as pin-turas exteriores e interiores execu-tadas nas escolas básicas do 1.º ciclo da Silveira e de S. Domingos de Carmões e na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância da Assenta; o melhoramento de pavimento efectuado neste último estabelecimento de ensino e na Escola Básica do 1.º Ciclo do So-breiro Curvo; a instalação de novo piso na Escola Básica do 1.º Ciclo do Turcifal; as substituições de co-bertura levadas a cabo nas esco-las básicas do 1.º ciclo da Ponte do Rol e da Maceira; a remodelação da sala teacch da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares; e a criação de uma sala para multi-deficiência na Escola Básica do 1.º Ciclo de Torres Vedras.De referir que todas estas interven-ções foram efectuadas em parce-ria com as respectivas juntas de freguesia.

  • página nº 12página nº 12 página nº 13 página nº 13

    notíciasnotícias notíciasnotícias

    Estrelas da moda brilharam em Santa Cruz

    O befashion tinha prometido voltar a Santa Cruz para a despedida do Verão e o público acorreu em massa à rua José Pedro Lopes para mais uma edição do respectivo desfile de moda.Este ano a iniciativa contou com dois actos: befashion welcome summer e befashion bye bye summer, marcando o início e o fim do Verão, respecti-vamente. Para a despedida do Verão, no passado dia 4 de Setembro, o be-fashion voltou a trazer nomes grandes da moda nacional a Santa Cruz, dos quais se destacam Merche Romero, Francisco Côrte-Real, Pedro Reis e Joana Caçador. No decorrer do evento desfilaram também alguns modelos locais e actuou a banda torriense Solgi – Sound like Garbish.Mas o evento não se limitou à passadeira. Durante a tarde a animação pas-sou pelas artes circenses e teatro de rua, e depois do desfile a festa conti-nuou junto à Praia Centro, com a party zone Antena 3 onde actuaram os dj’s Sugus e The Fox. O befashion é uma organização da Câmara Municipal e integra-se no progra-ma Onda de Verão.

    Mexa-se proporcionou desporto informal em vários locais do concelho

    O programa de desporto informal Mexa-se levou mais de mil pessoas a participar em actividades des-portivas durante o Verão.De Junho a Agosto foram propor-cionadas aulas de grupo em Torres Vedras e nas freguesias de A dos Cunhados, Ventosa, Maxial, Carvo-eira, Ponte do Rol e Silveira. Este ano o Mexa-se contou tam-bém com passeios de BTT com par-tida em Santa Cruz e com passeios pedestres em Santa Cruz, Ponte do Rol e Figueiredo. Esta iniciativa da Câmara Munici-pal que se relacionou com o pro-grama Onda de Verão visa elevar a qualidade de vida e as condições de saúde das populações através da prática de exercício físico.

  • página nº 14página nº 14 página nº 15 página nº 15

    Área interior: 35 m2 Área exterior: 36m2 Custo: € 39.989,71 (suportado a 80% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional)Início da Execução: Outubro de 2010

    projectoprojecto projectoprojecto

    Espaço ConvidaO Espaço Convida, da responsabilidade do Centro Social e Paroquial de Torres Vedras, incide sobre um pequeno espaço interior integrado nas instalações da instituição, cujo acesso é feito a partir do Largo de Santo António, através de um pequeno pátio contíguo.O espaço actual, muito embora já funcione como espaço para realização de reuniões de apoio social, encontra-se degradado fisicamente e apresenta deficientes condições de funcionamento e de conforto. Assim, o projecto procura criar espaços visualmente mais limpos e amplos e com boas condições de insolação e ventilação naturais.O projecto compreende a criação de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e de Apoio à Jovem Grávida e Jovem Mãe e visa complementar e diversificar a resposta do Programa Torres ao Centro no domínio da dimensão social, constituindo uma resposta concreta a necessidades diagnosticadas pelo Conselho Local de Acção Social de Torres Vedras.O Espaço Convida constitui um dos projectos que integram o Programa de Acção Torres ao Centro – Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.Mais informações sobre o projecto em: www.torresaocentro.com.

    “ (…) O projecto compreende a criação de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e de Apoio à Jovem Grávida e Jovem Mãe (...)”

    projecto: Involve arquitectos

  • página nº 16página nº 16 página nº 17 página nº 17

    Joana Vasconcelos é uma das artistas plásticas portuguesas mais marcantes da última década. Recentemente concebeu a obra “Sr. Vinho”, que foi adquirida pela Câmara Municipal e instalada na praça do novo Mercado Municipal. No dia da inauguração deste equipamento, a artista falou à [Um] Concelho dessa obra, do seu percurso artístico, do papel das autarquias no apoio às artes e da sua quase desconhecida ligação a Torres Vedras…

    Qual é a ideia subjacente à obra “Sr. Vinho”?Joana Vasconcelos - A obra “Sr. Vinho” pretende ligar a tradição arquitectónica – no fundo o ferro forjado faz parte das nossas varandas, janelas, portões – à ideia da natureza, relacionada com o vinho. Fazia todo o sentido ligar o facto de Torres Vedras ser a maior região vinícola do país a essa dimensão arquitectónica - este mercado é uma versão contemporânea do mercado pré-existente, também ligado a essa tradição do ferro forjado, das estruturas em ferro que caracterizavam os primeiros mercados em Portugal. O “Sr. Vinho” simboliza uma passagem do passado para a contemporaneidade, não perdendo alguns valores que estão obviamente ligados à nossa tradição como é o caso do garrafão de 5 litros que é um objecto popular. É o encontro de dois momentos ou de duas velocidades de um país...

    Foi para si gratificante realizar a obra “Sr. Vinho”?Sim, principalmente porque raramente conseguimos colocar uma obra num sítio onde faça tanto sentido como neste caso. Tenho algumas peças públicas colocadas em locais como museus ou centros comerciais, mas esta tem a particularidade de contribuir para a construção de uma identidade e de uma ideia de contemporaneidade. Neste caso a peça não fica restrita ao meio artístico, todo o tipo de pessoas passa pela praça do mercado e usufrui da peça, que não fica limitada a um grupo social ou a um estatuto. Ela pode ser criticada pelos mais jovens, pelos mais velhos, pelos mais intelectuais, no fundo, por toda a gente, não apenas pelo povo ou só pela intelectualidade.

    Na sua opinião foi então uma boa opção da Câmara Municipal adornar a praça do novo Mercado Municipal com uma obra como o “Sr. Vinho”? Foi uma atitude inteligente. São poucos os autarcas que têm a visão de transformar a sua cidade de uma maneira contemporânea e para além disso ainda lhe dar uma envolvente não só escultórica mas também arquitectónica moderna. São poucas as pessoas que conseguem juntar a necessidade a uma outra dimensão mais poética. Neste caso junta-se a necessidade de transformar o mercado, de lhe dar um carácter mais moderno, a uma dimensão cultural e artística. São muito poucos os casos, devo dizer…

    Joana VasconcelosJoana Vasconcelossa com...à conversa com...

    “(…) todas as outras peças que produzi para autarquias não estão patentes ao público como o “Sr. Vinho”. Este é o último desígnio das artes, o de ser para todos(…)”Joana Vasconcelos

    Como foi o seu percurso artístico? Quais foram os marcos mais importantes da sua carreira? …Iniciei o meu percurso pelo estudo, depois fui evoluindo naturalmente. Comecei a expor em Portugal, posteriormente no estrangeiro, até chegar a grandes exposições internacionais, como a Bienal de Veneza – onde apresentei a peça “A Noiva”. A partir daí comecei a ter visibilidade internacional. Mas ainda faltava ser conhecida no meu país, ter visibilidade nacional. Isso aconteceu quando por exemplo fiz a peça da Torre de Belém – “A Jóia do Tejo”. Contudo, ainda faltava uma grande exposição para que as pessoas compreendessem a minha obra de uma forma mais geral e integrada. Por isso, a exposição realizada este ano no CCB foi também um marco para mim. Tal como a peça “Sr. Vinho”, porque é a primeira obra pública que realizei. Pode ser vista diariamente por pessoas que trabalham, que passam de carro, que vão ao mercado… Está ali para ser criticada, amada, detestada… Por tudo isso o “Sr. Vinho” foi um desafio novo para mim e estou muito contente porque sei que daqui para a frente é este tipo de projectos que me interessa fazer. E este foi, sem dúvida, o primeiro passo... Existem alguns temas que privilegie na sua obra?Não, os temas diferem de trabalho para trabalho... No caso do “Sr. Vinho” reflecti sobre como um elemento como o garrafão que foi tão importante na nossa cultura está a desaparecer, sobre o consumismo do álcool, sobre o facto do vinho ter uma forte presença na nossa cultura, sobre o facto desta zona ser a maior região vinícola do país… Há toda uma associação de ideias em torno daquela peça. Os próprios sítios onde as obras são colocadas também sugerem algumas coisas. Quando o presidente me convidou para produzir uma peça para a praça do novo Mercado Municipal houve desde logo a génese de uma ideia que se confirmou posteriormente e foi evoluindo. Estas coisas também se vão cozinhando…

    As autarquias devem na sua opinião ter algum papel no incentivo às artes?Penso até que as autarquias deviam investir um pouco mais na arte. Nesse sentido a instalação do “Sr. Vinho” aqui em Torres Vedras até é um exemplo muito raro. Há outros exemplos como as câmaras de Nisa, de Vila Nova da Barquinha, de Santa Maria da Feira ou de Guimarães. Já tinha até trabalhado com algumas câmaras mas nunca com esta acuidade, nunca com a pertinência com que aqui aconteceu, porque todas as outras peças que produzi para autarquias não estão patentes ao público como o “Sr. Vinho”. Este é o último desígnio das artes, o de ser para todos…Por outro lado, acho que quando se ajuda uma comunidade deve-se também ajudar os artistas, porque somos parte integrante das comunidades.

