47. CSN Abril 2013

21
Brasil - Abril 2013 Edição #47 Néctar da Distribuição de Livros Passatempos de Sankirtana “Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio” A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust

description

Confira os resultados de sankirtana nacionais e mundiais, e leia os passatempos dos distribuidores de livros.

Transcript of 47. CSN Abril 2013

Page 1: 47. CSN Abril 2013

Brasil - Abril 2013Edição #47

Néctar da Distribuição de Livros

Passatemposde Sankirtana

“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio”A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust

Page 2: 47. CSN Abril 2013

CONTEÚDO

Expe

dien

te Coordenador: Hanuman das;Damayanti devi dasi. • Editora Chefe:Damayanti devi dasi. • Editor: NandaKumara das. • Equipe de redação:Damayanti devi dasi; Krishna-kripadevi dasi; Nanda Kumara das;Narada Muni das. • Diagramação:Krishna-kripa devi dasi. • Revisãoe Tradução: Sri Bhakti devi dasi;Prana-Vallabha devi dasi.

Contato:[email protected]

SANKIRTANA

BOOKS

Passatempos 10

Entrevista 12

Cartas Antigas 13

Templos 06

Individuais 07

Grupos 08

Mundiais 09RES

ULT

AD

OS

Editorial 03

Sankirtana em Caruaru 04

Néctar da Distribuição de Livros 12

Page 3: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Abril - Editorial 3

Edito

rial

Vaishnavas, por gentileza, acei-tem minhas mais humildes e sinceras reverências! Todas as glória a Srila Prabhupada!

Gostaria de iniciar esse texto com uma passagem muito inspiradora do Srila Prabhupada Lilamrta, que gera significativo entusiasmo e refere-se ao momento que Prabhupada, sozi-nho, começou a imprimir e distribuir livros na Índia:

“Bhaktivedanda Swami saía sozi-nho para vender seus livros e dá-los de presente para pessoas impor-tantes. Foi às principais bibliotecas, universidades e escolas de Delhi, onde os bibliotecários achavam-no “calmo”, “sossegado”, “nobre”, “educado”, “acadêmico”, “com um brilho especial em torno dele”. Viajando a pé, ele visitava escritórios de administração escolar por toda a Delhi e colocou cópias em mais de quarenta escolas na área de Delhi.” (Srila Prabhupada Lilamrta – Toda uma vida de preparação)

Realmente inspirador observar toda determinação e amor de Srila Prabhupada. Então, vamos todos às ruas - é o despertar do espírito mis-sionário e da compaixão vaishnava!

No Vilapa Kusumanjali (6), Raghunataha Dasa Goswami afirma: Krpambudhiryah para – duhkha – duhkhi, ou seja, o vaishnava é como um oceano de misericórdia para com as almas condicionadas e caí-das e ele é tão compassivo com to-das que, mesmo não sabendo o que é infelicidade, ele se sente infeliz ao ver o sofrimento alheio. Assim, percebe-se quão compassivas são as grandes almas e como seus atos são destinados ao bem de toda humani-dade. Dessa forma, o ato de sair às ruas, cantando os santos nomes de Krishna e distribuindo os livros de Srila Prabhupada, é uma forma de levar uma mensagem transcenden-tal para muitas pessoas que estão precisando.

Nesse aspecto, a Secretaria de Distribuição de Livros e Harinama (SDLH), realiza programas que possam incrementar e desenvolver a distribuição de livros. Como alguns exemplos, temos a Semana dos Santos Nomes, assim como o progra-ma de distribuição de livros congre-gacional chamado “Sangita”, o qual iniciamos em Belo Horizonte - MG e agora também está em Caruaru - PE. Tal iniciativa vem gerando diversos

frutos e, por conseguinte, mais livros estão sendo distribuídos e mais devo-tos estão participando dessa ativida-de. No Rio de Janeiro, coordenado por Govinda Gopal das, a inciativa “Sangita” foi realizada pela primei-ra vez, sendo um grande sucesso. Entre os dias 9 a 14 de maio iremos a João Pessoa – PB – realizar um curso de sankirtana e iniciar o “Sangita” na cidade que será coordenado por Dhavali Das, Jahnavi Caran devi dasi, Bhaktin Áurea e Bhakta Krishna Gopal. Nos próximos meses iremos a Fortaleza - CE e Belém – PA.

Contem conosco para qualquer ajuda! A SDLH foi criada com o intuito de servir toda comunidade vaishnava! Vamos compartilhar experiências e desenvolver juntos formas para, a cada dia, de maneira sustentável, aumentar a distribuição de livros! Pedimos as bênçãos de to-dos os vaishnavas para que possamos continuar firmes nesse serviço!

