4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

59
Como preparar a cria ção de sites dinâmicos Se você estiver construindo um aplicativo para a Web din âmico, comece definindo um servidor de aplicativos e conectando-se a um banco de dados. Esta seção contém os seguintes capítulos: l Configura çã o de um aplicativo para a Web l Conex õ es de banco de dados para programadores ColdFusion l Conex õ es de banco de dados para programadores ASP.NET l Conex õ es de banco de dados para programadores ASP l Conex õ es de banco de dados para programadores JSP l Conex õ es de banco de dados para programadores PHP Configuração de um aplicativo para a Web Este capítulo descreve como configurar o sistema para criar aplicativos para a Web no Macromedia Dreamweaver MX. Nota: Se desejar criar o aplicativo de exemplo para a Web instalado com o Dreamweaver, veja Como desenvolver um aplicativo para a Web no Dreamweaver MX . Este capítulo contém as seções a seguir: l Uma nota para os usu á rios do Dreamweaver UltraDev 4 l O que é necess á rio para criar aplicativos para a Web l Configura çã o de um servidor da Web l Configura çã o de um servidor de aplicativos l Como criar uma pasta raiz para o aplicativo l Como definir um site do Dreamweaver l Como efetuar a conex ã o com um banco de dados l Como solucionar erros do servidor de aplicativos Uma nota para os usuários do Dreamweaver UltraDev 4 Caso seja usuário do Macromedia Dreamweaver UltraDev 4, provavelmente seu sistema já está configurado para criar aplicativos para a Web. Se você instalou o Dreamweaver MX junto com o UltraDev 4, todos os sites do UltraDev foram automaticamente importados para o Dreamweaver. Não é necessário redefini-los no Dreamweaver MX. Página 1 de 59 Como preparar a criação de sites din âmicos 11/10/2002 file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configura ções ...

Transcript of 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Page 1: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Como preparar a criação de sites dinâmicos

Se você estiver construindo um aplicativo para a Web dinâmico, comece definindo um servidor de aplicativos e conectando-se a um banco de dados.

Esta seção contém os seguintes capítulos:

l Configuração de um aplicativo para a Web l Conexões de banco de dados para programadores ColdFusion l Conexões de banco de dados para programadores ASP.NET l Conexões de banco de dados para programadores ASP l Conexões de banco de dados para programadores JSP l Conexões de banco de dados para programadores PHP

Configuração de um aplicativo para a Web

Este capítulo descreve como configurar o sistema para criar aplicativos para a Web no Macromedia Dreamweaver MX.

Nota: Se desejar criar o aplicativo de exemplo para a Web instalado com o Dreamweaver, veja Como desenvolver um aplicativo para a Web no Dreamweaver MX.

Este capítulo contém as seções a seguir:

l Uma nota para os usuários do Dreamweaver UltraDev 4 l O que é necessário para criar aplicativos para a Web l Configuração de um servidor da Web l Configuração de um servidor de aplicativos l Como criar uma pasta raiz para o aplicativo l Como definir um site do Dreamweaver l Como efetuar a conexão com um banco de dados l Como solucionar erros do servidor de aplicativos

Uma nota para os usuários do Dreamweaver UltraDev 4

Caso seja usuário do Macromedia Dreamweaver UltraDev 4, provavelmente seu sistema j á está configurado para criar aplicativos para a Web. Se você instalou o Dreamweaver MX junto com o UltraDev 4, todos os sites do UltraDev foram automaticamente importados para o Dreamweaver. Não é necessário redefini-los no Dreamweaver MX.

 

 

 

   

Página 1 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 2: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

No entanto, se um site importado tiver páginas do Macromedia ColdFusion que foram criadas utilizando-se comportamentos de servidor do UltraDev 4, informar ao Dreamweaver que o site contém páginas geradas pelo UltraDev. O motivo é que o Dreamweaver MX procura padrões de código na página para identificar e exibir comportamentos de servidor no painel Comportamentos de servidor. No caso de páginas criadas com o Microsoft Active Server Pages (ASP) e o JavaServer Pages (JSP), o Dreamweaver MX gera o mesmo código que o UltraDev, por isso ele reconhece e exibe comportamentos de servidor ASP e JSP gerados pelo UltraDev. No entanto, para as páginas ColdFusion, o Dreamweaver MX gera um código aperfeiçoado e mais fácil de ser entendido. Como o Dreamweaver procura esses novos padrões de código como padrãot, ele não reconhece comportamentos de servidor do ColdFusion gerados pelo UltraDev. É necessário instruir o Dreamweaver a procurar os padrões de código do UltraDev caso deseje continuar trabalhando com os antigos comportamentos de servidor.

Para instruir o Dreamweaver a procurar o código do ColdFusion gerado pelo UltraDev 4:

1. Abra a caixa de di álogo Definição do site selecionando Site > Editar os sites, escolhendo o site e clicando em Editar.

2. Se o assistente for exibido, clique em Avançado e selecionar Servidor de teste na lista Categoria.

A caixa de diálogo Servidor de teste é exibida.

3. No menu pop-up Este site contém, escolher uma das opções a seguir: ¡ Se desejar que o Dreamweaver continue gerando o código UltraDev para novas

páginas, escolher Somente páginas do UltraDev 4. ¡ Se desejar que o Dreamweaver comece a utilizar o código aperfeiçoado para novas

páginas, escolher Ambas as versões. Isso atualizará o site do UltraDev 4 de modo incremental; com o tempo, o site será formado, em sua maioria, por páginas com os novos comportamentos de servidor.

4. Clique em OK e em Concluído.

As conexões de bancos de dados são tratadas de forma diferente quando se especifica que o site contém somente páginas do UltraDev 4. Para obter mais informações, veja Como se conectar utilizando a conectividade do UltraDev 4 .

O que é necessário para criar aplicativos para a Web

Para criar aplicativos para a Web no Dreamweaver, é necessário o software a seguir:

l Um servidor da Web l Um servidor de aplicativos que é executado no servidor da Web ou um servidor da Web

que funcione também como um servidor de aplicativos, como o Microsoft PWS ou IIS

Nota: No contexto de aplicativos para a Web, os termos “servidor da Web” e “servidor de aplicativos” referem-se a software e não a hardware.

Se desejar utilizar um banco de dados com o aplicativo, é necessário o software adicional a seguir:

l Um banco de dados ou sistema de banco de dados

 

 

Página 2 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 3: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

l Um driver de banco de dados que ofere ça suporte ao banco de dados

Para obter informações sobre como configurar um banco de dados para o aplicativo para a Web, veja Como efetuar a conexão com um banco de dados.

Diversas empresas de hospedagem na Web oferecem planos que permitem utilizar o software que elas possuem para testar e implementar aplicativos para a Web. Os usuários do Windows podem instalar o software necessário no mesmo computador em que está instalado o Dreamweaver para fins de desenvolvimento. Também é possível instalar o software em um computador de rede (normalmente, um computador com o Windows NT ou Windows 2000) para que outros programadores de sua equipe possam trabalhar em um projeto.

Os usuários do Macintosh podem utilizar um serviço de hospedagem na Web ou instalar o software necessário em um computador remoto. Os usuários do Mac OS 10.1 podem desenvolver sites PHP localmente usando o servidor da Web Apache e o servidor de aplicativos PHP instalados com o sistema operacional. Para obter informações de configuração, visitar os sites da Web a seguir:

l http://developer.apple.com/internet/macosx/php.html l http://www.entropy.ch/software/macosx/ l http://www.stepwise.com/Articles/Workbench/2001-10-11.01.html

Configuração de um servidor da Web

Para executar aplicativos para a Web, é necessário um servidor da Web. Um servidor da Web é um software que fornece arquivos em resposta a solicitações de navegadores da Web. O servidor da Web é chamado, algumas vezes, de servidor HTTP. Os servidores da Web conhecidos incluem IIS, Netscape Enterprise Server, iPlanet Web Server e Apache HTTP Server.

Se não estiver usando um serviço de hospedagem na Web, escolher um servidor da Web e instalá-lo no computador local ou em um computador remoto. Para obter mais informações, ver a documentação do fornecedor do servidor ou entrar em contato com o administrador do sistema.

Os usuários do Windows podem ter um servidor da Web pronto para uso no computador local; para tanto, basta instalar o PWS ou o IIS. O servidor da Web pode já estar instalado. Verificar a estrutura de pastas para saber se contém uma pasta C:\Inetpub or D:\Inetpub. O PWS e o IIS criam esta pasta durante a instalação. Se desejar instalar o PWS ou o IIS, veja Como instalar um servidor Web no Windows .

As páginas ASP.NET funcionam apenas com um único servidor da Web: o Microsoft IIS 5 ou superior. Não há suporte para o servidor PWS. Além disso, como o IIS 5 é um serviço dos sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP Professional, somente é possível utilizar essas duas versões do Windows para executar aplicativos ASP.NET. Não há suporte para o Windows 98, ME ou NT. Deve-se observar, no entanto, que é possível desenvolver (e não executar) aplicativos ASP.NET em qualquer computador com o Dreamweaver MX, inclusive computadores com sistema Macintosh.

 

 

 

Página 3 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 4: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Configuração de um servidor de aplicativos

Para executar aplicativos para a Web, é necessário que o servidor da Web trabalhe com um servidor de aplicativos. Um servidor de aplicativos é um software que ajuda o servidor da Web a processar determinadas páginas da Web. Quando a página é solicitada, o servidor da Web envia a página ao servidor de aplicativos para processamento antes de enviá-la ao navegador.

Os servidores de aplicativos conhecidos incluem Macromedia ColdFusion MX, Macromedia JRun, Microsoft .NET Framework, PHP, IBM WebSphere e Jakarta Tomcat. Os servidores da Web Microsoft IIS e PWS também funcionam como servidores de aplicativos ASP. O servidor de aplicativos geralmente é instalado no mesmo sistema que executa o servidor da Web.

Estes são alguns dos tópicos analisados nesta seção:

l Escolha do servidor de aplicativos l Instalação de um servidor de aplicativos ColdFusion l Instalação de um servidor de aplicativos ASP.NET l Instalação de um servidor de aplicativos ASP l Instalação de um servidor de aplicativos JSP l Instalação de um servidor de aplicativos PHP

Escolha do servidor de aplicativos

A escolha do servidor de aplicativos depende de diversos fatores, como o orçamento, a tecnologia de servidor que se deseja utilizar (ColdFusion, ASP.NET, ASP, JSP ou PHP) e o servidor da Web escolhido.

Orçamento: Alguns fornecedores comercializam servidores de aplicativos avançados que são dispendiosos em termos de aquisição e administração. Outros fornecedores oferecem soluções mais simples, eficientes e econômicas (os exemplos incluem servidores Macromedia ColdFusion e JRun). Alguns servidores de aplicativos vêm integrados a servidores da Web (como o Microsoft IIS e o PWS) e outros podem ser copiados gratuitamente pela Internet (como o Jakarta Tomcat e o PHP).

Tecnologia de servidor: Os servidores de aplicativos utilizam tecnologias distintas. O Dreamweaver oferece suporte a cinco tecnologias de servidor: ColdFusion, ASP.NET, ASP, JSP e PHP. Para obter mais informações, veja Para selecionar uma tecnologia de servidor. A tabela abaixo mostra servidores de aplicativos conhecidos disponíveis para as cinco tecnologias de servidor que contam com suporte do Dreamweaver:

 

   

Tecnologia de servidor Servidor de aplicativos

ColdFusion Macromedia ColdFusion MX

ASP.NET Microsoft IIS 5 com .NET Framework

Página 4 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 5: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Servidor da Web: A escolha do servidor de aplicativos também pode depender do servidor da Web que se deseja utilizar. Certifique-se de que o aplicativo funcione com o servidor da Web. Por exemplo: o servidor .NET Framework funciona somente com o IIS 5 ou superior.

Instalação de um servidor de aplicativos ColdFusion

Para executar páginas ColdFusion, é necessário utilizar o servidor de aplicativos ColdFusion. Este servidor está disponível para sistemas Windows, Linux, Solaris e HP-UX.

É possível efetuar o download do ColdFusion MX e instalar uma edi ção para desenvolvedores totalmente funcional no site da Macromedia na Web. Uma cópia do ColdFusion MX Server Developer Edition também está disponível no CD do Dreamweaver (somente na versão para Windows).

Depois de instalar o servidor de aplicativos, crie uma pasta raiz para o aplicativo para a Web. Veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo .

Instalação de um servidor de aplicativos ASP.NET

Para desenvolver páginas ASP.NET, é necessário o software a seguir:

l Um computador com o Windows 2000 ou Windows XP Professional executando o IIS 5 ou mais avançado

l O Microsoft .NET Framework, que pode ser copiado do site da Microsoft na Web

Efetuar o download do .NET Framework a partir do site da Microsoft na Web, e seguir as instruções fornecidas no site.

Depois de instalar o .NET Framework, criar uma pasta raiz para o aplicativo para a Web. Veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo.

ASP Microsoft IIS ou PWS Sun Chili!Soft ASP

JSP Macromedia JRun IBM WebSphere Apache Tomcat BEA WebLogic

PHP Servidor PHP

   

   

 

Página 5 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 6: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Instalação de um servidor de aplicativos ASP

Para desenvolver páginas ASP, é necessário um servidor de aplicativos que ofereça suporte ao Microsoft Active Server Pages 2.0. Estas são algumas das opções conhecidas:

l Microsoft IIS, que acompanha o Windows NT Server, Windows 2000 e o Windows XP Professional

l Microsoft PWS, uma versão reduzida do IIS que pode ser executada no Windows 98 e NT Workstation

l Sun Chili!Soft ASP, cujas versões podem ser executadas no Windows, Linux, Solaris e em outras plataformas. Para obter mais informações, visitar o site da Chili!Soft na Web

Os usuários do Windows podem instalar e executar o IIS ou o PWS nos seus computadores locais. Para obter instruções, veja Como instalar um servidor Web no Windows.

Os usuários do Macintosh podem utilizar um serviço de hospedagem na Web que ofere ça um plano do ASP ou instalar o IIS ou o PWS em um computador remoto.

