3º SIMULADO - 8º ANO - 2016 - upvix.com.br · a) corta o continente africano de leste a oeste e...

24
3º SIMULADO - 8º ANO - 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 45 Questões 05 de dezembro - segunda-feira Geografia - Ética - Educação Física Nome:____________________________________________________ Turma:___________Unidade: _________________________________ DIA

Transcript of 3º SIMULADO - 8º ANO - 2016 - upvix.com.br · a) corta o continente africano de leste a oeste e...

3º SIMULADO - 8º ANO - 2016ENSINO FUNDAMENTAL

45 Questões

05 de dezembro - segunda-feira

Geografia - Ética - Educação Física

Nome:____________________________________________________

Turma:___________Unidade: _________________________________

DIA

CENTRO EDUCACIONAL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 2º TRI

1. O aluno só poderá sair para beber água ou ir ao banheiro após 40 minutos do início da prova.

2. O aluno não poderá levar a prova para casa.

3. O preenchimento do gabarito deve ser feito somente com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DECANETINHAS DE COLORIR, COM PONTAS MACIAS (POROSAS).

4. O espaço retangular destinado à marcação deve ser totalmente preenchido, conforme esquema abaixo.

5. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito.

6. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis, caneta eborracha. Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitidoempréstimo de material entre alunos.

7. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida, caso omesmo venha a ser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, colocá-lo na base do quadro durante a prova.

8. O gabarito estará disponível no site da escola no dia seguinte à aplicação da prova.

9. O prazo máximo para conferir qualquer dúvida sobre o gabarito da prova se encerra 24 horas após a aplicaçãoda prova.

10. O aluno poderá ser liberado após uma hora de prova.

FORMADE

PREENCHIMENTOERRADA

FORMA

DEPREENCHIMENTOCORRETA

É COLOCAR QUALQUER TIPODE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PROIBIDO

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

1

1. O filme Montanhas da Lua é muito especial para os geógrafos, pois retrata o surgimento da ciência geográfica, a serviço do Império Britânico. Essa obra narra a saga de Sir Richard Burton e John Speke na busca pela nascente do rio Nilo, na África, em meados do século XIX.

Sobre esse rio, é correto afirmar que ele

a) corta o continente africano de leste a oeste e tem sua nascente no monte Kilimanjaro. b) nasce no coração da África Tropical e corre na direção leste, desaguando no oceano Índico. c) corta o deserto do Saara no norte africano e corre na direção sul, desaguando no oceano Pacífico. d) nasce no centro da África Equatorial e corre na direção oeste, desaguando no oceano Atlântico. e) nasce no interior do continente africano e corre na direção norte, desaguando no mar Mediterrâneo. GABARITO: E COMENTÁRIO: O rio Nilo nasce na África centro-oriental (região dos grandes lagos tectônicos e montanhas elevadas, muitas das quais de origem vulcânica ou relacionadas a falhas geológicas). O rio nasce numa região dominantemente tropical (quente, verão chuvoso e inverno seco), segue para o norte, atravessando área semiárida (sahel), entra em zona árida (deserto do Saara) e deságua no mar Mediterrâneo com foz em Delta. Trata-se de um rio vital no abastecimento de água, atividade pesqueira, irrigação agrícola e aproveitamento hidrelétrico (hidrelétrica de Assuan, Egito). 2. No ano de 1990, já existiam mais de 10 milhões de pessoas infectadas pelo HIV naquele continente.

Desde o início da epidemia de AIDS, nos anos 1980, até os dias atuais, esse número já ultrapassou o de 40 milhões de infectados. A AIDS é um dos problemas que tem dificultado os avanços sociais no continente, mantendo piora na esperança de vida e na configuração negativa do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do continente, onde a mortalidade é muito alta. Na Zona meridional, entre os anos 1980 e 2000, foram registradas as mortes de mais de 11 milhões de pessoas vítimas do vírus da AIDS. Em 1997, na Zona mais pobre, cerca de 1,5 milhão de crianças ficaram órfãs devido à AIDS. Nos últimos anos, seus países perderam considerável camada da população profissionalmente ativa, comprometendo o desenvolvimento econômico e social do continente. Nos países onde a situação é mais grave, a taxa dessa perda varia entre 20%, 25% e 33% Nos demais países, essa média é de 5%. Porém, no continente a AIDS atinge todas as classes sociais e profissionais, de professores a agricultores.

Texto adaptado de: http://www.infoescola.com/doencas/aids-na-africa/

O continente de que trata o texto é a) América do Sul. b) Ásia. c) Oceania. d) Europa. e) África. GABARITO: E COMENTÁRIO: A África Subsaariana é a região do mundo mais afetada pela epidemia de HIV-Aids. A região tem cerca de 1 milhão de mortos por ano devido à epidemia e um alto porcentual de jovens e adolescentes infectados pelo vírus. A expansão da epidemia na África tem como causas: precariedade dos sistemas de saúde, baixo nível educacional da população e a baixa renda que resulta em dificuldades de acesso aos medicamentos. A epidemia diminuiu a expectativa de vida em vários países. Apesar de grave, nos últimos anos, aumentou o acesso aos medicamentos na África em decorrência da maior cooperação internacional e melhoria socioeconômica em alguns países da região. Assim, houve uma diminuição da mortalidade.

2

3. Em setembro de 2013, o Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) lançou um novo relatório sobre o aquecimento global. O relatório apresenta projeções sobre o futuro do planeta e destaca que é “extremamente provável” que o aquecimento observado desde a metade do século XX seja resultado da influência humana no clima.

É consenso entre os especialistas que as áreas mais pobres do planeta serão mais atingidas pelas mudanças climáticas em função das carências tecnológicas. Uma das áreas costumeiramente apontadas é a) a África Subsaariana. b) o nordeste da Ásia. c) o oeste da América Latina. d) a Ásia oriental. e) o sul da América do Sul. GABARITO: A COMENTÁRIO: Como mencionado corretamente na alternativa [A], a África Subsaariana corresponde a um dos maiores bolsões de pobreza do planeta e, portanto, de forte carência tecnológica. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não representam as áreas mais pobres do planeta. 4. A charge a seguir traz uma reflexão acerca de várias questões, como a inclusão e a exclusão social, o

consumismo e a democracia, e nos permite relacioná-la à realidade do continente africano.

