343o ativo imobilizado com...

25
Lupatech S.A. R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601 www.lupatech.com.br LUPATECH S.A. CNPJ/MF nº 89.463.822/0001-12 NIRE 43.3.0002853-4 Companhia Aberta de Capital Autorizado - Novo Mercado ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 002/2010 1. DATA, HORA E LOCAL: Realizada aos 25 dias do mês de Março de 2010, às 17h, na sede social da Companhia, na Cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Dalton Lahn dos Reis, nº 201, Distrito Industrial. 2. CONVOCAÇÃO E PRESENÇAS: Os membros do Conselho de Administração foram devidamente convocados, nos termos do artigo 22 do Estatuto Social. Presentes a totalidade dos membros do Conselho e, ainda, o Sr. Gilberto Pasquale da Silva, Diretor Administrativo da Companhia. 3. MESA: Presidente: Nestor Perini; Secretário: Gilberto Pasquale da Silva. 4. ORDEM DO DIA: Aprovação das novas taxas de vida útil para depreciação do ativo imobilizado da Companhia, em atendimento às normas contábeis, mais especificamente às normas CPC n°27 e a ICPC n° 10. 5. DELIBERAÇÕES: Após discussão da ordem do dia, que era de conhecimento de todos, os Conselheiros aprovaram, por unanimidade, as novas taxas de vida útil para depreciação do ativo imobilizado da Companhia, em atendimento às normas contábeis, mais especificamente às normas CPC n°27 e a ICPC n° 10, formalizadas em laudo de avaliação emitido pela empresa especializada Chtech Desenvolvimento de Sistemas Ltda., anexo à presente ata. O Presidente colocou a palavra à disposição dos Senhores Conselheiros presentes à reunião, para discussão de assuntos de ordem geral de interesse da Companhia, sem que dela nenhum dos Conselheiros presentes quisesse fazer uso. 6. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a ser tratado, foi encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, lida e achada conforme, foi por todos assinada. Caxias do Sul (RS), 25 de Março de 2010. Nestor Perini, Presidente; Gilberto Pasquale da Silva, Secretário. Nestor Perini, José Teófilo Abu Jamra, Marcelo Cabrera da Costa, Clovis Benoni Meurer, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, José Coutinho Barbosa e Alcinei Cardoso Rodrigues. A presente é cópia fiel da ata lavrada no Livro próprio. Gilberto Pasquale da Silva – Secretário

Transcript of 343o ativo imobilizado com...

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

LUPATECH S.A.

CNPJ/MF nº 89.463.822/0001-12

NIRE 43.3.0002853-4

Companhia Aberta de Capital Autorizado - Novo Mercado

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 002/201 0

1. DATA, HORA E LOCAL: Realizada aos 25 dias do mês de Março de 2010, às 17h, na sede social da Companhia, na Cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Dalton Lahn dos Reis, nº 201, Distrito Industrial.

2. CONVOCAÇÃO E PRESENÇAS: Os membros do Conselho de

Administração foram devidamente convocados, nos termos do artigo 22 do Estatuto Social. Presentes a totalidade dos membros do Conselho e, ainda, o Sr. Gilberto Pasquale da Silva, Diretor Administrativo da Companhia.

3. MESA: Presidente: Nestor Perini; Secretário: Gilberto Pasquale da Silva. 4. ORDEM DO DIA: Aprovação das novas taxas de vida útil para depreciação do

ativo imobilizado da Companhia, em atendimento às normas contábeis, mais especificamente às normas CPC n°27 e a ICPC n° 10.

5. DELIBERAÇÕES: Após discussão da ordem do dia, que era de conhecimento

de todos, os Conselheiros aprovaram, por unanimidade, as novas taxas de vida útil para depreciação do ativo imobilizado da Companhia, em atendimento às normas contábeis, mais especificamente às normas CPC n°27 e a ICPC n° 10, formalizadas em laudo de avaliação emitido pela empresa especializada Chtech Desenvolvimento de Sistemas Ltda., anexo à presente ata. O Presidente colocou a palavra à disposição dos Senhores Conselheiros presentes à reunião, para discussão de assuntos de ordem geral de interesse da Companhia, sem que dela nenhum dos Conselheiros presentes quisesse fazer uso.

6. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a ser tratado, foi encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, lida e achada conforme, foi por todos assinada.

Caxias do Sul (RS), 25 de Março de 2010. Nestor Perini, Presidente; Gilberto Pasquale da Silva, Secretário. Nestor Perini, José Teófilo Abu Jamra, Marcelo Cabrera da Costa, Clovis Benoni Meurer, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, José Coutinho Barbosa e Alcinei Cardoso Rodrigues.

A presente é cópia fiel da ata lavrada no Livro próprio.

Gilberto Pasquale da Silva – Secretário

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

Laudo de avaliação da vida residual dos ativos do Grupo Lupatech

Fevereiro de 2010

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

Laudo de avaliação da vida residual dos ativos do

Grupo Lupatech Elaborado pela Chtech Desenvolvimento de Sistemas ltda.

Fevereiro de 2010

Este Laudo apresenta a avaliação residual dos ativos do grupo Lupatech, contemplando avaliações realizadas em 25 plantas: Aspro Brasil, Carbonox, Delta Argentina, Esferomatic, Fiberware, Gasoil, Itasa, Jefferson ARG, Jefferson BRA, Jefferson MEX, Jefferson USA, Lupatech CSL, Microinox, Mipel SP, Mipel Sul, MNA, Monitoring Systems, Norpatagonica, Oil Tools, Sinergás, Steelinject, Tecval, Tubular Services, Valmicro e Worcester. O Laudo está organizado em duas partes. A Parte A apresenta a metodologia empregada na estimativa da vida residual dos ativos. A Parte B apresenta a vida útil média calculada para 816 famílias de bens, onde o termo família de bens refere-se a conjunto de bens que possuem a mesma base tecnológica e vida útil esperada. Faz parte desse Laudo um banco de dados denominado “Vida residual ativos Lupatech.mdb”, que contém os cálculos de vida residual para os ativos das 25 plantas, totalizando cerca de 41 mil estimativas, cujas informações resumidas também aparecem nos anexos 1 a 25, correspondentes as 25 plantas.

Parte A – Metodologia utilizada na avaliação A avaliação da vida residual seguiu procedimentos organizados em nove etapas: (i) definição da equipe de avaliação, (ii) treinamento dos avaliadores, (iii) definição das famílias de bens, (iv) escolha dos especialistas em cada planta, (v) levantamento e classificação da lista de bens, (vi) avaliação da condição ambiente e vida útil das famílias, (vii) modelagem da vida útil, (viii) cálculo da vida residual e (ix) elaboração dos relatórios gerenciais. Nas próximas seções esses procedimentos são descritos em detalhe. 1. Definição da equipe de avaliação A equipe de avaliação foi composta de 27 pessoas, sendo 4 assessores, 5 avaliadores e 18 especialistas. Os assessores e avaliadores são pessoas que possuem experiência em atividades de avaliação, competência profissional, objetividade e conhecimento técnico dos bens. Adicionalmente, os especialistas contribuíram agregando conhecimento a respeito da utilização dos ativos, considerando mudanças tecnológicas e o ambiente econômico onde eles operam. Quando pertinente, também foi considerado o planejamento estratégico e outras peculiaridades do negócio da entidade. Os assessores, todos engenheiros, foram os responsáveis pela definição da metodologia, treinamento dos avaliadores e suporte técnico na solução de casos especiais. Os avaliadores foram os responsáveis pela operacionalização do processo de avaliação. Os fatores considerados na escolha dos avaliadores foram: (i) experiência na empresa, (ii) competência profissional, (iii) objetividade e (iv) conhecimento técnico dos bens e do ambiente econômico onde eles operam. A Tabela 1 indica o nome dos avaliadores e apresenta um breve currículo. Detalhes referentes aos especialistas estão apresentados na seção 4.

