349ª Edição do Jornal Interativo

9
>Pág. 08 com Danilo Ledo O jornal feito com você Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.net Ano 3 R$ 1,50 « « « « « « > A equipe Raça Jiu Jitsu de Dracena alcança bons resultados Pág. 10 CULTURA > Obras da artista plástica Nice Fernandes estão em exposição Pág. 13 ESPORTE População dracenense questiona situação de trailers de lanches Atualmente, aproximadamente, oitenta trailers de lanches estão em funcionamento em todo o perímetro urbano de Dracena Pág. 4 POLICIAL > Motorista é preso por posse de arma e porção de entorpecente A instalação de trailers de lanches nas áreas públicas da cidade, como calçadas e ruas, que constituem locais de tráfego tanto para pedes- tres, quanto para motoristas, vem ocasionando reclama- ções por parte da população. Na tentativa de sanar os pro- blemas alegados haverá uma reunião organizada pelo Mi- nistério Público na Câmara Municipal para a discussão do tema, reunindo a popu- lação, responsáveis legais e comerciantes que atuam em trailers. Prefeitura de Tupi Paulista promove Oficina de Fotografia >Pág. 7 Divulgação (...) A falta de movimento, a inati- vidade comercial durante o perío- do diurno, acabou influenciando toda aquela região (...) 21/08 22/08 23/08 Máx. 34º Máx. 34º Máx. 33º Mín. 16º Mín. 17º Mín. 18º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 JI QUINTA-FEIRA - 21 De Agosto de 2014 Número 349 A oficina tratou sobre fotografia documental em seu potencial para o resgate e preservação da memória existente, latente e diária nas cidades. >Pág. 5

description

 

Transcript of 349ª Edição do Jornal Interativo

>Pág. 08com Danilo Ledo

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.netAno 3 R$ 1,50««««««

> A equipe Raça Jiu Jitsu de Dracena alcança bons resultados

Pág. 10

Cultura> Obras da artista plástica Nice Fernandes estão em exposição

Pág. 13

EsPortE

População dracenense questiona situação de trailers de lanchesAtualmente, aproximadamente, oitenta trailers de lanches estão em funcionamento em todo o perímetro urbano de Dracena

Pág. 4

PoliCial> Motorista é preso por posse de arma e porção de entorpecente

A instalação de trailers de lanches nas áreas públicas da cidade, como calçadas e ruas, que constituem locais de tráfego tanto para pedes-tres, quanto para motoristas, vem ocasionando reclama-ções por parte da população. Na tentativa de sanar os pro-blemas alegados haverá uma reunião organizada pelo Mi-nistério Público na Câmara Municipal para a discussão do tema, reunindo a popu-lação, responsáveis legais e comerciantes que atuam em trailers.

Prefeitura de Tupi Paulista promove Oficina de Fotografia>Pág. 7

Divulgação

(...) A falta de movimento, a inati-vidade comercial durante o perío-do diurno, acabou influenciando toda aquela região (...)

21/08 22/08 23/08Máx. 34º Máx. 34ºMáx. 33º

Mín. 16º Mín. 17º Mín. 18º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

JI

QUINTA-FEIRA - 21 De Agosto de 2014 Número 349

a oficina tratou sobre fotografia documental em seu potencial para o resgate e preservação da memória existente, latente e diária nas cidades. >Pág. 5

02 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014 OPINIÃOOPINIÃO 03 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALQu ando o Posto Aster

deixou de funcionar, a esquina da Praça Arthur Pagnozzi recebeu tapu-mes e se tornou um ponto negro na cidade de Dra-cena. O problema se ar-rastou por muito tempo. A falta de movimento, a inatividade comercial durante o período diur-no, acabou infl uenciando

toda aquela região que outrora tinha vida, era ponto de encontro de po-líticos e esportistas, onde a fi gura do popular Zé do Côco era o centro das atenções. A sucessora Aster fi cou algum tem-po, mas o brilho do local foi se ofuscando até apa-gar totalmente quando os tapumes apareceram.

Nesta terça-feira o local, que passou por ampla re-forma, voltou a brilhar intensamente, com luzes coloridas, revivendo os velhos tempos. A região central de Dracena não apenas recuperou seu viço e sua beleza, como deve passar por uma va-lorização imobiliária im-portante. Vereadores e

prefeitos que passaram por Dracena nos últimos tempos se perguntavam o que poderiam fazer para “obrigar” os proprietá-rios daquele imóvel a dar alguma utilidade ao lo-cal; falaram até em razão desse imóvel em particu-lar, criar a fi gura do im-posto predial e territorial progressivo. Não foi pre-

ciso, felizmente. A pu-jança de Dracena e o tino comercial de um jovem empresário que investiu pesado na restauração do velho posto de gaso-lina, foram fundamentais para recuperar o brilho e a vida de uma região central e extraordinaria-mente valorizada do cen-tro da Cidade Milagre.

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024e-mails: [email protected] - [email protected] - Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Pedro César Sandrin, Farid Junior, André Cassiano Zonato, Danilo Ledo, Carlos Roberto de Souza, André Kozan Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde.

>POLÍTICO PRESSHOMENAGENS – O vereador Rodrigo Castilho So-

ares apresentou votos de Congratulações ao prefeito Pe-dretti, ao Secretário de Esportes Zeca Barbosa, ao Presi-dente do Sindicato dos Comerciários Sérgio Manoel, pela organização do Campeonato Comércio e Indústria de 2014. Atletas da Vidrosul também foram homenageados. Kiel-se Muniz apresentou requerimento de votos de congratu-lações a Drª Maria Célia Branco Borges idealizadora do programa Amigos do Peito e todos os participantes do pro-jeto que completa 6 anos. “Caique” Raztch que percorreu 800 km entre Dracena e Aparecida de bicicleta também foi citado em requerimento de congratulações formulado por Rodrigo Castilho Soares, numa atividade consagrada como cicloturismoreligioso.

OUTRA VEZ? - Reclamando pelo fato de não ter re-

cebido a resposta sobre quais ruas constavam do plano de recapeamento no Bairro Palmeiras (o Secretário Ricardo Dias teria indicado ao vereador que lesse as notícias pu-blicados nos jornais), o vereador Claudevi O. Silva Junior voltou a requerer as mesmas informações e ainda os inves-timentos realizados até a presente data.

COMO ASSIM? O vereador Juninho do esporte (que

precisa defi nir como quer ser conhecido, seu nome verda-deiro – Claudevi – ou o apelido com o qual ganhou a elei-ção) fez um requerimento denúncia. Quer saber onde estão guardados os 18 veículos que a gestão Pedretti adquiriu recentemente, fi caram expostos e ...? Quer saber também quanto a municipalidade está pagando de aluguel no local onde estão guardados. Na mesma sessão o vereador Rodri-go Parra disse que havia conversado com o diretor de frotas Rogério Edson e ele informara que os veículos ainda não estão circulando por que não tem seguro contra acidentes, e que até o fi nal do mês isso estará sanado. Rodrigo Parra comentou que “esse é um outro problema do Executivo...”

COMEÇOU – Muita gente não gosta, mas começou

o horário obrigatório de propaganda política no rádio e na televisão. Uma pena que os eleitores do Estado inteiro te-nham que ouvir o bla bla blá de candidatos que nem se-quer vão passar pela região um dia. Se o Brasil adotasse o Voto Distrital seria mais fácil acompanhar os projetos e propostas dos candidatos da região. E votar neles também, até para poder cobrar atuação deles também. Nas ruas da cidade ontem, carro de som do candidato Paulo Lima inau-gurou o esquema caça aos eleitores em Dracena. Tem mui-to candidato se escondido ainda. Qual a razão?