“O continente africano foi integrado no sistema internacional de comércio e colonização desde o século XV. Foi uma integração dolorosa, imposta pela força e com sangue: o sangue da terra, que produzia tantas especiarias e riquezas cobiçadas; o sangue de homens e mulheres, cujos corpos se dissolveram como fermento nos processos produtivos, fazendo crescer a civilização capitalista.”

(Martinez, Paulo. África e Brasil: uma ponte sobre o Atlântico). Sobre o processo de desenvolvimento do continente africano, é correto afirmar que a) a África do Sul é a exceção à extrema pobreza e miséria em toda a África Subsaariana, uma vez que

atingiu certo grau de desenvolvimento industrial e modernização devido à grande quantidade de ferro, ouro e pedras preciosas que seu território possui.

b) embora haja índices de extrema pobreza na África, em virtude dos altos investimentos em industrialização, a África tem recebido elevados índices de imigrantes que originaram no continente africano diversas cidades globais.

c) na tentativa de superar os índices de extrema pobreza e favorecer a distribuição mais equitativa de alimentos, a SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e a UA (União Africana) aparecem como tentativas políticas que eliminaram os entraves que impediam o desenvolvimento da industrialização.

3

d) o desenvolvimento industrial da África iniciou-se ainda quando o continente estava organizado em colônias, por volta da década de 1930.

e) os chamados diamantes de sangue são estratégias que buscam eliminar a pobreza e a miséria da África a partir da exploração dos recursos minerais.

GABARITO: A COMENTÁRIO: A África do Sul é um país subdesenvolvido, emergente e industrializado. Apresenta o maior parque industrial do continente africano, é grande exportador de recursos minerais (carvão, ouro, diamante etc.) e apresenta agronegócio desenvolvido, a exemplo da produção de uva e vinhos. Porém, o país é desigual socialmente, em parte, devido às heranças do apartheid (segregação socioeconômica e racial em vigor entre 1948 e 1990).

5. Sobre as características naturais dos espaços destacados na imagem, afirma-se que a) a região mediterrânea apresenta vegetação variada e verões úmidos. b) os desertos possuem reduzida rede fluvial ativa e precipitações anuais. c) a área equatorial exibe baixa evapotranspiração e temperaturas elevadas. d) o domínio tropical concentra fauna de grande porte e vegetação xerófita. e) podemos afirmar que suas características climatobotânicas estão em efeito espelho. GABARITO: E COMENTÁRIO: A distribuição climática é por assim determinada devido à sua localização geográfica. A posição referente à linha do Equador, que corta o território ao centro, estabelece uma definição climática, e, por consequência botânica, praticamente de modo semelhante entre os dois hemisférios africanos. 6. De acordo com as projeções das Nações Unidas, o continente africano deverá ter um aumento de 60%

da sua população absoluta entre 2010 e 2050, com a população urbana triplicando no mesmo período. A respeito da população africana e de sua evolução, podemos afirmar que

a) tem surgido no continente um grande número de megacidades, o que é comum em outros continentes

da periferia do capitalismo. b) tem se verificado uma concentração populacional quase sempre em uma cidade, a chamada “cidade

global”. c) ocorreu um intenso fluxo imigratório internacional para o continente, partindo de diferentes regiões do

planeta. d) a preocupação com o desenvolvimento sustentável tem garantido um crescimento populacional sem

grandes impactos ambientais.

4

e) as questões sociais como a fome e a AIDS vem sendo desenvolvidas e projetando uma recuperação inicial no continente.

GABARITO: A COMENTÁRIO: Como mencionado corretamente na alternativa [A], a urbanização rápida e desordenada dos países africanos transfere a população rural para as grandes cidades, aumentando o número de megacidades (cidades cuja população é superior a 10 milhões de habitantes). 7. A evolução socioeconômica, na África subsaariana, originou a exclusão de uma parcela significativa da

população com o surgimento do capitalismo global, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, e coincidiu com o colapso das economias africanas paralelo à dissolução da maioria de suas comunidades. Essa dinâmica foi resultado

a) da instalação de ditaduras nacionalistas com projetos de industrialização à custa de endividamento

externo, gerando crise nos anos de 1980. b) da desintegração do Estado, provocando a desorganização da produção e a degradação das condições

de vida da população. c) da estagnação da renda familiar da classe média, nas décadas de 1970 e 1980, diminuindo o consumo

e os rendimentos reais dos trabalhadores. d) de investimentos na produção de "commodities", como a soja, a partir da década de 1970, em

detrimento da produção de produtos básicos para a população. e) da disseminação da AIDS nas minorias, provocando perda de profissionais qualificados e obrigando os

governos a investirem recursos no sistema de saúde pública. GABARITO: B COMENTÁRIO: A questão faz referência à condição da África frente ao desenvolvimento do capitalismo global. Contudo, é necessário considerar que as consequências desse período do capitalismo para o continente são a marginalização perante o mercado mundial, estando, portanto, a questão inadequada à realidade africana. 8. O fim da Guerra Fria - clima de tensão política e militar entre as duas superpotências no pós-guerra -

provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais se pode destacar a) o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no

continente. b) o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixam de interferir no

processo. c) o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia aos seus antigos aliados no continente. d) o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente. e) o fortalecimento da economia dos países do continente, em função do aumento da ajuda

financeira externa. GABARITO: D COMENTÁRIO: O processo de colonização e de descolonização exercida por Metrópoles europeias que, ao dividir em unidades federais o continente, desqualificaram todos os critérios culturais nativos da população. 9. É muito irregular a distribuição das chuvas no continente africano. A área central voltada para o

Atlântico caracteriza-se a) pela presença de chuvas entre 250 a 500mm anuais. b) pelas áreas de menor índice pluviométrico. c) pelas regiões de maior pluviosidade. d) pelas áreas de precipitação inferiores a 250mm ao ano. e) pela área árida como o Saara. GABARITO: C COMENTÁRIO: A região em questão trata-se da África Central, marcada pelo recorte da Linha do Equador, o que ali implica em uma formação vegetacional latifoliada, que implica em elevadas taxas de evapotranspiração e pluviosidade.

