3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

12
wwww.correiodovaledoriogrande.com.br Passos, Correio do Vale do Rio Grande, edição 03, de 24 a 30 de novembro de 2012 Câmara de Vereadores vai debater mudança de Estatuto da FESP A Câmara de Vereadores de Passos vai promover círculo de debate sobre a mudança no Estatuto da Fundação de Ensino Superior de Passos, a FESP. O evento esta marcado para a próxima segunda-feira, dia 26, às 20h. A presidente da Casa Legislativa, Tia Cenira, diz que convidou 100 pessoas, ligadas a associações, sindicatos, clubes de serviços e autoridades. O evento será aberto ao público. Os “Amigos da FESP” estão fazendo circular em todas as escolas e também na própria instituição um abaixo assinado em que pedem que o Estatuto não seja modificado. Também estão sendo distribuídos folhetos convidando a população para, além de assinar o documento, comparecer a reunião da Câmara dia 26, segunda- feira. O deputado Cássio Soares, o subsecretário Renato Andrade e a promotora Cristina Bechara, falaram sobre a possibilidade de mudança no Estatuto da FESP. Páginas 3 e 4 O bairro São Francisco tem seu nome originário de uma capela em homenagem ao santo. Hoje é um dos mais importantes de Passos. Página 11 Bairro O CPN - Clube Passense de Natação - está na final do mineiro de Futsal sub 20. A disputa vai acontecer até dia 25 e teve inicio dia 23. As competições estão ocorrendo no Praia Grande Clube, em Uberlândia, informa Abdala Junior. Página 12 Esporte Fábio Kallas e mais três foram expulsos do PSDB-Passos. Além dele a Comissã de Ética do partido expulsou Ézio Joele Filho, Gilson Henrique Martins e Lael Helena Keller Souza. Eles podem recorrer ao PSDB de Minas. Página 5 Expulsão Marcelo Coimbra faz, em entrevista, uma análise da situação de segurança, num panorama geral, com foco em Passos. Ele é major refornado da policia Militar. Especialista em segurança e uma das pessoas que estuda o que deve ser feito para conter a violência na cidade. Páginas 6 e 7 Violência Círculo de debate atende pedido de vereadores e foi marcado pela presidente Tia Cenira O deputado estadual Cássio Soares afirma que o governador Antonio Anastasia mantém o compromisso com a estadualização, mesmo que ocorra mudança no Estatuto da Fesp. Página 4 Estadualização O Subsecretário de Política Urbana Renato Andrade afirma que afirma que o vice governador Alberto Pinto Coelho garante que o processo de estadualização avança no governo. Página 4 Caminha A promotora Cristina Bechara, curadora da Fundação de Ensino Superior de Passos, diz que só emite parecer depois da realização da assembleia. Página 4 Parecer

description

3ª Edição do Jornal Correio do Vale do Rio Grande

Transcript of 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

Page 1: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

wwww.correiodovaledoriogrande.com.brPassos, Correio do Vale do Rio Grande, edição 03, de 24 a 30 de novembro de 2012

Câmara de Vereadores vai debater mudança de Estatuto da FESP

A Câmara de Vereadores de Passos vai promover círculo de debate sobre a mudança no Estatuto da Fundação de Ensino Superior de Passos, a FESP. O evento esta marcado para a próxima segunda-feira, dia 26, às 20h. A presidente da Casa Legislativa, Tia Cenira, diz que já convidou 100 pessoas, ligadas a associações, sindicatos, clubes de serviços e autoridades. O evento será aberto ao público. Os “Amigos da FESP” estão fazendo circular em todas as escolas e também na própria instituição um abaixo assinado em que pedem que o Estatuto não seja modificado. Também estão sendo distribuídos folhetos convidando a população para, além de assinar o documento, comparecer a reunião da Câmara dia 26, segunda-feira. O deputado Cássio Soares, o subsecretário Renato Andrade e a promotora Cristina Bechara, falaram sobre a possibilidade de mudança no Estatuto da FESP.

Páginas 3 e 4

O bairro São Francisco tem seu nome originário de uma capela em homenagem ao santo. Hoje é um dos mais importantes de Passos.

Página 11

Bairro

O CPN - Clube Passense de Natação - está na final do mineiro de Futsal sub 20. A disputa vai acontecer até dia 25 e teve inicio dia 23. As competições estão ocorrendo no Praia Grande Clube, em Uberlândia, informa Abdala Junior.

Página 12

Esporte

Fábio Kallas e mais três foram expulsos do PSDB-Passos. Além dele a Comissã de Ética do partido expulsou Ézio Joele Filho, Gilson Henrique Martins e Lael Helena Keller Souza. Eles podem recorrer ao PSDB de Minas.

Página 5

Expulsão

Marcelo Coimbra faz, em entrevista, uma análise da situação de segurança, num panorama geral, com foco em Passos. Ele é major refornado da policia Militar. Especialista em segurança e uma das pessoas que estuda o que deve ser feito para conter a violência na cidade.

Páginas 6 e 7

Violência

Círculo de debate atende pedido de vereadores e foi marcado pela presidente Tia Cenira

O deputado estadual Cássio Soares afirma que o governador Antonio Anastasia mantém o compromisso com a estadualização, mesmo que ocorra mudança no Estatuto da Fesp.

Página 4

Estadualização

O Subsecretário de Política Urbana Renato Andrade afirma que afirma que o vice governador Alberto Pinto Coelho garante que o processo de estadualização avança no governo.

Página 4

Caminha

A promotora Cristina Bechara, curadora da Fundação de Ensino Superior de Passos, diz que só emite parecer depois da realização da assembleia.

Página 4

Parecer

Page 2: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

ExpedienteCorreio do Vale do Rio Grande (www.correiodovaledoriogrande.com.br) é uma publicação da Agência de Publicidade Silva & Mota. CNPJ:15.170.527/0001-31 Endereço: Av. Júpiter, 845 – Jd Satélite - Telefone: 035 3522-4138 - Diretora: Lilian Shorreyla - Arte Final: Diego Costa - Diagramação: Larryane Mayla - Fotografia: Clara Pereira - Tiragem: 2.000 - Gráfica: Spaço Jornal e Editora - Ribeirão Preto (SP)

De 24 a 30 de novembro de 2012

Terminada as eleições municipais de 2012, a região se prepara para enfrentar um 2013 novo de verdade. Foram eleitos novos prefeitos, vice e vereadores e, para registro, apenas Carmo Do Rio Claro manteve no cargo a prefeita Cida Vilela. Na maioria das outras cidades novos nomes foram eleitos, mesmo que alguns sejam da base dos atuais prefeitos, como é o caso de Itaú de Minas.

Além disso a disputa eleitoral sangrou para uns no cenário estadual e brilhou para outros no federal.

