3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME...

22
000.000 Hectare FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ

Transcript of 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME...

Page 1: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

3.000.000 Hectares

FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ

Page 2: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES

INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS:

LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGÚ ESTADO DO PARÁ.

 DATA: 15-SETIEMBRE-2009

Page 3: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

Considerações Gerais

O imóvel em questão foi adquirido através de compra, em 2001, com a finalidade precípua de preservação através de Manejos Florestais Sustentáveis (MFS) permitidos pelo IBAMA, Evitando o Desmatamento, isto é, sua exploração obedecerá rigorosamente os parâmetros ecologicamente corretos, com a finalidade de manter seu Patrimônio Natural sempre produtivo, sob a garantia de que não será depredado, nem tampouco poluído. O projeto a ser implantado visa a integração Agro-Florestal, REFLORESTAMENTOS, de espécies florestais tais como, eucaliptos, pinos, guanandis, turístico e científico, voltado com toda ênfase a Proteção Ambiental, a Pesquisa Científica, ao Turismo Ecológico e especialmente, usando todo o potencial das plantas medicinais existentes na área, ( Bioprospecção ) integrando sempre seus resultados também em benefício da Preservação e do Desenvolvimento Social e Econômico da região. Um dos principais objetivos do Projeto é o Social, aquele que prevê o assentamento do extrativista local e sua família, tornando-o apto a explorar os recursos vegetais renováveis, sem devastar ou poluir, usando sempre de racionalidade para que o equilíbrio do ecossistema possa permanecer e assim fixá-lo ao local evitando futuras migrações daquela população para os centros urbanos da região. Por outro lado, a exploração do Turismo Ecológico, vai também significar um imenso gerador de recursos e divisas comerciais, levando-se em conta o grande potencial de produtos de origem vegetal que ora se perdem, mas que a todo momento é reposto pela mãe natureza.Com a implantação do reflorestamento da espécie arvoristica do guanandis, dara maior equilibrio para a natureza, inclusive atraindo grandes quantidades de animais silvestre tais como macacos e tambem aves, pela degustação de seus frutos produzidos. Estas atividades terão o respaldo de Universidades, ONG's, voluntários e outros, todos sempre integrados no mesmo ideal de criar um modelo exploratório que servirá como norteador de outras áreas da Amazônia com as características típicas naturais do imóvel em questão

Page 4: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

LOCALIZADA NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA

Região do Médio Juruá

Margem esquerda do rio Juruá - navegação pernamente

Page 5: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Page 6: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

IDENTIFICACÃO DO IMOVEL:  DENOMINAÇÃO:  FAZENDA CARAPANÃ DA DIREITA ( I ) FAZENDA CARAPANÃ DA ESQUERDA ( II ) LOCALIZACÃO: Às margens direita e esquerda do alto Rio XINGÚ, e RIO FRESCO margens esquerda e direita. Município de SÃO FÉLIX DO XINGÚ - Pará, com as seguintes coordenadas geográficas, a confirmar em breve pela Expedição do géu referencimento da area  - NORTE  - SUL        -  - LESTE    - - OESTE   -

Page 7: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

Vista de Localização da Fazenda

Page 8: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

Vista Panorâmica de Localização da Fazenda

Page 9: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

Vista de uma exploração de Minério vizinho a Fazenda

Page 10: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

SUBSOLO

Segundo levantamento do Projeto RADAMBRASIL/MME (Ministério das Minas e Energia – Franklin/Tentro – 1974/1981 e Oto 1980 Vol. 07-22-MI) a área avaliada, situada na Amazônia Ocidental é notadamente predominante em seu subsolo de minerais metálicos e não metálicos incluindo minerais energéticos e também pedras preciosas. Segundo os estudos realizados pelos Projetos acima mencionados, relatórios confidenciais e trabalhos realizados encontramos os seguintes bens minerais e seus potenciais estimados:

OURO

Encontramos na área avaliada, após estudos realizados, ocorrências de ouro com potencial para jazidas futuras, que dependem de autorização prévia do Ministério de Minas e Energia, através do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para sua pesquisa e exploração. O mineral em questão ocorre disperso em toda a área avaliada através de pequenas ocorrências observadas em solo e igarapés, que segundo dados levantados por relatórios de pesquisas tem um potencial mínimo estimado em aproximadamente 69.660 kg de ouro, que poderá ser explorado por 18 anos com produção anual estimada em 3.870 kg (Fonte LME – London Metal Exchange).

FERRO

Após estudos realizados sobre a área em questão, e dados bibliográficos oficiais, ocorrências de Ferro, que tem estimativa de 87.216 toneladas, que se explorado após as devidas autorizações do Ministério de Minas e Energias, levará aproximadamente 20 anos para sua extração.