    A Joana tem uma ligação a Torres Vedras que já vem de há algum tempo…Sim, o meu avô trabalhou aqui durante mais de 20 anos, foi ele que abriu a concessão da Ford em Torres Vedras. Desde criança que venho a Torres e guardo daqui muito boas recordações. Havia compras de mercado na minha casa que eram feitas aqui. E achei curiosa a coincidência de deixar uma peça num local onde o meu avô vinha frequentemente. E o meu avô gostava muito de Torres, tinha grande apreço por esta terra que ajudou muito a minha família. As vivências de Torres são algo que faz parte do meu percurso…

    Qual é a sua imagem de Torres Vedras?Torres sempre foi sinónimo de uma terra forte, onde as pessoas trabalham, investem, não é uma terra de gente preguiçosa. Nem é um subúrbio de Lisboa, tem uma autonomia muito importante. Por vezes as cidades periféricas das capitais tornam-se obsoletas, uns satélites, e isso não aconteceu em Torres que tem uma identidade própria, suficientemente forte para se viver bem aqui e não se estar sempre a pensar que não se está em Lisboa. Torres Vedras é um bom exemplo – e já o era no tempo do meu avô – de desenvolvimento económico, cultural. É uma cidade que tem tudo e não deve nada à capital. É uma cidade forte e séria na sua região. E esse lado de identidade é muito reforçado com um equipamento como o novo Mercado Municipal. O mercado faz com que as pessoas não se esqueçam do seu passado, voltem a dar valor às suas origens, aos produtos da sua terra e valorizem a sua zona e a sua cidade…

  • página nº 18página nº 18 página nº 19 página nº 19

    agenda outubroagenda

    músicamúsicacinemacinema dançadança

    agendaagenda outubro

    [age

    nda ]

    em

    out

    ubro 5 Outubro » Terça » 21h30 Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras

    ConcertoTeatro-Cine de Torres Vedras INFO: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected] 15 Outubro » Sexta » 21h30 Ângulos MusicaisConcerto Temporada Darcos 010Teatro-Cine de Torres Vedras A. Dvorak2 Valsas para Quarteto de cordas

    N. Côrte-RealMonumentum para quarteto de cordas, op. 38

    pausa

    F. SchubertQuinteto para piano e cordas em lá maior, “A Truta”, op.1141 | Allegro Vivace2 | Andante3 | Scherzo4 | Andantino5 | Allegro Giusto

    ENSEMBLE DARCOSJUNKO NAITO » 1º VIOLINOKATHARINA KRUGER-MAGIERA» 2º VIOLINOREyES GALLARDO» VIOLAFILIPE QUARESMA» VIOLONCELOHELDER MARQUES» PIANOPEDRO WALLENSTEIN» CONTRABAIxO INFO: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL:[email protected]: €5

    CHAMA-SE...FADOEspectáculo musical levado a cabo pelo grupo Formas de Fado que percorrerá to-das as freguesias do concelho de Torres Vedras.

    2 Outubro » Sábado » 22h00 » Dois Portos4 Outubro » Segunda » 22h00 » Freguesia de Santa Maria do Castelo » Torres Vedras16 Outubro » Sábado » 22h00 » Carvoeira23 Outubro » Sábado » 22h00 » Ramalhal30 Outubro » Sábado » 22h00 » Salão Pa-roquial - Casa da Cultura de Ponte do Rol INFORMAÇÕES: LEONOR MADEIRA, PELO TLM.: 968 250 140, PELO E-MAIL: [email protected] OU EM HTTP://3DANCAS.BLOGSPOT.COM

    CAFé COM FilMESCinemaTCCafé » Bar do Teatro-Cine de Torres VedrasENTRADA LIVRECO-PRODUÇÃO: ACADÉMICO DE TORRES VE-DRAS

    7 Outubro » Quinta » 21h30 A Onda‘A experiência invulgar de um professor de liceu, que mostra aos seus alunos como é a vida sob um regime ditatorial, escapa tragicamente ao seu controlo quando o movimento ganha vida própria.’

    INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: ESCOLA PADRE VÍTOR MELÍCIASDE: DENNIS GANSELCLASSIFICAÇÃO: M/16ALEMANHA, 2008, 102MIN 21 Outubro » Quinta » 21h30 Ruínas‘Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas.’

    INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTU-RAL DE TORRES VEDRASDE: MANUEL MOZOSCLASSIFICAÇÃO: M/6PORTUGAL, 2009, 60 MIN

    16 Outubro » Sábado » 21h30 A VelhaTeatroTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 12‘Um escritor sem inspiração pergunta as horas a uma velha, que lhe responde de forma irreal. Horas depois a Velha visita-o e morre em sua casa, no seu cadeirão fa-vorito. O que fazer?’

    INFO: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected]ÇÃO: ARTEMREDEELENCO: MIGUEL BORGES

    teatroteatro

    FESTAS DA CiDADE

    30 Outubro » Sábado » 22h00 Rita RedshoesConcertoPavilhão Multiusos da Expotorres Surpreendeu em 2008 com “Golden Era” - temas como “Dream On Girl”, “The Be-ginning Song” ou “Choose Love” marca-ram quem os escutou.Este ano, Rita Redshoes regressa com a edição do seu segundo trabalho de ori-ginais “Lights & Darks”, um disco composto por 14 temas e que nos revela uma artista mais madura, desprendida e directa nas suas canções - “Captain Of My Soul”, “Bad Lila” ou “you Should Go”, en-tre outras, prometem surpreender quem os ouvir ao vivo. INFO EM: WWW.TORRESVEDRASEMFESTA.COM

    ACORDEOES DO MUNDOInserido no programa das Festas da Cida-de, este festival decorrerá de 27 Outubro a 11 Novembro e trará a Torres Vedras nomes sonantes do panorama musical nacional e internacional. INFO: WWW.ACORDEOESDOMUNDO.COM

    27 Outubro » Quarta » 21h30 Taper DuelTeatro-Cine de Torres Vedras Taper Duel é o novo projecto de dois jo-vens e experimentados músicos da cena folk / jazz de Espanha. Jorge Arribas e Cé-sar Diez interpretam melodias populares e de autor, numa perspectiva abrangente, mas sem perder as raízes que os identi-ficam. Neste festival contam com a participação de Adal Pumabarín.

    PAÍS DE ORIGEM: ESPANHA | ENTRADA: € 5INFO EM: WWW.MySPACE.COM/TAPERDUEL OU WWW.TAPERDUEL.TK

    1 Outubro » Sexta » 13h00 Hip Hop Danza UrbanaDançaMercado Municipal» Torres Vedras Espectáculo lúdico e didáctico que conta a história e evolução do hip hop como cul-tura, persistindo sobretudo na dança. INFO» TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected] CO-PRODUÇÃO» ARTEMREDE 4 Outubro » Segunda » 21h30 SavallianaDançaTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 12Não quererá perder este espectáculo da Companhia Nacional de Bailado.‘ Uma visão pragmática mas alegre da vida, tendo por mote a comunhão com os outros mas também com a solidão como experiências de vida do indivíduo, numa busca incessante de equilíbrio (...).’ INFO: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected] NACIONAL DE BAILADOCOREOGRAFIA: RUI LOPES GRAÇA

    27, 28 e 29 Outubro e 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 e 10 Novembro » 17h30 Merendas do AcordeãoAcordeões do MundoVários locais INFO EM: WWW.ACORDEOESDOMUNDO.COM 28 Outubro » Quinta » 21h30 TricycleConcerto - Acordeões do MundoTeatro-Cine de Torres Vedras Tricycle foi criado em 2001 pelo acordio-nista/pianista belga Tuur Florizoone. Este trio - acordeão, saxofone soprano e contrabaixo - evoca criatividade e imagi-nação. PAÍS DE ORIGEM: BÉLGICA | ENTRADA: € 5INFO EM: WWW.TRICyCLE.BE

    29 Outubro » Sexta » 21h30 MKF TrioConcerto- Acordeões do MundoTeatro-Cine de Torres Vedras Através deste trio é feita a ligação entre a música tradicional e a música electróni-ca, fusão de sons de instrumentos acús-ticos (acordeões diatónicos, accordina, pizzodeon) e de máquinas, aproximando os “parquets” dos bailes do passado e as pistas de dança de hoje em dia. PAÍS DE ORIGEM: FRANÇA | ENTRADA: € 5INFO EM: WWW.MKF.MUSTRADEM.COMWWW.MySPACE.COM/DUOPIGNOLMILLERET

    23 Outubro » Sábado » 21h303 em Lua de MelComédia- TeatroTeatro-Cine de Torres Vedras‘A vida de Madalena corria às mil maravi-lhas depois de casar com Manuel em Mar-rocos. Mas... João Romeira, o seu primeiro marido que ela julgava morto, decide re-gressar a casa para os braços da sua que-rida mulher. A partir daqui vão viver mil aventuras os “Três em lua de mel”. Com Marina Mota, Carlos Cunha, João Duarte, Érica Mota, Rui de Sá, Sara Brás, Nuno Pi-res e Marisa Carvalho.

