3º ano - exercícios

4
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CARLOS DA SILVA NATALINO PROFESSOR: WALTER PARENTE FÍSICA – 3º ANO 1) (Fuvest) Aproximando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuição de cargas esquematizada na figura 1, a seguir. Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, move-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situação final, a alternativa que melhor representa a distribuição de cargas nas duas esferas é: 2) (UNICAMP) Cada uma das figuras a seguir representa duas bolas metálicas de massas iguais, em repouso, suspensas por fios isolantes. As bolas podem estar carregadas eletricamente. O sinal da carga esta indicado em cada uma delas. A ausência de sinal indica que a bola está descarregada. O ângulo do fio com a vertical depende do peso da bola e da força elétrica devido à bola vizinha. Indique em cada caso se a figura está certa ou errada. 3) (Fuvest) Tem-se 3 esferas condutoras idênticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) estão eletrizadas com cargas de mesmo módulo Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações: 1) Toca-se C em B, com A mantida à distância, e em seguida separa-se C de B; 2) Toca-se C em A, com B mantida à distância, e em seguida separa-se C de A; 3) Toca-se A em B, com C mantida à distância, e em seguida separa-se A de B Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale: a) 0 b) +Q/2 c) - Q/4 d) +Q/6 e) - Q/8 4) (UNESP) Em 1990 transcorreu o cinquentenário da descoberta dos "chuveiros penetrantes" nos raios cósmicos, uma contribuição da física brasileira que alcançou repercussão internacional. [O Estado de São Paulo, 21/10/90, p.30]. No estudo dos raios cósmicos são observadas partículas chamadas "píons". Considere um píon com carga elétrica +e se desintegrando (isto é, se dividindo) em duas outras partículas: um "múon" com carga elétrica +e e um "neutrino". De acordo com o princípio da conservação da carga, o "neutrino" deverá ter carga elétrica a) +e b) –e c) +2e d) -2e e) nula 5) (Puccamp) Uma esfera condutora eletricamente neutra, suspensa por fio isolante, toca outras três esferas de mesmo tamanho e eletrizadas com cargas Q, 3Q/2, e 3Q, respectivamente. Após tocar na terceira esfera eletrizada, a carga da primeira esfera é igual a a) Q/4 b) Q/2 c) 3Q/4 d) Q e) 2Q 6) (UEL) Uma partícula está eletrizada positivamente com uma carga elétrica de 4,0x10 –15 C. Como o módulo da carga de elétrons é 1,6x10 –19 C, essa partícula a) ganhou 2,5 x 10 4 elétrons. b) perdeu 2,5 x 10 4 elétrons. c) ganhou 4,0 x 10 4 elétrons. d) perdeu 6,4 x 10 4 elétrons. e) ganhou 6,4 x 10 4 elétrons. 7) (ITA) Um objeto metálico carregado positivamente, com carga +Q, é aproximadamente de um eletroscópio de folhas, que foi previamente carregado negativamente com carga igual a -Q.

Transcript of 3º ano - exercícios

Page 1: 3º ano - exercícios

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CARLOS DA SILVA NATALINOPROFESSOR: WALTER PARENTE

FÍSICA – 3º ANO

1) (Fuvest) Aproximando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuição de cargas esquematizada na figura 1, a seguir. Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, move-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situação final, a alternativa que melhor representa a distribuição de cargas nas duas esferas é:

2) (UNICAMP) Cada uma das figuras a seguir representa duas bolas metálicas de massas iguais, em repouso, suspensas por fios isolantes. As bolas podem estar carregadas eletricamente. O sinal da carga esta indicado em cada uma delas. A ausência de sinal indica que a bola está descarregada. O ângulo do fio com a vertical depende do peso da bola e da força elétrica devido à bola vizinha. Indique em cada caso se a figura está certa ou errada.

3) (Fuvest) Tem-se 3 esferas condutoras idênticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) estão eletrizadas com cargas de mesmo módulo Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações:1) Toca-se C em B, com A mantida à distância, e em seguida separa-se C de B;2) Toca-se C em A, com B mantida à distância, e em seguida separa-se C de A;3) Toca-se A em B, com C mantida à distância, e em seguida separa-se A de BPodemos afirmar que a carga final da esfera A vale:a) 0 b) +Q/2 c) - Q/4 d) +Q/6 e) - Q/8