Depois de instalar o IIS ou o PWS, criar uma pasta raiz para o aplicativo para a Web. Veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo.

Instalação de um servidor de aplicativos JSP

Para desenvolver páginas JSP, é necessário um servidor de aplicativos que ofereça suporte a JavaServer Pages. Estas são algumas das opções conhecidas:

l Macromedia JRun para Windows, Linux, Solaris ou UNIX. É possível efetuar o download de uma versão de teste no site da Macromedia na Web.

l IBM WebSphere para diversos sistemas operacionais. É possível efetuar o download de uma versão de teste no site da IBM na Web.

l Tomcat para Windows e UNIX. É possível efetuar o download de uma cópia do Tomcat no site do Projeto Jakarta na Web .

Os usuários do Macintosh podem utilizar um serviço de hospedagem na Web que ofere ça um plano do JSP ou instalar um servidor de aplicativos JSP em um computador remoto executando um servidor da Web.

Depois de instalar um servidor de aplicativos JSP, criar uma pasta raiz para o aplicativo para a Web. Veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo.

 

   

 

 

Página 6 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 7: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Instalação de um servidor de aplicativos PHP

Para executar páginas PHP, é necessário o servidor de aplicativos PHP, que é um software de código-fonte aberto disponível na Web. Há edições do servidor de aplicativos disponíveis para sistemas Windows, Linux, UNIX, HP-UX, Solaris e Mac OS X. O servidor de aplicativos funciona com os servidores da Web a seguir: Apache, Microsoft IIS ou PWS, Netscape e iPlanet e quase todos os servidores da Web que oferecem suporte à interface CGI.

É possível efetuar o download do servidor de aplicativos PHP no site da PHP na Web. Para obter informações sobre como instalar o servidor, ver a documentação do PHP, que também pode ser copiada do site da PHP na Web.

Os usuários do Macintosh podem utilizar um serviço de hospedagem na Web que ofere ça um plano do PHP ou instalar o PHP em um computador remoto executando um servidor da Web. Se você é usuário do Mac OS 10.1, pode utilizar o servidor de aplicativos PHP instalado com o sistema operacional. Para obter mais informações, visitar os sites da Web a seguir:

l http://developer.apple.com/internet/macosx/php.html l http://www.entropy.ch/software/macosx/ l http://www.stepwise.com/Articles/Workbench/2001-10-11.01.html

Depois de instalar o servidor de aplicativos PHP, criar uma pasta raiz para o aplicativo para a Web. Veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo.

Como criar uma pasta raiz para o aplicativo

Após a instalação do software de servidor, criar uma pasta raiz para o aplicativo para a Web no computador que está executando o servidor da Web.

Certifique-se de que a pasta seja publicada pelo servidor da Web. Em outras palavras, o servidor da Web pode fornecer qualquer arquivo existente nessa pasta ou em qualquer uma das suas subpastas em resposta a uma solicitação HTTP feita por um navegador da Web. Por exemplo: em um computador executando o PWS ou o IIS, qualquer arquivo existente na pasta Inetpub\wwwroot ou em qualquer uma de suas subpastas pode ser fornecido para um navegador da Web.

Como definir um site do Dreamweaver

Após a configuração do sistema para desenvolver aplicativos para a Web, definir um site do Dreamweaver para gerenciar os arquivos.

Nota: Os usuários do Macromedia HomeSite e do ColdFusion Studio podem considerar um site do Dreamweaver como um projeto do HomeSite ou Studio.

 

 

   

Página 7 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 8: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Antes de começar, certifique-se de que os requisitos a seguir sejam atendidos:

l Você tem acesso a um servidor da Web. O servidor da Web pode estar sendo executado no computador local, em um computador remoto (como um servidor de desenvolvimento) ou em um servidor mantido por uma empresa de hospedagem na Web. Veja Configuração de um servidor da Web.

l Um servidor de aplicativos está instalado e em execução no sistema com o servidor da Web. Veja Configuração de um servidor de aplicativos.

l Foi criada uma pasta raiz para o aplicativo para a Web no sistema onde está sendo executado o servidor da Web. Para obter mais informações, veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo.

O processo de definição de um site do Dreamweaver para o aplicativo para a Web consiste em três etapas:

1. Defina uma pasta do disco rígido como a pasta local que o Dreamweaver utilizará para armazenar cópias de trabalho dos arquivos do site (veja Como definir uma pasta local).

2. Defina uma pasta do computador que está executando o servidor da Web como a pasta remota do Dreamweaver (veja Como definir uma pasta remota).

3. Especifique para onde o Dreamweaver deve enviar páginas dinâmicas a serem processadas enquanto o usuário trabalha (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

Depois de definir o site do Dreamweaver, é possível começar a criar aplicativos para a Web.

Como definir uma pasta local

É possível definir uma pasta local do Dreamweaver para cada novo aplicativo para a Web que for criado. A pasta local é a pasta usada para armazenar cópias de trabalho de arquivos do site no disco r ígido. Se a pasta local não for definida, o Dreamweaver não funcionará corretamente.

A defini ção de uma pasta local também permite gerenciar os arquivos e transferi-los de/para o servidor da Web com o simples clique de um botão.

Para definir uma pasta local do Dreamweaver:

1. Crie uma pasta no disco local para armazenar c ópias de trabalho dos arquivos.

Talvez seja conveniente criar subpastas para armazenar os arquivos de imagens e outras propriedades.

2. No Dreamweaver, escolher Site > Novo site.

A caixa de diálogo Definição do site é exibida.

3. Se o assistente for exibido, clique em Avançado e selecionar Informações locais na lista Categoria (este deve ser o padrão).

4. Na caixa Nome do site, digite um nome descritivo para o site do Dreamweaver. 5. Na caixa Pasta raiz local, especificar a pasta criada na Etapa 1.

 

 

Página 8 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 9: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

É possível digitar um caminho ou clique no ícone da pasta para procurá-la e selecioná-la.

6. Se desejar, preencher as outras opções da categoria Informações locais (elas não são necessárias para que o site funcione).

Para obter mais informações sobre essas opções, veja Como definir as opções da categoria Informações locais.

A caixa de diálogo Definição do site deve ficar aberta. Em seguida, especificar uma pasta remota. Veja Como definir uma pasta remota.

Como definir uma pasta remota

Após definir uma pasta local, é possível definir uma pasta remota para o site do Dreamweaver. A pasta remota é aquela criada para o aplicativo para a Web no servidor da Web (veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo ).

Não será preciso definir uma pasta remota se a pasta definida em Como definir uma pasta local puder funcionar também como a pasta raiz do aplicativo para a Web (isso implica que o servidorda Web esteja em execução no computador local).

Para definir uma pasta remota do Dreamweaver:

1. Se a caixa de di álogo Definição do site não estiver aberta, para abri-la, escolher Site > Editar os sites, selecione o site desejado e clique em Editar.

A caixa de diálogo Definição do site é exibida.

2. Se o assistente for exibido, clique em Avançado e selecionar Informações remotas na lista Categoria.

A caixa de diálogo Informações remotas é exibida.

3. No menu pop-up Acesso, escolher uma das opções a seguir: Local/Rede, FTP ou RDS.

As opções configuradas dizem ao Dreamweaver como o usuário deseja transferir os arquivos entre a pasta local e a pasta remota.

Nota: Para utilizar RDS, a pasta remota deve estar no computador com o ColdFusion.

Os arquivos também podem ser enviados para o aplicativo SourceSafe; para isso, escolher Banco de dados SourceSafe (o SourceSafe é utilizado pelos programadores para controlar as versões dos arquivos). Se essa opção for escolhida, será necessário definir uma pasta separada. Para obter instruções, veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas.

4. Depois de escolher um método de acesso, definir op ções de acesso conforme apropriado.

Para obter mais informações, veja Como definir as opções da categoria Informações remotas.

 

 

Página 9 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 10: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

A caixa de diálogo Definição do site deve ficar aberta. Em seguida, é necessário definir uma pasta para processar páginas dinâmicas. Veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas.

Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas

Após definir a pasta remota no Dreamweaver, especificar uma pasta onde as páginas dinâmicas possam ser processadas. O Dreamweaver usa essa pasta para gerar conteúdo dinâmico e para se conectar a bancos de dados enquanto o usuário trabalha.

Normalmente, especifica-se a pasta raiz criada no servidor da Web (veja Como criar uma pasta raiz para o aplicativo) porque o servidor da Web e o servidor de aplicativos trabalham em conjunto.

Nota: A pasta raiz pode ser local ou remota, dependendo do local onde é executado o servidor da Web.

Para especificar onde o Dreamweaver pode processar as páginas dinâmicas:

1. Se a caixa de di álogo Definição do site não estiver aberta, para abri-la, escolher Site > Editar os sites, selecione o site desejado e clique em Editar.

A caixa de diálogo Definição do site é exibida.

2. Se o assistente for exibido, clique em Avançado e selecionar Servidor de teste na lista Categoria.

A caixa de diálogo Servidor de teste é exibida. O Dreamweaver precisa dos serviços de um servidor de teste para gerar e exibir o conteúdo dinâmico enquanto o usuário trabalha. O servidor de teste pode ser o computador local, um servidor de desenvolvimento, um servidor temporário ou um servidor de produção. Desde que o servidor possa processar o tipo de páginas dinâmicas a serem desenvolvidas, a escolha não fará diferença.

3. Preencha a caixa de diálogo e clique em OK.

Para obter mais informações, veja Definição das op ções da categoria Servidor de teste.

Tópicos relacionados

O prefixo de URL

Uma nota para os usuários do Dreamweaver UltraDev 4

 

 

   

Página 10 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 11: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

O prefixo de URL

É necessário especificar um prefixo de URL para que o Dreamweaver MX possa utilizar os serviços de um servidor de teste para exibir dados e se conectar a bancos de dados enquanto o usuário trabalha. O Dreamweaver usa o servidor de teste para gerar o conteúdo dinâmico exibido na janela do Live Data e no navegador quando é utilizado o comando Visualizar no navegador.

O Dreamweaver também utiliza o servidor de teste para efetuar conexões com um banco de dados na fase de design. O Dreamweaver utiliza a conexão feita durante a fase de design para fornecer informações úteis sobre o banco de dados, como os nomes das tabelas do banco de dados e os nomes das colunas das tabelas.

Um prefixo de URL é formado pelo nome do domínio e por quaisquer subdiretórios ou diretórios virtuais do diretório inicial do site da Web.

Nota: Esta seção utiliza a terminologia empregada no Microsoft IIS. A terminologia pode variar conforme o servidor, mas os mesmos conceitos se aplicam à maioria dos servidores da Web.

O diretório inicial é a pasta do servidor mapeada para o nome do domínio do site. Suponha que a pasta a ser utilizada para processar as páginas dinâmicas seja c:\sites\company\ e que ela é o diretório inicial (ou seja, essa pasta está mapeada para o nome do domínio do site – por exemplo: www.mystartup.com). Nesse caso, o prefixo de URL é http://www.mystartup.com/.

Se a pasta a ser utilizada para processar as páginas dinâmicas é uma subpasta do diretório inicial, basta adicionar a subpasta à URL. Suponha que o diretório inicial é c:\sites\company\, o nome do domínio do site é www.mystartup.com e a pasta a ser utilizada para processar as páginas dinâmicas é c:\sites\company\inventory. Digite este prefixo de URL:

http://www.mystartup.com/inventory/

Se a pasta a ser utilizada para processar as páginas dinâmicas não é o diretório inicial ou qualquer um de seus subdiretórios, deve-se criar um diretório virtual.

Um diretório virtual é uma pasta que não está contida fisicamente no diretório inicial do servidor, mesmo que ela pareça estar na URL. Para criar um diretório virtual, especificar um álias para o caminho da pasta na URL. Suponha que o diretório inicial é c:\sites\company, a pasta de processamento é d:\apps\inventory e que foi definido um álias para essa pasta chamado warehouse. Digite este prefixo de URL:

http://www.mystartup.com/warehouse/

Localhost é um termo que faz referência ao diretório inicial nas URLs quando o cliente (normalmente um navegador, mas nesse caso o Dreamweaver) está em execução no mesmo sistema que o servidor da Web. Suponha que o Dreamweaver está em execução no mesmo sistema que o servidor da Web, que o diretório inicial é c:\sites\company e que foi definido um diretório virtual chamado warehouse para fazer referência à pasta a ser utilizada para o processamento das páginas dinâmicas. Digite este prefixo de URL:

http://localhost/warehouse/

Para determinar o nome do domínio e o diretório inicial no PWS e no IIS 4,0, clique no ícone de Principal no Personal Web Manager e anotar a home page especificada na área Publicação.

Tópicos relacionados

Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas

Página 11 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 12: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Como efetuar a conexão com um banco de dados

Se desejar utilizar um banco de dados com o aplicativo para a Web, primeiro é necessário se conectar a ele. Para uma discussão geral sobre conexões de banco de dados, veja Como compreender as conexões de bancos de dados.

O Dreamweaver MX trata as conexões de banco de dados de modo distinto, dependendo da tecnologia de servidor escolhida. Consultar os capítulos a seguir:

l Conexões de banco de dados para programadores ColdFusion l Conexões de banco de dados para programadores ASP.NET l Conexões de banco de dados para programadores ASP l Conexões de banco de dados para programadores JSP l Conexões de banco de dados para programadores PHP

Como solucionar erros do servidor de aplicativos

Esta seção descreve alguns erros conhecidos do servidor de aplicativos e como solucioná-los.

Para obter mais informações sobre os servidores de aplicativos Macromedia, visitar as Centrais de suporte do ColdFusion e do JRun no site da Macromedia na Web.

Para obter mais informações sobre outros servidores de aplicativos, ver a documentação do servidor, visitar o site do fornecedor na Web ou entrar em contato com o departamento de suporte técnico do fornecedor.