    INFO: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected]

  • página nº 20página nº 20 página nº 21 página nº 21

    17 Outubro » Domingo » 10h00 Taça dos Clubes Campeões Europeus de EstradaMasculinos e FemininosPraça 25 Abril (Sobral de Monte Agraço)Praça 25 Abril (Torres Vedras)A Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, competição na modalidade de Atletismo, em masculinos e femininos, cujo título se encontra na posse de Por-tugal, reunirá 13 equipas de 12 países, entre os quais os países beligerantes du-rante a Guerra Peninsular e de onde eram oriundos muitos dos soldados integrados nos exércitos de Napoleão. ORGANIZAÇÃO: CÂMARAS MUNICIPAIS DE TOR-RES VEDRAS E SOBRAL DE MONTE AGRAÇO, GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO DE MATOS VELHOS E xISTARCA APOIO: GOVERNO CIVIL DE LISBOA 23 Outubro a 4 Dezembro Invasões ContemporâneasArte nas Comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres VedrasExposiçãoPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras Esta exposição tem a curadoria de David Santos e os artistas que terão os seus tra-balhos expostos são:Miguel Palma (Torres Vedras);Paulo Mendes (Mafra);Pedro Loureiro (Sobral de Monte Agraço);Dora Nogueira (Loures);Pedro Amaral (Arruda dos Vinhos);Fernando Ribeiro (Vila Franca de xira). INFO: PAÇOS- GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 334 042 OU PELO E-MAIL: [email protected] 27 Outubro » Quarta » 20h00 E se... não houvesse relógio?MúsicaClaustros do Convento da GraçaTorres Vedras Um concerto performativo que, tendo a música como união dos povos, ultrapas-sa as barreiras da língua, do espaço e do tempo. O Coro Infantil e o Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras irão participar nesta iniciativa. FILOMENA CALADO » DIRECÇÃO ARTÍSTICA

    ORGANIZAÇÃO: CORO JUVENIL DA CIDADE DE TORRES VEDRAS PARCERIAS: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

    agendaagenda outubro agenda outubroagenda

    linhasdetorresvedras.comlinhasdetorresve-ciativasbicentenário das linhas de torres vedras

    BiCENTENáRiO DAS liNHAS DE TORRES VEDRASWWW.LINHASDETORRESVEDRAS.COM

    Até 9 Outubro Arte Jovem 2010Exposição das obras seleccionadasPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras (Sala 1) Nesta edição a temática esteve subordi-nada ao tema “Linhas da Imaginação” em 5 modalidades: Desenho, Escultura, Foto-grafia, Instalação e Pintura.

    Até 9 Outubro 200 Anos 200 RetalhosHomenagem ao Duque de WellingtonIntervenção ArtísticaPraça da República » Torres Vedras Intervenção artística alusiva ao Duque de Wellinghton, de Marta Pereira, em co-laboração com lares e centros de dia do concelho, que trata da execução de um tapete/ manta / bandeira de retalhos com intervenções posteriores da artista.Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do Projecto Linhas Cruzadas e integra-se na exposição colectiva do Serviço Educativo Paços do Concelho INFO: SERVIÇO EDUCATIVO DA GALERIA MUNICI-PAL, TLF.: 261 334 040 OU PELO E-MAIL: [email protected]

    Até Dezembro Linhas CriativasTrabalho em Rede e Comunicação e Residências CriativasTransforma » Praça do Município » Torres Vedras Programa de desenvolvimento artístico em formato de residências criativas (criadores, tutores, académicos, observadores), orientado para uma leitura contemporânea das Linhas de Torres Vedras. INFO E INSCRIÇÕES: TRANSFORMA, PELO TLF.: 261 336 320,PELO E-MAIL [email protected] OU NO SITE WWW.TRANSFORMA-AC.COM

    ORGANIZAÇÃO: TRANSFORMA | PARCERIA: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, MINISTÉRIO DA CULTU-RA, DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES, APAP (ADVANCING PERFORMING ARTS PROJECT)

    Até Janeiro 2011 Linhas Invisíveis Projecto CuratorialVários locais da Cidade de Torres Vedras Linhas Invisíveis é um projecto de intervenção artística efémera e multidisciplinar. CURADORIA: RITA SOBREIRO | PRODUÇÃO: PATRÍCIA TRINDADEINFORMAÇÕES: PAÇOS- GALERIA MUNICIPALDE TORRES VEDRAS » TORRES VEDRAS, PELO TLF: 261 334 042 OU E-MAIL: [email protected]

    1 Outubro » Sexta » 15h00 Recital Comentado Concerto Comemorativo do Dia Mundial da MúsicaMúsicaTeatro-Cine de Torres Vedras ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRASINFO: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, TLF.: 261 338 131 E-MAIL: [email protected] 9 Outubro » Sábado » 18h00 As Linhas de Torres Vedras: Invasão e Resistência (1810-1811)Lançamento de LivroAuditório do Edifício Paços do Concelho » Praça do Município » Torres Vedras Um livro isento e inovador sobre as Linhas de Torres Vedras, que enfatiza o elemento humano, até agora esquecido pela historiografia. Autoria de Cristina Clímaco.

    17 Outubro » Domingo » 09h00 Linhas de Torres Vedras de BTTPasseio de BTTConcentração: Parque Verde da Várzea » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: JOVENS E ADULTOS

    17 Outubro » Domingo » 10h00 Corrida do Bicentenário das Linhas de Torres VedrasDesportoPraça 25 Abril (Sobral de Monte Agraço), Praça 25 Abril (Torres Vedras) Prova em linha de atletismo com partida em Sobral de Monte Agraço e chegada a Torres Vedras. INFO E INSCRIÇÕES: GDR MATOS VELHOS, TLF.: 261 325 258 OU PELO FAx: 261 324 603ORGANIZAÇÃO: CÂMARAS MUNICIPAIS DE TORRES VEDRAS E SOBRAL DE MONTE AGRAÇO, GRUPO DESPOR-TIVO E RECREATIVO DE MATOS VELHOS E xISTARCA APOIO: GOVERNO CIVIL DE LISBOA

    Até 9 Outubro Linhas CruzadasExposição do Projecto Educativo da Galeria Municipal 09/10Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras e Rua Serpa Pinto Exposição colectiva dos vários projectos desenvolvidos pelo serviço educativo ao longo do ano lectivo 2009/10 no âmbito dos projectos dinamizados com as escolas e parcerias, enquadra-das nas comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras.Os artistas convidados foram Marta Pereira, Lúcia David e Gregoire Favbre.

    INFO: PAÇOS- GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, TLF.: 261 334 042 OU PELO E-MAIL: [email protected]

    Até Novembro Torres Vedras e as Memórias de uma Invasão: Um “Olhar” Entre linhas e FortesConcurso FotográficoCooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS E AMADORES

    INFO E INSCRIÇÕES: COOPERATIVA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA DE TORRES VEDRAS, TLF.: 261 338 931/2 OU E-MAIL: [email protected]ÇÃO: CCCTV

    Até Novembro Ao Encontro da HistóriaSessões de Divulgação sobre a Guerra PeninsularMEDIANTE MARCAÇÃO PRÉVIA Nestas sessões procurar-se-á dar a conhecer mais sobre a Guerra Peninsular em todas as instituições interessadas.

    INFO E INCRIÇÕES: ASS. PARA A DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLM.: 962 435 928 OU PELO E-MAIL [email protected] ORGANIZAÇÃO: A.D.D.P.C.T.V

    Até 10 Dezembro BANG International Animation Awards 2010ConcursoDESTINATÁRIOS: ENTUSIASTAS E PROFISSIONAIS DE ANIMAÇÃO E MULTIMÉDIAConcurso internacional de animação e multimédia, tendo como suporte a internet, com a atri-buição de prémios. Inspirado no tema “A Guerra Peninsular e as Linhas de Torres Vedras”.