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

Tabela 1: Avaliadores e respectivo perfil profissional

Avaliador Perfil Carlos Allan Formado em Téc. de Contabilidade em 1984, trabalhou por dezoito anos na Petrobras na área

de manutenção de Árvore de Natal Molhada, participação em novos projetos, implantação da gestão de qualidade, participação em parecer técnico de novos equipamentos, acompanhamento de teste de aceitação de Árvores de Natal molhada e seus acessórios, desenvolvimento de procedimentos de manutenção e operacionais. Neste período participou de treinamentos de formação de supervisores, Análise falhas e Gerenciamento de projetos – PMI. Desde 2006, trabalha junto ao Grupo Lupatech, tendo atuado na empresa Lupatech Oil & Gas Services. O cargo atual é Supervisor de manutenção, na empresa Lupatech Oil & Gas Services. As principais funções estão associadas à coordenação de manutenção dos equipamentos do contrato de Drill Pipe Riser, além de participar da seleção e projeto de novos equipamentos e projetos de novos contratos, participação na implantação do Sistema de Gestão Integrado, desenvolvimento de planos de manutenção e procedimentos de manutenção e operacionais e treinamento de colaboradores.

Jean Bonatto Formação 2º grau, profissional a oito anos no segmento de usinagem com conhecimento em operação e programação de centros de usinagem, atuando na área de Métodos e Processos, cargo atual de Coordenador de Produção na unidade Lupatech Oil Tools, principais funções estão associadas ao monitoramento de produtividade, acompanhamento aos perfis funcionais dos colaboradores e auditor interno ISO 9001.

Leonardo Vianna

Formado em Técnico em Mecânica pela Escola Técnica José Rodrigues em 2008, Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás conclusão 2013, Formado em Desenhista Projetista de Produção e Processos, trabalha há 13 anos na área de Projetos Mecânicos, elétrico, estrutura para as empresas Odebrecht, Mendes Junior, Santos e Barbosa. Em 2005, foi contratado pela Gasoil Serviços LTDA. Atualmente ocupa o cargo de Supervisor de Projetos no desenvolvimento, acompanhamento, seleção e analise de projetos de estruturas on-shore, off-shore, ferramentas e equipamento de Perfuração, completação, Fishing Tools, caixas de manobra, carretéis pneumáticos, cestas para transporte de tubos, sistema de compressão de gás natural e demais estruturas inerentes ao processo de petróleo e gás.

Marcel Roveri Formado em Tecnologia Instrumentação e Controle de Processos pela UNISAL em 1993, Pós-Graduado em Automação Industrial pela UNICAMP, Pós-Graduado em Engenharia Mecatrônica pela UNISAL e Pós-Graduando em MBA em Engenharia e Gestão de Manutenção pela UNISAL ( 2010 ). Desde 2001 trabalho junto ao Grupo Lupatech com atuação na empresa MNA.Cargo atual é Coordenador de Engenharia Industrial, tendo como função gestão nas áreas de Processo Industrial, Manutenção Industrial e Projetos Industriais.

Rolando Barros Graduado em Ciências Economicas (Contador Público) pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora, en 2007. Trabalhou durante 17 anos na empresa Tavex Corporation pertencente ao grupo Camargo Correa (anteriormente a razão social era Santista Textil). Desde 2008, trabalha no grupo Lupatech. Sua posição atual é de Controller Interno da Jefferson Sudamericana S.A., e suas funções principais são: controle de informação das sucursais do exterior, consolidação das mesmas e responsável pelos relatórios mensais.

Elcio Cavalin Formado em Engenharia Mecânica pelo CEFET-PR em 2005, responsável técnico da Aspro do Brasil desde 2008. O cargo atual é Engenheiro Mecânico Senior. As principais funções estão associadas à seleção e acompanhamento de projetos envolvendo a fabricação de novos equipamentos industriais e responsabilidade técnica na área mecânica.

2. Treinamento dos avaliadores Após a seleção dos avaliadores, os mesmos foram treinados a respeito da forma como deveria ser feito o levantamento dos bens em cada planta, a classificação dos bens, a caracterização do ambiente (avaliação das condições de operação das ferramentas, máquinas, equipamentos), a avaliação de vida útil e, por fim, o levantamento das fontes de evidência que embasaram a indicação de vida útil. O treinamento foi realizado em um período de 8 horas, no dia 01/02/2010, e permitiu que os conceitos e procedimentos da avaliação de vida útil fossem amplamente entendidos pelo grupo de avaliadores. Uma importante vantagem assegurada pelo treinamento foi a homogeneização dos conceitos e procedimentos de avaliação. O

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

treinamento foi realizado pelos assessores da CHTECH Desenvolvimento de Sistemas Ltda, que prestaram suporte durante todas as etapas do trabalho de avaliação. No dia do treinamento, foram entregues aos avaliadores formulários padronizados, organizados em planilha eletrônica. Esses formulários foram desenvolvidos para facilitar a coleta de dados e assegurar que os mesmos campos de informação fossem coletados em todas as plantas. O preenchimento dos mesmos foi explicado detalhadamente aos avaliadores. 3. Definição das famílias de bens Baseada na análise da lista de ativos do Grupo Lupatech, em janeiro de 2010, a CHTECH elaborou uma lista preliminar de famílias de bens. Uma família de bens representa um conjunto de ativos do mesmo tipo, utilizado para a mesma função, que compartilham a mesma tecnologia e vida útil esperada. Exemplos de família de bens seriam: Armários metálicos, Computadores, Edificação Administrativa, Empilhadeira Elétrica, etc. Os avaliadores analisaram esta lista preliminar, fizeram alguns ajustes e geraram a lista final de Famílias de bens. Essa lista está disponível em planilha eletrônica. A planilha apresenta o código da Família, o nome da Família, a Classe a qual ela pertence (conforme classes da norma ABNT NBR 14653-5, ver lista a seguir) e o tipo de Falha predominante em cada Família. O tipo de falha predominante pode ser falha por degradação ou falha aleatória. As falhas por degradação são típicas dos ativos que sofrem desgaste com o uso, como máquinas e equipamentos que possuem partes mecânicas. As falhas aleatórias são típicas de ativos que não sofrem degradação com o uso, como alguns aparelhos eletrônicos sem partes móveis. Classes utilizadas na classificação das Famílias de bens

Acessórios, dispositivos e gabaritos; Dispositivos de processamento de dados; Ferramentas, moldes e estampas; Máquinas; Equipamentos; Móveis e utensílios; Instalações (prediais); Veículos de transporte.

Como existe subjetividade na classificação de um ativo enquanto ferramenta, máquina ou equipamento, foi usado o seguinte critério: ferramenta, tamanho pequeno e menor custo (tipicamente custo inferior a U$ 1.000); máquina, tamanho médio e custo moderado (tipicamente entre U$ 1.000 e U$ 10.000); equipamento, tamanho grande e custo elevado (tipicamente superior a U$ 10.000). Ainda, como é difícil classificar itens computacionais enquanto ferramentas, máquinas ou equipamentos, foi criada uma categoria específica para os itens computacionais: Dispositivos de processamento de dados. 4. Escolha dos especialistas em cada planta Cada um dos avaliadores ficou responsável por conduzir o trabalho de avaliação em um conjunto de plantas. Para assegurar maior qualidade ao trabalho, um especialista foi designado para ajudar nas atividades de levantamento dos bens em cada planta, classificação dos bens, caracterização do ambiente (turnos de trabalho, freqüência de uso do ativo, intensidade de uso e nível de manutenção), avaliação de vida útil e

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

indicação das fontes de evidência que embasaram a avaliação. A Tabela 2 apresenta a lista dos especialistas que contribuíram na realização do trabalho em cada planta.