5

10. O clima que ocupa as porções norte e sul da África é o a) mediterrâneo. b) tropical. c) árido. d) equatorial. e) semiárido. GABARITO: A COMENTÁRIO: Como o continente possui seus aspectos físicos, dentre clima e vegetação, em fenômeno de Efeito Espelho, o posicionamento se dá nessa configuração. 11. Sobre o mapa abaixo, podemos afirmar que

a) Portugal e Espanha, maiores potências da época, concentraram a maior parte das colônias africanas. b) as colônias francesas se concentravam na região da África do Norte. c) com exceção da Abssínia, todo o continente africano foi colonizado por países europeus. d) nos países da África Subsaariana, havia mais etnias habitando o mesmo país. e) Bélgica foi a única potência europeia que não teve problemas com a diversidade de etnias, pois em sua

colônia todos eram da mesma etnia. GABARITO: D COMENTÁRIO: Pode-se notar que a divisão política neoliberalista ocorrida durante o processo imperialista não levou, em nenhum momento, em consideração os aspectos culturais já instituídos e praticados entre as tribos africanas. 12. Sobre as formações vegetais africanas, é correta a seguinte afirmação: a) A vegetação mediterrânea ocorre tanto no extremo norte quanto no extremo sul do continente

americano. b) As savanas são vegetações de características tropicais, com verões quentes e bem chuvosos. c) As savanas são vegetações de transição entre as vegetações tropicais e desérticas. d) A floresta do Congo trata-se de uma floresta equatorial que ocorre na parte sul do continente. e) A vegetação, constituída por plantas xerófitas, ocorre apenas no hemisfério norte. GABARITO: B COMENTÁRIO: As savanas são vegetações de características tropicais, com verões quentes e bem chuvosos.

6

13. A Guiné anunciou neste sábado o fechamento de suas fronteiras com a Serra Leoa e a Libéria numa tentativa de conter a propagação do vírus Ebola, que já matou 959 pessoas nos três países. O objetivo é impedir a entrada de pessoas desses países na Guiné. “Fechamos provisoriamente a fronteira entre a Guiné e Serra Leoa por causa de todas as notícias que

recebemos de lá recentemente”, disse o ministro da Saúde do país, Remy Lamah, acrescentando que o mesmo foi decidido em relação a Libéria.

Acredita-se que o recente surto de Ebola tenha começado na Guiné, mas Libéria e Serra Leoa têm a maior incidência de novos casos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de emergência global na última sexta-feira em função do ritmo de propagação do vírus.

Disponível em: <http://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0G90ET20140809>. Acesso em: 09 dez. 2014. Sobre os países com maior incidência dessa doença, é correto afirmar que a) são países localizados na África do Norte e possuem desenvolvimento industrial elevado. b) são países localizados na África Oriental de economia de subsistência. c) são países localizados no sul do continente africano com grande produção mineral. d) são países localizados na África Ocidental de economia agrícola e mineral. e) são países que falam português e possuem economia baseada no turismo. GABARITO: D COMENTÁRIO: Países como Guiné, Serra Leoa, Libéria, dentre outros, são países da África Ocidental cuja colonização de exploração foi baseada no extrativismo e no plantation. Atualmente, países da África Subsaariana sofrem com a proliferação de doenças virais letais, como Ebola e AIDS. 14. Em fevereiro de 2011, a população no Sudão – país localizado na região norte da África – foi às urnas

para definir, em referendo, a separação e emancipação da região na porção meridional do país. Com a aprovação de esmagadores 98,8% dos votantes, surgiu o até então mais novo país: Sudão do Sul, tendo como capital a cidade de Juba.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/ independencia-sudao-sul.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.

É correto afirmar que a) as fronteiras da África, traçadas na época da colonização europeia, ainda motivam inúmeros conflitos,

que acabam originando o surgimento de novos países. b) os conflitos atuais no continente africano possuem motivação étnica e religiosa, razões econômicas são

elementos secundários em disputas. c) por suas diferentes características étnicas e religiosas, o continente africano costuma ser dividido

genericamente em África do Norte, composta pela população em sua maioria negra, de religião cristã ou praticante de crenças tradicionais e em África Subsaariana, composta de população em sua maioria branca e islâmica.

d) o número de refugiados que deixam sua região ou seu país tende a diminuir com os apoios de políticas externas dos países da União Europeia.

e) a diminuição das taxas de natalidade e de mortalidade no continente africano são reflexo da diminuição da fome e das doenças, o que caracteriza o processo de transição demográfica.

GABARITO: A COMENTÁRIO: Com a divisão política desenhada pelas metrópoles europeias, diversas tribos rivais passaram a ter de conviver no mesmo novo país, sob as mesmas condições gerais, no entanto, o que se viu foi uma sucessão de conflitos violentos, armados e financiados por interesses políticos e geoeconômicos multinacionais. 15. O continente africano sofreu (e ainda sofre) com várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram

financiadas por países europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros (maioria). Foi o país africano palco do regime apartheid:

a) Ruanda

7

b) Haiti c) Nigéria d) Somália e) África do Sul GABARITO: E COMENTÁRIO: A África do Sul passou até a década de 1990 por uma longa e violenta política de segregação racial, o Apartheid, encerrado após as eleições democráticas abertas aos negros, que elegeram o líder Nelson Mandela, pondo fim a esse destino. 16.

"O continente condenado” “África em chamas"

As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Inclui um aspecto desse quadro: a) a elevada expectativa de vida de grande parte da população. b) o número significativo de africanos contaminados com a AIDS. c) os conflitos e guerras tribais envolvendo nações europeias. d) as guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias até momento atual. e) o contingente de estrangeiros fora de seus países de origem, em busca de trabalho. GABARITO: B COMENTÁRIO: A AIDS é a principal causa de morte de milhões de africanos, juntamente com as guerras civis, a fome e o tráfico de pedras preciosas. 17. O número de pessoas que sofre com a fome no mundo reduziu, nos últimos anos, a 868 milhões,

informou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que também advertiu que essa cifra continua sendo inaceitável e que os avanços na luta contra a desnutrição registraram uma desaceleração.

Esse número representa 12,5% da população mundial, ou uma em cada oito pessoas, destaca o informe, que denuncia uma subnutrição inaceitavelmente alta.