Esta seção aborda os erros de servidor a seguir:

l ColdFusion - 405 Método não permitido l JRun – Erro de sintaxe: Era esperado um identificador em vez deste símbolo l JRun - Erro 2140 l WebSphere - Erro 403 (proibido por regra) l WebSphere - Erro 404 (Arquivo não localizado)

ColdFusion - 405 Método não permitido

Este erro ocorre com o ColdFusion 4 ou 5 quando a instala ção é verificada. Ele pode ser gerado

   

   

   

Página 12 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 13: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

pelo fato de haver uma versão FrontPage do PWS. Certifique-se de possuir a versão completa do PWS e não a versão FrontPage.

Se a versão correta do PWS estiver instalada, verificar o nome do diretório virtual para cfdocs e cfide. No PWS, clique no ícone Avançado, escolher o diretório virtual na lista e clique em Editar as propriedades. Na caixa Álias, remover quaisquer vírgulas do nome do diretório virtual.

Também é recomendável armazenar os arquivos de banco de dados em um local que não seja a pasta raiz do servidor da Web. Às vezes, os servidores da Web podem armazenar os arquivos no cache e bloqueá-los de modo exclusivo, gerando problemas de permissão de gravação. Armazenar os bancos de dados fora da pasta raiz do servidor da Web também é uma medida adicional de segurança.

JRun – Erro de sintaxe: Era esperado um identificador em vez deste símbolo

Este erro ocorre quando é feita uma tentativa de processar uma página JSP denominada default.jsp.

A palavra “default” (padrão) é uma palavra-chave reservada no JRun. Para corrigir o problema, renomear a página como index.jsp ou home.jsp.

JRun - Erro 2140

Este erro pode ocorrer por diversos motivos:

l A chave de licença não foi digitada corretamente. Recortar e colar a chave de licença digitada na mensagem de correio eletrônico de confirmação da compra, para evitar erros de digitação. Certificar-se também de que não há espaços após a chave de licença.

l O jsm padrão não foi instalado corretamente como um serviço do NT.

Para obter mais informações, ver o artigo 12015 da central de suporte do JRun.

WebSphere - Erro 403 (proibido por regra)

Este erro ocorre quando é chamado um servlet ou JSP. A seguir, estão listadas possíveis causas e soluções:

   

   

 

 

Página 13 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 14: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

l Foi usado um nome de arquivo incorreto ao chamar o arquivo JSP. Verificar o nome do arquivo JSP. Corrigir erros de digitação, de uso de maiúsculas e minúsculas ou de extensão do nome do arquivo. Certifique-se de que o nome do arquivo JSP termina com .jsp.

l Se não estiver sendo usado o número de porta padrão para a instância do IBM HTTP Server for AS/400 (porta 80), isso indica que host:port não foi adicionado como um álias para o host virtual. Para exibir os aliases dos hosts virtuais, clique na guia Propriedades avançadas do host virtual, na Console administrativa.

l Não há um servlet habilitado para JSP destinado ao aplicativo para a Web no qual reside o arquivo JSP. Verificar se o servlet habilitado para JSP foi adicionado ao aplicativo para a Web no qual o JSP reside. Crie o servlet habilitado para JSP, se necessário.

l Se o servlet foi criado em um aplicativo para a Web, ele deverá ter um caminho de URI (Indicador de recurso uniforme, Uniform Resource Indicator). Verificar se o caminho do URI está correto.

l As diretivas Passar ou Redirecionar da configura ção do servidor HTTP ativo impedem que o JSP ou o servlet sejam chamados. Verificar se as diretivas Passar e Redirecionar na configuração do IBM HTTP Server for AS/400 ativo estão corretas.

Para obter mais informações, ver a seção FAQ no site da IBM na Web.

Para outros problemas relacionados ao WebSphere, visitar a Central de suporte do IBM WebSphere .

WebSphere - Erro 404 (Arquivo não localizado)

Este erro ocorre ao chamar um servlet ou o JSP. A seguir, estão listadas possíveis causas e soluções:

l Verifique se a URL do JSP ou do servlet foi digitada corretamente. l O processo do servidor de aplicativos não tem autoridade suficiente para acessar a pasta

que contém o código Java gerado pelo JSP e o arquivo de classe. Verificar se QEJBSVR tem autoridade para acessar a estrutura de pastas /QIBM/UserData/WebASAdv/default/temp ou /QIBM/UserData/WebASAdv/<nomedousuário>/temp.

l Este erro pode ocorrer porque uma classe utilizada pelo servlet não foi localizada. Verificar se todas as classes exigidas pelo servlet estão na variável de caminho de classe do aplicativo para a Web.

l Este erro pode ser gerado por uma diretiva Passar inserida incorretamente no arquivo de configuração HTTP. Se a diretiva Passar (PASS /*) for usada antes da diretiva Serviço, esta última nunca será referenciada. Para corrigir este problema, mover a diretiva Passar para o final das entradas de configuração HTTP ou torná-la mais específica (por exemplo: PASS /*.html). Para obter mais informações sobre as diretivas de configuração HTTP, veja “Edição do arquivo de configura ção HTTP para adicionar diretivas de servidor” na documentação do WebSphere.

Para obter mais informações, visitar a Central de suporte do IBM WebSphere.

 

 

   

Página 14 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 15: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Referência

Esta seção contém informações sobre a caixa de diálogo apresentada neste capítulo.

Definição das opções da categoria Servidor de teste

O objetivo desta caixa de diálogo é especificar um servidor de teste que o Dreamweaver MX possa utilizar para processar páginas dinâmicas para fins de criação de páginas.

O Dreamweaver precisa dos serviços de um servidor de teste para gerar e exibir o conteúdo dinâmico enquanto o usuário trabalha. O servidor de teste pode ser o computador local, um servidor de desenvolvimento, um servidor temporário ou um servidor de produção. Desde que o servidor possa processar o tipo de páginas dinâmicas a serem desenvolvidas, a escolha não fará diferença.

Certifique-se de definir uma pasta local e outra remota antes de preencher esta caixa de diálogo. Para obter instruções, veja Como definir uma pasta local e Como definir uma pasta remota. Muitas vezes é possível utilizar as definições da pasta remota para o servidor de teste, pois as páginas dinâmicas colocadas na pasta remota normalmente podem ser processadas por um servidor de aplicativos.

Procedimento

1. Selecione uma tecnologia de servidor. 2. Se o site tiver páginas ColdFusion preexistentes com comportamentos de servidor

gerados pelo Dreamweaver UltraDev 4, escolher um dos itens a seguir na caixa Esta página contém:

¡ Se desejar que o Dreamweaver gere código ColdFusion aperfeiçoado em qualquer uma das páginas novas e ignore o código ColdFusion gerado pelo UltraDev nas páginas existentes, escolher Somente os arquivos do Dreamweaver MX. Se esta opção for escolhida, o Dreamweaver não reconhecerá os comportamentos de servidor do UltraDev 4 e não os exibir á no painel Comportamentos de servidor.

¡ Se desejar que o Dreamweaver continue a gerar o mesmo código ColdFusion que o do UltraDev, escolher Somente páginas do UltraDev 4.

¡ Se desejar que o Dreamweaver gere o código ColdFusion aperfei çoado para qualquer uma das novas páginas, escolher Ambas as versões. Utilize esta opção para atualizar as páginas do site gradativamente.

Para obter mais informações, veja Uma nota para os usuários do Dreamweaver UltraDev 4.

3. Aceite as definições padrão do Servidor de teste ou inserir outras defini ções.

Por padrão, o Dreamweaver pressupõe que um servidor de aplicativos está em execução no mesmo sistema que o servidor da Web. Se foi definida uma pasta remota na categoria Informações remotas da caixa de diálogo Definição do site e se um servidor de aplicativos está em execução no mesmo sistema que a pasta remota (incluindo o computador local), aceitar as defini ções padrão da categoria Servidor de teste.

 

 

Página 15 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 16: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Caso não tenha sido definida uma pasta remota na categoria Informações remotas, a categoria Servidor de teste utilizará como padrão a pasta local definida na categoria Informações locais. Essa definição poderá ser mantida apenas se as duas condições a seguir forem atendidas:

¡ Os servidores da Web e de aplicativos estão em execução no mesmo computador local. Por exemplo: você é um programador de ColdFusion que está executando o PWS e o ColdFusion em um sistema local Windows 98.

¡ A pasta raiz local é uma subpasta do diretório inicial. Por exemplo: se for utilizado o PWS ou o IIS, a pasta raiz local será uma subpasta de c:\Inetpub\wwwroot\ ou a própria pasta.

Se a pasta raiz local não for uma subpasta do diretório inicial, será necessário definir a pasta raiz local como um diretório virtual no servidor da Web.

Para obter mais informações sobre diretórios iniciais e virtuais, veja O prefixo de URL.

O servidor de aplicativos pode estar em execução em um sistema diferente daquele do site remoto. Por exemplo: se a opção Acesso, selecionada na categoria Informações remotas, for SourceSafe, deverá ser especificado um servidor diferente na categoria Servidor de teste.

4. Na caixa Prefixo de URL, digite a URL que os usuários digitarão nos navegadores para abrir o aplicativo para a Web, não incluindo nenhum nome de arquivo.

Suponha que a URL do aplicativo é http://www.macromedia.com/mycoolapp/start.jsp. Nesse caso, deve ser digitado este prefixo de URL: http://www.macromedia.com/mycoolapp/.

Se o Dreamweaver for executado no mesmo sistema que o servidor da Web, será possível utilizar o termo localhost como substituto do nome do domínio. Por exemplo: suponha que esta seja a URL do aplicativo:

http://buttercup_pc/mycoolapp/start.jsp

Poderá ser digitado este prefixo de URL:

http://localhost/mycoolapp/

Para obter mais informações, veja O prefixo de URL.

5. Clique em OK e em Concluído.

O Dreamweaver adiciona o novo site à lista de sites.

Tópicos relacionados

Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas

O prefixo de URL

 

 

Página 16 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 17: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Conexões de banco de dados para programadores ColdFusion

Este capítulo descreve como se conectar a bancos de dados ao desenvolver aplicativos baseados no Macromedia ColdFusion com o Macromedia Dreamweaver MX. Para aplicativos ColdFusion, conectar-se ao Dreamweaver escolhendo uma fonte de dados ColdFusion definida no Administrador de ColdFusion, que é a console de gerenciamento do servidor.

Este capítulo pressupõe que o aplicativo para a Web ColdFusion já esteja configurado (veja Configuração de um aplicativo para a Web). Também pressupõe que um banco de dados esteja configurado no computador local ou em um sistema ao qual você tem acesso de rede ou FTP.

Este capítulo contém os tópicos a seguir:

l Como efetuar a conexão com um banco de dados l Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados l Como se conectar utilizando a conectividade do UltraDev 4

Para aprender mais sobre bancos de dados e conexões de bancos de dados, veja Guia do iniciante em bancos de dados.

Como efetuar a conexão com um banco de dados

Ao desenvolver um aplicativo ColdFusion para a Web com o Dreamweaver, conectar-se a um banco de dados selecionando uma fonte de dados ColdFusion definida no Administrador de ColdFusion, que é a console de gerenciamento do servidor.

Nota: Se estiver executando o ColdFusion 5 em um computador com o Windows, também será possível configurar um DSN (Nome de fonte de dados, Data Source Name) no computador. DSNs de sistema são automaticamente considerados fontes de dados pelo ColdFusion 4 ou 5.

Para se conectar a um banco de dados, certifique-se de que o Dreamweaver saiba onde estão localizadas as fontes de dados ColdFusion. Para recuperar as fontes de dados ColdFusion na fase de design, o Dreamweaver coloca os scripts em uma pasta no computador em que o ColdFusion está sendo executado. É necessário especificar esta pasta na categoria Servidor de teste na caixa de diálogo Defini ção do site. Para obter mais informações, veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas.

Em seguida, criar uma fonte de dados ColdFusion no Administrador de ColdFusion (se ainda não existir uma). Para obter mais informações, veja Como criar uma fonte de dados ColdFusion.

Após criar uma fonte de dados ColdFusion, é possível utilizá-la no Dreamweaver para efetuar uma conexão ao banco de dados. Para obter mais informações, veja Como efetuar a conexão com o banco de dados no Dreamweaver.

Esta seção pressupõe que você esteja utilizando a conectividade do Dreamweaver MX e não a conectividade do Dreamweaver UltraDev 4. As conexões com o banco de dados são tratadas de forma diferente no UltraDev 4. Para obter mais informações, veja Como se conectar utilizando a conectividade do UltraDev 4.

 

 

Página 17 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 18: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Como criar uma fonte de dados ColdFusion

Antes de se conectar a um banco de dados, é preciso criar uma fonte de dados ColdFusion no Administrador de ColdFusion, que é a console de gerenciamento do servidor.

Nota: Se estiver executando o ColdFusion 5 em um computador com o Windows, também poderá configurar um DSN no computador. Os DSNs de sistema são automaticamente considerados fontes de dados pelo ColdFusion 5. Para obter mais informações, veja Como configurar DSNs no Windows.

Para criar uma fonte de dados ColdFusion:

1. No painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados) do Dreamweaver, clique no ícone Modificar as fontes de dados (o segundo ícone partindo da direita na barra de tarefas do painel).

O Administrador de ColdFusion é aberto em um navegador.

2. Efetue o logon no Administrador de ColdFusion e crie a fonte de dados.

Para obter instruções, veja a documentação do ColdFusion.

É preciso fornecer determinados valores de parâmetros para criar a fonte de dados ColdFusion. Para obter os valores de parâmetros específicos ao driver do banco de dados, veja a documentação do fornecedor do driver ou consultar o administrador do sistema.

Uma vez criada a fonte de dados ColdFusion, é possível utilizá-la no Dreamweaver. Para obter mais informações, veja Como efetuar a conexão com o banco de dados no Dreamweaver.

Como efetuar a conexão com o banco de dados no Dreamweaver

Depois de criar uma fonte de dados ColdFusion no Administrador de ColdFusion (veja Como criar uma fonte de dados ColdFusion), é possível utilizá-la para efetuar uma conexão ao banco de dados no Dreamweaver.

Abra qualquer página do ColdFusion no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados). As fontes de dados ColdFusion são exibidas no painel.