Tabela 2: avaliadores e especialistas que conduziram o trabalho Planta Avaliador Especialista Carbonox Jean Bonatto Nelson Costa CSL Jean Bonatto Eduardo Wiklicky Lupatech Oil Tools Jean Bonatto Eloisa Ribeiro Microinox Jean Bonatto Paulo Roberto Alba Mipel Sul Jean Bonatto Luciano Valcarenghi Steelinject Jean Bonatto Marcos Ricardo Pretto Valmicro Jean Bonatto Johnes Fernandes de Lima Mipel SP Marcel Roveri Juliana Reis , Luis Carlos

Rodrigues e Marcel Roveri MNA Marcel Roveri Leonardo Mestriner, POL e

Marcel Roveri Tecval Marcel Roveri Jeferson Rossato e Marcel

Roveri Fiberware Carlos Allan e Leonardo

Vianna Leonardo Vianna

Gasoil Carlos Allan e Leonardo Vianna

Leonardo Vianna

Monitoring Systems

Carlos Allan e Leonardo Vianna

Carlos Allan F. Tavares

Tubular Services Carlos Allan e Leonardo Vianna

Carlos Allan F. Tavares

Worcester Rolando Barros Leonardo Fraticelli ASPRO Brasil Rolando Barros Janete Soares Delta Argentina Rolando Barros Susana Perez Araya Esferomatic Rolando Barros Ricardo Mayo Itasa Rolando Barros Lucrecia Maria Jefferson ARG Rolando Barros Patricio Ljubic / Rolando

Barros Jefferson BRA Rolando Barros Rolando Barros Jefferson MEX Rolando Barros Rolando Barros Jefferson USA Rolando Barros Rolando Barros Norpatagonica Rolando Barros Fernando Kriviscky Sinergás Elcio Cavalin Elcio Cavalin

5. Levantamento e classificação da lista de bens A primeira tarefa da avaliação propriamente dita envolveu o levantamento dos ativos de cada planta e a classificação dos mesmos de acordo com a lista de Famílias de bens. Isso foi feito independentemente em cada planta, contando com o trabalho do especialista (da respectiva planta) assessorado pelo avaliador (responsável pela planta em questão). Existindo dificuldade maior na classificação de algum ativo, os assessores

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

da CHTECH eram consultados e ajudavam a decidir pela melhor classificação. Este trabalho foi realizado por todas as plantas no período de 02 a 19/02/2010. 6. Avaliação da condição ambiente e vida útil das famílias Paralelamente ao levantamento da lista de bens, no mesmo período indicado acima, as Famílias de bens foram analisadas quanto a caracterização do ambiente e vida útil. Isso foi feito independentemente em cada planta, contando com o trabalho do especialista (da respectiva planta) assessorado pelo avaliador (responsável pela planta em questão). Existindo dificuldade maior no estabelecimento da condição do ambiente ou vida útil, a assessoria da CHTECH era consultada e ajudava na avaliação. Em relação a caracterização do ambiente, quatro fatores foram analisados, recebendo pontuação conforme apresentado na Tabela 3. Os especialistas, com o apoio dos avaliadores, fizeram a caracterização do ambiente utilizando uma escala de 0,5 a 1,5 para o número de turnos de operação, freqüência de uso, intensidade de uso e nível de manutenção, conforme Tabela 3. Quando pertinente, os especialistas e avaliadores foram instruídos a usarem níveis intermediários (por exemplo, nível de manutenção 0,75 significa que a manutenção da família de bens correspondente é avaliada entre baixa e média).

Tabela 3: pontuação utilizada na caracterização do ambiente Pontuação

0,5 1,0 1,5

Turnos de uso um dois três

Freqüência de uso (horas ou acionamentos) baixa média alta

Intensidade do uso baixa normal alta

Nível de manutenção baixo médio alto Além disso, os avaliadores foram orientados a registrar: (i) o tipo de evidência que embasou a estimativa de vida útil (e.g., histórico de manutenções, informação do fabricante, estado de conservação, planejamento geral do negócio da entidade, tempo de obsolescência tecnológica); (ii) a(s) fonte(s) das evidências que fundamentaram a estimativa de vida útil (e.g., banco de dados, relatório de produção, relatório de manutenção) e (iii) a justificativa da avaliação realizada. Este trabalho foi realizado para todas as famílias de bens que cada planta possui e, individualmente, para os ativos de maior valor (ativos cujo valor é superior a U$ 50 mil). O resultado do trabalho foi consolidado em um banco de dados, que contém informações relacionadas à localização dos bens, sobrevivência dos ativos (vida útil e fontes de evidência), informações contábeis e inventários físicos. Vale enfatizar que a vida útil informada pela equipe de avaliação considerou o conhecimento referente ao ambiente econômico, novas tecnologias, benchmarking, recomendações e manuais de fabricantes, turnos de trabalho, freqüência e intensidade de uso, desgaste e reposição de componentes, manutenções realizadas, desempenho de produtos similares, entre outros aspectos. 7. Modelagem da vida útil Após o levantamento dos dados nas 25 plantas, a modelagem da vida útil foi feita pela CHTECH no período de 19/02 a 03/03/2010. Diferentes formas funcionais foram testadas no ajuste dos dados coletados. O modelo apresentado a seguir foi aquele que apresentou melhor aderência aos dados e foi utilizado para estimar a vida útil dos ativos:

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

Vida útil = VN x Mann4 / (Turn1 x Freqn2 x Intn3) (1) Onde VN corresponde a vida útil estimada em condições normais (dois turnos de uso, freqüência de uso média, intensidade de uso normal, nível de manutenção médio) para uma determinada família, enquanto Man, Tur, Freq, Int são abreviaturas que representam, respectivamente, nível de manutenção, turnos de uso, freqüência de uso e intensidade de uso ao qual está sujeito o ativo em avaliação. Os valores de VN (típicos de cada família de bens), assim como os coeficientes n1 a n4 (típicos para cada condição de falha: degradação com uso ou aleatória) foram estimados considerando as avaliações de vida útil realizadas nas 25 plantas do grupo Lupatech. O procedimento usado no cálculo foi iterativo. Inicialmente, foram atribuídos valores para os coeficientes n1 a n4. A seguir, utilizando-se esses coeficientes, os valores de vida útil informados por cada planta foram transformados em vida útil estimada em condições normais, conforme apresentado na equação 2:

Vida útil est. cond. norm. = Vida útil informada x (Turn1 x Freqn2 x Intn3) / Mann4

(2) Conhecidos os valores de Vida útil estimada em condições normais para uma determinada família nas diversas plantas, calculou-se VN como a média desses valores (dados atípicos foram eliminados, assim os resultados obtidos não foram influenciados por algum valor extremo que eventualmente tenha sido informado por alguma das plantas). Possuindo os valores de VN, Man, Tur, Freq e Int, rotinas de regressão não linear foram utilizadas para calcular os valores dos coeficientes n1 a n4 que minimizam o erro quadrado médio (calculado a partir da diferença entre os valores de vida útil informados pelos avaliadores e os valores de vida útil estimados pelo modelo). Conhecidos os valores de n1 a n4, o mesmo procedimento foi repetido até alcançar convergência. A convergência é rápida e foi obtida após poucas interações. Os valores de VN (vida útil estimada em condições normais) para cada família estão apresentados no Anexo 1. Os valores de n1 a n4 obtidos estão listados na Tabela 4. Observa-se que os dados dos ativos que falham por degradação com o uso foram agrupados, fornecendo maior significância estatística ao procedimento de estimativa dos coeficientes. O mesmo foi feito em relação aos ativos que apresentam falha aleatória.

Tabela 4: valores dos coeficientes dos modelos de estimativa de vida útil Tipo de falha Coeficiente Degradação

com o uso Aleatória

n1 (influência do turno) 0,20 - n2 (influência da freqüência de uso) 0,05 0,10 n3 (influência da intensidade de uso) 0,15 - n4 (influência do nível de manutenção) 0,25 0,20

Como pode ser observado na Tabela 4, considerando a magnitude dos coeficientes, as condições do ambiente influenciam de forma mais intensa aos ativos que falham através de degradação com o uso. No caso dos ativos que apresentam falha aleatória (que não são sujeitos a desgaste perceptível ao longo do tempo), os fatores Turno e Intensidade de uso não revelaram influência significativa e, por isso, não foram contemplados no modelo. As equações 3 e 4 apresentadas a seguir resumem os modelos obtidos. Para ativos que falha através de desgaste associado ao uso

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

Vida útil = VN x Man0,25 / (Tur0,20 x Freq0,05 x Int0,15) (3) Para ativos sujeitos a falhas aleatórias