(m.g1.globo.com/mundo/noticia/2012/10/fao-numero-de-pessoas-com-fome-se-reduziu-a-868-milhoes-no-mundo-1.html. Acesso em: 10.10.2012. Adaptado)

Apesar da redução da fome destacada pela FAO, o problema do número de pessoas desnutridas continua sendo muito elevado, principalmente, nas seguintes regiões: a) Oriente Médio e Leste europeu. b) América Latina e Norte da Ásia. c) Oceania e América Central. d) Extremo Oriente e Norte da África. e) África Subsaariana e Sul da Ásia. GABARITO: E COMENTÁRIO: As duas regiões com maior número de subnutridos é a África Subsaariana, ou Negra, e o Sul da Ásia. As causas são variadas: condições socioeconômicas precárias para grande parte da população, baixa renda, desigualdade social, políticas públicas ineficazes, corrupção, baixa produtividade da agropecuária de subsistência e destinação de parcela importante da produção para a exportação. 18. Segundo a ONU, a população mundial atingiu a marca dos 6,9 bilhões de habitantes em 2011,

conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). Estimativas mostram que, em 2050, a população mundial atingirá a marca de pouco mais de 9 bilhões de habitantes. O ritmo de crescimento populacional tem declinado nos últimos anos em todos os países, porém os países subdesenvolvidos continuarão com taxas mais elevadas quando comparadas com os das nações desenvolvidas. Observe a tabela abaixo sobre a distribuição da população por continente.

8

Continentes Total de habitantes Ásia 4.160 bilhões África 1.031 bilhões América 943,3 milhões Europa 749,6 milhões Oceania 37,1 milhões

Melhor retrata o crescimento demográfico mundial e sua mobilidade no espaço geográfico: a) Dos 6.9 bilhões de habitantes existentes no mundo, a maioria está na Ásia, sendo a China e a Índia os

mais populosos do mundo. Esse crescimento populacional é explicado através do forte processo de emigração.

b) A população africana é a segunda maior entre os continente, e seus indicadores sociais são os piores do mundo. Desemprego, fome crônica, epidemias e conflitos internos são fatores responsáveis pela elevada emigração dos africanos, em especial, para países europeus, onde sofrem com a xenofobia.

c) A Europa apresenta baixíssima taxa de natalidade e baixa expectativa de vida, levando alguns governos como os da França, Itália e Alemanha a estimularem a imigração, em especial, de países africanos.

d) O atual governo dos Estados Unidos aboliu a política de imigração, estimulando a entrada de latinos, devido às necessidades de mão de obra barata.

e) Alguns países da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia, têm estimulado o aumento da taxa de natalidade e de imigração, visando a aumentar a população desse continente.

GABARITO: B COMENTÁRIO: O processo histórico da África, marcado pelo imperialismo europeu no século XIX e sua descolonização desordenada no século XX, imputou ao continente fronteiras artificiais e postergou a subordinação econômica, resultando em um quadro desalentador de indicadores sociais, o que resultará em deslocamento populacional para áreas de economia mais dinâmica, como o continente europeu. 19. Os mapas seguintes mostram Índices de Desenvolvimento Humano (IDH):

A análise desses IDH permite afirmar que a) o Sudeste Asiático apresentou estagnação dos dados em 2007. b) a África concentrou baixos valores de desenvolvimento humano.

9

c) a América Anglo-Saxônica registrou índices médios nos dois anos. d) os países da América Andina atingiram índices elevados em 2007. e) a África subsaariana apresenta notável evolução a partir de sua inserção no capitalismo global a partir

do século XXI. GABARITO: B COMENTÁRIO: O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, mede o acesso da população de um país a bens considerados inalienáveis à sobrevivência com uma mínima qualidade de vida. Ele mede indicadores de renda, escolaridade e longevidade. O continente africano tem os piores indicadores sociais e econômicos, resultado de políticas coloniais equivocadas, principalmente implantadas pela Europa nos séculos XIX e XX. 20. Sobre o continente africano, é correto afirmar que a) com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente

do planeta. b) é subdivido em África Branca e África Subsaariana, sendo a cor da pele o divisor cultural, e o deserto do

Saara, a barreira natural. c) vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de

mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição. d) a linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território

pertença ao Hemisfério Setentrional. e) são países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola

e Somália. GABARITO: C COMENTÁRIO: As condições sociais africanas condizem com avaliações de países subdesenvolvidos, e ainda alguns em condições de miséria alarmante. 21. A eugenia -- uma lei não escrita -- era o dogma mais importante para os espartanos, na antiga Grécia.

Consistia em sacrificar toda e qualquer criança que nascesse doente ou com deficiências, fossem físicas ou mentais. Assim, Esparta teria se destacado, na antiguidade clássica, por ter segundo alguns um povo “hígido e forte”, notável nas batalhas de conquista que empreendeu contra seus vizinhos, aquém ou além Peloponeso. Mas, isso pode ser bastante questionado. Refletindo no fato histórico,

a) Eugenia é a teoria que defende a prática da solidariedade entre os povos de diferentes origens

históricas, na intenção de construir uma realidade menos desigual. b) Eugenia é limpeza étnica pela qual todas as civilizações devem passar, a fim de que somente as

espécies mais puras possam chegar a dominar as relações de grupo e família. c) Eugenia é a teoria defendida por aqueles que acreditam serem as mulheres seres inferiores, por

possuírem menos inteligência e menos habilidades praticas colocadas à disposição da vida em sociedade.

d) Eugenia é uma linha de pensamento e ações que espalham a hipótese de que algumas espécies nasceram para dominar e outras para serem dominadas, por inúmeras diferenças biológicas, culturais e históricas.

e) Eugenia é a hipótese de que algumas mentes são, de fato, geniais e que, por isso, deveriam ser estudadas, a fim de que o nosso futuro seja mais próspero e seguro para todas as civilizações do planeta.

GABARITO: D COMENTÁRIO: A alternativa d) resume de maneira clara o conceito filosófico de eugenia, ao contrário das outras, que o destrocem, confundindo o leitor. 22. O trecho da canção abaixo refere-se à questão que a segue.

PERFEIÇÃO Dado Villa Lobos/Renato Russo (1993)

10

“Vamos comemorar como idiotas A cada fevereiro e feriado

Todos os mortos nas estradas Os mortos por falta de hospitais Vamos celebrar nossa justiça

A ganância e a difamação Vamos celebrar os preconceitos

O voto dos analfabetos Comemorar a água podre

E todos os impostos Queimadas, mentiras e sequestros Nosso castelo de cartas marcadas

O trabalho escravo Nosso pequeno universo

Toda hipocrisia e toda afetação Todo roubo e toda a indiferença

Vamos celebrar epidemias: É a festa da torcida campeã. (...)”

