57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

7
QUESTÕES – VANGUARDAS E MODERNISMO EM PORTUGAL O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. O Tejo tem grandes navios E navega nele ainda, Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está, A memória das naus. O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso. Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia E para onde ele vai E donde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, É mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o mundo. Para além do Tejo há a América E a fortuna daqueles que a encontram. Ninguém nunca pensou no que há para além Do rio da minha aldeia. O rio da minha aldeia não faz pensar em nada. Quem está ao pé dele está só ao pé dele. 1. Indique a alternativa que nega a adequada leitura do poema em questão. a) O elemento fundamental do poema é a busca da objetividade, sintetizada no verso: Quem está ao pé dele está só ao pé dele. b) O poema propõe um contraste a partir do mesmo motivo e opõe um sentido geral a um sentido particular. c) O texto sugere um conceito de beleza que implica proximidade e posse e, por isso, valoriza o que é humilde, ignorado e despretensioso. d) O rio que provoca a real sensação de se estar à beira de um rio é o Tejo, que guarda a “memória das naus”, marca do passado grandioso do país. e) O poema se fundamenta numa argumentação dialética em que o conjunto das justificativas deixa clara a posição do poeta. 2. Verifique o texto: “Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.” Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda européia do Modernismo. Marque-a: a) Futurismo, pela exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva. b) Surrealismo, pois as imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente do narrador.

Transcript of 57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

Page 1: 57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

QUESTÕES – VANGUARDAS E MODERNISMO EM PORTUGAL

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios E navega nele ainda, Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está, A memória das naus. O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso. Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia E para onde ele vai E donde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, É mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o mundo.

Para além do Tejo há a América E a fortuna daqueles que a encontram. Ninguém nunca pensou no que há para além Do rio da minha aldeia. O rio da minha aldeia não faz pensar em nada. Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

1. Indique a alternativa que nega a adequada leitura do poema em questão. a) O elemento fundamental do poema é a busca da objetividade, sintetizada no verso: Quem está ao pé dele está só ao pé dele. b) O poema propõe um contraste a partir do mesmo motivo e opõe um sentido geral a um sentido particular. c) O texto sugere um conceito de beleza que implica proximidade e posse e, por isso, valoriza o que é humilde, ignorado e despretensioso. d) O rio que provoca a real sensação de se estar à beira de um rio é o Tejo, que guarda a “memória das naus”, marca do passado grandioso do país. e) O poema se fundamenta numa argumentação dialética em que o conjunto das justificativas deixa clara a posição do poeta.

2. Verifique o texto: “Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”

Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda européia do Modernismo. Marque-a: a) Futurismo, pela exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva. b) Surrealismo, pois as imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente do narrador. c) Cubismo, já que somente partes dos objetos e da paisagem são descritas, a imagem é fragmentária. d) Expressionismo, pela caricaturização, pela deformação da imagem através do exagero. e) Dadaísmo, pois o significado do texto é nenhum, já que as idéias estão misturadas ao acaso.

MAR PORTUGUÊSÓ mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casar

Page 2: 57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a penaSe a alma não é pequena.Quem quer passar além do BojadorTem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu.Fonte: PESSOA, F. Mensagem. In: Mensagem

3. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, a frase “Tudo vale a pena quando aalma não é pequena” remete a:a) Se o objetivo é a grandeza da pátria, não importam os sacrifícios impostos a todos.b) Quando o resultado leva à paz, os meios justificam a finalidade almejada.c) Todas as pessoas têm valores próprios, por isso a guerra é defendida pelos governantes.d) O sacrifício é compensador mesmo que fiquemos insensíveis diante do bem comum.e) Tudo vale a pena quando temos o que almejamos e isso não implique enfrentamento de perigos.

4. Em 1924, os surrealistas lançaram um manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas. Sobre o Surrealismo, é correto afirmar: a) Acredita que a liberação do psiquismo humano se dá por meio da sacralização da natureza. b) Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamento humano. c) Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista. d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história. e) Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestações, transfigurando-os em geometria a favor de uma nova ordem.