ELEITORES DECIDIDOS – Com Reinaldo Alguz

(PV) candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa, concorrendo diretamente com Célia Brandani (PT), e Chi-cão Rossi (PR) candidato a uma cadeira na Câmara Fede-ral, os eleitores dracenenses vão em sua grande maioria vo-tar em nomes da cidade. Mas muitos tem compromissos de gratidão com outros candidatos, de outras regiões, que de uma forma ou outra viabilizaram verbas para instituições fi lantrópicas e assistenciais da Cidade Milagre, devendo receber boa votação também.

REGIME FORÇADO – O prefeito Pedretti compare-

ceu à inauguração do Posto Ipiranga que antigamente era conhecido como Posto do Zé do Côco. Muito mais magro, perdeu 12 quilos, mas afi rmou que está quase restabele-cido. “Mais alguns dias, estarei 100%” afi rmou ao Jornal Interativo. Aproveitou para enaltecer o trabalho do empre-sário Beto Lippi, que investiu num ponto nevrálgico do centro da cidade: “Ficou muito bonito, o prédio deixou o centro alegre, iluminado, a população agradece”.

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO [email protected]

Verdade: “ Comprometimento individual a um esforço conjunto — isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade

funcionar, uma civilização funcionar.” (Vince Lombard)A vida nos ensina que

nada acontece de forma isolada e sozinho nada e ninguém é completo. Por isso, quando trato de algum assunto aqui nes-te espaço sagrado para mim, gosto de ilustrar o objetivo que pretendo atingir com exemplos e casos que ocorreram e que de certa forma são do conhecimento do leitor. É a forma direta que encontrei para falar aos leitores ao longo dos mais de 20 anos que es-crevo essas experiências por aqui.

Quando digo que alguma coisa tem que acontecer, por exemplo, uma mudança de com-portamento, digo sem-pre que quem comanda, quem dirige, quem tem o poder de administrar, tem que dar o exemplo, defi nir regras, estimular a participação de todos, causar o comprometi-mento das pessoas.

Se você perguntar a um cidadão de Pacaem-

bu ou Flórida Paulista dos anos 80 e 90, qual era o presente preferi-do das crianças naquela época, a resposta pode surpreender. A grande maioria das crianças gostaria de ter uma mesa de ping pong em casa.

“Ping pong” descul-pem os mesatenistas ju-ramentados, é a forma que achei para atingir os dois pontos. Um, os mesatenistas de Drace-na que andam cada vez mais escassos e que es-conjuram alguém cha-mar o esporte que pra-ticam de “ping pong” e o outro, a Secretaria de Esportes, que pretende desenvolver projetos, mas não conseguiu ain-da criar um modismo, como ocorreu nas duas cidades (Flórida e Paca-embu). Shimoda era um esportista fanático pela modalidade e criou uma onda favorável à prati-ca de tênis de mesa, e as crianças absorveram parte desse gosto e obri-

garam os pais a compra-rem a mesa de tênis para instalarem em casa, na rua, em qualquer lugar.

Sílvio era o técnico de bola ao cesto feminino em Dracena na primei-ra década deste século, muito tempo depois que Bisoco (outro abnegado) desenvolveu um projeto para atrair as garotas da cidade, superando todos os preconceitos que jo-gavam sobre a prática de basquete feminino, que segundo as más lín-guas, tornavam as me-ninas masculinizadas. Sílvio teve mais sucesso que Bisoco. Não preci-sou derrubar barreiras, mas precisou mostrar que gostava do que es-tava fazendo e que tinha prazer em jogar basquete. Foi assim durante algum tempo que Dracena viu desfi lar pela cidade um bando de “molecas” ves-tindo uniforme de treino, batendo bola pelas ruas até chegarem ao ginásio de esportes.

Com esses “modelos de gestão” podemos dizer que, em qualquer ativida-de esportiva, política ou empresarial que se pre-tenda investir, é preciso antes de mais nada “vestir a camisa”, comprometer-se. Lógico que capacita-ção é fundamental, inves-timentos são necessários, mas sem comprometi-mento não tem projeto que resista.

Se alguém quer lutar para que Dracena tenha um Hospital Regional por exemplo, precisa antes de mais nada alguém levan-tando a bandeira, juntar as forças vivas da cidade, unindo todos num obje-tivo só. Não adianta um puxar para um lado e ou-tro puxar para o outro. A meta tem que ser traçada e todos caminharem juntos e comprometidos. O res-to são detalhes. Como os elixires de antigamente, a receita serve para calo, dor de cabeça, “espinhela caída”. Serve para tudo e para todos.

Opinião PúblicaEm breve deverá acontecer uma reunião na Câmara Municipal para estabelecer o destino de comércios que acontecem em trailers dentro da cidade. Poderão participar membros da população, os quais poderão opinar livremente sobre o ponto de vista que possuem no quesito que trata se semelhante comércio é irregular, pois ocupam uma parte da área pública de maneira fi xa. O que você ach a?

Natália Dalarme (auxi-liar de escrevente) - Esse tipo de comércio atrai o pú-blico para o comércio local, além de ser uma forma tra-dicional de entretenimento para a população. É como se já fi zesse parte do cená-rio cultural da cidade.

Marcos Mott a (autôno-mo) - Se houver regula-rização para que os pro-fi ssionais possam exercer as suas funções de acordo com a lei, eu concordo com a permanência dos trailers. Os que não pude-rem ser regularizados de-veriam sim ser retirados.

Fernanda Milany (es-tudante) - Sempre houve esses trailers, já são uma tradição. Fico feliz quando passo cheia de fome depois da escola e encontro um na primeira esquina.

Luiz Henrique Miran-da Falcão (estudante) - Eu descordo, porque os trailers fazem parte da história de Dracena, e muitos comer-ciantes que trabalham nessa área fi cariam sem o seu sus-tento. Os trailers de lanches são o que há de melhor na cidade, são onde as pessoas gostam de ir para procurar o que comer.

Preto/Branco

04 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014 05 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014

Homem é preso por posse de arma e porção de entorpecente

Redação

Durante patrulha-mento realizado na ma-drugada desta quarta-feira (20) pela Rodovia Comandante João Ri-beiro de Barros, pró-ximo à Junqueirópolis, a equipe da Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo, muni-ções e cachimbos.

De acordo com as informações do Bo-letim de Ocorrência, uma equipe de poli-ciais abordou um carro

modelo Kadett Ipane-ma, com placas de Ilha Solteira, que transitava pela Rodovia Cmte. João Ribeiro de Barros, onde foram encontra-dos, próximo ao motor do veículo, uma arma de fogo revólver cali-bre 32, sem marca apa-rente, além de 50 muni-ções do mesmo calibre e 7 cachimbos, os quais segundo o condutor M.B., de 41 anos, havia sido adquiridos no Pa-raguai.

Foi feita diligência

na residência do mes-mo com a sua autoriza-ção, sendo aí localizada uma porção de maco-nha com peso aproxi-mado de 0,028 kg no bolso de uma camisa, à qual assumiu a proprie-dade.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão à M.B., que foi conduzi-do ao Plantão Policial, onde o delegado ratifi -cou a voz de prisão ao indiciado, permanecen-do o mesmo à disposi-ção da Justiça.

Além do entorpecente, da arma e das munições, foram apreendidas notas e um celular de posse do acusado

Redação

Em patrulhamen-to pela Rua Brasil de Dracena por volta das 23h20 desta terça-fei-ra (19), uma equipe da Polícia Militar apreen-deu junto a um adoles-

cente porções de entor-pecente.

