4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

21
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Esta impressão não tem validade antes de ser enviada para o SIGProj Submeta a proposta e imprima novamente este documento. FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj EDITAL PROEXT 2014 Uso exclusivo da Pró-Reitoria (Decanato) de Extensão PROCESSO N°: SIGProj N°: PARTE I - IDENTIFICAÇÃO TÍTULO: Projeto Sorrir: Prevenção e Tratamento do Trauma Dento-facial nos esportes de contato TIPO DA PROPOSTA: ( )Programa ( X )Projeto ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL: ( ) Comunicação ( ) Cultura ( ) Direitos Humanos e Justiça ( )Educação ( ) Meio Ambiente ( X ) Saúde ( ) Tecnologia e Produção ( ) Trabalho ( ) Desporto COORDENADOR: Fábio Luiz Cunha Dassunção E-MAIL: [email protected] FONE/CONTATO: 83 32430976 / 83 3216 7250 / 83 32433200 SIGProj - Página 1 de 21

description

Projeto de extensão para proext MEC

Transcript of 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Page 1: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Esta impressão não tem validade antes de ser enviada para o SIGProj Submeta a proposta e imprima novamente este documento.

FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProjEDITAL PROEXT 2014

Uso exclusivo da Pró-Reitoria (Decanato) de Extensão

PROCESSO N°: SIGProj N°:

PARTE I - IDENTIFICAÇÃOTÍTULO: Projeto Sorrir: Prevenção e Tratamento do Trauma Dento-facial nos esportes de contato

TIPO DA PROPOSTA:( )Programa ( X )Projeto

ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL:( ) Comunicação ( ) Cultura ( ) Direitos Humanos e Justiça ( )Educação

( ) Meio Ambiente ( X ) Saúde ( ) Tecnologia e Produção ( ) Trabalho

( ) Desporto

COORDENADOR: Fábio Luiz Cunha Dassunção

E-MAIL: [email protected]

FONE/CONTATO: 83 32430976 / 83 3216 7250 / 83 32433200

SIGProj - Página 1 de 21

Page 2: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PROJETO DE EXTENSÃO

Uso exclusivo da Pró-Reitoria (Decanato) de Extensão

PROCESSO N°: SIGProj N°:

1. Introdução

1.1 Identificação da Ação

Título: Projeto Sorrir: Prevenção e Tratamento do Trauma Dento-facial nosesportes de contato

Coordenador: Fábio Luiz Cunha Dassunção / Docente

Tipo da Ação: Projeto

Edital: PROEXT 2014

Faixa de Valor:

Vinculada à Programa de Extensão? Sim

Nome do Programa de Extensão: Linhas do Cuidado em Odontologia: Buscando a Integralidade naSaúde

Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Unidade Geral: CCS - Centro de Ciências da Saúde

Unidade de Origem: DOR - Departamento de Odontologia Restauradora

Início Previsto: 01/01/2014

Término Previsto: 01/01/2015

Possui Recurso Financeiro: Sim

Gestor: Fábio Luiz Cunha Dassunção / Docente

Órgão Financeiro: Conta Única

1.2 Detalhes da Proposta

Carga Horária Total da Ação: 1920 horas

SIGProj - Página 2 de 21

Page 3: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Justificativa da Carga Horária: A carga horária de 40 horas semanais justifica-se por que durante operíodo da extensão serão desenvolvidas atividades de capacitaçãosobre os traumatismos dentários e as suas consequências napopulação, palestras semanais nas escolas e academias nosperíodos designados no cronograma da ação, bem comoencaminhamento de pacientes com necessidade de tratamentoendodôntico para a UFPB e acompanhamento do resultado dotratamento, planejando visitas de proservação. Além dessasatividades será desenvolvida uma pesquisa durante o período daextensão a cada visita sobre o nível de conhecimento da populaçãoe finalmente no último mês será desenvolvido um relatório finalsobre a ação executada.

Periodicidade: Permanente/Semanal

A Ação é Curricular? Sim

Abrangência: Municipal

Tem Limite de Vagas? Não

Local de Realização: A confecção de protetores bucais será realizada na Disciplina deoclusão do Departamento de Odontologia Restauradora do Centrode Ciências da Saúde da UFPB e o recrutamento dos pacientesserá feito em todos os locais de práticas de esportes vinculados aoprojeto de extensão Probex - Traumatismo Dental: Conhecimento,ação e mudança da realidade, da UFPB

Período de Realização: As atividades de planejamento serão realizadas na quarta-feira àtarde das 14:00 às 18:00 e as atividades no laboratório de oclusãoserão realizadas na quinta feira das 14:00 às 18:00 já as atividadesnas academias serão no horário mais conveniente de aulas de luta,quinta feira das 18:00 às 20:00 e na sexta-feira das 18:00 às 20:00.

Tem Inscrição? Não

1.3 Público-Alvo

A comunidade potencial a ser atendida pela ação de extensão será de alunos e professores de educação física,da comunidade externa à instituição nos bairros de Valentina de Figueiredo, Conjunto Cidade Verde, Bairro dasIndústrias, Mangabeira e Bancários. Todos que pratiquem esportes que possam gerar traumatismo dentáriocomo futebol, basquete, volei, natação, artes marciais, atletismo e outros.

Nº Estimado de Público: 211

Discriminar Público-Alvo:

A B C D E Total

Público Interno da Universidade/Instituto 6 5 0 0 0 11

Instituições Governamentais Federais 0 0 0 0 0 0

Instituições Governamentais Estaduais 0 0 0 0 0 0

Instituições Governamentais Municipais 0 0 0 0 0 0

Organizações de Iniciativa Privada 0 0 0 0 0 0

Movimentos Sociais 0 0 0 0 0 0

SIGProj - Página 3 de 21

Page 4: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Organizações Não-Governamentais

(ONGs/OSCIPs)0 0 0 0 0 0

Organizações Sindicais 0 0 0 0 0 0

Grupos Comunitários 0 0 0 0 0 0

Outros 0 0 0 0 200 200

Total 6 5 0 0 200 211

Legenda: (A) Docente (B) Discentes de Graduação (C) Discentes de Pós-Graduação (D) Técnico Administrativo (E) Outro

1.4 Parcerias

Não há Instituição Parceira.

1.5 Caracterização da Ação

Área de Conhecimento: Ciências da Saúde » Odontologia » Materiais Odontológicos

Área Temática Principal: Saúde

Área Temática Secundária: Educação

Linha de Extensão: Saúde Humana

Linha Temática: Linha 4: Promoção da saúde

Subtema 1: Promoção da saúde

1.6 Descrição da Ação

Resumo da Proposta:

O traumatismo orofacial vem se tornando a cada ano mais comum, como mostram diversas pesquisas queavaliam a prevalência e a incidência dessas lesões orofaciais. Atletas que praticam esportes de contatoestão entre o grupo de risco, com índices altos de traumas dentais, luxações, concussões e etc . Apesardo avanço dos equipamentos e técnicas esportivas, ainda observamos atletas vítimas de acidentes comlesões em face. Este fato, porém, poderia ser minimizado com o uso do protetor bucal durante a práticaesportiva que diminui em até sete vezes a chance de injúria orofacial. Esta projeto irá identificar os atletascom risco de lesões orofaciais no município de João Pessoa – PB. Após a identificação dos atletas, osmesmos serão encaminhados ao serviço de oclusão do Departamento de Odontologia Restauradora daUFPB para a confecção do protetor bucal e, consequentemente, promover a prevenção aos agravos dostraumatismos dentais, diminuindo os índices epidemiológicos de traumatismo dentário e permitindo acapacitação de professores e alunos extensionistas a desenvolverem protetores bucais para a população.

