341logo Ovinos e Equideos NOVO.FH11) - · PDF fileO 500 OVINOS DE CARNE O 525 OVINOS DE LEITE...

2

Transcript of 341logo Ovinos e Equideos NOVO.FH11) - · PDF fileO 500 OVINOS DE CARNE O 525 OVINOS DE LEITE...

Page 1: 341logo Ovinos e Equideos NOVO.FH11) - · PDF fileO 500 OVINOS DE CARNE O 525 OVINOS DE LEITE LINHA PRÉMIUM ... r O fornecimento de ração ao cavalo imediatamente antes ou após

CABRITOS E BORREGOS, Iniciação/Crescimento/Engorda

Alimento completo para cabritos e borregos, direccionado a produtores de ovinos e caprinos que procuram o melhorpara os seus animais.À base de milho e soja, com um aporte vitamínico-mineral, estimula a apetência do animal. Promove uma correcta adaptação dos animais pós-desmame, deixando progressivamente a alimentação láctea, proporcionatambém, uma alimentação rica em fibra e proteína para a obtenção de carcaças com menor deposição de gordura.Produto bacteriologicamente controlado.

Sacos disponiveis: 4 40 KG GRÃO 4 5 KG GRÃO

LINHA PROFISSIONAL

OVELHAS LEITEIRAS, Alta Produção (com Leveduras)

O O525 é um alimento de superior qualidade para ovelhas leiteiras, dirigido a profissionais que para além de pretenderema optimização da produção de leite visam também o bem-estar dos seus animais. Constituído por matérias-primas comomilho, soja, girassol, com um aporte vitamínico-mineral e leveduras. As leveduras são de grande importância, ao activaremrapidamente a actividade ruminal melhoram a digestibilidade dos alimentos e consequentemente promovem uma absorçãomais eficaz dos nutrientes. É um alimento bastante rico em proteína para a obtenção de uma alta produção de leite.Produto bacteriologicamente controlado.

Sacos disponiveis: 4 40 KG GRÃO

LINHA PROFISSIONAL

O 520 EOVELHAS LEITEIRAS, Média Produção

O O 520E destina-se a ovelhas produtoras de leite, adequado a produtores que visam a optimização da produção deleite. Alimento elaborado com matérias-primas seleccionadas e controladas como cereais e oleaginosas, assim como,vitaminas, minerais e probióticos que ajudam ao correcto funcionamento fisiológico da ovelha leiteira.Alimento rico em proteína e energia contribui para a satisfação das necessidades nutricionais do animal e da produçãode leite. Produto bacteriologicamente controlado

Sacos disponiveis: 4 40 KG GRÃO

O 520OVELHAS LEITEIRAS

O O 520 é adequado a ovelhas produtoras de leite, direccionado a produtores que visam um leite de característicastradicionais. Alimento à base de cereais e soja, contém também vitaminas e minerais, proporcionando ao animal ascondições nutricionais necessárias para a produção de leite. Rico em fibra, é um alimento com óptima palatibilidadelevando a uma boa ingestão. Produto bacteriologicamente controlado.

Sacos disponiveis: 4 40 KG GRÃO

LINHA CLASSIC

E 400 EQUÍDEOS

E 404 EQUÍDEOS

MUARES E MULAS

O E 404 é o alimento ideal para mulas e muares, para criadores que exigem o melhor para os seus animais. Constituídopor cevada, sêmea de trigo, bagaço de girassol, trigo, corn gluten feed, alfarroba, milho, cálcio, luzerna, vitaminas e minerais,entre outros. É o alimento adequado nutricionalmente para este tipo de equinos, mantendo o animal saudável e comum bom desenvolvimento. Produto bacteriologicamente controlado.

Sacos disponiveis: 4 40 KG GRÃO

O 500 OVINOS DE CARNE

O 525 OVINOS DE LEITE

LINHA PRÉMIUM

LINHA PROFISSIONAL

LINHA CLASSICE 405 EQUÍDEOS

MISTURA DE CEREAIS PARA CAVALOS

O E 405 é um alimento ecológico direccionado a cavalos tradicionais. Uma mistura de cereais constituída por aveia,luzerna, alfarroba, concentrado para cavalos, cevada, melaço de cana, milho, óleo de soja. Um complemento que contribuipara um regime alimentar apropriado às necessidades nutritivas dos cavalos, fornecendo-lhes a energia necessária paraum bom desenvolvimento e desempenho.Produto bacteriologicamente controlado.

Sacos disponiveis: 4 40 KG PARTÍCULAS

CAVALOS, ÉGUAS E POLDROS

O E 400 é o complemento ideal para os cavalos, éguas e poldros. Elaborado para criadores que exigem o melhor paraos seus cavalos. Constituído por luzerna, milho laminado, alfarroba, bagaço de girassol, melaço de cana, óleo de soja,semente de girassol e também por um concentrado que fornece ao animal os aminoácidos, as vitaminas e os mineraistão essenciais ao seu bom desenvolvimento. A equilibrada combinação destes ingredientes permite a obtenção de umafórmula nutritiva que melhora a prestação dos seus animais. Produto bacteriologicamente controlado.