5. Assinale a alternativa correta a respeito das três afirmações abaixo. I- Os heterônimos de Fernando Pessoa nascem de um múltiplo desdobramento de sua personalidade. II- Alberto Caeiro é o poeta que se volta para o campo, procurando viver em simplicidade. III- Ricardo Reis é um poeta moderno, que do desespero extrai a própria razão de ser.

a) Apenas a I e a II estão corretas. b) Todas estão corretas. c) Apenas a I e a III estão corretas.

d) Nenhuma está correta. e) Apenas a II e a III estão corretas.

6. Em dezembro de 1917, Anita Malfatti realizou em São Paulo uma exposição de arte com cinqüenta e dois trabalhos que apresentavam forte tendência expressionista, dentre os quais “A

estudante russa”. Sobre a obra, é correto afirmar:

a) O tratamento realista que recebeu tornou-a alvo de críticas mordazes dos modernistas durante a exposição de 1917.b) Revela o principal objetivo dos artistas modernistas brasileiros: a elaboração de obras de difícil compreensão para opúblico.c) É resultado da busca de padrões acadêmicos europeus para a reprodução da natureza com o máximo de objetividade ebeleza.d) Marca o rompimento com o belo natural na arte brasileira, refletindo a liberdade do artista na interpretação do mundo.

e) É um exemplo do esforço dos modernistas brasileiros em produzir uma arte A

Estudante russa, 1917. convencional e compreensível a todos.

7. Em fevereiro de 1922, realizou-se na cidade de São Paulo a Semana de Arte Moderna. Foram três dias de manifestações artísticas com propostas inovadoras, exposições de arte, concertos musicais, conferências, dança e recitais de poesia que mudaram os rumos da arte brasileira. Sobre a Semana de Arte Moderna, é correto afirmar:a) Foi produzida por jovens artistas preocupados sobretudo em propagar os ideais do Futurismo italiano.b) Revolucionou a estética vigente e proporcionou o desenvolvimento de novas concepções artísticas no Brasil.c) Pretendia difundir no Brasil manifestações idênticas às da arte moderna européia.d) Assumiu-se como desenvolvimento natural do Neoclássico, instaurado pela criação da Escola Nacional de Belas Artes noRio de Janeiro, no século XIX.

Page 3: 57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

e) Representou a consolidação da arte clássica, alcançando uma correspondência perfeita entre estética e natureza.

8. Leia o trecho do discurso de Graça Aranha na abertura da Semana de Arte Moderna de 1922.“Para muitos de vós a curiosa e sugestiva exposição que gloriosamente inauguramos hoje é um aglomerado de ‘horrores’. Aquele Gênio supliciado, aquele homem amarelo, aquele carnaval alucinante, aquela paisagem invertida, se não são jogos de fantasia de artistas zombeteiros, são seguramente desvairadas interpretações da natureza e da vida. Não está terminado o vosso espanto. Outros ‘horrores’ vos esperam. Daqui a pouco, juntando-se a esta coleção de disparates, uma poesia liberta, uma música extravagante, mas transcendente, virão revoltar aqueles que reagem movidos pelas forças do passado. Para estes retardatários a Arte ainda é o Belo. Nenhum preconceito é mais perturbador à concepção da Arte do que o da beleza.”

Com base nesse discurso, é correto afirmar:a) A Arte Moderna é uma homenagem ao feio e ao disforme.b) O discurso de Graça Aranha foi uma crítica irônica à Semana de 22.c) Na concepção moderna de arte o artista não deve saber desenhar.d) A Arte Moderna é uma atitude de oposição ao passado.e) O Modernismo brasileiro apoiou-se sobre muitos preconceitos estéticos.