Vida útil = VN x Man0,20 / (Freq0,10) (4) Conhecidas as condições do ambiente ao qual está submetida cada família em cada planta, as equações 3 e 4 foram utilizadas para calcular a vida útil dos bens correspondentes. Vale observar que as equações 3 e 4, obtidas a partir de procedimentos estatísticos geram estimativas melhores que aquelas atribuídas individualmente em uma planta. As avaliações individuais, sujeitas a aspectos subjetivos, estão associadas a um erro relativamente maior. As estimativas feitas pelos modelos estatísticos capturam a tendência média observada nas muitas avaliações realizadas e, assim, são sujeitas a um erro menor. Outro aspecto a ser observado é que os bens de maior valor (aqueles cujo valor é superior a U$ 50.000) foram objeto de análise individual (e não em família), contando com especial atenção dos avaliadores e especialistas de cada planta. Esse esforço se justifica, uma vez que esses bens representam apenas 1,5% dos bens, mas cerca de 50% do valor contábil. 8. Cálculo da vida residual Conhecida a vida útil de todos os bens, a próxima etapa contemplou o cálculo da vida residual. A vida residual foi calculada como a diferença entre a vida útil estimada e tempo transcorrido desde a aquisição do bem. Nos casos em que a vida residual resultou negativa, foi atribuído o valor zero, que indica que o ativo em questão já esgotou a vida útil esperada. 9. Elaboração dos relatórios gerenciais As informações das 25 plantas referentes a lista de ativos, localização, classificação em famílias, caracterização do ambiente, vida útil informada, fontes de evidência que sustentaram a informação, vida útil estimada, vida residual foram organizadas em um banco de dados integrado. Esse banco de dados está disponível em ambiente Access, arquivo “Vida residual ativos Lupatech.mdb”. Utilizando esse banco de dados, foram gerados vários relatórios gerenciais. A lista a seguir apresenta os principais relatórios gerados. - Balanço geral de famílias e itens em cada planta - Vida útil média das famílias de bens em condições normais - Relatório detalhado por planta: itens, vida útil, vida transcorrida, vida residual - Relatório detalhado por planta: itens, vida útil, vida transcorrida, vida residual; Fonte da evidência; Justificativa - Relatório resumo por planta: famílias, Vida útil média, Vida transcorrida média, Vida residual média - Relatório resumo por planta: quantidade e percentual de itens nas diferentes fases da vida útil

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

PARTE B: valores de VN (vida útil estimada em condições normais) obtidos para cada família de bens Família de bens Tipo de falha Vida útil média

1 Abafadores degradação 2,49 2 Abraçadeiras degradação 9,66 3 Access point wireless aleatória 6,24 4 Adaptador de mandril degradação 7,69 5 Adaptador hidraulico p/torno degradação 3,57 6 Adaptador porta fresa ou pinça degradação 5,81 7 Adaptador redutor ou prolongador degradação 3,12 8 Aerador superficial degradação 6,63 9 Aferidor concavidade degradação 5,00

10 Afiadora degradação 6,26 11 Agitador eletrico degradação 5,14 12 Agitador magnetico aleatória 5,36 13 Agitador pneumatico degradação 12,39 14 Alargador degradação 3,40 15 Alesometro aleatória 9,22 16 Alicate amperimetro aleatória 7,12 17 Alicate de prensa ou compressao degradação 7,01 18 Alimentador vibratorio degradação 7,10 19 Altimetro digital aleatória 12,13 20 Amoladora angular degradação 8,32 21 Amoladora pneumatica degradação 6,77 22 Amplificador de video aleatória 4,36 23 Analisador de cloro aleatória 5,00 24 Analisador de gases-multi escala aleatória 8,48 25 Analisador de tamanho de particula aleatória 8,11 26 Analisador termogravimetrico aleatória 5,00 27 Andaime metalico degradação 5,00 28 Anel calibrador de rosca degradação 3,45 29 Anel de arraste degradação 4,14 30 Anel roscado degradação 4,14 31 Anemometro degradação 7,06 32 Antena parabolica degradação 5,03 33 Apalpador degradação 6,07 34 Aparelho audio conferencia aleatória 7,65 35 Aparelho de ar coalescente degradação 9,61 36 Aparelho esticador degradação 5,88 37 Aparelho p/ espessura camada nao magnetica degradação 5,36 38 Aparelho p/embalagem fita de aco degradação 9,96 39 Aparelho p/teste de resistencia eletrica em valvulas degradação 5,00 40 Aparelho ultra-som aleatória 6,43 41 Apertadeira de impacto degradação 5,28 42 Apertadeira pneumatica degradação 3,00 43 Apilador electrico degradação 6,52 44 Aquecedor de agua degradação 8,76 45 Aquecedor de ambiente degradação 8,64 46 Aquecedor de moldes degradação 8,71 47 Aquecedor de oleo para stripper degradação 11,49 48 Aquecedor de panela degradação 4,45 49 Aquecedor de passagem agua digital degradação 5,95 50 Ar condicionado de parede degradação 9,02 51 Ar condicionado split degradação 9,85 52 Arame calibrador degradação 6,06

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

53 Araras degradação 17,23 54 Arco de serra degradação 7,10 55 Arejador degradação 4,04 56 Arenador degradação 7,00 57 Armario corta fogo degradação 10,05 58 Armario de madeira degradação 11,43 59 Armario metalico degradação 10,89 60 Arquivo metalico degradação 9,43 61 Arvore de transmissao degradação 12,00 62 Aspa motorizada degradação 8,50 63 Aspirador de po degradação 7,47 64 Atenuador de ruido degradação 8,00 65 Atuador eletrico degradação 6,00 66 Atuador hidraulico degradação 13,52 67 Atuador pneumatico degradação 13,52 68 Auto elevadores degradação 13,07 69 Auto transformador aleatória 12,64 70 Autoclave aleatória 10,41 71 Automovel degradação 7,81 72 Balanca analitica aleatória 9,09 73 Balança contadora de peças degradação 7,70 74 Balança de precisao aleatória 9,81 75 Balanca digital aleatória 9,12 76 Balanca eletronica aleatória 8,99 77 Balança grua degradação 9,01 78 Balanca mecanica degradação 8,25 79 Balança rodoviaria eletronica aleatória 10,72 80 Balança semi analitica degradação 6,00 81 Balanca tipo plataforma degradação 6,59 82 Balanceadora degradação 4,83 83 Balcao de aço degradação 8,87 84 Balcao de madeira degradação 9,79 85 Balcao de pedra degradação 14,58 86 Balde para passivaçao degradação 1,40 87 Bancada de pedra degradação 10,15 88 Bancada de teste degradação 9,30 89 Bancada madeira degradação 8,40 90 Bancada metalica degradação 9,81 91 Banco concreto degradação 12,22 92 Banco de madeira degradação 8,18 93 Banco metalico degradação 5,18 94 Barra de mandrilar degradação 8,45 95 Barra de mandrilar micrometrica degradação 7,50 96 Barra desbaste degradação 4,37 97 Barra digital degradação 5,00 98 Base de desempeno de granito degradação 12,64 99 Base em aço medidor profundidade degradação 7,25

100 Base magnetica hidraulica degradação 7,48 101 Base magnetica mecanica degradação 10,10 102 Bateria recarregavel degradação 6,81 103 Bateria tracionaria degradação 4,40 104 Bateria tubular degradação 20,71 105 Bebedouro degradação 9,69 106 Bica granito degradação 29,73 814 Bicicleta degradação 5,00 107 Bigorna degradação 15,00

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

108 Binadeira degradação 24,27 109 Bloco de aferiçao degradação 9,11 110 Bloco de oxigenio (cilindro de gases) degradação 10,80 111 Bloco microdigestor degradação 10,80 112 Bobinadora degradação 9,09 113 Bomba aeradora degradação 9,34 114 Bomba alta pressao degradação 11,03 115 Bomba centrifuga degradação 12,33 116 Bomba d'agua degradação 10,43 117 Bomba de oleo degradação 13,30 118 Bomba de refrigeraçao degradação 11,81 119 Bomba eletrica degradação 10,30 120 Bomba hidraulica degradação 9,20 121 Bomba hidropneumatica degradação 10,85 122 Bomba peristaltica degradação 10,80 123 Bomba pneumatica degradação 7,08 124 Booster degradação 7,74 125 Botijao p/ nitrogenio degradação 12,90 126 Botoeira degradação 8,20 127 Braço articulado degradação 10,20 128 Braço da talha degradação 15,32 129 Braço de reaçao degradação 11,90 130 Braço giratorio degradação 8,46 131 Brocas degradação 6,61 132 Brochadeira degradação 5,18 133 Bucha de reducao ou expansao degradação 3,27 134 Bucha expansiva degradação 5,02 135 Cabecote fresador degradação 10,12 136 Cabecote micrometrico degradação 8,95 137 Cabecote rotativo degradação 3,00 138 Cabecote tangencial degradação 3,00 139 Cabecote vertical degradação 3,29 140 Cabine acustica degradação 8,69 141 Cabine cloreto c/exaustor degradação 7,14 142 Cabine de pintura degradação 15,00 143 Cabine p/jato de areia degradação 8,04 144 Cabines hidrojato degradação 11,76 145 Caçamba basculante degradação 9,28 146 Caçamba coletora de cavaco degradação 12,50 147 Caçamba de chapa de aço degradação 5,84 148 Cadeira diretor degradação 9,20 149 Cadeira executivo degradação 8,53 150 Cadeira fixa degradação 7,39 151 Cadeira giratoria degradação 8,66 152 Cafeteira degradação 9,33 153 Caixa d'agua degradação 19,03 154 Caixa de engrenagem degradação 10,00 155 Caixa de ferramenta degradação 6,90 156 Caixa de ferro p/colocar sucata degradação 6,88 157 Caixa de macho degradação 7,34 158 Caixa de som degradação 7,01 159 Caixa expansiva degradação 10,00 160 Caixa p/oleo degradação 11,76 161 Caixa retençao de tinta degradação 9,74 162 Calços degradação 10,00 163 Calculadora aleatória 7,83