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes e seu aliado de primeira hora perderam em São Sebastião do Paraíso para Reminho e vão ter a continuidade dessa disputa local desdobrada na eleição de 2014, quando se elegerá novos governadores, deputados estaduais e federais e presidente. Reminho já sinaliza que seu filho Daniel poderá entrar na disputa como candidato a deputado estadual, mesmo que isto signifique criar uma vacância no posto de vice-prefeito já que Daniel foi eleito vice.

Em Passos, o deputado e secretário

de estado Cássio Soares pode ter queimado suas chances para o pleito de 2014 ao querer eleger prefeito Renatinho Ourives. A população parece não ter avalizado sua tese de que eleito Renatinho estaria elegendo ele mesmo (Cássio) como prefeito. O eleitorado preferiu outro caminho e elegeu Ataíde Vilela.

O apoio que Tuta deu aos vitoriosos o credencia a disputar o cargo de deputado estadual. Outro que saiu vitorioso no pleito foi Renato Andrade. Ele foi um forte cabo eleitoral da Ataíde e Taquinho, depois Ademir. Em função de deputados federais de que era suplente,que foram eleitos prefeitos, assume o cargo na câmara federal em janeiro, por isso acaba com mais poder em mãos do que quando começou a disputa eleitoral deste ano.

Há uma equação a ser montada no caso de Renato Andrade e Cássio, que foram aliados em muitas cidades, mas em Passos Cássio Soares arranjou mais inimigos do que amigos e estreitou bastante seu arco de alianças.

*Carlos Alberto Alves, jornalista e profissional do marketing político.

Um 2013 novo de verdadeCarlos Alberto Alves

Opinião

No dia 14 de novembro postei no facebook um comunicado sobre uma Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Conselho curador da FESP, a fim de se tratar de uma possível alteração em seu Estatuto.

Conforme previsto, não foi permitida a entrada de pessoas não autorizadas pelo Presidente do Conselho Curador Professor Fábio Pimenta Esper Kallas. Inclusive, cumpre aqui ressaltar que nem mesma a entrada de órgãos de imprensa foi permitida.

Na referida Assembléia as alte-rações do Estatuto da FESP foram apresentadas e outra Assembléia foi marcada para o dia 03 de dezembro, onde se espera que tais alterações sejam votadas e aprovadas.

Dentre todas as alterações propostas, uma, em especial, é passível de reflexão não só dos votantes, mas de toda a sociedade: a alteração do artigo 38 do atual Estatuto da FESP.

O Artigo 38 do Estatuto da FESP atualmente determina que “qualquer modificação neste Estatuto será de iniciativa do Conselho Curador e dependerá de aprovação em Decreto do Governador do Estado, com anotação no registro civil das pessoas jurídicas”.

De acordo com a proposta de alteração apresentada pelo Conselho Curador, não será mais necessária a aprovação em Decreto do Governador do Estado para que se efetive futuras modificações no Estatuto da FESP, bastando tão somente a aprovação pela Assembléia Geral.

Partindo-se do pressuposto inafastável de que o Governador do Estado é um legítimo representante do povo mineiro e detentor de mandato por estes outorgado para defender seus interesses, resta evidente que, afastada sua prerrogativa de aprovar alterações no Estatuto, afastada está a participação popular, ainda que indireta, nos destinos da FESP.

Neste contexto, fica o alerta ao nosso Governador: caso venha a abrir mão da prerrogativa que lhe é atribuída no citado artigo 38 do Estatuto da FESP, estará colocando em risco a própria estadualização, tirando do povo a possibilidade de por ela lutar.

Agora, vamos supor que, no futuro, aprovadas as mudanças pleiteadas

pelo Conselho Curador, alguém sem escrúpulos, que visa se eternizar no poder e se enriquecer as custas da FESP, seja eleito presidente do Conselho Curador da instituição.

Uma vez eleito, é inegável que esta pessoa sem escrúpulos poderá, seja adotando a política de distribuição de privilégios e benefícios, seja pela adoção da política do medo, ou de ambas, influenciar aqueles que têm direito a voto nas Assembleias Gerais, e assim aprovar mudanças no Estatuto da FESP que contrariem os interesses do povo. Ainda na esfera das suposições, pode a pessoa sem escrúpulos decidir pela não estadualização da FESP, pela remuneração com altos salários dos membros do Conselho Curador, pela reeleição indefinida dos membros do Conselho Curador, etc.

E feita a mudança do Estatuto da FESP nos moldes do que pleiteia seu Conselho Curador, o que poderíamos nós, o povo, fazer? Resposta: NADA!!!

Estaríamos afastados de qualquer decisão referente aos destinos da FESP.

Mas, uma vez mantido o Estatuto atual, com a necessária aprovação em Decreto do Governador do Estado para qualquer alteração estatutária, nos restará o poder do manifesto, da pressão política e popular para nos fazer ouvir, e impedir, assim, qualquer ato abusivo e que contrarie os interesses do povo passense e mineiro.

Resta ao Conselho Curador, ou a quem tenha poderes para tanto, que venha a público e explique de forma clara e minuciosa as verdadeiras razões da tentativa de alteração do Estatuto da FESP, expondo suas vantagens e necessidades, e o porquê de se tentar alterar o Estatuto agora, que estamos tão perto da tão sonhada estadualização.

Assim, até o dia 03 de dezembro de 2012 ainda temos a prerrogativa de participar dos destinos da FESP, desde que nos façamos ouvir, seja por meio de manifestações nos órgãos de imprensa, seja pelas redes sociais da internet ou qualquer outro meio lícito e pacífico de manifestação, pressionando, assim, nossos representantes a defenderem os nossos interesses, para que, ao final, seja reconhecida nossa força!

*Rodrigo Maia, Advogado e cidadão passense.

De quem será a FESP?

Rodrigo Maia

Charge

Opinião

Page 3: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

Círculo de debate na Câmara Municipal vai discutir mudança no Estatuto da FESP

A presidente da Câmara de Passos, vereadora Cenira de Fátima (Tia Cenira), vai coordenar círculo de debate na segunda-feira, dia 26, a partir das 20h, para discutir mudanças no Estatuto da FESP, proposta pelo Conselho Curador que tem à frente, Fábio Kallas. A proposta do círculo de debate foi feita por todos os vereadores. Existe um temor na comunidade passense de que a mudança em dois artigos, artigos 23 e 38, acabe por tirar o governo do Estado de qulaquer ligação com a Fesp. São estes dois artigos que garantem a participação do governador em duas oportunidades importantes nos destinos da Fundação. O artigo 23 determina que a escolha do Conselho Curador seja feita pelo Governador, mediante a apresentação de lista

sêxtupla. Já o artigo 38 diz que qualquer mudança no Estatuto tem que ser aprovada, por decreto, pelo governador. (Veja no Box como é e como pode ficar, se ocorrerem as mudanças)

A vereadora Tia Cenira afirma que enviou convites para 100 pessoas (repre-sentantes de associações, autoridades, sindicatos, judiciário e promotoria), além de diretores de escolas

para motivar os alunos participarem da reunião.

