3º bim

3
Escola Municipal Kerma Moreira Franco Aluno(a)-------------------------------------------------------- ----nº--- Série----- Professora: Bárbara LÍNGUA PORTUGUESA O paulista José Datrino, nascido em 1917, veio para o Rio aos 20 anos. Na cidade, ele se casou e teve cinco filhos. Segundo textos sobre a vida de José, o apelido de Profeta Gentileza surgiu na época do incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em Niterói, em dezembro de1961, que matou 500 pessoas. Seis dias após a tragédia, ele teria tido alucinações e vozes o teriam mandado abdicar do mundo material e se dedicar à espiritualidade. José teria até plantado um jardim no local do incêndio. A partir de então, o dono de um pequeno empreendimento da área de transportes se transformava no Profeta Gentileza. A partir da década de 70, o Profeta passou a circular pelas ruas da cidade sempre usando uma túnica branca e barbas longas, para pregar palavras de amor e bondade. Gentileza, nos anos 80, preencheu com inscrições as pilastras do Viaduto do Caju. A frase “Gentileza gera Gentileza” virou sua marca registrada. O andarilho morreu em 1996.A máxima “Gentileza gera Gentileza” batiza uma campanha recém-nascida na Zona Sul e que avança pela cidade, com a missão de incentivar os cariocas a adotar atitudes mais gentis no cotidiano. O movimento pró-civilidade já tem a adesão de shopping centers, hotéis, lojas de roupas, restaurantes e bares, todos com um compromisso único: espalhar a célebre frase do Profeta Gentileza aos quatro ventos, seja impressa em camisetas, vitrines, adesivos de carro, fitinhas de pulso, esculturas de areia ou em faixas na orla do Rio. Numa cidade onde se fala tanto de violência, há que se exaltar a gentileza nas atitudes e na maneira de encarar a vida. Há a necessidade, portanto, de resgatar o sentimento fraterno e de camaradagem do carioca para mostrar que o Rio é uma cidade que acolhe bem as pessoas. Por falar nisso: “Você fez alguma gentileza hoje? ” Jornal O Globo. 2 mar. 2008. (Adaptado)

description

prova

Transcript of 3º bim

Page 1: 3º bim

Escola Municipal Kerma Moreira Franco

Aluno(a)------------------------------------------------------------nº--- Série-----

Professora: Bárbara

LÍNGUA PORTUGUESAO paulista José Datrino, nascido em 1917, veio para o Rio aos 20 anos. Na cidade, ele se casou e teve cinco filhos. Segundo textos sobre a vida de José, o apelido de Profeta Gentileza surgiu na época do incêndio do Gran CircusNorte-Americano, em Niterói, em dezembro de1961, que matou 500 pessoas. Seis dias após a tragédia, ele teria tido alucinações e vozes o teriam mandado abdicar do mundo material e se dedicar à espiritualidade. José teria até plantado um jardim no local do incêndio. A partir de então, o dono de um pequeno empreendimento da área de transportes se transformava no ProfetaGentileza.A partir da década de 70, o Profeta passou a circular pelas ruas da cidade sempre usando uma túnica branca e barbas longas, para pregar palavras de amor e bondade. Gentileza, nos anos 80, preencheu com inscrições as pilastras do Viaduto do Caju. A frase “Gentileza gera Gentileza” virou sua marca registrada.O andarilho morreu em 1996.A máxima “Gentileza gera Gentileza” batizauma campanha recém-nascida na Zona Sul e que avança pela cidade, com a missão de incentivar os cariocas a adotar atitudes mais gentis no cotidiano.O movimento pró-civilidade já tem a adesão de shopping centers, hotéis, lojas de roupas, restaurantes e bares, todos com um compromisso único: espalhar a célebre frase do Profeta Gentileza aos quatro ventos, seja impressa em camisetas, vitrines, adesivos de carro, fitinhas de pulso, esculturas de areia ou em faixas na orla do Rio.Numa cidade onde se fala tanto de violência, há que se exaltar a gentileza nas atitudes e na maneira de encarar a vida. Há a necessidade, portanto, de resgatar o sentimento fraterno e de camaradagem do carioca para mostrarque o Rio é uma cidade que acolhe bem as pessoas. Por falar nisso: “Você fez alguma gentileza hoje? ” Jornal O Globo. 2 mar. 2008. (Adaptado)

1Qual o título que sintetiza o que o leitor vai encontrar nesse texto?(A) Um profeta carioca(B) Um incêndio no circo(C) Todo carioca é gentil(D) A gentileza do povo do Rio(E) O Profeta inspira uma campanha2Antes de se transformar no Profeta Gentileza, José era(A) dono da marca “Gentileza”.(B) dono de um grande circo.(C) jardineiro em São Paulo.(D) um carioca da Zona Sul.(E) um pequeno empresário.

3Numere as frases de 1 a 5, colocando-as na ordemem que os fatos aconteceram.( ) José se transformou no Profeta Gentileza.( ) José se casou e teve filhos.( ) O Profeta inspirou a campanha de atitudes gentis.( ) José chegou no Rio de Janeiro.( ) O Gran Circus Norte-Americano pegou fogo.A ordem correta da numeração é:(A) 1 – 3 – 4 – 2 – 5(B) 2 – 5 – 3 – 4 – 1(C) 3 – 4 – 1 – 5 – 2

Page 2: 3º bim

(D) 4 – 2 – 5 – 1 – 3(E) 5 – 1 – 2 – 3 – 44A campanha “Gentileza gera Gentileza” foi criada(A) na Zona Sul do Rio.(B) na cidade de Niterói.(C) no estado de São Paulo.(D) embaixo do Viaduto do Caju.(E) numa empresa de transportes.5A frase “Gentileza gera Gentileza” foi criada por um(A) dono de circo.(B) empresário carioca.(C) paulista que veio para o Rio.(D) carioca que morava em Niterói.(E) escultor de areia da orla do Rio.

6No texto, José é chamado de “andarilho” porque(A) vestia uma túnica branca.(B) andava pela orla plantando jardins.(C) veio andando de São Paulo até o Rio.(D) pregava palavras de amor e bondade.(E) passou a circular pelas ruas da cidade.7“Há necessidade de resgatar o sentimento fraterno do carioca.” Nessa frase, a palavra destacada em negrito significa o mesmo que(A) recuperar(B) esquecer(C) liberar(D) pagar(E) soltar8O objetivo da campanha “Gentileza gera Gentileza” é fazer com que os cariocas(A) frequentem os circos da cidade.(B) sejam mais gentis nas atitudes.(C) comprem mais camisetas.(D) vistam-se como o profeta.(E) andem a pé pela cidade.

9O contrário de “Gentileza gera Gentileza” é(A) “Uma mão lava a outra.”(B) “Violência gera violência.”(C) “Amor com amor se paga.”(D) “O gentil recebe gentileza.”(E) “Faça a paz, não faça a guerra.”

10

“A partir da década de 70, o Profeta passou a circular pelas ruas da cidade...” Se fosse a partir de 2010, o verbo destacado em negrito teria que ser(A) passa(B) passará(C) passava(D) passaria(E) teria passado