55747484 Acionamento Motor Dahlander

4
1 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Coordenação de Eletrotécnica e Automação Industrial Prática de Laboratório de Acionamentos Elétricos Professor: Eng. Rodrigo Augusto Ricco Turma: Alunos: Roteiro da prática nº: ___ ACIONAMENTO DE MOTOR TRIFÁSICO DE DUAS VELOCIDADES (MOTOR DAHLANDER) Objetivos 1. Conhecer o motor de duas velocidades DAHLANDER (comutação de pólos); 2. Realizar a ligação do motor DAHLANDER de duas velocidades; 3. Realizar a ligação do motor DAHLANDER de duas velocidades com reversão. 1 Motor DAHLANDER A velocidade síncrona de um motor de indução do tipo gaiola de esquilo é dada pela equação abaixo: em que, f é a freqüência da linha e p é o número de pólos. Verifica-se então que a velocidade síncrona pode ser alterada pela variação da freqüência da linha e pela modificação do número de pólos. Por construção o motor DAHLANDER permite a variação da velocidade do motor por meio da mudança do número de pólos, sempre na razão de 2:1. Como pode ser visto na Figura 1, na comutação dos pólos, inverte-se a direção de giro do campo girante e com isso também a do rotor. Esse fato não é desejável, motivo porque se comutam também as duas ligações da rede de alimentação. A Figura 2 mostra a ligação realizada para comutação de pólos do motor DAHLANDER. Figura 1: Princípio da variação do número de pólos. Figura 2: Ligação DAHLANDER de 4/2 pólos.

Transcript of 55747484 Acionamento Motor Dahlander

Page 1: 55747484 Acionamento Motor Dahlander

1

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GER AIS

Coordenação de Eletrotécnica e Automação Industrial Prática de Laboratório de Acionamentos Elétricos

Professor: Eng. Rodrigo Augusto Ricco Turma: Alunos:

Roteiro da prática nº: ___ ACIONAMENTO DE MOTOR TRIFÁSICO DE DUAS VELOCIDADES (MOTOR DAHLANDER)

Objetivos 1. Conhecer o motor de duas velocidades DAHLANDER ( comutação de pólos); 2. Realizar a ligação do motor DAHLANDER de duas ve locidades; 3. Realizar a ligação do motor DAHLANDER de duas veloc idades com reversão.

1 – Motor DAHLANDER

A velocidade síncrona de um motor de indução do tipo gaiola de esquilo é dada pela equação abaixo:

em que, f é a freqüência da linha e p é o número de pólos. Verifica-se então que a velocidade síncrona pode ser alterada pela variação da freqüência da linha e pela modificação do número de pólos. Por construção o motor DAHLANDER permite a variação da velocidade do motor por meio da mudança do número de pólos, sempre na razão de 2:1. Como pode ser visto na Figura 1, na comutação dos pólos, inverte-se a direção de giro do campo girante e com isso também a do rotor. Esse fato não é desejável, motivo porque se comutam também as duas ligações da rede de alimentação. A Figura 2 mostra a ligação realizada para comutação de pólos do motor DAHLANDER.

Figura 1: Princípio da variação do número de pólos.

Figura 2: Ligação DAHLANDER de 4/2 pólos.

Page 2: 55747484 Acionamento Motor Dahlander

2

2 – Diagramas de carga e comando para ligação do motor DAHLANDER.

2.1 Faça a montagem do circuito de comando e, após funcionar, monte o circuito de carga.

Figura 3: Circuito de carga. Figura 4: Circuito de comando. 2.2 Explique a seqüência operacional do circuito de carga e comando.

Page 3: 55747484 Acionamento Motor Dahlander

3

3 – Diagramas de carga e comando para ligação do motor DAHLANDER com reversão. 3.1 Complete o diagrama. Faça a montagem do circuit o de comando e, após funcionar, monte o circuito de carga.

Figura 5: Circuito de carga. Figura 6: Circuito de comando. 3.2 Explique a seqüência operacional do circuito de carga e comando.

Page 4: 55747484 Acionamento Motor Dahlander

4

3.3 Elabore o diagrama de comando do motor DAHLANDER de duas velocidades com troca de regime de operação por meio de um temporizador (pneumático ou eletrônico, ao trabalho) e descreva a seqüência operacional deste acionamento.