4) (UNESP) Em 1990 transcorreu o cinquentenário da descoberta dos "chuveiros penetrantes" nos raios cósmicos, uma contribuição da física brasileira que alcançou repercussão internacional. [O Estado de São Paulo, 21/10/90, p.30]. No estudo dos raios cósmicos são observadas partículas chamadas "píons". Considere um píon com carga elétrica +e se desintegrando (isto é, se dividindo) em duas outras partículas: um "múon" com carga elétrica +e e um "neutrino". De acordo com o princípio da conservação da carga, o "neutrino" deverá ter carga elétricaa) +e b) –e c) +2e d) -2e e) nula

5) (Puccamp) Uma esfera condutora eletricamente neutra, suspensa por fio isolante, toca outras três esferas de mesmo tamanho e eletrizadas com cargas Q, 3Q/2, e 3Q, respectivamente. Após tocar na terceira esfera eletrizada, a carga da primeira esfera é igual aa) Q/4 b) Q/2 c) 3Q/4 d) Q e) 2Q

6) (UEL) Uma partícula está eletrizada positivamente com uma carga elétrica de 4,0x10–15C. Como o módulo da carga de elétrons é 1,6x10–19C, essa partículaa) ganhou 2,5 x 104 elétrons.b) perdeu 2,5 x 104 elétrons.c) ganhou 4,0 x 104 elétrons.d) perdeu 6,4 x 104 elétrons.e) ganhou 6,4 x 104 elétrons.7) (ITA) Um objeto metálico carregado positivamente, com carga +Q, é aproximadamente de um eletroscópio de folhas, que foi previamente carregado negativamente com carga igual a -Q.

I. À medida que o objeto for se aproximando do eletroscópio, as folhas vão se abrindo além do que já estavam.II. À medida que o objeto for se aproximando, as folhas permanecem como estavam.III. Se o objeto tocar o terminal externo do eletroscópio, as folhas devem necessariamente fechar-se.Neste caso, pode-se afirmar que:a) somente a afirmativa I é correta.b) as afirmativas II e III são corretas.c) afirmativas I e III são corretas.d) somente a afirmativa III é correta.e) nenhuma das alternativas é correta.

8) (UEL) Um bastão isolante é atritado com tecido e ambos ficam eletrizados. É correto afirmar que o bastão pode tera) ganhado prótons e o tecido ganhado elétrons.b) perdido elétrons e o tecido ganhado prótons.c) perdido prótons e o tecido ganhado elétrons.d) perdido elétrons e o tecido ganhado elétrons.e) perdido prótons e o tecido ganhado prótons.

9) (Unaerp) Um bastão não condutor e descarregado foi atritado em uma das suas extremidades até ficar negativamente eletrizada.Dos seguintes esquemas que representam secções longitudinais do bastão, o que melhor indica a distribuição de cargas é:

Page 2: 3º ano - exercícios

10) (PUC–SP) Duas esferas A e B, metálicas e idênticas, estão carregadas com cargas respectivamente iguais a 16µC e 4µC. Uma terceira esfera C, metálica e idêntica às anteriores, está inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato é desfeito e a esfera C é colocada em contato com B. Supondo-se que não haja troca de cargas elétricas com o meio exterior, a carga final de C é dea) 8 µC b) 6 µC c) 4 µCd) 3 µC e) nula

11) (FUVEST) Quando se aproxima um bastão B, eletrizado positivamente, de uma esfera metálica, isolada e inicialmente descarregada, observa-se a distribuição de cargas representada na Figura 1.Mantendo o bastão na mesma posição, a esfera é conectada à terra por um fio condutor que pode ser ligado a um dos pontos P, R ou S da superfície da esfera. Indicando por (→) o sentido do fluxo transitório (ϕ) de elétrons (se houver) e por (+), (-) ou (0) o sinal da carga final (Q) da esfera, o esquema que representa ϕ e Q é:

12) (Cesgranrio) Um corpo adquire uma carga elétrica igual a +1C. Podemos afirmar, então, que a ordem de grandeza do número de elétrons do corpo é de:a) 10–19 perdidos d) 1019 ganhosb) 10–19 ganhos e) 1019 perdidosc) 1018 perdidos

13) (Cesgranrio) Uma pequena esfera de isopor, aluminizada, suspensa por um fio "nylon", é atraída por um pente plástico negativamente carregado. Pode-se afirmar que a carga elétrica da esfera é:a) apenas negativa;b) apenas nula;c) apenas positiva;d) negativa, ou então nula;e) positiva, ou então nula.

14) (FEI) Qual das afirmativas está correta?a) Somente corpos carregados positivamente atraem corpos neutros.b) Somente corpos carregados negativamente atraem corpos neutros.c) Um corpo carregado pode atrair ou repelir um corpo neutro.d) Se um corpo A eletrizado positivamente atrai um outro corpo B, podemos afirmar que B está carregado negativamente.e) Um corpo neutro pode ser atraído por um corpo eletrizado.