    Calendarização: Envio de candidaturas e Período de Votação: 10 de Maio a 1 DezembroAnúncio dos Vencedores: 10 de Dezembro INFO E INSCRIÇÕES: PELO TLF.: 261 320 749, PELO E-MAIL: [email protected] OU NO SITE: WWW.BANG-AWARDS.COMORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

  • página nº 22 página nº 23 página nº 23página nº 22

    agendaagenda outubro

    ináriosoficinas, debates e seminários

    Quintas (Quinzenal) 18h30 às 20h30 Oficina livre de Expressão Plástica(Es)Paços Criativos Paços do Concelho » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ADULTOSINFO E INSCRIÇÕES: PAÇOS - GALERIA MUNICI-PAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 334 040 OU PELOE-MAIL: [email protected] Segundas, Quartas e Sextas » 19h00 Oficina de Diogo BentoTransforma » Praça do Município DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 16

    INFO: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected]ÇÃO: € 10 8, 9, 10, 22, 23, 24, 30 e 31 Outubro Projecto BAteliê de Pesquisa CoreográficaTeatro na Cidade 10ATV » Largo Freire Eugénio Trigueiros, 17 » Torres Vedras INFO E INCRIÇÕES: TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 338 131, PELO E-MAIL: [email protected]ÇÃO: ACADÉMICO DE TORRES VE-DRASPREÇO: € 125 (€100 SÓCIOS ATV) 10 Outubro » Domingo » 10h00 “Quer ter saúde...previna-se da doença!”Acção de Sensibilização e RastreiosAss. R. C. Praia da Assenta PARTICIPAÇÃO GRATUITA 14 Outubro » Quinta » 21h30 O Actor: formação, versatilidade e sobrevivência como freelancer TertúliaTCCafé » Bar do Teatro-Cine de Torres Vedras Moderador: Diogo BentoOradores: Álvaro Correia e Cláudia Jardim

    19 Outubro » Terça » 14h30 Alimentação SustentávelAcção de SensibilizaçãoCentro de Educação Ambiental » CA-ERO » Torres Vedras PARCERIA: CREIAS OESTEMARCAÇÃO: CEA, PELO TLF./ FAx: 261 314 163

    22 Outubro Sexta » 17h30 às 20h00 Fórum PME » Mercado Externo/ InternacionalizaçãoCAERO » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: EMPRESÁRIOS E GESTORES DA REGIÃO OESTENo sentido de permitir a reflexão e forma-ção dos empresários e gestores, de forma a que a partilha de experiências e alguma formação permita ajudar as PME’s na pro-cura de melhores soluções para os seus desafios, propõe a ACEGE, em parceria com o CAERO e Câmara Municipal, o fó-rum que versará sobre MERCADO ExTER-NO E INTERNACIONALIZAÇÃO o qual será orientado pelo Dr. Eurico Brilhante Dias (Administrador da AICEP). INSCRIÇÕES: [email protected] SOBRE OUTRAS SESSÕES: WWW.CM-TVEDRAS.PT O CUSTO DE CADA SESSÃO É DE €30. 27 Outubro a 30 Dezembro » 18h30 Curso Trimestral de DesenhoPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ADULTOSEste curso destina-se a pessoas não es-pecializadas na área. INFO E INSCRIÇÕES: PAÇOS - GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 334 040 PELO E-MAIL: [email protected] O CURSO É GRATUITO.

    30 Outubro » Sábado » 11h30 Torres SensorialPasseios às Cegas por Torres VelhaPartida: Claustros do Convento da Graça » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ADULTOS (MÁxIMO 8)

    INFO E INSCRIÇÕES: PAÇOS-GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 334 042 OU PELO E-MAIL: [email protected]

    iniciativasfestas, feiras e outras iniciativas

    Até 5 Outubro Festival da SapateiraRestaurantes aderentes » Santa Cruz 2 Outubro Sábado » 08h00 às 18h00 Feira Rural de Torres VedrasCentro da Cidade de Torres Vedras Na Feira Rural de Torres Vedras encontre os melhores produtos da nossa terra!A Feira Rural de Torres Vedras regressa no próximo ano com a mesma frescura!

    FESTA D’OUTONOPROGRAMA COMPLETO EM WWW.CM-TVEDRAS.PT DESTINATÁRIOS: SENIORES DOS CONCELHOS DE TORRES VEDRAS, LOURINHÃ E SOBRAL DE MONTE AGRAÇOMEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA

    1 Outubro » Sexta » 15h00 Abertura da Festa d’OutonoPavilhão do Monte Agraço » Sobral de Monte Agraço

    2 Outubro » Sábado » 15h00 “idosos - Um desafio para toda a sociedade” Acção de SensibilizaçãoAss. de Reformados do Concelho T. V.

    2 Outubro » Sábado » 21h30 Concerto da Banda Sinfónica da GNRMúsicaCine Teatro Sobral de Monte Agraço

    5 Outubro » Terça » 21h30 Respublica Teatro de MarionetasCine Teatro de Sobral de Monte Agraço

    8 Outubro » Sexta » 09h30 Passeio Pedestre TemáticoConcentração: Terminal Rodoviário da Lourinhã

    8 Outubro » Sexta » 15h00 “Suporte Básico de Vida”Acção de SensibilizaçãoAss. de Reformados do Concelho de T.V

    10 Outubro » Domingo » 16h30 “Agora é que são Elas” Teatro de RevistaAssociação Dramática e Recreativa de Carreiras » Torres Vedras ENTRADA: 5€

    16 Outubro » Sábado » 15h00 Tarde de Cordas e Técnica VocalAss. de Reformados do Concelho T. V.

    21 Outubro » Quinta » 15h00 Jogo de Observação nos Claustros do Museu MunicipalPraça 25 Abril (Jardim da Graça) e Museu Municipal Leonel Trindade » Torres Vedras

    22 Outubro » Sexta » 15h00 Visita a Exposição, Ateliê de Expressão Plástica e Visita Guiada à Serra do SocorroPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras e Serra do Socorro 30 Outubro » Sábado » 15h00 Tardes de FadoSobral de Monte Agraço

    INFO E INSCRIÇÕES: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 320 755

    FESTiVAl DAS ViNDiMASA grande final do Festival das Vindimas acontecerá no dia 6 de Novembro, às 21h30, no Pavilhão Multiusos da Expo-torres.Eliminatórias do Festival das Vindimas1 Outubro » Sexta » 22h00 » Varatojo

    2 Outubro » Sábado » 22h00Casa do Povo de Runa

    3 Outubro » Domingo » 17h00 Salão Paroquial São Pedro da Cadeira

    5 Outubro » Terça » 21h30 Festa Anual de Campelos

    8 Outubro » Sexta » 22h00 Ass. de Socorros de A dos Cunhados

    9 Outubro » Sábado » 22h00Casa do Povo do Turcifal

    10 Outubro » Domingo » 17h00 Escola Primária da Maceira

    15 Outubro » Sexta » 22h00 Casalinhos de Alfaiata

    16 Outubro » Sábado » 22h00Dois Portos

    17 Outubro » Domingo » 17h00Casa do Povo de Matacães

    22 Outubro » Sexta » 22h00 Freguesia de Santa Maria

    23 Outubro » Sábado » 22h00 » Carmões 24 Outubro » Domingo » 17h00Freguesia de Carvoeira INFO E INSCRIÇÕES: PROMOTORRES, E.E.M, PELO E-MAIL: [email protected]

    FESTAS DA CiDADE 2010WWW.TORRESVEDRASEMFESTA.COM De 27 de Outubro a 11 de Novembro entre connosco nesta festa!

