5ª Lista de Fisica II

2
5ª Lista de exercícios Física II Prof. Gilson Bispo Batista [email protected]fmt.br fisicalunar.blogspot.com.br Aluno (a): RA: Curso: semestre: Questões Impulso e Quantidade de movimento. 1*. Um ciclista, juntamente com sua bicicleta, tem massa de 80 kg. Partindo do repouso de um ponto do velódromo, ele acelera com aceleração escalar cons- tante de 1,0 m/s 2 . Calcule o módulo da quantidade de movimento do sistema ciclista-bicicleta decorridos 20 s da partida. 2*. Uma partícula de massa 10,0 kg desloca-se em trajetória retilínea, quando lhe é aplicada, no sentido do movimento, uma força resultante de intensidade 25 N. Sabendo que no instante de aplicação da força a velocidade da partícula valia 5,0 m/s, determine: a) o módulo do impulso comunicado à partícula, du- rante 10 s de aplicação da força; b) o módulo da velocidade da partícula ao fim do in- tervalo de tempo referido no item anterior. 3*. Uma bola de bilhar de massa 0,20 kg, inicialmen- te em repouso, recebeu uma tacada numa direção pa- ralela ao plano da mesa, o que lhe imprimiu uma ve- locidade de módulo 4,0 m/s. Sabendo que a interação do taco com a bola durou 1,0·10 –2 s, calcule: a) a intensidade média da força comunicada pelo taco à bola; b) a distância percorrida pela bola, enquanto em con- tato com o taco. 4*. Um corpo de massa m = 10 kg se movimenta so- bre uma superfície horizontal perfeitamente polida, com velocidade escalar v 0 = 4,0 m/s, quando uma força constante de intensidade igual a 10 N passa a agir sobre ele na mesma direção do movimento, po- rém em sentido oposto. Sabendo que a influência do ar é desprezível e que quando a força deixa de atuar a velocidade escalar do corpo é v = –10 m/s, determine o intervalo de tempo de atuação da força. 5*. Uma partícula percorre certa trajetória em movi- mento uniforme. a) Podemos afirmar que a energia cinética da partícula é constante? b) Podemos afirmar que a quantidade de movimento da partícula é constante? 6*. A um pequeno bloco que se encontra inicialmente em repouso sobre uma mesa horizontal e lisa aplica-se uma força constante, paralela à mesa, que lhe comu- nica uma aceleração de 5,0 m/s 2 . Observa-se, então, que, 4,0 s após a aplicação da força, a quantidade de movimento do bloco vale 40 kg m/s. Calcule, des- prezando o efeito do ar, o trabalho da força referida desde sua aplicação até o instante t = 4,0 s. 7*. Um corpo de massa 2,0 kg move-se com veloci- dade constante de 10 m/s quando recebe um impulso, em sentido oposto, de intensidade 40N.s. Após a ação do impulso o corpo passa a se mover com velocidade de? Calcule. * Fácil ** Intermediário *** Difícil Nota

description

5ª Lista de exercícios

Transcript of 5ª Lista de Fisica II

  • 5 Lista de exerccios Fsica II

    Prof. Gilson Bispo Batista [email protected] fisicalunar.blogspot.com.br

    Aluno (a): RA:

    Curso: semestre:

    Questes

    Impulso e Quantidade de movimento.

    1*. Um ciclista, juntamente com sua bicicleta, tem massa de 80 kg. Partindo do repouso de um ponto do veldromo, ele acelera com acelerao escalar cons-tante de 1,0 m/s2. Calcule o mdulo da quantidade de movimento do sistema ciclista-bicicleta decorridos 20 s da partida.

    2*. Uma partcula de massa 10,0 kg desloca-se em trajetria retilnea, quando lhe aplicada, no sentido do movimento, uma fora resultante de intensidade 25 N. Sabendo que no instante de aplicao da fora a velocidade da partcula valia 5,0 m/s, determine:a) o mdulo do impulso comunicado partcula, du-rante 10 s de aplicao da fora;b) o mdulo da velocidade da partcula ao fim do in-tervalo de tempo referido no item anterior.

    3*. Uma bola de bilhar de massa 0,20 kg, inicialmen-te em repouso, recebeu uma tacada numa direo pa-ralela ao plano da mesa, o que lhe imprimiu uma ve-locidade de mdulo 4,0 m/s. Sabendo que a interao do taco com a bola durou 1,0102 s, calcule:a) a intensidade mdia da fora comunicada pelo taco bola;b) a distncia percorrida pela bola, enquanto em con-tato com o taco.

    4*. Um corpo de massa m = 10 kg se movimenta so-bre uma superfcie horizontal perfeitamente polida, com velocidade escalar v0 = 4,0 m/s, quando uma fora constante de intensidade igual a 10 N passa a agir sobre ele na mesma direo do movimento, po-rm em sentido oposto. Sabendo que a influncia do ar desprezvel e que quando a fora deixa de atuar a velocidade escalar do corpo v = 10 m/s, determine o intervalo de tempo de atuao da fora.

    5*. Uma partcula percorre certa trajetria em movi-mento uniforme.a) Podemos afirmar que a energia cintica da partcula constante?b) Podemos afirmar que a quantidade de movimento da partcula constante?

    6*. A um pequeno bloco que se encontra inicialmente em repouso sobre uma mesa horizontal e lisa aplica-se uma fora constante, paralela mesa, que lhe comu-nica uma acelerao de 5,0 m/s2. Observa-se, ento, que, 4,0 s aps a aplicao da fora, a quantidade de movimento do bloco vale 40 kg m/s. Calcule, des-prezando o efeito do ar, o trabalho da fora referida desde sua aplicao at o instante t = 4,0 s.

    7*. Um corpo de massa 2,0 kg move-se com veloci-dade constante de 10 m/s quando recebe um impulso, em sentido oposto, de intensidade 40N.s. Aps a ao do impulso o corpo passa a se mover com velocidade de? Calcule.

    * Fcil** Intermedirio*** Difcil

    Nota

  • 8*. A figura mostra a trajetria de uma bola de bilhar de massa 0,40 kg quando colide com a tabela da mesa de bilhar. A velocidade escalar antes e depois da coli-so 0,10 m.s-1. Se a durao da coliso de 0,20 s, a intensidade mdia da fora, em newtons, exercida sobre a bola durante a coliso ? Calcule.

    9*. Em um cruzamento da cidade de Campina Grande, durante uma manh de muita chuva, um automvel compacto com massa de 1600 kg se desloca de oeste para o leste, a uma velocidade de 30 m/s e colide com uma pickup (camionete) com massa de 2400 kg que se deslocava do sul para o norte, avanando o sinal vermelho, a uma velocidade de 15 m/s, conforme a figura ao lado. Felizmente, todas as pessoas, nesses veculos, usavam cintos de segurana e ningum se feriu. Porm, os dois veculos se engavetaram e pas-saram a se deslocar, aps a coliso, como um nico corpo, na direo nordeste. Desprezando o atrito entre os veculos e a estrada, a velocidade dos carros unidos aps a coliso, em m/s, vale? Calcule.

    10*. Um peixe de 4 kg, nadando com velocidade de 1,0 m/s, no sentido indicado pela figura, engole um peixe de 1 kg, que estava em repouso, e continua nadando no mesmo sentido. A velocidade, em m/s, do peixe maior, imediatamente aps a ingesto, igual a:

    a) 1,0 b) 0,8 c) 0,6 d) 0,4

    O nico lugar em que o sucesso vem antes do traba-lho somente no dicionrio.

    Albert Einstein