Se as fontes de dados não forem exibidas, certifique-se de que o Dreamweaver saiba onde estão localizadas as fontes de dados ColdFusion. Na categoria Servidor de teste na caixa de diálogo Definição do site, especifique a pasta raiz do site no computador que está executando o ColdFusion. Para obter mais informações, veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas.

   

   

Página 18 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 19: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

É possível editar ou excluir fontes de dados do ColdFusion no Administrador de ColdFusion. No painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados) do Dreamweaver, clique no ícone Modificar as fontes de dados (o segundo ícone partindo da direita na barra de tarefas do painel). O Administrador de ColdFusion é aberto em um navegador. Efetue o logon e modifique a fonte de dados. Para obter instruções, veja a documentação do ColdFusion.

Para evitar a ocorrência de erros após excluir ou renomear uma fonte de dados do ColdFusion, atualizar todos os conjuntos de registros que utilizam a fonte de dados antiga no Dreamweaver clicando duas vezes no nome do conjunto de registro, no painel Ligações, e escolhendo uma nova fonte de dados.

Como se conectar utilizando a conectividade do UltraDev 4

Esta seção descreve como se conectar a um banco de dados se tiver sido criado um aplicativo ColdFusion utilizando comportamentos de servidor do Dreamweaver UltraDev 4 ou se estiver recriando um aplicativo no Dreamweaver MX utilizando comportamentos de servidor do UltraDev 4. Para obter mais informações, veja Uma nota para os usuários do Dreamweaver UltraDev 4.

Nesta seção, o termo “UD4 ColdFusion” refere-se à conectividade do UltraDev 4.

Esta seção contém os tópicos a seguir:

l Requisitos de conexão l Como criar uma conexão UD4 ColdFusion normal l Como criar uma conexão UD4 ColdFusion avançada (para usuários do Macintosh) l Edição ou exclusão de uma conexão UD4 ColdFusion

Requisitos de conexão

Para criar uma conexão com o banco de dados UD4 ColdFusion, os requisitos a seguir devem ser satisfeitos:

l Um site Dreamweaver especificando que o site contém somente arquivos do UltraDev 4. Para obter mais informações, veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser

   

   

 

 

Página 19 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 20: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

processadas l Um banco de dados deve estar configurado no computador local ou em um sistema ao

qual você tem acesso de rede ou FTP. l Um driver de banco de dados apropriado deve estar instalado no computador que estiver

executando o ColdFusion. l Uma fonte de dados ColdFusion deve estar definida para o banco de dados. Para obter

mais informações, veja Como criar uma fonte de dados ColdFusion

Como criar uma conexão UD4 ColdFusion normal

Esta seção descreve como criar uma conexão de banco de dados normal se você estiver usando a conectividade do UltraDev 4.

A conectividade do ColdFusion no UltraDev 4 quando executado no Macintosh não oferece suporte aos procedimentos armazenados em bancos de dados que não sejam do SQL Server 7.0. Se estiver utilizando o Macintosh e desejar utilizar um procedimento armazenado em um banco de dados que não seja do SQL Server 7.0, crie uma conexão avançada ColdFusion, utilizando o JDBC para estabelecer a conexão com o banco de dados na fase de design. Para conhecer os procedimentos, veja Como criar uma conexão UD4 ColdFusion avançada (para usuários do Macintosh).

Para criar uma conexão UD4 ColdFusion normal:

1. Abra uma página do ColdFusion no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

2. Clique no botão de adição (+) do painel e selecione Nome da fonte de dados no menu pop-up.

3. Se esta for a primeira conexão que estiver sendo criada para o site, o Dreamweaver solicitará o nome de usuário e a senha do ColdFusion RDS (Serviços de desenvolvimento remoto, Remote Development Services).

Depois de efetuar o logon, o Dreamweaver se conecta ao servidor, recupera as fontes de dados do ColdFusion e exibe a caixa de di álogo Nome da fonte de dados.

4. Preencha a caixa de diálogo e clique em OK.

Para obter instruções, veja Definição das opções da caixa de diálogo Nome da fonte de dados.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Como criar uma conexão UD4 ColdFusion avançada (para usuários do Macintosh)

A conectividade do UltraDev ColdFusion no Macintosh não oferece suporte aos procedimentos

   

   

Página 20 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 21: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

armazenados em bancos de dados que não sejam do SQL Server 7.0. Se você for usuário do Macintosh e desejar utilizar um procedimento armazenado em um banco de dados que não seja do SQL Server 7.0, deverá criar uma conexão ColdFusion avançada.

Para criar uma conexão avançada ao banco de dados ColdFusion no Dreamweaver:

1. Abra uma página do ColdFusion no Dreamweaver e, em seguida, abrir o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

2. Clique no botão de adição (+) do painel e selecionar Nome da fonte de dados – Avançado no menu-pop-up.

3. Se esta for a primeira conexão que estiver sendo criada para o site, o Dreamweaver solicitará o nome de usuário e a senha do ColdFusion RDS.

Depois de efetuar o logon, o Dreamweaver se conecta ao servidor, recupera os DSNs do ColdFusion e exibe a caixa de diálogo Nome da fonte de dados - Avançado.

4. Preencha a caixa de diálogo e clique em OK.

Para obter instruções, veja Definição das opções da caixa de diálogo Nome da fonte de dados - Avançado.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Edição ou exclusão de uma conexão UD4 ColdFusion

Ao criar uma conexão de banco de dados, o Dreamweaver armazena as informações de conexão em um arquivo na subpasta Conexões, localizada na pasta-raiz do site. Na realidade, o Dreamweaver não criará uma conexão de banco de dados para o aplicativo ColdFusion até o usuário definir um conjunto de registros para uma página do aplicativo (veja Definição de um conjunto de registros). Nesse caso, o Dreamweaver gravará um código no arquivo para estabelecer a conexão e inserirá uma instrução de inclusão na página. Durante a execução, o servidor insere o código de conexão no documento.

Para atualizar uma conexão:

1. Abra uma página do ColdFusion no Dreamweaver MX e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolher Editar conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Faça as alterações e clique em OK.

O Dreamweaver atualiza automaticamente o arquivo da inclusão que, por sua vez, atualiza todas as páginas do site que estiverem utilizando a conexão.

 

 

Página 21 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 22: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Para excluir uma conexão:

1. Abra uma página do ColdFusion no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolha Excluir a conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Confirmar se deseja excluir a conexão.

Para evitar a ocorrência de erros após excluir uma conexão, atualize todos os conjuntos de registros que utilizam a conexão antiga, clicando duas vezes no nome do conjunto de registro no painel Ligações e escolhendo uma nova conexão.

Referência

Esta seção contém informações sobre as caixas de diálogo apresentadas neste capítulo.

Definição das opções da caixa de diálogo Nome da fonte de dados

O objetivo desta caixa de diálogo é definir uma conexão com o banco de dados ColdFusion ao criar um site com o modelo de servidor ColdFusion do Dreamweaver UltraDev 4.

Procedimento

1. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

2. Especifique a localização da fonte de dados que deseja utilizar. ¡ Se a fonte de dados estiver definida no mesmo computador que o Dreamweaver,

selecione a opção Utilizando o driver JDBC nesta máquina. ¡ Se a fonte de dados não estiver definida no mesmo computador que o

Dreamweaver, selecione a opção Utilizando o DSN no servidor de teste. 3. Selecione a fonte de dados ColdFusion na lista. 4. Se necessário, preencha as caixas Nome do usuário e Senha. 5. Se desejar, é possível limitar o número de itens de banco de dados a serem recuperados

pelo Dreamweaver na fase de design; para isso, clique em Avançado e digite um nome de esquema ou catálogo.

 

 

 

 

Página 22 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 23: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Para obter mais informações, veja Restrição de uma informação do banco de dados no Dreamweaver.

Nota: É imposs ível criar um esquema ou catálogo no Microsoft Access.

6. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verificar -novamente o nome da fonte de dados, a senha e o nome do usuário. Se ainda assim a conexão falhar, verificar as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

7. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópico relacionado

Como criar uma conexão UD4 ColdFusion normal

Definição das opções da caixa de diálogo Nome da fonte de dados - Avançado

O objetivo desta caixa de diálogo é definir uma conexão com o banco de dados ColdFusion se você for um usuário do Macintosh e estiver criando um site com o modelo de servidor ColdFusion do UltraDev 4 e desejar utilizar um procedimento armazenado em um banco de dados que não seja o SQL Server 7.0.

Se desejar utilizar um procedimento armazenado em um banco de dados do SQL Server 7.0, abrir a caixa de diálogo Nome da fonte de dados. Para obter instruções, veja Como criar uma conexão UD4 ColdFusion normal.

Procedimento

1. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

2. Selecione o nome apropriado da fonte de dados na lista. 3. Se necessário, preencha as caixas Nome do usuário e Senha, na caixa de diálogo Nome

da fonte de dados - Avançado.

As informações relativas ao nome do usuário e à senha de cada fonte de dados do ColdFusion geralmente são mantidas no Administrador de ColdFusion.

4. Selecione a opção Utilizando a DSN nesta máquina. 5. Defina os parâmetros de conexão JDBC.

Para obter mais informações, veja Sobre os parâmetros de conexão JDBC.

 

 

Página 23 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 24: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

6. Se desejar, é possível limitar o número de itens de banco de dados a serem recuperados pelo Dreamweaver na fase de design. Para isso, clique em Avançado e digite um nome de esquema ou catálogo.

Para obter mais informações, veja Restrição de uma informação do banco de dados no Dreamweaver.

Nota: É imposs ível criar um esquema ou catálogo no Microsoft Access.

7. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verificar novamente os parâmetros de conexão JDBC.

8. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópico relacionado

Como criar uma conexão UD4 ColdFusion avançada (para usuários do Macintosh)

Conexões de banco de dados para programadores ASP.NET

Para utilizar um banco de dados com um aplicativo ASP.NET, é necessário criar uma conexão de banco de dados no Macromedia Dreamweaver MX. Este capítulo descreve como criar a conexão de banco de dados.

Nota: Se estiver desenvolvendo aplicativos com o Microsoft Active Server Pages (ASP), veja Conexões de banco de dados para programadores ASP.

Este capítulo pressupõe que um aplicativo ASP.NET esteja configurado (veja Configuração de um aplicativo para a Web). Também pressupõe que um banco de dados esteja configurado no computador local ou em um sistema ao qual você tem acesso de rede ou FTP.

Este capítulo contém as seções a seguir:

l Como efetuar a conexão com um banco de dados l Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Para se conectar ao banco de dados de exemplo instalado com o Dreamweaver, veja Configuração de um exemplo de site ASP.NET. Para aprender mais sobre os bancos de dados e as correspondentes conexões, veja Guia do iniciante em bancos de dados.

 

 

   

Página 24 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 25: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Como efetuar a conexão com um banco de dados

Esta seção descreve como se conectar a um banco de dados ao desenvolver um aplicativo ASP.NET no Dreamweaver MX.

Antes de se conectar a um banco de dados, é necessário obter um provedor de bancos de dados OLE (incorporação e vinculação de objetos) para o banco de dados. Se desejar se conectar a um banco de dados Microsoft SQL Server, é possível utilizar o Provedor de dados gerenciados para SQL Server que é fornecido pelo .NET Framework. Para obter mais informações, veja Obtenção de um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados.

Uma vez instalado o provedor de banco de dados, é possível utilizá-lo para efetuar uma conexão ao banco de dados. Para obter instruções, ver as seções a seguir:

l Criação de uma conexão de banco de dados no Dreamweaver l Criação de uma conexão utilizando Propriedades de link de dados

Tópicos relacionados

Parâmetros de conexão com banco de dados OLE de exemplo para ASP.NET

Obtenção de um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados

Um aplicativo ASP.NET deve se conectar a um banco de dados por meio de um provedor de bancos de dados OLE. O provedor atua como um intérprete e permite que o aplicativo ASP.NET se comunique com um banco de dados. Para obter mais informações sobre um banco de dados OLE e a função dos provedores de banco de dados, veja Como estabelecer a interface com o banco de dados.

Se desejar se conectar a um banco de dados Microsoft SQL Server, utilize o Provedor de dados gerenciados para SQL Server que é fornecido com o .NET Framework. Esse provedor, que é otimizado para SQL Server e muito veloz, é instalado durante a instalação do .NET Framework.

Se desejar se conectar a um banco de dados que não seja o SQL Server, certifique-se da presença de um provedor de bancos de dados OLE instalado para o banco de dados no computador que está executando o .NET Framework. Um provedor de bancos de dados OLE é instalado automaticamente para o Microsoft Access quando é efetuado o download do pacote Microsoft Data Access Components (MDAC) 2.7 no computador.

Nota: É altamente recomendável instalar o MDAC 2.7 quando se instala o .NET Framework. Para obter mais informações, veja Instalação de um servidor de aplicativos ASP.NET.

É possível efetuar o download de provedores de bancos de dados OLE para bancos de dados Oracle9i e Oracle8i diretamente do site da Oracle na Web (é necessário registrar-se). Também é possível adquirir provedores de bancos de dados OLE de outros revendedores.

Uma vez que se tenha um provedor para o banco de dados, é possível utilizá-lo para criar conexões de banco de dados no Dreamweaver. Veja Criação de uma conexão de banco de dados no Dreamweaver.

   

Página 25 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 26: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Criação de uma conexão de banco de dados no Dreamweaver

Depois de obter um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados (veja Obtenção de um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados), é possível utilizá-lo para criar uma conexão de banco de dados no Dreamweaver.

Uma outra opção é utilizar a caixa de diálogo Propriedades de link de dados da Microsoft, que ajuda a criar a conexão. Para obter instruções, veja Criação de uma conexão utilizando Propriedades de link de dados.

Para criar uma conexão de banco de dados para ASP.NET:

1. Abra uma página ASP.NET no Dreamweaver e, em seguida, abrir o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O painel exibe as conexões definidas para o site.

2. Clique no botão de adição (+) do painel e selecionar Conexão com banco de dados OLE ou Conexão de servidor SQL no menu pop-up.

Nota: Selecione Conexão de servidor SQL somente se desejar se conectar a um banco de dados Microsoft SQL Server.