    27 Outubro » Quarta » 19h00 Missa em Honra de S. Gonçalo de LagosIgreja de Nossa Senhora da Graça » Torres Vedras 29, 30, 31 Outubro e 1, 5, 6, 7, 10 e 11 Novembro Festa das FreguesiasTasquinhas, mostra de vinhos, doçaria, artesanato e animaçãoExpotorres » Torres Vedras O horário do certame é o seguinte:29 Outubro » sexta-feira » 19h00 à 01h0030 Outubro » sábado » 12h00 à 01h0031 Outubro » domingo » 12h00 à 01h001 Novembro » segunda-feira (feriado) » 12h00 às 23h005 Novembro » sexta-feira » 19h00 à 01h006 Novembro » sábado» 12h00 à 01h007 Novembro » domingo » 12h00 às 23h0010 Novembro » quarta » 19h00 à 01h0011 Novembro » quinta (feriado) » 12h00 às 23h00 30 Outubro » Sábado » 10h30 Encontro de FolcloreDançajunto ao Mercado Municipal de Torres Vedras 30 Outubro a 11 Novembro Máquinas Agrícolas AntigasExposiçãoExpotorres » Torres Vedras 31 Outubro » Domingo » 08h30 Passeio de BTTConcentração: Expotorres

    agenda outubroagenda

    i ENCONTRO DE ARqUiTECTURA E URBANiSMO “Pensar | Regenerar | Habitar”A Câmara Municipal de Torres Vedras associa-se ao Dia Mundial da Arquitectura e realiza, durante o mês de Outubro, o I Encontro de Arquitectura e Urbanismo, este ano sob o tema “Pensar, Regenerar, Habitar”.PROGRAMA COMPLETO EMWWW.CM-TVEDRAS.PT INFO: PELO TLM.: 913 500 830 OU PELO E-MAIL: [email protected]

    8 Outubro » Sexta » 17h00 Distinguir a Arquitectura: A Legitimação do Valor e a Prática ProfissionalConferênciaAuditório do Edifício Paços do Con-celho » Praça do Município » Torres Vedras

    8 Outubro » Sexta » 22h00 Cerimónia de Entrega do Prémio Bienal de Arquitectura da Câmara Municipal de Torres VedrasÁtrio do Edifício Multiserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras

    8 a 30 Outubro Prémio Bienal de Arquitectura da Câmara Municipal de Torres Vedras ExposiçãoÁtrio do Edifício Multiserviços da Câ-mara Municipal de Torres Vedras

    15 Outubro » Sexta » 17h00 Regenerar os Centros Históricos: Uma Perspectiva IntegradaConferênciaAuditório do Edifício Paços do Con-celho » Praça do Município » Torres Vedras

    22 Outubro » Sexta » 21h00 Fórum de Participação Pública do “Torres ao Centro”Auditório do Edifício Paços do Con-celho » Praça do Município » Torres Vedras 29 Outubro » Sexta » 17h00 Espaço interior: imagens de Sonho a Propósito de Habitar a Cidade Histórica ConferênciaAuditório do Edifício Paços do Con-celho » Praça do Município » Torres Vedras

  • página nº 24página nº 24 página nº 25 página nº 25

    PAÇOS - GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, TLF.: 261 334 040 OU E-MAIL: [email protected]

    Todo o MêsQuintas » 10h00 e 14h00 Visita-Ateliê Paços do ConcelhoPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras e (Es)Paços Criativos » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: GRUPOS ESCOLARES

    Todo o Mês Segundas » 10h00 e 14h00 Oficina Trimestral para Grupos Escolares(Es)Paços Criativos » Paços do Concelho » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: GRUPOS ESCOLARESA palavra “sombra” será o mote para a criação de diferentes actividades, onde prevalece a expressão plástica.

    Todo o Mês Terças » 13h30 às 15h30 Paços na EscolaProjecto ItineranteEscolas do 1.º ciclo do ensino básico DESTINATÁRIOS: ALUNOS DAS ESCOLAS DE 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICOPropomos conversar convosco, partilhar e explorar a vida e a obra da artista plástica portugue-sa Lourdes Castro. Todo o Mês » Segundas e Quartas » 16h00 e 17h00 Oficina da lua CheiaOficina de Expressão Plástica(Es)Paços Criativos » Paços do Concelho » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: CRIANÇAS DOS 6 AOS 12A Lua Cheia inspira a criatividade, que é o que se pretende com esta oficina semanal de expres-são plástica, onde se promove um trabalho de continuidade (anual).

    9 Outubro » Sábado » 15h00 Sábado a Quatro MãosOficinaPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras e (Es)Paços Criativos » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: CRIANÇAS DOS 4 AOS 7 ANOS ACOMPANHADAS POR UM ADULTO

    agenda outubroagenda

    infanto-juvenilinfanto-ju

    6 a 10 Outubro V Concurso de Saltos Internacional da Classe de EmbaixadoresConcurso de Saltos do VimeiroCentro Equestre do Hotel Golf Mar » Porto Novo INFO NO SITE: WWW.CSIVIMEIRO.COMORGANIZAÇÃO: EMPRESAS ÁGUAS DO VIMEIROAPOIO: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS 17 Outubro » Domingo » 09h00 Linhas de Torres Vedras de BTTPasseio de BTTConcentração: Parque Verde da Vár-zea » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: JOVENS E ADULTOSPasseio de BTT na (re)descoberta das Li-nhas de Torres Vedras!Participe e não perca a pedalada! DURAÇÃO: 2 A 3 HORAS (30 A 40 KM’S) INFO E INSCRIÇÕES: TLF.: 261 320 761 OU PELO E-MAIL [email protected]; OU AINDA EM [email protected]ÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS | PARCERIA: BICIGAL 17 Outubro » Domingo » 10h00 Corrida do Bicentenário das Linhas de Torres VedrasTaça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada Masculinos e FemininosDesportoPraça 25 Abril (Sobral de Monte Agra-ço)- Praça 25 Abril (Torres Vedras)

    CONSULTE A CATEGORIA “FESTAS, FEIRAS E OU-TRAS INICIATIVAS - BICENTENÁRIO DAS LINHAS DE TORRES VEDRAS”

    agendaagenda outubro

    leiturasexposições e leituras

    Todo o Mês Letras e Cores, Ideias e Autores da RepúblicaExposiçãoBiblioteca Municipal de Torres Vedras A partir de textos de autores que marca-ram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal, no final do século xIx e início do século xx, a DGLB convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto da época. INFO: BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 310 460, PELO E-MAIL: [email protected] OU NO SITE: WWW.BIBLIOTECADETORRESVEDRAS.NET Todo o Mês Um mês, um autor... José Rodrigues MiguéisMostra DocumentalSector Adultos da Biblioteca Municipal de Torres Vedras INFO: BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 310 460, PELO E-MAIL: [email protected] OU NO SITE: WWW.BIBLIOTECADETORRESVEDRAS.NET Até 2012 » 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Guerra Peninsular (1807-1814)ExposiçãoMuseu Municipal Leonel Trindade » Torres Vedras A exposição é, actualmente, composta por dois núcleos:Núcleo 1: Não Passarão! - A importância das Linhas de Torres Vedras para a Defesa de Lisboa (Exposição permanente. Paten-te até 2012)Núcleo 2: As Invasões Francesas: Memó-rias e Relatos(Exposição temporária. Patente até Agosto 2011) INFO: MUSEU MUNICIPAL LEONEL TRINDADE, PELO TLF.: 261 310 485 OU PELO E-MAIL: [email protected] GRATUITA

    Até Novembro The Screening CabinetExposição / VídeoarteTransforma » Praça do Município » Torres Vedras

    5 Outubro a 30 Novembro INAUGURAÇÃO: 18H00 Rostos da República, Retratos de PresidentesExposiçãoPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras (sala 3) Exposição que percorre os 100 anos da República Portuguesa através dos retra-tos oficiais dos Chefes de Estado. 18 foto-grafias de grandes dimensões, enquadra-das por textos explicativos, distribuem-se por três núcleos correspondentes aos pe-ríodos da Primeira República, do Estado Novo e da Democracia. O circuito expositivo fecha com a apresen-tação do filme Vivências do Palácio de Be-lém, o qual narra os principais momentos da história da República a partir da resi-dência oficial do Presidente. INFO: PAÇOS- GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 334 042 OU PELO E-MAIL: [email protected] 6 Outubro » Quarta » 18h00 Ao Anoitecer Visitas GuiadasPaços - Galeria Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ADULTOSAo anoitecer, a partir das seis da tarde, realizam-se visitas orientadas às exposi-ções das galerias municipais.

    INFO E INSCRIÇÕES: PAÇOS - GALERIA MUNICI-PAL DE TORRES VEDRAS, TLF.: 261 334 040 E-MAIL: [email protected] 21 Outubro » Quinta » 21h00 Quintas com LivrosHomenagem a José SaramagoComunidade de LeitoresSala Multimédia da Biblioteca Muni-cipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ADULTOSNuma homenagem ao Nobel português desaparecido recentemente, vamos trazer à conversa algumas das suas obras mais marcantes, apresentadas por leitores de Saramago. A orientação cabe a Isabel Raminhos.

