5s - conceitos B.doc

10
A QUALIDADE E O PROGRAMA 5S NAS EMPRESAS Objetivo do Trabalho Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os mais importantes conceitos da Gestão pela Qualidade Total – GQT e do Programa 5S, visando despertar a conscientização dos colaboradores da Empresa para a importância da implantação de um Programa de Qualidade Total. Qualidade é a Palavra de ordem ! Qualidade é a palavra de ordem que vigora, hoje, em todos os segmentos de mercado, em virtude das mudanças profundas que estão ocorrendo nas relações entre cliente e fornecedor. Este fato é percebido, notadamente, no ramo da prestação de serviços, onde somente a Qualidade dos produtos e serviço oferecidos garante a sobrevivência das organizações e, sobretudo, abre novas portas para o sucesso. O novo cenário econômico mundial, o código de defesa do consumidor e a crescente conscientização do povo brasileiro têm forçado as organizações (empresas, hospitais, escolas etc.) a reverem sua postura frente ao consumidor, ao empregado e outros membros, ao acionista e à sociedade em geral. Afinal, o que é Qualidade ? É a totalidade das características e formas de um produto ou serviço que é capaz de atender às necessidades explícitas e implícitas dos clientes. Tal conceito só faz sentido quando temos a presença e a interação dos dois componentes básicos de qualquer segmento de mercado: Cliente e Fornecedor. O que é um cliente ? É uma pessoa ou um setor que recebe os produtos ou serviços resultantes de um processo. A satisfação das necessidades

Transcript of 5s - conceitos B.doc

Page 1: 5s - conceitos B.doc

A QUALIDADE E O PROGRAMA 5SNAS EMPRESASObjetivo do TrabalhoEste trabalho tem como principal objetivo apresentar os mais importantes conceitos da Gestão pela Qualidade Total – GQT e do Programa 5S, visando despertar a conscientização dos colaboradores da Empresa para a importância da implantação de um Programa de Qualidade Total.

Qualidade é a Palavra de ordem !Qualidade é a palavra de ordem que vigora, hoje, em todos os segmentos de mercado, em virtude das mudanças profundas que estão ocorrendo nas relações entre cliente e fornecedor. Este fato é percebido, notadamente, no ramo da prestação de serviços, onde somente a Qualidade dos produtos e serviço oferecidos garante a sobrevivência das organizações e, sobretudo, abre novas portas para o sucesso.O novo cenário econômico mundial, o código de defesa do consumidor e a crescente conscientização do povo brasileiro têm forçado as organizações (empresas, hospitais, escolas etc.) a reverem sua postura frente ao consumidor, ao empregado e outros membros, ao acionista e à sociedade em geral.

Afinal, o que é Qualidade ?É a totalidade das características e formas de um produto ou serviço que é capaz de atender às necessidades explícitas e implícitas dos clientes.Tal conceito só faz sentido quando temos a presença e a interação dos dois componentes básicos de qualquer segmento de mercado: Cliente e Fornecedor.

O que é um cliente ?É uma pessoa ou um setor que recebe os produtos ou serviços resultantes de um processo. A satisfação das necessidades desse Cliente garante a manutenção da atividade dos seus fornecedores, ou seja, a sua sobrevivência. O Cliente existe dentro e fora da Empresa.CLIENTE INTERNO: É o colaborador ou setor da organização que recebe um produto ou serviço de outro colaborador ou setor da mesma organização.CLIENTE EXTERNO: É o Cliente final de um produto ou serviço. Garante o resultado financeiro da Empresa.

O que é um Fornecedor ?É uma pessoa ou um Órgão que providencia os insumos necessários à execução de um produto ou serviço. Existe dentro e fora da Empresa.FORNECEDOR INTERNO: É a pessoa ou setor da organização que entrega um produto ou presta um serviço a uma pessoa ou setor da mesma organização.FORNECEDOR EXTERNO: É a pessoa ou organização que entrega um produto ou presta um serviço a outra organização.

Page 2: 5s - conceitos B.doc

O Fornecedor de sucesso, portanto, é aquele que vê no cliente sua razão de ser e sabe que a sua organização existe porque existem clientes a serem atendidos.Por isso, a obtenção da Qualidade requer um sadio e estreito relacionamento entre Cliente e Fornecedor. Este fato é de vital importância nos dois ambientes, interno e externo.A Qualidade é um alvo em constante movimento, pois o mercado muda muito rapidamente suas expectativas. Ela só será percebida e entendida pelos Clientes quando existir, em todos os segmentos da Empresa, o que se denomina de Qualidade Total.

O que é Qualidade Total ?É a total mobilização dos colaboradores da Empresa em busca de produtos e serviços com Qualidade.Existem vários caminhos para se chegar à Qualidade Total, mas todos eles passam por uma Gestão administrativa construída sobre dados e fatos e orientada, sempre, para a satisfação total do Cliente – a Gestão pela Qualidade Total.