Diferente de outros debates este tem regras bem definidas. “Queremos tirar o máximo proveito do debate para que consigamos

preservar o sonho da estadualização”, explica a vereadora, ressaltando que a discussão que “estamos propondo é institucional, na defesa do interesse da comunidade, sem qualquer viés pessoal”, afirma. Para ela o importante é que a comunidade seja informada de “tudo que está acontecendo porque o que está em jogo é a implantação de uma universidade pública de Passos e região”.

Por isso o zelo com a formatação das regras. O círculo de debate será aberto pela presidente das casa, vereadora Tia Cenira. Depois cada vereador terá 3 minutos para fazer uso da palavra. Tempo igual para os componentes da mesa. Na recepção os presentes terão uma lista para assinar e um espaço para confirmarem o uso da palavra ou não.

*Artigo 23 do EstatutoComo é: “O Conselho

Curador da Fundação será constituído de três membros efetivos e três membros suplentes, todos de livre escolha do Senhor Governador do Estado, desde que constantes de uma lista sêxtupla proposta por funcionários e professores da FESP”.

Como pode ficar: “O Con-selho Curador da Fundação será constituído de doze membros, sendo seis efetivos e seis suplentes, (...), desde que constantes de uma lista sêxtupla proposta por funcionários e professores da FESP”. (...)

Consequência: Se retira-da a expressão (...) todos de livre escolha do Senhor Governador do Estado(...), o Estado estaria desobrigado de nomear o Conselho Curador. Na avaliação de diversos advogados consultados pela reportagem isto “romperia” o vínculo

com o poder Publico estadual e eliminaria, por exemplo, a possibilidade de estadualização. O presidente da FESP nega.

Artigo 38Como é: Qualquer

modificação nesse estatu-to será de iniciativa do Conselho Curador e dependerá de aprovação em decreto do Governador do Estado (...)

Como pode ficar: Qualquer proposta de modificação neste estatuto será de iniciativa do Conselho Curador, 2/3 dos membros da Fundação e dependerá de aprovação em assembleia geral (...)

Consequência: Se retira-da a expressão “dependerá de aprovação em decreto do Governador do Estado”, indicaria que o governo nãp teria mais vínculo com a FESP, colocando, ao que tudo indica, em risco o projeto de estadualização.

O que pode mudar e as consequências

Reunião com Nárcio RodriguesEnquanto a Câmara se

prepara para fazer o círculo de debate, um grupo de pessoas recorreu ao presidente do PSDB, vereador Luiz Carlos Souto Junior para pedir uma reunião com o deputado federal Nárcio Rodrigues. Ele é o Secretário de Ciências e Tecnologias do Estado, na qual a Universidade do Estado de Minas Gerais está atrelada.

A intenção é reunir um ônibus e ir até Belo Horizonte, expressar a preocupação da comunidade com os rumos que a mudança do estatuto pode levar a FESP. “O pessoal quer reunir associações, sindicatos, clubes de serviços, representantes da comunidade em geral, e mostrar ao secretário o que nos preocupa”, informa Dentinho..

Até agora o vereador ainda não teve resposta sobre a agenda da reunião, que deveria ser marcada para semana.

Vereadora e presidente da Câmara, Tia Cenira, atendeu pedidos para fazer círculo de debate

Dep. Nárcio Rodrigues: comunidade pede audiência

Page 4: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

MP pode mandar representante

A reportagem do Correio do Vale do Rio Grande esteve na tarde de quinta-feira, 22, com a promotora Cristina Bechara. No contato a promotora, que é Curadora da Fundação de Ensino Superior de Passos, disse que para fazer o parecer sobre a mudança do Estatuto tem que aguardar a assembleia que será realizada em

3 dedezembro. “Após a realização da Assembleia, seguido os requisitos legais e o que determina o Estatuto atual, é que o Ministério Público emite parecer”, explica. Ela lembra que a aprovação de mudança no Estatuto pode ser impugnada. “O Código Civil diz que ao mesmo tempo em que o Estatuto é submetido

ao Ministério Público, ele é também submetido as pessoas que discordaram das mudanças. Só depois de ver o ocorrido na Assembleia é que vou analisar se ouvir as manifestações dessas pessoas que discordaram, se elas quiserem se manifestar”, disse. A promotora afirma que tem compromisso agendado na segunda-feira,

dia 26, e por esse motivo não deverá participar do círculo de debate. “Mas

vou ver se vai alguém do Ministério Público para nos representar”, disse.

Governador garante estadualização da Fesp a Cássio Soares

Na última quarta-feira, 21 de novembro, o Secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual e secretário de estado, Cássio Soares, entrou em contato com o governador do Estado, Antonio Anastasia, para tratar sobre a estadualização da Fesp/UEMG. Anastasia garantiu a Cássio o cumprimento do compromisso firmado em 2010 no município. “Tive dele a garantia de que o processo de estadualização está em andamento, da forma com que foi comprometido por ele durante a campanha eleitoral e em outros momentos que esteve em Passos”, afirma.

Quanto às mudanças do estatuto, o deputado diz que são questões que estão sendo avaliadas pela equipe técnica, direção e comunidade da Fesp, bem como pelo presidente do Conselho Curador da Fesp, professor Fábio Kallas. “Cabe a eles trabalharem os assuntos internos, desde que não traga prejuízos para a estadualização da faculdade. Estou atento, estou acompanhando. E posso garantir que como defensor dos interesses da nossa comunidade, eu vou trabalhar e vou zelar para que a estadualização esteja garantida e que nenhuma alteração feita em assembleias possa trazer qualquer tipo de prejuízo que atrapalhe a estadualização”, diz.

Segundo Cássio, tornar a Fesp uma universidade

estadual é um compromisso de campanha que assumiu com todos os passenses. “Como deputado de Passos e da nossa região sudoeste de Minas

Gerais, tenho esse compromisso com toda a comunidade local e regional, principalmente com Passos. E acho que estamos muito perto de isso acontecer”.

Cássio afirma que muitos jovens têm a vontade e a intenção de ingressar em uma universidade, mas não conseguem por falta de recursos financeiros para custear a mensalidade. Para ele, a estadualização seria a democratização do ensino superior regional, considerando que 4 mil alunos estudam atualmente na Fesp. “Por isso, enquanto eu for deputado estadual, enquanto eu for homem público, defensor dos direitos da nossa comunidade, vou batalhar para que seja uma realidade”.

De acordo com ele, em breve o povo passense receberá a “tão esperada notícia” de que a estadualização da Fesp é uma realidade. “O governador me garantiu de que a o processo está em curso e não vai ser prejudicado por nenhum tipo de alteração”, finaliza.

No que se refere ao Círculo de Debate que será promovido pela Câmara de Vereadores na segunda-feira, a assessoria de imprensa de Cássio Soarres diz que ele ainda não havia recebido o convite e que não dá para afirmar se ele vai estar presente ou não.