O jovem M.M.A., de 16 anos, foi aborda-do caminhando na Rua Brasil, sendo encontra-do consigo um maço de cigarro, dentro do qual havia um cigarro de

maconha e três pedras de crack, além da quan-tia de R$ 15.

Elke foi conduzi-do ao Plantão Policial, onde a autoridade de plantão ratifi cou a apre-ensão, fi cando à dispo-sição da Justiça.

Cigarro de maconha é apreendido junto a adolescente

Do G1

Uma mulher de 25 anos foi presa por tráfi -co de drogas na manhã desta quarta-feira (20), por volta das 5h40, em um ônibus, na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente. Conforme informações da Polícia Rodoviária, ela estava com aproxi-madamente 16 kg de maconha em sua baga-gem, divididos em 25 tabletes. A passageira estava acompanhada

por sua fi lha, de 3 anos.Os policias reali-

zavam patrulhamento quando abordaram o coletivo com itinerário Bela Vista (MS)-São Paulo (SP) e encontra-ram o entorpecente em uma mala no bagageiro externo. Após localiza-rem a suspeita, ela afi r-mou que foi obrigada a transportar a droga “sob ameaças, por um homem que conhece apenas por nome”. Ele é amigo de seu ex-na-morado.

A mulher foi presa em fl agrante e a ocor-rência encaminhada foi para a Delegacia Parti-cipativa de Presidente Prudente. Três celula-res foram apreendidos. Ela foi encaminhada à Cadeia de Dracena.

A unidade prisional em que a suspeita será recolhida não foi divul-gada pela polícia.

Segundo a Polícia Rodoviária, a criança foi entregue ao Con-selho Tutelar de Presi-dente Prudente.

Mulher é presa por tráfi co em ônibus

Divulgação

Diretoria de Cultura de tupi Paulista promove Ofi cina de Fotografi aRedação

A Prefeitura de Tupi Paulista, através da Dire-toria de Cultura, promo-veu na noite da última ter-ça-feira (19), das 18h30 às 22h30 no Centro Co-munitário, a ofi cina “Fo-tografi a e Memória” com o experiente fotógrafo André Bueno, nascido na cidade de São Paulo. Seu primeiro contato com a fotografi a se deu por vol-ta dos 14 anos de idade como hobby. Em 2001, na faculdade se interes-sou por fotografi a profi s-sional e posteriormente se formou em Propagan-da e Marketing. Em 2004, o que era hobby tornou-se

profi ssão e como Repór-ter Fotográfi co passou a atuar em Veículos de Co-municação dos setores de cinema, música, moda e entretenimento, além de realizar trabalhos institu-cionais.

Como Fotógrafo, Educador e Assessor, Bueno recebeu os seguin-tes prêmios e apoios em projetos: Programa Vai, da Secretaria de Cultura da Cidade de São Pau-lo (2008); Funarte, Prê-mio Interações Estéticas Residências Artísticas no Ponto de Cultura/Ministério da Cultura /Governo Federal(2009); Cenpec/ Fundação Itaú social- Contratado como

Participantes da Oficina com o fotógrafo André Bueno

Carlos Roberto de Souza

Prefeitura e Sebrae farão parceria para capacitação de gestores

Assessoria de Imprensa A Prefeitura de Tupi

Paulista poderá fazer uma parceria com o Sebrae vi-sando a capacitação dos servidores municipais na gestão de pessoas.

Reunião neste sentido foi realizada na manhã desta segunda-feira (18), no gabinete do prefeito Osvaldo Benetti, com a presença do representan-te do Sebrae Eliezer Sales Ramos (Regional de Pre-

sidente Prudente), da ana-lista de negócios Juliane Damno e da secretária de Educação Vera B. Braga.

O representante do Sebrae buscou junto ao prefeito informações so-bre os gestores munici-pais, estrutura e quadro de funcionários para, a partir daí, montar uma estratégia de abordagem desses servidores. Após a elaboração do projeto, voltado às necessidades locais, nova reunião será agendada para defi nir as

datas de realização dos treinamentos.

De acordo com Osval-do Benetti, “o objetivo é capacitar os gestores para que eles possam gerir com mais efi ciência os servidores que estão sob sua responsabilidade”. Segundo Benetti “a po-pulação só tem a ganhar com estas iniciativas, pois o funcionário capa-citado seguramente pres-tará um serviço de melhor qualidade ao munícipe”, pontuou.

Reuniram-se ao prefeito o representante do Sebrae, Eliezer Sales Ramos, a analista de negócios Juliane Damno e Vera Braga, da Educação

Assessor e Fotógrafo pelo Centro de Estudos e Pes-quisas em Educação, Cul-tura e Ação Comunitária (2009/2010/2011/2012), dentre outros.

Realizou exposições como “Meu Nordeste Paulistano”/MUSEU DO IMIGRANTE(Brasil/SP -2008); “Cruce de Mira-das”/IBRACO Instituto Brasil Colômbia (Co-lômbia/Bogotá - 2009); Olhares Sobre o Extremo “Circuito Interações Es-téticas” / FUNARTE Mi-nistério a Cultura”(Brasil / RS- 2010).

Em se tratando da ofi -cina realizada em Tupi Paulista, o assunto tra-tado foi sobre fotografi a

documental em seu po-tencial para o resgate e preservação da memória existente, latente e diária nas cidades, com objetivo de estimular a produção fotográfi ca local.

Foram realizados exercícios de refl exão e documentação sobre o cotidiano, a partir de

abordagem teórica sobre fotografi a documental e memória, apresentação de trabalhos de fotógra-fos documentaristas na-cionais e internacionais, ensino de técnicas e lin-guagem (composição, foco, luz e equipamento).

Participaram da ofi -cina, aproximadamente,

20 pessoas. A diretora de Cultura Maria Helena de Azevedo Ferreira ava-liou como extremamente satisfatória, esta Ofi cina e adiantou que “o desejo do prefeito Osvaldo Be-netti é que, seja realizada pelo menos uma Ofi cina cultural por mês”, disse a diretora.

Divulgação

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Preto/Branco

06 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014 07 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014

Fone: (18) 3823 - 1919Cel. Vivo: (18) 99708-1820

Cel Tim : (18) 98149 - 4797

MADRUGADA MUDANÇASAntonio

MUDANÇAS EM GERAL

(RESIDENCIAL - COMERCIAL)

MONTAGEM DE MÓVEIS

CAMINHÃO BAÚ

EQUIPE ESPECIALIZADA

SANTO EXPEDITOSANTO EXPEDITOVENDAS DE LAJOTAS E TIJOLINHOS

6 FUROS 8 FUROSTIJOLINHOS

Tel.: (18) 3822-2174 / 99708-7714 - Junior

Prefeito Pedretti vistoria obras de recapeamento

Boas-vindas: CEP/uME preenchem todas as vagas do ProNatEC e aulas já começaram

Assessoria de Imprensa

As 200 vagas desti-nadas pelo MEC para os cursos técnicos do Pronatec nas escolas CEP/UME, mantidas pela Fundec, foram preenchidas em Dra-cena.

As aulas tiveram iní-cio nesta segunda-feira (18) e os novos alunos foram recebidos pela di-reção das unidades esco-

lares e professores, que já iniciaram o conteúdo previsto para o semestre.

Segundo Júlia Portari, diretora do CEP/UME, um evento de boas-vin-das será feito nas pró-ximas semanas e serão apresentados os diretores da Fundação.