Observe a obra “A Negra” de Tarsila do Amaral e responda às questões

9. Em “A Negra”, Tarsila estabelece um diálogo entre uma poética construtiva européia e uma das vertentes domodernismo brasileiro. São elas, respectivamente:a) Cubismo e Movimento Pau-Brasil.b) Futurismo e Movimento Pau-Brasil.c) Surrealismo e Movimento Antropofágico.d) Impressionismo e Movimento Antropofágico.e) Expressionismo e Movimento Tropicalista.

10. A partir da observação da figura, é correto afirmar que a obra apresenta:a) Preocupação em retratar fielmente a realidade humana e social do país através de um tratamento formal naturalista.b) Um afastamento da realidade física e humana do Brasil, a partir da adesão aos postulados e procedimentos dasvanguardas históricas européias.c) Características conservadoras contrárias às conquistas estéticas do Movimento Modernista Brasileiro.d) Um espaço realista que representa um retorno aos valores plásticos do Renascimento italiano.e) Uma relação entre imaginário popular e procedimentos plásticos

extraídos das vanguardas européias.

11. O Poeta e escritor André Breton, em 1924, escreve seu 1º manifesto, iniciando o aparecimento do Surrealismo, um dos momentos mais questionados deste período. Quanto ao Surrealismo e suas tendências julgue os itens:I. ( ) A associação do manifesto de Breton é a criação do artísta ao automatismo psíquico puro.II. ( ) As obras criadas nada devem a razão ou à própria preocupação estética.III. ( ) A obra de arte não é resultado de manifestações racionais e lógicas.IV. ( ) A única preocupação no momento da criação deveria ser com a moral.

a) Apenas o item II está correto.b) Apenas o item IV está falso.c) Todos estão corretos.d) Todos estão falsos.

12. Sobre o Dadá e o Surrealismo julgue os itens a seguir:1. ( v ) O nome Dadá foi dado ao acaso, e significa cavalo na linguagem infantil francesa.2. ( f ) Combinação de elementos ao acaso e o total realismo das coisas são características da arte produzida no movimento Dadá.3. ( v ) No surrealismo a produção artística não se preocupava em nada com a lógica ou a razão.4. ( f ) O estilo Surrealista se preocupava e buscava a realidade em sua mais verdadeira forma.

13. Na década de 20, anos pioneiros do modernismo, artistas como Brecheret, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral expressaram em suas obras a visão de mundo daquele período. Observe as

A Negra, 1923.

Page 4: 57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

reproduções a seguir, Respectivamente, de Brecheret, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, e assinale a alternativa que corresponde aos conteúdos expressos pelos artistas.

Vitória, 1922. Samba, 1925. A feira II, 1925.

a) Potência e força; malícia e sensualidade; brasilidade e imaginário popular.b) Brasilidade e imaginário popular; religiosidade e espiritualidade; malícia e sensualidade.c) Malícia e sensualidade; suavidade e lirismo; dramaticidade e ansiedade.d) Brejeirice e volúpia; devoção e espiritualidade; potência e força.e) Religiosidade e espiritualidade; dramaticidade e ansiedade; malícia e sensualidade.

14. Em fevereiro de 1922, realizou-se na cidade de São Paulo a Semana de Arte Moderna. Foram três dias de manifestações artísticas com propostas inovadoras, exposições de arte, concertos musicais, conferências, dança e recitais de poesia que mudaram os rumos da arte brasileira. Sobre a Semana de Arte Moderna, é correto afirmar:a) Foi produzida por jovens artistas preocupados sobretudo em propagar os ideais do Futurismo italiano.b) Revolucionou a estética vigente e proporcionou o desenvolvimento de novas concepções artísticas no Brasil.c) Pretendia difundir no Brasil manifestações idênticas às da arte moderna européia.d) Assumiu-se como desenvolvimento natural do Neoclássico, instaurado pela criação da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, no século XIX.e) Representou a consolidação da arte clássica, alcançando uma correspondência perfeita entre estética e natureza.