O subsecretário de Política Urbana e futuro deputado federal, Renato Andrade, ouvido pela reportagem afirma que se posiciona sobre qualquer mudança no Estatuto da Fundação que “possa trazer qualquer prejuízo ao projeto de estadualização e intranquilidade a população de Passos e região”.

Ele informa que esteve com o vice-governador Alberto Pinto Coelho e que ouviu dele que o processo de estadualização está consolidado no governo. “Ele me garantiu que as coisas estão transcorrendo de acordo com os planos do governo para a encampação das unidades que optaram por

serem partes integrantes de UEMG, como é o caso de Passos”. Para Renato Andrade, Fábio Kallas é “bastante sensível para ir contra a comunidade e para não gerar a intranquilidade que está gerando é bem provável que retire as mudanças nos artigos 23 e 38”, avalia.

O subsecretário Renato Andrade diz que vai estar presente na Assembleia Geral do dia 03 de dezembro, e que ainda não havia recebido o convite para o Círculo de Debate que a Câmara vai realizar di 26, segunda-feira. “Vou averiguar minha agenda e reorganiza-la para estar presente”, finaliza.

Renato Andrade acredita que Fábio não irá contra a comunidade

Cássio Soares: garante que a estadualização sai

Promotora Cristina Bechara: parecer só depois da assembleia

Renato Andrade: confia na estadualização da Fesp

Page 5: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

Fábio Kallas e mais três são expulsos do PSDB-Passos

A Comissão de Ética do PSDB de Passos resolveu expulsar Fábio Kallas e mais três do partido. A decisão foi comunicada ao presidente do partido vereador Luiz Carlos Souto Junior, o Dentinho. Ele está enviando correspondência à justiça eleitoral, à direção partidária em BH e a toda imprensa de Passos sobre essa decisão. A expulsão do presidente da FESP, Fábio Kallas, de Gilson Henrique Martins, Lael Helen Keller e Ezio Joele Filho, foi feita com “base no artigo 131 e seguintes do estatuto do PSDB”, explica o vereador Dentinho no comunicado que faz à imprensa. A correspondência diz que eles

são “considerados infiéis” e que foram “julgados em reunião deliberativa do Conselho de Ética do PSDB.

O processo contra os expulsos começou em 13 de outubro, quando foi instalada a Comissão de Ética para estudar o caso. Presidida por Olimpio Francisco da Silva, o Olimpão, teve como secretário Otto Andrade e membros Ronaldo Perez Arouca, Djalma José de Oliveira, o DJ e Taciane Lopes. Nessa reunião ficou decidido que os acusados de infidelidade partidária teriam 30 dias para se defenderem. A defesa podia ser oral ou por escrito. Dois dos processados na comissão de ética foram encontrados apenas no dia

9 de novembro. A própria Comissão considerou o tempo para que Fábio e Gilson se defendessem muito pequeno e prorrogou o prazo até o dia 20 deste mês.

Ninguém quis se defender da acusação de que, na eleição deste ano, trabalharam para outro candidato a prefeito que não do chapa do PSDB, que era Ataíde Vilela. A comissão se reuniu em votação secreta, colocado o nome de cada um deles individualmente, e decidiu pela expulsão de todos eles. Estão expulso do PSDB: Fábio Kallas, Ezio Joele Filho, Gilson Henrique Martins, Lael Helena Keller Souza. Eles podem recorrer ao PSDB regional

Vereador Dentinho, presidente do PSDB: confirmou expulsões

Page 6: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

Entrevista

MARCELO COIMBRA: “Eu sou de uma geração de que

os pais tinham total domínio hierárquico sobre os filhos”

Marcelo Silva Coimbra, Major da Reserva da Polícia Militar, Pós Graduado em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro em Belo Horizonte, Pós Graduado em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário de Franca e Publicitário, também consultor de segurança aceitou conversar sobre política de segurança e fez uma análise da atual situação em Passos e no País.

Na próxima edição o CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE vai aprofundar a discussão para entender qual o melhor caminho para enfrentar uma situação que deixa a comunidade assustada com a onda de crimes que estão sendo cometidos pela cidade.

CVRG - Porque temos a convicção que o problema de segurança cresce e a solução não aparece? Não somente em nossa cidade, mas no Brasil de uma forma geral e em São Paulo que vive uma crise atual?

MARCELO - É preciso deixar claro para o cidadão o papel de cada instituição dentro de um Sistema de Defesa Social e com a mesma importância definir estratégias constantes no tratamento das informações, de maneira a acelerar o processo de solução antes que o problema sinalize um fracasso constante e a certeza de que medidas deveriam ter sido tomadas para que fatos graves não tivessem ocorrido. O sistema emite um alerta de que faltam vagas nos presídios, de que tal bandido, se continuar na sua “zona de conforto”

irá continuar mandando mesmo estando encarcerado, de que é preciso uma casa de recuperação de menores, de que uma modalidade criminosa típica de cidades maiores está chegando ao interior. Se o responsável e o sistema não interpretar o sinal...

CVRG - E os menores, mere-cem uma avaliação à parte?

MARCELO - Temos um conjunto de fatores. Eu sou de uma geração de que os pais tinham total domínio hierárquico sobre os filhos. A escola, por sua vez, complementava com a educação e disciplina. Trabalho e estudo desde 12 anos de idade. De lá prá cá, muita coisa mudou na formação familiar e nos demais quesitos. Parcela destes menores criados neste “novo modelo” são nossos

atuais infratores. É preciso rever a situação de forma globalizada, incluindo a legislação. A capacidade criminal destas crianças é um problema para equipes multidisciplinares, fruto inclusive de questões sociais, mas que não pode inverter e colocar a sociedade refém. O menor infrator, também vítima do mundo atual, mas que oferece risco, precisa ser atendido de forma adequada, oportunizando revisão de conceitos, valores e educação, e até mesmo formação profissional, pois a maioria já abandonou os estudos. Se a solução passar por recolhimento... que assim seja.

CVRG - Esta guerra já não está perdida pelas drogas?

MARCELO - Não podemos deixar este sentimento tomar conta.

Rever o formato de recuperação dos viciados e “tolerância zero” para o narcotráfico são fatores preponderantes para a mudança deste sentimento de derrota. Hoje, famílias de drogados passaram a serem vítimas obrigadas a pagarem dívidas de drogas. Os pais querem salvar seus filhos, mas acabam adotando o caminho errado. A ocupação estrutural e cultural dos espaços públicos são fundamentais para a eliminação definitiva do ponto de droga. Não pode ser uma atividade isolada, mas fruto de um estudo do melhor e mais adequado projeto para aquela comunidade, integrando todos os atores sociais que devem estar diuturnamente presentes. O que vem sendo feito pela Polícia Militar em Passos no Bairro Novo Horizonte sinaliza de forma muito positiva.