Ainda de acordo com ela, os estudantes matri-culados são de municí-pios de toda a região e até de outros Estados para os

cursos de Química, En-fermagem, Edifi cações e Segurança do Trabalho.

“A procura foi intensa desde a abertura das ins-crições e as vagas foram preenchidas rapidamen-te no sistema”, ressaltou Portari.

Os alunos terão acesso a toda a infraestrutura de laboratórios dos cursos técnicos, material aposti-lado e corpo docente alta-mente qualifi cado.

Júlia Portari, diretora do CEP/UME, recebeu os centenas de alunos das novas turmas do Pronatec

Parceria entre Prefeitura de Tupi, Cacretupi e Sindicato das Indústrias de Calçados de Birigui poderá gerar 70 empregos imediatosAssessoria de Imprensa

Uma parceria entre a

Prefeitura Municipal de Tupi Paulista, Cooperati-va Cacretupi e Sindicato das Indústrias de Calça-dos e Vestuários de Biri-gui e região poderá gerar 70 empregos diretos no município.

Reunião neste sentido aconteceu no último dia 7 de Agosto em Birigui, envolvendo o presiden-te do Sindicato, Antenor Marques, o vereador e presidente da Cooperati-va Cacretupi José Silvei-

ra (Zezinho do Oásis), a secretária de Desenvol-vimento e Ação Social de Tupi Paulista Joana Ramos Garcia Grava (Zi-nha) representando o pre-feito Osvaldo Benetti e o empresário tupiense Ale-xandre Favarin Riqueti.

De acordo com o pre-sidente da Cacretupi, Ze-zinho do Oásis, a idéia é implantar em Tupi Pau-lista uma linha de produ-ção de uma das indústrias calçadistas de Birigui, gerando emprego e renda na cidade. A Cacretupi entraria com a logística e o espaço físico para aco-

modar a empresa e a Pre-feitura entraria com os incentivos fi scais. Ainda segundo Zezinho, “já existem empresas inte-ressadas nessa parceria”.

A secretária de De-senvolvimento e Ação Social da Prefeitura, Jo-ana Ramos Garcia Grava (Zinha) que representou o prefeito Osvaldo Be-netti na reunião também se declarou otimista com a iniciativa. “Quem sabe em breve poderemos anunciar essa grande conquista para Tupi Pau-lista” pontuou Zinha.

O prefeito Pedretti e moradoras da Rua Frei Perin, na área central da cidade

Assessoria de Imprensa Nesta terça-feira (19),

o prefeito José Antônio Pedretti esteve na rua Frei Perin, onde vistoriou obras de recapeamento realizado pela Prefeitu-ra, através da Emdaep – Empresa Municipal de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação.

Pedretti aproveitou para conversar com di-versos moradores, que o agradeceram pela recu-peração do asfalto que há anos necessitava de reparos. O trecho recu-perado compreende seis quarteirões, totalizando

aproximadamente 3.500 m2 de recapeamento. Pedretti deve anunciar ofi cialmente nos pró-ximos dias um novo pacote de obras de re-

capeamento em vias do município com recursos oriundos de convênios com os governos esta-dual e federal que supe-ram R$ 700 mil.

Divulgação

Divulgação

trailers: meio correto ou irregular de comércio?Redação

Há, aproximada-mente, oitenta trailers de lanches estão em funcionamento em todo o perímetro urba-no de Dracena, segun-do levantamento rea-lizado pelo Ministério Público, recentemente. Embora seja parte tra-dicional do comércio local e, também muito apreciado pela popu-lação, como fonte de recreação e variação para quem não quer a formalidade de um es-tabelecimento padrão, a legalidade dessa mo-dalidade de comércio de alimentos está sendo posta em questão, após reclamações vindas por parte de munícipes.

Segundo o promo-

tor Rufi no Eduardo Galindo Campos, a fonte das reclamações está na base de ocu-pações semelhantes: o uso de áreas públicas, como calçadas e ruas, que constituem locais de tráfego tanto para pedestres, quanto para motoristas, para o esta-belecimento de pontos fi xos de comércio.

Essa questão não é nova no país. No Bra-sil inteiro, inúmeros trabalhadores autôno-mos ganham a renda de sua subsistência atra-vés de locais informais de vendas, sejam as mercadorias de natu-reza alimentícia, como também de outros pro-dutos. No caso de ven-dedores de produtos importados é algo mais

grave, uma vez que eles acabam vendendo seus produtos, por um preço mais baixo do que os oferecidos pelas lojas devidamente legaliza-das, uma concorrên-cia não só oportunista como irregular.

Quanto aos trailers, não há maneira de exis-tir concorrência desleal entre partes constituí-das e partes informais, já que se trata de uma variação atrativa de ali-mentos, acabando por fi xar ainda mais a po-pulação no comércio local, o que seguramen-te faz com que a renda permaneça no municí-pio, além do conforto que tal variedade signi-fi ca para quem procura comer fora.

Contudo, além da

problemática da ordem pública, há ainda que se destacar o aspecto legal e jurídico da ma-téria. Para tanto, é im-portante que se esclare-ça que o Código Civil, estabelece como locais de uso público rios, mares, estradas, praças e ruas.

Como se percebe, esses bens são destina-dos ao uso da coletivi-dade, sem necessidade de qualquer autoriza-ção do Poder Público.

Para um certo uso restrito de áreas públi-cas, é necessária a libe-ração de um alvará por parte da administração do município, para a conformidade com a lei. No caso dos trailers de lanche encontrados em via pública, a auto-

rização acaba atenden-do um interesse mais particular que público, uma vez que, a popula-ção já dispõe do comér-cio convencional para a alimentação.

Além dessas obser-vações, deve-se levar em conta que um trai-ler, segundo a defi nição do Código Nacional de Trânsito Brasileiro, é um “reboque ou semirrebo-que tipo casa, com duas, quatro ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades tu-rísticas como alojamen-to, ou para atividades comerciais”. Ou seja, a ordem da questão deve primeiramente tratar da legalidade dos vende-dores ambulantes em si,

para depois fi xar-se ao trailer, o qual deverá ser submetido à fi scalização no âmbito de atuação dos agentes de trânsito.

Logo, a questão se parte em duas: uma que versa sobre a autoriza-ção por parte da Pre-feitura da atividade do ambulante, e outra so-bre a circulação do trai-ler no qual o comércio é realizado.

Mas, para que algo de concreto seja feito, deverá ser realizada, ainda sem previsão quanto à data, uma reu-nião organizada pelo Ministério Público na Câmara Municipal para a discussão do tema, reunindo a população, responsáveis legais e comerciantes que atu-am em trailers.

Divulgação

Público prestigia Caminhada e Passeio Ciclístico em DracenaAssessoria de Imprensa

O Colégio Anglo-CID Dracena, em par-ceria com a Igreja Pres-biteriana de Dracena, realizou a 1ª Caminha-da de Pais e Filhos e passeio ciclístico neste último domingo, 17 de agosto (domingo). O evento teve início às 8h e a concentração para a saída foi na Praça Ar-thur Pagnozzi em Dra-cena.

A Caminhada foi aberta para toda a co-munidade (pessoas acompanhadas ou não dos pais) e contou com sorteio de brindes para os pais que participa-rem.

Antes da caminha-da, ocorreram apresen-tações musicais dos alu-nos da escola.

Segundo Flávio Cé-sar Vicente, diretor da escola, o propósito do evento foi alcançado e

principalmente com a interação entre a escola, família e comunidade.