Palavras-Chave:

Traumatismo dental, Odontologia, Saúde do adolescente

Informações Relevantes para Avaliação da Proposta:

SIGProj - Página 4 de 21

Page 5: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

A proposta enquadra-se em diversas linhas temáticas a saber: promoção da saúde; esporte e lazer;Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social e Juventude. A presente proposta tambémenquadra-se diretamente no sub-tema:Urgência e Emergência.Na linha temática Esporte e Lazer, este projeto enquadra-se no sub-tema: tecnologias de esporte e lazerdesenvolvendo equipamento para a prática do esporte e do lazer.A presente proposta enquadra-se ainda nos ítens do edital: Interdisciplinaridade, interinstitucionalidade einterprofissionalidade, atuando com profissionais de Odontologia e Educação Física. Produz Impacto naformação do estudante de acordo com o PPC de Odontologia, Gera a produção de protetores bucais paraa população,Por fim, essa proposta irá gerar um Impacto social, pela superação de problemas gerados com otraumatsimo dental e pelo aumento de oportunidades educacionais para os alunos da UFPB e para ospraticantes de esportes de contato.

1.6.1 Justificativa

De acordo com o Ministério da Saúde, O traumatismo orofacial é um problema de saúde pública. Atletasque praticam esportes de contato estão entre o grupo de risco, com índices altos de traumas dentais,luxações, concussões. Apesar do avanço dos equipamentos e técnicas esportivas, ainda observam-se atletas vítimas de acidentes com lesões em face. No Brasil, de acordo com o último levantamentoepidemiológico realizado, o traumatismo dental é considerado um problema de saúde pública, que deveser prevenido e, ao ocorrer, tratado de forma sistemática (SB-Brasil 2010). As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (Res CNE/CES 3, DE 19 DEFEVEREIRO DE 2002), que norteiam, as políticas do Projeto Político Pedagógico do Curso de Odontologiada UPB, manifestam no seu Art 4°: entre outros; realizar procedimentos adequados, a nível individual ecoletivo, no que refere à prevenção, diagnóstico, plano de tratamento e controle das doenças bucais maisprevalentes, inclusive o traumatismo dentário.O uso de protetor bucal reduz em até sete vezes a chance de injúria orofacial. Em 2012 foi realizada umapesquisa na cidade de João Pessoa, avaliando 200 professores e alunos de academias de artes marciaise praticantes de esportes de impacto. A pesquisa demonstrou que poucos são os usuários de protetores. O Proext possui várias linhas temáticas como: Promoção da saúde, esporte e lazer, ciência e tecnologia einovação que motivaram a realização desta proposta.Portanto, o presente projeto justifica-se pela necessidade da população alvo do uso de protetores bucais,não havendo acesso dos mesmos a confecção de protetores.

1.6.2 Fundamentação Teórica

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (Res CNE/CES 3, DE 19 DEFEVEREIRO DE 2002), que norteiam, as políticas do Projeto Político Pedagógico do Curso de Odontologiada UPB, manifestam no seu Art 4°: “A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos parao exercício das seguintes competências e habilidades gerais:I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos adesenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individualquanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada econtínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisaros problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seusserviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta quea responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução doproblema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; e ressaltam no seu Art 5°“A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos parao exercício das seguintes competências e habilidadesespecíficas:II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção,

SIGProj - Página 5 de 21

Page 6: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano,respeitando-o e valorizando-o;VII - desenvolver assistência odontológica individual e coletiva;VIII - identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios buco-maxilo- faciais erealizar procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle;X - promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais;”

Da mesma forma , Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Odontologia do Centro deCiências da Saúde, aprovado pela Resolução nº 37/2002 do CONSEPE, reforça as competências doprofissional a ser formado, a saber: realizar procedimentos adequados, a nível individual e coletivo, no querefere à prevenção, diagnóstico, plano de tratamento e controle das doenças bucais mais prevalentes,

Várias doenças são consideradas como problemas de saúde pública no Brasil. Dentre elas, de acordo como último levantamento epidemiológico realizado, o traumatismo dental é considerado um problema gravede saúde pública, que deve ser prevenido e, ao ocorrer, tratado de forma sistemática (SB-Brasil 2010)

Neste sentido, O traumatismo dentário é um acidente comum e pode ser ainda mais prevalente empopulações de alto risco, tais como crianças, indivíduos com necessidades especiais, esportistas emilitares. As lesões dentárias podem variar de contusões simples a danos maxilofaciais extensos,envolvendo estruturas periodontais e deslocamento ou avulsão de dentes (LEVIN & ZADIK 2012), sendoconsiderado um problema de saúde publica, podendo sua prevalência ultrapassar o número de traumasadvindos da lesão de cárie e da doença periodontal (CORREA et al, 2010).

Além do risco do traumatismo causar danos aos dentes, não se pode menosprezar também o risco dealterações a outras estruturas do sistema estomatognático, como as articulações temporomandibulares(ATM), músculos, ossos e ligamentos. Os traumas, podem ser fatores contribuintes para odesenvolvimento imediato ou tardio de quadros de disfunção temporomandibular (DTM), a qualcaracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas, como dores na região da ATM, nos músculos damastigação, ou ambos e em regiões radiadas da cabeça e do pescoço, sons articulares e limitação demovimentos mandibulares, que frequentemente provocam um grande prejuízo à qualidade de vida dosindivíduos portadores (DE LEEUW, 2010). Atualmente a DTM é vista como de origem multifatorial, posto que não existe um único fator causal quepossa justificar todos os seus sinais e sintomas (OKESON, 2008). Dentro desses fatores possivelmenteenvolvidos na gênese dessas alterações encontram-se os traumas diretos (macrotraumas), caracterizadospela aplicação de uma força de grande intensidade e curta duração, como frequentemente encontrado nosacidentes esportivos, automobilísticos, brigas e lutas. Pesquisas demonstram que pacientes com DTM temrelatado mais frequentemente traumas físicos ao sistema mastigatório do que os não pacientes.(HARKINS & MARTENEY, 1985; DE BOEVER & KEERSMAEKERS, 1996), o que reforça a importância daprevenção dos danos que podem acometer os praticantes de atividades. Autores como OKESON (2008)apontam que, em casos onde o traumatismo facial é uma possibilidade real, como nos praticantes de lutas,esportes radicais ou de contato, o uso do protetor bucal é uma forma viável de reduzir o dano potencialaos dentes, músculos, ligamentos e ATM, pois o trauma de boca fechada (que ocorre quando o pacienteestá mordendo o protetor) é menos danoso do que o que acontece quando o paciente não usa o mesmo(trauma de boca aberta). Dessa forma, o protetor bucal atua não só na proteção dos dentes, mas tambémde outras estruturas dento-faciais.