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

164 Caldeira de cera degradação 18,00 165 Caldeira de vapor saturado degradação 7,82 166 Caldeira eletrica degradação 6,91 167 Caldeira p/derreter soda degradação 3,00 168 Caldeira para bismuto degradação 9,00 169 Caldeira sistema de injecao duplo degradação 7,74 170 Calibrador anel liso degradação 8,72 171 Calibrador anel rosca degradação 7,42 172 Calibrador de pneus degradação 6,80 173 Calibrador de roscas degradação 8,81 174 Calibrador p/zeramento degradação 6,15 175 Calibrador tampao degradação 8,73 176 Calibrador/traçador altura degradação 5,56 177 Calorimetro degradação 5,00 807 Câmara hiperbárica degradação 20,00 178 Camara p/teste de nevoa salina aleatória 5,74 179 Camera de vigilancia degradação 8,94 180 Camera digital aleatória 7,61 181 Caminhao degradação 8,57 182 Camionete degradação 5,51 183 Canivete de arco inox degradação 11,89 184 Capela para exaustao de gases degradação 13,08 185 Capsula micrometrica degradação 7,58 186 Captador coletor de exaustao degradação 8,80 187 Carregador de baterias aleatória 9,19 188 Carreta agricula degradação 13,52 189 Carreta rebocavel degradação 7,21 190 Carrinho basculante degradação 8,62 191 Carrinho coletor de po degradação 7,14 192 Carrinho de carga degradação 9,05 193 Carrinho hidraulico degradação 10,01 194 Carrinho linha de montagem degradação 13,25 195 Carrinho p/alimentaçao eletrica de atuadores degradação 10,10 196 Carrinho porta pallet degradação 9,03 197 Carrinho transporte de peças degradação 10,57 198 Carro entonador de tambor degradação 14,49 199 Carro porta ferramentas degradação 10,61 200 Carro troca de baterias degradação 13,16 201 Carrossel porta molde p/ vazamento degradação 10,92 202 Cartucho micrometrico degradação 10,41 203 Castanhas degradação 10,56 204 Catacra pedestal degradação 5,16 205 Catraca eletronica degradação 10,40 206 Catraca informatizada degradação 9,43 207 Cavalete degradação 7,24 208 Celula de montagem de valvula degradação 8,97 209 Central ar condicionado degradação 8,36 210 Central de agua industrial degradação 9,47 211 Central de alarme aleatória 9,00 212 Central de energia degradação 8,68 213 Central de gases industriais degradação 9,03 214 Central de resfriamento de agua degradação 12,14 215 Central hidraulica degradação 9,59 216 Central telefonica aleatória 7,30 217 Centralizador tipo aranha degradação 10,84 218 Centrifuga degradação 7,34

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

219 Centro de usinagem degradação 12,01 220 Chamoteira degradação 5,42 221 Chanfradeira degradação 8,62 222 Chave ajustavel degradação 8,96 223 Chave catraca reversivel degradação 10,00 224 Chave combinada degradação 7,19 225 Chave de fenda degradação 12,14 226 Chave de impacto pneumatica degradação 6,46 227 Chave de nivel tipo boia magnetica degradação 3,00 228 Chave estrela de bater degradação 7,30 229 Chave hidraulica degradação 27,97 230 Chave inglesa ou jacare degradação 7,20 231 Chave selecionadora civil degradação 5,00 232 Chaveteira degradação 12,62 233 Chuveiro lava olhos degradação 13,42 234 Cilindro extrator p/ injetora degradação 10,35 235 Cilindro gnv degradação 11,67 236 Cilindro hidraulico degradação 9,47 237 Cinescopio aleatória 16,08 238 Cintadeira degradação 4,34 239 Cinto de segurança degradação 8,00 240 Circulador de ar degradação 6,45 241 Cjto de guindaste giratorio degradação 10,84 242 Claviculario industrial degradação 8,64 243 Codificador de pulso aleatória 5,38 244 Cofre de aço degradação 11,53 245 Coifa exaustora degradação 11,72 246 Coletor de nevoa degradação 5,00 247 Coletor de oleo degradação 7,53 248 Coletor de po degradação 9,05 249 Coluna de medicao degradação 5,81 250 Comparador de diametro degradação 4,02 251 Compasso interno ou externo degradação 11,11 252 Compressor a parafuso degradação 8,24 253 Compressor de ar degradação 10,86 254 Compressor gnv degradação 20,00 255 Condensador de vapores degradação 7,06 256 Condutivimetro portatil aleatória 8,16 257 Cone hidraulico degradação 3,87 258 Cone iso degradação 9,43 259 Cone morse degradação 3,57 260 Confeccionadora de bolsas degradação 8,80 261 Contator degradação 20,40 262 Conteiner degradação 11,41 263 Contra ponto movel p/ torno degradação 14,38 264 Controlador automatico de medida aleatória 15,59 265 Controlador de fator de potencia aleatória 11,96 266 Controlador de temperatura aleatória 5,00 267 Conversor frequencia aleatória 11,90 268 Cooler degradação 11,93 813 Coquilha degradação 1,50 269 Correia laminada degradação 8,71 270 Cortadeira metalografica degradação 7,51 271 Cortador de grama degradação 8,46 272 Cortina degradação 10,11 273 Cossinete degradação 8,14

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

275 Cronometro digital aleatória 9,33 276 Curvador de alavanca degradação 8,90 277 Curvador para tubo degradação 9,45 279 Decibelimetro digital aleatória 10,24 280 Deionizador degradação 7,46 281 Depurador degradação 14,86 282 Desbobinadora degradação 3,07 283 Desengrossadeira degradação 13,52 284 Desenrolador de fita de aço degradação 6,90 285 Desincrustador de agulhas degradação 7,58 286 Desincrustador pneumatico degradação 6,78 287 Desodorizador degradação 10,00 288 Desumidificador de ar degradação 10,21 289 Detector de falhas ultra som aleatória 10,00 290 Detector de gas aleatória 10,86 291 Detector de metais aleatória 9,50 292 Determinador de carbono aleatória 10,00 293 Detetor de descontinuidade degradação 7,68 294 Diamantador manual degradação 6,21 295 Dinamometro degradação 7,74 296 Disco fatiador degradação 7,82 297 Disco ralador degradação 6,90 298 Disjuntor at degradação 7,77 299 Disjuntor bt degradação 6,40 300 Dispensador para gnv degradação 15,00 301 Dispositivo anti vibratorio degradação 3,25 302 Dispositivo de fixaçao hidraulica degradação 6,07 303 Dispositivo de fixacao mecanica degradação 9,86 304 Dispositivo de montagem degradação 8,84 305 Dispositivo de usinagem hidraulico degradação 3,31 306 Dispositivo p/trava do compensador de freio degradação 8,71 809 Dispositivos de inspeção degradação 7,80 808 Dispositivos de usinagem degradação 9,75 307 Dispositivos em molibdenio p/sinterizaçao degradação 5,00 308 Divisoria de formica degradação 13,26 309 Divisoria metalica componivel degradação 9,05 310 Dosador de fluido de corte degradação 5,00 311 Durometro degradação 8,63 312 Durometro portatil degradação 7,20 313 Dvd player degradação 9,56 314 Economizador de gas degradação 8,58 315 Edificaçao adiministrativo degradação 29,85 316 Edificaçao almoxarifado degradação 26,28 317 Edificaçao deposito degradação 29,30 318 Edificaçao deposito de residuos degradação 20,78 319 Edificaçao deposito inflamaveis degradação 15,46 320 Edificaçao garagem degradação 29,25 321 Edificaçao industrial degradação 31,40 322 Edificaçao subestaçao degradação 22,96 323 Edificaçao usinagem degradação 24,11 324 Elevador de canecas degradação 5,00 325 Elevador de carga degradação 8,69 326 Elevador de pessoas degradação 10,35 327 Embutidora (prensa hidraulica) degradação 4,00 328 Empilhadeira eletrica degradação 11,06 329 Empilhadeira hidraulica degradação 8,68