O que é Gestão pela Qualidade Total – GQT ?

G Q TÉ uma abordagem sistemática de melhoria contínua da produtividade, onde todos os colaboradores da Empresa aplicam métodos administrativos na melhoria permanente da Qualidade de todos os seus produtos e serviços.Somente integrando métodos e pessoas, torna-se possível prestar um serviço que atenda com Qualidade às necessidades dos Clientes. Este objetivo básico da GQT direciona a Empresa para desenvolver novos processos, visando à produtividade, à competitividade e, sobretudo, à sua sobrevivência.A implantação da GQT inicia-se com o Programa "5S", que visa preparar a Empresa para a Qualidade Total a partir da sincronia dos elementos da produção: homem, materiais, máquinas e ambiente.

O que é o Programa 5S ?É um Programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal. Pessoas que praticam este conceito tornam-se gerentes de si mesmas proporcionando uma melhora para a organização e para o mercado de trabalho.

A Essência e os Objetivos do 5S"Somente quando os empregados se sentirem orgulhosos por terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhora-lo continuamente, ter-se-á compreendido a verdadeira essência do 5S."A essência do 5S é a autodisciplina, a iniciativa, a busca do conhecimento de si mesmo e do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo e a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional.

Page 3: 5s - conceitos B.doc

O 5S deve ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o "ambiente da qualidade", ou seja, iniciar uma mudança de cultura na Empresa, que favoreça a implantação da Gestão pela Qualidade Total em todos os ambientes da mesma.

Objetivos Específicos Promover um ambiente de trabalho que favoreça a Qualidade e a Produtividade das ações desenvolvidas pelos colaboradores da Empresa, trazendo benefícios tanto para eles como para seus Clientes. Implantar uma ferramenta que possibilite envolver e comprometer os colaboradores da Empresa com a Gestão pela Qualidade Total.

Estimular a prática do trabalho em equipe. Evidenciar a participação do colaborador nas atividades desenvolvidas em seu

dia-a-dia de trabalho, valorizando-o como profissional e ser humano.

Resultados ! Melhoria da qualidade dos processos Aumento da produtividade Prevenção de acidentes Padronização das tarefas ou atividades Eliminação de desperdícios Incentivo à criatividade da equipe Autodisciplina dos colaboradores Redução do "stress" das pessoas Racionalização do tempo Aumento de vida útil das máquinas e equipamentos Otimização do espaço

O que são os "5S" ?Os "5S" são as iniciais de 5 palavras, criadas no Japão, que representam atitudes de comportamentos essenciais para se obter Qualidade Total em tudo o que se faz.

Definindo os "5S"SEIRI – Senso de UtilizaçãoSEITON – Senso de OrdenaçãoSEISO – Senso de LimpezaSEIKETSU – Senso de SaúdeSHITSUKE - Senso de AutodisciplinaNão se deve restringir as atitudes ao sentido literal do "5S", porque eles significam "sensos", isto é, sentidos, algo do interior de cada um; portanto, torna-se imprescindível que todo colaborador sinta a necessidade de estar integrado ao "5S".

Explicando cada "S"

Page 4: 5s - conceitos B.doc

SEIRI – Senso de UtilizaçãoEm sentido amplo significa: " utilizar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando ociosidade e carências"Em sentido restrito, para possibilitar ação imediata, significa: "manter, no ambiente considerado, somente os recursos necessários".Identificar e separar os itens necessários e desnecessários (por grau, tipo, tamanho, etc.) existentes no local de trabalho. Somente os itens necessários deverão permanecer nos ambientes de trabalho.A organização deve criar frases curtas e esclarecedoras para expressar esse conceito.Exemplos:

Mantenha somente o necessário no local de trabalho; Selecione somente o que você precisa; Combata o desperdício.

Benefícios do senso de utilização: Liberação de espaços para diversos fins; Reciclagem de recursos escassos; Re-alocação de pessoas que não estejam sendo bem utilizadas; Combate ao excesso de burocracia; Diminuição de custos etc.

Como praticar: Classificação:

Objetos e Dados Necessários Usados Constantemente: Colocar mais próximo possível do local de

trabalho. Usados Ocasionalmente: Colocar um pouco afastado do local de

trabalho. Usados Raramente: Colocar separado num local determinado

Objetos e Dados Desnecessários Sem uso potencial: Vender ou dispor imediatamente. Potencialmente úteis ou valiosos: transferir para onde forem úteis.

SEITON – Senso de OrdenaçãoSentido amplo adotado: "dispor os recursos de forma sistemática e estabelecer um excelente sistema de comunicação visual para rápido acesso a eles".Estabelecer um local de acordo com um princípio ou método racional para guardar estes itens, facilitando a sua localização.A ordenação facilita a utilização, diminuindo o tempo de busca. No Japão, geralmente se faz referência ao SEIRI/SEITON como constituindo um conceito unitário.A comunicação desse senso dentro das organizações é feita com algumas farses do tipo:

Mantenha cada coisa no seu lugar; Um lugar para cada coisa; cada coisa no seu lugar; Deixe tudo á vista; Encontre em 30 segundos.