Os traumas ocasionados na prática esportiva representam uma parcela importante, de 14 a 39%, entre asetiologias do traumatismo dentário, e eles incorrem em altos custos e podem necessitar de tratamentoextensivo. O prognóstico de muitas lesões dentárias é decidido no momento e local do acidente, mas podeser melhorada se medidas corretas de prevenção e tratamento são tomadas. (ZADIK & LEVIN, 2009).

SIGProj - Página 6 de 21

Page 7: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Um estudo realizado durante os Jogos Pan-Americanos (XV Pan Am), realizados no Rio de Janeiro, Brasilem julho de 2007 mostrou uma prevalência de traumatismo dentário entre os atletas de 49,6%. OsEsportes com maior prevalência de lesões foram de luta livre (83,3%), boxe (73,7%), basquete (70,6%) eKaratê (60%). Apenas 17% dos atletas relataram usar os protetores bucais.

Com o aumento no número de praticantes de esportes de contato e aumento da competitividade, atendência é de aumento substancial nas estatísticas envolvendo acidentes traumáticos no esporte.Diversos trabalhos indicam que os índices de traumatismos em esportistas são altos, variando de acordocom o esporte praticado, e superior se comparado ao índice global da população (ANDREASEN;ANDREASEN, 2001). A Federação Dentária Internacional (FDI) classifica rugby, juntamente com outrosesportes, como o hóquei no gelo, futebol americano e várias artes marciais, como um alto risco no que dizrespeito à lesão dental. (SCHILDKNECHT, 2012). Tal problema pode ser evitado, segundo CORREA et al(2010), com o uso de um protetor bucal que impede lesões orofaciais em diferentes tipos de esportes.

O uso do protetor bucal intraoral sempre é indicado na prática de esportes que oferecem riscos de traumasorofaciais e de pescoço, pois reduz as forças que causam concussão. O protetor bucal é caracterizado,como dispositivo resiliente, intraoral, que reduz injúrias da região buco dental, que oferece o máximo deproteção, retenção e acolchoamento na região em que é confeccionado, normalmente, no arco superior,exceto em casos de prognatismo e uso de aparatologia fixa no arco inferior. Recomenda que a confecçãodo protetor bucal seja orientada somente pelo cirurgião-dentista. Deve, ainda, possuir alto poder deabsorção de energia e distribuição do campo de forças ao longo de toda a sua extensão, promover altograu de conforto e ajuste no maxilar, permanecer firme em seu lugar mesmo durante qualquer movimentoe ação. Outros aspectos importantes, é que o protetor não deve impedir a fala e nem tampouco arespiração; ser durável, resistente ao rasgo, resiliente, inodoro e insípido. (COTO et al., 2009)A importância do uso de protetores bucais tem sido amplamente reconhecida. Apesar da crescenteevidência para a importância dos protetores, existe uma lacuna entre reconhecer o seu valor e realmenteusá-lo. (GARDINER, 2000). Podemos observar este fato no estudo de Freitas et al (2008), que teve comoobjetivo avaliar o conhecimento dos acadêmicos do último período de Educação Física das FaculdadesUnidas do Norte de Minas – FUNORTE de Montes Claros/MG sobre avulsão-reimplante dentário e verificara indicação e utilização de protetores bucais durante as aulas. Os resultados mostraram que 94,4% dosentrevistados afirmaram não usar nunca um protetor bucal, porém, 79,6% consideraram o uso dessedispositivo muito importante na prática esportiva . O estudo não permitiu conhecer porque um número considerável de acadêmicos não atribui a devidaimportância ao uso do protetor bucal. Certo é que, apesar de acharem o protetor bucal importante, agrande maioria nunca usa nas aulas, fator que justifica ainda mais a inclusão no currículo dos cursos deEducação Física do conteúdo traumatismo dentário durante a prática de atividades esportivas/recreativasna escola, abordando também suas causas, condutas preventivas e manejo imediato ao trauma. Uma dasformas de evitar ou reduzir a gravidade de inúmeros traumatismos dentários de jovens participantes deatividades atléticas é o emprego de protetor bucal; seu uso deve ser incentivado e até mesmo exigidodurante a prática de atividades esportivas de alto risco. (FREITAS et al, 2008)De acordo com o estudo de Zadik e Levin (2009) com desportistas amadores das Forças de Defesa deIsrael, o número de relatos de casos de traumas orais/dentais relacionados ao esporte foi semelhanteentre usuários e não-usuários de protetores bucais, porém, o grupo de usuários mostrou lesões menosgraves. Protetores bucais são eficazes porque eles diminuem a deflexão de dentes submetidos a stress, emcomparação com dentes desprotegidos, absorvendo e dissipando alta energia de impacto, o que de outromodo seria transferido diretamente para a dentição subjacente. (ZADIK & LEVIN, 2009)

Os protetores de estoque (tipo I) são confeccionados em borracha ou cloreto de polivinil e podem serencontrados em três tamanhos: pequeno, médio e grande. São dispositivos de baixo custo e, por seremvolumosos, dificilmente se adaptam à maxila. Para mantê-los em posição é necessário exercer pressãooclusal constante, o que interfere diretamente na fala e respiração. Os protetores pré-fabricados ou “fervee morde” (tipo II) são confeccionados de material resiliente (borracha, cloro-polivinil ou copolímero

SIGProj - Página 7 de 21

Page 8: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

acetato-polietileno) em tamanho padrão. Devem ser imersos em água quente por 45 segundos e emseguida em água fria por 1 segundo, antes de serem levados à boca para serem personalizados pelosdedos, língua e pressão da mordida. Devido ao baixo custo e a melhor adaptação que o modelo anterior,são os dispositivos mais utilizados atualmente. Os protetores individuais, personalizados ou feitos sobencomenda (tipo III) são confeccionados em etileno vinil acetato (EVA) ou borracha de silicone pelocirurgião-dentista, sobre um modelo de gesso da maxila. São os menos utilizados devido ao alto custo eao fato de precisarem de duas visitas ao dentista, mas são os mais eficazes e confortáveis, ou seja, nãointerferem na fala, na respiração e nem na ingestão de líquidos. (BERNARDON, 2006)

Em 1981, a ASTM normatizou os tipos de protetores bucais para esporte disponíveis em: tipo I – deestoque, tipo II - aquece e morde, tipo III – personalizado fabricado sobre modelo. Atualmente, encontra-se descrito o protetor chamado tipo IV ou Multilaminado, que vem sendo apontado como protetor capaz deoferecer maior proteção, podendo ser confeccionado para cada tipo diferente de esporte. (COTO et al.,2009 )

O uso de protetores bucais vai além da garantia de saúde bucal para os atletas. Eles garantem tambémeconomia aos clubes em relação aos tratamentos odontológicos, já que o custo de um protetor bucalpersonalizado pode chegar a ser 26 vezes menor que o tratamento de um traumatismo buco-facial.(BERNARDON, 2005)