Gratidão, vosso servo, Prema Sindhu Das

Bhakti Shastri Vice Presidente da EcovilaVrajaDhama Membro da Secretaria de Distribuição

de Livros e Harinama

Page 4: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Abril - Néctar da Distribuição de Livros 4

Néctar dadistribuição

de Livros

“Sem literatura, como poderemos iluminar as pessoas em geral? Meu Guru Maharaj costumava dizer que a mídia impressa é a brihad-mridanga. Brihat significa maior, ou seja, a maior mridanga. Por exemplo, quando estamos tocando mridanga, esta mridanga pode ser ouvida pelo quarteirão da vizinhança, mas nossa mridanga, De Volta ao Supremo, irá muito mais longe, bem longe. Portanto esta mídia foi considerada por meu Guru Maharaj como brihad- mridanga... Logo esta propaganda impressa, esta propaganda literária, é necessária, porque

a consciência de Krishna não é sentimentalismo. Não significa que algumas pessoas sentimentais tenham se juntado aqui e estejam dançando e cantando. Não. Existe um conhecimento. Existe um conhecimento filosófico. Existe compreensão teológica.”

- 11 de junho de 1969, leitura

Depois que Prabhupada plantou as sementes de bhakti e fundou a ISKCON, um grande número de devotos saiu, liderado por Srila Prabhupada, para fazer harinama sakirtana em parques e ruas. Logo, como um complemento ao cantar, eles começaram a distribuir revistas. Mais tarde quando a distribuição de livros começou, os distribuidores de livros saíram às ruas sem cantar. Mas mesmo assim a distribuição de livros continuou a ser chamada de “sankirtana que prossegue”.

Desta forma o sankirtana na ISKCON se tornou praticamente

1. Nossa Atividade Mais Importante

1.3 Brihad-mridanga

sankirtana

esta é a nossa grande

Distribuição de livros,

Page 5: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Abril - Néctar da Distribuição de Livros 5

um sinônimo para distribuição de livros. Mas isso não era nada novo para o parampara. O mestre espiritual de Prabhupada, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, havia introduzido a produção e a distribuição de livros espirituais sob o nome de brihat-kirtana, ou brihad-mridanga, e Srila Prabhupada continuou a usar esta expressão como veremos nas seguintes citações.

Por favor, aumente a distribuição de livros. Esta é nossa grande sankirtana – brihad-mridanga.

18 de abril de 1970, carta para Bahulasva

Portanto os livros estão sendo distribuídos e nós estamos crescendo. Esta distribuição de livros é a brihad-mridanga.

6 de dezembro de 1974, carta para Sri Govinda

Meu Guru Maharaj costumava dizer que esta literatura é a brihad-mridanga, ou seja, a grande mridanga,

porque assim como a mridanga que pode ser ouvida há uma longa distância, apenas algumas poucas palavras podem ter um enorme efeito em milhares de pessoas se forem propagadas largamente. Portanto é nosso dever, sobretudo imprimir estas palavras para o benefício geral da humanidade. Logo, se você pode me ajudar desta maneira este será o maior dos serviços.

21 de maio de 1972, carta para Nirañjana

Oh, seu intenso amor por mim. Eu estou vivendo por você. Por todo o mundo as coisas estão acontecendo. O dinheiro está vindo e sendo gasto, e eu não preciso me preocupar. Eu estou tão endividado. E estou oferecendo muito serviço a todos vocês. Esta é a brihad-mridanga; eu estou batendo desta sala e o som está ecoando por 10 mil milhas de distância.

Citação 28 em Just As I Have Shown You (Mayapur, 1986)

Os seguintes trechos de cartas comparam o canto congregacional com a distribuição de livros:

Em relação ao sankirtana e a distribuição de livros, ambos deveriam continuar, mas a distribuição de livros é mais importante. Ela é nossa brihat-kirtana. No aeroporto de Tokyo, um rapaz veio me perguntar se ele poderia conversar comigo. Eu disse que sim, e então ele me perguntou: “Swamiji, de onde você tira todo o conhecimento de seus livros?” Certamente é o conhecimento de Krishna, não meu. Mas o efeito está lá. Portanto para um kirtana mais amplo, a distribuição de livros é melhor. A distribuição de livros também é kirtana.

23 de outubro de 1974, carta para Tamal Krishna

Goswami

é melhor

a distribuição de livros

Para um kirtana mais amplo,

Page 6: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 6Carta de Sankirtana - Abril - Néctar da Distribuição de Livros 6

Fazer sankirtana, caso não seja possível, não tem problema. Tentem organizar uma reunião e passar para as pessoas a filosofia do Srimad-Bhagavatam através de explicações. Isto também é sankirtana apesar de não ser cantado. Logo, onde sankirtana é dificultado, nós podemos continuar com kirtana e distribuição de revistas; que é mais importante do que sankirtana. Esta é a brihad-mridanga.