A caixa de diálogo Conexão com banco de dados OLE ou Conexão de servidor SQL é exibida.

3. Preencha a caixa de diálogo e clique em OK.

Para obter mais informações, ver os tópicos a seguir:

¡ Definição das opções da caixa de diálogo Conexão com banco de dados OLE ¡ Definição das opções da caixa de diálogo Conexão de servidor SQL

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Criação de uma conexão utilizando Propriedades de link de dados

Depois de obter um provedor de banco de dados OLE para o banco de dados (veja Obtenção de um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados), é possível criar uma conexão de banco de dados utilizando a caixa de diálogo Propriedades de link de dados no Windows.

Importante: É possível utilizar este método somente se o provedor de bancos de dados OLE que deseja utilizar estiver instalado no mesmo computador com o Windows que o Dreamweaver.

   

 

 

Página 26 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 27: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Para criar uma conexão de banco de dados utilizando Propriedades de link de dados:

1. Abra uma página ASP.NET no Dreamweaver e, em seguida, abrir o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O painel exibe as conexões definidas para o site.

2. Clique no botão de adição (+) do painel e escolher Conexão com banco de dados OLE no menu pop-up.

A caixa de diálogo Conexão com banco de dados OLE é exibida.

3. Clique no botão Construir.

A caixa de diálogo Propriedades de link de dados é exibida. Esta caixa de diálogo do Windows exibe os provedores de bancos de dados OLE existentes no computador com o Windows que está executando o Dreamweaver.

4. Preencha a caixa de diálogo Propriedades de link de dados e clique em OK.

O Dreamweaver insere uma seqüência de caracteres de conexão na caixa de diálogo Conexão com banco de dados OLE.

5. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verificar-novamente a seqüência de caracteres de conexão. Se ainda assim a conexão falhar, verificar as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

6. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Parâmetros de conexão com banco de dados OLE de exemplo para ASP.NET

Uma seqüência de caracteres de conexão com o banco de dados OLE combina todas as informações de que o aplicativo ASP.NET precisa para se conectar a um banco de dados. O Dreamweaver insere essa seqüência de caracteres nos scripts de servidor da página para posterior processamento pelo servidor de aplicativos.

O Dreamweaver fornece modelos de seqüências de caracteres para criar seqüências de caracteres de conexão com o banco de dados OLE para aplicativos ASP.NET (veja Criação de uma conexão de banco de dados no Dreamweaver). Para criar uma seqüência de caracteres de conexão, substituir os alocadores de espaço do modelo pelos valores de parâmetros solicitados. Esta seção exibe parâmetros de exemplo para bancos de dados Microsoft Access e SQL Server.

Nota: Para obter os valores de parâmetros específicos de outros bancos de dados, ver a documentação do revendedor do banco de dados ou consultar o administrador do sistema.

 

 

Página 27 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 28: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Caso 1: O .NET Framework está instalado no computador local e o usuário deseja se conectar a um banco de dados Microsoft Access chamado sdSchool.mdb e localizado nesta pasta do disco rígido: c:\Inetpub\wwwroot\SkyDiveSchool\data\sdSchool.mdb. Aqui estão os parâmetros necessários para criar esta seqüência de caracteres de conexão:

Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;

Data Source=c:\Inetpub\wwwroot\SkyDiveSchool\data\sdSchool.mdb;

Caso 2: O .NET Framework é utilizado em um servidor de desenvolvimento remoto e o usuário deseja se conectar a um banco de dados Microsoft Access chamado mtnSchool.mdb e localizado nesta pasta do servidor: d:\users\tara\projects\MtnDrivingSchool\data\mtnSchool.mdb. Aqui estão os parâmetros necessários para criar a seqüência de caracteres de conexão:

Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;

Data Source=d:\users\tara\projects\MtnDrivingSchool\data\mtnSchool.mdb;

Caso 3: Suponha que o .NET Framework seja utilizado em um servidor de rede de desenvolvimento chamado Savant e o usuário deseja se conectar a um banco de dados Microsoft SQL Server chamado pubs no servidor. Seu nome de usuário do SQL Server é “sa” e não existe uma senha. Se for utilizado o Provedor de dados gerenciados para SQL Server (ou seja, se foi escolhida a opção Conexão SQL no painel Bancos de dados), aqui estão os parâmetros necessários para criar a seqüência de caracteres de conexão:

Data Source=Savant;

Initial Catalog=pubs;

User ID=sa;

Password=;

Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Ao criar uma conexão de banco de dados, o Dreamweaver armazena as informações de conexão em um arquivo na subpasta Conexões, localizada na pasta-raiz do site. Na realidade, o Dreamweaver não criará uma conexão de banco de dados para o aplicativo ASP.NET até que seja definido um dataset para uma página do aplicativo (veja Definição de um conjunto de registros). Nesse caso, o Dreamweaver gravará um código no arquivo para estabelecer a conexão e inserir á uma instrução de inclusão na página. Durante a execução, o servidor insere o código de conexão no documento.

Para atualizar uma conexão:

1. Abra uma página ASP.NET no Dreamweaver e, em seguida, abrir o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

 

 

Página 28 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 29: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolher Editar conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Faça as alterações e clique em OK.

O Dreamweaver atualiza automaticamente o arquivo de inclusão que, por sua vez, atualiza automaticamente todas as páginas do site que estiverem utilizando a conexão.

Se uma conexão for renomeada, será necessário atualizar todos os conjuntos de registros que utilizam o nome da conexão antiga; para isso, clique-duas vezes no conjunto de registros no painel Ligações e escolher um novo nome de conexão na caixa de diálogo DataSet.

Para excluir uma conexão:

1. Abra uma página ASP.NET no Dreamweaver e, em seguida, abrir o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolher Excluir a conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Confirmar se deseja excluir a conexão.

Nota: Para evitar a ocorrência de erros após excluir uma conexão, atualizar todos os conjuntos de registros que utilizam a conexão antiga; para tanto, clique duas vezes no nome do conjunto de registros no painel Ligações e escolher uma nova conexão na caixa de diálogo Dataset.

Referência

Esta seção contém informações sobre as caixas de diálogo apresentadas neste capítulo.

Definição das opções da caixa de diálogo Conexão com banco de dados OLE

O objetivo desta caixa de diálogo é definir uma conexão de banco de dados para um aplicativo ASP.NET.

Procedimento

 

 

 

 

Página 29 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 30: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

1. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

2. Digite a seqüência de caracteres de conexão.

Se precisar de ajuda com a seqüência de caracteres de conexão, clique em Modelos para abrir a caixa de diálogo Modelo da seqüência de caracteres de conexão, escolha o provedor de bancos de dados OLE na lista de modelos e clique em OK.

O Dreamweaver insere um modelo de seqüência de caracteres na caixa Seqüência de caracteres de conexão. Substitua os alocadores de espaço exibidos na seqüência de caracteres pelas informações solicitadas. Para obter mais informações, veja Parâmetros de conexão com banco de dados OLE de exemplo para ASP.NET.

3. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente a seqüência de caracteres de conexão. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

4. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão de banco de dados no Dreamweaver

Obtenção de um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados

Criação de uma conexão utilizando Propriedades de link de dados

Parâmetros de conexão com banco de dados OLE de exemplo para ASP.NET

Definição das opções da caixa de diálogo Modelo da seqüência de caracteres de conexão

O objetivo desta caixa de diálogo é inserir um modelo de seqüência de caracteres na caixa Seqüência de caracteres de conexão da caixa de diálogo Conexão com banco de dados OLE.

Procedimento

Escolha um provedor de bancos de dados OLE e clique em OK.

Tópico relacionado

Criação de uma conexão de banco de dados no Dreamweaver

   

Página 30 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 31: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Definição das opções da caixa de diálogo Conexão de servidor SQL

O objetivo desta caixa de diálogo é definir uma conexão com um banco de dados SQL Server utilizando o Provedor de dados gerenciados para SQL Server, que é fornecido pelo .NET Framework.

Procedimento

1. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

2. Digite a seqüência de caracteres de conexão.

O Dreamweaver fornece um modelo de seqüência de caracteres na caixa Seqüência de caracteres de conexão. Substitua os alocadores de espaço exibidos na seqüência de caracteres pelas informações solicitadas. Para obter mais informações, veja Parâmetros de conexão com banco de dados OLE de exemplo para ASP.NET.

3. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente a seqüência de caracteres de conexão. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

4. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão de banco de dados no Dreamweaver

Obtenção de um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados

Conexões de banco de dados para programadores ASP

Para utilizar um banco de dados com um aplicativo Active Server Pages (ASP) da Microsoft, é necessário criar uma conexão de banco de dados no Macromedia Dreamweaver MX. Este capítulo descreve como criar a conexão de banco de dados.

Nota: Se estiver desenvolvendo aplicativos ASP.NET, veja Conexões de banco de dados para

   

 

 

Página 31 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 32: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

programadores ASP.NET.

Este capítulo pressupõe que um aplicativo ASP já esteja configurado (veja Configuração de um aplicativo para a Web). Também pressupõe que um banco de dados esteja configurado no computador local ou em um sistema ao qual você tem acesso de rede ou FTP.

Este capítulo contém as seções a seguir:

l Como compreender as conexões de banco de dados ASP l Criação de uma conexão DSN l Criação de uma conexão sem DSN l Como efetuar a conexão com um banco de dados através de um ISP l Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Para se conectar ao banco de dados de exemplo instalado com o Dreamweaver, veja Configuração de um exemplo de site ASP. Para aprender mais sobre os bancos de dados e as correspondentes conexões, consulte o Guia do iniciante em bancos de dados.

Como compreender as conexões de banco de dados ASP

Um aplicativo ASP deve conectar-se a um banco de dados por meio de um driver ODBC (conectividade aberta de banco de dados) ou de um provedor de banco de dados OLE (incorporação e vinculação de objetos). O driver ou provedor atua como um intérprete que permite ao aplicativo para a Web comunicar-se com o banco de dados. Para obter mais informações sobre a função dos drivers de banco de dados, veja Como estabelecer a interface com o banco de dados. A tabela a seguir mostra alguns drivers que podem ser utilizados com bancos de dados Microsoft Access, Microsoft SQL Server e Oracle:

É possível utilizar um DSN (nome de fonte de dados) ou uma seqüência de caracteres de conexão para se conectar ao banco de dados.

Um DSN é um identificador formado por uma única palavra (por exemplo: Acme) direcionado ao banco de dados que contém todas as informações necessárias para se conectar a este. O DSN é definido no Windows. É possível utilizar um DSN para se conectar por meio de um driver ODBC instalado no sistema Windows. Para obter instruções detalhadas, veja Criação de uma conexão DSN.

Uma seqüência de caracteres de conexão é uma expressão codificada manualmente que identifica o banco de dados e lista as informações necessárias para se conectar a ele. Exemplo:

 

 

Banco de dados Driver de banco de dados

Microsoft Access Driver (ODBC) do Microsoft Access

Microsoft SQL Server Driver (ODBC) do Microsoft SQL Server Provedor (de banco de dados OLE) do Microsoft SQL Server

Oracle Driver (ODBC) da Microsoft para bancos de dados Oracle Provedor de bancos de dados OLE da Oracle

Página 32 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 33: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Driver={SQL Server};Server=Socrates;Database=AcmeMktg; UID=wiley;PWD=roadrunner

É necessário utilizar uma seqüência de caracteres de conexão se estiver se conectando por meio de um destes recursos:

l Um provedor de bancos de dados OLE l Um driver ODBC não instalado no sistema Windows

Para obter instruções detalhadas, ver as seções a seguir:

l Criação de uma conexão sem DSN l Como efetuar a conexão com um banco de dados através de um ISP

Nota: Também é possível utilizar uma seqüência de caracteres de conexão se estiver se conectando por meio de um driver ODBC instalado no sistema Windows, mas a utilização de um DSN facilita a conexão.

Criação de uma conexão DSN

É possível utilizar um DSN para criar uma conexão ODBC entre o aplicativo para a Web e o banco de dados. Um DSN é um nome que contém todos os parâmetros necessários para se conectar a um determinado banco de dados utilizando um driver ODBC. Para obter mais informações, veja Como compreender os DSNs.

Nota: Uma vez que se pode especificar somente um driver ODBC em um DSN, é necessário utilizar uma seqüência de caracteres de conexão se desejar utilizar um provedor de bancos de dados OLE. Para obter mais informações, veja Criação de uma conexão de banco de dados OLE.

É possível definir o DSN em um computador com o Windows local ou remoto. Os tópicos a seguir descrevem métodos para criar ambos os tipos de conexões:

l Criação de uma conexão utilizando um DSN local l Criação de uma conexão utilizando um DSN remoto

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão sem DSN

Criação de uma conexão utilizando um DSN local

É possível utilizar um DSN definido localmente para criar uma conexão com um banco de dados no Dreamweaver. Se desejar utilizar um DSN local, o DSN deve ser definido em um computador

 

 

 

 

Página 33 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 34: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

com o Windows no qual o Dreamweaver está em execução.

Para criar uma conexão de banco de dados com um DSN definido localmente:

1. Defina um DSN no computador com o Windows no qual o Dreamweaver está em execução.

Para obter instruções, veja Como criar um DSN.

2. Abra uma página ASP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O Dreamweaver exibe todas as conexões definidas para o site.

3. Clique no botão de adição (+) do painel e selecione Nome da fonte de dados (DSN) no menu pop-up.

A caixa de diálogo Nome da fonte dos dados (DSN) é exibida.

4. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

5. Selecione a opção Utilizando o DSN local, na parte inferior da caixa de diálogo. 6. Selecione o DSN desejado no menu pop-up Nome da fonte de dados (DSN).

Se desejar utilizar um DSN local que ainda não foi definido, clique em Definir para abrir o administrador de fontes de dados ODBC do Windows. Para obter instruções, veja Criação de uma conexão DSN.

7. Se necessário, preencher as caixas Nome do usuário e Senha. 8. Se desejar, é possível limitar o número de itens de banco de dados a serem recuperados

pelo Dreamweaver na fase de design. Para isso, clique em Avançado e digite um nome de esquema ou catálogo.