No Brasil, o boxe é o único esporte que conta com regras rígidas de proteção intraoral, ao contrário dasdemais modalidades esportivas, amadoras e profissionais, para as quais nenhuma regra foi estabelecida.(BERNARDON, 2005)

Embora procedimentos odontológicos restauradores adesivos restabeleçam a estética, a forma e a funçãodas estruturas dentais comprometidas, a resistência às fraturas de dentes traumatizados reduz,aproximadamente, 50% quando comparada a de um dente hígido. Associada a isso, a expressivaincidência de trauma recorrente contribui para o índice de fracasso no tratamento restaurador,independente do procedimento realizado (BERNARDON, 2006) Se houvesse um esforço conjunto de dentistas e treinadores em incentivar os atletas a usarem osprotetores bucais, já que apenas 50,61% recebem orientação profissional para o uso, os desnecessáriostraumatismos dentais seriam evitados, assim como os altos custos envolvidos no tratamento dostraumatismos. (BASTIDA et al, 2010)

Além da distribuição de protetores bucais, um programa de educação especial seria necessário parapromover uma sensibilização, conhecimento e motivação. O papel dos protetores bucais deve serapresentado com exemplos retratados e resultados estatísticos. Espera-se como resultado uma melhoradesão durante atividades esportivas, mesmo entre os desportistas amadores, que exercem e jogam semuma equipe formal, treinador, e / ou regulamentos. (ZADIK & LEVIN, 2009)

1.6.3 Objetivos

Objetivo geral:1. Levar conhecimentos e assistência à comunidade, havendo uma troca de informações;

2. Formar e capacitar recursos humanos voltados à prevenção e ao atendimento de pacientes portadoresde traumatismos dentários e problemas de oclusão gerados pelo traumatismo;

3. Diagnosticar e oferecer soluções para problemas diversos com os quais o aluno, quando profissional, irádeparar-se;

SIGProj - Página 8 de 21

Page 9: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

4. Encaminhar para um serviço de atendimento à pacientes de risco e pacientes traumatismos dentáriospara a capacitação dosestudantes que lidam com os pacientes portadores de traumatismo dentário;

5. Permitir, de acordo com o PPC do curso de Odontologia a interação da sociedade com a Universidade;

6. Promover interdisciplinaridade entre os cursos de Odontologia, Educação Física e com as artes marciaispopulares;

Objetivos específicos:

1. Proporcionar estágios aos alunos que já passaram pela disciplina de oclusão, Dentística I e Endodontia Ida UFPB e que estejam interessados em desenvolver a atividade de extensão;

2. Prestar um serviço social aos pacientes que necessitarem de protetores bucais e tratamento à dentescom traumatismo;

3. Realizar discussões com os discentes, docentes e profissionais de saúde para a capacitação e melhoriado atendimento de urgência aos pacientes traumatizados;4. Reabilitar, estética e funcionalmente, os pacientes mutilados pelo trauma oro-facial, devolvendo a eles aqualidade de vida.

1.6.4 Metodologia e Avaliação

Durante às 40 horas semanais será realizada uma capacitação, pelos docentes envolvidos no projeto deextensão, semanalmente, por 2 horas os alunos extensionistas serão capacitados para calibração daequipe e em seguida, serão realizadas palestras para profissionais que lidam com pessoas susceptíveis atraumatismos. Será feito um reconhecimento das academias que estejam situadas nos bairros de:Miramar, Valentina de Figueiredo, Mangabeira, Conjunto Cidade Verde, Bairro das indústrias. Serárealizado um reconhecimento do local de João Pessoa onde é praticado o futebol americano.Uma outra atividade será o serviço de referência para confecção de protetores bucais e atendimento aospacientes com traumatismo dentário nas Disciplinas de Oclusão, Dentística e Endodontia II doDepartamento de Odontologia Restauradora do Centro de Ciências da Saúde da UFPB – CampusI,proporcionando uma prestação deserviços acessível à população. O público alvo do atendimento aos traumatismos dentários serárepresentado pelos pacientes de ambos os gêneros, com idades a partir dos nove anos, advindos dascomunidades assistidas pelo projeto.Em seguida os pacientes serão tratados de acordo com os procedimentos preconizados pelo protocolodas disciplinas envolvidas da UFPB para tratamento de dentes com traumatismo dentário. Os pacientesserão acompanhados radiográfica e clinicamente por cinco anos pelos alunos e professoresextensionistas.Os objeticos alcançados serão mensurados pela confecção de relatório contendo o número de pessoasassistidas nas atividades preventivas e curativas. Serão realizadas pesquisas epidemiológicas parapublicação dos resultados na revista de Extensão da UFPB com o objetivo de verificar o impacto gerado.Após atingida uma amostra suficiente, a pesquisa gerada será publicada em periódico de impacto na áreade traumatismo dental.A avaliação do projeto por parte da população assistida será feita por meio de questionáriosemi-estruturado que incluirá perguntas sobre a importância do projeto e o ganho de conhecimento dosatletas e professores ao final das palestras de orientação.

1.6.5 Relação Ensino, Pesquisa e Extensão

Em uma Universidade Pública, uma das áreas estratégicas de ensino é a saúde bucal e uma dasprioridades é a prevenção e o tratamento dos traumatismos dentais. Os municípios são responsáveis pelo

SIGProj - Página 9 de 21

Page 10: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

cumprimento dos princípios da Atenção Básica. O aluno que for preparado para orientar e tratar ospacientes estará, automaticamente, aprendendo e ensinando. Ao mesmo tempo, com os relatórios daspalestras podem ser desenvolvidos projetos de pesquisa tais como: levantamentos epidemiológicos eavaliações de materiais utilizados na prevenção etratamento de dentes traumatizados. A extensão de traumatismo permite uma democratização do saber eao mesmo tempo permite que a população seja atendida utilizando-se equipamentos e materiais da maisalta tecnologia de desenvolvimento, sem nenhum custo para os mesmos. Durante o projeto de extensãoserá realizada uma pesquisa, aprovada no Departamento de Odontologia Restauradora sobre índice deusuários de protetores bucais e o tipo de protetores utilizados pelos praticantes de esportes com o objetivode implantar um serviço de confecção de protetores bucais para esportistas. O projeto permite aconstrução do conhecimento tornando o aluno não um expectador, mas sim o sujeito da ação. Os alunosserão questionados sobre mudanças e melhorias no projeto de extensão para que os mesmos possamparticipar não como passivos do projeto, mas como autores da ação de extensão. Além das justificativaspráticas, este projeto está inserido no Projeto Político Pedagógico do Curso de Odontologia da UFPB, quecontempla o traumatismo dental e os prejuízos à estética e oclusão em várias disciplinas de sua gradecurricular.

1.6.6 AvaliaçãoPelo Público1 - Os participantes são convidados a fazerem uma discussão e avaliação no final das atividadesdesenvolvidas no projeto;2 - Respondem um questionário sobre a relevância do projeto.

Pela Equipe1 - Relatório consolidado discentes/docentes;2 - Discussão dos pontos positivos, propostas e mudanças para o futuro do desenvolvimento do projeto.