31 de dezembro de 1974, carta para Pañcadravida

Aqui em Mayapur meu Guru Maharaj estava imprimindo um jornal. Estava sendo vendido para apenas algumas pessoas. Às vezes quando um brahmacari ia para Navadvipa e vendia algumas cópias, eu via meu Guru

Maharaj ficar muito contente. Mesmo que o brahmacari não fosse um membro muito importante, meu Guru Maharaj ficaria muito, mas muito satisfeito com ele. Ele pessoalmente me instruiu que livros são mais importantes do que grandes templos. No Radha-kunda ele me disse que tiveram muitas dificuldades na construção do grande templo de mármore de Baghbazar. Nossos homens ficaram com inveja de quem viveria em tais quartos. Eu acho que seria melhor tirar os mármores e vendê-los para imprimir livros, ele me disse pessoalmente. Portanto estou sempre enfatizando a distribuição de livros. É o melhor kirtana. É melhor que cantar. Certamente o cantar não deveria parar, mas a distribuição de livros é o melhor kirtana.

24 de outubro de 1974, carta para Srutadeva

A seguinte carta (vista por Srila Prabhupada) foi escrita por um dos secretários de Prabhupada e circulada na ISKCON para esclarecer alguns mal-entendidos:

Existem duas cartas dos membros do GBC para Srila Prabhupada referente o cantar nas ruas e a distribuição de livros... Srila Prabhupada disse que a distribuição de livros é mais importante que o cantar nas ruas. A distribuição de livros é a brihad-mridanga. É literalmente kirtana no sentido que os livros são falados e, portanto, qualquer um que leia um livro estará ouvindo. Porque seus livros são gravados e transcritos, Srila Prabhupada chama seus livros de kirtanas falados, ou canto gravado. Logo a distribuição de livros também é kirtana e não deveria ser considerado menos que kirtana. A razão da distribuição de livros ser maior que o cantar é porque o efeito é mais amplo. Um livro distribuído entra na casa de

uma pessoa e será lido por outros, enquanto o kirtana de rua beneficia apenas aqueles na vizinhança que ouvem. Em Portugal, um menino de apenas 11 anos, se tornou devoto. Ele oferece prasadam e está traduzindo Bhagadad-gita Como Ele É para o português de Portugal com a ajuda de sua mãe. Ele adquiriu muitos de nossos livros em uma livraria de Lisboa e pediu ao seu pai, que está vindo agora para os Estados Unidos, para adquirir o Srimad-Bhagavatam. Prabhupada enfatiza que nossos livros foram para Portugal, mas nós não fomos, mas mesmo assim ele se tornou um devoto. Portanto, por estudo comparativo, a distribuição de livros é mais importante. Srila Prabhupada também aponta que no Ocidente algumas vezes o cantar nas ruas é considerado uma farsa. Também na Índia. No começo, o cantar nas ruas foi testado, mas acabou tendo uma reação depreciativa. Por isso, há mais membros vitalícios pregando na Índia, que é certamente a distribuição de livros. Mas de maneira alguma o cantar nas ruas deve parar. O cantar pode permanecer por algum tempo, e quando a multidão estiver junta, os livros podem ser distribuídos. Quando eu mencionei para Srila Prabhupada que em Los Angeles havia um sistema de distribuição de livros durante toda a semana e nos fins de semana à noite kirtanas de rua, ele disse que era um bom sistema. Referente à reinvindicação de que os devotos tem dificuldade em manter a consciência de Krishna apenas através da distribuição de livros sem suficientes kirtanas nas ruas, Prabhupada enfatizou que se as coisas se deteriorassem seria por outra causa, mas não seria culpa da distribuição de livros. A distribuição de livros não deve ser negligenciada.

25 de maio de 1974, carta de Brahmananda para

Ramesvara.

Page 7: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 7Carta de Sankirtana - Abril - Resultados de Sankirtana 7

Resultados de SankirtanaBrasil, Abril de 2013

Total

Templo

UF Revi Peq Méd Grd Maha Livros Pontos

LIVROS TOTAL

8 12.178 177 1.333 154

Porto AlegreAshram VrajabhumiFranco da RochaCuritibaItajaíCaruaru Rio de JaneiroJoão PessoaGoiâniaNova GokulaUberaba

POAAVBFR

CTBAITJ

CRURJJP

GYNNGUBR

00003401000

3.9652.4771.1391.6141.51862238031914310

223004169914010

1.08352139399920000

4813256718323011

5.1182.5721.3031.6631.55375241532714331

2181,25712,25473,75456,50410,80250,40161,5087,8535,752,752,00

13.850 4.774,80

Sem literatura, como poderemos iluminar as pessoas em geral? Meu Guru Maharaj costumava dizer que a mídia impressa é a brihad-mridanga. Esta propaganda impressa, esta propaganda literária, é necessária, porque a consciência de Krishna não é sentimentalismo. Existe um conhecimento.