15) (UECE) A matéria, em seu estado normal, não manifesta propriedades elétricas. No atual estágio de conhecimentos da estrutura atômica, isso nos permite concluir que a matéria:

a) é constituída somente de nêutronsb) possui maior número de nêutrons que de prótonsc) possui quantidades iguais de prótons e elétronsd) é constituída somente de prótons

16) (Cesgranrio) Na figura a seguir, um bastão carregado positivamente é aproximado de uma pequena esfera metálica (M) que pende na extremidade de um fio de seda. Observa-se que a esfera se afasta do bastão. Nesta situação, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga elétrica total:

a) negativa. b) positiva.c) nula. d) positiva ou nula.e) negativa ou nula.

17) (UEL) Considere três pequenas esferas de isopor M, N e P. A esfera M está eletrizada positivamente e ela atrai tanto a esfera N como a P. As esferas N e P também se atraem. Nessas condições, as possíveis cargas de N e P são.a) N (+), P (+) b) N (-), P (-)c) N (+), P (-) d) N (-), P (+)e) N (-), P (zero)

18) (UEL) Uma esfera isolante está eletrizada com uma carga de -3,2µC. Sabendo que a carga elementar vale 1,6.10–

19C, é correto afirmar que a esfera apresenta.a) excesso de 2,0.1013 elétrons.b) falta de 2,0.1013 elétrons.c) excesso de 5,0.1012 prótons.d) falta de 5,0.1012 prótons.e) excesso de 5,0.1010 elétrons.

19) (UFRS) Três esferas metálicas idênticas, mantidas sobre suportes isolantes, encontram-se inicialmente afastadas umas das outras, conforme indica a figura (a). Duas das esferas estão eletricamente carregadas, uma com 9x10–6C e a outra com 15x10–6C, enquanto a terceira está descarregada. As três esferas são então colocadas em contato, de modo que se toquem mutuamente, conforme indica a figura (b).

Assinale a alternativa que fornece os valores corretos das cargas elétricas que as esferas apresentam após terem sido postas em contato:a) 0 C, 0 C, 0 Cb) 9 x 10–6 C, 15 x 10–6 C, 0 Cc) 12 x 10–6 C, 12 x 10–6 C, 0 Cd) 8 x 10–6 C, 8 x 10–6 C, 8 x 10–6 Ce) 2 x 10–6 C, 2 x 10–6 C, 2 x 10–6 C

Page 3: 3º ano - exercícios

20) (PUCCAMP) Uma pequena esfera, leve e recoberta por papel alumínio, presa a um suporte por um fio isolante, funciona como eletroscópio. Aproxima-se da esfera um corpo carregado A, que a atrai até que haja contato com a esfera. A seguir, aproxima-se da esfera outro corpo B, que também provoca a atração da esfera

Considere as afirmações a seguirI. A e B podem ter cargas de sinais opostos.II. A e B estão carregados positivamente.III. A esfera estava, inicialmente, carregada.Pode-se afirmar que APENASa) I é correta.b) II é correta.c) III é correta.d) I e III são corretas.e) II e III são corretas.

21) (UFRS) Analise as afirmativas, a seguir, identificando a INCORRETA.a) Quando um condutor eletrizado é colocado nas proximidades de um condutor com carga total nula, existirá força de atração eletrostática entre eles.b) Um bastão eletrizado negativamente é colocado nas imediações de uma esfera condutora que está aterrada. A esfera então se eletriza, sendo sua carga total positiva.c) Se dois corpos, inicialmente neutros, são eletrizados atritando-se um no outro, eles adquirirão cargas totais de mesma quantidade, mas de sinais opostos.d) O pára-raio é um dispositivo de proteção para os prédios, pois impede descargas elétricas entre o prédio e as nuvens.e) Dois corpos condutores, de formas diferentes, são eletrizados com cargas de –2µC e +1µC. Depois que esses corpos são colocados em contato e afastados, a carga em um deles pode ser –0,3µC.

22) (PUCCAMP) Os relâmpagos e os trovões são conseqüência de descargas elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenômenos, considere as afirmações que seguem.I. Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas elétricas negativas no solo.II. O trovão é uma conseqüência da expansão do ar aquecido.III. Numa descarga elétrica, a corrente elétrica é invisível sendo o relâmpago conseqüência da ionização do ar.Dentre as afirmações,a) somente I é correta.b) somente II é correta.c) somente III é correta.d) somente I e II são corretas.e) I, II e III são corretas.