    INFO E INSCRIÇÕES: BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 310 478 OU PELO E-MAIL: [email protected]

    9 Outubro » Sábado » 11h00 Frascaria RepublicanaOficina Projecto EducativoTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: 6 AOS 10 ANOS ‘Dentro de um frasco, um bigode republi-cano desfia de cada um dos seus pêlos al-gumas palavras enigmáticas. Ao seu lado, um pequeno pássaro francês repete uma canção que não se pode ouvir (…).MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIAINFO E INSCRIÇÃO: TEATRO-CINE DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected] | PREÇO: € 2 16 Outubro » Sábado » 11h00 Mala das CoresOficina Projecto EducativoTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: 3 AOS 5 ANOS‘Já sentiste as cócegas do amarelo ou a cavalgada do vermelho? Já descansaste no meio do azul? Há um reino de cores à nossa volta...’MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIAINFO E INSCRIÇÃO: TEATRO-CINE DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected] | PREÇO: € 2É RECOMENDÁVEL ROUPA VELHA POR CASA DAS TINTAS 19 Outubro » Terça » 10h30 O Patito FeioTeatro para a InfânciaTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: 3 AOS 7 ANOS‘Numa terra de gelo, uma casa de madei-ra esconde no seu interior o coração me-cânico de um relógio de cuco que dita o ritmo da história…MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIAINFO E INSCRIÇÃO: TEATRO-CINE DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 338 131 OU PELO E-MAIL: [email protected] LIVRE | TEATRO DELLE BICIOLE 20 Outubro Quarta » 09h30 e 14h30 À Descoberta do TeatroVisita GuiadaTeatro-Cine de Torres Vedras

    desportodesport

    30 Outubro Sábado » 10h00 às 16h00 Dia do CãoAdopção de AnimaisPraça da Liberdade (frente à PSP) A iniciativa decorre até ao próximo mês de Novembro.Não fique em pulgas...adopte um cão! INFO: CANIL MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS » MÉDICO VETERINÁRIO» TLF.: 261 313 885

    ambienteambien

  • página nº 26página nº 26 página nº 27 página nº 27página transparente nº 26

    agenda outubroagenda

    infanto-juvenilinfanto-juvenil infanto-juvenilinfanto-ju

    agendaagenda outubro

    MARCAÇÕES COM A ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 DIAS, PELO TLF: 261 310 485 OU PELO E-MAIL: [email protected]

    ACTIVIDADES PARA FAMÍLIAS NO ÚLTIMO SÁBADO DO MÊS (MÍNIMO 10 PARTICIPANTES). INSCRIÇÃO COM A ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 DIAS.

    Todo o Mês » Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 A Vida de Frei Aleixo de MenezesVisita GuiadaClaustro do Convento da Graça » Torres Vedras Vem descobrir: que animais vivem nos azulejos, qual o símbolo da Ordem de Sto. Agostinho, a origem do povo oriental retratado e os instrumentos musicais existentes. Todo o Mês » Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 Azulejos do Centro HistóricoVisita-GuiadaCentro histórico da Cidade de Torres Vedras Na área do centro histórico de Torres Vedras existem painéis figurativos, azulejaria de fachada, registos religiosos, painéis em Arte Nova... Vamos visitá-los? Todo o Mês » Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 Torres Vedras MedievalVisita-GuiadaCentro histórico da Cidade de Torres Vedras Visita ao centro histórico da cidade com explicação dos pormenores de arquitectura, arruamen-tos, nomes de ruas... vem divertir-te connosco! Todo o Mês » Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 Exposição do Museu MunicipalVisita-GuiadaMuseu Municipal Leonel Trindade » Torres Vedras

    Exposição Guerra Peninsular 1807-1814Vem aprender a fazer um chapéu de soldado, jogar com as imagens ou vestir o camponês...

    Todo o Mês » Segundas, Quartas e Sextas » 10h30 e 14h30 Moinhos e MoídosOficinaAzenha de Santa Cruz DESTINATÁRIOS: FAMÍLIASVem descobrir quais as diferenças entre a mó manual, o moinho de vento, a azenha e o moi-nho de maré.MARCAÇÕES COM A ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 DIAS, PELO TLF.: 261 937 524 OU PELO E-MAIL: [email protected]

    CiNEMA PARA A iNFÂNCiAAuditório Municipal » Torres Vedras

    8 Outubro » Sexta » 10h30 Uma Família FelizMAIORES DE 4; 2005; 64 MINUTOS; FALADO EM PORTUGUÊS 15 Outubro » Sexta » 10h30 Willy Fog: A volta ao mundo em 80 diasMAIORES DE 4; 2003; 75 MINUTOS; FALADO EM PORTUGUÊS

    29 Outubro » Sexta » 10h30 Mickey, Donald, Pateta Os três mosqueteirosMAIORES DE 4 ; 2004, 66 MINUTOS; FALADO EM PORTUGUÊS

    7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 Outubro (Terças e Quintas) » 10h30 e 14h30 A Manta: uma história aos quadradinhos (de tecido)Hora do ContoSala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ES-COLAR E 1º CICLO‘Há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta a avó olhar a manta e todos os personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar...’

    AUTOR: ISABEL MINHÓS MARTINSILUSTRADOR: yARA KONOEDITORA: PLANETA TANGERINA

    20 e 27 Outubro » 10h30 e 14h30 Histórias na Gaveta - Projecto Móvel Contador de HistóriasBiodiversidade - Os AnimaisSala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ES-COLAR E 1.º CICLO’O Planeta Terra apresenta uma enorme diversidade de espécies e de ecossiste-mas, ou seja uma enorme diversidade de natureza viva. Como sabes existem ani-mais que vivem no mar, no céu e na terra e cada um apresenta as suas característi-cas. E tu conhece-las?’

    INFO: BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLF.: 261 310 460, E-MAIL: [email protected] SITE: WWW.BIBLIOTECADETORRESVEDRAS.NET

    Todo o Mês Um mês, um autor... Pepe CarreiroMostra documentalSector Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Torres Vedras

    Todo o Mês » Segundas » 14h30 Visita Guiada à BibliotecaBiblioteca Municipal de Torres Vedras A Visita guiada é uma visita formativa e lúdica, onde para além de conheceres os diferentes espaços podes aprender de forma divertida a utilizar todos os meios disponibilizados pela biblioteca.

    1 e 4 Outubro » 10h30 e 14h30 Bicicleta da RepúblicaAcontecimento TeatralBiblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: CRIANÇAS DOS 6 AOS 12 ANOS‘Uma bicicleta entra na sala pela mão de uma actriz. Leva consigo histórias, curiosi-dades, livros e fotografias sobre a revolu-ção republicana para contar e mostrar.’

    CONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO: VERA ALVELOS E TÂNIA CARDOSO

    AO SABOR DOS SáBADOSAo sabor dos Sábados é um programa de actividades de animação, serviço edu-cativo para pais e filhos, concebido para as tardes de Sábado, no sector infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

    2 Outubro » Sábado » 15h30 Bicicleta da RepúblicaAcontecimento TeatralBiblioteca Municipal de Torres Vedras CONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO: VERA ALVELOS E TÂNIA CARDOSO 9 Outubro » Sábado » 15h30 Uma Família FelizTarde de CinemaAuditório Municipal » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 4 ANOS 16 Outubro » Sábado » 15h30 A Manta: uma história aos quadradinhos (de tecido)Histórias em FamíliaSala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIO: FAMÍLIAS 23 Outubro » Sábado » 15h30 Histórias na Gaveta - Projecto Móvel Contador de HistóriasBiodiversidade - Os AnimaisSala Infantil da Biblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: FAMÍLIAS 30 Outubro » Sábado » 15h30 Sacos Comemorativos do Dia do Pão de DeusOficina de Expressão PlásticaSala Infantil da Biblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: FAMÍLIAS/ CRIANÇAS A PARTIR DOS 4 ANOSVem decorar um saco com a técnica de découpage (guardanapo) para te diverti-res a pedir o teu “Pão de Deus”.

    MARCAÇÃO: CEA, PELO TLF./ FAx: 261 314 163 OU ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO EM WWW.CM-TVEDRAS.PT/VIVER/AMBIEN-TE/CEA/

    Todo o MêsSessões Diárias» Fica Verde!» ABC da Bicharada» Não Entornes...» És eléctrico?» Rapa o prato...» Consumo responsável» Lixo! O que é? Todo o MêsAcções de SensibilizaçãoEstabelecimento escolarMEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIANECESSIDADE DE DISPONIBILIZAÇÃO DE UM ESPAÇO PARA A ACÇÃO, BEM COMO COMPUTA-DOR E VIDEOPROJECTOR» Consumo Responsável» - Lixo + Reciclagem!» O Clima está a mudar?» Liga-te...» 1/2 Cheio 1/2 Vazio

    Todo o Mês Visitas de Estudo» Estação de Tratamento de águas Residuais (ETAR)» Parque Eólico da Serra da Capucha » Aterro Sanitário do Oeste» Estação de Tratamento e Valorização Orgânica de Resíduos Sólidos Urbanos» Central de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos» Viveiros Municipais » Unidade de Produção de Biodiesel

  • página nº 28página nº 28 página nº 29 página nº 29

    partidosa voz dos partidos

    Mercado MunicipalEntrou em funcionamento o Mercado Municipal, situado no coração da cidade, este moderno equipamento, pela sua modernidade é uma referência nacional, servindo directamente os 84 Operadores que ali têm estabelecimento, bem como os milhares de pessoas que esco-lhem o Mercado de Torres Vedras para fazerem as suas compras.O PS de Torres Vedras orgulha-se desta obra e a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a sua realização, desde os au-tarcas, aos técnicos, funcionários e operadores, dá os sinceros PA-RABÉNS!Aos outros que, dizendo querer um Mercado novo, tudo fizeram para que o mesmo não fosse construído, opondo-se ao Mercado Provisó-rio, criticando o projecto e instando os Operadores contra os Autarcas do PS, lembramos que a determinação dos Socialistas Torrienses em construir uma Cidade e um Concelho cada vez melhor é inabalável.