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

330 Empilhadeira manual degradação 11,29 331 Enceradeira industrial degradação 11,09 332 Engraxadeira degradação 10,00 333 Engraxadeira manual degradação 10,00 334 Equipamento de jato degradação 11,78 335 Equipamento de lavagem ultrasonico degradação 9,11 810 Equipamento de segurança degradação 7,94 336 Equipamento inspeçao tubos degradação 10,69 337 Equipamento mca degradação 8,49 338 Equipamento p/acelerar cura de resina degradação 9,20 339 Equipamento p/separaçao por correntes parasitas degradação 5,18 340 Equipamento para pintura degradação 8,05 341 Equipamento para troca de oleo degradação 9,01 342 Escada em aluminio degradação 7,44 343 Escada em fibra de vidro degradação 7,23 344 Escada madeira degradação 10,35 345 Escada metalica degradação 7,53 346 Escareador degradação 10,23 347 Escova rotativa degradação 8,50 348 Esmeril trifasico degradação 6,62 349 Esmerilhadeira angular degradação 6,46 350 Esmerilhadeira eletrica degradação 7,07 351 Esmerilhadeira pneumatica degradação 4,53 352 Espatula de aço degradação 6,60 353 Espelho academia degradação 11,09 354 Esquadro precisao degradação 12,29 355 Estabilizador tensao aleatória 6,59 356 Estaçao de efluentes degradação 11,68 357 Estaçao de trabalho c/ gavetas degradação 9,61 358 Estampo para rebarbaçao degradação 6,76 359 Estante madeira degradação 10,75 360 Estante metalica degradação 11,56 361 Estator degradação 9,01 362 Esteira desmagnetizadora degradação 5,00 363 Esteira transportadora degradação 10,69 364 Estereomicroscopio aleatória 5,00 365 Esticador fita degradação 6,97 366 Estojo de pinças degradação 10,82 368 Estufa eletrica degradação 12,31 369 Etiquetador degradação 8,98 370 Evaporizador degradação 6,94 371 Exaustor axial degradação 15,63 372 Exaustor de parede degradação 13,66 373 Exaustor tipo cortina degradação 8,28 374 Extensometro aleatória 7,00 375 Extintor de incendio degradação 6,39 376 Extrator hidraulico degradação 7,76 377 Ferramenta cunha microfundida degradação 13,52 378 Ferramenta de corte degradação 7,70 379 Fichario alfabetico acrilico degradação 5,18 380 Filmadora digital aleatória 12,18 382 Floculador mecanico degradação 7,35 383 Fogao degradação 8,37 384 Fogao industrial degradação 10,65 385 Fonte de tensao aleatória 11,74 386 Fonte inversor aleatória 17,23

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

387 Forno a gas degradação 10,74 388 Forno a vacuo degradação 11,67 389 Forno autoclave degradação 15,00 390 Forno calcinaçao degradação 6,00 391 Forno de calcinaçao a gas degradação 6,00 392 Forno de de solubilizaçao degradação 7,85 393 Forno de induçao degradação 10,66 394 Forno de pre-aquecimento degradação 13,18 395 Forno eletrico degradação 10,45 396 Forno inductotherm degradação 11,67 397 Forno microondas degradação 9,24 398 Forno p/sinterizaçao degradação 13,99 399 Fotocopiadora degradação 5,88 400 Fragmentadora de papel degradação 6,17 401 Freezer degradação 9,49 402 Fresadora degradação 9,94 403 Frigobar degradação 10,56 404 Furadeira de coluna degradação 8,18 405 Furadeira eletrica de impacto degradação 6,64 406 Furadeira eletrica manual degradação 7,03 407 Furadeira fresadora degradação 6,37 408 Furadeira pistola degradação 5,05 409 Furadeira pneumatica degradação 5,82 410 Gabine de jato pressao degradação 9,50 411 Gaiola de compressao degradação 4,14 412 Garfo para empilhadeira degradação 6,80 413 Gaveteiro madeira degradação 10,05 414 Gerador a gas natural degradação 11,95 415 Gerador a oleo diesel degradação 8,68 416 Gerador de ar quente degradação 8,47 417 Gerador de media frequencia degradação 9,44 418 Gerador de pulsos degradação 21,41 419 Gerador eletrico degradação 9,05 420 Goniometro degradação 11,21 421 Grampeador pneumatico degradação 6,27 422 Granulometro degradação 9,44 423 Gravador portatil degradação 6,15 424 Grua degradação 10,35 425 Guarita fiberglass degradação 25,79 426 Guilhotina degradação 8,91 427 Guincho hidraulico degradação 8,73 428 Guindaste giratorio degradação 11,02 429 Haste anti-vibratoria degradação 3,57 430 Haste cilindrica degradação 7,33 431 Haste p/ barra micrometrica degradação 3,57 432 Haste p/relogio apalpador degradação 5,41 433 Hd externo degradação 8,22 434 Hidrante degradação 13,29 435 Hidrolavadora degradação 7,25 436 Hidrometro degradação 29,73 437 Impressora jato de tinta degradação 4,99 438 Impressora lazer degradação 3,96 439 Impressora matricial degradação 8,57 440 Impressora multifuncional degradação 5,12 441 Indicador digital aleatória 5,23 442 Indicador nivel degradação 5,00

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

443 Injetora degradação 11,77 444 Injetora cera degradação 8,05 445 Injetora hidraulica degradação 4,00 446 Injetora pneumatica degradação 5,00 447 Injetora termoplasticos degradação 6,10 448 Instalaçoes eletricas degradação 13,62 449 Instalaçoes para ar condicionado degradação 11,07 450 Instalaçoes para gas natural degradação 10,17 451 Insuflador axiais degradação 6,85 452 Inversor frequencia aleatória 11,83 453 Isoamortecedores de vibraçao degradação 8,50 454 Jateadora degradação 9,83 455 Jogo algarismos degradação 15,00 456 Jogo de compasso degradação 10,00 457 Laminador de rosca degradação 17,11 458 Lampada de luz monocromatica degradação 3,11 459 Lapidadora degradação 12,54 460 Lapis gravador pneumatico degradação 5,29 461 Lavador de gases degradação 8,05 462 Lavadora alta pressao degradação 9,03 463 Lava-roupas degradação 8,97 464 Lavatorio inox degradação 7,29 465 Leitor de codigo de barras aleatória 4,22 466 Lençol de borracha degradação 7,07 467 Levantador magnetico degradação 10,77 468 Licença de software aleatória 9,73 469 Liquidificador degradação 8,71 470 Lixadeira de cintas degradação 6,34 471 Lixadeira horizontal degradação 7,71 472 Lixadeira orbital degradação 9,17 473 Lixadeira pneumatica degradação 6,56 474 Louça sanitaria degradação 27,81 475 Luminarias degradação 8,02 476 Luneta degradação 12,76 477 Lupa degradação 11,82 478 Luximetro aleatória 14,19 479 Mandril degradação 6,65 480 Mandril aperto rapido degradação 5,10 481 Mandrilhadora degradação 12,47 482 Mangueira hidraulica degradação 9,85 483 Mangueiras de borracha degradação 10,35 484 Manifold degradação 10,35 485 Manobra de tubos dpr degradação 11,49 486 Manometro degradação 7,74 487 Mapoteca degradação 5,00 488 Maquina vibradora degradação 11,78 489 Maquina cilindrica p/gravaçao em peça degradação 6,94 490 Maquina corte plasma degradação 5,00 491 Maquina de alta pressao degradação 8,75 492 Maquina de brunir horizontal degradação 10,10 493 Maquina de ensaio de traçao degradação 13,47 494 Maquina de escrever degradação 5,53 495 Maquina de marcacao por micropercussao degradação 13,20 496 Maquina de mediçao tridimensional degradação 9,03 497 Maquina de reciclagem cera degradação 8,30 498 Maquina de teste de estanqueidade degradação 5,68