Marcelo Coimbra: analisa o problema da segurança

Page 7: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

CVRG - E a comunidade como fica neste contexto, acuada, cerceada de liberdade e cercada entre muros e grades?

MARCELO - A consciência do tamanho do problema deve ser proporcional ao nível de comprometimento de quem pretende apontar os caminhos. A comunidade precisa confiar nas instituições, (órgãos do sistema de defesa social, poder púbico, etc) quando uma polícia diz para as pessoas denunciarem, é preciso fazer resultado com esta informação (prisão de foragidos, apreensão de drogas e armas), realimentando o poder do cidadão.

Isto não quer dizer que o papel de prevenção será substituído, pois a comunidade precisa se sentir segura, vendo o policial (aqui entendido em sua plenitude, qualquer agentes que dê proteção), a viatura patrulhando, uso de tecnologia para potencializar a segurança (câmeras de monitoramento, etc). Com a convicção de que o sistema funciona e que as forças policiais cumprem seus respectivos papéis, é possível levar a comunidade a mobilizar, adotando medidas de auto proteção e retomando a consciência do coletivo em termos de proteção.

CVRG - Quando um sentimento de insegurança e impotência chega ao profissional de segurança?

MARCELO - Quando ao prender um marginal e tendo elementos para seu afastamento da sociedade, este fato não acontece; Quando se vê diretamente atingido pela ineficiência

da legislação, muitos pagando com a própria vida, como temos assistido diariamente no País. O mais fortalecido tem que ser o agente de segurança em termos de motivação, para ir para as ruas, com sol e chuva e responder à altura que a sociedade necessita e exige.

CVRG - Quais fatores externos ao trabalho policial que dificultam a ação das polícias?

MARCELO - Falta de políticas públicas, degradação do espaço urbano, falta de projetos sociais adequados para determinada comunidade, etc.

CVRG -Qual o desafio? MARCELO - A cultura de

prevenção em termos de segurança precisa passar a fazer parte da vida das pessoas, minimizando o medo e transformando em procedimento, tornar um hábito na adoção de cuidados. Entender a mudança no perfil do criminoso, que antes era facilmente identificado por uma tatuagem, cabelo, local e hoje depende mais do comportamento do que de características físicas.

As campanhas preventivas são importantes para ajudar as pessoas a saberem o que fazer para se protegerem. Por parte das instituições constituídas, a coordenação e controle de cada projeto deve fazer parte da pauta diária. O planejamento estratégico é imprescindível para que o problema não seja tratado e adaptado devido a uma crise ou cobrança momentânea.

Rolou na Semana

Viaturas em quantidade não conseguem impedir a violência

Na rua Pres. Antônio Carlos, Polícia Mílitar impediu instalação de câmeras

VaidosoO professor Luiz Camilo Teodoro publicou um texto no jornal diário da cidade, indagando sobre quem são os amigos da FESP. O título já um primor literário: Os verdadeiros amigos da FESP. Antes de afirmar que aqueles que se dizem são inimigos dele e do presidente Fábio Kallas, fez um verdadeiro currículo de sua vida profissional. Excelente. Mas sobre as mudanças do estatuto e as consequências que isto pode ter para o projeto de estadualização nenhuma palavra.

ViolênciaAs páginas policiais dos jornais e sites de notícia continuam registrando a onda de violência em Passos. Mais dois homens foram baleados, um no bairro Novo Horizonte e outro no São Francisco. Casas invadidas para a prática de roubos também foram rotina. O problema, parece, é que as autoridades policiais querem tratar o assunto de forma rotineira.

ObrasA prefeitura está anunciando que as obras

de revitalização do Mercadão terminam ainda este ano. Já a do restaurante popular só em 2013. E a Comissão de transição começou a trabalhar. Mas nenhuma notícia de nenhum dos lados. A coisa deve estar feia pelas notícias que vêm de encontros que prefeitos estão fazendo em Belo Horizonte e Brasília.

EleiçãoA 51ª OAB faz eleição neste sábado, 24. A votação começa as 9h vai até as 17h, na Casa do Advogado, sede central da categoria. Duas chapas concorrem.

Uma é liderada pelo advogado Denis Provenzani, denominada Verdade e Compromisso. A outra é a Participativa que tem como concorrente ao cargo de presidente o advogado Fernando Crisóstomo.

Jogo das EstrelasO vereador Luiz Carlos Souto Junior, Dentinho, está animado com o Jogo das Estrelas, que será realizado dia 08 de dezembro. O que for obtido de renda este ano será revertido, em sua maior parte, para o hospital Otto Krakauer.

Page 8: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

Variedades

MODO DE PREPAROCom o fogo desligado, colo-que a pizza na frigideira e espalhe o molho de tomate. Em seguida, acrescente os demais ingredientes: atum, tomate, azeitonas, mussarela, azeite e orégano. Ligue o fogo em médio alto, tampe a panela e deixe até que a massa esteja crocante e o queijo derretido.

Pizza de Frigideira

Receita

INGREDIENTES• 1 pizza de frigideira • 1 colher de molho de tomate • 1 lata de atum • ½ tomate picado • 3 azeitonas picadas • 1 copo de mussarela ralada • azeite e orégano a gosto

Libra vai passar por uma semana em que vão finalmente surgir as definições que esperava, a partir de agora terá o caminho livre e saberá melhor com o que pode contar.

Escorpião vai sentir que tudo está em evolução, mas não pode deixar de dar atenção a tudo o que se passa, concentre-se mais nos seus objetivos para que não demore muito a alcançá-los.

Sagitário terá uma semana em que será necessário reavaliar todos os projetos em curso e escolher o que é mais importante de forma a poder concentrar todas as suas energias nesse objetivo final, elimine os excessos.

Aquário vai passar por um período um pouco mais cansativo, não estará com muita disposição para lidar com algumas situações, mas deve dar um pouco de atenção a tudo na sua vida.

Peixes terá uma semana positiva em que terá de tomar algumas iniciativas para harmonizar e ultrapassar de vez conflitos antigos, esta é uma boa fase para colocar tudo no lugar certo.

Virgem terá uma semana em que as novidades podem surgir com muita rapidez e trarão novas oportunidades de crescer e chegar mais longe, o que vai deixá-lo feliz e com mais energia para encarar os próximos tempos.

No setor sentimental deve pensar apenas por si e não dar muita importância a influências exteriores que podem prejudicar o seu relacionamento. Se está sozinho novos conhecimentos podem surgir.

Leão começa a semana com muita força de vontade para lutar pelos seus objetivos e não deixará nada ao acaso, a sua atenção a pormenores será muito importante.

ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCERÁries terá uma semana forte em que mesmo não tendo muito apoio conseguirá gerir de forma eficaz todas as situações que surgirem. Tente descansar para recuperar energias nos momentos de pausa.