15. “Carnaval em Madureira” é parte integrante da fase Pau-Brasil de Tarsila do Amaral. Com base na obra e nos conhecimentos sobre o “Manifesto Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade, é correto afirmar:a) A obra de Tarsila do Amaral reflete profunda tristeza acerca da dura vida na favela, sendo esta mesma tristeza professada no “Manifesto Pau-Brasil”.b) A Torre Eiffel no meio da favela reforça uma das idéias contidas no “Manifesto Pau-Brasil”: a arte européia sempre foi superior à arte brasileira.c) Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade propõem uma arte ligada às raízes culturais brasileiras, não perdendo de vista a expressão artística moderna.d) Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade criticam os costumes da população brasileira, vistos como fatores de atraso cultural.e) A obra “Carnaval em Madureira” e o “Manifesto Pau-Brasil” fazem uma crítica ao Modernismo europeu.

“O modernismo de 1922 quisera-se atual (aberto ao mundo) e nacional (ficando no solo pátrio), porém, na prática, levou algum tempo até

concretizar-se plenamente esse sonho bicéfalo. O fruto maduro da semente então plantada foi a Antropofagia oswaldiana, para a formulação da qual a pintura de Tarsila, sua companheira, contribui em primeiríssima linha, sobretudo a partir de 1924. Para Oswald, o Brasil, rico de sua própria seiva (...), necessitava assumir a urgência de uma estratégia regeneradora.” (PONTUAL, Roberto. In.:Modernidade: arte brasileira do século XX. São Paulo: MEC/MAM, 1988. p. 26.)

16. O texto acima aponta uma estratégia regeneradora para o movimento modernista. Assinale a alternativa que indica essa estratégia regeneradora proposta por Oswald de Andrade.a) Absorver as novidades da vanguarda européia, porém expressando a realidade brasileira.b) Romper com os padrões de pensamento dos modernistas europeus.c) Valorizar o pensamento racional e o caráter científico na estrutura da pintura.d) Importar passivamente os modelos surrealista e cubista das vanguardas européias.e) Apropriar-se da estética naturalista e da concepção positivista da cultura.

Page 5: 57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

17. Assinale a alternativa que menciona o acontecimento a que Oswald de Andrade se reporta para nomear o Movimento Antropofágico.a) A adesão de Graça Aranha ao movimento modernista.b) A visita do poeta francês Blaise Cendrars, aos modernistas.c) A vinda definitiva de Lasar Segall para o Brasil.d) A chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil.e) A deglutição do bispo português Sardinha pelos índios brasileiros.

18. A polêmica Semana de 22, os escândalos no Teatro Municipal de São Paulo e as críticas ferozes levaram artistas e intelectuais modernistas a criarem veículos representativos e de disseminação do ideário estético do Movimento Modernista Brasileiro. Assinale a capa da publicação que registra o momento inicial de articulação daquele ideário.

19. A poesia do heterônimo Álvaro de Campos, do poeta Fernando Pessoa, pode ser distribuída em três fases, conforme a seguir se descreve:A – Decadentista: “os poemas expressam um irremediável tédio diante da vida e do mundo.”B – Futurista: “a poesia da energia explosiva, de urbanidade, da eletricidade das cores, dos sons ...”C – Pessoal: “a poesia expõe uma profunda crise de identidade, sua aridez interior, seu abatimento.”

Relacione as fases com os fragmentos que seguem, colocando a letra A, B ou C nos parênteses.Fragmento 1

( ) À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábricaTenho febre e escrevo.

Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,Para a beleza disto, totalmente desconhecida dos antigos.

Fragmento 2( ) Ao toque adormecido da morfina

Perco-me em transparências latejantesE numa noite cheia de Brilhantes

Ergue-se a lua como a minha Sina.Fragmento 3

( ) Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo ...E enquanto tarda o Abismo e o silêncio quero estar sozinho!