Page 8: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 8Carta de Sankirtana - Abril - Resultados de Sankirtana 8

Individual

10º

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20º

21º

22º

23º

24º

25º

Caitanya Candra das

Tirtharaj das

Devananda Pandita das

Tungavidya Prema devi dasi

Bk. Daniel

Phalguna Nimai das

Bn. Graice

Ekacakra Nitai das

Nrisimhananda das

Nityananda Raya das

Dhira Caitanya das

Sanat Kumar das

Govinda Gopal das

Krishna Gopal das

Prema Sindhu das

Bn. Bruna

Rasada das

Vira Nitai Kripa das

Sita Thakurani devi dasi

Vraja Vara devi dasi

Jitasu das

Hara Kanta das

Sastra das

Nitai Ulas das

Bk. Lucas

LIVROS TOTAL

UF

POA

FR

AVB

ITJ

POA

CTBA

POA

ITJ

AVB

AVB

AVB

FR

RJ

JP

CRU

CTBA

AVB

CTBA

CRU

POA

RJ

CTBA

CRU

CTBA

FR

Revi Peq Méd Grd Maha

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

3.065

553

948

1.019

279

742

311

474

421

410

377

374

270

319

200

284

321

271

149

220

100

122

99

112

84

0

0

19

2

7

0

15

7

2

3

6

0

1

4

60

1

0

0

32

0

0

0

1

1

0

897

172

38

4

111

19

75

4

6

4

4

9

2

0

0

9

0

7

0

0

0

2

5

2

1

17

14

3

1

22

1

9

0

1

3

2

1

17

3

3

1

0

0

1

0

15

4

3

0

1

Livros Pontos

3.979

739

1.008

1.026

419

762

410

485

430

420

389

384

290

327

263

295

321

278

182

220

115

128

108

115

86

1697,25

338,25

290,50

261,75

228,25

206,50

178,25

126,00

114,25

114,00

105,25

104,50

104,00

87,85

86,00

82,50

80,25

74,75

55,25

55,00

55,00

40,50

36,25

30,50

24,00

Page 9: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 99

26º

27º

28º

29º

30º

31º

32º

33º

34º

35º

36º

37º

38º

39º

40º

41º

42º

43º

44º

45º

46º

47º

Krishna Sidantha devi dasi

Sarva Presta das

Bn. Anny

Anukampita Jahnava devi dasi

Bandhu Caitanya das

Prana Natha das

Phalguna das

Nava Vrinda devi dasi

Abhay Gauranga das

Bk. Maicon

Candravali devi dasi

Bk. Lucas

Bk. Devananda

Bn. Pricila

Sri Lalita Prestha devi dasi

Bk. Celso

Yadunatha das

Bk. Bruno

Bk. Krishna Jamastami

Bk. Júlio

Bk. Andre

Bk. Eloísio

GYN

POA

FR

CTBA

ITJ

FR

GYN

FR

AVB

ITJ

FR

CTBA

FR

FR

NG

ITJ

UBR

RJ

FR

CRU

RJ

FR

0

0

0

0

3

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

90

90

34

59

5

26

53

30

0

20

5

24

9

16

1

0

0

6

5

1

4

3

0

0

0

2

6

0

0

0

0

1

0

0

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0

0

0

2

0

0

5

0

0

0

1

3

0

1

0

0

0

0

0

0

1

0

0

0

0

4

0

5

1

0

2

4

0

1

0

1

0

1

1

1

0

0

0

0

0

90

90

40

61

19

32

53

32

4

22

9

24

11

16

3

1

1

6

5

2

4

3

22,50

22,50

18,50

15,75

14,55

13,50

13,25

11,50

8,00

6,50

6,25

6,00

5,25

4,00

2,75

2,00

2,00

1,50

1,25

1,25

1,00

0,75

Grupo

Sangita

Centro Cultural

CRU

CRU

0

4

149

24

0

6

1

2

3

8

LIVROS TOTAL

UF Revi Peq Méd Grd Maha Livros Pontos

153

44

44,25

27,40

Carta de Sankirtana - Abril - Resultados de Sankirtana

Page 10: 47. CSN Abril 2013

10

Resultados de SankirtanaMundial, Março de 2013

Os 20 Primeiros Países

Durante o mês de Março, 95 templos domundo reportaram os seguintes resultados:

Livros Maha-grandesLivros GrandesLivros Médios

Livros PequenosRevistas

Assinaturas da BTGColeções

68.29024.94730.551160.09263.0694.203358

DistribuídosEste Mês { 372.127 }

Este Ano { 1.254.655 }Desde 1.965 { 496.538.311 }

País Pontuação

Quantiade de Livros Distribuídos no Mundo

1º Índia2º Rússia3º Estados Unidos da América4º Brasil5º Alemanha / Austria6º Reino Unido7º Bangladesh8º Argentina9º República Tcheca10º Chile11º Nova Zelândia12º Canadá13º Austrália14º Irlanda15º Bulgária16º Lituânia17º Congo18º Dinamarca19º Uruguai20º Bósnia

286.766,0026.153,1516.786,5010.955,103.924,501.902,751.582,451.382,501.332,251.301,251.255,401.213,251.017,60

949,2892

698,5440,95

397307,5272,75

Carta de Sankirtana - Abril - Resultados de Sankirtana

Page 11: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Abril - Passatempos de Sankirtana 11

Passatemposde Sankirtana

O Néctar da distribuição de livros em Bharat-varsa (Índia)

Este ano, na Índia, eu tive meu momento mais extasiante. Geralmente eu não distribuo livros em Mayapur durante o festival, porque há tanta coisa acontecendo. Mas depois de ver tantos distribuidores de livros este ano, fiquei inspirado para distribuir.