MANGANÊS

Ocorrência de Manganês é observada na área avaliada, que após estudos, realizados pelo Projeto RADAMBRASIL, que as devidas concessões de Pesquisa e Lavra concedidas pelos órgãos governamentais, e utilizando-se de tecnologia de ponta, tem um potencial estimado de aproximadamente 2.023.614,00 toneladas, com estimativa de produção anual de 112.423 toneladas durante 18 anos.

COBRE

Observou-se a ocorrência de Cobre, que como os demais bens minerais requer autorização de Pesquisa e Lavra através do Ministério de Minas e Energia. Tal ocorrência é de aproximadamente 722.100 toneladas, que se explorada através de tecnologia de ponta, levará 15 anos com produção anual estimada em 48.140 toneladas.

ALUMÍNIO

Ocorrências de Alumínio foi descrita pelos geólogos do Projeto RADAMBRASIL (Franklin/1981) na área avaliada, cujo produto após o beneficiamento é o ALUMÍNIO, que também após devidas concessões de Pesquisas e Lavra concedidas pelos órgãos competentes, tem uma reserva estimada em aproximadamente 65.198 toneladas anuais, e poderá ser explorada durante 24 anos.

ESTANHO

Observou-se também na área avaliada em questão a ocorrência de ESTANHO, disseminado na cassiterita, que segundo dados do RADAMBRASIL (Franklin/Oto/Trento/1978-198) tem potencial estimado em 38.200 toneladas anuais, a serem exploradas por aproximadamente 16 anos.

URÂNIO

Após estudos realizados, paulados e realizados pelo Projeto RADAMBRASIL/ABEM (Associação Brasileira de Energia Nuclear), encontramos na área avaliada a ocorrência de URÂNIO, mineral radioativo comum na região Amazônica, com potencial bastante significativo, que para sua viabilização depende de pesquisas aprimoradas e concessão do governo Federal. Este bem mineral é segundo as fontes de informações (ABEM) de máxima segurança nacional, que para sua exploração deverá além de autorizações normais a inspeção do IPEN/MARINHA BRASILEIRA/ONU e demais organismos mundiais de fiscalização para tal bem mineral. Na área avaliada estima-se um potencial de aproximadamente 200 toneladas anuais, que poderão ser exploradas por um período de 29 anos.( a maior jazida mundial localiza-se na bacia amazônica)

DIAMANTES

A existência de pedras preciosas é comum em toda região, principalmente diamante, conforme mapa metalogenético do Brasil edição 1.973 elaborado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério das Minas e Energia, porém não foram aqui avaliadas por falta de pesquisa específica no imóvel objeto desta avaliação.

Page 11: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

SUPOSIÇÕES PROVÁVEIS PRODUTOS FLORESTAIS FARMACOS - BIOPROSPECÇÃOCaracterizada pela imensa floresta local, é muito grande a quantidade e variedade de vegetação medicinal típica existente na área, com algumas já pesquisadas, cujos princípios ativos são eficazes na cura do “Herpes” e outras moléstias consideradas incuráveis, podendo gerar imensa e definitiva fonte de renda e divisas. FAUNAA Fauna típica local dispensa comentários, sendo imensa em quantidade, qualidade e diversidade de espécies, principalmente a pesca, podendo comprovadamente transformar-se em um fantástico centro de lazer com o aproveitamento da pesca esportiva, gerando inesgotável fonte de renda e até divisas. POTENCIAL ECOTURÍSTICOFace aos privilégios naturais concedidos gratuitamente pela natureza, o local é excelente para o desenvolvimento do Ecoturismo, podendo transformar-se em um grande pólo turístico, gerando também até divisas. SEQUESTRO DE GÁS CARBÔNICOTambém poderá gerar inesgotável fonte de rendas e divisas, conforme já vem sendo praticado em outras regiões. LOCAÇÃO DA FLORESTA PARA OBTENÇÃO DO “SELO VERDE” Conforme critério já adotado internacionalmente, através do Protocolo de Kyoto, hoje muitas empresas necessitam do “Selo Verde”para comercializarem seus produtos. LOCAÇÃO DO TÍTULO DE PROPRIEDADE PARA ATIVO FINANCEIRO DE BANCOS (NÃO AVALIADO)Atividade comum no mercado financeiro internacional, captando divisas para o país, gerando também recursos destinados a fins sociais na região. OUTRAS FINALIDADESDispensável considerar-se ainda inúmeras formas rentáveis de aproveitamento da área, como: bases avançadas para pesquisas; torres para monitoramento ambiental; torres retransmissoras; base aérea de emergência; etc., bem como a infraestrutura e pista de pouso existentes.Dispensável também dizer que, face a todas as razões analisadas e aqui expostas, esta área que nunca fora Desmatada, significa uma grande indústria sem chaminés, capaz de produzir infinitamente sem poluir , gerando uma riqueza incalculável.