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

499 Maquina de torque degradação 14,27 500 Maquina de usinagem por eletroerosao degradação 9,11 501 Maquina desengraxante degradação 11,43 502 Maquina detectora de trincas degradação 6,65 503 Maquina dobradora degradação 7,25 504 Maquina especial de corte a disco degradação 10,40 505 Maquina p/bater cimento degradação 8,80 506 Maquina p/cobertura de refratario degradação 8,80 507 Maquina p/cortar canais de fundicao degradação 7,35 508 Maquina p/decapagem mecanica degradação 15,89 509 Maquina p/desmoldar cachos degradação 9,44 510 Maquina p/imersao de peças degradação 9,57 511 Maquina p/injetar cimento degradação 8,80 512 Maquina tampografica degradação 3,00 811 Maquina teste de abrasão de fio degradação 17,23 513 Martelete de desmoldar degradação 4,00 514 Martelete pneumatico degradação 5,84 515 Martelo eletrico degradação 6,79 516 Martelo rompedor degradação 6,84 517 Mascara de solda degradação 4,23 518 Mascara/disa degradação 5,00 519 Matriz para estampar peça degradação 7,82 520 Matriz para microfundir peca degradação 10,58 521 Matriz para vulcanizar peca degradação 9,96 522 Medidor c/ relogio p/ fundiçao especial degradação 9,01 523 Medidor de angulos degradação 8,00 524 Medidor de energia eletrica degradação 7,73 525 Medidor de espessura degradação 10,73 526 Medidor de espessura por ultrassom aleatória 10,42 527 Medidor de nivel degradação 7,33 528 Medidor vazao degradação 8,87 529 Medidores de temperatura degradação 8,32 530 Megometro digital aleatória 9,67 531 Mesa computador degradação 11,00 532 Mesa de aço degradação 11,79 533 Mesa de ferro degradação 9,42 534 Mesa de granito degradação 15,29 535 Mesa de madeira degradação 10,72 536 Microcomputador aleatória 4,91 537 Microcomputador servidor aleatória 5,43 538 Microdurometro degradação 5,00 539 Microfone aleatória 7,35 540 Micrômetro degradação 7,15 541 Micrômetro analogico degradação 5,16 542 Micrômetro de profundidade degradação 7,14 543 Microondas degradação 8,63 544 Micropuncionadeira degradação 8,71 545 Microscopio eletronico aleatória 7,62 546 Microscopio estereoscopio aleatória 8,40 547 Microscopio metalografico aleatória 11,49 548 Mini-furadeira rosq bancada degradação 5,00 549 Mini-trator degradação 6,00 550 Misturador de areia degradação 7,75 551 Misturador de lama degradação 8,97 552 Misturador pneumatico degradação 10,00 553 Modelo em ceramica degradação 5,50

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

554 Modelo em isopor degradação 3,00 555 Modelo em latao degradação 10,35 556 Modelo em madeira degradação 5,86 557 Modelo em metal degradação 8,55 558 Modelo p/ fundiçao em areia degradação 9,01 559 Modelo p/ injeçao de cera degradação 4,76 560 Moinho de bolas degradação 6,00 561 Moinho triturador degradação 5,31 562 Molde canal duplo degradação 4,91 563 Molde canal triplo degradação 6,10 564 Molde de injecao degradação 8,33 565 Molde em aço degradação 10,17 566 Molde em aluminio degradação 6,11 567 Molde em bismuto degradação 4,14 568 Molde em madeira degradação 3,00 569 Molde para microfundir peça degradação 6,64 570 Monitor convencional aleatória 6,31 571 Monitor lcd aleatória 7,50 572 Monometro degradação 5,00 573 Monovia degradação 11,94 574 Morsa hidraulica degradação 9,63 575 Morsa mecanica degradação 10,44 576 Moto bomba degradação 7,01 577 Moto esmeril degradação 8,46 578 Moto freio degradação 8,76 579 Motocompressor degradação 9,99 580 Motor a combustivel degradação 9,08 581 Motor eletrico degradação 10,33 582 Motor pneumatico degradação 8,09 583 Motoredutor degradação 12,31 584 Mouse aleatória 6,58 585 Multimetro alicate aleatória 8,73 586 Multimetro digital aleatória 6,90 587 Multiplexador de video aleatória 5,36 588 Multiplicador de pressao ar-agua degradação 8,11 589 Multiplicador de torque degradação 13,33 590 Nebulizador degradação 6,64 591 Nobreak aleatória 5,92 592 Normografo degradação 7,10 593 Notebook aleatória 8,50 594 Ogiva mecanica para diam. degradação 5,29 595 Oximetro aleatória 5,74 596 Painel eletrico degradação 14,47 597 Paleteira eletrica degradação 5,18 598 Paleteira manual hidraulica degradação 10,82 599 Paquimetro analogico degradação 10,27 600 Paquimetro digital degradação 9,00 601 Paquimetro mecanico degradação 7,51 602 Parafusadeira de impacto degradação 5,63 603 Parafusadeira eletrica degradação 7,61 604 Parafusadeira hidropneumatica degradação 5,42 605 Parafusadeira pneumatica degradação 3,72 606 Para-raio degradação 9,03 607 Peneira em latao degradação 2,59 608 Peneira vibratoria degradação 4,27 609 Persiana degradação 10,74

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

610 Phmetro de bancada aleatória 4,84 611 Phmetro de bolso aleatória 7,87 612 Phmetro digital aleatória 7,25 613 Pia aço inox degradação 15,49 614 Pinça degradação 5,92 615 Pirometro digital aleatória 5,00 616 Pirometro eletrico aleatória 5,00 617 Pirometro optico portatil aleatória 5,00 618 Pistola de ar comprimido degradação 8,01 619 Pistola de calor degradação 7,70 620 Pistola de mediçao interna degradação 5,18 621 Pistola de pintura degradação 9,44 622 Pistola hidraulica degradação 8,99 623 Placa de acrilico degradação 3,45 624 Placa de aluminio degradação 6,93 625 Placas de metal degradação 8,71 626 Plastometro degradação 2,00 627 Plataforma degradação 7,79 628 Polidora pneumatica degradação 7,35 629 Ponte rolante degradação 13,53 630 Porta de acrilico degradação 18,63 631 Porta de ferro degradação 14,33 632 Porta de madeira degradação 16,40 633 Portao metalico degradação 14,79 634 Porta-palets degradação 13,27 635 Porta-papel degradação 10,00 636 Prateleira madeira degradação 10,98 637 Prateleira metalica degradação 11,61 638 Prato de desempeno degradação 5,18 639 Pregador degradação 10,18 640 Prensa excentrica degradação 8,89 641 Prensa hidraulica degradação 10,60 642 Prensa pneumatica degradação 7,19 643 Pressostato degradação 8,99 644 Projetor degradação 6,55 645 Projetor de perfil optico degradação 8,06 646 Prolongadores degradação 7,97 647 Protecao p/calor movel anti-chama degradação 4,94 648 Pulverizadora degradação 20,71 649 Punçao degradação 6,33 650 Purgador de boia degradação 9,01 651 Quadro branco degradação 7,15 652 Quadro de avisos degradação 7,90 653 Quadro de comando degradação 7,25 806 Quadro de fios degradação 20,41 654 Quadro de madeira degradação 9,68 655 Quadro eletrico degradação 9,78 656 Queimador gas degradação 9,23 657 Rack metalico degradação 11,73 658 Radiador de oleo compressor degradação 8,80 659 Radio cd-player degradação 8,84 660 Radio comunicador aleatória 7,94 661 Reator a plasma degradação 14,21 662 Rebaixador degradação 8,61 663 Rebitadeira degradação 5,18 664 Rebobinador degradação 4,51