Interessante: havia tantos devotos, então o que eu concluí foi que eu tinha que olhar para as pessoas que não tinham bolsinha de contas e não usassem dhotis e kurtas. Eles tinham que

estar vestindo calça e camisa e sem tilaka.

Foi muito fácil. Bastava apenas eu perguntar: “Você gosta de Krishna?”

Eles sempre diziam: “Sim!”

Então eu diria: “Bem, isto é sobre Krishna, então leve isso com você e faça uma doação.”

Uma família de devotos da ISKCON (quatro filhos e seu pai) tem estado a distribuir livros em Mayapur durante os últimos

oito anos e já distribuiram mais de 20 mil livros. Seria difícil vencer este exemplo de uma família ideal. Eu devo ter visto 15 devotos distribuindo livros em Mayapur este ano. Uma menina, de oito anos, veio até mim e ofereceu uma Back to Godhead dizendo: “Apenas 15 rúpias”. Eu não podia dizer não. Distribuição de livros em Mayapur traz consigo um benefício espiritual inconcebível. Também a compra de livros é muito auspiciosa.

Então eu fui para Calcutá e me sentí inspirado a ir para

Page 12: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 12Carta de Sankirtana - Abril - Passatempos de Sankirtana 12

o lugar do aparecimento de Srila Prabhupada e distribuir livros em frente à jaqueira em que ele nasceu (a árvore e a casa sob a árvore em que ele nasceu também ainda estão lá ). Os devotos distribuem prasada lá todas as noites. Tenho certeza de que Prabhupada está satisfeito com isso, e também que alguns livros estejam sendo distribuídos.

Então eu pensei: “Por que parar agora? Posso muito bem ir ao templo Radha-Govinda que Prabhupada ia visitar quando ele era uma criança e distribuir alguns livros lá também. Enquanto eu estava distribuindo lá, eu conheci um homem que se formou na Scottish Churches College (onde também Prabhupada estudou). No ano em que se formou (1971), Srila Prabhupada foi lá para dar uma palestra sobre o Bhagavad-gita. Isto foi tão inspirador para

este senhor que ele se tornou um devoto.

Distribuir livros nestes lugares transcendentais foi especial. Eu vou ter que fazer isso de novo.

Então, na minha rota para Prayag, decidi distribuir livros no aeroporto. Navina Nirada Prabhu disse-me há algum tempo que ele tinha se saído muito bem enquanto ele viajava pela Índia, então eu fiz uma tentativa, pois eu tinha quatro horas de espera em Nova Delhi. Foi bom. Eu distribuí 10 livros em uma hora e ainda tive tempo para ler.

Um homem disse que estava justamente perguntando a um amigo dele, no dia anterior, onde ele poderia encontrar um Gita. Eu não tinha nenhum, mas eu dei-lhe as informações sobre como obter um. Outro cara estava tão feliz de ver

alguém distribuindo literatura védica no aeroporto que ele me deu US $ 100. Viajar pode ser uma dor, mas se for misturado com a distribuição de livros de Prabhupada, torna-se transcendentalmente agradável.

A viagem transcendental ainda não havia terminado. O presidente da ISKCON Prayaga me pediu (enquanto eu estava em Mayapur) se eu poderia visitar Prayaga. É o lugar em que Srila Prabhuapda foi iniciado, em 1933. Os devotos me mostraram onde foi a casa de Srila Prabhupada e, então, nós distribuímos livros lá por um tempo e depois fomos para a cidade para distribuir mais. Nós não estávamos muito longe de onde Prabhupada teve sua Farmácia Prayag.

Teu servo,Vijaya das

Page 13: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Abril - Sankirtana em Caruaru 13

Queridos devotos e devo-tas, por gentileza, aceitem as minhas reverências mais hu-mildes. Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Escrevo esse artigo para conti-nuar a relatar quão transcenden-tal está a distribuição de livros congregacional aqui em Caruaru - PE. Como muitos já conhecem, a iniciativa “Sangita” consiste na distribuição congregacional dos

livros de Srila Prabhupada; em Caruaru já estamos no quarto mês de realização desta inicia-tiva. Um dado importante a se destacar é que, pela misericórdia de Krishna e dos vaishnavas, nossa frequência no progra-ma está ótima. Imaginem que em quatro meses não faltamos nenhum sábado (O “Sangita” acontece todos os sábados). O único que não foi possível reali-zar a iniciativa em Caruaru, pois todos do yatra haviam viajado para Campina Grande, nós rea-lizamos o “Sangita” lá. Saliento isso, pois acredito que um dos pontos fortes para que tal inicia-tiva se consolide em bases firmes é essa constância. Nesse aspecto, mesmo que seja apenas com um devoto, a iniciativa acontece e mantém sua regularidade. Como exemplo, algum sábado que a equipe da Ecovila Vraja Dhama teve que viajar ou fazer algum serviço na Ecovila, Sastra das, que mora no centro cultural, foi sozinho às ruas, repleto de com-paixão e livros!