Essa canção da conhecida banda brasileira, Legião Urbana, parece denunciar um monte de injustiças que acabaram se tornando uma espécie de identidade nacional, por vários motivos. Sobre a letra da canção, é que correto afirmar que a) nos versos “Toda hipocrisia e toda afetação. / Todo roubo e toda indiferença” fica claro que os maiores causadores da permanência das injustiças no Brasil são a visão que nós temos de nossa própria história e a nossa acomodação diante daquilo que é errado e também ilegal. b) A expressão “comemorar” revela que a única coisa certa a se fazer diante de tanta coisa errada é festejar, já que os atos de corrupção não podem atingir a nossa vontade de ver o país com menos desigualdade e mais rico. c) A composição expressa que todas as coisas erradas e marcas negativas que carregamos enquanto povo, na verdade, fazem parte de uma linda faixada de perfeição e beleza natural. d) Nas palavras “queimadas”, “mentiras” e “sequestros”, vemos que, para os artistas, tudo que há de ruim não está necessariamente interligado, e não podemos ser vistos como um conjunto que provoque o caos. e) No verso “vamos celebrar os preconceitos”, vemos que a intolerância e a falta de solidariedade são, na verdade, atitudes desejadas e aconselhadas pelos compositores da canção. GABARITO: A COMENTÁRIO: A alternativa a) interpreta corretamente a intenção poética do autor, que realiza uma crítica irônica a respeito da realidade nacional, no que se refere a corrupção. 23. Investigando o real conceito de justiça desde a antiguidade, podemos recorrer à figura mitológica

“Têmis”, deusa da justiça, que, para os gregos, representava a própria lei. Considerando essa clássica cultura, marque abaixo a opção que melhor descreve o significado de cada objeto que ela usa ou carrega.

a) Na imagem, a venda simboliza a cegueira do mundo; a balança, o peso da nossa ignorância; e a espada, a violência que alimentamos desde o início da história, como mostram as guerras que realizamos.

11

b) Na imagem, a venda simboliza o favorecimento da justiça aos poderosos; a balança, a força de nossas boas e más ações; e a espada, a punição que se deve dar aos mais fracos.

c) Na imagem, a túnica é o pudor e o respeito; a venda, a cegueira do sexo feminino; a espada, a violência do estado; e a balança, o julgamento dos homens sobre a ação dos deuses.

d) Na imagem, espada, venda e balança representam, na verdade, uma só realidade: a força da verdadeira lei que estará sempre acima dos homens.

e) Na imagem, a venda representa a imparcialidade que a justiça deve ter; a balança, para pesar as nossas ações e nossas más escolhas; e a espada seria punição que a lei deve prever para os que cometem crimes contra a paz e a ordem.

GABARITO: E COMENTÁRIO: Os símbolos e seus significados são corretamente explicados na alternativa e), destacando para o aluno a necessidade de reconhecimento das culturas que nos cercam.

24. Se pensarmos o agir para e com os outros com atitudes éticas e real vivência da cidadania, muito ainda temos que caminhar. Nós nunca falamos ou ouvimos tanto sobre ética. Pedimos tanto a ética na política, por exemplo, mas nunca ela esteve tão excluída das práticas sociais. A partir dessa lamentável afirmação, pode-se concluir que

a) ética é o princípio fundamental para que o ser humano possa viver isolado em família. b) um ser humano que segue a ética da sociedade da qual faz parte é denominado de imoral e, por isso,

deve ser punido pela lei. c) a ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. É o

agir corretamente, pensando sempre na coletividade. d) a ética nunca é influenciada por questões culturais, pois o que era considerado errado no passado

assim permanecerá. e) ética é um comportamento que se deve ter apenas quando se está estudando ou trabalhando. GABARITO:C COMENTÁRIO: O conceito filosófico de ética está explícito na alternativa c), com destaque para a percepção de coletividade que todos deveríamos procurar desenvolver. 25. Geralmente, o processo de marginalização de alguns cidadãos não se dá somente por escolha dos

próprios marginalizados, mas sim por uma série de elementos sociais que acabam motivando o ingresso de milhares, sobretudo de adolescentes e jovens, no mundo do crime, passando, assim, a serem encarados como ameaças para o chamado “bem-estar social”. São alguns desses elementos que influenciam negativamente a formação de nossa sociedade:

a) As igualitárias oportunidades de emprego para todos, um eficiente sistema de educação e a redução de

crimes como o tráfico de drogas, que praticamente não existe em nosso país. b) A falta de perspectivas para os idosos, que representam a maior parte dos grupos marginalizados, por

cometerem graves crimes. c) A falta de emprego, a boa vontade das autoridades políticas e a ação das escolas que acabam não

deixando muitas opções para os que mais sofrem com as consequências da pobreza.

12

d) A falta de um sistema de educação eficiente, o aumento do desemprego que afeta as famílias e a má concepção de que o crime seja a melhor saída para se conseguir dinheiro fácil e poder.

e) O enorme número de meninos e meninas que são abusados na infância, seja sexualmente ou por causa do trabalho escravo, existente no meio rural.

GABARITO: D COMENTÁRIO: As realidades apontadas na alternativa d) explicam de maneira objetiva os principais motivadores da desigualdade neste país e em muitas partes do planeta. 26. A ética pode ser considerada como a arte de construir a nossa própria vida, por isso, sem ética o nosso

dia a dia seria um caos, pois teríamos em mente o que nos prejudica e o que nos beneficia. Assim, as nossas ações não teriam argumentos nem justificativas que as fundamentassem.