Gemeos vai entrar numa nova fase em que terá de organizar e planejar melhor a sua vida devido a algumas alterações. Aproveite os períodos de lazer para rever algumas amizades do passado.

Gemeos está sob uma boa influência esta semana já que tem uma conjuntura energética e positiva que o ajuda a resolver todas as questões com que vai se deparar.

Câncer está entrando numa fase calma em que até pode e deve aproveitar melhor os momentos que vai viver, este é um período de alegria e otimismo em que deve aproveitar para descansar.

LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO

SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES

Horóscopo

Caso Eliza SamudioO julgamento do goleiro Bruno

Fernandes foi desmembrado e adiado para 4 de março de 2013, segundo decisão da juíza Marixa Fabiane, Inicialmente, a juíza havia anunciado que o novo júri ocorreria em janeiro. Mas ela afirmou, depois, que há dificuldade para conseguir jurados para compor o Conselho de Sentença neste mês, e que fevereiro tem poucos dias, em razão do Carnaval.

O adiamento foi concedido pela juíza a pedido da defesa de Bruno. O advogado Francisco Simim, que defendia o goleiro, apresentou um documento transferindo seus poderes a outro defensor, Lúcio Adolfo, que alegou não conhecer o processo e pediu o adiamento. O corpo de defesa afirmou que o novo defensor precisa de prazo para ler o texto da ação.

Page 9: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

Saúde

Entenda o Acidente Vascular CerebralO acidente vascular cerebral é uma

doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do aporte de oxigênio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células; começa abruptamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.

O termo ataque isquêmico transitório (AIT) refere-se ao deficit neurológico transitório com duração de menos de 24 horas até total retorno à normalidade; quando o deficit dura além de 24 horas, com retorno ao normal é dito como um deficit neurológico isquêmico reversível (DNIR).

Podemos dividir o acidente vascular cerebral em duas categorias: acidente vascular isquêmico e acidente vascular hemorrágico (como se vê na figura)

Como se desenvolve ou se adquire?

Vários fatores de risco são descritos e estão comprovados na origem do acidente vascular cerebral, entre eles estão: a hipertensão arterial, doença cardíaca, fibrilação atrial, diabete, tabagismo, hiperlipidemia. Outros fatores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (coagulação do sangue) do indivíduo.

O que se sente?Geralmente vai depender do tipo

de acidente vascular cerebral que o paciente está sofrendo se isquêmico ou hemorrágico. Os sintomas podem depender da sua localização e da idade do paciente. Os principais sintomas do

acidente vascular cerebral incluem: fraqueza, distúrbios visuais, perda sensitiva, linguagem e fala (afasia) e convulsões.

Como o médico faz o diagnóstico?

A história e o exame físico dão subsídios para uma possibilidade de doença vascular cerebral como causa da sintomatologia do paciente.Entretanto, o início agudo de sintomas neurológicos focais deve sugerir uma doença vascular em qualquer idade, mesmo sem fatores de risco associados. A avaliação laboratorial inclui análises sanguíneas e estudos de imagem (tomografia computadorizada de encéfalo ou ressonância magnética). Outros estudos: ultrassom de carótidas e vertebrais, ecocardiografia e angiografia podem ser feitos.

Como se trata e como se previne?

Geralmente existem três estágios de tratamento do acidente vascular cerebral: tratamento preventivo, tratamento do acidente vascular cerebral agudo e o tratamento de reabilitação pós-acidente vascular

cerebral. O tratamento preventivo inclui a identificação e controle dos fatores de risco. A avaliação e o acompanhamento neurológicos regulares são componentes do tratamento preventivo bem como o controle da hipertensão, da diabete, a suspensão do tabagismo e o uso de determinadas drogas (anticoagulantes) que contribuem para a diminuição da incidência de acidentes vasculares cerebrais.

Inicialmente deve-se diferenciar entre acidente vascular isquêmico ou hemorrágico.

O tratamento agudo do acidente vascular cerebral isquêmico consiste no uso de terapias antitrombóticas (contra a coagulação do sangue) que tentam cessar o acidente vascular cerebral quando ele está ocorrendo, por meio da rápida dissolução do coágulo que está causando a isquemia. A chance de recuperação aumenta quanto mais rápida for a ação terapêutica nestes casos. Em alguns casos selecionados, pode ser usada a endarterectomia (cirurgia para retirada do coágulo de dentro da artéria) de carótida. O acidente vascular cerebral em evolução constitui uma emergência médica,

devendo ser tratado rapidamente em ambiente hospitalar.

A reabilitação pós-acidente vascular cerebral ajuda o indivíduo a superar as dificuldades resultantes dos danos causados pela lesão.

O uso de terapia antitrombótica é importante para evitar recorrências. Além disso, deve-se controlar outras complicações, principalmente em pacientes acamados (pneumonias, tromboembolismo, infecções, úlceras de pele) onde a instituição de fisioterapia previne e tem papel importante na recuperação funcional do paciente.

As medidas iniciais para o acidente vascular hemorrágico são semelhantes, devendo-se obter leito em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para o rigoroso controle da pressão. Em alguns casos, a cirurgia é mandatória com o objetivo de se tentar a retirada do coágulo e fazer o controle da pressão intracraniana.

Qual é o prognóstico?Mesmo sendo uma doença do

cérebro, o acidente vascular cerebral pode afetar o organismo todo. Uma sequela comum é a paralisia completa de um lado do corpo (hemiplegia) ou a fraqueza de um lado do corpo (hemiparesia).

O acidente vascular cerebral pode causar problemas de pensamento, cognição, aprendizado, atenção, julgamento e memória. O acidente vascular cerebral pode produzir problemas emocionais com o paciente apresentando dificuldades de controlar suas emoções ou expressá-las de forma inapropriada. Muitos pacientes apresentam depressão.

A repetição do acidente vascular cerebral é frequente. Em torno de 25 por cento dos pacientes que se recuperam do seu primeiro acidente vascular cerebral terão outro dentro de 5 anos.