“Houve uma adesão signifi cativa dos pais”, comentou Vicente que ainda reforçou a im-portância da ativida-de para a saúde. Ainda participaram acadêmi-cos do curso de Educa-ção Física da Unifadra Dracena.

A escola agradeceu os patrocinadores e a Polícia Militar. Público acompanhou a caminhada e passeio ciclístico em Dracena

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

08 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014 www.jornalinterativo.net 09 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014www.jornalinterativo.net

QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014PÁGINAS 8 E 9

com DANILO LEDO

EXPRESSO ADAMANTINA LTDA

www.expressoadamantina.com.br

De Dracena para:

Tupã, Marília, Ribeirão Preto,

Piracicaba, Americana e Campinas

Dracena (18) 3822-1042Panorama (18) 3871-1176

Tupi Paulista (18) 3851-1773

Junqueirópolis (18) 3841-1345Pacaembu (18) 3862-1422

Adamantina (18) 3522-1122

Guilherme de Jesus Pessoa comemorou junto aos pais Jeferson Masson Pessoa e Fabiana Caeta-no o seu aniversário de 07 anos. Guilherme recebeu os amigos no residencial Greenville. A equipe da Thais Tuneca animou a festa do Guilherme com vá-rias brincadeiras divertidas. Jeferson também ani-versaria hoje e recebe o carinho de toda a família.

Chá Benefi centeA Instituição Novo Amanhecer realizou no sá-

bado um Chá Benefi cente em prol da Instituição.Foram sorteados diversos brindes em uma tarde

muito agradável.

JantarO Cobra Futebol Clube junto a Casa dos Velhos

realizou um Jantar Benefi cente. O Jantar foi reali-zado no sábado no Salão dos Vicentinos. Muitos pés de valsa aproveitaram a noite ao som da dupla Edson e Marcos. O Presidente do Cobra Silvio Tho-maz tem motivos de sobra pra comemorar afi nal o jantar foi um sucesso e ele junto à esposa Lilian aguarda a chegada de mais um herdeiro.

Enlace MatrimonialLeandra Andressa Pelegrini e Sérgio Ricardo

Gloriano, disseram sim na noite de sábado em ce-lebração realizada na Igreja da Graça de Dracena. Logo após a cerimônia noivos e convidados foram ao Restaurante do Paulinho onde Poiani e sua equi-pe preparou uma linda recepção.

É pique,é piqueEm Santa Mercedes Pedro Henrique Co-

lombo divertiu-se de montão na festa do seu primeiro aninho. Pedro ao lado dos pais Pedro Colombo Junior e Sandra Pinheiro Colombo recebeu os amigos em casa na companhia dos fi lhos Ana Luiza e Lucas.

• C

NP

J d

o C

an

did

ato

2

0.5

60

.2

11

/0

00

1-9

6 • R$

45,

00

Pedro Henrique com os pais Pedro e Sandra Colombo e irmã Ana Luiza

O Presidente do Cobra Silvio Thomaz e Lilian Nakamura no Jantar Dançante

Michele Cunha, Magali Martins e Franciele Pelegrino no Casamento da Leandra e Sérgio

Leandra Andressa Pelegrini e Sérgio Ricardo Gloriano

Franciane Santos,Tatiana Rocha, Marinalva Feliciano e Ana Claudia Souza no Chá Beneficente

Pedro Henrique que completou 01 aninho

Guilherme Pessoa com a irmã Sofia, mamãe Fabiana Caetano e o pai

Jeferson Pessoa que também aniversaria hoje

Guilherme Pessoa

comerando seu aniversário

e a vitória na gincana

10 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014 11 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014

ColoridoCaras Do rÁDio XXiii

ALEX SANTOS, JULIETA FOI A SUA ESCOLA DO RÁDIOPoucos profi ssio-

nais da área de Educa-ção tem consciência da importância que tem como formadores da opinião pública. Mui-tas vezes, a infl uência que exercem sobre os estudantes é tão pro-funda, que ultrapassa os ensinamentos que os próprios pais trans-mitem diariamente no âmago dos seus lares. Os mestres quando se dão ao respeito de se-rem verdadeiros orien-tadores e formadores de novos cidadãos, po-dem mudar muita coi-sa, podem fazer muita coisa.

Alequissandro da Silva Santos, é hoje um “cara do rádio” porque sofreu toda essa infl uência positi-va. Nascido em Ouro Verde no ano de 1986, veio para Dracena e passou a estudar na EE Julieta Guedes de Mendonça, onde foi estimulado a gostar de política estudantil e de comunicação. Seu aprendizado político o levou a disputar a ven-cer uma eleição para o Grêmio Estudantil da escola. Com os com-panheiros de grêmio estudantil, esse garoto

que como ele mesmo diz “adorava ouvir rá-dio, gostava de tudo”, logo achou um jeito de instalar a “rádio es-cola”, onde dava re-cados para os colegas, tocava músicas, falava de esportes, enfi m, ti-nha o horário antes da entrada na sala e nos recreios para se comu-nicar com os estudan-tes. “O projeto nasceu porque a gente contava com o Gilmar Lanza e com o DJ Samuca, que entendia muito de ele-trônica e providenciou o funcionamento dos equipamentos todos, desde o microfone, a

mesa e os autofalantes espalhados pelo pátio e corredores.

“Um dia, me peguei afi rmando que era isso que queria”, ou seja, queria trabalhar em rádio. Em 2003 Dra-cena sediava os Jogos Regionais e Maurinho Alves estava montan-do a equipe para dar cobertura ao evento, e corajosamente e na “maior cara de pau” foi conversar com Luiz Jacon e Giselle Palma, na Nova Dracena, para estagiar. “Experiência eu tinha só do rádio estudantil da escola Julieta”, disse ele, que

diz ter tremido quando falou pela primeira vez para toda Dracena.

Ficou um tempo na Nova Dracena/Globo como técnico de som, até ser convidado por Marcelo de Lima para apresentar um progra-ma popular na Cometa FM, de Ouro Verde.

Voltou tempos de-pois para a Regional/Jovem Pan a convite de Antônio Carlos Bori-ni para trabalhar como operador de som do programa de Pena Ju-nior e plantão esportivo da equipe de Fernando Pereira.

“A AM é uma coi-

sa louca, absurda. É a melhor escola para dar cancha ao apresentador pois exige agilidade, improviso” diz Alex Santos, nome de guer-ra que adotou. Ficou 3 anos e meio na Regional quando recebeu convite para voltar à Nova Dra-cena/Globo como ope-rador de som e locutor nos intervalos da rede. Ainda estendeu seu ho-rário para participar como programador de pautas e entrevistas de Clóvis de Olivei-ra, inclusive tendo al-gumas participações, que se tornaram cada vez mais constantes,

quando Clóvis fale-ceu e o programa es-portivo passou ao co-mando de Fernando Pereira e Doni San-tos. “Aprendi muito com todo mundo, com o Clóvis, uma fi gura extraordinária, com o Doni Santos, Fernando Pereira, Vanderlei Va-lério, Nego Mortágua, J.Correia, Cris Mar-ques, Renato Rocha, Reinaldo Costa, Luiz Jacon… todos ajuda-ram de alguma forma a melhorar”.

Com a saída de Weslley Ito, Jacon convidou-o para apre-sentar Tarde Liberal na FM, mas já tinha uma experiência ao apresentar o Noite na Liberal.

Hoje Alex Santos se diz capacitado para fazer qualquer coisa no rádio, e sua capacida-de de criar e atuar não tem limite. “Até humor no estilo de novela eu e o Missias Moura já fi zemos… era muito legal”.