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

665 Rede de ar comprimido degradação 15,25 666 Rede de argonio degradação 10,95 667 Rede de distribuiçao baixa tensao degradação 12,00 668 Rede de gas natural degradação 6,85 669 Rede de refrigeraçao degradação 6,45 670 Redutores degradação 10,35 671 Refratômetro degradação 5,65 672 Refrigerador degradação 11,14 673 Refrigerador industrial degradação 7,88 674 Regua aço carbono degradação 10,46 675 Reguas p/ rosquear tampas degradação 7,10 676 Regulador de pressao degradação 9,25 677 Regulador p/ argonio ultra fino degradação 11,23 678 Relogio apalpador degradação 9,35 679 Relogio comparador degradação 9,35 680 Relogio de parede degradação 10,35 681 Relogio ponto eletronico degradação 7,70 682 Reservatorio fibra degradação 10,78 683 Reservatorio metalico degradação 12,79 684 Resfriador de liquidos degradação 9,78 685 Resistor de frenagem degradação 5,00 686 Retifica de esfera degradação 14,18 687 Retificadora electrica degradação 7,75 688 Retificadora pneumatica degradação 7,16 816 Robô industrial degradação 17,62 689 Rolo para medir rosca degradação 6,91 690 Rosqueadeira automatica degradação 11,35 691 Rosqueadeira pneumatica degradação 10,31 692 Roteador aleatória 6,84 693 Roupeiro degradação 11,06 694 Rugosimetro de bancada degradação 7,18 695 Rugosimetro portatil degradação 7,66 696 Scanner degradação 4,31 697 Secador de ar comprimido degradação 13,81 698 Seccionamento degradação 25,79 699 Seladora degradação 6,30 700 Semaforo degradação 10,35 701 Sensor magnetico degradação 7,39 702 Separador de oleo degradação 10,53 703 Separador de umidade horizontal degradação 10,42 704 Separador magnetico degradação 6,31 705 Serra mecanica degradação 9,83 706 Serras sem fim degradação 8,44 812 Silo degradação 15,00 707 Sistema de abrandagem de agua degradação 10,72 708 Sistema de ar comprimido degradação 14,90 709 Sistema de carga de barras automatico degradação 6,00 710 Sistema de detecçao de incendios degradação 15,70 711 Sistema de exaustao degradação 8,79 712 Sistema de filtragem do lodo degradação 6,21 713 Sistema de mediçao energia eletrica degradação 12,68 714 Sistema de solda degradação 10,51 715 Sistema de telecom aleatória 10,07 716 Sistema newline aleatória 11,49 717 Sobremesa p/fixacao degradação 7,11 718 Socador pneumatico degradação 6,73

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

719 Sofa 3 lugares degradação 8,57 720 Soldadora degradação 10,64 721 Soplete cargador degradação 5,18 722 Soprador pneumatico degradação 4,27 723 Spectometro aleatória 10,39 724 Suporte porta ferramenta degradação 9,28 725 Suporte porta pastilhas degradação 11,30 726 Switch degradação 6,76 727 Tacometro digital degradação 5,00 728 Tacometro mecanico degradação 5,69 729 Talha eletrica degradação 9,09 730 Talha pneumatica degradação 6,84 731 Tamboreadores degradação 7,59 732 Tambores degradação 7,61 733 Tanque aço carbono degradação 8,48 734 Tanque de aço inox degradação 11,82 735 Tanque em pedra degradação 15,00 736 Tanque em polipropileno degradação 9,27 737 Tanque resfriador p/injetora de cera degradação 10,70 738 Tarraxa p/ferro c/catraca degradação 11,27 739 Teclado degradação 6,61 740 Tecnigrafo degradação 8,00 741 Tela de projeçao degradação 6,27 742 Telefone degradação 7,49 743 Telefone celular aleatória 4,81 744 Televisao aleatória 11,10 745 Termo-higrografo degradação 5,86 746 Termo-higrometro degradação 8,43 747 Termo-higrometro digital degradação 6,18 748 Termometro aleatória 9,67 749 Termometro digital aleatória 7,40 750 Termometro infra-vermelho aleatória 5,36 751 Termostato degradação 10,74 752 Termotanque degradação 9,63 753 Testador de jarras microporocessado degradação 7,00 754 Torno cnc degradação 11,42 755 Torno mecanico degradação 11,12 756 Torno vertical degradação 10,46 757 Torqueadora de tubos degradação 9,01 758 Torquimetro degradação 9,42 759 Torquimetro hidraulico degradação 8,99 760 Torre de resfriamento degradação 11,96 761 Traçador de altura digital degradação 7,87 805 Trançadeiras, torcedeiras e retorcedeiras degradação 20,24 762 Transferidor de angulo degradação 6,00 763 Transformador bifasico aleatória 9,09 764 Transformador monofasico aleatória 9,72 765 Transformador trifasico aleatória 12,38 766 Transmissor de pressao degradação 10,68 767 Transpassador magnetico degradação 10,35 768 Transportador de esteira articulada degradação 12,89 769 Trator degradação 8,29 770 Trocador de calor degradação 14,61 771 Turbidimetro digital degradação 10,84 772 Turbina degradação 7,34 773 Ultra som aleatória 9,35

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

774 Ultrapicnometro a gas aleatória 11,49 775 Umificador degradação 5,95 776 Unid.movel compacta de agua gelada degradação 9,12 815 Utensílios de refeitório (pratos, talheres, bandejas) degradação 21,88 777 Valvula agulha degradação 8,40 778 Valvula alavanca degradação 6,00 779 Valvula alivio degradação 6,21 780 Valvula borboleta degradação 6,21 781 Valvula de comando p/lixadeira degradação 6,00 782 Valvula de dreno degradação 10,84 783 Valvula de esfera tripartida inox degradação 10,38 784 Valvula de seguranca acento inox degradação 8,22 785 Valvula gaveta degradação 7,30 786 Valvula pedal degradação 7,30 787 Valvula reguladora de pressao degradação 8,17 788 Valvula reguladora de vazao degradação 10,35 789 Valvula solenoide degradação 10,38 790 Vasilhames degradação 8,47 791 Ventilador axial degradação 7,00 792 Ventilador centrifugo degradação 5,81 793 Ventilador de coluna degradação 9,48 794 Ventilador de parede degradação 8,78 795 Ventilador de teto degradação 9,51 796 Ventilador industrial com motor degradação 9,95 797 Vibrador de peneiras degradação 6,00 798 Vibrador para tanque de lama degradação 6,00 799 Video porteiro aleatória 10,72 800 Video-cassete degradação 8,63 801 Viradeira de chapas degradação 8,78 802 Viscosimetro aleatória 5,00 803 Voltimetro aleatória 9,22 804 Zorra hidraulica degradação 10,48

Porto Alegre, 01 de março de 2010 -------------------------------------------------------------- Rogério Miorando, Eng. Civil Assessor técnico - CHTECH ------------------------------------------------------------- Maria Auxiliadora Tinoco, Eng. Química Assessor técnico - CHTECH ------------------------------------------------------------- José Luis Duarte Ribeiro, Eng. Civil Assessor técnico – CHTECH ------------------------------------------------------------- Celso Fritsch, Eng. Civil Assessor técnico – CHTECH

Lupatech S.A.

R. Dalton Lahm dos Reis, 201 - Distrito Industrial

Caxias do Sul - RS - CEP 95112-090 Fone 55 54 2992.7000 - Fax 55 54 2992.7601

www.lupatech.com.br

----------------------------------------------------------------------- Jean Bonatto Responsável pela gestão da avaliação nas plantas Carbonox, CSL, Lupatech Oil Tools, Microinox, Mipel Sul, Steelinject, Valmicro ----------------------------------------------------------------------- Marcel Roveri Responsável pela gestão da avaliação nas plantas Mipel SP, MNA, Tecval, ----------------------------------------------------------------------- Carlos Allan e Leonardo Vianna Responsável pela gestão da avaliação nas plantas Fiberware, Gasoil, Monitoring Systems, Tubular Services, ----------------------------------------------------------------------- Rolando Barros Responsável pela gestão da avaliação nas plantas Worcester, ASPRO Brasil, Delta Argentina, Esferomatic, Itasa, Jefferson ARG, Jefferson BRA, Jefferson MEX, Jefferson USA, Norpatagonica ----------------------------------------------------------------------- Elcio Cavalin Responsável pela gestão da avaliação na planta Sinergás