    Ano EscolarNo início de um novo ano escolar, o PS de Torres Vedras congratula-se por o mesmo ter decorrido sem incidentes e formula votos de bom trabalho e excelente aprendizagem para todos os Agentes ligados ao ensino no Concelho.Viva Torres Vedras!

    Primeiro-Ministro ignora Presidente da Câmara Na inauguração da Creche do Lar de S. José (obra relevantíssima e mo-tivo de regozijo para os Torrienses), o Dr. Carlos Miguel confrontou, e bem, o Eng. Sócrates relativamente ao inactivo Plano de Acção do Oeste. Infelizmente, ficou sem resposta. Habituado à subserviência do PS Torriense ao Governo (veja-se a A8), até um simples apelo deve agora parecer uma desfaçatez aos olhos do Primeiro-Ministro.

    Mercado Municipal Ainda que concluído com vários anos de atraso, a CMTV está de parabéns. Recordamos, todavia, que, em-bora só agora o Mercado esteja em condições de ser inaugurado, assistimos há precisamente um ano, durante a campanha eleitoral, à distribuição de postais em sua alusivos e à retirada apressada dos tapumes. Não havia necessidade.

    Variante a A-dos-Cunhados Vital para a segurança rodoviária e fluxo de mercadorias, designadamente hortícolas, encontra-se suspensa desde 2005. Tem-se tornado um hábito o início de obras sem que a CMTV assegure a posse plena dos terrenos. O autoritarismo e falta de rigor saem caro aos Munícipes. Desejamos um excelente Ano Escolar a Alunos, Pais, Docentes e Auxiliares. “A edu-cação não é a preparação para a vida, é a própria vida”, John Dewey.

    Marco Claudino, presidente do PSD de Torres Vedras

    ChoupalO Choupal é um local emblemático do concelho. Espaço verde, amplo, de enormes tradições e ligado à história dos trabalhadores torreenses, da sua construção às jornadas comemorativas do 1º de Maio, que lá se fizeram durante anos. É um local dos trabalhadores e do povo.Apesar disso, ou talvez por isso, está há muitos anos (demasiados) abandonado pela Câmara. Anunciou-se o POLIS que iria, dizia a Câmara, resolver o problema por si criado. Projectos anunciados, propaganda feita, várias eleições ganhas com esta propaganda dos projectos pagos com o dinheiro do povo (a propaganda e os projec-tos), e tudo está não na mesma mas pior. A história é a do costu-me. Anunciam-se as obras com pompa, demoram anos a ser feitas, rendendo assim para várias eleições e, por qualquer razão sempre alheia à Câmara, qualquer azar que sempre acontece, desde der-rapagens financeiras de milhares a empreiteiros que faliram ou às condições dos terrenos que não eram as esperadas, as coisas só são feitas dezenas de anos depois. Disse o anterior ministro do Ambiente do PS, no Parlamento, que onde o POLIS não avançou, referindo-se a Torres Vedras, a respon-sabilidade é inteiramente da Câmara Municipal. Saúde-se a CGTP e a sua União Sindical de Torres Vedras que voltou este ano a comemorar o 1º de Maio no Choupal, dando-lhe nova vida. Mais alguém que o faça.

    Casa roubada, trancas à portaCom que então houve um temporal em Dezembro? Corramos em auxílio dos agricultores.Mas já antes, em sede de Assembleia Municipal, o CDS alertava para que se prestasse apoio aos nossos agricultores, porque ao CDS não fazem falta tempestades para nos recordar o mundo rural.Com que então as ourivesarias foram assaltadas? Venham os agen-tes para o centro da cidade, garbosamente montados em modernas bicicletas.Antes disso, curiosamente, sempre que o CDS falava de segurança, eramos praticamente acusados de pretender um estado policial.É bom saber que apesar do CDS ter um único elemento na Assem-bleia Municipal, continua a ter razão antes do tempo.À atenção dos senhores eleitores.

    José Bruno Capelo de Oliveira, presidente do CDS de Torres Vedras

    REUNiãO DE 9 JUNHO 2009ESTUDO PRÉVIO – VARIANTE PAÚL / PALHA-GUEIRAS: A Câmara deliberou aprovar o estu-do prévio em título.

    3ª REVISÃO AO ORÇAMENTO E PLANO PLURIA-NUAL DE INVESTIMENTOS DA CÂMARA MUNICI-PAL DE TORRES VEDRAS APROVADOS PARA O ANO DE 2009: Deliberado remeter à Assem-bleia Municipal os documentos em título.

    INSTALAÇÃO DE CAMPOS RELVADOS:Deliberado transferir os meios financeiros ne-cessários à aquisição dos campos relvados para as Associações, que abaixo se indicam, numa perspectiva de longo prazo de (10 anos) assim: Cerca Futebol Clube - € 359.600,00Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Coutada - € 365.000,00Deliberado remeter o assunto ao Órgão De-liberativo. Deliberado ainda conceder um apoio financeiro no montante de € 20.000,00 às Associações acima referidas, destinados à adaptação dos seus recintos desportivos às exigências da instalação e segurança das relvas, bem como um apoio no valor de € 1.000,00 a cada uma para despesas corren-tes iniciais.

    ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO A ASSOCIA-ÇÕES: Deliberado aprovar a concessão dos apoios financeiros abaixo indicados.

    ASSOCIAÇÃO OCEAN SPIRIT (Apoio para a or-ganização do “Santa Cruz Ocean Spirit) - € 100.000,00

    AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE FRANCIS-CO SOARES (Apoio para deslocação do Grupo de Educação Especial) - € 420,00

    PROCESSO DE OBRAS OP 269/2008 – ASSO-CIAÇÃO DE SOCORROS DA FREGUESIA DO TUR-CIFAL – CONSTRUÇÃO DE CRECHE – CENTRO DE DIA – APOIO DOMICILIÁRIO - PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAxAS – CASAL DA ROCHA – TURCIFAL: Deferido.

    PROCESSO DE OBRAS OP 448/04 – FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DE SAN-TO ANTÓNIO DE CAMPELOS – CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTO DE APOIO À IGREJA – EDIFÍCIO POLIVALENTE – CAMPELOS – FREGUESIA DE CAMPELOS: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS 02-4040/09 – VARAN-DA DE TORRES, S.A. – ALTERAÇÃO À LICENÇA DE OPERAÇÃO DE LOTEAMENTO 3/2004 – CRUZ DO BARRO – FREGUESIA DE SÃO PEDRO E SANTIAGO: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS 02-7989/96 – FRANCIS-CO JOSÉ DA CONCEIÇÃO SILVA – ALTERAÇÃO À LICENÇA DE OPERAÇÃO DE LOTEAMENTO Nº 18/98 – CASAL DA EIRA – RAMALHAL – FRE-GUESIA DE RAMALHAL: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS OP 108/09 – BRUNO JOSÉ CARDOSO BARREIRA – LICENCIAMENTO DE EDIFÍCIO PARA HABITAÇÃO UNIFAMILIAR –

    RUA ALEGRE – VALE PAU – A-DOS-CUNHADOS – FREGUESIA DE A-DOS-CUNHADOS: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS OP 462/06 – BATISTA & BRÁS II, CONSTRUÇÃO CIVIL, LDA. – ALTERA-ÇÕES EM EDIFÍCIO MULTIUSOS – RUA ÁLVARO ULMEIRO 104 – 1º - S. PEDRO DA CADEIRA: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS IO 22/09 – ANSELMO RODRIGUES NÁPOLES – PEDIDO DE INFORMA-ÇÃO PRÉVIA PARA CONSTRUÇÃO DE CONDOMÍ-NIO – CASAL VENTOSO – SANTA CRUZ – FRE-GUESIA DE A-DOS-CUNHADOS: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS IO 16/09 – JOÃO CAR-LOS MARQUES LOPES – PEDIDO DE INFORMA-ÇÃO PRÉVIA PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIA E ARMAZÉM – CASAL DA LONGA – FREGUESIA DE MAxIAL: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS OP 479/2008 – LUIS DA SILVA NICOLAU E JOANA DA PURIFICAÇÃO S. R. GUEIDÃO – CONSTRUÇÃO DE DUAS MORADIAS GEMINADAS UNIFAMILIARES COM DESTAQUE E MUROS DE VEDACÇÃO – RUA DAS MAIAS – TURCIFAL: Indeferido.