Nessa perspectiva, podemos considerar a ética como um(a) a) reflexão sobre as instituições políticas, por meio das quais o poder é exercido. b) parâmetro para assegurar o exercício político, primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos. c) conjunto de valores, mas que não são determinados pelas questões do cotidiano, tais como: as

religiões, as conquistas tecnológicas e a ciência. d) reflexão sobre os princípios e argumentos que fundamentam as nossas ações, ou seja, que nos permite

ponderar sobre a causa ou o motivo para agir de determinada maneira. e) conjunto de normas de comportamentos com o propósito de serem universais, sendo que a ética se

preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. GABARITO: C COMENTÁRIO: A alternativa c) já no início apresenta o papel histórico da ética, que visa fazer-nos refletir sobre o nosso comportamento perante a sociedade e sobre se de fato nos preocupamos com os outros que nos rodeiam. 27. O jusnaturalismo é uma corrente de pensamento que afirma a) o direito natural como algo a ser dispensado numa sociedade que visa ser justa e moderna em seus

meios de se organizar. b) que o direito natural está acima do direito positivo, ou seja, há uma justiça e um valor humano que vem

antes das sociedades se organizarem com suas leis e decretos. c) a violência como algo importante para manter a ordem e a paz, sobretudo para as famílias de bem da

sociedade. d) o direito natural dos animais como sendo mais importante que o direito natural dos seres humanos, já

que os animais seriam mais éticos e, naturalmente, mais organizados. e) o direito natural é algo teoricamente belo, mas que na prática não teria a menor chance de ser

respeitado, já que o que vale mesmo é o direito positivo e a lei elaborada pelas autoridades da justiça. GABARITO:B COMENTÁRIO: A alternativa b) nos apresenta o caráter basilar do direito natural, que é fazer-nos acreditar na possibilidade de uma ética maior que rege todas as coisas e que garante o direito à vida de todos os seres vivos.

13

28. O abuso de autoridade sempre será marcado por algum tipo de violência imposta a alguém que nem sempre pode se defender.

São as principais formas de agressão aos direitos de um cidadão comum e de sua liberdade: a) Violência biológica, violência ideológica e violência integral. b) Bullying, violência virtual e violência abstrata. c) Violência religiosa, homofobia e tortura doméstica. d) Violência física, violência psicológica, violência verbal e uma constante tentativa de difamação

(destruição total da imagem do outro). e) Violência física, violência moral e violência política (aquela que ocorre entre membros de grupos

sociais distintos). GABARITO: E COMENTÁRIO: As três formas de violência apresentadas na alternativa e) resumem os tipos de violência que ferem diretamente a liberdade dos indivíduos. 29. Sobre o poder da ciência e seus avanços, podemos no perguntar se de fato toda descoberta científica é

positiva para a humanidade do ponto de vista da Ética. Partindo desse importante questionamento, são os prejuízos de uma ciência conduzida sem responsabilidade, ignorando seus efeitos para as futuras gerações,

a) as experiências científicas que excluem os direitos dos animais, já que é inevitável o uso de animais

como cobaias. b) os avanços científicos que não respeitam os limites éticos, que separam aquilo que pode ser realizado e

o que não pode, por ferirem a vida e atentarem contra a moral estabelecida. c) a ciência conduzida sem o interesse único de lucro e prosperidade para grandes empresas. d) toda descoberta científica que não segue determinados padrões éticos estabelecidos, agride o direito

das classes mais pobres de serem também valorizadas e gera profundas divisões sociais jamais resolvidas.

e) não só inúmeras doenças, como também promove o avanço econômico dos principais grupos sociais, aumentando a nossa permanência neste planeta chamado Terra.

GABARITO: B COMENTÁRIO: A alternativa b) aponta sem rodeios as discussões que costumam permear o universo científico, quando o tema é até onde o homem pode ir no controle da natureza e da vida de uma maneira geral. 30. Ao estudarmos o campo filosófico da Estética, percebemos que cada indivíduo possui um jeito muito

particular de ler e traduzir o mundo que o rodeia. Logo, explique por que não se pode afirmar que a beleza e a feiura sejam conceitos absolutos:

a) Beleza e feiura são conceitos relativos, pois todos os adultos sabem identificar o que é realmente belo e

o que é inquestionavelmente fora dos padrões de beleza. b) Os conceitos de beleza e feiura não variam de uma cultura para outra, já que eles são considerados

universais no mundo culturalmente globalizado.

14

c) A vida moderna nos ensinou que beleza e feiura são conceitos absolutamente relativos, já que os padrões que definem o belo e o feio devem ser severamente seguidos por todos os grupos sociais que entre si interagem.

d) Beleza e feiura definitivamente não são conceitos absolutos, pois o nosso modo de ver as coisas sofre constantes mudanças, o que revela que somente na vida adulta podemos definir o que é belo e feio para todas as outras faixas etárias.

e) Os conceitos de beleza e feiura não podem ser vistos como absolutos, pois cada pessoa, através dos seus sentidos, experimenta o mundo à sua maneira, considerando que não existe um padrão definido para o belo ou para o feio, mas sim aquilo que agrada ou desagrada.

GABARITO: E COMENTÁRIO: A alternativa e) é a única que traz de maneira nítida a crítica que devemos considerar a respeito dos efeitos da “ditadura da beleza”. 31. A omissão revela que nem sempre nos sentimos preparados para espalhar a verdade ou encarar as

consequências de um ato de honestidade.

Define corretamente a expressão “bom senso” e interpreta a última fala da personagem, o Calvin: a) Bom senso é uma expressão geralmente usada para explicitar a atitude de uma pessoa egoísta e

inconsequente. b) Bom senso seria a virtude de ficar apenas com aquilo que nos interessa e desconsiderar a visão dos

outros sobre algum fato ou realidade. Assim, Calvin escolhe não ter que dar satisfações à sua mãe. c) Bom senso é a capacidade de separar o bom do ruim e ficar com o duvidoso, já que não seria nem uma

coisa nem outra. A escolha do Calvin demonstra maturidade e liberdade. d) Bom senso é próprio das crianças, pois elas sempre escolhem muito bem o que desejam fazer, mesmo

que seus pais não o queiram. Esse traço de independência é sinalizado na última fala do Calvin. e) O termo “bom senso”, cobrado na fala da mãe da personagem, sugere que devamos sempre escolher

pelo o que for melhor para todos e que ninguém seja gravemente prejudicado. Ignorar esse bom senso seria uma atitude mais cômoda por não nos exigir responsabilidades.