Tipos de AVC

Page 10: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

Registro Social

Câmara entrega Prêmio Expoente da Educação

Claudia Arouca QueirozAtualmente coordenadora do curso de Educação Física da Fesp. Experiência com ênfase em ginástica, atuando principalmente em ginástica de academia e laboral, ergonomia.Quem indicou: Vereador José

Antônio de Freitas Campos (Tuco)

Claudia Maira Godoy SilvaAtua na rede municipal desde 1989, atualmente trabalha na Escola Municipal Prof. Ananias Emerenciano. Já atuou em diversos cargos, de regente a recuperadora, passando por biblioteca, apoio

pedagógico e vice-diretora.Quem indicou: Vereador João Batista Resende

Cleonice de Paula SilvaAtuou por mais de 20 anos na Escola Estadual Wenceslau Braz (atual Francina de Andrade). No ano de 2000, transferiu-se para a Escola Estadual Francisco Avelino Maia, lecionando Geografia até a

aposentadoria, em 2003.Quem indicou: Vereador Odilon Ferreira da Silva

Eva Aparecida Pereira AlvesTrabalha na rede municipal desde 1991, tendo já atuado em diversas escola. Dirigiu por seis anos a Escola Municipal Cel. Azarias de Melo, atualmente lotado na mesma escola e coordenadora de formação continuada

no Departamento Municipal de Educação.Quem indicou: Vereador Antonio Donizete de Mendonça (Zetinho)

Gelcira Augusta Ribeiro da SilveiraÉ professora titular da Fesp e Psicopedagoga do Núcleo de Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Quem indicou: Vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo (Tia Cenira)

José Esteves Piantino NetoAtualmente atua no Cefan e Colégio Del Rey. Trabalha também com aulas particulares em casa, tendo com o seu trabalho já atendido centenas de estudantes.Quem indicou:Vereador Cláudio

Antônio Félix de Oliveira (Dr. Cláudio Félix)

Maria Bernadina de C. SilveiraAtuou como professora na Escola Euclides da Cunha. Em 1996 passou à biblioteca na Escola Municipal Geralda Cândida de Oliveira. Em 2009 assumiu o cargo de Diretora na referida escola.

Quem indicou: Vereador Edmilson de Paula Amparado Júnior

Neuza Maria Funchal PaivaTrabalha na rede municipal desde 1978, tendo passado por diversas escolas e trabalhando também com Educação Especial. Foi coordenadora de formação continuada da rede municipal de 2001 a 2008. Dirigiu a

Escola Municipal Cel. Azarias de Melo de 1995 a 1999.Quem indicou: Vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho)

Seila SIlveira Lemos ValettaAtuou em várias escolas da rede estadual, entre elas a Escola Prof. Júlia Kubitshek, da qual foi vice-diretora. Diretora da Secretaria Municipal de Educação de Passos de 2001 a 2004.Quem indicou: Vereador Marcos Antonio Marques da Silva (Salutti)

Vanilda Chagas de OliveiraTrabalha na rede municipal desde 1983, tendo atuado em diversas escolas municipais. Deu aulas no Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Polícia Militar e também na rede particular. Atual diretora da Escola Municipal Prof. Hilariano Moraes.

Quem indicou: Vereador Paulo Francisco Rodrigues

Em noite concorrida, a Câmara Municipal de Passos realizou reunião especial na quarta-feira (21 de novembro) para a entrega do Prêmio Expoente da Educação. No segundo ano em que a honraria é realizada, 10 professores foram homenageados.

A reunião foi presidida pela vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo (Tia Cenira/PR). A secretária municipal de Educação e Cultura, Rosa Beraldo, foi convidada a compor a mesa dos trabalhos. A professora Gelcira

Augusta falou em nome dos homenageados.

Receberam o diploma Expoente da Educação: Claudia Arouca Queiroz, Claudia Maria Godoy Silva, Cleonice de Paula Silva, Eva Aparecida Pereira Alves, Gelcira Augusta Ribeiro da Silveira, José Esteves Piantino Neto, Maria Bernardina de Carvalho Silveira, Neuza Maria Funchal Paiva, Seila Silveira Lemos Valetta e Vanilda Chagas de Oliveira. Os agraciados tiveram seus nomes indicados pelos vereadores.

Professores homenageados

Visão geral dos professores premiados Professores premiados com os certificados

Sessão solene para entrega do prêmio Expoentes da Educação

Page 11: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

De 24 a 30 de novembro de 2012

Bairro

São Francisco, da Capelinha aos dias de intenso movimento

Sebastião Wenceslau, especial para o Correio do Vale do Rio Grande

Foto: Arquivo pessoal de Sebastião Venceslau BorgesJá li, ouvi, e vivo há mais de cinqüenta anos neste bairro. Muito não se tem registro. É uma história contada de boca à ouvido pelos mais velhos. É a fonte histórica que tem que ser respeitada e levada em conta. Pela história escrita, lá pelos anos de 1870, nas imediações do grande morro, um senhor de nome Vicente ali tinha uma chácara com o nome São Francisco, devido o nome do ribeirão que passava rente ao morro.

Outro senhor, de nome Leonel Gonçalves Gomide, músico, puxador de terço, e cantador de procissão, morava nas proximidades da capela de e Santo Antonio. Ficava de longe admirando o formato e o topo do morro, que parecia o símbolo do poder e da justiça. Leonel juntou-se a outros companheiros e ali conseguiram levantar uma grande cruz de madeira,

onde todo o arraial via e se benzia. Com o cruzeiro no alto do morro este passou a ser conhecido como “ Morro de São Francisco”. Em volta do cruzeiro foram plantadas paineiras e coqueiros, e ao seu lado um sino convocava os fiéis todas as tardes – noites para um terço diário. Findo o terço, os fiéis deixavam as velas acesas embelezando mais ainda o morro na escuridão. Em 1882, o próprio Gomide teve a idéia de ali construir uma capela, mas a idéia não foi adiante. Só em 1911, um grupo de católicos retomou a idéia de ali erguer uma capela. Deslocou-se o cruzeiro para frente, aplainou-se o bico do morro, e no dia 11 de dezembro de 1911, formou-se uma comissão para o projeto. E o início da construção se deu em dezesseis de agosto de 1912, sob as bênçãos

de monsenhor João Pedro. A construção foi lenta , em 1920 ainda não tinha sido construída.

No início o bairro foi chamado de Candeias. Certeza da origem do nome não se tem. Uns dizem que é por famílias vindas da cidade de Candeias, e ali moravam. Outros pela existência de árvores de candeias em grande quantidade. Mas um de seus primeiros moradores a construir uma casa, uma serraria e oficina, foi o primeiro carpinteiro Antonio Correia Paixão, casado com Ana Penha de Melo, deixando ali no bairro, até hoje, um grande tronco familiar. Com a construção da capela, o povo se acostumou a falar somente bairro São Francisco. O tempo foi passando como sempre, pessoas povoando, o bairro prosperando, e chegou ao que é até hoje. (...)

Aquelas pessoas que conheceram o bairro São Francisco, com Santa Helena e Santa Tereza ligados a ele, nos anos 40 e 50, como eu menino nadando e pescando. Os córregos que cortam o bairro foram canalizados. Mulheres com suas trouxas de roupas para serem lavadas nos córregos, filas de gente com latas na cabeça para abastecer suas casas com água em chafariz ou na biquinha...Hoje, todas as casas tem água encanada. Não se vê mais o velho asilo, suas casinhas, seu grande mangueiro de porcos e ao lado o curtume.

Alí, hoje é uma nobre região, com prédios, mansões, hotel, justiça federal e o cartório civil.