1.6.7 Referências Bibliográficas

ANDRADE, RA, EVANS PL, ALMEIDA AL, DA SILVA J DE, GUEDES AM, GUEDES FR, RNANALLIi DN,MODESTO A, TINOCO EM.Prevalence of dental trauma in Pan American games athletes. Dent Traumatol.2010 Jun;26(3):248-53.

ANDREASEN, J. O., ANDREASEN, F. M. Texto e atlas colorido de traumatismo dental. Porto Alegre:Artmed Editora, 2001.

BASTIDA, E. M.; PERON, R. A. F.; QUEIROZ, A. F; HAYACIBARA, M. F.; TERADA, R. S. S.; Prevalênciado uso de protetores bucais em praticantes de artes marciais de um município do Paraná. Rev. bras.odontol., Rio de Janeiro, v. 67, n. 2, p.194-8, jul./dez. 2010.

BERNARDON, J. K., BARATIERI, L. N., VIEIRA, L. C. C. Protetores bucais parte I: razões para o uso. Int.J. Brazilian Dent., v. 1, n. 3, p. 220-4, jul./set., 2005.

BERNARDON, J. K., BARATIERI, L. N., VIEIRA, L. C. C. Protetores bucais parte II: tipos e técnica deconfecção. Int. J. Brazilian Dent., v. 2, n. 4, p. 402-9, out./dez., 2006.

COTO N. P.; DIAS R. B.; COSTA R. A.; GERALDINI C. A. C.; Estudo da ação da saliva nas propriedadesmecânicas de protetores bucais para esporte. Rev. Inst Ciênc Saúde. 27(1):48-51; 2009.

CORREA MB, SCHUCH HS, COLLARES K, TORRIANI DD, HALLAL PC, DEMARCO FF. Survey on theoccurrence of dental trauma and preventive strategies among Brazilian professional soccer players. J ApplOral Sci. Dec;18. 2010.

DE BOEVER JA, KEERSMAEKERS K. Trauma in patients with temporomandibular disorders: frequencyand treatment outcome. J Oral Rehabil. 1996 Feb;23(2):91-6.

SIGProj - Página 10 de 21

Page 11: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

DE LEEUW, R. Dor orofacial: guia de avaliação, diagnóstico e tratamento. 4ªed. São Paulo: Quintessence,2010.

FREITAS, D. A.; FREITAS, V. A.; ANTUNES, S. L. N. O.; CRISPIM, R. R.; Avaliação do conhecimento deacadêmicos de Educação Física sobre avulsão/reimplante dentário e a importância do uso de protetorbucal durante atividades físicas. Rev. Bras. Cir. Cabeça Pescoço, v. 37, nº 4, p. 215 - 218, outubro/novembro / dezembro 2008.

GARDINER D. M.; RANALLI DN.; Attitudinal factors influencing mouthguard utilization. Dent Clin North Am,2000.

HARKINS SJ, MARTENEY JL. Extrinsic trauma: a significant precipitating factor in temporomandibulardysfunction. J Prosthet Dent. 1985 Aug;54(2):271-2.

LEVIN L.; ZADIK Y.; Education on and prevention of dental trauma: it’s time to act! Dent Traumatol. Feb;28.2012.

OKESON, J. P. Fundamentos de oclusão e desordens temporomandibulares. 6ª ed., Elsevier, 2008

SB-Brasil 2010. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Proposta de projeto técnico para consulta pública 2009. [SB Brazil 2010. National Survey of Oral Health. Technical ProjectProposal for public consultation in 2009.]BrasíliaDF;2009.http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pesquisa_nacional_bucal_0609.pdf

SCHILDKNECHT, S. KRASTL, G. KUHL, S. FILIPPI, A.Dental injury and its prevention in Swiss rugby.Dental Traumatol. Jan;7 2012.

ZADIK Y.; LEVIN L.; Does a free-of-charge distribution of boil-and-bite mouthguards to young adultamateur sportsmen affect oral and facial trauma? Dent Traumatol. 2009.

1.6.8 Observações

1.7 Divulgação/Certificados

Meios de Divulgação: Cartaz, Folder, Imprensa

Contato:

Emissão de Certificados: Equipe de Execução

Qtde Estimada de Certificados para Participantes: 0

Qtde Estimada de Certificados para Equipe de Execução: 10

Total de Certificados: 10

Menção Mínima: MS

Frequência Mínima (%): 25

SIGProj - Página 11 de 21

Page 12: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Justificativa de Certificados:

1.8 Outros Produtos Acadêmicos

Gera Produtos: Sim

Produtos: AnaisArtigo Completo

Descrição/Tiragem:

1.9 Anexos

Nome Tipo

autorizacao_academia Outros documentos

certidao_departament Outros documentos

certidao_do_curso_de Outros documentos

2. Equipe de Execução

2.1 Membros da Equipe de Execução

Docentes da UFPB

Nome Regime - Contrato Instituição CH Total Funções

André Ulisses Dantas Batista Dedicação exclusiva UFPB 960 hrs Colaborador

Angelo Brito Pereira de Melo Dedicação exclusiva UFPB 960 hrs Colaborador

Carmem Silvia Laureano Dalle

Piagge40 horas UFPB 960 hrs Colaborador

Fábio Luiz Cunha Dassunção 40 horas UFPB 1920 hrs

Coordenador da

Ação,

Gestor

Hugo Lemes Carlo Dedicação exclusiva UFPB 960 hrs Colaborador

Juan Ramon Salazar-silva Dedicação exclusiva UFPB 960 hrs Colaborador

Discentes da UFPB

Nome Curso Instituição Carga Funções

Juliana de Almeida Golzio Odontologia UFPB 480 hrs Colaborador

Nicole Freitas Pereira de Melo Odontologia UFPB 480 hrs Colaborador

Técnico-administrativo da UFPB

Não existem Técnicos na sua atividade

Outros membros externos a UFPB

Não existem Membros externos na sua atividade

Coordenador:

SIGProj - Página 12 de 21

Page 13: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Nome: Fábio Luiz Cunha DassunçãoNº de Matrícula: 2551874CPF: 73877042449Email: [email protected]: Professor AdjuntoFone/Contato: 83 32430976 / 83 3216 7250 / 83 32433200

Gestor:Nome: Fábio Luiz Cunha DassunçãoNº de Matrícula: 2551874CPF: 73877042449Email: [email protected]: Professor AdjuntoFone/Contato: 83 32430976 / 83 3216 7250 / 83 32433200

2.2 Cronograma de Atividades

Atividade: 1 - Orientação aos alunos extensionistas, visita às academias e ao local deprática de esportes de contato, basquete, futebol e de futebol americano;2 - montagem dos bannners;3 - Capacitação dos extensionistas;4 - confecção de relatório parcial e final, compilação do relatório discente;5 - Recrutamento dos pacientes para proservação;6 - Orientação na clínica para o atendimento aos pacientes traumatizados.