GABARITO: E COMENTÁRIO: A alternativa e) é a única correta, por ser a que define o conceito de bom senso de acordo com o pensamento aristotélico expressado em obras clássicas de importância sobre a ética humana. 32. O Filósofo Immanuel Kant (século XVIII) fez um aprofundado estudo sobre a nossa percepção do belo

na arte e na vida. Considerando essa importante contribuição, é o que melhor define os conceitos de “Juízo de Fato” e “Juízo de Valor”:

a) O juízo de fato limita-se a reproduzir os preconceitos da atualidade, sem medo de críticas. Já o juízo de

valor refere-se ao valor material de cada coisa ou pessoa julgada. b) O juízo de fato restringe-se a classificar as coisas por sua realidade quase sempre visível, sem qualquer

preconceito. O juízo de valor é algo pessoal, ou seja, é um julgamento que vem com uma percepção particular das realidades.

c) O juízo de valor busca destacar as qualidades de alguém ou de algo, sem defender um ponto de vista isolado. Já o juízo de fato está mais preocupado com as características físicas dos seres humanos julgados.

15

d) Os Juízos de Fato e de Valor são, na verdade, sinônimos, pois ambos refletem sobre a essência das coisas julgadas, sempre de maneira positiva e construtiva.

e) O juízo de fato está preocupado em destacar os conceitos e preconceitos de algo ou alguém. O juízo de valor limita-se a definir de maneira concreta e objetiva alguma realidade visível ou invisível.

GABARITO: B COMENTÁRIO: A alternativa b) define sem dificuldades os conceitos de juízo de valor e juízo de fato, para uma melhor compreensão sobre os efeitos desses dois tipos de julgamentos. 33. O ser humano, desde sua origem, em sua existência cotidiana, faz afirmações, nega, deseja, recusa e

aprova coisas e pessoas, elaborando juízos de fatos e de valores, por meio dos quais procura orientar seu comportamento teórico e prático. Entretanto, houve um momento em sua evolução histórico-social que o ser humano começou a conferir um caráter filosófico às suas indagações e perplexidades, questionando racionalmente suas crenças, valores e escolhas. Nesse sentido, pode-se afirmar que a Filosofia

a) aceita passivamente as verdades transmitidas pela tradição. b) fornece uma explicação parcial da realidade, limitando-se ao universo da cultura grega. c) aceita os dogmas e as certezas cotidianas que são impostos ao ser humano pela tradição e pela

sociedade, visando educá-lo como cidadão. d) surgiu desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do

universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. e) sempre se baseia em acontecimentos reais, com o único propósito de explicar o passado. GABARITO: D COMENTÁRIO: Na alternativa d), encontramos o ponto crucial de separação entre o estado em que não se fazia uso da razão para uma fase de grandes descobertas e inovações no modo de vida dos seres humanos, algo que mudaria realmente tudo. 34. A defesa da pena de morte para o Brasil, em casos de crimes hediondos, demonstra geralmente uma

antiga insatisfação de grande parte da população com um sistema legal que mais parece “tapar o sol com a peneira”, do que favorecer a ação de uma justiça de fato. Contudo, refletindo nessa realidade, marque abaixo a alternativa que expõe um dos argumentos que são contrários a implantação de tal pena.

a) A pena de morte não deve ser aplicada no Brasil, pois a corrupção impediria que pobres e menos

poderosos tivessem esse fim merecido por quem pratica qualquer crime. b) A pena de morte só seria viável para o Brasil se o julgamento acontecesse fora do país, onde as leis

funcionam, e o sistema não é tão permissível como estamos acostumados a ver. c) A pena de morte é proibida pela moral religiosa que diz que todos merecem perdão. Tal moral sempre

estará acima de qualquer lei, considerando que todo o estado é religioso. d) A pena de morte no Brasil só atingiria as mulheres, os negros e os idosos, já que estes pertencem às

classes mais marginalizadas. e) Nos países onde a pena de morte é aplicada, não há indícios claros de que a violência tenha diminuído,

e tal punição em nosso país mexeria com toda a constituição, não somente com o nosso código penal. GABARITO: E COMENTÁRIO: A alternativa E fala de uma realidade pouco discutida pela mídia, que prova uma antiga lógica que pode explicar vários fenômenos sociais da atualidade: “violência gera violência”.

16

35. A charge revela-nos que a prisão em nosso país acabou se tornando uma a) boa opção para recuperar as pessoas e tirá-las do mundo do crime, já que as condições das cadeias

são sempre ótimas. b) verdadeira saída para diminuir a violência neste imenso país, onde a lei costuma ser respeitada, mas

poucos ainda teimam em descumpri-la. c) arma bombástica contra a própria sociedade, já que a superlotação dos presídios e as péssimas

condições de tratamento com os presos só fazem com que esta violência exploda ainda mais forte sobre nós.

d) chance de recuperação eficiente, já que o indivíduo que sai dela sai melhor como pessoa e respeitando mais as leis.

e) bomba de respeito e solidariedade, pois mesmo que os presos sejam maus tratados lá dentro a harmonia entre os que praticam a lei os que desobedecem é perfeita.

GABARITO: C COMENTÁRIO: A alternativa C denuncia de maneira clara o quadro dramático do atual sistema prisional do Brasil, que se transformou numa verdadeira “bomba”, cujos estilhaços ferem a diversos setores da sociedade. 36. Os fundamentos representam os movimentos e gestos básicos do basquete. Assim, podemos definir o

controle de corpo sendo a) a capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquete, exigidos pela própria dinâmica

do jogo. b) a capacidade de manusear a bola nas diversas situações do jogo. c) ato de bater bola, impulsionando-a contra o solo com uma das mãos. d) ato de recuperar a bola após um arremesso não convertido. e) um fundamento de ataque com bola realizado com o objetivo de se conseguir a cesta. GABARITO: A COMENTÁRIO: O ato/capacidade de se locomover e realizar movimentos e gestos específicos da modalidade citada se refere ao controle de corpo. 37. Arremessar no basquete é considerado um fundamento de ataque com bola realizado com o objetivo de

se conseguir a cesta. Existe uma das formas de arremesso, que é realizado com pés paralelos (pé direito ligeiramente à frente) e afastados naturalmente um do outro. O atacante deverá segurar a bola com a mão direita apoiada atrás e embaixo da mesma e com o braço e antebraço de arremesso formando um ângulo de 90º entre si. O braço deverá estar paralelo ao solo e o cotovelo apontando para a cesta. O movimento de arremesso se inicia com uma semiflexão das pernas e, a seguir, quase simultaneamente, faz-se a extensão delas e do braço direito (para frente e para cima).