Esse é o cara do rá-dio, que começou na rádio escola do Ju-lieta Guedes e cada vez mais ganha espa-ço no rádio do Oeste Paulista.

Carlos Roberto de Souza

Cultura Interativa

Jingles X Paródias

Farid H. Kadry Jr.

‘Não adianta ba-ter, eu não deixo você entrar...’ Certamente, você caro leitor, ter-minará essa musiqui-nha, antiga, mas que marcou a propagan-da na TV brasileira. E você dirá: “ah, mas têm outras”. Sim, têm outras... ‘Depois de um sono bom, a gente levanta, toma aquele banho, esco-va os dentinhos, na hora de tomar café...’ ‘Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial....’ ‘Bala de leite Kids quando o baleiro parar...’

O jingle tem essa característica: música de pouca letra e melodia instigante. Deve grudar como chiclete, fazer com que o consumidor durma e acorde com ela na cabeça. Tem por objetivo, não, somente, o consumo do produto que ven-de, mas a lembran-ça constante de seu nome.

Quando um pu-blicitário aciona seu departamento mu-sical para pensar na criação de um jingle pensa em perpetuar a ideia. Jingle, assim como outra música

qualquer, é registra-do (letra e melodia) e passa a ser monitora-do por seus criadores. Roubar a composição ou parte dela para a inclusão de outra le-tra é crime.

Entretanto, há um meio no Brasil que se utiliza desse ar-tifício com a maior cara dura: a POLÍ-TICA. É muito co-mum em tempos de eleição escutarmos pelas ruas, paródias falando de determi-nado candidato. Pa-ródia é sinônimo de falta de talento e de estudo musical. Pe-gar e usar o que está

pronto corrobora a incompetência. É um martírio para os ouvidos

Na contra mão do roubo da com-posição de outrem, vem os marqueteiros políticos que apro-vam a gravação. Em TODAS as paródias – sejam comerciais ou políticas – a falta de qualidade causa o horror das palavras e frases enfi adas na marra dentro da me-lodia. Em Dracena, uma determinada loja aceitou uma paródia desse tipo, em que o “produtor” rouba a melodia da música

secretaria de Cultura recebe exposição da artista plástica Nice FernandesAssessoria de Imprensa

Neste mês, a Se-

cretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dracena recebe as obras da artista plás-tica Leonice Cardoso Allarcon Fernandes, mais conhecida como Nice Fernandes. Até o início de setembro, os dracenenses pode-rão conferir os traba-lhos em óleo sobre tela nos seguintes te-mas: fl oral, casario e fi gura humana.

A artista tem no currículo três partici-pações em conceitu-adas revistas de pin-tura, já teve as telas divulgadas no Canal

do Boi, inclusive pin-tou ao vivo duran-te a exibição de um programa televisivo do referido canal. Em setembro, Nice aguarda a publicação de uma revista ape-nas com trabalhos de sua autoria.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo Mayra Si-mões os interessados em divulgar seus tra-balhos devem entrar em contato pelo tele-fone (18) 3821-4049 para agendar o perí-odo da exposição. O prédio está localizado na avenida Presidente Roosevelt nº 1533. A secretária Mayra Simões e a artista Nice Fernandes

‘Serafi m e seus fi lhos’ de Ruy Maurity: o re-sultado é desastroso.

Há muitos anos na política, o eterno candidato José Ma-ria Eymael, acertou a mão quando inse-riu em sua primeira campanha o jingle ‘Ei ei Eymael, um democrata cristão...’ A música utilizada

até hoje é sua marca registrada. Um bom jingle não nos deixa esquecer daquele ou daquilo de que fala a musiquinha. ‘E a poupança Bamerin-dus continua numa boa...’ ‘Hellmann’s, a verdadeira maionese.’

Site: www.fari-

dhkadryjr.com.br

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

12 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014 www.jornalinterativo.net 13 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014

Vidraçaria morimVidros - Box - Blindex - Forro de PVC

Fone: (18) 99603-4990

Compare nossos preços e a qualidade de serviço

A

apae realiza semana Nacional da Pessoa com Defi ciência

Assessoria de Imprensa

A Apae - Associa-ção dos Pais e Ami-gos dos Excepcionais e Dracena - e a E.E.E. Prof° Leuzi Gardini In-formam que de 21 a 28 de Agosto acontecerá a Semana Nacional da Pessoa com Defi ciên-cia Intelectual e Múlti-pla com o tema: “Cons-

truindo uma história de igualdade e de oportu-nidade para todos!”

Convidamos toda a comunidade para par-ticipar do Apae Arte na Praça Arthur Pag-nozzi neste sábado, 23 de Agosto a partir das 9h quando estaremos vendendo doces, so-bremesas e artesanatos, com exposição de telas,

apresentação da fanfar-ra, sons e letras e en-trega de fôlders sobre prevenção.

Nesta semana tam-bém a equipe da Apae de Dracena estará par-ticipando de uma ca-pacitação na Apae de Presidente Venceslau. A Apae tem como pre-sidente o Sr. Arnaldo Registro.

O evento reunirá venda de doces e artesanato como exposições e apresentações artísticas

Divulgação

Divulgação

ENTIDADES SOCIAIS DE DRACENA REALIZAM O 2º CAMPEONATO DE FUTSAL INTERPROJETOS

Assessoria de Imprensa

O Inter Projetos foi criado no ano de 2013, uma iniciativa de al-guns Projetos Sociais de Dracena (Institui-ção Novo Amanhecer, Asfa, Apae, AABB Co-munidade, Projeto Es-perança, Projeto Crian-ça Feliz) para divulgar o trabalho realizado com as crianças e ado-lescentes. A intenção do Inter Projetos é chamar a atenção da sociedade sobre a importância do trabalho realizado por esses projetos, além de motivar os jovens a fortalecer os vínculos comunitários.

Sempre que reali-zamos alguma modali-dade do Inter Projetos seja ela o Futsal, Tênis de Mesa ou o Festival Cultural é um trabalho árduo onde os projetos se reúnem diversas ve-

zes para que tudo acon-teça da melhor maneira possível.

O custo desses eventos não é barato pois temos que com-prar as medalhas, bo-las, apitos, uniformes, porque não temos o res-paldo do poder público. Nesse evento que ocor-reu na terça-feira (19), conseguimos apenas o som, através da Secre-tária de Cultura.

A abertura do even-to foi linda, os jovens puderam cantar atra-vés do coral do projeto AABB Comunidade, o projeto São Francisco de Assis realizou duas apresentações de dança que encantou as pesso-as presentes, e para fe-char com chave de ouro a abertura, tivemos a fanfarra da APAE que mais uma vez surpreen-deu a todos com o lindo trabalho apresentado.

Durante a semana teremos vários jogos das categorias de 8 a 10 anos, 11 a 13 anos e de 14 anos acima

Após, tivemos o único jogo feminino do campeonato, AABB X INA que foi a campeã e, o 1º jogo da catego-ria 14 anos acima com ASFA X AABB, que foi o campeão da noite.

Durante a semana teremos vários jogos das categorias 8 a 10 anos, 11 a 13 anos e de 14 anos acima.

O encerramento será nessa quarta-feira (22) às 19h15 no Gi-násio de Esportes da Escola João Vendrami-ni com apresentações artísticas e os jogos das fi nais. Convidamos toda a comunidade para fazer parte desse evento, é uma forma de mostrarmos a socieda-de as doações e even-tos realizados em prol a essas entidades, e que tudo o que é arrecado é muito bem investido na educação, esporte, la-zer, ofi cinas realizadas para esses jovens.

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” - Ayrton Senna.