Início: Jan/2014 Duração: 12 MesesSomatório da carga horária dos membros: 160 Horas/MêsResponsável: Fábio Luiz Cunha Dassunção (C.H. 160 horas/Mês)

Atividade: 1 - Orientação aos alunos no atendimento de pacientes para confecção deprotetores bucais e placas oclusais;2 - Orientação aos alunos durante o atendimento aos pacientes que necessitamde protetores bucais e pacientes com problemas de oclusão provocados portraumatismos durante a prática de esportes; 3 - Orientação e supervisão dos técnicos de laboratório durante a confecçãolaboratorial de protetores bucais e placas oclusais.

Início: Jan/2014 Duração: 12 MesesSomatório da carga horária dos membros: 80 Horas/MêsResponsável: Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge (C.H. 80 horas/Mês)

Atividade: 1 - Orientação aos alunos no atendimento de pacientes para confecção deprotetores bucais e placas oclusais;2 - Orientação aos alunos durante o atendimento aos pacientes que necessitamde protetores bucais e pacientes com problemas de oclusão provocados portraumatismos durante a prática de esportes; 3 - Orientação e supervisão dos técnicos de laboratório durante a confecçãolaboratorial de protetores bucais e placas oclusais.

SIGProj - Página 13 de 21

Page 14: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Início: Jan/2014 Duração: 12 MesesSomatório da carga horária dos membros: 80 Horas/MêsResponsável: André Ulisses Dantas Batista (C.H. 80 horas/Mês)

Atividade: 1 - Orientação aos alunos no atendimento de pacientes para tratamentoendodôntico;2 - Orientação aos alunos durante o atendimento aos pacientes que necessitamde protetores bucais e pacientes com problemas endodônticos provocados portraumatismos durante a prática de esportes;

Início: Jan/2014 Duração: 12 MesesSomatório da carga horária dos membros: 80 Horas/MêsResponsável: Angelo Brito Pereira de Melo (C.H. 80 horas/Mês)

Atividade: 1 - Orientação aos alunos no atendimento de pacientes para tratamentoendodôntico;2 - Orientação aos alunos durante o atendimento aos pacientes que necessitamde protetores bucais e pacientes com problemas endodônticos provocados portraumatismos durante a prática de esportes;

Início: Jan/2014 Duração: 12 MesesSomatório da carga horária dos membros: 80 Horas/MêsResponsável: Juan Ramon Salazar-silva (C.H. 80 horas/Mês)

Atividade: 1 - Orientação aos alunos no atendimento de pacientes para tratamentorestaurador de dentes traumatizados;2 - Orientação aos alunos durante o atendimento aos pacientes que necessitamde protetores bucais e pacientes com problemas estéticos provocados portraumatismos durante a prática de esportes;

Início: Jan/2014 Duração: 12 MesesSomatório da carga horária dos membros: 80 Horas/MêsResponsável: Hugo Lemes Carlo (C.H. 80 horas/Mês)

Atividade: 1 - Realizar palestras semanais nas escolas e academias nos períodosdesignados no cronograma da ação;2 - Encaminhar pacientescom necessidade de tratamento endodôntico para aUFPB e acompanhar o resultado do tratamento, planejando visitas deproservação;3 - Além dessas atividades o bolsista deverá desenvolver uma pesquisa duranteo período da extensão a cada visita sobre o nível de conhecimento da populaçãoe finalmente no último mês ele deverá desenvolver um relatório final sobre aação executada

Início: Jan/2014 Duração: 12 Meses

SIGProj - Página 14 de 21

Page 15: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Somatório da carga horária dos membros: 40 Horas/MêsResponsável: Juliana de Almeida Golzio (C.H. 40 horas/Mês)

Atividade: 1 - Realizar palestras semanais nas escolas e academias nos períodosdesignados no cronograma da ação;2 - Encaminhar pacientescom necessidade de tratamento endodôntico para aUFPB e acompanhar o resultado do tratamento, planejando visitas deproservação;3 - Além dessas atividades o bolsista deverá desenvolver uma pesquisa duranteo período da extensão a cada visita sobre o nível de conhecimento da populaçãoe finalmente no último mês ele deverá desenvolver um relatório final sobre aação executada.

Início: Jan/2014 Duração: 12 MesesSomatório da carga horária dos membros: 40 Horas/MêsResponsável: Nicole Freitas Pereira de Melo (C.H. 40 horas/Mês)

Responsável Atividade2014

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Fábio Luiz Cunha Dassunção 1 - Orientação aos alunos extensionistas, v... X X X X X X X X X X X X

Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge1 - Orientação aos alunos no atendimento de... X X X X X X X X X X X X

André Ulisses Dantas Batista 1 - Orientação aos alunos no atendimento de... X X X X X X X X X X X X

Angelo Brito Pereira de Melo 1 - Orientação aos alunos no atendimento de... X X X X X X X X X X X X

Juan Ramon Salazar-silva 1 - Orientação aos alunos no atendimento de... X X X X X X X X X X X X

Hugo Lemes Carlo 1 - Orientação aos alunos no atendimento de... X X X X X X X X X X X X

Juliana de Almeida Golzio 1 - Realizar palestras semanais nas escolas... X X X X X X X X X X X X

Nicole Freitas Pereira de Melo 1 - Realizar palestras semanais nas escolas... X X X X X X X X X X X X

3. Receita

3.1 ArrecadaçãoNão há Arrecadação.

3.2 Recursos da IES (MEC)

Bolsas Valor(R$)

Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes (3390-18) 4.800,00

Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores (3390-20) 0,00

Subtotal R$ 4.800,00

Rubricas Valor(R$)

Material de Consumo (3390-30) 23.698,50

Passagens e Despesas com Locomoção (3390-33) 1.000,00

Diárias - Pessoal Civil (3390-14) 600,00

Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física (3390-36) 0,00

SIGProj - Página 15 de 21

Page 16: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica

(3390-39)0,00

Equipamento e Material Permanente (4490-52) 19.829,50

Encargos Patronais (3390-47) 0,00

Subtotal R$ 45.128,00

Total: R$ 49.928,00

3.3 Recursos de TerceirosNão há Recursos de Terceiros.

3.4 Receita Consolidada

Elementos da Receita (Com Bolsa) R$

Subtotal 1 (Arrecadação) 0,00

Subtotal 2 (Recursos da IES (MEC): Bolsas + Outras Rubricas) 49.928,00

Subtotal 3 (Recursos de Terceiros) 0,00

Total 49.928,00

Elementos da Receita (Sem Bolsa) R$

Subtotal 1 (Arrecadação) 0,00

Subtotal 2 (Recursos da IES (MEC): Rubricas) 45.128,00

Subtotal 3 (Recursos de Terceiros) 0,00

Total 45.128,00

4. Despesas

Elementos de Despesas Arrecadação (R$) IES (MEC)(R$) Terceiros (R$) Total (R$)