Assim, criamos esse compro-misso e um espirito de ajuda mútua entre os devotos. Outro

exemplo legal é que em um sába-do, mesmo chovendo muito na Ecovila e a estrada para a cidade estando quase que intransponível, eu e minha esposa Sita Thakurani DD (BBS) pegamos nossa quadri-ga transcendental (o uno mile) e fomos rumo a Caruaru. Nesse dia, tivemos a presença de Bhakta Julio e distribuímos muitos livros. Nesse ponto, ao invés de correr-mos da chuva, fomos distribuir livros nela! Sobre Bhakta Julio, além de grande mrdangueiro, demostra muita alegria e entu-siasmo na distribuição de livros! Sankirtana Yajna ki Jay!

Após essa explanação, gosta-ria de compartilhar com a família

SANKIRTANA EM CARUARU

CHOVEU LIVRO NO AGRESTE SA

NG

ITA

CA

RU

AR

U

Page 14: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Abril - Sankirtana em Caruaru 14

vaishnava alguns passatempos de sankirtana, e olha que foram transcendentais. Para começar, gostaria de agradecer minha esposa Sita Thakurani, que após chegar na Ecovila, no inicio de março, não perde um “Sangita”. Ela, que foi a revelação na ma-ratona de distribuição de livros de dezembro de 2012, continua com muito entusiasmo e espirito missionário na distribuição dos livros de Srila Prabhupada. Sita vem ajudando significativamente as devotas que estão começan-do nessa arte transcendental! E olha que ela está distribuindo os livros no ritmo do frevo eim!

No início de abril, tivemos a honra da presença de Lakshmi Priya devi dasi conosco. Lakshmi está na Ecovila Vraja Dhama desde 2007 e vem prestando maravilhoso serviço no yatra - ela é pujari e professora de yoga. Lakshmi é uma serva completa-mente rendida a Radha Govinda, sendo impressionante sua de-voção e dedicação às deidades. Seu exemplo de rendição, sua amizade e atitude sempre presta-tiva com os devotos e seu padrão no serviço devocional inspiram a todos. Com todas essas qua-lidades, imaginem essa grande devota distribuindo os livros de Srila Prabhupada - realmente foi transcendental, ela distribui com tanta naturalidade e alegria que todas as pessoas que ela parava ficavam com livros. Lakshmi abraçou totalmente a iniciativa e, a partir do dia de sua estreia, está presente todos os sábados conosco!

Já estava transcendental, todavia acreditem, ficou ainda mais. No mesmo dia da estreia de Lakshmi na inciativa, também tivemos a estreia da grande cam-peã de sankirtana Kunti Maharani devi dasi. Assim, a equipe das devotas realmente deixou os prabhus para trás. Só que o que

as devotas não esperavam é que o Yogi entraria em nossa equi-pe! Dessa maneira, não teve pra ninguém. (OBS: Yogi é o filho de Kunti Maharani devi dasi e Daruka das, de apenas 8 meses!) Yogi já havia feito sankirtana desde os tempos em que estava na barriga de Kunti, na própria iniciativa Sangita, só que em Belo Horizonte. Agora, ele transcen-deu aqui em Caruaru, e acredi-tem se quiser, “arrebentou” de distribuir livros! Mas também, com esses pais – grandes vaish-navas e grandes campeões e mes-tres de sankirtana, com certeza isso já era de se esperar! (Nesse dia, Yogi foi representando seu grande pai que estava na Índia)

Outro aspecto interessante que gostaria de destacar é que, na proposta da iniciativa “Sangita”, a coleta é destinada para o yatra. Em Caruaru, estamos coletan-do para a reforma do asrhama. Todavia, quando algum guru, ou devoto sênior visita nosso yatra, nós deixamos a coleta do dia como uma humilde dakshina. Uma das coletas do “Sangita” já tinha sido destinada à Horta do nosso grande vaishnava Dhira das (morador mais antigo da Ecovila Vraja Dhama, pujari e responsável por toda a produção de alimentos da Ecovila). Já haví-amos também dado uma dakshina a Dhavantari Swami, e no final de março, tivemos a honra de receber a visita de Jagad Vicitra Prabhu, devoto que inspirou o nome do “Sangita” Caruaru, fundador da Ecovila, grande campeão de sankirtana e líder da Iskcon. Tivemos um dia muito es-pecial em Vraja Dhama, com aula de Jagad Vicitra e prasadam de mãe Mahajana. Quando esse ca-sal transcendental foi se despedir, entregamos a coleta do último “Sangita” - contamos da inicia-tiva e salientamos que é uma homenagem a sua pessoa. Ele

Page 15: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Abril - Sankirtana em Caruaru 15

ficou muito contente com tudo, dando um grande sorriso ao ler no envelope: ”coleta de sankirtana para Jagad Vicitra Prabhu.” Junto com a mesma, também presen-teamos o casal com dois livros. Prabhu Vicitra aceitou os livros e reverteu a dakshina para a Ecovila dizendo: “se é meu eu faço o que eu quiser, certo? Então, eu deixo de doação para a Ecovila!”