Dracena é bem representada no Mundial de Jiu Jitsu EsportivoRedação

Nos últimos dias 14, 15, 16 e 17 foi realizado o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo, no Complexo do Ibi-rapuera em São Paulo. A equipe Raça Jiu Jitsu de Dracena teve um ex-celente resultado, con-quistando 3 medalhas, sendo elas 2 de bronze com Valdir Scardoveli e Antônio Silva e 1 de prata conquistada pelo atleta Erich Munis.

Foram conquistadas excelentes colocações com os atletas Rômulo Domingos em 5º lugar, Jean Lucas 5º Lugar Juliana Carla Quirino também em 5º Lugar, Rickson Pisani 6º Lu-gar, Denir Pereira 6º lugar, Paulo Roberto 6º lugar. Com mais de 4.500 atletas, o Cam-peonato Mundial de Jiu Jitsu esportivo é o

Os atletas estiveram no Complexo do Ibirapuera, em São Paulo, onde aconteceu o evento

Redação

O Talismã Futebol Clube participou de mais um jogo neste sábado (16).

O time Talismã F.C. jogou contra o time da Vila São João lá na Vila São João em Junqueiró-polis. O time aspirante do Talismã venceu por 2 a 1, com gols marcados por Rivaldo e Magno.

O time aspirante for-

mou-se com Luís, Wen-del, Cristiano, Cadelinha, Fábio, Fabiani, Bubé, Alex, Zinho, Rivaldo, Magno e Odair.

O time titular do Ta-lismã perdeu por 3 a 1. Gol marcado por Tim. O time titular do Talismã formou-se com Luís, Ma-quelelê, Cristiano, Peru, Lucas, Adelino, Cadeli-nha, Queijinho, Renan, Tim, Magno e Marcelo.

Partidas do Talismã Futebol Clube

Treinos AABB de JunqueirópolisRedação

Nesta terça-feira (19) houve treinos da AABB de Junqueirópolis.

No primeiro jogo, da categoria master o time azul venceu o amarelo por 4 a 3. Formaram o time amarelo Sivaldo, Adriano Miola, Evair, Bandeca, Maurício, Marcos Melo, Braulino, Wander e Renato Esteves. Gols de Adriano Miola, Maurício e Renato Esteves.

No time azul jogou Chaves, Marcelo Romei-

ro, Cleyton, Almeida, Fred Omoto, Coreu, Mi, Cláu-dio Hilário, Giraldi e Julia-no Dorte. Gols: Coreu (2), Marcelo Romeiro e Mi.

Na categoria livre, o time amarelo venceu por 2 a 1. Jogaram no amare-lo Dieguinho, Ronaldo Elias, Pipoca, Edimilson, Afonso, Mário Rossi, Odair e Maurício. Gols de Afonso.

Formaram o time azul: Renan, James, Fabio In-trevero, Marozzi, Milli-nho, Fábio Costa, Kiko e César. Gol de Marozzi.

maior e mais cobiçado evento do mundo, com atletas de vários países.

A equipe Raça Jiu Jitsu contou com apoio

do prefeito Pedretti junto com secretária de Esportes, Luciana Bragatto , Focus Net, Ikeda Distribuidora de

alimentos, Restaurante Mochileiros, Os Va-queiros, A.D.E.C, Aca-demia Top Fitness, e Araújo Jiu Jitsu Team.

www.jornalinterativo.net

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 11

PCPRURIGEM

DORROTINAICDETNMIAUCREECTARO

FILOSOFICOAROSQMUR

OTUPELOIMBUIAT

UAMPUCANCAICARO

DISCJAMADORNOSELE

Apelidocarinhosodo craqueGarrincha

Conversocom Deus

Cidadenatal de

ElvisPresley

(?) edorme:

preguiço-so (pop.)

Pearl (?),banda

grunge deSeattleTerceira

pessoa dodiscurso(Gram.)

Sílaba de"rumar"Vitamina

da cenoura

Portal dainternetÉ punidopelas leis

Acredita

(?) Motta,cantor de

soul

Ivon Curi,cantor

Onomato-peia da voz

do gato

O caráter da máxima

Euclidesda Cunha:escreveu

"OsSertões"

Baralho dacartomanteFormatoda roda

Sílaba tôni-ca de "fala"Muro, emfrancês

Consoantede "que"Minha e

(?): nossa

Árvore doParaná

Garupa deanimal

Disco, eminglês

Enfeites;adereços

Amapá(sigla)

Universida-de católica

Costumeantigo

Períodos;fases

Aflição

Reação àpicada de pernilongo

Os paísesdesenvolvidos

Substâncias como o clorofórmio, controla-das pela Polícia Federal, por poderem ser

usadas na elabora-ção de drogas ilícitas

Função do Memorialda América Latina,na capital paulistaSufixo de "rinite"

Suportedas lentesdos ócu-los (pl.)

Fugiu doLabirintovoando(Mit.)

(?) bem:ser bemaceito

Chefeespiritualindígena

C R E

3/jam — mur. 4/disc. 6/imbuia — rotina — tupelo. 8/prurigem. 10/filosófico.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO10

I E T P ON A C I O N A LT S T U U M

S E S C S A T OR E L E A S EC A A R I N O

M A R R A A T IM A P O S I TB A B E L I C O

P I C O O IS E I O MO D ET R A T A R A MA V C A D A

I S O S C E L E S

Significa-do “n”

em “Inpe”

Acrobaciada Esqua-drilha daFumaça

Interjei-ção de

surpresa(pop.)

(?) da his-tória, con-clusão defábulas

O triângu-lo que temdois lados

iguais

Os indiví-duos quepassam

uma tem-porada deestudo emum país

estrangeiro

E as de-mais coisas

(abrev.)Limpar

Aterrissar(o avião) Encantonatural

O "você" do gaúchoDetalhe deedifícios

ArtigoindefinidoO maior

continente

Órgão docomércio

(sigla)

Erva, emtupi-

guarani

Texto pro-mocional

Na (?): à força (gír.)

Massa(símbolo)

Em outraocasiãoRiqueza;

patrimônioConfuso;

tumultuadoCume de

serra

Vitaminada laranja

Modo, eminglêsJogadado tênis

DonaMaria (?):a Louca(Hist.)

Grandeave docerrado

(pl.)

Árvore europeia demadeira resistenteCondição daquilo

que não é falsificado

Gaivota(bras.)Terra;chão

El.comp.de "rino-plastia"

Cuidaram(de ani-mais)

Alvo damamo-grafia

Siga;rume

"(?) macaco no seugalho" (dito)

Sabrina(?), apre-sentadora

da TV

ATI

4/cada — mode — oito — olmo. 7/release. 8/babélico.

QUINTA-FEIRASandra proíbe Rafael e Inês de falar com Elísio. Inês questiona Rafael sobre seus sentimentos por San-dra. Fernando conversa com Carlota sobre os ne-gócios de Ricardo. Rodrigo liga para a casa de Célia fingindo ser Juvenal, e Gil-da acaba indo ao encon-tro do suposto namorado. Rafael diz a Mario que não irá mais terminar o noivado com Vitória. Rafael tenta descobrir alguma informa-ção sobre a troca de be-bês. Madalena convence Augusta a aceitar um che-que. Carlota aparece na casa de Augusta dizendo que foi buscar o cheque. Sandra expulsa Carlota da casa de Augusta e diz à mulher de Fernando que o cheque será devolvido para Madalena. Beatriz mente para Augusta e diz à amiga que entregou o cheque para Carlota. Fer-nando não aprova a ideia de Ricardo abrir um restau-rante de comida japone-sa. Rodrigo confessa para Fernando e Ricardo o seu envolvimento com Daniele.