Bolsa - Auxílio Financeiro a

Estudantes (3390-18)0,00 4.800,00 0,00 4.800,00

Bolsa - Auxílio Financeiro a

Pesquisadores (3390-20)0,00 0,00 0,00 0,00

Subtotal 1 0,00 4.800,00 0,00 4.800,00

Diárias - Pessoal Civil (3390-14) 0,00 600,00 0,00 600,00

Material de Consumo (3390-30) 0,00 23.698,50 0,00 23.698,50

Passagens e Despesas com

Locomoção (3390-33)0,00 1.000,00 0,00 1.000,00

Outros Serviços de Terceiros -

Pessoa Física (3390-36)0,00 0,00 0,00 0,00

Outros Serviços de Terceiros -

Pessoa Jurídica (3390-39)0,00 0,00 0,00 0,00

Equipamento e Material Permanente

(4490-52)0,00 19.829,50 0,00 19.829,50

Outras Despesas 0,00 0,00 0,00 0,00

Outras Despesas (Impostos) 0,00 0,00 0,00 0,00

Subtotal 0,00 45.128,00 0,00 45.128,00

SIGProj - Página 16 de 21

Page 17: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Total 0,00 49.928,00 0,00 49.928,00

Valor total solicitado em Reais: R$ 49.928,00

Quarenta e Nove Mil e Novecentos e Vinte e Oito Reais

A seguir são apresentadas as despesas em relação a cada elemento de despesa da atividade: Diárias - PessoalCivil, Material de Consumo, Passagens e Despesas com Locomoção, Outros Serviços de Terceiros – PessoaFísica, Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica, Equipamento e Material Permanente, Bolsistas e OutrasDespesas. Nos respectivos quadros de despesas são apresentados itens específicos, sendo relevante destacaro campo “Fonte”. O campo “Fonte” refere-se à origem do recurso financeiro, podendo ser Arrecadação,Instituição e Terceiros.

4.1 Despesas - Diárias

Localidade Qtde Custo Unitário Fonte Custo Total

Brasília - Distrito Federal - Brasil 2,0 R$ 300,00 IES (MEC) R$ 600,00

Total R$600,00

Observação: O coordenador do projeto participará do Encontro Nacional de Extensão.

4.2 Despesas - Material de Consumo

Descrição Qtde Unidade Custo Unitário Fonte Custo Total

Álcool a 70% 10 Litro(s) R$ 3,00 IES (MEC) R$ 30,00

Agulha descartável 27g

longa5 Unidade(s) R$ 35,00 IES (MEC) R$ 175,00

Agulha descartável 30g

curta10 caixa R$ 30,00 IES (MEC) R$ 300,00

Alginato Jeltrate (Dentsply) 50 Unidade(s) R$ 29,00 IES (MEC) R$ 1.450,00

Algodão hidrófilo cremmer 5 pacote R$ 7,00 IES (MEC) R$ 35,00

Anestésico Mepivacaína

com vaso-constritor a 3%5 caixas R$ 40,00 IES (MEC) R$ 200,00

Anestésico Mepivacaína

sem vaso-constritor a 3%5 Caixa R$ 40,00 IES (MEC) R$ 200,00

Anestésico tópico

benzocaína5 pote R$ 18,00 IES (MEC) R$ 90,00

Carbono oclusal 0,12 micra

acculfilm c 280 fls1 Caixa R$ 110,00 IES (MEC) R$ 110,00

Cera 07 wilson 1 Caixa R$ 13,50 IES (MEC) R$ 13,50

Cera periférica kota 1 Caixa R$ 22,50 IES (MEC) R$ 22,50

Cera utilidade wilson 1 Caixa R$ 15,00 IES (MEC) R$ 15,00

Cimento Endodôntico

Sealer 264 Caixa R$ 50,00 IES (MEC) R$ 200,00

Cimento Resinoso de presa

dual RelyX ARC

(3M/ESPE)

1 Kit R$ 156,00 IES (MEC) R$ 156,00

SIGProj - Página 17 de 21

Page 18: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Cimento Resinoso de presa

química Cement Post

(Angelus)

1 Kit R$ 75,00 IES (MEC) R$ 75,00

Compressas de gaze

Cremmer10 pacotes R$ 8,00 IES (MEC) R$ 80,00

Condicionador de esmalte e

dentina (ácido fosfórico a

37%) Condac

10 Unidade R$ 15,00 IES (MEC) R$ 150,00

Edta trissódico a 17% 1 Litro(s) R$ 18,00 IES (MEC) R$ 18,00

Fios Ortodônticos - Aço

Inoxidável Nacional -

Redondo

Fio Ortodôntico Standard

Nacional - Aço Inox. CrNi -

Ø.047 55.06.120 - Morelli

1 tubo R$ 7,00 IES (MEC) R$ 7,00

Fixador Kodak 475ml. 10 Litro(s) R$ 10,00 IES (MEC) R$ 100,00

Gás refrigerante Endo-Frost

– Roeko 4 Tubo R$ 25,00 IES (MEC) R$ 100,00

Gesso pedra tipo III

Herodent (Vigodent)30 Kilo(s) R$ 10,00 IES (MEC) R$ 300,00

Gesso pedra tipo IV

Herostone (Vigodent)30 Kilo(s) R$ 28,00 IES (MEC) R$ 840,00

Gesso tipo III ige 1 Kilo(s) R$ 5,90 IES (MEC) R$ 5,90

Gesso tipo IV Durone 1 pote R$ 23,90 IES (MEC) R$ 23,90

Gluconato de Clorexidina a

0,12%5 Litro(s) R$ 25,00 IES (MEC) R$ 125,00

Gluconato de Clorexidina a

2%1 Litro(s) R$ 12,00 IES (MEC) R$ 12,00

Godiva em bastão 1 Caixa R$ 24,90 IES (MEC) R$ 24,90

Gorro descartável 5 pacote R$ 9,00 IES (MEC) R$ 45,00

Guta percha em bastão 4 Caixa R$ 8,00 IES (MEC) R$ 32,00

Hidróxido de Cálcio em

pasta - Calen3 Unidade(s) R$ 40,00 IES (MEC) R$ 120,00

Hipoclorito de sódio a 2,5% 30 Litro(s) R$ 3,00 IES (MEC) R$ 90,00

Luvas descartáveis

tamanho G10 Caixa R$ 17,00 IES (MEC) R$ 170,00

Luvas descartáveis

tamanho M10 caixa R$ 17,00 IES (MEC) R$ 170,00

Luvas descartáveis

tamanho P10 Unidade(s) R$ 17,00 IES (MEC) R$ 170,00

Máscara descartável tripla

camada com elástico10 Caixa R$ 10,00 IES (MEC) R$ 100,00

MTA - Branco Ângelus -

com duas unidades3 caixas R$ 140,00 IES (MEC) R$ 420,00

SIGProj - Página 18 de 21

Page 19: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Pasta de Óxido de Zinco e

Eugenol1 pote R$ 43,90 IES (MEC) R$ 43,90

Pino de fibra de vidro White

Post DC 0,5 Refil (FGM)1 Kit R$ 97,00 IES (MEC) R$ 97,00

Pino de fibra de vidro White

Post DC 1,0 Refil (FGM)1 Unidade(s) R$ 97,00 IES (MEC) R$ 97,00

Pino de fibra de vidro White

Post DC 2,0 Refil (FGM) 1 Kit R$ 97,00 IES (MEC) R$ 97,00

Placa de silicone 4mm de

espessura (caixa com 16)60 Caixa R$ 245,00 IES (MEC) R$ 14.700,00

Placas de silicone bioart

3mm 1 Caixa R$ 80,00 IES (MEC) R$ 80,00

Resina autopolimerizada

liquido 250ml1 pote R$ 21,40 IES (MEC) R$ 21,40

Resina autopolimerizada pó

inc. 225g1 pote R$ 24,50 IES (MEC) R$ 24,50

Resina composta Filtek

Z350 – Kit introdutório

(3M/ESPE)