Para obter mais informações, veja Restrição de uma informação do banco de dados no Dreamweaver.

Nota: É imposs ível criar um esquema ou catálogo no Microsoft Access.

9. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente o DSN. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

10. Clique em OK.

Página 34 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 35: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão utilizando um DSN remoto

Criação de uma conexão sem DSN

Criação de uma conexão utilizando um DSN remoto

É possível utilizar um DSN definido em um computador remoto para criar uma conexão com um banco de dados no Dreamweaver. Se desejar utilizar um DSN remoto, o DSN deve ser definido em um computador com o Windows no qual o servidor de aplicativos está sendo executado (provavelmente um servidor IIS).

Para criar uma conexão de banco de dados com um DSN definido remotamente:

1. Defina um DSN no sistema remoto que estiver executando o servidor de aplicativos.

Para obter instruções, veja Como criar um DSN.

2. Abra uma página ASP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O Dreamweaver exibe todas as conexões definidas para o site.

3. Clique no botão de adição (+) do painel e selecione Nome da fonte de dados (DSN) no menu pop-up.

A caixa de diálogo Nome da fonte dos dados (DSN) é exibida.

4. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

5. Selecione a opção Utilizando o DSN no servidor de teste, na parte inferior da caixa de diálogo.

6. Digite o DSN.

Clique no botão DSN para se conectar ao servidor e selecione o DSN definido nele. Para obter mais informações, veja Definição das opções da caixa de diálogo Selecione o DSN ODBC.

7. Se necessário, preencha as caixas Nome do usuário e Senha. 8. Se desejar, é possível limitar o número de itens de banco de dados a serem recuperados

pelo Dreamweaver na fase de design. Para isso, clique em Avançado e digite um nome de esquema ou catálogo.

Para obter mais informações, veja Restrição de uma informação do banco de dados no Dreamweaver.

   

Página 35 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 36: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Nota: É imposs ível criar um esquema ou catálogo no Microsoft Access.

9. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente o DSN. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

10. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão utilizando um DSN local

Criação de uma conexão sem DSN

Criação de uma conexão sem DSN

É possível utilizar uma conexão sem DSN para criar uma conexão de banco de dados ODBC ou OLE entre o aplicativo para a Web e o banco de dados.

Utilize uma seqüência de caracteres de conexão para criar a conexão. As seqüências de caracteres de conexão combinam todas as informações de que o aplicativo para a Web precisa sobre o servidor para se conectar a um banco de dados. O Dreamweaver insere essa seqüência de caracteres nos scripts de servidor da página para posterior processamento pelo servidor de aplicativos.

Este é um exemplo de uma seqüência de caracteres de conexão:

Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; DBQ=C:\Inetpub\wwwroot\Academy\curriculum.mdb

A seguir, um outro exemplo:

Driver={SQL Server};Server=Socrates;Database=MedCenter; UID=mwelby;PWD=realme

Esta seção contém os tópicos a seguir:

l Criação de uma conexão de banco de dados utilizando uma seqüência de caracteres de conexão

l Como gravar uma seqüência de caracteres de conexão l Criação de uma conexão de banco de dados OLE

 

 

 

Página 36 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 37: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Criação de uma conexão de banco de dados utilizando uma seqüência de caracteres de conexão

É possível utilizar uma seqüência de caracteres de conexão para criar uma conexão de banco de dados entre o aplicativo para a Web e o banco de dados.

Para criar uma conexão sem DSN:

1. Abra uma página ASP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O Dreamweaver exibe todas as conexões definidas para o site, se houver alguma.

2. Clique no botão de adição (+) do painel e selecione Seqüência personalizada de caracteres da conexão no menu pop -up.

A caixa de diálogo Seqüência personalizada de caracteres da conexão é exibida como segue.

3. Preencha a caixa de diálogo e clique em OK.

Para obter mais informações, ver os tópicos a seguir:

l Definição das opções da caixa de diálogo Seqüência personalizada de caracteres da conexão

l Como gravar uma seqüência de caracteres de conexão

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão de banco de dados OLE

Como utilizar um caminho virtual para se conectar a um banco de dados

Como gravar uma seqüência de caracteres de conexão

As seqüências de caracteres de conexão combinam todas as informações de que o aplicativo para a Web precisa sobre o servidor para se conectar a um banco de dados. O Dreamweaver insere essa seqüência de caracteres nos scripts de servidor da página para posterior processamento pelo servidor de aplicativos.

 

 

 

Página 37 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 38: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

As seqüências de caracteres de conexão para bancos de dados Microsoft Access e SQL Server consistem em uma combinação dos parâmetros a seguir, separados por ponto-e-vírgula:

O parâmetro Provider especifica o provedor de bancos de dados OLE do banco de dados. A seguir, alguns exemplos de parâmetros de provedores de bancos de dados OLE conhecidos para bancos de dados Access, SQL Server e Oracle, respectivamente:

Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;... Provider=SQLOLEDB;... Provider=OraOLEDB;...

Para obter o valor do parâmetro do provedor de bancos de dados OLE, ver a documentação do revendedor do provedor ou consultar o administrador do sistema.

Se não for incluso um parâmetro Provider, o provedor de banco de dados OLE padrão para ODBC será utilizado e será necessário especificar um driver ODBC adequado para o banco de dados.

O parâmetro Driver especifica o driver ODBC a ser utilizado se não for especificado um provedor de bancos de dados OLE para o banco de dados.

O parâmetro Server especifica o servidor que hospedará o banco de dados SQL Server se o aplicativo para a Web for executado em um outro servidor.

O parâmetro Database corresponde ao nome de um banco de dados SQL Server.

O parâmetro DBQ representa o caminho de um banco de dados com base em arquivos (por exemplo: um banco de dados que tenha sido criado no Microsoft Access). O caminho corresponde àquele no servidor que hospedará o arquivo de banco de dados.

O parâmetro UID especifica o nome do usuário.

O parâmetro PWD especifica a senha do usuário.

O parâmetro DSN representa o nome da fonte de dados, se estiver sendo utilizada. Dependendo da maneira como o DSN é definido no servidor, é possível omitir outros parâmetros da seqüência de caracteres de conexão. Por exemplo: DSN=Results poderá ser uma seqüência de caracteres de conexão válida se os demais parâmetros para criação do DSN forem definidos (veja Como criar um DSN).

É possível que as seqüências de caracteres de conexão de outros tipos de bancos de dados não utilizem os parâmetros listados anteriormente ou terão nomes ou usos diferentes para os parâmetros. Para obter mais informações, ver a documentação do revendedor do provedor de bancos de dados ou consultar o administrador do sistema.

A seguir, um exemplo de uma seqüência de caracteres de conexão que cria uma conexão ODBC a um banco de dados Access denominado trees.mdb:

Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; DBQ=C:\Inetpub\wwwroot\Research\trees.mdb

A seguir, um exemplo de uma seqüência de caracteres de conexão que cria uma conexão de banco de dados OLE com um banco de dados SQL Server denominado Mothra e localizado em um servidor chamado Gojira:

Provider=SQLOLEDB;Server=Gojira;Database=Mothra;UID=jsmith; PWD=orlando8

Página 38 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 39: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão de banco de dados utilizando uma seqüência de caracteres de conexão

Criação de uma conexão de banco de dados OLE

Como utilizar um caminho virtual para se conectar a um banco de dados

Criação de uma conexão de banco de dados OLE

É possível utilizar um provedor de bancos de dados OLE para se comunicar com o banco de dados. A criação de uma conexão de banco de dados OLE direta pode aumentar a velocidade da conexão, uma vez que elimina a camada ODBC entre o aplicativo para a Web e o banco de dados. A utilização de um provedor de banco de dados OLE voltado especificamente para bancos de dados elimina o intermediário ODBC.

Se não for especificado um provedor de banco de dados OLE para o banco de dados, o ASP utilizará o provedor de banco de dados OLE padrão para drivers ODBC para se comunicar com um driver ODBC, que, por sua vez, se comunicará com o banco de dados.

O banco de dados OLE está disponível somente no Windows NT, 2000 ou XP.

Há outros provedores de bancos de dados OLE para bancos de dados distintos. É possível obter provedores de bancos de dados OLE para o Microsoft Access e SQL Server efetuando o download e instalando os pacotes Microsoft Data Access Components (MDAC) 2.5 e 2.6 no computador com o Windows no qual está sendo executado o IIS ou o PWS (se aplicável). É possível efetuar o download gratuito dos pacotes MDAC a partir do site da Microsoft na Web.

Nota: Certifique-se de instalar o MDAC 2.5 antes de instalar o MDAC 2.6.

É possível efetuar o download de provedores de bancos de dados OLE para bancos de dados Oracle9i e Oracle8i diretamente do site da Oracle na Web (é necessário registrar-se).

No Dreamweaver MX, as conexões de banco de dados OLE são criadas incluindo-se um parâmetro Provider em uma seqüência de caracteres de conexão. A seguir, alguns exemplos de parâmetros de provedores de bancos de dados OLE conhecidos para bancos de dados Access, SQL Server e Oracle, respectivamente:

Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;... Provider=SQLOLEDB;... Provider=OraOLEDB;...

Para obter o valor do parâmetro do provedor de bancos de dados OLE, ver a documentação do revendedor do provedor ou consultar o administrador do sistema.

Tópicos relacionados

Como gravar uma seqüência de caracteres de conexão

Criação de uma conexão de banco de dados utilizando uma seqüência de caracteres de conexão

   

Página 39 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 40: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Como efetuar a conexão com um banco de dados através de um ISP

Se você é um programador ASP e trabalha com um ISP (provedor de serviços de Internet) comercial, é possível que não conheça o caminho físico dos arquivos para upload, incluindo o(s) arquivo(s) de banco de dados. Se o ISP não definir um DSN para você ou se demorar a fazê-lo, será necessário encontrar uma outra forma de criar as conexões com os arquivos de banco de dados. Uma alternativa é criar uma conexão sem DSN com um arquivo de banco de dados, mas somente será possível definir esta conexão se o usuário souber o caminho físico do arquivo de banco de dados no servidor do ISP.

Esta seção descreve como obter o caminho f ísico de um arquivo de banco de dados em um servidor utilizando o método MapPath do objeto de servidor ASP. Esta seção contém os tópicos a seguir:

l Como compreender os caminhos físicos e virtuais l Como localizar um caminho f ísico de um arquivo utilizando o caminho virtual l Como utilizar um caminho virtual para se conectar a um banco de dados

Nota: As técnicas discutidas neste capítulo serão aplicáveis somente se o banco de dados se basear em arquivos, como no caso de um banco de dados Microsoft Access no qual os dados são armazenados em um arquivo .mdb.

Como compreender os caminhos f ísicos e virtuais

Após utilizar o Dreamweaver para efetuar o upload dos arquivos em um servidor remoto, os arquivos são armazenados em uma pasta na árvore de diretórios locais do servidor. Por exemplo: em um servidor com o Microsoft IIS, o caminho para a home page será este:

c:\Inetpub\wwwroot\accounts\users\jsmith\index.htm

Este caminho é conhecido como o caminho físico do arquivo.

A URL utilizada para abrir o arquivo, no entanto não utiliza o caminho físico. Ela utiliza o nome do servidor ou domínio seguido de um caminho virtual, como no exemplo a seguir:

www.plutoserve.com/jsmith/index.htm

O caminho virtual, /jsmith/index.htm, representa o caminho físico, c:\Inetpub\wwwroot\accounts\users\jsmith\index.htm.

Tópicos relacionados

Como localizar um caminho f ísico de um arquivo utilizando o caminho virtual

   

   

Página 40 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 41: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Como utilizar um caminho virtual para se conectar a um banco de dados

Como localizar um caminho físico de um arquivo utilizando o caminho virtual

Se você tiver uma conta em um ISP, é possível que não saiba o caminho f ísico dos arquivos carregados. Os ISPs normalmente fornecem um host FTP, possivelmente um diretório do host, bem como um nome e uma senha para efetuar logon. Eles também especificam uma URL que permite exibir suas páginas na Internet, como www.plutoserve.com/jsmith/.

Se você souber a URL, poderá obter o caminho virtual do arquivo, ou seja, o caminho que acompanha o nome do servidor ou domínio em uma URL. Uma vez conhecido o caminho virtual, é possível obter o caminho físico do arquivo no servidor através do método MapPath.

Entre outras coisas, o método MapPath considera o caminho virtual como um argumento e retorna o caminho f ísico e o nome do arquivo. A seguir, a sintaxe do método:

Server.MapPath("/virtualpath")

Suponha que o caminho virtual de um arquivo seja /jsmith/index.htm. A expressão a seguir retornará o caminho físico:

Server.MapPath("/jsmith/index.htm")

É possível tentar utilizar o método MapPath como segue.

1. Abra uma página ASP no Dreamweaver e alterne para a visualização do código (Exibir > Código).

2. Digite esta expressão no código HTML da página.

<%Response.Write(stringvariable)%>

3. Utilize o método MapPath para obter um valor para o argumento stringvariable.

Por exemplo:

<% Response.Write(Server.MapPath("/jsmith/index.htm")) %>

4. Alternar para a visualização do projeto (Exibir > Projeto) e ativar o Live Data (Exibir > Live Data) para exibir a página.

A página exibe o caminho físico do arquivo no servidor de aplicativos. Utilizando o exemplo desta seção, a página exibe este caminho físico:

c:\Inetpub\wwwroot\accounts\users\jsmith\index.htm

Para obter mais informações sobre o método MapPath, veja a documentação on-line fornecida com o Microsoft IIS ou PWS.

Tópicos relacionados

 

 

Página 41 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 42: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Como compreender os caminhos f ísicos e virtuais

Como utilizar um caminho virtual para se conectar a um banco de dados

Como utilizar um caminho virtual para se conectar a um banco de dados

Para gravar uma seqüência de caracteres de conexão sem DSN em um arquivo de banco de dados localizado em um servidor remoto, é necessário conhecer o caminho f ísico do arquivo. O exemplo a seguir é uma seqüência de caracteres de conexão sem DSN típica para um banco de dados Microsoft Access:

Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; DBQ=c:\Inetpub\wwwroot\accounts\users\jsmith\data\statistics.mdb

Se o caminho físico dos arquivos existentes no servidor remoto não for conhecido, é possível obtê-lo utilizando o método MapPath na seqüência de caracteres de conexão.