Page 5: 5s - conceitos B.doc

Benefícios do senso de utilização: Economia de tempo; Diminuição do cansaço físico por movimentação desnecessária; Melhoria do fluxo de pessoas e materiais; Rapidez na movimentação e resgate de pessoas em caso de emergência; Diminuição do estresse por buscas mal sucedidas etc.

Como Praticar: Melhora o leiaute de forma a facilitar o fluxo das atividades e pessoas; Identificar todos os locais e recursos de forma bem visível; Dispor os itens de acordo com a freqüência de uso, por exemplo:

Colocar ao alcance da mão o que se usa toda hora; Colocar próximo ao local de trabalho o que se usa todo dia; Colocar no almoxarifado o que se usa toda semana; Colocar à disposição o que não tem uso previsível; Padronizar os termos importantes de uso comum na organização; Usar rótulos e cores vivas para identificar os itens, seguindo as regras já

existentes para o uso de cores; Guardar os objetos semelhantes no mesmo local; Expor visualmente todos os pontos críticos, tais como locais perigosos,

parte das máquinas que exigem atenção especial etc; Cuidar para que a comunicação seja rápida e fácil;

SEISO – Senso de LimpezaEm sentido amplo significa: "praticar a limpeza de maneira habitual e rotineira e, sobretudo, não sujar". Pode-se dizer que não é suficiente apenas varrer e remover pó; é importante que cada um, após utilizar um material, deixe-o na melhor condição de uso possível. Também utilizado para a limpeza de relações e pensamentos.Num sentido mais restrito, a limpeza consiste em: "eliminar o pó e a sujeira do ambiente e dos equipamentos". Mais importante do que limpar é não sujar.Algumas frases típicas usadas para divulgar a idéia são:

Jogue limpo; Mais importante do que limpar é não sujar; Ser limpo é estar limpo; Limpeza é educação;

Benefícios do senso de limpeza: Sentimento de bem estar nos empregados; Sentimento de excelência transmitido aos clientes; Prevenção de acidentes; Manutenção dos equipamentos etc.

Como fazer acontecer? Orientar os funcionários com relação ao vestuário; Distribuir, amplamente, recipientes de coleta de lixo; Dar atenção especial aos banheiros

Page 6: 5s - conceitos B.doc

Estabelecer horário definido para que todos façam suas limpezas; Treinar todos os operadores para que sejam capazes de conhecer o equipamento

que usam e estabelecer periodicidade para inspeções detalhadas durante a limpeza.

SEIKETSU – Senso de SaúdeManter as condições de trabalho favoráveis para a saúde física e mental de todos os colaboradores.No 5S o senso de saúde refere-se ao estado atingido com a prática dos três sensos anteriores, acrescido de providências rotineiras e habituais em termos de higiene, segurança no trabalho e saúde pessoal.Enquanto a prática dos três primeiros sensos traz efeitos imediatos, o mesmo não ocorre com o senso de saúde, pois os seus resultados não são prontamente observáveis.Algumas frases:

Mantenha um ambiente agradável e seguro; Esteja atento às condições de segurança e de saúde; Trabalhe seguro; Mantenha-se saudável.

Benefícios:Os benefícios relativos ao senso de saúde são evidentes por si mesmos, já que o objetivo é preservar a vida pelo seu valor intrínseco e, obviamente, para que o empregado possa transformar a sua energia física e mental em bens e serviços.Cada dia afastado do trabalhoSHITSUKE – Senso de AutodisciplinaExercitar a força mental, física e moral, utilizando instruções e autotreinamento com força de vontade, na busca da melhoria e na manutenção dos quatro "S" anteriores.

Finalmente !Os "5S" são instrumentos simples com ênfase na prática imediata de hábitos saudáveis que permitem a integração do pensar, do sentir e do agir.Essas práticas promovem a imediata mudança do ambiente de trabalho e da vida pessoal de cada colaborador, pois o Programa leva a transformações, principalmente, de comportamento, para que todos criem atitudes e hábitos positivos. Cada profissional torna-se um multiplicador do "5S".Com isso, então, descobrimos que o Programa 5S prepara o ambiente de trabalho e desperta o espírito participativo, que favorecem a implantação da Gestão pela Qualidade Total – GQT na Empresa.

" Os grandes resultados e as grandes conquistas jamais serão conseguidos através de grandes esforços de poucas pessoas. Os grandes resultados e as grandes conquistas só serão conseguidos através de pequenos esforços de todas as pessoas."( autor desconhecido )Matéria adquirida na Internet