O grande morro, no topo a pequena capela, não se vê mais. Aplainaram mais ainda o morro, ergueram uma moderna igreja, com todo o morro cheio de casas. Os largos, com trave de bambu, se transformam em grupo escolar, praças e parque infantil. Com o processo do bairro, acabou-se as vendas e salões de barbeiros, locais de papo sadio. Trocados pelos salões de beleza e médios supermercados e agora um grande supermercado. Não

se vê mais os pedregulhos descendo do morro e misturando nas ruas de terra de chão batido. O bairro está urbanizado e todo calçado. Surgiram os loteamentos Jardim Cidade e Residencial Pinheiro. O bairro ganhou impulso. Já ali, a nova rodoviária, o Fórum e sede da AMEG. Quadra de esportes. O mais moderno Lar dos Idosos(asilo da SSVP, modelo para o Brasil). Hoje o bairro possui um bom comércio, com várias pequenas indústrias, dois postos de gasolina, PSF e ambulatório.

O folclore é marcado pelos

sons das caixas de ternos de congo e Moçambique, e ainda há a lembrança das pessoas folclóricas como Cacho de Coco, Marta Rocha, Zezito, Zé Sapo e outros. Quanto a religiosidade, predomina no bairro o catolicismo. Igreja de São Francisco, com suas festas regulamentares, várias pastorais e conferência Vicentina São Francisco, e várias igrejas de diferentes crenças. Hoje entre tantos bons profissionais que nasceram ou moram no bairro, encontram-se médicos, dentistas, engenheiros, advogados, contadores, veterinários,

jornalistas, políticos e o prefeito de nossa cidade José Hernani da Silveira. Famílias tradicionais no bairro São Francisco, Santa Helena e Santa Terezinha pesquisadas e anotadas por mim são mais de sessenta. Citar nomes de algumas seria cometer falhas. Àquelas pessoas antigas que estão no bairro ou aquelas que já se foram, e hoje ali representadas por filhos e netos, o meu respeito e admiração.

Sebastião Wenceslau Borges, pesquisador da

história de Passos, autor do livro Memoriando.

Bairro São Francisco, parte 2

Antiga capela de São Francisco, no bairro de mesmo nome

Atual igreja que substituiu a antiga capela São Francisco

Cenas do bairro: Posto de combustível, Pet Shop, Lar São Vicente de Paulo e Praça Santa Helena

Page 12: 3ª Edição Correio do Vale do Rio Grande

PROGRAMA ESPORTIVO

TEMPO E PLACAR“O SEU BOLETIM ESPORTIVO

DE TODAS AS TARDES”DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

AS 18h00 NA RÁDIO PASSOS

AM - 1.230 E PELO SITE:

WWW.RADIOPASSOS.COM.BR

APRESENTAÇÃO DE ABDALA

JUNIOR E JOÃO AOUN.

De 24 a 30 de novembro de 2012

CPN disputa final do Campeonato Mineiro de Futsal

Esporte

Abdala Junior, especial para o Correio do Vale do Rio Grande

O Clube Passense de Natação está na cidade de Uberlândia, onde disputa entre os dias 23, 24 e 25 de novembro a fase final estadual do Campeonato Mineiro de Futsal sub 20. A delegação passense viajou na última quinta-feira (22) ao triângulo mineiro em busca do título da competição promovida pela Federação Mineira de Futsal. As partidas serão realizadas no ginásio do Praia Clube. Além do CPN, ainda disputam o título mineiro as equipes do V&M/Minas de Belo Horizonte, Olympico Club, também da capital mineira e o time da casa Praia Clube.

Depois das três vitórias no ginásio Barú de Pádua,

em Passos, no mês de setembro (5 a 0 contra a Prefeitura de Araguari, 9 a 0 contra Monte Carmelo e 2 a 1 contra o Olympico Club), além do título do interior sub 20 depois de quinze anos para o CPN, também credenciou a equipe para a fase estadual do torneio.

O CPN começou sua trajetória na fase final contra o Praia Clube as 20h00 de sexta-feira, 23 de setembro. Antes, as 18h30, V&M/Minas e Olympico Club se enfrentaram. A sequência da tabela é de forma dirigida. Todas as equipes se enfrentam e

turno único e quem somar mais pontos será o campeão mineiro sub 20 de 2012 e garante participação na Taça Brasil da categoria em 2013.

A delegação passense é composta pelos atletas: Henrique, Eric, Fabio Gomes, Fabrício, Airton,

Petinho, Gil, Mateus França, Buguinha, Mamão, Victor, Matheus Lemes e Mailson. A comissão técnica é formada por Renner Correa, Juninho e Tião Necó.

“O desafio é enorme, pois iremos enfrentar fortes equipes do estado. Sabemos da nossa capacidade. Tenho certeza que vamos desenvolver um bom trabalho no Praia Clube. Sem dúvida nenhuma, com os treinamentos que vem sendo realizado pela comissão técnica, o CPN vai em busca da conquista do título do estadual”, comentou Leandro Eulálio, supervisor de esportes do CPN e chefe da delegação em Uberlândia.

Quarentão da LPDConfira os jogos de volta das quartas de finais do Campeonato

Regional Quarentão da Liga Passense de Desportos.Sábado, 24 de novembro Em Alpinópolis, no Estádio Benevenuto Augusto ás 16h00 - Vasco x Caram - O primeiro jogo o Caram venceu por 1 a 0. Domingo, 25 de novembroEm Itaú de Minas, no Estádio Jorge Dias de Oliva ás 09h30 – Industrial x Votorantim - O primeiro jogo houve empate em 2 a 2.Em São Sebastião do Paraíso, na Praça de Esportes as 10h00 –Praça de Esportes x AABB - O primeiro jogo houve empate em 1 a 1. Em Passos, no Estádio Starling Soares as 09h00 – Oriente x VEC - O primeiro jogo houve empate em 2 a 2.

Copa PassosComeçam neste final de semana as semifinais da Copa Passos. Confira abaixo os jogos de ida da competição.Estádio Starling Soares – 11h00 – Vila Nova x PrimaveraEstádio Abraão Caram – 09h30 – Caram x Santa Cruz

Torneio de Futsal da ACIPConfira os jogos desta semana do Torneio de Futsal da ACIP

(Associação Comercial e Industrial de Passos). As partidas são realizadas no ginásio Barú de Pádua.

Terça-feira – 27 de novembro20h15 – Bazar Rio Negro/Passos Retífica x WS Motos21h15 – Real Sat Sky / Cesta Básica Oliveira x CPNQuinta-feira – 29 de novembro20h15 – Academia Caesar x Sênior Uniformes/Supermercado São

Marcos/Locapassos21h15 – Clube Cassiense x Prefeitura Municipal de Itaú de MinasSexta-feira – 30 de novembro21h15 – WS Motos 1 x 1 CPN ( Continuação da partida, que foi

suspensa as 10 minutos e 36 segundos no dia 23 de outubro devido as fortes chuvas e goteiras no ginásio).

Plantão Tempo & Placar

Time sub 20 do CPN que busca o título mineiro