Page 12: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.
Page 13: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.
Page 14: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

MANAGEMENT PLAN

Denominação Usual Nome Científico Ocorrência em m³/ há

CedroCedroranaJatobáMognoMaçaranduba Angelim da Mata Angelim PedraAngelim RajadoSucupiraAbiuranaCopaíbaFreijóCupiubaItaubaPiquiáMacacaubaPará-paráPau d’arcoMarupáJaranaIpê

Cedrela adorataCedrelinga catenaeformisHimenaes courbarilSwietenis macrophylaManikara huberiHymenolobium excelsumDinizia excelsaPithecolobium racemosumBowdichia nítidaPouteria sppCoipaifera sppCordia goeldianaGoupia glabraMezilauros itaubaCaryocar villosumPlastimiscium trinitariJacarandá copaiaTabebuia sppSimaruba amaraEschweilera jaranaQualea megalocarpa

0,893,521,111,191,931,060,380,080,141,830,030,080,360,170,170,010,090,180,060,080,82

Page 15: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.
Page 16: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.
Page 17: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

PRINCIPAIS ESPECIES DE MADEIRA

*MOGNO - Switenis macrophila *CEDRO - Cedrela odorata 

*CEDRORANA – Cedrelinga catenaeformis*YPÊ - Tabebuia serratifolia

*JATOBÁ - Himenaes courbaril*COPAIBA - Corpaifera sp

*ITAUBA - Mezilauras itauba*CASTANHA-DO-PARÁ - Bertholletia excelsa

*PAU D'ARCO - Tabebuia serratifolia *MUIRACATIARA - Astronium lecointei

*TATUARI - Cabatari pulchra *MAPARAJUBA - Manilkara huberi

Page 18: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.
Page 19: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.
Page 20: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

AVALIAÇÃO DA AREA

Outubro / 2005

VALOR TOTAL DA TERRA NUA R$511,00 POR HÁ, POTENCIAL TOTAL SOMENTE DA

TERRA R$ 511.000.000,00

AVALIAÇÃO APROXIMADA DA

TERRA COM A FLORESTA NATIVA

TOTAL R$ 29.000.000.000,00

( VINTE E NOVE BILHÕES DE REAIS )

DADOS APROXIMADOS,

TEREMOS DADOS APROXIMADOS DO

PROJETO DO REFLORESTAMENTO DE EUCALIPTOS NA

MÉDIA DE 1.600 ARVORES A PLANTAR POR HÁ, EM 450.000

HÁ TEREMOS 720 MILHOES DE PÉS DE ARVORES ESPÉCIES

DE EUCALPTOS PARA CELULOSE E OUTRA

UTILISAÇÕES; ATUALMENTE

APROXIMA – SE DE UM PREÇO MEDIO DE

R$ 90,00 A 250,00 POR METROS

ESTÉRIES COM IDADE MEDIA DE 8 A 12

ANOS.E TEMOS 300.000 HÁ

A PLANTAR A MADEIRA DE

GUANANDI, MADEIRA TIPICA PARA INDUSTRIAS

MOVELEIRAS, CONSTRUÇÕES, E

NAVAL; TEREMOS EM MÉDIA DE 1.500 ARVORES A PLANTAR POR HÁ,

CHEGANDO A ATINGIR A MEDIA DE

1 M3 POR CADA ARVORE NA IDADE DE 18 ANOS, QUE CUSTA

O PREÇO MÉDIO ATUALMENTE DE R$

R$2.000,00 A R$4.000,00 M3

CHEGANDO A UM TOTOTAL 1500 M3

POR HÁ, APROXIMADO- SE DE R$ 3.000.000,00 DE VENDA DA MADEIRA

POR HA

Page 21: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ BRASIL

AREA TOTAL DE 3.000.000 HECTARES

VALOR APROXIMADOS R$29.000.000.000,00

(VINTE NOVE BILHÕES DE REAIS)

Page 22: 3.000.000 Hectares FAZENDA NO ESTADO DO PARÁ. AREA TOTAL 3.000.000 MILHÕES DE HECTARES INFORME TECNICO DE AVALIACÃO DAS AREAS DENOMINADAS: LOCALIZADAS.

CONTATO PARA NEGOCIAÇÕESARNALDO BARBOSA DE ANDRADE

FONES-067-96089964- OU E-MAIL, [email protected]