2 Kit R$ 849,00 IES (MEC) R$ 1.698,00

Resina termoativada para

microondas liq. 250ml1 pote R$ 38,00 IES (MEC) R$ 38,00

Resina termoativada para

microondas pó inc. 225g1 pote R$ 29,50 IES (MEC) R$ 29,50

Resina termoativada para

microondas pó rosa 225g1 pote R$ 29,50 IES (MEC) R$ 29,50

Revelador kodak 10 Litro(s) R$ 10,00 IES (MEC) R$ 100,00

Silicona por condensação

Clonage1 Kit R$ 112,00 IES (MEC) R$ 112,00

Sistema adesivo Adper

Scotch Bond Multi-uso–

bond (3M/ESPE)

1 kit R$ 116,00 IES (MEC) R$ 116,00

Sistema adesivo Adper

Scotch Bond Multi-uso–

primer (3M/ESPE)

1 Kit R$ 154,00 IES (MEC) R$ 154,00

Sugador descartável 20 pacote R$ 4,00 IES (MEC) R$ 80,00

Vaselina sólida 1 pote R$ 5,00 IES (MEC) R$ 5,00

Total R$23.698,50

4.3 Despesas - Passagens

Percurso Qtde Custo Unitário Fonte Custo Total

João Pessoa » Brasília » João Pessoa 2 R$ 500,00 IES (MEC) R$ 1.000,00

Total R$1.000,00

SIGProj - Página 19 de 21

Page 20: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

Observação (referente à Despesas - Passagem): O coordenador deverá participar do Encontro Nacional deExtensão em Brasília, DF.

4.4 Despesas - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa FísicaNão há Serviço de Terceiros - Pessoa Física.

4.5 Despesas - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa JurídicaNão há Serviço de Terceiros - Pessoa Jurídica.

4.6 Despesas - Equipamento e Material Permanente

Descrição Qtde Custo Unitário Fonte Custo Total

Aparelho fotopolimerizador LED Radii Cal (SDI) 1 R$ 1.600,00 IES (MEC) R$ 1.600,00

Câmera Digital Nikon DSLR D800 36.3

Megapixels1 R$ 5.100,00 IES (MEC) R$ 5.100,00

Localizador apical eletrônico Mini Root ZX 1 R$ 2.500,00 IES (MEC) R$ 2.500,00

Motor elétrico de bancada – Marathon 1 R$ 495,00 IES (MEC) R$ 495,00

Motor Rotatório Reciproc da VDW 1 R$ 3.800,00 IES (MEC) R$ 3.800,00

Muflas no 06 – Mac 5 R$ 72,80 IES (MEC) R$ 364,00

Plastificadora a vácuo Plastivac P7 (Bioart) 1 R$ 920,00 IES (MEC) R$ 920,00

Prensa hidráulica de bancada 4 toneladas 1 R$ 869,00 IES (MEC) R$ 869,00

Recortados de modelos de gesso OGP 1/2CV

10” (OGP)1 R$ 853,00 IES (MEC) R$ 853,00

Termopolimerizadora para prótese com controle

de tempo e temperatura1 R$ 2.350,00 IES (MEC) R$ 2.350,00

Torno para polimento c/2 velocidades 1 R$ 659,00 IES (MEC) R$ 659,00

Vibrador de gesso odontológico VH 1 R$ 159,00 IES (MEC) R$ 159,00

Vibrador para confecção de modelos de gesso

Vibramaxx (Essence Dental)1 R$ 160,50 IES (MEC) R$ 160,50

Total R$19.829,50

Observação: A presente proposta, se aceita, estruturará um serviço para a confecção de protetores bucais desilicone que são os mais adequados para a prática de esportes, bem como equipamentos para tratamentoestético e Endodôntico avançado dos pacientes traumatizados. Não existe na UFPB equipamentos voltados paraesse fim. Portanto, torna-se imperiosa a aquisição de todos os ítens listados neste edital.

4.7 Despesas - Bolsistas

Nome do BolsistaInício/Térm

inoFonte

Tipo

Institucional

Remuneração/M

êsCusto Total

[!] A ser selecionado01/01/2014

01/01/2015IES (MEC)

Discente de

GraduaçãoR$ 400,00 R$ 4.800,00

Total R$4.800,00

Plano de Trabalho do(s) Bolsista(s)[!] A ser selecionado

Carga Horária Semanal: 40 hora(s)

Objetivos: Objetivos:Ser capacitado e orientar a população assistida sobre prevenção e tratamento de traumatismo dental,encaminhar pacientes para a confecção de protetores bucais e para esses tipos de tratamentos efinalmente contribuir para o cumprimento do Projeto Político pedagógico do curso de odontologia daUFPB que forma profissionais generalistas e voltados ao atendimento de problemas considerados de

SIGProj - Página 20 de 21

Page 21: 4.1_05_Projeto Sorrir - Trauma Nos Esportes - Proext 2014

saúde pública como o traumatismo dental.

Atividades a serem desenvolvidas/Mês: Durante o período da extensão o bolsista participará semanalmente de uma capacitação sobre ostraumatismos dentários e as suas consequências na população. Paralelamente o bolsista irá realizarpalestras semanais nas escolas e academias nos períodos designados no cronograma da ação. Obolsista irá encaminhar os pacientes com necessidade de protetores bucais, tratamento endodôntico,tratamento estético gerado por traumatismo e tratamento de oclusão prejudicada pelo traumatismo. Ospacientes irão para a disciplina de Oclusão e o bolsista deverá acompanhar o resultado do tratamento,planejando visitas de proservação. Além dessas atividades o bolsista deverá desenvolver uma pesquisadurante o período da extensão a cada visita sobre o nível de conhecimento da população e finalmenteno último mês da vigência da bolsa ele deverá desenvolver um relatório final sobre a ação executada.

4.8 Despesas - Outras Despesas

Descrição Fonte Custo Total

INSS - 11% Arrecadação R$ 0,00

ISS - 5% Arrecadação R$ 0,00

PATRONAL - 20% Arrecadação R$ 0,00

SubTotal 1 R$ 0,00

INSS - 11% IES (MEC) R$ 0,00

ISS - 5% IES (MEC) R$ 0,00

PATRONAL - 20% IES (MEC) R$ 0,00

SubTotal 2 R$ 0,00

INSS - 11% Terceiros R$ 0,00

ISS - 5% Terceiros R$ 0,00

PATRONAL - 20% Terceiros R$ 0,00

SubTotal 3 R$ 0,00

Total R$0,00

4.9 Despesas - Resolução de Destinação Específica da IES (MEC)

Discriminação R$

Total 0,00

, 04/03/2013Local Fábio Luiz Cunha Dassunção

Coordenador(a)/Tutor(a)

SIGProj - Página 21 de 21