Jagad Vicitra Prabhu Ki jay!

Para finalizar, gostaria de apresentar os resultados obtidos pela iniciativa “Sangita”Caruaru de Janeiro a Abril de 20013:

Participam da iniciativa: 14 devotos

Total de livros distribuídos: 949 livros pequenos / 25 livros médios / 6 livros grandes / 8 livros maha

Total de lakshmi arrecadado: R$ 1.984,00 (mil novecentos e

oitenta e quatro reais)

Lakshmi para o yatra: R$ 1.356,00 (mil trezentos e cinquen-ta e seis reais)

Lakshmi de dakshina: R$ 628,00 (seiscentos e vinte e oito reais)

No mês de maio iremos a João Pessoa realizar um curso de sankirtana e começar a “Iniciativa Sangita” lá, que será coorde-nada por Dhavali das, Janavi Caran devi dasi, Bhaktin Áurea e Bhakta Krishna Gopal. Então, será a quarta cidade a realizar a iniciativa (Belo Horizonte, Caruaru, Rio de Janeiro e João Pessoa). Qualquer yatra que tiver interesse em iniciar o “Sangita” pode contar conosco (Secretaria de Distribuição de Livros Harinama) para qualquer coisa! É relevante lembrar que a BBT também está dando todo o apoio necessário! Esperamos que todos os devotos e devotas possam dar as bênçãos para que essa inicia-tiva possa estar cada dia mais consolidada e repleta de amor e entusiasmo.

Desejamos a visita de todos para participarem conosco! Todo sábado, de 10:30 até 13:00, em Caruaru.

Deixamos aqui nosso agrade-cimento especial ao Restaurante Govinda (que funciona, de segunda a sábado, dentro da Iskcon no projeto do Centro Cultural de Caruaru), para as pessoas de: o líder de cozinha, o Senapati Bhakta das, e o líder do projeto, Daruka das, que gentil-mente fazem questão de oferecer almoço para todas as edições do Sangita Caruaru, dessa maneira, após o sankirtana, estamos rece-bendo uma maravilhosa prasada!

Nossa gratidão a todos. Hare Krishna!

vosso servo,

—Premasindhu Das (DVS) BhS – vice presidente da

Ecovila Vraja Dhama e membro da Secretaria de Distribuição de Livros e

Harinama

Page 16: 47. CSN Abril 2013

Entrevista ///

Naresvara das nasceu em Goa (Índia), mas cresceu no Reino Unido. Mora em Mayapur (Índia) e dirige a divisão da BBT na China e na Austrália desde 1983.

Carta de Sankirtana - Abril - Entrevista 16

Carta de Sankirtana: O que significa sankirtana para você?

Naresvara das: Bem, sankirtana tem diferentes significados para mim. Mas eu acho que o principal é que sankirtana é o canto congregacional, sankirtana é a distribuição de livros. Mas Srila Prabhupada usou essa palavra no começo dizendo para os devotos saírem as ruas, e os devotos saiam cantando nas ruas, as vezes durante 14 horas por dia, e eles cantavam e também distribuíam livros. No começo não havia tan-tos livros nem panfletos, então os devotos cantavam por horas todos os dias e distribuíam o que tivesse disponível no momento. E então quando chegaram mais livros, quando a distribuição de livros cresceu, se desenvolveu, sankirtana simplesmente se tornou a distribuição dos livros de Srila Prabhupada. E o que é? É a missão de Mahaprabhu. Dar os Santos Nomes e a expansão dos Santos Nomes, isso são os livros de Srila Prabhupada. Então isso que é sankirtana, o ato de dar a Consciência de Krishna para as pessoas em geral.

Srila Prabhupada enfatizou a distribuição de seus livros, então em um ponto foi separado. Alguns devotos saiam para harinama sankirtana, e um grupo separado saiam, viajavam ou iam aos aeroportos para distribuir livros, e então isso também era sankirtana, porque em essência, é a mesma coisa, o ato de dar a consciência de Krishna para o publico.

Carta de Sankirtana: Qual sua experiência com a distribuição de livros?

Naresvara das: No começo, quando me juntei ao movimento na cidade do México, eu não falava espa-nhol. Era um estrangeiro naquele país, então o presi-dente do templo não me permitia sair para sankirtana. Todos os dias os devotos saiam, mas ele não deixava

Page 17: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 17Carta de Sankirtana - Abril - Entrevista 17

que eu fosse. Então eu ficava lavando as panelas e limpando o templo. Depois fui para Nova Iorque, e novamente fiquei como suporte. Não saia para fazer sankirtana, mas distribuía livros pelo programa de “Life Members”(Membros Vitalícios). Só quando eu fui para a Índia, que me mudei para Mayapur, que tive a oportunidade de via-jar , fazer sankirtana. Viajei com um grupo de 8 brahmacaris por toda a Índia. Fomos de Mayapur para o sul, depois pelo litoral, por toda a Índia, distribuindo livros todos os dias. Íamos loja por loja, falando com pessoas de negócios, e distribuindo livros.