Sacos disponiveis: 4 40 KG PARTÍCULAS

LINHA PROFISSIONAL

Page 2: 341logo Ovinos e Equideos NOVO.FH11) - · PDF fileO 500 OVINOS DE CARNE O 525 OVINOS DE LEITE LINHA PRÉMIUM ... r O fornecimento de ração ao cavalo imediatamente antes ou após

DISTRIBUIDO POR:

RAÇÕES OVARGADO

Lugar da Pardala, Apart. 285 | 3380-728 S. João OVRTel: +351 256 580 680 | Fax: +351 256 580 681

[email protected] | www.ovargado.pt

Dicas de maneio

A QUALIDADE AO SERVIÇO DA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

OVINOS

EQUÍDEOS

Dicas de maneio

r Como todos os animais os ovinos devem ter acesso a alimentação apropriada em quantidade suficiente e águafresca e limpa todos os dias; r Os comedouros devem ser mantidos limpos e qualquer alimento que esteja deterioradodeve ser removido; r Os ovinos a introduzir no rebanho devem fazer quarentena; r Qualquer ovelha, que não cumpraos requisitos deve ser separada do rebanho e deverá ser refugada; r No que diz respeito aos parasitas externos, asovelhas devem ser protegidas através da imersão ou pelo uso de um agente químico preventivo eficaz ; r Animaisdoentes devem ser separados e colocados num local confortável; r Todas as unidades de produção e alojamentos devemestar livres de lixo, como arame e plástico que podem ser nocivos para os animais; r Todos os criadores devem disporde cercados que sejam eficientes e funcionais e de um tamanho e escala adequados à dimensão do rebanho para facilitara gestão e os cuidados de rotina; r Todas as ovelhas devem ser tosquiadas, pelo menos, uma vez por ano; r As ovelhasem estado avançado de gestação devem ser tratadas com cuidado para se evitarem partos prematuros; r A limpeza ehigiene são fundamentais quer na zona do parto, quer na zona dos cercados utilizados para o tratamento ou assistênciade ovelhas que estão a dar à luz; r É vital que os borregos acabados de nascer recebam o colostro da mãe ou de outrafonte, nas primeiras horas de vida; r Nas primeiras quatro semanas, os borregos devem receber uma quantidadeadequada de líquidos como um substituto do leite da mãe; r A partir da segunda semana de vida os borregos devemter acesso a comida sólida e nutritiva (que deve incluir fibra) e ter sempre acesso a água limpa e fresca; r Deve serdisponibilizado um espaço com cama seca e ventilação adequada livre de correntes de ar; r Borregos doentes devemser separados do resto do grupo; r Os cães pastores devem ser regularmente desparasitados; r No caso das ovelhasleiteiras, a ordenha deve ser feita, pelo menos, uma vez por dia, para garantir que os tetos não fiquem distendidos echeios; r Na ordenha devem ser adoptadas medidas de higiene adequadas para garantir a boa qualidade do leite;

r A boxe de um cavalo deve ser espaçosa e arejada, é importante que haja um abastecimento regular de água fresca elimpa; r Podem ser utilizados vários tipos de cama desde as de palha às de borracha; r Deve-se evitar que o cavalo vivanum ambiente de muito pó e camas húmidas. r Deve-se fornecer o alimento fresco duas a três vezes ao dia , restos deração no comedouro, devem ser retirados; r O fornecimento de ração ao cavalo imediatamente antes ou após o exercício,pode levar o animal a distúrbios gastro-intestinais (cólicas); r As camas devem ser remexidas e as fezes retiradas todosos dias; r Aquando da limpeza completa o chão deve ser desinfectado e posteriormente seco; r Nunca guardar o animalmolhado, normalmente após o trabalho ou passeio costuma-se dar um banho nos cavalos, mas evite colocá-lo no estábuloainda molhado, pois isto, pode causar problemas nos cascos ou na pele, tais como: dermatites, podridão do casco, etc.; rNunca dê banhos frios logo após longos períodos de exercício pois o choque térmico pode causar graves problemasmusculares no animal; r Evite cortar totalmente a crina na região da cabeça, a crina desta região serve como protecçãoà insolação directa sobre a cabeça; r Os cascos devem ser limpos diariamente, uma simples prevenção como esta, podeevitar problemas de deslocação; r A vacinação deve ser feita de acordo com o conselho veterinário; r Não mantenhaos potros jovens o tempo todo em estábulos, já que o sol e a liberdade de movimentos são imprescindíveis para o bomdesenvolvimento de um cavalo sadio e forte; r A cauda não deve ser cortada ou suspensa, pois desta forma, o animalperde a única forma de se livrar dos mosquitos e outros insectos; r A raspagem do pêlo do animal após um banho comchampô é importante para tornar o pêlo dos animais mais brilhante; r O pêlo deve ser escovado de forma a retirar alama seca principalmente na zona onde são colocados os arreios; r Deve também lavar os olhos, as narinas e a zona doanús; r Para tornar a limpeza mais eficiente pode seguir os seguintes conselhos: limpe o cavalo estabulado fora da boxepara não largar o pó no seu interior, limpe-o de cima para baixo, usando sempre a mão do lado do corpo do cavalo.