De qual tipo de remesso estamos falando?

a) Bandeja b) Com uma das mãos c) Acima da cabeça

17

d) Enterrada e) Tipo jump GABARITO: B COMETÁRIO: O movimento descrito acima é o arremesso com uma das mãos, que é o mais utilizado durante uma partida. 38. No basquete, existem algumas regras de tempo em quadra com o objetivo de fazer o jogo fluir melhor.

É correta a seguinte definição:

a) Regra dos três segundos: um jogador deverá permanecer por mais 3 segundos consecutivos na área restritiva de seus oponentes.

b) Regra dos oitos segundos: quando um jogador ganha o controle de uma bola viva dentro de sua zona de defesa, sua equipe tem 8 segundos para fazer com que a bola chegue à sua zona de ataque.

c) Regra dos 24 segundos: quando um jogador adquirir o controle de uma bola viva, um arremesso para a cesta deverá ser efetuado por sua equipe posteriormente aos 24 segundos.

d) Regra dos 5 segundos: um jogador deverá permanecer por mais de 5 segundos com a posse de bola sem manuseá-la.

e) Regra dos 32 segundos: quando um jogador adquirir o controle de uma bola viva, um arremesso para a cesta deverá ser efetuado por sua equipe dentro de 32 segundos.

GABARITO: B COMENTÁRIO: No basquete, existem algumas regras referentes ao tempo de posse de bola por parte da equipe durante uma jogada ou a permanência/transição da equipe dentro de uma determinada área. São elas: 5 segundos: um jogador deverá permanecer no 5 segundos com a posse de bola sem manuseá-la. 8 segundos: quando um jogador ganha o controle de uma bola viva dentro de sua zona de defesa, sua equipe tem 8 segundos para fazer com que a bola chegue à sua zona de ataque. 24 segundos: quando um jogador adquirir o controle de uma bola viva, um arremesso para a cesta deverá ser efetuado por sua equipe até 24 segundos. 3 segundos: um jogador não deverá permanecer por mais 3 segundos consecutivos na área restritiva de seus oponentes. 39. No basquete, existem vários tipos de fundamentos, cada um com sua especificidade. Assim podemos

afirmar que a) rebote são os movimentos executados com o objetivo de não permitir que o atacante atue livremente. b) drible é o ato de recuperar a bola após um arremesso não convertido. c) passe é executado mediante lançamentos da bola entre elementos da mesma equipe, com o objetivo de

conseguir um melhor posicionamento na quadra, para maior facilidade na obtenção de uma cesta. d) controle de bola é a capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquete, exigidos pela

própria dinâmica do jogo. e) controle de corpo é a capacidade de manusear a bola nas diversas situações do jogo. GABARITO: C COMENTÁRIO: Rebote é o ato de recuperar a bola após um arremesso não convertido. Drible é o ato de bater bola, impulsionando-a contra o solo com uma das mãos. Passe é executado mediante lançamentos da bola entre elementos da mesma equipe, com o objetivo de conseguir um melhor posicionamento na quadra, para maior facilidade na obtenção de uma cesta. Controle de bola: é a capacidade de manusear a bola nas diversas situações do jogo. Controle de corpo é a capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquete, exigidos pela própria dinâmica do jogo. 40. Todo time de basquete possui um jogador que é o cérebro da equipe. Deve ser de temperamento

calmo, ter boa visão de jogo e muito espírito de luta. Ter liderança e possuir recursos técnicos, como bom arremesso e habilidade nas infiltrações, não podendo ser egoísta. De qual jogador estamos falando?

a) Alas b) Pivôs

18

c) Guardas d) Ala-pivô e) Armador GABARITO: E COMENTÁRIO: O jogador citado acima é o armador. 41. Em um time de handebol, quantos jogadores podem estar presentes na quadra? a) 7 jogadores e 1 goleiro= 8 em quadra b) 4 jogadores e 1 goleiro= 5 em quadra c) 6 jogadores e 1 goleiro= 7 em quadra d) 9 jogadores e 1 goleiro= 10 em quadra e) 5 jogadores e 1 goleiro= 6 em quadra GABARITO: C COMENTÁRIO: O time de handebol é constituído por 7 jogadores, sendo um goleiro e seis jogadores na linha. 42. Quantos passos e quantos segundos o jogador pode dar com a bola parada na mão no jogo de

handebol? a) 4 passos e 2 segundos b) 2 passos e 4 segundos c) 3 passos e 3 segundos d) 1 passos e 5 segundos e) 5 passos e 3 segundos GABARITO: C COMENTÁRIO: No jogo de handebol, é permitido que o atleta efetue 3 passos com a bola em mãos e fique 3 segundos em posse dela sem driblar. 43. Como é cobrado o tiro lateral no jogo de handebol? a) Com os dois pés fora de quadra b) Com um dos pés dentro de quadra c) Com os dois pés em cima da linha d) Com um dos pés em cima da linha e) Com os dois pés dentro de quadra GABARITO: D COMENTÁRIO: No handebol, diferente das outras modalidades, é cobrado com um dos pés posicionados sobre a linha. 44. Quantos tempos de partida tem o handebol? Qual a duração de cada um? a) Existem 2 tempos. Cada um possui a duração de 30 minutos. b) Existem 3 tempos. Cada um possui a duração de 10 minutos. c) Existem 2 tempos. Cada um possui a duração de 20 minutos. d) Existem 4 tempos. Cada um possui a duração de 10 minutos. e) Existem 3 tempos. Cada um possui a duração de 20 minutos. GABARITO: A COMENTÁRIO: O jogo é composto por dois tempos de 30 minutos. 45. Quais são os jogadores da partida? a) Ponta (ala) esquerda, ponta direita, pivô, goleiro, armador central, meia esquerda, meia direita. b) Ponta, pivô esquerdo, pivô direito, goleiro, armador central, meia esquerda, meia direita.

19

c) Ponta (ala) esquerda, ponta direita, pivô esquerdo, pivô direito, goleiro, maia esquerda, meia direita. d) Ponta (ala) esquerda, ponta direita, pivô esquerdo, pivô direito, pivô central, goleiro, armador. e) Ponta (ala) esquerda, ponta direita, pivô esquerdo, pivô direito, armador central, armador esquerdo,

armador direita. GABARITO: A COMENTÁRIO: O jogo é composto por sete jogadores em quadra, sendo eles: goleiro, ponta esquerda e ponta direita, meia esquerda e meia direita, armador central e pivô.

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3062 4967

VILA VELHA

(27) 3325 1001