Para criar uma conexão sem DSN utilizando o método MapPath:

1. Efetue o upload do arquivo de banco de dados no servidor remoto.

Anote o caminho virtual do arquivo (por exemplo: /jsmith/data/statistics.mdb).

2. Abra uma página ASP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O Dreamweaver exibe todas as conexões definidas para o site.

3. Clique no botão de adição (+) do painel e selecione Seqüência personalizada de caracteres da conexão no menu pop -up.

4. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

5. Digite a seqüência de caracteres de conexão e utilize o método MapPath para fornecer o parâmetro DBQ.

Suponha que o caminho virtual do banco de dados Microsoft Access seja /jsmith/data/statistics.mdb. A seqüência de caracteres de conexão pode ser expressa como a seguir se o VBScript for utilizado como linguagem de scripts:

“Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ=” & Server.MapPath¬ ("/jsmith/data/statistics.mdb") O ‘E’ comercial (&) é utilizado para concatenar (combinar) duas seqüências de caracteres. A primeira seq Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; ¬ DBQ=C:\Inetpub\wwwroot\accounts\users\jsmith\data\statistics.mdb Se o JavaScript for utilizado, a expressão será idêntica exceto pelo uso de um sinal de adiçã

 

 

Página 42 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 43: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

“Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ=” + Server.MapPath¬ ("/jsmith/data/statistics.mdb")

6. Selecione a opção Utilizando o driver no servidor de teste. 7. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente a seqüência de caracteres de conexão.

Se ainda assim a conexão falhar, entre em contato com o ISP para certificar-se de que o driver de banco de dados especificado na seqüência de caracteres de conexão foi instalado no servidor remoto. Verifique também se o ISP possui a versão mais recente do driver. Por exemplo: um banco de dados criado no Microsoft Access 2000 não funcionará com o Microsoft Access Driver 3.5. É necessário um Microsoft Access Driver 4.0 ou mais avançado.

8. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

9. Atualize a conexão de banco de dados das páginas dinâmicas existentes e utilize a nova conexão com qualquer página nova que for criada.

Para atualizar a conexão de uma página dinâmica, abra a página no Dreamweaver, clique duas vezes no nome do conjunto de registros localizado no painel Ligações ou no painel Comportamentos de servidor e, no menu pop-up Conexão, selecione a conexão recém-criada.

Tópicos relacionados

Como compreender os caminhos f ísicos e virtuais

Como localizar um caminho f ísico de um arquivo utilizando o caminho virtual

Criação de uma conexão sem DSN

Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Ao criar uma conexão de banco de dados, o Dreamweaver armazena as informações de conexão em um arquivo na subpasta Conexões, localizada na pasta-raiz do site. Na realidade, o Dreamweaver não criará uma conexão de banco de dados para o aplicativo ASP até que o usuário defina um conjunto de registros para uma página do aplicativo (veja Definição de um conjunto de registros). Nesse caso, o Dreamweaver gravará um código no arquivo para estabelecer a conexão e inserir á uma instrução de inclusão na página. Durante a execução, o servidor insere o código de conexão no documento.

Para atualizar uma conexão:

1. Abra uma página ASP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

   

Página 43 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 44: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão e escolha Editar conexão no menu pop-up, como segue.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Faça as alterações e clique em OK.

O Dreamweaver atualiza automaticamente o arquivo da inclusão que, por sua vez, atualiza todas as páginas do site que estiverem utilizando a conexão.

Para excluir uma conexão:

1. Abra uma página ASP no Dreamweaver e, em seguida, abrir o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolher Excluir a conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Confirmar se deseja excluir a conexão.

Nota: Para evitar a ocorrência de erros após excluir uma conexão, atualize todos os conjuntos de registros que utilizam a conexão antiga, clicando duas vezes no nome do conjunto de registro no painel Ligações e escolhendo uma nova conexão.

Referência

Esta seção contém informações sobre as caixas de diálogo apresentadas neste capítulo.

   

Página 44 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 45: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Definição das opções da caixa de diálogo Nome da fonte de dados (DSN)

O objetivo desta caixa de diálogo é criar uma conexão de banco de dados para um aplicativo ASP utilizando um DSN.

Tarefas

l Criação de uma conexão utilizando um DSN local l Criação de uma conexão utilizando um DSN remoto

Tópico relacionado

Como criar um DSN

Definição das opções da caixa de diálogo Selecione o DSN ODBC

O objetivo desta caixa de diálogo é selecionar um DSN no servidor remoto ao criar uma conexão com o banco de dados ASP.

Nota: O Dreamweaver somente poderá recuperar DSNs criados no servidor com o administrador de fonte de dados ODBC do Windows.

Procedimento

1. Selecione um DSN que indique o banco de dados desejado. 2. Clique em OK.

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão utilizando um DSN remoto

Como criar um DSN

Definição das opções da caixa de diálogo Seqüência personalizada de caracteres da conexão

O objetivo desta caixa de diálogo é definir uma conexão de banco de dados sem um DSN, mas com uma seqüência de caracteres de conexão.

   

 

 

   

Página 45 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 46: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Procedimento

1. Na primeira caixa, digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

2. Na segunda caixa, digite uma seqüência de caracteres de conexão com o banco de dados.

Se não for especificado um provedor de bancos de dados OLE na seqüência de caracteres de conexão (ou seja, se não for incluso um parâmetro Provider), o ASP automaticamente utilizará o provedor de bancos de dados OLE para drivers ODBC. Neste caso, é necessário especificar um driver ODBC adequado ao banco de dados.

Se o site estiver hospedado por um ISP e você não souber o caminho completo do banco de dados, utilizar o método MapPath do objeto de servidor ASP na seqüência de caracteres de conexão. Para obter mais informações, veja Como efetuar a conexão com um banco de dados através de um ISP.

3. Se o driver do banco de dados especificado na seqüência de caracteres de conexão não estiver instalado no mesmo computador com o Dreamweaver, selecione a opção Utilizando o driver no servidor de teste.

4. Se desejar, é possível limitar o número de itens de banco de dados a serem recuperados pelo Dreamweaver na fase de design. Para isso, clique em Avançado e digite um nome de esquema ou catálogo.

Para obter mais informações, veja Restrição de uma informação do banco de dados no Dreamweaver.

Nota: É imposs ível criar um esquema ou catálogo no Microsoft Access.

5. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente a seqüência de caracteres de conexão. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

6. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópicos relacionados

Criação de uma conexão sem DSN

Como gravar uma seqüência de caracteres de conexão

Criação de uma conexão de banco de dados OLE

Como utilizar um caminho virtual para se conectar a um banco de dados

 

 

Página 46 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 47: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Definição das opções da caixa de diálogo Conexões

O objetivo desta caixa de diálogo é gerenciar as conexões de banco de dados para o site. De um modo geral, é possível adicionar, editar, excluir ou duplicar conexões de banco de dados.

Nota: É possível executar as mesmas tarefas utilizando o painel Bancos de dados.

Procedimento

l Para adicionar uma nova conexão, clique em Novo. l Para excluir uma conexão existente, selecione a conexão desejada na lista e clique em

Remover. l Para atualizar uma conexão existente, selecione a conexão desejada na lista e clique em

Editar.

Para fazer uma cópia de uma conexão existente, selecione a conexão desejada na lista e clique em Duplicar.

Conexões de banco de dados para programadores JSP

Para utilizar um banco de dados com aplicativos JavaServer Pages (JSP), é necessário criar uma conexão de banco de dados no Macromedia Dreamweaver MX. Este capítulo descreve como criar a conexão de banco de dados.

Este capítulo pressupõe que um aplicativo JSP já esteja configurado (veja Configuração de um aplicativo para a Web). Também pressupõe que um banco de dados tenha sido configurado no computador local ou em um sistema ao qual o usuário tem acesso de rede ou FTP.

Este capítulo contém as seções a seguir:

l Como compreender as conexões JSP l Como efetuar a conexão com um banco de dados l Como efetuar a conexão através de um driver ODBC l Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Para se conectar ao banco de dados de exemplo instalado com o Dreamweaver, veja Configuração de um exemplo de site JSP. Para aprender mais sobre os bancos de dados e as correspondentes conexões, veja Guia do iniciante em bancos de dados.

Como compreender as conexões JSP

   

 

 

Página 47 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 48: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Um aplicativo JSP deve conectar-se a um banco de dados por meio de um driver JDBC. O driver atua como intérprete e permite que o aplicativo JSP se comunique com um banco de dados. Para obter mais informações sobre JDBC e a função dos drivers de banco de dados, veja Como estabelecer a interface com o banco de dados.

É necessário especificar determinados valores de parâmetros para efetuar uma conexão por meio de um driver JDBC. Para obter mais informações, veja Sobre os parâmetros de conexão JDBC. Para obter os valores de parâmetros específicos do driver, veja a documentação do revendedor do driver ou consulte o administrador do sistema.

Também é possível utilizar um driver ODBC (conectividade aberta de banco de dados, Open Database Connectivity), ou DSN no Windows, se houver um bridge driver JDBC-ODBC. Para obter mais informações, veja Como efetuar a conexão através de um driver ODBC.

Como efetuar a conexão com um banco de dados

Esta seção descreve como conectar-se a um banco de dados ao desenvolver um aplicativo JSP no Dreamweaver MX.

Esta seção pressupõe que um aplicativo JSP esteja funcionando em um computador local ou remoto. Para obter mais informações, veja Configuração de um aplicativo para a Web.

Antes de conectar-se a um banco de dados, é necessário obter um driver JDBC para o banco de dados. Para obter mais informações, veja Obtenção de um driver JDBC para o banco de dados.

Após instalar o driver de banco de dados, é possível conectar-se ao banco de dados. Para obter instruções, veja Criação de uma conexão de banco de dados para JSP.

Obtenção de um driver JDBC para o banco de dados

Certifique-se da presença de um driver JDBC para o banco de dados antes de tentar criar uma conexão de banco de dados. Alguns drivers JDBC comuns são o driver Oracle Thin JDBC, Oracle Java Driver e os drivers i-net JDBC para Microsoft SQL Server.

Revendedores de sistemas de banco de dados como a Oracle normalmente já incluem os drivers em seus sistemas. Também é possível adquirir os drivers de outros revendedores. Por exemplo: é possível obter um driver JDBC para Microsoft SQL Server da i-net software .

A Sun também fornece uma lista de drivers JDBC e seus respectivos fornecedores que podem ser encontrados no site da Web.

Uma vez instalado o driver JDBC para o banco de dados, é possível criar uma conexão de banco de dados. Para obter instruções, veja Criação de uma conexão de banco de dados para JSP.

 

 

   

Página 48 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 49: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Tópicos relacionados

Instalação do bridge driver JDBC-ODBC da Sun

Como estabelecer a interface com o banco de dados

Criação de uma conexão de banco de dados para JSP

Após instalar o driver JDBC apropriado para o banco de dados no computador com o servidor de aplicativos (veja Obtenção de um driver JDBC para o banco de dados), é possível criar uma conexão de banco de dados no Dreamweaver.

Para criar uma conexão de banco de dados para JSP:

1. Abra uma página JSP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O Dreamweaver exibe as conexões definidas para o site.

2. Clique no botão de adição (+) e escolha um driver no menu pop-up.

Se o driver não estiver listado, escolha Conexão JDBC personalizada.

Uma caixa de di álogo de conexão é exibida.

3. Digite os parâmetros de conexão na caixa de diálogo de conexão.

Para obter mais informações, veja Sobre os parâmetros de conexão JDBC.

4. Especifique a localização do driver JDBC que deseja utilizar. ¡ Se o driver JDBC estiver instalado no mesmo computador que o Dreamweaver,

selecione a opção Utilizando o driver nesta máquina. ¡ Se o driver JDBC não estiver instalado no mesmo computador que o Dreamweaver,

selecione a opção Utilizando o driver no servidor de teste. 5. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente os parâmetros de conexão. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

6. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

 

 

   

Página 49 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 50: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Sobre os parâmetros de conexão JDBC

As conexões JDBC geralmente são formadas por quatro parâmetros: o driver, o nome do usuário, a senha e a URL (que especifica a localização do banco de dados). Geralmente, os valores do parâmetro do driver e do parâmetro da URL dependem do driver.

Esta seção demonstra como definir parâmetros de conexão no Dreamweaver utilizando o driver Oracle Thin JDBC como exemplo. Para obter os parâmetros de conexão de outros drivers, consultar a documentação do revendedor do driver.

O driver Oracle Thin JDBC oferece suporte aos bancos de dados Oracle. Se desejar utilizar este driver para se conectar ao banco de dados Oracle, clique no botão de adição (+) exibido no painel Bancos de dados e escolher Oracle Thin Driver (Oracle) no menu pop-up. A caixa de diálogo exibida a seguir é mostrada parcialmente completa:

Digite um nome de conexão e substituir os alocadores de espaço (entre colchetes) por parâmetros de conexão válidos. Para o alocador de espaço [hostname], digite o endereço IP ou nome atribuído ao servidor de banco de dados pelo administrador do sistema. Para o alocador de espaço [sid], digite o identificador do sistema de banco de dados. Se houver mais de um banco de dados Oracle em execução no mesmo sistema, utilize o valor de SID para diferenciá-los.

Por exemplo: se o servidor se chamar Aristóteles, a porta do banco de dados for 1521 e o SID definido para o banco de dados for patients naquele servidor, digite estes valores de parâmetros no Dreamweaver:

Como efetuar a conexão através de um driver ODBC

Embora os aplicativos JSP tenham de se comunicar com bancos de dados por meio de drivers

   

Página 50 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 51: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

JDBC, eles podem se comunicar por meio de drivers ODBC se houver um bridge driver JDBC-ODBC. O driver ODBC permite utilizar um Windows DSN, simplificando a tarefa de criar a conexão. O bridge driver funciona como intérprete entre o aplicativo JSP, com linguagem JDBC, e o driver ODBC, com linguagem ODBC. Esse canal de comunicação permite ao aplicativo JSP “conversar” com o banco de dados.