    PROCESSO DE OBRAS OP 88/09 – LUÍS QUIN-TINO LUZ DOS SANTOS – LICENCIAMENTO DE HABITAÇÃO UNIFAMILIAR – RUA DE SANTA CRISTINA – MONTENGRÃO – FREGUESIA DE VENTOSA: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS OP 137/09 – BATATAS NETO – COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMEN-TARES, LDA. – CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO DE APOIO À ACTIVIDADE AGRÍCOLA – CHARNECA – VILA FACAIA – FREGUESIA DE RAMALHAL: Indeferido.

    PROCESSO DE OBRAS IO 12/2009 – JOÃO LUÍS ALVES – PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA PARA AMPLIAÇÃO DE ARMAZÉM E ALTERAÇÃO DE USO PARA INDUSTRIA ALIMENTAR – BARRO-CAS – FREGUESIA DE S. PEDRO DA CADEIRA: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS OP 109/09 – CRISTIA-NA ANDREIA DA FONSECA MATIAS DE LIMA – CONSTRUÇÃO DE ARMAZÉM PARA COMÉRCIO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS – AVENI-DA DA IGREJA – CABEÇA GORDA – FREGUESIA DE CAMPELOS: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS OP 8255/93 – HENRI-QUE NELSON DOS SANTOS CRISTÓVÃO BATIS-TA – ALTERAÇÃO DE ANExOS – CASAL DO OU-TEIRO – PAÚL – FREGUESIA DE SÃO PEDRO E SANTIAGO: Aprovado.

    PROCESSO DE OBRAS OP 39/05 – JOSÉ JOR-GE MARTINS MARQUÊS – LEGALIZAÇÃO DE AL-TERAÇÃO DE USO DE EDIFÍCIO PARA ARMAZÉM – VALE MOURELAS – CAMPELOS – FREGUESIA DE CAMPELOS: Indeferido.

    PROCESSO DE OBRAS OP 154/2007 – RUI MA-NUEL OLIVEIRA DAS NEVES – LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO DE UMA ESTUFA – ESCARAVI-

    LHEIRA – FREGUESIA DE SÃO PEDRO DA CA-DEIRA: Indeferido.ADITAMENTO Nº 1 À AGENDA Nº 12: AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE LOCAÇÃO FINAN-CEIRA PARA A AQUISIÇÃO DE 3 VIATURAS PESA-DAS – RELATÓRIO FINAL – PROCº 44/09: Deli-berado aprovar em adjudicar ao concorrente Banco Espírito Santo, S.A. (BES), pelo valor global estimado de € 468.602,85.

    REUNiãO DE 23 JUNHO 2009CANDIDATURA AO QREN, PROGRAMA OPERA-CIONAL TEMÁTICO VALORIZAÇÃO DO TERRITÓ-RIO – EIxO Ix – DOMÍNIO: ACÇÕES INOVADORAS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO – CANDI-DATURA – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DO ESTACIONAMENTO NA CIDADE DE TORRES VEDRAS – SIGE – RATIFICAÇÃO: Ratificado.

    CANDIDATURA AO QREN, PROGRAMA OPERA-CIONAL REGIONAL DO CENTRO – EIxO 3 – CON-SOLIDAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS SUB-REGIONAIS, REQUALIFICAÇÃO DA REDE ESCOLAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR – CONSTRUÇÃO DA EB1 E JI DE S. MAMEDE DA VENTOSA - RATI-FICAÇÃO: Ratificado.

    CANDIDATURA AO QREN, PROGRAMA OPE-RACIONAL REGIONAL DO CENTRO – EIxO 2 – DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES E DOS SISTEMAS URBANOS – “PARCERIAS PARA A REGENERAÇÃO URBANA / POLIS xxI” – REGE-NERAÇÃO URBANA NO CENTRO HISTÓRICO DE TORRES VEDRAS – TORRES AO CENTRO – CAN-DIDATURA DA ACÇÃO MERCADO MUNICIPAL - RATIFICAÇÃO: Ratificado.

    CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DE LONGO PRA-ZO, NO ÂMBITO DO REGIME GERAL, PARA FI-NANCIAMENTO DE INVESTIMENTOS EM OBRAS DE SANEAMENTO A REALIZAR PELOS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO, ATÉ AO MONTANTE DE € 2.921.726,00 – RATI-FICAÇÃO: Ratificado.

    PEDIDO DE CEDÊNCIA DO TEATRO – CINE:Deliberado, que no futuro o Teatro-Cine só de-verá ser cedido para iniciativas ou manifesta-ções de carácter cultural.

    DIVISÃO ADMINISTRATIVA – AQUISIÇÃO DE TER-RENOS PARA AMPLIAÇÃO DE CEMITÉRIO EM CAMPELOS: Aprovado.SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SA-NEAMENTO – CONTRATO DE “EMPREITADA DE REDE DE SANEAMENTO DA CARVOEIRA E OUTROS AGLOMERADOS” – RATIFICAÇÃO DA MINUTA: Deliberado ratificar a deliberação do Conselho de Administração dos SMAS de 02/06/2009, através da qual foi delibe-rado adjudicar à firma FCJ – Obras Públicas, Lda., a empreitada em título, pelo valor de € 1.243.173,77, pelo prazo de 810 dias.

    PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEI-RO: Deliberado conceder um apoio financeiro

    deliberações da [câmara municipal] em www.cm-tvedras.ptdeliberações

  • página nº 30página nº 30 página nº 31 página nº 31

    PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINAN-CEIROS A ASSOCIAÇÕES: A Câmara, deliberou conceder os apoios financeiros abaixo referi-dos. Associação de Socorros de Dois Portos – Construção de Centro de Dia – € 37.500,00; Grupo Desportivo Ponterrolense – Obras no Campo Desportivo - € 25.000,00; ADM – As-sociação para o Desenvolvimento e Melhora-mento de Póvoa de Penafirme – Apoio para a Vigilância nas Praias - € 8.000,00; Asso-ciação Cultural, Recreativa e Desportiva da Coutada – Apoio para obras no Polidesportivo Descoberto - € 4.250,00.

    PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINAN-CEIROS: A Câmara, deliberou conceder o apoio financeiro de € 1.500,00 a cada um dos Ranchos Folclóricos abaixo mencionados para apoio às suas actividades.Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira” – apoio à actividade da Associação - € 1.500,00;Rancho Folclórico “Os Rurais do Furadouro” – apoio à actividade da Associação - € 1.500,00;R.O.T.A – Rancho do Oeste e Teatro Amador “Rancho Folclórico Flores do Oeste”- apoio à actividade da Asso-ciação - € 1.500,00;Rancho Folclórico “Dan-ças e Cantares de Campelos” - apoio à acti-vidade da Associação - € 1.500,00;Rancho Folclórico da Colaria - apoio à actividade da Associação - € 1.500,00;Rancho Folclórico “Os Camponeses do Varatojo” - apoio à activi-dade da Associação - € 1.500,00.

    PROJECTO “APRENDER A EMPREENDER DA JUNIOR ACHIEVEMENT PORTUGAL: Deliberado aprovar a atribuição de um apoio financeiro no valor de € 7.500,00 à Associação de Jo-vens Empreendedores de Portugal / Júnior Achievement.

    SECTOR DE EDUCAÇÃO – PROPOSTA DE ATRI-BUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS: Deliberado conceder os seguintes apoios financeiros: Associação Desportiva de Dois Portos – € 787,50 – Apoio para o espaço que acolhe AEC’s – Actividade Física e Desportiva; Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo - € 1.842,00 – Apoio ao funcionamento CEFA Torres Vedras nas instalações do Agrupa-mento de Escolas; Agrupamento de Escolas Pe. Francisco Soares - € 634,50 – Apoio para serviço de higiene e manutenção da EB1 do Barro; Centro de Saúde de Torres Vedras - € 750,00 – Apoio para custear gastos efectua-dos com o certame Oeste infantil 2009; ESCO - € 185,00 – Apoio para animação em diversos eventos; Associação de Jardins Escolas João de Deus - € 1.750,00 – apoio para fazer face a prejuízos causados durante a Oeste Infantil na ludoteca itinerante; AEFDTV - € 1.332,00 – Apoio para actividades no âmbito da cola-boração no Tempo de Férias Verão 09; Aca-démico de Torres Vedras - € 1.600,00 – Apoio para actividades no âmbito da colaboração no Tempo de Férias Verão 09; Clube de Ténis - € 930,00 - Apoio para actividades no âmbito da colaboração no Tempo de Férias Verão 09; Centro Social e Paroquial de Torres Vedras - € 8.500,00 – Apoio para funcionamento do

    CAiC de Boavista-Olheiros; Grupo Desportivo Palhagueirense – € 1.227,00 – Apoio para compensação de gasto energético excessivo durante o inverno, da EB1 de Palhagueiras.

    SECTOR DE ASSUNTOS SOCIAIS, SAÚDE E HABITAÇÃO – PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DE