Fragmento 4( ) Não sou nada.Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

A alternativa que apresenta a identificação, na seqüência correta, conforme a descrição apresentada, para cada fase da poesia de Álvaro de Campos é:a) A , B , C , C b) A , C , B , A c) C , C , A , B d) B , A , C , C

Ah, poder exprimir-me todo como ummotor se exprime!Ser completo como uma máquina!Poder ir na vida triunfante como umautomóvel último modelo! (Fernando Pessoa, Álvaro de Campos.)

20. Assinale a alternativa correta a respeito do texto:a) A oralidade, o versilibrismo e a exaltação da máquina não bastam para caracterizar o texto como manifestação da vanguarda europeia do início do século XX.b) O traço tipicamente vanguardista do texto decorre da imagem contida no verso final, em que se reflete sobre a necessidade da velocidade na vida cotidiana.c) O texto pode ser entendido como manifestação da vanguarda do início do século XX, sobretudo por causa da ideia de que o poeta deve ser expressivo e autêntico.d) O principal traço vanguardista do texto resulta da adoção do verso livre e da identidade da voz poética com a máquina.e) O tema da máquina aproxima o texto das vanguardas do início do século XX, mas sua configuração verbalimpossibilita verdadeira identidade entre ambos.

Page 6: 57936940 Vanguardas Questoes 3 Ano

21. Assinale a alternativa correta a respeito das três afirmações abaixo.I – Os heterônimos de Fernando Pessoa nascem de um múltiplo desdobramento de sua personalidade.II – Alberto Caeiro é o poeta que se volta para o campo, procurando viver em simplicidade.III – Ricardo Reis é um poeta moderno, que do desespero extrai a própria razão de ser.

a) Apenas a I e a II estão corretas.b) Todas estão corretas.c) Apenas a I e a III estão corretas.d) Nenhuma está correta.e) Apenas a II e a III estão corretas.

22. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao processo heteronímico de Fernando Pessoa.a) Alberto Caeiro, poeta de pouca cultura literária e científica, dá muito valor às coisas concretas e recusa a metafísica.b) Ricardo Reis é o poeta da temática e linguagem clássicas, sendo sua obra repleta de temas como o paganismo, o destino e a morte.c) Álvaro de Campos é o poeta da temática futurista, vive a euforia, mas também a melancolia da modernidade.d) Fernando Pessoa traz em sua poesia a temática da dor, do ceticismo, do idealismo, da melancolia e do tédio.e) Bernardo Soares, o semi-heterônimo, é, a exemplo de Ricardo Reis, um poeta neoclássico preocupado com a brevidade da vida.

Compare as seguintes estrofes:

"Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamosQue a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.

(Enlacemos as mãos.)Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.Mais vale saber passar silenciosamenteE sem desassossegos grandes."

(Ricardo Reis/Fernando Pessoa)

"Enquanto pasta alegre o manso gado,Minha bela Marília, nos sentemosÀ sombra deste cedro levantado.Um pouco meditemosNa regular beleza,Que em tudo quanto vive nos descobreA sábia natureza."

(Tomás Antônio Gonzaga)

23. Marque a afirmativa INCORRETA.a) Ricardo Reis e Tomás Antônio Gonzaga são considerados neoclássicos por que resgatam elementos da tradição literária greco-romana. Uma das características do neoclassicismo é tomar a natureza como modelo, procedimento observado nos versos destes poetas.b) Os poetas sentam-se e meditam à beira do rio e à sombra do cedro. Ricardo Reis e Tomás A. Gonzaga valem-se desses elementos, rio e cedro, como imagens comparativas do fluir incessante da vida.c) Ricardo Reis trabalha com a consciência da efemeridade da vida: tudo é breve. Dessa consciência, surge a necessidade de se aproveitar o tempo presente ('carpe diem'), convite que o poeta faz à amada.d) Aproveitar o tempo, para Ricardo Reis, é simplesmente viver, deixar a vida decorrer, sem nada desejar, como se percebe no verso "Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos."

24.