Carta de Sankirtana: Como o sankirtana mudou sua vida?

Naresvara das: Sankirtana mudou minha vida porque os livros vieram até mim. Meu pri-meiro livro foi o Sri isopanisad. Um amigo me deu. Na verdade, quando ia na rua, costumava me desviar dos devotos que estavam em sankirtana: eu via um devoto e desviava. Eu não estava tão interessado. Mas um amigo me deu o Sri Isopanisad e depois uma amiga do sul da França me deu O livro de Krishna. Eu li esses livros. Depois estava num hotel do México, e o dono me deu um livro grosso. Era o Bhagavatam, e ele disse: “Eu não consigo entender esse livro, talvez você consiga entender”. Então ele me deu esse livro, que ficou na minha mochila e eu também não consegui entender nada. Mas quando estava na cidade do México, em um ponto de ônibus, uma pessoa veio até mim e disse: “Pegue esse livro.” E eu disse: “ Eu já tenho esse livro, está na minha bolsa.” “Oh, você já tem o livro?” E então ele me convidou para o templo. Então o sankirtana definitivamente mudou minha

vida, porque por receber os livros de Prabhupada, eu fui ao templo.

Como eu já disse, a maioria dos meus serviços não eram relacionados a distribuição de livros até eu me juntar à BBT. Era na administração ou dar suporte a distribuição de livros. Mas quando você passa seu tempo com devotos que estejam engajados em sankirtana, você consegue pegar esse humor e algo que eles tem, talvez a humildade. Quando estava fazendo sankirtana, vi que é um processo humilde, porque você precisa se render e depender de Krishna quando está fazendo essa atividade. Se ficar na plataforma da mente, você

não consegue ir muito longe, não tem muito sucesso. Essa foi minha experiência, e o que ouvimos. Esse foi o humor que eu vi, e quando comecei meu serviço na BBT, que foi algo que eu não estava buscando, apena veio, depois de estudar tudo que Prabhupada disse sobre a BBT, sobre a produção de livros e sobre tudo que eu consegui encontrar, minha realização foi que BBT significa servir os devotos sankirtaneiros, essa foi minha realização no estudo do que significa BBT. O dever verdadeiro, o trabalho verdadeiro da BBT é servir e dar suporte aos devotos sankirtaneiros e garantir que eles tenham tudo que precisarem para executar seu serviço.

Page 18: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 18Carta de Sankirtana - Abril - Carta de Sankirtana 18

Page 19: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 19Carta de Sankirtana - Abril - Carta de Sankirtana 19

Page 20: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 20Carta de Sankirtana - Abril - Carta de Sankirtana 20

Page 21: 47. CSN Abril 2013

Carta de Sankirtana - Março - X 21

BBT agora tem representantes nestas cidades. Se você quiser comprar livros, entre em contato com eles. Se você não mora perto de um representante e quer distribuir livros, entre em contato com BBT Brasil.

E se a sua cidade tem uma congregação interessada em ter livros, e acha que deveria haver um representante da BBT para facilitar a distribuição de livros, também entre em conta-to com BBT Brasil.

Faça Seu Pedido!BBT, na tentativa de se aproximar dos devotos e facilitar a sua

pregação e distribuição de livros, criou uma série de depósitos na maioria das grandes cidades do Brasil. Um número grande de devotos se ofereceram para fazer este serviço tão importante como o de representantes da BBT.

Fortaleza - Balarama [email protected]

Campina Grande - Rama Carita das

(83) 8892 [email protected]

Olinda - Sri Vatsa devi dasi(81) 3439 5421/ 3053 2525

[email protected]

Salvador - Krishna Yoga devi dasi(71) 3247 1248

[email protected]

Belém - Bk. [email protected]

Belém - Isvari devi dasi(91) 8874 4396

Nova Gokula - Ekamurti devi dasi

Uberaba - Yadunatha das(34) 3312 8182/ 9192 [email protected]

Rio de Janeiro - Jagadish das(21) 9897 1247/ 8557 [email protected]

Porto Alegre - Mathuranatha das(51) 3443 [email protected]

Porto Alegre - Caitanya Candra das(51) 4063 9396/ 9663 2298

BBT Brasil - Nanda Kumara das(11) 2143 [email protected]

Ubatuba - Uddhava das(12) 3833 5687

Já Enviou seusResultados deSankirtana ?

Envie-nos seu resultado de distribuição,passatempos, hitstórias e realizações!

Escreva para o endereço:[email protected]

Lembre-se das datas limites para envio:de resultados até o dia 5 do mês seguinte;Passatempos, histórias e realizações atéo último dia do mês.