Este tipo de conexão oferece duas vantagens principais. Primeiro, é possível utilizar drivers ODBC gratuitos da Microsoft. Segundo, é possível utilizar um DSN para simplificar a tarefa de criação da conexão.

Os requisitos a seguir devem ser satisfeitos para se efetuar uma conexão por meio de um driver ODBC:

l O servidor de aplicativos JSP deve estar instalado e funcionando em um computador com o sistema Windows.

l Um driver ODBC para o banco de dados deve estar instalado no computador com o Windows no qual o servidor de aplicativos está sendo executado. Para obter mais informações, veja Verificação de um driver ODBC.

l Um bridge driver JDBC-ODBC deve estar instalado no computador com o Windows no qual o servidor de aplicativos está sendo executado. Para obter mais informações, veja Instalação do bridge driver JDBC-ODBC da Sun.

Se esses requisitos forem atendidos, a conexão por meio de um driver ODBC poderá ser feita. Para obter instruções, veja Criação de uma conexão ODBC.

Verificação de um driver ODBC

Certifique-se de que o driver ODBC para o banco de dados foi instalado no computador com o Windows no qual o servidor de aplicativos JSP está sendo executado. Para saber se o driver ODBC foi instalado ou não, veja Para exibir os drivers ODBC que estão instalados em um sistema Windows. Se um driver apropriado não estiver instalado, efetuar o download e instalar o pacote de aplicativos Microsoft Data Access Components (MDAC) 2.5 e 2.6 no computador com o servidor de aplicativos JSP. É possível efetuar o download gratuito dos pacotes MDAC no site da Microsoft na Web. Esses pacotes contêm os drivers ODBC mais recentes da Microsoft.

Nota: Instalar o MDAC 2.5 antes de instalar o MDAC 2.6.

Se houver um driver ODBC para o banco de dados, instalar um driver JDBC-ODBC em seguida. Para obter instruções, veja Instalação do bridge driver JDBC-ODBC da Sun.

Instalação do bridge driver JDBC-ODBC da Sun

Para conectar-se por meio de um driver ODBC, é necessário instalar o bridge driver JDBC-ODBC da Sun no computador com o Windows no qual o servidor de aplicativos JSP está em execução.

 

 

   

Página 51 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 52: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Este driver é fornecido com o Sun Java 2 SDK, edição padrão, para Windows.

Para saber se já possui o Java 2 SDK com o driver, verifique se as pastas c:\jdk1.2.2 ou c:\jdk1.3 existem no disco rígido.

Nota: Java 1.2.2 e 1.3 são o mesmo que Java 2.

Se não tiver o SDK, efetuar o download no site da Sun na Web, e instalá-lo. O driver é instalado automaticamente junto com o SDK.

Embora seja adequado utilizar o bridge driver JDBC-ODBC da Sun com sistemas de bancos de dados mais comuns (como o Microsoft Access) com fins de desenvolvimento, esse bridge driver não se destina ao uso de produção. Por exemplo: ele permite que apenas uma página JSP se conecte ao banco de dados de cada vez (em outras palavras, não permite o uso simultâneo de vários segmentos). Para obter mais informações sobre as limitações do driver, consulte o artigo 12409 na Central de suporte da Macromedia.

Após instalar o bridge driver, é possível criar a conexão de banco de dados. Para obter instruções, veja Criação de uma conexão ODBC.

Criação de uma conexão ODBC

Antes de se conectar por meio de um driver ODBC, certifique-se de que o driver ODBC apropriado e o bridge driver JDBC-ODBC da Sun estejam instalados no computador com o Windows no qual o servidor de aplicativos JSP está em execução (veja Verificação de um driver ODBC e Instalação do bridge driver JDBC-ODBC da Sun).

Para conectar-se por meio de um driver ODBC em JSP:

1. Defina um DSN no sistema Windows no qual est á localizado o servidor de aplicativos.

Para obter instruções, veja Como criar um DSN.

2. Abra uma página JSP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

O painel exibe as conexões definidas para esse site.

3. Clique no botão de adição (+) exibido no painel e escolher “ODBC Database (Sun JDBC-ODBC Driver)” no menu pop-up.

A caixa de diálogo ODBC Database (Sun JDBC-ODBC Driver) é exibida.

4. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

5. Substitua o alocador de espaço [odbc dsn] na caixa URL pelo DSN definido na etapa 1.

A caixa URL deverá ter esta aparência:

   

Página 52 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 53: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

jdbc:odbc:myDSN

6. Especifique o nome de usuário e a senha de acesso ao banco de dados.

Se o nome de usuário ou a senha não forem necessários, deixe as caixas em branco. Por exemplo: se o DSN for denominado Acme e não for necessário um nome de usuário ou uma senha para acessar o banco de dados, digite estes valores de parâmetro:

Driver: sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver

URL: jdbc:odbc:Acme

Nome de usuário:

Senha:

7. Especifique a localização do bridge driver JDBC-ODBC. ¡ Se o driver estiver instalado no mesmo computador que o Dreamweaver, selecione

a opção Utilizando o driver nesta máquina. ¡ Se o driver não estiver instalado no mesmo computador que o Dreamweaver,

selecione a opção Utilizando o driver no servidor de teste. 8. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente o DSN e os demais parâmetros de conexão. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

9. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Ao criar uma conexão de banco de dados, o Dreamweaver armazena as informações de conexão em um arquivo na subpasta Conexões, localizada na pasta-raiz do site. Na realidade, o Dreamweaver não criará uma conexão de banco de dados para o aplicativo JSP até que o usuário defina um conjunto de registros para uma página do aplicativo (veja Definição de um conjunto de registros). Nesse caso, o Dreamweaver gravará um código no arquivo para estabelecer a conexão e inserir á uma instrução de inclusão na página. Durante a execução, o servidor insere o código de conexão no documento.

Para atualizar uma conexão:

1. Abra uma página JSP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

   

Página 53 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 54: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolha Editar conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Faça as alterações e clique em OK.

O Dreamweaver atualiza automaticamente o arquivo da inclusão que, por sua vez, atualiza todas as páginas do site que estiverem utilizando a conexão.

Se o usuário renomear uma conexão, deverá atualizar todos os conjuntos de registros que utilizam o nome da conexão antiga. Para isso, deverá clicar duas vezes no conjunto de registros localizado no painel Ligações e escolher um novo nome de conexão na caixa de diálogo Conjunto de registros.

Para excluir uma conexão:

1. Abra uma página JSP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolha Excluir a conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Confirmar se deseja excluir a conexão.

Para evitar a ocorrência de erros após excluir uma conexão, atualize todos os conjuntos de registros que utilizam a conexão antiga. Para isso, clique duas vezes no nome do conjunto de registros no painel Ligações e escolha uma nova conexão na caixa de diálogo Conjunto de registros.

Referência

Esta seção contém informações sobre a caixa de diálogo apresentada neste capítulo.

Definição das opções da caixa de diálogo Conexão JSP

O objetivo desta caixa de diálogo é criar uma conexão de banco de dados para um aplicativo JSP.

Procedimento

 

 

   

Página 54 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 55: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

1. Digite um nome para a conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

2. Digite os parâmetros de conexão do driver.

Para mais exemplos, veja Sobre os parâmetros de conexão JDBC. Para saber quais são os requisitos específicos do driver, veja a documentação do revendedor do driver ou consultar o administrador do sistema.

3. Especifique a localização do driver JDBC que deseja utilizar. ¡ Se o driver JDBC estiver instalado no mesmo computador que o Dreamweaver,

selecione a opção Utilizando o driver nesta máquina. ¡ Se o driver JDBC não estiver instalado no mesmo computador que o Dreamweaver,

selecione a opção Utilizando o driver no servidor de teste. 4. Se desejar, é possível limitar o número de itens de banco de dados a serem recuperados

pelo Dreamweaver na fase de design. Para isso, clique em Avançado e digitar um nome de esquema ou catálogo.

Para obter mais informações, veja Restrição de uma informação do banco de dados no Dreamweaver.

Nota: É imposs ível criar um esquema ou catálogo no Microsoft Access.

5. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente os parâmetros de conexão JDBC. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

6. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópicos relacionados

Obtenção de um driver JDBC para o banco de dados

Sobre os parâmetros de conexão JDBC

Como efetuar a conexão através de um driver ODBC

Conexões de banco de dados para programadores PHP

Para utilizar um banco de dados com um aplicativo PHP, é necessário criar uma conexão de banco de dados no Macromedia Dreamweaver MX. Este capítulo descreve como criar a conexão de banco de dados.

Para fins de desenvolvimento PHP, o Dreamweaver oferece suporte apenas para o sistema de

   

Página 55 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 56: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

banco de dados MySQL. Outros sistemas de banco de dados, como Microsoft Access ou Oracle, não são suportados. O MySQL é um software de código-fonte aberto que pode ser copiado gratuitamente pela Internet para uso não-comercial. Para obter mais informações, veja o site do MySQL na Web .

Este capítulo pressupõe que um aplicativo PHP já esteja configurado (veja Configuração de um aplicativo para a Web). Também pressupõe que um banco de dados MySQL esteja configurado no computador local ou em um sistema ao qual o usuário tem acesso de rede ou FTP.

Este capítulo contém as seções a seguir:

l Como efetuar a conexão com um banco de dados l Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Para se conectar ao banco de dados de exemplo fornecido pelo Dreamweaver, veja Configuração de um exemplo de site PHP. Para aprender mais sobre os bancos de dados e as correspondentes conexões, veja Guia do iniciante em bancos de dados.

Como efetuar a conexão com um banco de dados

Esta seção descreve como conectar-se a um banco de dados ao desenvolver um aplicativo PHP no Dreamweaver. Esta seção pressupõe que o usuário tem um ou mais bancos de dados MySQL e que o servidor MySQL está iniciado.

Para criar uma conexão de banco de dados com o banco de dados MySQL:

1. Abra uma página PHP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

2. Clique no botão de adição (+) exibido no painel e escolher Minha conexão SQL no menu pop-up.

A caixa de diálogo Minha conexão SQL é exibida.

3. Preencha a caixa de diálogo e clique em OK.

Para obter mais informações, veja Definição das op ções da caixa de diálogo Minha conexão SQL.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Edição ou exclusão de uma conexão de banco de dados

Ao criar uma conexão de banco de dados, o Dreamweaver armazena as informações de conexão em um arquivo na subpasta Conexões, localizada na pasta-raiz do site. Na realidade, o

 

 

 

 

Página 56 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 57: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Dreamweaver não criará uma conexão de banco de dados para o aplicativo PHP até que o usuário defina um conjunto de registros para uma página do aplicativo (veja Definição de um conjunto de registros). Nesse caso, o Dreamweaver gravará um código no arquivo para estabelecer a conexão e inserir á uma instrução de inclusão na página. Durante a execução, o servidor insere o código de conexão no documento.

Para atualizar uma conexão:

1. Abra uma página PHP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolha Editar conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Faça as alterações e clique em OK.

O Dreamweaver atualiza automaticamente o arquivo da inclusão que, por sua vez, atualiza todas as páginas do site que estiverem utilizando a conexão.

Para excluir uma conexão:

1. Abra uma página PHP no Dreamweaver e, em seguida, abra o painel Bancos de dados (Janela > Bancos de dados).

Uma lista de conexões é exibida no painel.

2. Clique com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolha Excluir a conexão no menu pop-up.

A caixa de diálogo utilizada para criar a conexão é exibida.

3. Confirmar se deseja excluir a conexão.

Para evitar a ocorrência de erros após excluir uma conexão, atualizar todos os conjuntos de registros que utilizam a conexão antiga. Para isso, clique duas vezes no nome do conjunto de registros no painel Ligações e escolha uma nova conexão na caixa de diálogo Conjunto de registros.

Referência

Esta seção contém informações sobre as caixas de diálogo apresentadas neste capítulo.

 

 

   

Página 57 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 58: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Definição das opções da caixa de diálogo Minha conexão SQL

O objetivo desta caixa de diálogo é criar uma conexão de banco de dados para um aplicativo PHP.

Certifique-se de que o servidor MySQL esteja iniciado antes de preencher esta caixa de diálogo.

Procedimento

1. Digite um nome para a nova conexão.

Nota: Não utilizar espaços ou caracteres especiais no nome.

2. Na caixa Servidor MySQL, especifique o computador onde está localizado o servidor MySQL.

Digite um endereço IP ou um nome de servidor. Se o servidor MySQL estiver em execução no mesmo computador que o PHP, digite localhost.

3. Informe o nome de usuário e a senha para o servidor MySQL. 4. Na caixa de diálogo Banco de dados, digite o nome do banco de dados ou clique em

Selecionar e escolha o banco de dados na lista de bancos de dados MySQL. 5. Clique em Testar.

O Dreamweaver tenta estabelecer uma conexão com o banco de dados. Se a conexão falhar, verifique novamente o nome do servidor, o nome do usuário e a senha. Se ainda assim a conexão falhar, verifique as definições da pasta que o Dreamweaver utiliza para processar páginas dinâmicas (veja Como especificar onde as páginas dinâmicas podem ser processadas).

6. Clique em OK.

A nova conexão é exibida no painel Bancos de dados.

Tópico relacionado

Como efetuar a conexão com um banco de dados

Definição das opções da caixa de diálogo Selecionar banco de dados

O objetivo desta caixa de diálogo é selecionar um banco de dados de um sistema de banco de dados MySQL ao criar uma conexão de banco de dados PHP.

Procedimento

Escolha um banco de dados na lista e clique em OK.

 

 

Página 58 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...

Page 59: 4 Como preparar a criacao de sites dinamicos

Tópico relacionado

Definição das opções da caixa de diálogo Minha conexão SQL

 

Página 59 de 59Como preparar a criação de sites dinâmicos

11/10/2002file://C:\Documents%20and%20Settings\Luis%20Carlos%20Quinhone\Configurações...