QUINTA-FEIRADu convence João Lucas a esperar para tentar des-cobrir quem é a amante de seu pai. Cláudio teme que Leonardo se vingue dele. Téo questiona Éri-ka sobre Lorraine. Xana pensa em como desco-brir o motivo da maldade de Cora. Lorraine avisa a Ismael que está em uma pensão. João Lucas insi-nua saber onde seu pai está. Maria Marta descon-fia. Isis comenta com José Alfredo que gostaria de ser sua esposa. Lorraine decide devolver a cartei-ra de Robertão. Cristina reencontra Vicente. José Alfredo e Maria Marta dis-cutem. Isis manda Kelly fazer compras para ela. João Lucas conversa com Du sobre a possível amante de José Alfredo. Silviano sugere que Maria Marta interfira nas obras do novo apartamento de José Pedro. João Lucas vê José Alfredo entrar com Kelly no prédio de Isis. Cora fala mal de Vi-cente para Cristina. Vicen-te se oferece para ensinar Victor a soltar pipa.

QUINTA-FEIRAMegan e Davi se beijam novamente. Gláucia obri-ga Jonas a aceitá-la em sua casa. Linus come os ingredientes que Megan trouxe e Davi prepara um jantar para ela. Manuela diz a Fred que não pode ficar com Davi. Pamela não aceita que Gláucia se hospede em sua casa. Matias fica inseguro com Danusa. Davi resolve ficar com Megan. Rita e Fred sentem-se atraídos um pelo outro. Pamela vibra com a notícia de que Me-gan e Davi ficaram juntos. Danusa conta para Jonas que foi coagida a entregar as ações para Gláucia. Gláucia comenta com Aroeira que vai tirar pro-veito de Jonas. Brian ten-ta reprogramar o cérebro de Jonas. Herval combina com Débora seu encon-tro com Verônica. Jonas descobre que Verônica vai para Florianópolis. Davi ouve os elogios que Rita faz para Megan e fica pensativo. Jonas flagra Gláucia em seu escritório.

15 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014

Sudoku

Dia importante para resolver pendências relacionadas à família e à vida doméstica. Momento em que deve cuidar mais de si e das questões afetivas e que envolvem lar e imóveis.

Áries (21/3 a 20/4)

Hoje há uma maior neces-sidade de interiorização e de con-templação. Respeite o seu ritmo, as necessidades emocionais e os mo-mentos de recolhimento.

Leão (23/7 a 22/8)

Momento interessante para resolver pendências financeiras e emocionais. As questões de família chamam a atenção dos sagitarianos neste momento.

Sagitário(22/11 a 21/12)

Conversas importantes envol-vendo amigos podem ocorrer hoje. É um momento de se questionar quem é a sua turma, quem são seus compa-nheiros de jornada.

Virgem(23/8 a 22/9)

A lua está minguando no setor de relacionamentos e parcerias capricornianas. É um bom momento para resolver pendências vinculadas a sócios e pessoas próximas a você.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

Momento oportuno para re-solver situações pendentes no cam-po profissional. É importante estar emocionalmente envolvido com o que você faz, libriano.

Libra (23/9 a 22/10)

Dia em que deve estar aten-to à influência das emoções sobre a saúde. No trabalho é importante que se expresse com mais sensibilidade e criatividade.

Aquário (22/1 a 19/2)

Momento oportuno para você se questionar sobre as suas crenças, ideais e conceitos. A fé e a conexão com o sagrado ajudam no equilíbrio emocional.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Cuidado com posturas caren-tes ou dependentes do ponto de vista emocional. É um momento significativo para assuntos que envolvem o amor e o relacionamento com crianças.

Peixes (20/2 a 20/3)

Momento oportuno para finali-zar pendências relacionadas aos estudos e à questões emocionais. Tende a se expressar com muita sensibilidade e ca-rinho que chama a atenção das pessoas.

Touro(21/4 a 20/5)

Procure resolver pendên-cias f inanceiras e famil iares, ge-miniano. O momento é oportuno para refletir sobre o que tem valor precioso para você.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

A lua está minguando em seu signo e ressaltando a sensibi-lidade dos cancerianos. É um mo-mento de olhar mais para dentro e de respeitar o seu ritmo.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior Eventos históricos 1898 — Fundação do Club de Regatas Vasco da Gama. 1911 — Em Portugal é promulgada a constituição de 1911. 1954 — Inauguração do Parque do Ibirapuera. 1970 — O tufão Anita devasta o sul e oeste do Japão. 1998 — Os Estados Unidos destroem uma indústria farmacêutica no Sudão, acreditando ser uma fábrica de armas químicas.

Nascimentos 1979 — Kelis, cantora norte-americana. 1984 — Alizée, cantora francesa. 1985 Nicolas Almagro, tenista argentino. 1986 — Usain Bolt, atleta jamaicano. 1987 Bruno Pinheiro, futebolista português. 1988 — Whitney Sloan, atriz britânica. 1992 Brad Kavanagh, ator inglês.

Falecimentos 1980 — Jennifer Nicks, patinadora artística britânica (n. 1932). 1986 — Alexandre O’Neill, poeta surrealista português (n. 1924). 1989 — Raul Seixas, poeta e músico brasileiro (n. 1945). 2003 — Nuno Castel-Branco, médico português (n. 1931). 2008 — Jerry Finn, produtor musical estadunidense (n. 1969). 2010 — Rodolfo Fogwill, escritor argentino (n. 1941).

Feriados e eventos cíclicos Santos do dia Papa São Pio X São Sidônio Apolinário Santo Euprépio de Verona

O camarada estava andando em um táxi quando o motorista diz:- Olha que mulher bonita!...Nooossa, ela é um avião!E o passageiro responde, gritando:- FEIA!O motorista, olhando:- Feia nada! Ela é linda pra caramba!E o passageiro, de novo:- FEIA!!!- Que feia o quê? Tá louco?. - retruca o motorista.E o passageiro, aos berros:- FEIA!... FEIA!...FEIAAAA!!!O motorista, que dirigia olhando pra trás, de repente se choca com a traseira de um caminhão.Louco da vida, ele exclama:- Pô, cara! Você viu que eu ia bater! Por que não me avisou???E o passageiro, histérico diz:- Aramba!!Eu ava alando há ua hora: feia, feia... e ocê não feiôô. É ...urdo, é..., seu ilho da ãe!

14 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014 www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

16 >QUINTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO DE 2014

VIDA PREVP l a n o d e A s s i s t ê n c i a F a m i l i a r

www.planovidaprev.com.br��������������

��a��on�e��a��elo����������racena

ÓBITOS DE PESSOAS SEPULTADAS EM DRACENA E REGIÃO

Data Nome Idade Cidade falecimento Cidade sepultamento 05/08

Leonor Dias de Farias

84

Dracena

Ouro Verde

05/08

Antonio Conelheiro

85

Pres.Prudente

Panorama

09/08

Gilberto Augusto de Oliveira

59

Dracena

Dracena

09/08

Orlando Agos�nho

82

Dracena

Junqueiropolis

13/08

João Alexandrino de França

88

Dracena

Dracena

14/08

Eurides Candida da Silva

87

Dracena

Dracena

15/08

Joacir de Paula Cordeiro

56

Dracena

Dracena

17/08

Leide de Freitas Domingues

63

Dracena

Tupi Paulista

18/08

Hilário Zocatelli

66

Tupi Paulista

Monte Castelo

www.jornalinterativo.net